• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE: SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno 2º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE: SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno 2º Ano"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Manual do Aluno

(2)

1

ÍNDICE:

Boas vindas ... 2

Missão e Visão ... 3

As Sete Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie... 3

Revelação Divina da Mãe que Educa o Filho... 4

Os Quatro Princípios Fundamentais da Educação da Vida ... 5

Diário de Aprendizagem... 6

Histórico do CEEV ... 7

Orientações Gerais ... 8

Princípios e Fundamentos da Educação da Vida ... 11

1º e 2º Encontros ... 11 3º Encontro ... 12 4º Encontro ... 12 5º Encontro ... 12 6º Encontro ... 13 7º Encontro ... 13 8º Encontro ... 13

Princípios da Filosofia Monista da Imagem Verdadeira ... 14

1º Encontro...15 2º Encontro...16 3º Encontro...18 4º Encontro...19 5º Encontro...20 6º Encontro...22 7º Encontro...22 8º Encontro...23

Estudo e Orientação de Projetos Educacionais em Educação da Vida ... 23

(3)

Prezado Aluno:

Parabéns pela decisão de continuar no CEEV! Seja muito bem-vindo!

Para que seu aproveitamento seja o melhor possível, apresentamos aqui algumas orientações, que podem ajudá-lo no decorrer do curso.

Caso tenha outras dúvidas, por favor, sinta-se à vontade para recorrer aos orientadores. Todos eles terão prazer em ajudar.

Esperamos que todos os seus objetivos sejam atingidos. É para isso que estamos todos aqui!

Um abraço. Muito obrigado!

Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

(4)

3

Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

DOS VALORES DA SEICHO-NO-IE

AS SETE DECLARAÇÕES ILUMINADORAS DA SEICHO-NO-IE

1. Declaramos transcender todo sectarismo religioso e, reverenciando a Vida, viver em fiel obediência à Lei da Vida. . 2. Acreditamos que a lei da manifestação da Vida é o caminho

do progredir infinito e acreditamos também que é imortal a Vida que se alojada em cada indivíduo. . 3. Estudamos e publicamos a Lei da Criação da Vida para que a

humanidade possa seguir o verdadeiro caminho do progredir infinito. 4. Acreditamos que o amor é o alimento da Vida e que a oração, as palavras de amor e o elogio constituem o poder criador da palavra que concretiza o amor.

MISSÃO

Baseados no correto uso do poder da palavra, organizar movimentos educacionais que propaguem o princípio de que todo homem é filho de Deus e possui em seu interior potencialidade infinita, para construir na face da Terra laços de amor mútuo e cooperação.

VISÃO

Ser referência no setor educacional brasileiro, por meio de Propostas Pedagógicas que contribuam para a formação de uma cultura de respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus no planeta Terra e para a consolidação da paz ativa entre os povos. .

Manual do Aluno

(5)

5. Acreditamos que, como de filhos de Deus, possuímos, em nosso interior a possibilidade infinita e podemos atingir o estado de absoluta

liberdade com o uso controlado do poder da palavra. . .

6. Para melhorarmos o destino da humanidade, mediante o poder criador das boas palavras, divulgamos a doutrina em livros, publicações, seminários, conferências, transmissões em rádio e TV e outros meios culturais. . 7. Baseados na correta filosofia da vida, no correto modus vivendi e no

correto modo de educar, organizamos movimentos concretos que dominam doenças e todas as demais formas de sofrimento humano, para construir na face da Terra o Reino do Céu de amor mútuo e cooperação.

REVELAÇÃO DIVINA DA MÃE QUE EDUCA O FILHO

“Muitas mães se preocupam demasiadamente com seus filhos, e consequentemente lhes transmitem vibrações mentais negativas, prejudicando-lhes a saúde e o destino. Algumas mães são tão apreensivas que não conseguem deixar seus filhos fora do alcance de sua vista, mesmo por um momento. Elas imaginam cenas em que seus filhos estão tropeçando e caindo, sendo atropelados por um automóvel, afogando-se no mar, etc. Por que não podem proceder de outra maneira? Elas se inquietam dessa maneira porque consideram suas crianças como filhos dos homens em vez de considerá-los filhos de Deus. Os filhos de Deus são criados por Deus, e os filhos dos homens são criados pelo homem. Quem pensa que seus filhos são filhos dos homens terá de viver preocupado a vida toda para criá-los. Porém, quem os considera filhos de Deus respeita-os e cuida deles com zelo, mas sem preocupação alguma, pois sabe que Deus os está protegendo. Se alguém pensa que pode manter seus filhos vivos por meio de sua força humana, tente ficar velando por eles dia e noite sem dormir. Certamente não o conseguirá. É a força de Deus que faz as crianças viverem, mesmo enquanto os pais dormem”.

(6)

5

OS QUATROS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DA VIDA

1. Conscientizar a Verdade única: o homem é filho de Deus. Isso significa ter o correto conhecimento da natureza verdadeira do ser humano.

2. Persistir no método de educar contemplando e essência divina do ser humano. Segundo esse método, manifesta-se aquilo que contemplamos e, contemplar a essência divina do ser humano, é despertá-lo para a Verdade de que o mundo tridimensional é manifestação da mente.

3. Viver acreditando que existem somente Deus e o bem. O fenômeno é apenas manifestação; parece existir, mas não é existência verdadeira; o mal parece existir, mas não é existência verdadeira. 4. Conscientizar o “agora eterno” que transcende o tempo

fenomênico. O agora é tudo, não existe outro momento senão o agora.

Livro: Kanuma Keiyo, Educação do Filho de Deus, vol.1, pág. 91- 8ª edição, 2009.

IMPORTANTE

Os alunos do Ciclo de Estudos da Educação da Vida (CEEV) que desejarem prestar exame para preletor regional ou líder da iluminação, a partir de 2017, serão submetidos a exame de proficiência, elaborado pela Superintendência das Atividades dos Preletores.

O exame de proficiência só poderá ser aplicado àqueles que tiverem concluído o 3º ano do Ciclo de Estudos de Educação da Vida.

MATERIAL PARA A REUNIÃO DO CONSELHO DOUTRINÁRIO ORGANIZACIONAL REGIONAL SEICHO-NO-IE DO BRASIL Nº 11- 2016 (anexo 3)

(Aprovado na Reunião do Conselho Doutrinário Organizacional Central de 05/10/2016 e Reunião da Diretoria da Administração Central de 08/10/2016)

MUITO OBRIGADO!

(7)

DIÁRIO DE APRENDIZAGEM

 É o registro das impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. É nele que se escreve o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho.  É a oportunidade de registrar suas reflexões sobre os vários momentos

do curso e sua relação com a prática pedagógica;

 É o relato das adaptações e modificações que você estiver fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula;

 É o registro da história de sua aprendizagem durante o curso e de suas consequências no seu cotidiano.

No diário, você pode escrever:

 As relações do curso com a sua experiência anterior;

 As trocas de experiências entre você e outros colegas de curso;  Outras ideias que você considere importantes.

O diário como avaliação do processo

Nesse caso, é possível escrever:

 Como está o seu desempenho;

 Que fatos demonstram mudanças na sua prática pedagógica e em sua prática pessoal;

 Como você está aproveitando as atividades do CEEV;  Quais são as suas maiores dificuldades no curso;

 O que você está fazendo para superar suas dificuldades;  Que transformações ocorreram nas suas relações (com seus

(8)

7

HISTÓRICO DO CEEV

Antes de iniciarmos a concepção do CEEV, reuniu-se na Sede Central, em meados de 2006, um seleto grupo de educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL incumbido de elaborar objetivamente os textos norteadores que traduzissem, de forma precisa, a Missão e a Visão da Associação dos Educadores. Foram quase três dias de pesquisas, debates e estudos, até chegarmos à versão final. Feito isto, precisávamos implementar estratégias para “sermos reconhecidos como uma referência no setor educacional brasileiro”. Assim, nasceu o CEEV – Ciclo de Estudos da Educação da Vida, a fim de, como expusemos anteriormente, fazer cumprir nossa Missão, Visão e Valores, bem como atender uma necessidade de nossa organização: capacitar e formar preletores e líderes da iluminação para atender à grande demanda de palestras solicitadas, principalmente, pelas escolas brasileiras.

A primeira turma do CEEV, composta por 35 alunos, realizou, então, seu primeiro Encontro no dia 10/03/2007, no “Centro Empresarial do Aço”, local de eminente destaque, em meio a projetos arquitetônicos de vanguarda, na cidade de São Paulo.

Ao longo desse ano, pudemos presenciar o encanto dos cursistas ao descobrirem a grandiosidade da Educação da Vida. Constatamos, também, que o aprendizado ocorrido modificou o modo de pensar dos nossos professores-alunos que, por sua vez, transformaram a sua prática, trazendo grande benefício à comunidade escolar: professores, diretores, coordenadores, pais, alunos e funcionários.

O crescimento foi vertiginoso: Atualmente temos 52 Regionais aplicando o CEEV. Contando com as Regionais com mais de um núcleo oferecendo o curso, temos hoje 64 CEEV’s com aproximadamente 1.295 alunos. Agora é a vez de sua Regional iniciar este projeto e consolidar um trabalho de formação de pessoas interessadas em levar às escolas a mensagem que o homem é filho de Deus e possui capacidade infinita, para que desta forma possamos construir neste mundo laços de amor mútuo e cooperação.

(9)

ORIENTAÇÕES GERAIS

Um dos grandes objetivos traçados pelos membros da Comissão de Implantação e Gestão do CEEV, designada pela CEC (Comissão Executiva Central) da ASSOCIAÇÃO DOS EDUCADORES DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL diz respeito à formação de preletores, líderes da iluminação e profissionais em educação, com vistas a difundir a Educação da Vida, e dessa forma, colaborar para a construção de um mundo onde haja respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus.

Motivados pela aspiração de colaborar efetivamente para a concretização desse objetivo, em 2008, iniciamos o Ciclo de Estudos da Educação da Vida – CEEV – nas Regionais, com o firme propósito de preparar preletores e líderes da iluminação para atuarem nas atividades desenvolvidas nas Associações Locais, e Regionais, bem como em escolas, universidades, e outras instituições de ensino, enfim, em todos os níveis do sistema educacional brasileiro. Objetivo é formar profissionais que, em de suas respectivas áreas de atuação, apliquem a Educação da Vida.

Dentre os propósitos da Educação da Vida está a reeducação do adulto por meio do que denominamos de “transformação vivencial”. Isso significa que só podemos compreender a Verdade e modificar algo em nossas vidas, em nossa conduta, através da prática religiosa, ou seja, da vivência. Esta reeducação é fundamental para que o educador perceba-se como Filho de Deus eduque crianças e jovens de maneira que eles manifestem uma conduta condizente com a de um Filho de Deus.

O Ciclo de Estudos da Educação da Vida-CEEV é um movimento educacional que promove esta reeducação: baseando-se no uso correto do poder da palavra, propaga o princípio de que todo homem é Filho de Deus, possuidor de capacidade infinita. Acredita que existem somente Deus e o que vem de Deus.

Em termos práticos, o Ciclo de Estudos da Educação da Vida é composto por três disciplinas e por atividades virtuais que complementam a formação. As disciplinas são: Princípios e Fundamentos da Educação da Vida, Princípios da Filosofia Monista da Imagem Verdadeira e Estudo e Orientação de Projetos Educacionais em Educação da Vida.

(10)

9

São realizados 08 encontros ao longo do ano, com datas previamente definidas. A frequência mínima para aprovação é 75%, ou seja, é necessário estar presente a pelo menos 6 encontros.

Em caso de ausência, é possível repor a aula no CEEV de outra Regional, desde que a sequência de aulas não seja alterada. Ex.: Se o aluno perdeu o 5º. encontro deverá repor o 5º encontro e não o 4º ou o 6º, ou qualquer outro. Como nem sempre é possível adequar essa necessidade, é muito importante comparecer a todos os encontros, a fim de que não haja prejuízo algum. Comparecer às aulas é fundamental. Igualmente importante é fazer todas as atividades que compõem o CEEV, tanto as solicitadas pelos orientadores, como as virtuais, pois é por meio delas que será possível promover o desenvolvimento e o aprofundamento, tanto em termos teóricos como em termos práticos, em Educação da Vida.

No CEEV não são realizadas provas. A avaliação no CEEV é feita por meio de trabalhos, considerando-se também a participação. Os trabalhos finais são apresentados no último encontro do ano.

No final de cada ano, é possível solicitar para a Superintendência das Atividades dos Educadores o Certificado de Participação. Já o certificado de Conclusão é emitido pela Superintendência das Atividades dos Educadores no final do 3º ano, desde que o aluno tenha cumprido todas as exigências, ou seja, realizado os trabalhos solicitados e comparecido a pelo menos 75% das aulas.

Nas localidades em que são firmadas parcerias com faculdades ou universidades os certificados possuem chancela acadêmica de uma instituição de ensino superior. Nesses casos, o certificado equivale a um curso de extensão universitária. Para saber se seu CEEV tem ou não parceria com algum instituto de ensino superior converse com o Coordenador do CEEV ou com o Presidente de sua Regional.

Há outras oportunidades para verificarmos a aplicação teórica e prática da Educação da Vida. Anualmente, em janeiro é realizado em Ibiúna o Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores. Esse seminário é promovido pela Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil.

(11)

Na ocasião, são realizadas práticas e cerimônias características da Seicho-No-Ie, além da realização de oficinas pedagógicas e palestras com temas concernentes à Educação da Vida. Nesse seminário, é possível levar as crianças, que terão atividades adequadas a elas. Trata-se de uma grande oportunidade para iniciar o ano cuidando de aspectos espirituais e aprendendo sobre a prática da Educação da Vida.

Outras academias também promovem Seminários de Treinamento Espiritual para Educadores, que normalmente acontecem em julho, mas dependendo de outros eventos de âmbito nacional e/ou internacional podem acontecer em outros meses. Para obter informações sobre as datas dos Seminários, é possível consultar o calendário de seminários de cada academia, disponível nas Regionais ou pelo site www.sni.org.br/educadores.

Atenção: Nem todos os seminários proporcionam atividades para crianças. Consulte sempre a organização do evento para saber sobre essa possibilidade.

No âmbito das atividades do CEEV, no ano anterior ao Congresso são realizados Fóruns Regionais, nos quais são apresentados trabalhos de alunos, selecionados pela coordenação e orientadores pela qualidade e resultados alcançados. Na ocasião, é feita uma outra seleção dos trabalhos que possuem condições básicas para serem apresentados no Congresso Latino-Americano de Educação da Vida, que também acontece a cada dois anos. No Congresso, além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do CEEV, expostos em forma de comunicação e banners, são realizadas palestras por educadores que se destacaram em sua atuação, e oficinas pedagógicas.

São essas as principais atividades e informações relativas aos educadores. No entanto, caso você tenha outras dúvidas, ou precise de outras informações, sinta-se à vontade para perguntar a seus orientadores e/ou ao coordenador do CEEV da Regional. Se, mesmo assim, a dúvida persistir, entre em contato com a Superintendência das Atividades dos Educadores: educadores@sni.org.br ou pelo telefone: 5014-2237.

(12)

11

PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA

EDUCAÇÃO DA VIDA

Carga horária: 7 encontros de 80 minutos e 1 encontro de 30 minutos

(avaliação)

Ementa: Neste ano trabalharemos com os livros do professor Keiyo Kanuma:

Educação do Filho de Deus volumes 1 e 2, Ensinando e Disciplinando os Filhos e Educação do Renascimento. Nosso propósito é levar os educadores a uma reflexão a respeito das questões interpessoais na escola a saber: educador-educador; educador-aluno; responsáveis-escola; comunidade-escola.

1º e 2º ENCONTROS

Como visualizar a criança.

1. Qual é momento certo para educar? Agora, neste momento, você já está educando. Como? Eis o segredo da mente humana. (pág. 22)

2. A educação tem início quando a mente dos pais e a do filho se influenciam mutuamente. Educação é essa intercomunicação entre as mentes. (pág. 22)

3. A dualidade da mente. Analisando o mecanismo da mente, percebemos que existe uma dualidade. (pág. 26)

4. Os pontos básicos de minha nova visão (“Educação da Vida”) são os seguintes:

 O comportamento da criança não corresponde exatamente ao que estamos presenciando.

 Comportamento é fenômeno. Todo fenômeno é mera manifestação.

 Fenômeno é símbolo, isto é, a mente procura manifestar, por meio de símbolos, os pensamentos nela contidos.

O Livro: Educação do Filho de Deus, vol. I será utilizado até o 5º Encontro. .

(13)

3º ENCONTRO

Educar com disciplina.

1. Reflitamos, primeiramente, sobre a finalidade da disciplina. (pág. 61/62)

2. A finalidade de disciplinar o educando é fazer com que leve uma vida organizada e manifeste amor às pessoas. (pág. 61/62)

3. Precisamos compreender claramente que um hábito não se forma repentinamente; na verdade, é consequência de aprendizado e práticas anteriores. (pág. 62)

4º ENCONTRO

A criança e os estudos.

1. Fala-se muito em estudar, mas por que se estuda? Para que servem os estudos?

2. Qual é o segredo para se criar um filho estudioso?

3. Como proceder para descobrir e desenvolver o talento da criança?

4. Como uma criança de tenra idade estuda? (pág. 89)

5. A Educação da Vida não procura resolver os problemas partindo de ramificações, mas começando pela raiz. (pág. 90)

5º ENCONTRO

Educação que liberta o educando e desperta sua potencialidade.

Neste capítulo, analisaremos o relato de experiência que está na página 160 do livro Educação do Filho de Deus, volume 1. Sabemos que ao libertar o educando naturalmente suas potencialidades se evidenciam. O estudo do relato se justifica pelo fato de analisarmos quais são os tipos de “amarras mentais” que ainda possuímos e como o universo se move para nos orientar, providenciando diversas experiências com a finalidade de mudarmos nossa postura.

(14)

13

6º ENCONTRO

Como orientar uma criança talentosa e uma criança problemática.

1. Quando uma criança começa a apresentar algum problema sério - como, por exemplo, rebeldia, cleptomania, aversão ao estudo, o que você pensa, como tenta solucioná-lo? Como devemos interpretar esse problema do ponto de vista da Educação da Vida?

2. A Educação da Vida ensina que devemos, antes de tudo, distinguir a Imagem Verdadeira do aspecto fenomênico. O que é, afinal, Imagem Verdadeira?

3. Mesmo que uma criança esteja manifestando aspecto problemático, a Educação da Vida ensina que não existe criança problemática, que esse aspecto negativo é apenas sombra da mente. O que significa a expressão “sombra”, neste caso?

O Livro: Educação do Filho de Deus, vol. II será utilizado até o 7º Encontro.

7º ENCONTRO

O Desejo dos pais e o dos filhos.

1. Há algumas leis mentais para a concretização dos desejos. Enumere algumas delas.

2. O que fazer para descobrir o verdadeiro desejo que vem do funda da alma?

3. Como você veio concretizando os seus desejos até agora?

4. O que fazer quando os desejos do pai, da mãe e do filho não estão em consonância? .

8º ENCONTRO

Avaliação com duração de 30 minutos.

O restante do tempo será utilizado para apresentação dos memoriais e outras produções.

(15)

PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA MONISTA

DA IMAGEM VERDADEIRA

Carga horária: 7 encontros de 80 minutos e 1 encontro de 30 minutos

(avaliação).

Tema:

As três práticas religiosas importantes - conclusão

Verdade Vertical e Verdade horizontal

Objetivos:

Esta disciplina visa sistematizar e aprofundar o estudo sobre os princípios da Filosofia Monista da Imagem Verdadeira, tendo como focos:

 A visão da Vida;

 Relação entre Deus e o homem;  Visão de mundo;

 O modo de viver;  Modo de educar.

Estes pontos formam os alicerces para a construção do chamado “Reino dos Céus na Terra”, conforme a sétima das chamadas Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie.

Com isso, o estudo do presente tema tem como objetivos possibilitar uma reflexão sobre a ética segundo a Seicho-No-Ie, e aprimorar a prática da Educação da Vida no planejamento e aplicação de ações, na criação de alternativas frente a situações concretas e na avaliação da aplicação com base nestes princípios.

Acompanhamento dos projetos e memoriais: O orientador deverá

acompanhar o que for produzido pelos alunos na disciplina Projetos em Educação da Vida, a fim de dar subsídios doutrinários àquela área. Esse acompanhamento deverá ser feito por meio de reuniões e discussões entre os orientadores das três disciplinas. Essa reunião poderá ocorrer no mesmo dia do Encontro do CEEV, antes ou depois do Encontro com os alunos. Também é possível lançar mão dos recursos virtuais: Skype, Facebook e outros meios que possibilitem a comunicação de maneira efetiva.

(16)

15

1º ENCONTRO

A Leitura de Palavras da Verdade como Prática da Seicho-No-Ie

1. Considerações sobre a leitura:

Texto: Guia para uma Vida Feliz – cap. XI Aborde os seguintes tópicos:

 Escolha bons livros para ler

 Um quarto sem livros é como um quarto sem janelas

 Como escolher e ler corretamente um livro

 Colocar em prática o que leu

 Livro e destino

2. A Leitura e a “entrada” para a Imagem Verdadeira da Vida

Texto de abertura do Livro Vida – A Verdade da Vida vol. 3 ou 4 Apresentar o texto enfatizando os seguintes pontos:

 A Verdade não deve ser compreendida apenas com a cabeça

 Como ler para penetrar de corpo e alma na Imagem Verdadeira da Vida

 A leitura relacionada a Meditação Shinsokan e à prática do amor

3. A Difusão da Verdade pela escrita – A Leitura é encontro da Vida com a Vida

A Verdade da Vida vol. 28 – pg 70 a 73

A humanidade é isenta de pecado – pg 329 e 355 a 358

4. Sobre os elementos centrais e periféricos da Verdade – uma chave para a interpretação de textos religiosos

Explicar que o estudo da Verdade e dos ensinamentos deve sempre observar quais são os elementos centrais e periféricos. Quando um texto ou trecho de texto ou palestra é utilizado e interpretado sem se levar em conta os seus contextos, isso pode levar a uma compreensão limitada, e até equivocada. Desses equívocos surge o chamado “fundamentalismo”.

Por contexto, devemos considerar:

(17)

1) O contexto dentro do texto – levar em consideração o que se vem escrito antes e depois, para entender a sequência de raciocínio que levou a uma determinada colocação.

2) O contexto histórico, social, socioeconômico e cultural – são os contextos de lugar época e pessoa que influem no estilo, forma e palavras colocadas em um texto ou palestra.

3) Gênero textual (“Contexto literário”) – O texto pode ser uma palestra, uma conversa coloquial, o que muda a forma das colocações. Mais ainda, pode ser um texto cientifico filosófico ou de ficção. . A Verdade da Vida vol. 31 é uma ficção, conforme o seu autor, e deve ser lido como tal e não como um documento com dados históricos.

2º ENCONTRO

1) Conhecendo a literatura da Seicho-No-Ie

A Seicho-No-Ie tem como objetivo a difusão da Verdade através da palavra escrita, conforme estudado na aula anterior. Se somarmos os livros do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi e do Sagrado Professor Seicho Taniguchi chegaremos em torno de 600 obras. Por sua vez, em se tratando de ensinamento vivo, os ensinamentos transmitidos contemporaneamente pelo Supremo Presidente atual são de suma importância para a conscientização e aplicação da Verdade no momento do agora.

Dentre as obras, algumas merecem comentários em destaque:

1. A coleção “A Verdade da Vida” – coleção formada pelos escritos iniciais da Seicho-No-Ie ao longo da década de 30, formando a base para todo o desenvolvimento da doutrina. Neste sentido a coleção é considerada uma “obra fundamental”.

2. Poemas que foram consideradas “Sutras Sagradas” e Cantos em Louvor, que são lidas diariamente, em práticas e ofícios religiosos da Seicho-No-Ie 3. Livros sobre o “ensinamento atual” – escritos do Supremo Presidente atual

(18)

17

4. As Revelações Divinas – textos que foram especialmente chamadas como “revelação divina”

2) Sobre a “Chuva de Néctar da Verdade”

O orientador fará uma apresentação geral sobre a Chuva de Néctar da Verdade abordando os seguintes pontos:

 Por que foi considerada uma sutra?

 Kanzeon Bosatsu – “Bodisativa que reflete os sons do mundo” – faz chover o néctar da Verdade

 O que significa “Um dia o Anjo vindo a Seicho-No-Ie” recita

 A importância de sua leitura diária para a iluminação, e oferecimento da leitura para as almas dos antepassados. (Aqui não se restringe apenas a Chuva de Néctar da Verdade)

Livro texto: Preleções sobre a Chuva de Néctar da Verdade

3) Breve explicação do capítulo Deus e Espírito

Existem duas preleções sobre a “Chuva de Néctar da Verdade”. Para esta breve explanação de pontos importantes do capítulo Deus e Espírito, utilizaremos o livro A Verdade da Vida vol. 21

O orientador deve selecionar trechos que considerar importante para apresentar um pouco do conteúdo destes dois capítulos. A aula não visa esgotar o tema, mas introduzir o aluno ao vasto campo do estudo da sutra.

Preparação para a próxima aula:

Na próxima aula será realizada uma apreciação introdutória de 3 capítulos da Chuva de Néctar da Verdade: Matéria, Pecado e Homem, e do Canto em Louvor à Natureza. Estes capítulos serão apresentados por voluntários na forma de seminário. Os alunos interessados deverão estudar os capítulos tendo como base o livro A Verdade da Vida vol. 21 (não é necessário para esta atividade estudar o livro Preleções sobre a Chuva de Néctar da Verdade. A ideia é se concentrar no texto do volume 21).

Cada aluno apresentará um breve resumo das ideias que considerou importante/interessante.

(19)

3º ENCONTRO

Atividade 1:

Seminários sobre a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade –

capítulos Matéria, Pecado e Homem, e do Canto em Louvor à

Natureza.

Os alunos apresentarão os temas estudados conforme instrução dada na aula anterior. O orientador deverá tirar as dúvidas que surgiram na leitura ou na apresentação.

Atividade 2:

Apresentação da disciplina Verdade Vertical e Verdade horizontal

1. Introdução – Apresentação do tema dentro objetivos da disciplina. 2. A Verdade Vertical e Horizontal:

a. Atividade em grupo - fazer divisão em grupos para os alunos discutirem

a respeito das perguntas abaixo:

 O que você sabe sobre Verdade Vertical?  O que você sabe sobre Verdade Horizontal?  Quais as implicações deste conhecimento? b. Exposição dos grupos

c. O tema apresentado pelo Mestre Masaharu Taniguchi Livro: A Verdade da Vida vol. 17 – página 87 e prefácio.

Preparação para a próxima aula: Pedir para os alunos lerem o livroA Verdade da Vida vol. 20 pág. 1, tópico – A negação do corpo carnal e da matéria. A Verdade da Vida vol. 1 – Interpretação da 1ª Declaração Iluminadora, págs. 27 e 28

Leitura complementar: Livro Mistérios da Vida cap. 1

(20)

19

4º ENCONTRO

Tema 1:

A Verdade Vertical: conscientização central e filosofia

monista da Imagem Verdadeira (Yuishin Jisso Ron)

Conteúdo:

1. Homem Filho de Deus – Conscientização Central da Seicho-No-Ie Livro:A Verdade da Vida vol. 5, pág. 1, primeiro tópico.

2. Histórico sobre “O Despertar para a Imagem Verdadeira” – a Seicho-No-Ie surge com a revelação “Só existe a Imagem Verdadeira”. Anteriormente o Mestre já havia compreendido a Verdade Horizontal Livro: A Verdade da Vida vol. 20, pág. 1, tópico – A negação do corpo carnal e da matéria.

Obs: sugerimos aos orientadores a leitura do capítulo anterior sobre o Terremoto de kanto, para melhor contextualizar.

3. Filosofia da Existência Única da Imagem Verdadeira (Yuishin Jisso Ron) a. Livro: Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza

Humana pág. 98 a 107

Tema 2:

A Verdade Vertical - Considerações sobre a Vida

Conteúdo:

1. A Seicho-No-Ie considera: A Grande Vida como Deus Pai.

Livro: A Verdade da Vida vol. 1 – Interpretação da 1ª Declaração Iluminadora, pág.. 27 e 28

2. Existência única da Imagem Verdadeira é Existência única da Vida

Livro:Mistérios da Vida cap. 1

(21)

Preparação para a próxima aula:

Pedir para os alunos lerem o livro: A Verdade em Orações volume 1 - Oração para expressar o ilimitado no limitado – pág. 122; 33ª impressão.

A Verdade da Vida vol. 7 – item 3

Leitura complementar:

O Princípio do Relógio de Sol

5º ENCONTRO

Atividade preliminar: Preparação da turma para a atividade da

aula seguinte

Formar grupos ou escolher alunos para a exposição da aula seguinte:

Temas da aula seguinte:

Tema 1: Leis mentais – as leis para a expressão da Vida

 Grupo/tema 1 – A estrutura da mente.  Grupo/tema 2 – O poder da palavra.

 Grupo/tema 3 – Lei mental – Causa e efeito e Semelhantes se atraem.

 Fornecer a bibliografia que consta no Módulo 1dos Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie.

Tema 2: Encobrimentos da Natureza Divina – O Pecado sob a ótica da Verdade Vertical e Horizontal

o Grupo/tema 1 – Primeiro encobrimento e Segundo encobrimento. o Grupo/tema 2 – Terceiro encobrimento e Quarto encobrimento.

(22)

21

 Fornecer a bibliografia que consta no Módulo 1 dos Módulos de

Estudos da Seicho-No-Ie.

Para a exposição dos temas: Os grupos/expositores devem usar

recursos visuais como cartazes ou power point.

Tema da Presente aula:

O fenômeno sob a ótica da Imagem Verdadeira.

Por que é importante entender a Verdade Horizontal?

Viver segundo os Princípios do Relógio de Sol.

Conteúdo:

1. O significado da vida fenomênica – Por que a vida cria o fenômeno?

O objetivo é compreender o fenômeno não como algo negativo, mas um lugar de expressão da Grande Vida. Logo a vida fenomênica (material e espiritual) deve ser vivida com alegria e entusiasmo e não com atitude negativista. A vida fenomênica como arte da Vida.

Livro:A Verdade volume 10 – Imagem Verdadeira - pág. 174

2. Leitura e estudo “Oração para manifestar o ilimitado no Limitado” Livro:A Verdade em Orações página 107.

3. A Verdade Vertical e Horizontal - A Importância da Compreensão da Imagem Verdadeira (Verdade Vertical) e dos princípios para a sua “expressão” (Verdade Horizontal).

Livro:A Verdade volume suplementar – Cap. 8

4. Vivendo a Verdade Vertical e Horizontal na prática – Princípio do Relógio de Sol.

Livro:

 A Verdade da Vida vol. 7

5. . Diário do relógio de sol – Professora Junko Taniguchi – Explicação e incentivo à realização.

(23)

6º ENCONTRO

Mini-congresso:

Tema 1: Leis mentais – as leis para a expressão da Vida

1. Exposição Dos Trabalhos: Leis Mentais – As Leis Para A Expressão Da Vida  Conforme os temas preparados pelos alunos

Livro: Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie – Módulo 1.

Tema 2: Encobrimentos da Natureza Divina – O pecado sob a ótica da Verdade Vertical e Horizontal

Conteúdo:

1. Exposição dos trabalhos Mini Congresso: Encobrimentos da Natureza Divina

- O Pecado sob a ótica da Verdade Horizontal. Livro:A Verdade da Vida vol. 13

7º ENCONTRO

1. A Verdade Vertical e Horizontal - A importância da compreensão da Imagem Verdadeira (Verdade Vertical) e dos princípios para a sua “expressão” (Verdade Horizontal). .

Livros:

 A Verdade da Vida vol. 36 pág. 17 a 29

 Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana pág. 133 a 141

2. Atividade – Mapa mental:

Montagem de um mapa mental em grupo sobre o tema “A Verdade Vertical, a Verdade Horizontal e a Educação da Vida”; apresentação em forma de cartazes.

2º. Ano

(24)

23

Os alunos montarão cartazes que serão expostos para que os demais possam ver e opinar.

Exemplos de mapas mentais:

http://www97.intel.com/en/ThinkingTools/SeeingReason/ProjectExamples/Proje ctIdeas/

8º ENCONTRO

Avaliação participativa com duração de 30 minutos

O restante do tempo será utilizado para apresentação dos memoriais e outras produções.

ESTUDO E ORIENTAÇÃO DE PROJETOS

EDUCACIONAIS EM EDUCAÇÃO DA VIDA

Carga horária: 1 encontro de 50 minutos, 6 encontros de 80 minutos e 1

encontro 180 minutos.

Objetivos

Gerais

Reconhecer a Educação da Vida como elemento potencial de transformação do educador;

 Identificar oportunidades para atuar, na vida familiar e em sala de aula, no caso dos professores, com as práticas da Educação da Vida;

 Promover o levantamento de necessidades no ambiente já definido, a fim de promover uma intervenção fundamentada nos princípios da Educação da Vida. Como exemplos de ambientes para intervenção, podemos citar: escolas, orfanatos, asilos, casas de detenção e outros ambientes em que se identifique – não um problema – mas uma oportunidade de atuar com a Educação da Vida;

2º.Ano

(25)

Incentivar o desenvolvimento de projetos da Educação da Vida nas instituições educacionais, sem excluir a possibilidade de atuar em outras instituições.

Específicos

 Conhecer os elementos de um projeto de pesquisa;

 Conhecer projetos já desenvolvidos;

Identificar e listar ações da Educação da Vida, em materiais publicados pela Associação dos Educadores;

 Realizar “Levantamento e análise de necessidades”, para fins de projeto.

 Produzir um projeto de pesquisa, ou seja: um plano de ação, contendo título, objetivo, justificativa, metodologia, resultados esperados, fontes de consulta, cronogramaeorçamento. O projeto deveráinformar as práticas de Educação da Vida que se pretende realizar. . Tais práticas deverão estar adequadas às necessidades apontadas no “Levantamento e na Análise de Necessidades”.

Espera-se que o trabalho sirva como um referencial das ações que se pretende assumir, ao longo do desenvolvimento e aplicação do trabalho, ao longo do 2º ano e também no 3º. ano.

(26)

25

Bibliografia Básica

KANUMA Keyo. Educação do Filho de Deus volume 1, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007

KANUMA Keyo. Educação do Filho de Deus volume 2, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007.

TANIGUCHI, Junko Diário do Relógio de Sol, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2011.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida vol. 5, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2012.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida vol. 20, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2009.

TANIGUCHI, Masaharu. Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 1998.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida vol. 1, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2000.

TANIGUCHI, Masaharu. Mistérios da Vida cap. 1, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2010.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade vol. 10 – Imagem Verdadeira, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2010.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade em Orações volume 1, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2012.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade volume suplementar, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2011.

TANIGUCHI, Masanobu. O Princípio do Relógio de Sol, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2009.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida vol. 36, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2011.

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida vol. 13, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2011.

TANIGUCHI, Masaharu. Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie – módulo 1, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2013.

SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES DA

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Av.: Eng.º. Armando de Arruda Pereira, 1266 - Jabaquara 04308-900 – São Paulo – SP.

Telefones: (11) 5014-2237 / 5014-2253 / 5014-2281 Endereço eletrônico: educadores@sni.org.br Site: www.sni.org.br/educadores

Referências

Documentos relacionados

Ao concluir esta pesquisa, realizada com o objetivo de estimar o efeito da idade sobre a latência do P300 em um grupo de 62 indivíduos idosos jovens com audição normal ou com

As rendas das operações de crédito vencidas há mais de 60 dias, independentemente de seu nível de risco, somente são reconhecidas como receita, quando efetivamente recebidas.

Proteção respiratória Utilizar respiradores ou ar fornecido por respiradores durante a soldagem ou brasagem em locais confinados, ou onde a exaustão ou ventilação não

Usando técnicas como modelação matemática para analisar situações complexas, a Investigação Operacional dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efectivas e

Como a altura da superfície de neve perpétua parece ser determinada principalmente pelo extremo calor do verão muito mais do que pela temperatura média do ano, não devemos

Ao olhar da árvore VANESSA MARIA BORGES DA SILVA ARAUJO 1 Contos e Crônicas AC?. O Sacrossanto ADOLINO SILVEIRA JÚNIOR 2 Contos e Crônicas

`produtos` UNINDO A TABELA `categorias` ONDE a coluna `categoria_id` [da tabela produtos] É IGUAL a coluna `id` [da tabela categorias] ORDENADO PELO `nome` [da tabela

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na