• Nenhum resultado encontrado

Paraná terá campanha contra DST/AIDS durante o carnaval

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Paraná terá campanha contra DST/AIDS durante o carnaval"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Paraná terá campanha contra DST/AIDS durante o carnaval

CBN Foz do Iguaçu (Web) - 11/02/2015 16:40:00 | Neutra | NotíciaDt. Transmissão: 11/02/2015 16:40:00Duração: Min

Por Redação Online

Blitze educativas, distribuição de preservativos e oferta de testes rápidos são algumas das ações que serão realizadas no Paraná, a partir desta semana, tendo em vista o feriado de Carnaval. A mobilização faz parte da campanha do Governo do Estado que, em parceria com os municípios, visa alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomattas, o foco principal da campanha são os jovens de 15 a 29 anos. “Temos registrado um aumento significativo no número de casos de HIV e hepatites nesta faixa etária. Por isso, queremos direcionar o trabalho de conscientização principalmente para este público”, disse.

No litoral, por exemplo, os dois hospitais de campanha montados em Guaratuba (Praia Central) e Matinhos (Caiobá) funcionarão normalmente de quinta (12) até quarta-feira de cinzas (18). Quem quiser poderá fazer gratuitamente os testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O procedimento é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva em torno de 30 minutos para ficar pronto. Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para iniciar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa.

Durante a noite, as ações educativas serão concentradas nas principais festas de carnaval do Estado. Equipes de saúde vão distribuir cerca de 500 mil preservativos e orientar os foliões sobre como evitar a transmissão de doenças. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, o trabalho é intensificado durante o carnaval porque o feriado é considerado um período de risco para novas infecções. “O apelo sexual das festas, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, podem deixar as pessoas mais vulneráveis às formas comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo”, explicou.

Atividades já estão programadas para os dias de folia em Antonina, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O objetivo é atingir as pessoas que aproveitarão os desfiles de blocos e escolas de samba, além dos trios elétricos da Matimbanda, da Caiobanda e da Banda de Guaratuba.

No interior do Paraná, blitz educativas também serão realizadas pelas equipes de saúde com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos das DST. Ações em parques, praças, calçadões, semáforos e balneários da costa oeste integram a programação.

Veja as ações programadas para o carnaval em todo o Paraná: 2ª REGIONAL DE SAÚDE – CURITIBA E RMC

(2)

COLOMBO

09/02 - distribuição de preservativos e informativos junto à garagem Santo Antonio, no bairro Atuba.

13/02 - distribuição de preservativos e informativos no terminal de ônibus Alto Maracanã; visita e abordagem noturna com distribuição de preservativos e informativos nas casas noturnas, boates e outras festas.

PINHAIS

O município promove neste ano a campanha "A Vida é Melhor sem Aids", com ações educativas e distribuição de preservativos.

Janeiro até o carnaval - instalação de 08 outdoors em pontos estratégicos do município

09 a 13/02 - fixação de 250 cartazes nos ônibus metropolitanos, 250 cartazes em pontos estratégicos da cidade, distribuição de sete mil panfletos educativos e 27 mil porta-preservativos.

As atividades serão realizadas em parceria com as Unidades de Saúde em suas áreas de abrangência, no terminal de ônibus e casas noturnas. Dentre a programação serão realizadas também abordagens de rua para profissionais do sexo.

PIRAQUARA

O município de Piraquara distribuirá preservativos e materiais educativos em bares e lanchonetes. Além disso, será reforçado o estoque de preservativos disponíveis nas unidades e serviços da saúde da cidade.

ARAUCÁRIA

09 a 13/02 – Em parceria com acadêmicos de biomedicina da FACEAR Araucária, o município vai reforçar o trabalho de conscientização da população através de distribuição de materiais educativos e preservativos em vias de maior movimento da cidade.

3ª REGIONAL DE SAÚDE – PONTA GROSSA ARAPOTI

09 a 13/02 - distribuição de preservativos, orientação sobre as DST junto com o material informativo, uso dos

preservativos e sobre a realização do teste rápido no SAE/CTA. Foram escolhidos dois pontos de maior movimentação de pessoas e paralelamente a isso serão distribuídos preservativos com orientação nos principais bares da cidade. PONTA GROSSA - Será seguida a programação da Secretaria de Cultura com ações de abordagem ao público entregando preservativos e material informativo, com uma equipe de no mínimo dez profissionais.

12/02 - Concurso da rainha, rei momo e de fantasias - Local: estação saudade - Entrega de preservativos e material informativo DST/AIDS.

13/02 - Festa abre alas da folia - Local: estação saudade - Entrega de preservativos e materiais informativos DST/AIDS.

14/02 - Desfile das escolas de samba e blocos - Local: Avenida Vicente Machado - Entrega de preservativos e material informativo DST/AIDS.

16/02 - Desfile das escolas de samba e blocos - Local: Avenida Vicente Machado - Entrega de preservativos e material informativo DST/AIDS.

SENGÉS

09 a 13/02 - Serão realizadas atividades educativas nas unidades de saúde e a entrega de preservativos aos usuários dos serviços de saúde no período que antecede o carnaval, assim como distribuição de preservativos e orientação em um ponto estratégico no centro da cidade.

(3)

13/02 – Blitz educativa em frente ao Centro de Saúde, com distribuição de preservativo e entrega de folhetos informativos sobre Dst's e Aids.

DEMAIS MUNICÍPIOS

09 a 13/02 - Foi preparada uma intensa programação para reforçar a oferta de testes rápidos nos dias de carnaval e distribuição de folders/preservativos em clubes e boates. O trabalho também será intensificado pela equipes da estratégia de saúde da família.

9ª REGIONAL DE SAÚDE – FOZ DO IGUAÇÚ FOZ DO IGUAÇU

15 a 17/02 – A equipe de saúde fará um trabalho de sensibilização, entrega de preservativos e panfletos informativos durante o "Carnaval de Saudade", na Rua Marechal Deodoro.

11ª REGIONAL DE SAÚDE - CAMPO MOURÃO CAMPO MOURÃO

A Secretaria da Saúde realizará ações em conjunto com as Universidades para prevenção em DST/Aids, com campanhas de teste rápido na Unespar/Fecilcam (11/02); CIES (10/02); UTFPR (12/02) e no calçadão do Edifício Antares (14/02).

ENGENHEIRO BELTRÃO

13 a 17/02 – distribuição de folderes e preservativos no carnaval de rua. RONCADOR

13 a 17/02 - realizará "pedágio" com distribuição de folders e preservativos nas principais ruas da cidade. TERRA BOA

13 a 17/02 – desenvolverá ações educativas em uma indústria do município, oferecendo teste rápido e distribuindo preservativos.

Os demais municípios estarão intensificando a abordagem da população nas unidades de saúde. 12ª REGIONAL DE SAÚDE – UMUARAMA

UMUARAMA

10 a 11/02 – oferta de testes rápidos no CTA, Posto Central.

10/02 – Marcha da Prevenção as DST/AIDS (com panfletagem) e palestras sobre o tema em duas sedes da UNIPAR. 13 a 17/02 - Panfletagem e distribuição de preservativos nos bailes carnavalescos de salão e Carnaval de Rua. 24 a 25/02 - oferta de testes rápidos no CTA, Posto Central.

NOS DEMAIS MUNICÍPIOS

Panfletagem e distribuição de preservativos nos bailes carnavalescos Palestras em escolas

Intensificação de Testagem Rápida em horários estratégicos com orientações.

Panfletagem em locais estratégicos com divulgação da testagem rápida nos municípios e distribuição de preservativos. 14ª REGIONAL DE SAÚDE – PARANAVAÍ

(4)

13 a 17/02 – Panfletagem com distribuição de preservativos em pontos estratégicos da cidade. MIRADOR

09 a 13/02 – Panfletagem, distribuição de preservativos e orientação junto a população em unidades de saúde, comércio e sede da prefeitura.

PARANAVAÍ

09 a 13/02 – Manutenção de uma fan page no facebook para divulgar informações e interagir com a população. 09 a 13/02 – Distribuição de preservativos e trabalho de conscientização junto a população no comércio local. 14/02 – Paradão no centro da cidade e visitas as empresas comerciais com entrega de folderes e preservativos. Á noite, o tradicional bloco carnavalesco da saúde participará do carnaval de rua e visitará os clubes da cidade. PORTO RICO

09 a 13/02 – Distribuição de materiais educativos e preservativos em pontos estratégicos do município. QUERÊNCIA DO NORTE

09 a 13/02 – Distribuição de preservativos e folderes com orientações sobre DST/AIDS, afixação de cartazes educativos em unidades de saúde e pontos estratégicos da cidade. Também haverá divulgação dos testes rápidos disponíveis na rede pública.

12/02 – Paradão na Avenida Central da cidade. SANTA ISABEL DO IVAÍ

09 a 18/02 – Intensificação de realização do teste rápido de diagnóstico de HIV e aconselhamentos da população. 13/02 – Distribuição de preservativos em empresas da cidade.

14/02 – Ação educativa e distribuição de preservativos na praça Drº Eduardo Otto. SÃO PEDRO DO PARANÁ

09 a 13/02 - Distribuição de preservativos em clubes da cidade, no distrito Porto São José, na barranca do Rio Paraná, no posto de gasolina e na lanchonete beira-mar.

12/02 – Palestra nas escolas sobre o tema de prevenção na adolescência. 16ª REGIONAL DE SAÚDE - APUCARANA

ARAPONGAS

Ações de conscientização e prevenção, com distribuição de folderes e preservativos em diferentes locais. 15/02 - Clube Cabana - Baile de Carnaval

17/02 - Clube Cabana - Baile de Carnaval 17/02 - CCI Petrópolis- Baile de Carnaval.

18ª REGIONAL DE SAÚDE – CORNÉLIO PROCÓPIO CORNÉLIO PROCÓPIO

14 a 17/02 – Divulgação dos locais de realização de testes rápidos. Ação de conscientização sobre as formas de prevenção das DST e distribuição de preservativos nas noites de Trio Elétrico, na avenida Quinze de Novembro. ANDIRÁ

13 a 17/02 - Intensificação da oferta de testes rápidos em todas as unidades de saúde e palestra com distribuição de preservativos em empresas da cidade.

(5)

Orientações no mesmo local sobre a importância dos testes rápidos e distribuição de preservativos. 20ª REGIONAL DE SAÚDE – TOLEDO

DIAMANTE D’OESTE

11/02 – Ação educativa com distribuição de folderes e preservativos em diversos órgãos da prefeitura. 12/02 – Palestra na unidade de saúde, com distribuição de preservativos e realização de testes rápidos.

13/02 – Blitz na avenida central com participação da equipe de saúde e da Polícia Militar com distribuição de materiais educativas e preservativos.

GUAÍRA

11/02 – Ações educativas em um estande montado na feira municipal. Distribuição de preservativos e materiais sobre prevenção de DST/AIDS.

12/02 – Ações educativas em aldeias indígenas, com a realização de testes rápidos e orientações sobre prevenção. 13/02 - Blitz educativa na avenida central.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

13/02 - Panfletagem e entrega de preservativos nos semáforo, portal da cidade e comércio. Intensificação da divulgação e execução dos testes rápidos nas unidades de saúde.

MARIPÁ

13/02 - Visita as empresas da cidade, com palestras para esclarecer os temas relacionados a Campanha de Carnaval e distribuição de folderes e preservativos.

MERCEDES

09 a 13/02 - Exposição de banner educativo no centro de saúde, distribuição de folderes com orientações quanto as DST/AIDS, panfletagem realizada pela equipe do CTA/CISCOPAR nos dias dos jogos do Verão Paraná que ocorreram no município. Também haverá distribuição de preservativos em pontos estratégicos da cidade.

QUATRO PONTES

13/02 - Blitz Educativa com entrega de materiais educativos, preservativos e outros brindes como porta-preservativo e lixeira para carro na avenida Presidente Epitácio. També será possível fazer o agendamento de teste rápido na unidade de saúde.

SANTA HELENA

12/02 – Equipe do CTA/Toledo fará uma blitz educativa nas principais ruas e avenidas do município.

21/02 - Panfletagem e distribuição de preservativos no centro de informações da praia e nas festas de carnaval. SÃO PEDRO IGUAÇU

13 a 17/02 - Serão distribuídos kits com folderes e preservativos durante os dias de desfile dos blocos carnavalescos. TERRA ROXA

11/02 - Panfletagem e distribuição de preservativos em diversos pontos da cidade. 21ª REGIONAL DE SAÚDE – TELÊMACO BORBA

TELÊMACO BORBA

09 a 13/02 – Palestras, panfletagem e distribuição de preservativos nas unidades de saúde e no Centro de Atenção Psicossocial. Também haverá uma ação educativa na praça central da cidade.

(6)

Referências

Documentos relacionados

3.11 S ISTEMA DE RETROLAVAGEM SEM RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA LAVAGEM .... Diante desta realidade a busca por tecnologias que garantam o fornecimento de água potável a esta

Do brilhante pensamento dos eminentes doutrinadores em questão, extrai-se a síntese de tudo o que já fora mencionado nesse trabalho: Existe a figura do homicídio

Esta reflexão pretende responder a algumas questões: de que forma a oralidade está a ser ensinada e avaliada na escola; que material didático é usado pelos alunos, nas atividades de

das solicitações acima. No caso de pesquisas concebidas em âmbito internacional, o pesquisador responsável brasileiro deverá adaptar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Although these instruments are used by Family Health Strategy (FHS) teams in decision making related to caring for and monitoring pregnant women with regard to regular risk in

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 3 nova economia, o ecossistema brasileiro de economias criativa e colaborativa e suas tendências, modelagem

Publicado em 8/2/2018- Esta versão substitui as versões anteriores 12 Descontos para ex-alunos concluintes ESPM. Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais

Apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados.. Publicado em 7/11/16– Esta versão substitui