• Nenhum resultado encontrado

Exercício Físico e a sua Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercício Físico e a sua Saúde"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DISCIPLINA: Educação Física

CARGA HORÁRIA: 40hs

PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior

paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br

Exercício Físico e a sua Saúde

Você vai entender durante este material, como a prática da atividade física promove a saúde, previne e trata doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, a doença coronariana aterosclerótica, a diabete melitus e algumas doenças pulmonares, chamadas aqui como doenças crônico-degenerativas.

Para começar a nossa conversa a esse respeito, é importante mostrar que existem fatores ou causas fixas e as modificáveis que influem o aparecimento dessas doenças. Os fatores fixos são: idade, sexo e a história familiar. Mas aqueles, nos quais podemos interferir, são:

• FUMO, ÁLCOOL E DROGAS

• INTOLERÂNCIA À GLICOSE (AÇÚCAR)

• ALTOS NÍVEIS DE COLESTEROL OU HIPERTENSÃO ARTERIAL

(2)

• OBESIDADE

• SEDENTARISMO

• ISOLAMENTO SOCIAL OU ESTRESE

• TENSÃO E ANSIEDADE

Se fizermos, por exemplo, uma corrida rápida mas um pouco mais prolongada, ou exercícios de ginástica, utilizaremos a glicose como fonte de energia. Nesses casos estamos realizando uma atividade anaeróbica, como o nome diz, com a “não utilização” de oxigênio para a realização do trabalho muscular, o que pode melhorar em cerca 30 % a capacidade de força muscular.

Na atividade aeróbica, com a presença do oxigênio, a gordura é utilizada com fonte de energia. E é este tipo de atividade que vai permitir a redução da quantidade de gordura no organismo, o que por sua vez, diminuirá os riscos para a obtenção de doenças originárias do excesso de gordura. É também a atividade aeróbica que aumentam a resistência cardio-respiratória, aquela que permite desenvolver as atividades do nosso cotidiano: no trabalho ou no lazer, e ainda realizar os esforços físicos mais intensos.

(3)

Assim as atividades aeróbicas devem ser longas, mais de 5 - 10 minutos, e de intensidade fraca a moderada, sem grandes variações, permitindo um ritmo agradável para toda a atividade.

Como a gordura está sendo utilizada como fonte de energia para a realização da atividade física , é natural que ela diminua no seu organismo, modificando assim, a sua composição corporal. Como tudo no organismo, deve existir um equilíbrio. Estamos querendo dizer que uma certa quantidade de gordura deve existir no organismo, assim, espera-se um peso de gordura cerda de 10 a 20% do peso total para homens e de 15 a 25 % do peso total para as mulheres.

Para que você diminua a gordura no organismo ou a mantenha na quantidade ideal, é necessário que você combine a prática dos exercícios físicos com uma alimentação saudável. E desta forma que você poderá controlar o seu peso!

PRESTE ATENÇÃO NESTE EXEMPLO:

Digamos que você, bastante preocupado em não engordar, almoce apenas duas fatias de pão integral (140 calorias), e uma maça média (80 calorias) que tem somados 220 calorias...

E resolve , logo após, dormir por uma hora, para o que você gasta cerca de 80 calorias. Ora, se você consumiu 220 calorias e gastou apenas 80 calorias neste período, você acabou armazenando

140 calorias, o que é feito no organismo em forma de gordura. Se você continuar prosseguindo assim...

Queremos mostrar a você que não adianta ser rigoroso na alimentação e ser sedentário, ao mesmo tempo em que, é inútil e prejudicial à saúde ,realizar a atividade física em excesso se você no minuto seguinte, se alimentar da forma mais descontrolada possível, consumindo em excesso açúcares, frituras, gorduras, refrigerantes , etc.

Procure observar o que você está ingerindo e dê preferência aos alimentos que o transforme em uma pessoa enérgica: carboidratos (frutas, verduras, legumes, batatas, milho, massa), proteínas (queijo, leite, coalhada aves, peixes, carnes. magras) e gorduras (fontes vegetais).

(4)

Além da capacidade cardiorespiratória e da composição corporal, outro

componente da aptidão física relacionada à saúde é a FLEXIBILIDADE. Se você mantém uma elasticidade maior dos músculos e das articulações, mais você poderá se prevenir ou recuperar mais rápido de eventuais lesões nos músculos e ossos e de desvios posturais.

Para desenvolver a flexibilidade, você deve realizar exercícios que faça você assumir posições em que as suas articulações alcancem amplitudes maiores que as que você está habituado, fazendo-as ficar por algum tempo alongadas.

Mostraremos a seguir como você pode realizar os alongamentos e ainda dar alguns exemplos:

QUEM FAZER

Todos, independente da idade ou da flexibilidade QUANDO FAZER

• De manhã, antes de começar o dia; • No trabalho, para aliviar as tensões;

• Depois de ficar sentado ou de pé por muito tempo; • Quando se sentir tenso;

• Antes e depois da atividade física regular.

PORQUE FAZER

• Redução de tensão muscular e sensação de um corpo mais relaxado;

• Benefícios na coordenação, já que os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;

• Prevenção de lesões como a distensão muscular;

• Facilita atividades de maior desgaste, na medida que prepara o organismo para a atividade;

• Desenvolve a consciência corporal: você aprende a conhecer-se; • Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais; • Ativa a circulação;

• É gostoso e é bom. COMO FAZER

• Alongar relaxando, num movimento estável, focalizando atenção sobre os músculos que estão sendo alongados;

(5)

• Errado: balançar-se para cima e para baixo, ou se alongar até sentir dor. Assim você pode causar mais danos que benefícios.

• A forma correta e regular para realizar alongamentos proporcionará, com o tempo, a sensação de que todos os movimentos que se realiza são fáceis.

TIPOS

• Suave: Vá até onde sentir uma pequena tensão e relaxe, sustentando o alongamento. A sensação de tensão vai cedendo conforme mantém a posição. Não cedendo, relaxe um pouco a extensão até descobrir um grau de tensão que seja confortável. O alongamento suave reduz a rigidez muscular e prepara os tecidos para os alongamentos progressivos.

• Progressivos: Após o alongamento suave, avance mais uma fração de centímetro, até novamente sentir uma tensão pequena e sustente a postura por 10-30 segundos, mantendo o controle. A tensão deve diminuir, caso contrário, ceda ligeiramente. Esse tipo de alongamento regula os músculos e aumenta a flexibilidade.

A RESPIRAÇÃO DURANTE O ALONGAMENTO

Deve ser lenta , rítmica, profunda, natural e controlada. Não segure a respiração enquanto estiver alongando.

CURIOSIDADE

AO REALIZAR ALONGAMENTOS...

● Não alongue em excesso, principalmente no começa. Faça um pequeno alongamento e aumente-o em extensão apos sentir o músculo relaxado. ● Permaneça no alongamento numa posição confortável, a tensão do

alongamento deve ceder conforme você a sustenta.

● Não faça balanceios. Balançar enrijece os próprios músculos que você está se esforçando para alongar Alongue-se e permaneça aí.

● Pense na região sendo alongada. Sinta o alongamento. Se a tensão tornar-se maior conforme você fizer o alongamento, você está exagerando solte um pouco, alcançando uma posição mais confortável.

● Não tente ser flexível. Apenas aprenda a alongar-se adequadamente e a flexibilidade surgirá no devido tempo. A flexibilidade é apenas uma consequência do alongamento.

Nossos músculos são protegidos por um mecanismo denominado reflexo de alongamento:toda vez que cometemos excesso, o reflexo envia um sinal para os músculos se contraírém, o que impede que os músculos sejam lesionados. Muitos de nós somos condicionados desde a escola , à ideia de que o merecimento vem com a dor. Nos ensinaram: “Quanto mais dói, mais vale a pena”. Mas não se enganem, fazer alongamento de forma correta NAO CAUSA DOR. Aprenda a dar atenção ao seu corpo, pois a dor é sinal de que alguma coisa está errada.

(6)

FIQUE CIENTE QUE

● A regularidade e o relaxamento são dois fatores mais importantes para o alongamento. Se você começar a alongar-se com regularidade, ira ficar naturalmente mais ativo e em forma.

● Alongamentos adequados significam alongamentos executados dentro de limites pessoais, em relaxamento, sem comparações.

● Fazer alongamentos mantém o corpo preparado para movimentos.

● Faça alongamentos toda vez que sentir vontade. Sempre fará você se sentir bem.

ALOGAMENTOS BÁSICOS

FONTE: CARTURANI, Amauri Antônio; COUTINHO, Alessandra Célia Bonfim. Atividade Física direcionada à saúde. Criciúma/SC, 1996.

Referências

Documentos relacionados

A maior parte dos isolados testados (81%) mostrou resistência ao Tiofanato metílico a uma concentração de 490 ppm, correspondente a recomendação comercial (Tabela 4).. 1 -

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Desta forma, concluímos que o método de extração, utilizando ruptor ultrassônico (frequência de 20KHz e potência máxima de 150 W) com ponteira intermediária (70%

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS

Não há indícios de que a estimulação ovariana empregada para coleta ooci- tária, utilizando-se esquemas apropriados, agrave o prognóstico do câncer de mama, e tal fato não se

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

k) Dar amplo conhecimento das disposições contidas na Orientação Normativa 04/2014 às unidades de recursos humanos do órgão ou entidade, aos supervisores de

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são