• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO CURSO

ESPM

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Informações

Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta — 9h às 20h30

relacionamentojt@espm.br www.espm.br/pos

(2)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 2

MBA em Gestão de Negócios da Economia Criativa

O mundo dos negócios está em transformação. Após a “economia da informação” e a “economia do conhecimento, está surgindo um novo ciclo econômico: a “economia da criatividade”, que está provocando profundas alterações nos padrões de consumo, produção e emprego. A nova economia possui aderência no mercado internacional por conta do maior interesse dos consumidores por produtos tecnológicos, criativos, sustentáveis e personalizados, ao invés de produtos padronizados e massificados. Esse cenário, por um lado fascinante, impõe enormes desafios para todos nós, nossas empresas e nossos governos.

Nesse ambiente, a ESPM se propõe a formar agentes desse processo de transformação, pessoas capazes de liderar as principais mudanças e de converter criatividade em inovação, com foco em resultados satisfatórios para seus negócios e para a sociedade. Para tal, propomos a imersão num setor relevante e emergente, que impulsiona o crescimento do país: a economia criativa.

A economia criativa tem foco no conhecimento e na criatividade de indivíduos e grupos para produzir bens e serviços criativos, que gerem valor econômico. A economia criativa é um dos modelos econômicos encontrados em países ou regiões determinados a prosperar. O setor econômico formado pelas indústrias criativas tem se destacado nesse século. O número de empregos formais nesse setor quase dobrou em uma década (2004 a 2013), no Brasil.

A economia compartilhada, também conhecida como consumo colaborativo, pressupõe um modelo econômico no qual as pessoas compartilham o acesso a bens e serviços, geralmente por meio de plataformas online que facilitam as transações entre as pessoas. Novos modelos de negócio estão surgindo a partir de diversas formas de compartilhamento nos segmentos de transporte, hotelaria, educação e serviços em geral.

Objetivo

Capacitar para a gestão da criatividade, da inovação e da tecnologia, privilegiando a visão estratégica e o desenvolvimento de processos de gestão orientados para a geração de resultados. Os temas abordados incluem: conceitos e áreas de atuação das economias criativa e colaborativa, gestão da inovação e segmentos de mercado na

(3)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 3 nova economia, o ecossistema brasileiro de economias criativa e colaborativa e suas tendências, modelagem de negócios na nova economia (Design Thinking, Modelo Canvas, experiência do usuário, jornada do cliente), linhas de financiamento e captação de recursos, o papel do governo e a adaptação de empresas tradicionais às novas economias.

Público-alvo

Dirigido a jovens em ascensão profissional que busquem atualizar suas competências para atender as necessidades emergentes do mercado e desejem qualificar seu currículo, com o objetivo de se tornar ou de se aprimorar como empreendedores, profissionais de áreas criativas, gestores públicos e investidores.

Dinâmica

 O curso conta com disciplinas divididas em três ciclos: 1) ciclo mais abrangente e conceitual (Características da Economia Criativa); 2) ciclo que contextualiza as indústrias criativas no ambiente e no mercado (Contexto das Indústrias Criativas); 3) ciclo prático e aplicado aos TCCs dos estudantes (Gestão de Novos Negócios Criativos).

 As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor.

 As aulas da disciplina de EAD e eletivas, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Estrutura do curso

A seguir, são apresentadas as disciplinas que compõem o curso:

 Básico de Finanças - Educação a Distância – (EAD)...(36h)  Fundamentos de Marketing – Educação a Distância – (EAD)...(36h)  Introdução à Economia e às Indústrias Criativas...(24h)  Gestão da Cadeia e da Indústria Criativa...(24h)  Cidades Criativas e Diversidade...(24h)  Consumer Insights...(24h)

(4)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 4  Legislação e Políticas Públicas...(24h)  Fontes de Financiamento, Parceria, Colaboração e Cocriação...(24h)  Empreendedorismo e Modelagem do Negócio...(24h)  Lean Startup e Gestão de Projetos...(24h)

 Tecnologias cognitivas aplicadas ao marketing...(24h)  Avaliação Financeira de Projetos...(24h)  Liderança Criativa...(24h)  Disciplinas Eletivas...(48h)  TCC (orientação, bancas e elaboração do projeto)...(96h)

Ementas das disciplinas

Básico de Finanças - Educação a Distância (EAD)

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Fundamentos de Marketing - Educação a Distância (EAD)

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados

Introdução à Economia e às Indústrias Criativas

Discute a origem e a definição da economia criativa, à luz das mudanças paradigmáticas. Delimita a áreade atuação das indústrias criativas e define o que elas possuem em comum (herança, artes, mídia e serviços funcionais).

(5)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 5

Gestão da Cadeia e da Indústria Criativa

Define como lidar com as especificidades das indústrias criativas para uma gestão mais eficiente de sua cadeia produtiva. Aborda temas como: pesquisa, tecnologia, inovação, indústrias criativas e empreendedorismo e capacidade criativa (desenvolvimento econômico local, clusters criativos).

Cidades Criativas e Diversidade

Trata do impacto da globalização e da tecnologia nas indústrias criativas. Estimula a reflexão sobre a coexistência sustentável entre sociedade e empresas criativas em um ambiente capaz de estimular a criatividade e respeitar a pluralidade de valores para gerar o desenvolvimento econômico. Aborda temas como: capital cultural (identidade cultural, simbólica, sentimental e histórica; patrimônio cultural), capital social (democratização do espaço urbano e urbanização sustentável), integração global, qualidadede vida (antropologia urbana) e rede cidddes criativas (UNESCO).

Consumer Insights

Enfoca as origens históricas da moderna sociedade de consumo e as redes de significados culturais que existem por trás das trocas e do consumo de produtos e serviços criativos. Define os fatores que influenciam o comportamento de compra, a classificação de consumidores pelos critérios de valores e de estilo de vida, as tendências do comportamento na sociedade contemporânea e o processo de decisão de compra dos consumidores, no contexto das economias criativa e colaborativa. Legislação e Políticas Públicas

Trata das características da legislação brasileira sobre aspectos relacionados às indústrias criativas, como patentes, compartilhamento e tecnologia. Aborda os panoramas histórico e contemporâneo sobre políticas públicas e seu impacto sobre as indústrias criativas.

Fontes de Financiamento, Parceria, Colaboração e Cocriação

A disciplina procura expor as principais fontes de financiamento públicas e privadas existentes no Brasil para as indústrias criativas e discutir as melhores formas de utilizá-las. Aborda como se dão as parcerias, inovações e colaborações entre empresas e com clientes no contexto da economia criativa.

(6)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 6 Empreendedorismo e Modelagem do Negócio

O objetivo dessa disciplina é incentivar os alunos a desenvolverem atitudes e habilidades empreendedoras, além de embasar os aspectos inovadores de produtos, serviços, processos e mercado, discutindo os tipos de inovação e como ocorre seu processo de difusão. A disciplina trata das principais características e dos padrões de comportamento de um empreendedor. Dentre as habilidades empreendedoras estão: organização, liderança, visão crítica, busca de conhecimento, propensão ao risco, foco e determinação.

Lean Startup e Gestão de Projetos

Trata da elaboração de um plano de negócios para uma lean startup e da gestão de projetos de um novo negócio, utilizando modelagem de negócios na nova economia (Design Thinking, Modelo Canvas, experiência do usuário e jornada do cliente).

Tecnologias cognitivas aplicadas ao marketing

As tecnologias cognitivas estão abrindo um mundo de novas possibilidades. A disciplina discute como as empresas podem utilizar essas e outras tecnologias de ponta para encontrar insights, acelerar a inovação, desenvolver bens e serviços cognitivos, enfim aplicar essas tecnologias em negócios da economia criativa, gerando mais valor.

Avaliação Financeira de Projetos

A disciplina pretende possibilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos fundamentais relacionados ao uso do ferramental financeiro no processo de tomada de decisões de investimentos em projetos e em novos empreendimentos. Como planejar, calcular e projetar a viabilidade financeira de um projeto e como calcular os custos e as receitas de novos produtos e serviços.

Liderança Criativa

De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, mudanças disruptivas nos modelos de negócios estão acarretando um impacto profundo no ambiente de trabalho, cerca de 65% das crianças que cursam o ensino fundamental exercerão profissões que sequer foram criadas. A disciplina oferece subsídios para discutir

(7)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 7 questões relacionadas às novas formas de trabalho, à gestão de pessoas (classe criativa) e à liderança em empresas criativas e inovadoras.

Disciplinas Eletivas na ESPM ou no Exterior

Oferecem ao estudante a possibilidade de aprimorar conhecimentos voltados aos seus interesses pessoais ou profissionais. Ele deve optar por fazer 2 (duas) disciplinas eletivas — com carga horária total de 48 horas e simultaneamente às disciplinas do programa do curso —, oferecidas nos outros cursos da ESPM, conforme grade curricular indicada. A opção é restrita às disciplinas que sejam complementares às oferecidas no curso MBA em Gestão de Negócios da Economia Criativa; e a obtenção dos créditos também pode ser realizada no exterior, nas escolas conveniadas.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Consiste no desenvolvimento de um projeto, com a orientação de um especialista. O curso contará com metodologias ativas de ensino e aprendizagem como sua coluna de sustentação. Portanto, após o primeiro ciclo de disciplinas básicas para apresentar a economia criativa, no primeiro semestre do curso, os estudantes apresentarão projetos de TCC que serão construídos ao longo das disciplinas no segundo e no terceiro ciclos do curso, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projeto. Cada disciplina abordará um aspecto relevante para o desenvolvimento de um plano de negócio, permitindo que os estudantes reflitam e aprimorem seus projetos apresentados no fim do curso.

Módulo Internacional

A ESPM desenvolve parcerias internacionais, com instituições renomadas em suas áreas de atuação, com o objetivo de proporcionar aos estudantes experiências com profissionais da área, bem como visitas técnicas e culturais a empresas e instituições internacionais. É uma excelente oportunidade de aprendizagem e networking. Para participar dos módulos internacionais, o estudante conta com suporte e orientação do

International Office (iap@espm.br). Consulte a Central de Relacionamento para saber

quais são as possibilidades e condições dos módulos internacionais disponíveis para o seu curso. Adiante-se frente às oportunidades de estudar no exterior. Vagas limitadas! Internacionalize-se com a ESPM.

(8)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 8

ESPM Carreiras

É o centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação São Paulo. Oferece serviços que auxiliam o estudante no gerenciamento de sua carreira, tais como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half e o Vagas.com. Saiba mais pelo link: www.espm.br/carreirapos.

Pré-requisitos para inscrição

Preenchimento da ficha de inscrição no site e pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais).

(Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência ou não aprovação do candidato no processo seletivo).

Processo seletivo

Inscrições abertas até o dia 23/2/17.

 Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato receberá um link para preenchimento do processo seletivo on-line, que é composto das seguintes etapas:

1ª etapa preenchimento dos dados cadastrais;

2ª etapa preenchimento do questionário de áreas e interesses; 3ª etapa elaboração da redação*;

4ª etapa inserção do currículo profissional atualizado*.

* Inserir os documentos nos formatos Word, PDF ou zipado.

 Todas as etapas do processo seletivo on-line deverão ser adequadamente cumpridas.

 O prazo para a realização do processo seletivo on-line é de dois dias corridos. Caso não cumpra todas as etapas no primeiro acesso, seus dados ficarão salvos para a finalização posterior, porém dentro prazo estabelecido.

 A critério da comissão julgadora, eventualmente, o candidato também poderá ser convidado para uma entrevista presencial.

(9)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 9

Resultado do processo seletivo

Será enviado um e-mail pela secretaria de pós-graduação em até 10 dias corridos após a realização do processo seletivo on-line.

Pré-requisitos para ingresso

 Aprovação no processo seletivo on-line.

 Apresentação do diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), com carga horária mínima de 1.600 horas-aula.

Matrícula

Deverá ser efetivada após o recebimento de e-mail com o resultado do processo seletivo e convocação para matrícula, enviado pela secretaria de pós-graduação, de acordo com a opção escolhida.

 Campus Joaquim Távora

Documentos obrigatórios para efetivação da matrícula

 RG, CPF ou CNH (originais).

 Histórico Original de Curso Superior.

 Diploma de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, que será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma (originais).

 No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº 8, de 4/10/07, do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível em http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

(10)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 10  Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO

EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do

valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Carga horária e duração

O curso MBA em Gestão de Negócios da Economia Criativa possui carga horária de

480 horas, com duração aproximada de 18 a 20 meses, sendo oferecido nas

modalidades abaixo:

Versão noturna (Campus Joaquim Távora): aulas duas vezes por semana, às

segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Início das aulas

As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, com início em 6/3/2017.

Locais do curso

 Campus Joaquim Távora – Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo – SP.

(11)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 11

Investimento

Matrículas efetuadas até 31/1/17 (com desconto de 50%)

Obs.: para ter direito a esse benefício, o candidato deverá realizar sua inscrição e ter participado do processo seletivo on-line até o dia 21/1/17.

Matrícula Parcelado com desconto R$ 650,00 Curso Matrícula/curso 18 parcelas fixas de R$ 2.386,50 R$ 43.607,08 24 parcelas fixas de R$ 1.837,50 R$ 44.750,07 30 parcelas fixas de R$ 1.508,75 R$ 45.912,39 36 parcelas fixas de R$ 1.290,11 R$ 47.094,39

Matrículas efetuadas a partir de 1/2/17 (sem desconto) Matrícula Parcelado sem desconto R$ 1.300,00 Curso Matrícula/curso 18 parcelas fixas de R$ 2.386,50 R$ 44.257,08 24 parcelas fixas de R$ 1.837,50 R$ 45.400,07 30 parcelas fixas de R$ 1.508,75 R$ 46.562,39 36 parcelas fixas de R$ 1.290,11 R$ 47.744,01

Verifique as condições especiais para pagamento à vista e possibilidade de desconto para ex-estudantes concluintes na Central de Relacionamento pelo

telefone (11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

O pagamento da primeira parcela (matrícula) deverá ser feito por meio de boleto bancário, o qual será entregue no ato da matrícula.

As próximas parcelas também serão pagas por meio de boleto bancário, com vencimento dos parcelamentos/mensalidades para dia 8 de cada mês (a partir de abril/17).

(12)

Publicado em 6/1/2017 – Esta versão substitui as versões anteriores 12

Parceria – Linhas de créditos

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos. Mais informações, contate:

Banco Bradesco

Contato: qualquer agência do Bradesco ou o PAB na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Telefones: (11) 5085- 6652/ 5085 4621

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br/ 0134.luiscarlos@bradesco.com.br

Seguro Educacional

Agora, você recebe da ESPM, sem nenhum custo, o Seguro Educacional. Ele terá validade a partir do início das aulas e da aprovação da proposta, por parte da seguradora. Clique aqui para conhecer o regulamento.

Referências

Documentos relacionados

Zoósporo ( 8 ) Estrutura presente em fungos basidiomicetos. O governo autorizou a construção de uma fábrica de tecidos em um ambiente natural na Amazônia com intuito de

165, I, e 168, I, da Lei 5.172/66 (Código Tributário Nacional), inclusive no que se refere à restituição do IR- Fonte incidente sobre os rendimentos recebidos como

conteúdos implementados; Desenvolver objetivos académicos: autonomização do utilizador, aprendizagem e apoio à produção de conhecimento científico; Refletir sobre boas práticas

Produção e socialização de estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento da sociedade sobre os seus direitos de cidadania e da política de… Serviço de Proteção Social Básica

Para requerer a Certificação diretamente no Portal de Serviços, já disponível, o representante da organização (Presidente) deverá estar primeiramente cadastrado

Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso Inserção da IE/curso no Sistema Corporativo Repasse de login e senha para acesso à extranet

Ademais, não se mostra razoável nem consentâneo ao princípio da isonomia assegurar a contagem de tempo de serviço especial, para fins de aposentadoria especial, tão

 O traballo da Consellería de Cultura e Educación permite que este mesmo mes de setembro estean publicados os decretos que regulan as ensinanzas modificadas pola Lei orgánica para