• Nenhum resultado encontrado

"Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse"

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ""Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse""

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

"Locais de trabalho saudáveis

contribuem para a gestão do

stresse"

A segurança e saúde no trabalho estiveram na ordem do dia, no encerramento da cerimónia da Campanha Europeia 2014/2015 “Locais de trabalho saudáveis

contribuem para a gestão do stresse”, organizada pela Agência Europeia para

a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Pedro Pimenta Braz, inspetor geral da ACT afirma que “o tema dos riscos psicossociais não é recente e que estão a consciencializar as entidades empregadoras, os trabalhadores e influenciadores para a proporção que estas questões assumem na vida das pessoas e das empresas: o stresse é o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho mais frequente na Europa e pode estar na origem de várias patologias, como ansiedade, depressão, dificuldades de compreensão, irritabilidade e em última instância, pode mesmo levar ao suicídio”.

José Manuel da Silva Couto, presidente do Centro Empresarial do Centro ainda acrescenta que “Hoje em dia, o absentismo laboral tem um custo associado de 2,8% a 3,8% do PIB europeu, isto significa que a questão da saúde nas

empresas tem um impacto direto na produtividade e rentabilidade e, por isso, o CEC [Centro Empresarial do Centro] tem procurado firmar a importância da prevenção e gestão nesta matéria junto das empresas, especialmente naquelas de pequenas dimensões que não dispõem de expertise para lidar com a

situação.”

Tim Tregenza, network manager da EU OSHA explicou que “mais de metade dos trabalhadores na União Europeia constataram que o stresse relacionado é habitual nos seus locais de trabalho e, nesta senda, quatro em dez trabalhadores considera que o stresse não é bem gerido. Estes dados evidenciam que existe uma lacuna neste sentido e que é importante criar awareness e consciencializar as empresas para as práticas que podem ser adotadas, apresentando-lhes ferramentas que podem ser utilizadas e as mais-valias do diálogo.”

A Campanha Europeia 2014/ 2015 “Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse” visou a promoção das boas práticas ao nível na gestão do stresse e dos riscos psicossociais no seio das empresas na Europa,

(2)

sucesso, em 83 seminários e congressos realizados, exposições fotográficas, ações setoriais e de dinamização, junto das comunidades empresariais e académicas e divulgação de informação sobre o tema.

(3)

The Lisbon MBA e a Delta Cafés

apoiam alunos de elevado

potencial

O The Lisbon MBA e a Delta Cafés resolveram associar-se para lançar a “Bolsa Comendador Rui Nabeiro”, que irá apoiar financeiramente o MBA de alunos de elevado potencial.

Esta bolsa estará disponível a qualquer candidato ao The Lisbon MBA que possa contribuir para a diversidade da classe e que seja originário de um dos 33 países onde a Delta Cafés está presente.

Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro, comentou: “Desde a sua fundação, a Delta desenvolveu uma estratégia de responsabilidade social que incorpora necessidades de todas as partes interessadas, dando origem a um sistema de Rosto Humano, que se caracteriza pelo diálogo, empreendedorismo responsável e inovação disruptiva. Por isso mesmo, resolvemos fundar esta bolsa que é também um tributo ao nosso fundador, o Comendador Rui Nabeiro, pela sua genialidade e paixão, os grandes motores da sua vida que sempre inspiraram todos à sua volta e permitiram fazer da Delta Cafés a empresa que é hoje.”

Anabela Possidónio, Diretora do The Lisbon MBA, sublinhou: “Enquanto programa que se preocupa em promover o talento dos portugueses a nível mundial e em desenvolver os líderes do futuro, achámos que fazia sentido promovermos uma associação entre o The Lisbon MBA e líderes que promoveram a projeção de Portugal no Mundo. Dentro deste universo, o comendador Rui Nabeiro é uma personalidade incontornável.”

(4)

Multipessoal aposta em

recrutamento internacional

África, Europa, América do Sul e Médio Oriente são as próximas apostas internacionais da Multipessoal.

O Grupo Multipessoal esteve presente no Portugal Exportador, no dia 19 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Este é um evento focado nas empresas que querem começar a dar os primeiros passos na internacionalização, assim como para as empresas que querem alargar suas capacidades de

exportação.

O Grupo esteve presente com as suas empresas Msearch, empresa de Recrutamento e Seleção de quadros especializados, Assessment, Career Management, Executive Search e Outplacement e Multipessoal Angola, empresa de recursos humanos baseada naquele país africano. O Grupo Multipessoal tem longa experiência em recrutamento internacional, procurando, com frequência quadros médios e topo para várias funções em todo o mundo.

A empresa está a recrutar para África (Angola, Argélia, África do Sul ou Nigéria); Europa (Alemanha, Bélgica, França ou Suíça) e América do Sul (Brasil e Colômbia) e Médio Oriente (Arábia Saudita ou Dubai).

Quanto à Multipessoal Angola, contará com a presença de Rodrigo Rica, Head of Internacional Business, que, pelas 11h00, falará sobre os “Desafios na Gestão de Recursos Humanos em Angola”.

Com experiência na gestão de recursos humanos em Angola através de

recrutamento e seleção, formação, e outsourcing de serviços ou cedência em regime de trabalho temporário, a Multipessoal Angola aconselha os seus clientes quanto às melhores práticas de mercado em contexto de crise.

Gostou desta notícia? Partilhe-a nas suas redes sociais!

(5)

para a Irlanda

A Go Work procura neste momento 50 profissionais de enfermagem para o

exercício de funções em hospitais públicos nas cidades irlandesas de Dublin, Cork e Galway.

Algumas das funções exigidas passam pela prestação de serviços de cuidados de saúde em hospitais públicos, assim como pelo contacto com os familiares dos pacientes;

À semelhança de processos anteriores, os profissionais terão como regalias um salário mensal líquido na ordem dos 2600 euros, acrescidos de pagamento

extra, na ordem dos 25%, aos feriados e domingos, dentro de uma carga horária de 39 horas semanais.

Curso intensivo de inglês, alojamento pago no primeiro mês e apoio no

processo de registo no “An Bord Altranais” (ABA) – o registo necessário para trabalhar como enfermeiro(a) na Irlanda, são outras das regalias.

Os candidatos elegíveis deverão possuir licenciatura em Enfermagem, um bom nível de inglês, podendo os mesmos ter, ou não, experiência profissional. As candidaturas encontram-se a decorrer no site da Go Work.

Gostou desta notícia? Partilhe nas suas redes sociais!

Business Case Institute chega a

Portugal

Associação profissional independente pretende fazer da prática do Business Case uma referência mundial na gestão científica das empresas.

(6)

Criado em Inglaterra em meados deste ano, o Business Case Institute chega a Portugal com o lançamento do Business Case Body of Knowledge, o qual define as bases para a certificação profissional nesta prática de gestão.

Tendo como missão “criar valor através da gestão científica”, o BCI irá fazer a certificação de especialistas em Business Case, através de metodologias, boas práticas e ferramentas essenciais ao desenvolvimento profissional de gestores e quadros médios e superiores de empresas”, revela Cláudia Teixeira, fundadora e membro da direção do Business Case Institute.

Mas o que é afinal o Business Case? “Trata-se de uma prática de gestão que permite quantificar de forma fiável os benefícios de uma qualquer decisão empresarial sobre investimentos”, refere Cláudia Teixeira. “Por exemplo, como podemos saber se a mudança do layout de uma rede de lojas tem ou não um impacto positivo nas vendas? Devemos, ou não, investir em

determinado software para melhorar a eficiência de processos? Devemos, ou não, desenvolver um novo produto ou serviço? Ou, ainda, devemos ou não

apostar numa nova campanha de publicidade? Estas, e tantas outras decisões da gestão diária das empresas podem ser melhor estruturadas e quantificadas graças ao Business Case.

O resultado será evidente, porque a gestão tornar-se-á mais eficiente e ficará assente em pressupostos de base científica e, portanto, mais racionais, por oposição ao atual método de decisão baseado em modelos empíricos e no perigoso modelo tentativa-erro”, salienta Cláudia Teixeira. O BCI vai ainda criar uma plataforma de intercâmbio e de divulgação de casos de sucesso de Business Case, de modo a elevar a relevância desta prática de gestão que ganha, todos os dias, uma nova e relevante dimensão para o c-level das empresas. Cláudia Teixeira destaca o facto de “nos dias que correm, o nível de criticidade das decisões de gestão é tal que os gestores precisam de instrumentos que os ajudem a gerir com previsibilidade e menor risco”.

Todos os profissionais que desempenham funções de gestão podem ser membros do

BCI.

IdanhaEmprego é uma nova

plataforma de emprego

(7)

encontro entre quem procura e quem oferece novos desafios no concelho, que já se encontra disponível.

A plataforma IdanhaEmprego será o ponto de encontro entre todos os interessados em abraçar novos desafios na Região de Idanha-a-Nova. Esta plataforma irá abranger:

Os que procuram e oferecem emprego; Os que desejam montar negócio próprio; Os projetos originais;

As novas parcerias.

A entrada na plataforma dará acesso imediato a informação sobre a atualidade e as oportunidades dos setores Emprego e Empreendedorismo no concelho.

IdanhaEmprego pretende marcar a diferença apostando numa vertente prática. Para além de anúncios de procura e oferta de emprego, o portal IdanhaEmprego

disponibilizará conteúdos práticos e didáticos, aconselhará sobre os modelos de financiamento disponíveis para cada negócio, disponibilizará dicas a

aplicar na preparação de entrevistas (do ponto de vista do entrevistador e do candidato), informará os utilizadores sobre oportunidades de formação na região e terá um separador onde se poderão consultar estudos de caso de sucesso, entre outros.

Para quem já se encontra na vida ativa do concelho a plataforma terá um separador com fichas técnicas que esquematizarão os melhores procedimentos a aplicar no dia a dia, seja no acolhimento de um novo colaborador, na

preparação de entrevistas ou na promoção da comunicação interna de uma empresa.

Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova refere que mais “do que uma plataforma que promova o acesso à qualificação, ao

empreendedorismo e ao mercado de trabalho, ambicionamos que

o IdanhaEmprego se assuma como ferramenta decisiva para potenciar as oportunidades do concelho”.

Ainda salienta que a plataforma pode representar uma “porta de entrada para aqueles que procuram novos desafios profissionais, um espaço de partilha e de informação útil para cidadãos e empresas”.

A atualização dos conteúdos será proativa e regular.

(8)

Webwise aposta em novas

soluções RH da SQUAD

A Webwise agora dispõe na sua oferta de plataformas e soluções para a área de Recursos Humanos, a marca SQUAD, do Grupo Magnetik.

Ao portefólio existente, em termos de plataformas para a gestão estratégica dos RH – Gestão do desempenho, Recrutamento e Seleção, Gestão da Formação, ROI na Formação-, junta-se agora a vertente administrativa ligada à gestão de cadastro, férias, ausências, trabalho suplementar, payroll numa plataforma de acesso comum (Portal do Colaborador).

Esta centralização de competências trouxe no entender de Miguel Filipe, partner da Webwise “… uma nova dinâmica na exploração de sinergias e envolvimento das pessoas no compromisso para o todo.”

De destacar a estratégia de comunicação da marca, assente numa conceito humanizado, em que clientes e colaboradores “dão a cara” pela marca.

As soluções da SQUAD relativas à gestão do capital humano permitem alinhar as pessoas com a estratégia da organização, desde os processos mais simples e administrativos, até aos processos estratégicos ligados à gestão do

desempenho, formação, recrutamento e seleção e retenção de talento. Para além da componente de RH a marca pretende posicionar-se como um fornecedor de excelência na área de TI para as soluções empresariais. As áreas de CRM, ERP, BPM e soluções para RH estão no core das competências apresentadas.

(9)

x

Gostou desta notícia? Partilhe nas suas redes sociais!

BOLD International mostra os

seus colaboradores como super

heróis

Vestidos de super heróis os colaboradores da BOLD estão

prontos para mais um dia de trabalho.

A consultora acaba de lançar um novo vídeo institucional disruptivo que promove a cultura vivida dentro da empresa.

O objetivo deste vídeo é quebrar todos os tabus e barreiras com aquilo que é o vídeo institucional e mostrar de uma forma desafiante a sua política de recursos humanos, os seus valores, colaboradores e modo de trabalhar. Hugo Fonseca, country manager da BOLD International, afirma “A BOLD tem um ambiente de trabalho único, que acreditamos ser o que nos diferencia da concorrência. Somos uma empresa onde todos trabalham muito, mas sempre num ambiente descontraído. Com este vídeo, quisemos comunicar o nosso ADN e o que

(10)

significa para nós ser BOLD.”

O vídeo foi produzido pela produtora Lobby Productions. O conceito foi desenvolvido numa estética de reportagem, a partir da seguinte premissa – para as segundas-feiras são sempre precisos superpoderes, neste sentido, um repórter decide fazer uma visita à BOLD, onde os seus efeitos não se fazem sentir. Para além do fator criativo, o vídeo apresenta um retrato fiel da empresa, dos seus colaboradores e forma de trabalhar. O filme contou com a participação dos colaboradores, nas instalações da consultora, pretendendo refletir o seu dia-a-dia e ambiente de trabalho.

A estreia do filme teve lugar a 12 de novembro, tendo sido divulgado em simultâneo no cinema em Lisboa, Aveiro e Porto, onde a BOLD International está presente. Este evento foi associado à comemoração do 6º aniversário da consultora, tendo sido exclusivo para os seus colaboradores.

Hugo Fonseca conclui “A nossa ambição ao desenvolver este vídeo institucional é que o visualizar do vídeo desperte a curiosidade de quem o vê, que desejem saber mais sobre esta empresa que apresenta este posicionamento e, por fim, se queiram juntar a nós e fazer parte desta grande equipa.”

(11)

Flexben lança Sistema de

Benefícios Flexíveis

As necessidades dos colaboradores evoluem ao longo da vida, em função da idade e da sua situação pessoal. Os benefícios devem corresponder às reais necessidades daqueles a quem se destinam. Conseguir conciliar vantagens financeiras para a empresa e para os seus colaboradores, com redução do

esforço dos Recursos Humanos e acréscimo da satisfação dos colaboradores, é a função do FlexBen.

Por isso, lançou recentemente o Sistema de Benefícios Flexíveis FlexBen, com o objetivo de otimizar e flexibilizar a utilização de diferentes tipos de remuneração e benefícios para os colaboradores, com vantagens fiscais, económicas e de motivação.

O FlexBen é uma ferramenta de comunicação da remuneração total que aumenta a perceção dos colaboradores e a sua satisfação. O FlexBen proporciona ganhos financeiros pela aplicação de um maior número de benefícios fiscalmente atrativos, controlo eficaz de custos e acréscimo de eficiência operacional. Para mais informações: www.flexben.pt

Remuneração de Executivos foi o

tema do seminário da Mercer

A remuneração para executivos esteve na ordem do dia no seminário organizada pela Mercer e pela Sérvulo. O objetivo deste evento passou por mostrar quais as tendências, no que diz respeito à remuneração dos executivos.

Diogo Alarcão, managing partner da Mercer foi o primeiro a intervir e mostrou as várias tendências gerais remunatórias. No caso europeu:

Os salários base cresceram de 0 a 3%; Bónus aumentaram de forma marginal;

A maioria das empresas tem um plano de incentivos;

Diogo Alarcão deixa a ressalva relativa ao escrutínio feito pelo media

(12)

realidade.

De seguida, Rita Fazenda apresentou os resultados do último estudo da Mercer. O estudo vem comprovar que cerca de 88% do pacote total das compensações dos colaboradores portugueses vem da remuneração fixa. No que diz respeito a planos de incentivos a longo prazo, estes rondam apenas os 26%, pois

representa uma prática não muito recorrente na Europa. Rita Fazenda salienta que ainda há muito a fazer, pois a estrutura de remuneração em Portugal é antiga, comparada outros países.

Posteriormente, foram os advogados da Sérvulo que expuseram o tema do ponto de vista da regulamentação.

Paulo Câmara mostrou que é necessário aperfeiçoar os processos decisórios, no que diz respeito à remuneração. As preocupações centrais prendem-se com uma prevenção dos conflitos de interesses, com a promoção da intervenção dos acionistas. Salienta ser necessário um alinhamento de interesses entre entre os dirigentes e os interesses da sociedade a longo prazo, com uma política de incentivos equilibrada. Posto isto, afirma ser fundamental a adaptação dos critérios gerais às especificidades de cada empresa.

Do ponto de vista da fiscalidade, Teresa Schawalbach mostrou as vantagens fiscais que as políticas de incentivos podem ter tanto para o colaborador, como para a empresa. Exemplo disso, e tem sido utilizado nos últimos anos, é o vale refeição. Enquanto o pagamento do subsídio de refeição para estar isento de IRS e contribuições para a Segurança Social está limitado ao valor de 4,27€, o vale refeição permite que esta isenção se prolongue até aos

6,83€.

Magda Sousa Gomes e Rita Canas da Silva terminam as intervenções com os aspetos legais.

Magda Sousa Gomes veio mostrar como se pode compensar um colaborador, sem que para isso seja necessário um aumento de sálario. Introduz o termo Fringe

Benifits que são políticas non-cash, como a flexibilidade horária, ou

teletrabalho. Contudo, têm se criado nas empresas políticas de compensação mais criativas, como a compra dos dias de férias, em que os dias de férias são remunerados, o que se traduzem como dias de descanso pagos.

João Talone, founding partner da Magnum Capital, e José Neves Adelino, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, terminaram o seminário apresentando a sua visão sobre o funcionamento das comissões de remuneração nas empresas.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Controlo da actividade enzimática por modificação covalente Algumas enzimas são reguladas por metilação, ADP-ribosilação, palmitoilação (ou acilação) mas a forma mais comum

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política