• Nenhum resultado encontrado

PROCERGS Almoço coletivo mobiliza trabalhadores da Procergs

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCERGS Almoço coletivo mobiliza trabalhadores da Procergs"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PROCERGS – Almoço coletivo

mobiliza trabalhadores da

Procergs

Funcionários se concentraram em frente à sede da empresa, em Porto Alegre, para participar do “salsichão com pão”. Na quinta-feira (26), assembleia da categoria define novos passos da campanha salarial. Participe!

Desde às 11h30min desta terça-feira (24), hora combinada para i n i c i a r a a t i v i d a d e , j á h a v i a c o l e g a s a o r e d o r d a churrasqueira. Foi servido o já conhecido “salsichão com pão”, uma salada e refrigerante. A boa conversa e comentários sobre a campanha salarial ficou por conta dos trabalhadores. Ainda prestigiaram a atividade diretores do sindicato e colegas de outras empresas de TI (Tecnologia da Informação), como a Procempa e o Serpro.

(2)

Churrasqueira “pegando” antes mesmo das 11h30min

No carro-de-som, integrantes da CT (Comissão de Trabalhadores) e do Sindppd/RS se revezeram para apresentar dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos) que mostram que os salários e os benefícios pagos na Procergs estão abaixo do mercado. Nos últimos 5 anos, trabalhadores do Serpro (empresa pública federal) conquistaram 3,77% de aumento real nos salários. Já os da Procempa (prefeitura de Porto Alegre), conseguiram aumento de 7,23%, além do redutor de férias. No Banrisul, empresa estadual, os funcionários tiveram 7,03%. Na Procergs, apenas as perdas com a inflação.

(3)

Nesta quinta-feira (26), às 15h, tem assembleia. Participe! A assembleia acontece no pátio da sede, em Porto Alegre. O objetivo é avaliar a campanha salarial até o momento e, perante a intransigência da direção da empresa em negociar, definir novas mobilizações.

Todas as outras categorias de TI que conseguiram aumento real somente obtiveram com pressão e luta. Na Procergs, infelizmente, não seria diferente.

Por isso, trabalhador, participe da assembleia! Traga os teus colegas! Venha construir a luta para obter vitórias!

SERPRO – Breve relato da

assembleia do dia 19

Trabalhadores do Serpro se reuniram, na quinta-feira (19) à tarde em frente à sede da empresa, para realizarem uma assembleia. Na ocasião, foram dados informes sobre as ações da FCT/FCA e o plano de saúde. A assessoria jurídica do Sindppd/RS esteve presente para prestar esclarecimentos.

(4)

Confira a seguir um breve relato da assembleia:

Foram relatados os últimos andamentos em relação às ações pela incorporação da FCT/FCA que estão na Justiça. O Serpro fez recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) em algumas ações. A decisão do STF foi de não reconhecer o recurso do Serpro. Isso significa que não houve mudança nas sentenças já proferidas no Tribunal Regional do Trabalho, que são na grande maioria favoráveis aos trabalhadores.

Em relação às alterações no plano de saúde que o Serpro quer promover, a liminar obtida pelo Sindppd/RS na Justiça continua em vigor. A próxima audiência acontece somente em Março de 2011.

Ao final da assembleia, foi relatado o processo eleitoral no Sindpd/RJ. Nas eleições, concorrem duas chapas: a chapa 1, apoiada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Fenadados, e a Chapa 2, constituída por trabalhadores que se colocam na oposição a essas entidades – foram contra o acordo de 2 anos e encaminharam a liminar em relação ao plano de saúde, como fez o Sindppd/RS. Após os relatos foi definido, sem nehuma contrariedade dos presentes, o apoio em todos os sentidos do nosso sindicato à chapa 2 pela importância de termos no Rio de Janeiro um sindicato de luta e independente das direções das empresas e dos governos.

Sindppd/RS

PROCERGS – Trabalhadores se

mobilizam na próxima semana

(5)

Na próxima terça-feira (24), os trabalhadores da Procergs farão um “salchipão” coletivo em frente à empresa. Participe! A decisão foi tomada pelos trabalhadores durante o lanche coletivo que ocorreu na tarde desta quinta-feira (19), na sede em Porto Alegre. A ideia é ampliar e aumentar a pressão à direção da empresa, que continua se negando a negociar as reivindicações da categoria. Os trabalhadores também marcaram uma assembleia para a próxima quinta-feira (26), às 15h, a fim de discutir e deliberar sobre novas paralisações.

No início da semana, representantes do Sindppd/RS e da CT (Comissão de Trabalhadores) se reuniram com a direção da Procergs. A empresa não apresentou contraproposta aos trabalhadores. Até o momento, a Procergs concedeu apenas o INPC aos trabalhadores, o que havia sido acordado na campanha salarial passada. Ou seja, na campanha salarial deste ano a empresa simplesmente não concedeu nada.

É esta a importância que os trabalhadores têm para a Procergs? Se a direção não valoriza os seus trabalhadores, então vamos fazer valorizar. Por isso, colega, participe da mobilização na próxima terça. Traga os teus colegas.

Vamos fazer uma mobilização grande e com força, para mostrar à empresa que os trabalhadores querem e merecem mais. Participe!

(6)

ENQUETE

Trabalhadores

opinam sobre assédio moral no

local de trabalho

Trinta e nove por cento dos trabalhadores que responderam a enquete do site do Sindppd/RS afirmam que o assédio moral é recorrente durante a jornada de trabalho.

O número de votantes da pesquisa, até a manhã desta sexta-feira (20), chegou a 64 trabalhadores. Destes, 25 (39,1%) disseram que o assédio moral é recorrente na empresa em que trabalham. Outros 13 (20,3%) afirmaram que poucas vezes sofreram ou presenciaram casos de assédio e, 7 trabalhadores (10,9%), que já souberam da ocorrência de casos em outras empresas da categoria.

Outros 19 votantes (29,7%) afirmaram nunca ter sofrido ou presenciado o assédio moral. A enquete nos mostra que esta prática ilegal e bastante prejudicial está presente no cotidiano da maioria dos trabalhadores de TI (Tecnologia da Informação). Por isso, denuncie. Se informe mais sobre o assunto aqui.

O que mais preocupa o trabalhador da Procergs?

Esta é a nova enquete que está disponível, a partir de hoje, no site do Sindppd/RS. Os trabalhadores da Procergs estão em campanha salarial, lutando contra a intransigência da direção da empresa. Atualmente, a empresa está com salários e benefícios abaixo do que é pago no mercado de TI, mas também sofre com vários outros problemas sentidos no dia-a-dia da categoria.

(7)

Por isso, colega, deixe a tua opinião! Participe da enquete!

DATAPREV – Alteração na norma

de férias na Dataprev

Sindppd/RS e trabalhadores da Dataprev irão entrar com ação na Justiça do Trabalho contra as mudanças. Veja mais informações. Como já denunciamos em notas anteriores, o ACT por dois anos na Campanha Salarial de 2009, que foi imposto pela intransigência da direção da empresa e defendido pela Fenadados, trouxe suas consequências negativas para os trabalhadores da Dataprev (VEJA matéria).

Uma delas foi a alteração da Norma de Férias. O Sindppd/RS, para garantir o interesse dos trabalhadores, protocolou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS, antiga DRT) em 08/06/2010 (relembre aqui). Nossa denúncia junto ao MPT foi arquivada e a denúncia junto à SRTE/RS está em andamento naquela Superintendência.

No sentido de agilizar nossa demanda, o Sindppd/RS discutiu com a OLT-Dataprev/RS a necessidade de entrarmos com uma ação judicial contra a Dataprev, para que os direitos dos trabalhadores não sejam atacados mais uma vez. Nos próximos dias, divulgaremos o número do processo ajuizado na Justiça do Trabalho, para que os trabalhadores possam acompanhar diretamente o seu andamento.

Mantenham-se atentos e acompanhem as novidades em nossa página.?

(8)

SERPRO – Mais informações

sobre a promoção por mérito

Colegas têm procurado o sindicato para esclarecimentos sobre a promoção por mérito. Vamos repetir a nota divulgada em Maio e algumas observações.

O retorno das promoções por mérito para os colegas do RARH, que conquistamos após denúncia no Ministério Público do Trabalho, dependerá do processo de avaliação promovido pela empresa. Leia a ata da Reunião no MPT que está anexada na nota abaixo, em que consta os procedimentos que o Serpro se comprometeu a fazer. O prazo da empresa é 01 de Setembro.Em relação aos anos anteriores, desde 2003, em que não houve essas promoções por mérito – somente a promoção por antiguidade, o sindicato está recorrendo à Justiça para buscar reparar esse prejuízo.

SERPRO – Após pressão, empresa concederá promoção por mérito no RARH em 2010

Escrito por Raquel Casiraghi Sex, 14 de Maio de 2010 15:27

Sindppd/RS levou denúncia ao MPT (Ministério Público do Trabalho) de que a empresa não estava realizando as promoções por mérito aos trabalhadores do plano de carreira antigo (RARH).

No dia 10 de Maio, representantes do Sindppd/RS e do Serpro se reuniram na sede da PRT4 (Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região), em Porto Alegre, para tratar da não realização das promoções por mérito aos trabalhadores do plano de carreira RARH. Veja ata do MPT aqui. Outros sindicatos no país também haviam feito essa denúncia.

(9)

direção da empresa, em reunião no dia 04 de Maio, decidiu conceder a promoção neste ano (confira decisão do Serpro aqui). No entanto, ficariam pendentes as promoções do período anterior – desde 2003, quando a empresa passou a não conceder mais as promoções por mérito aos trabalhadores do RARH. Também não foi informado como ficará nos próximos anos.

A vitória conseguida pelo Sindppd/RS no MPT embora seja parcial, e os valores destinados sejam pequenos, já que a empresa irá pagar somente as promoções deste ano, deve ser comemorada pelos trabalhadores. Afinal, somente se conseguiu esta vitória pela pressão da categoria, que já havia denunciado a situação de irregularidade em Março à SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego).

O Sindppd/RS irá continuar pressionando e tomando as medidas judiciais cabíveis para que o Serpro conceda as promoções dos anos anteriores.

Entenda o caso

Como forma de desprestigiar os trabalhadores que ficaram no RARH, a direção do Serpro parou de conceder as promoções por mérito desde 2003. Com esta medida, a empresa descumpre as próprias normas internas e a lei, já que é direito do trabalhador receber estas promoções do RARH. Cabe somente ao trabalhador optar por qual plano de carreira quer ser enquadrado.

PROCERGS – Repercussão da

paralisação na imprensa

(10)

Veja nota publicada no jornal Correio do Povo desta quinta-teira (12) sobre a paralisação dos trabalhadores na Procergs. A mobilização também foi divulgada no jornal O Sul desta quinta. Veja aqui.

CORREIO DO POVO – 12/08

Servidores da Procergs paralisam

Cerca de 150 funcionários da Procergs paralisaram as atividades ontem, em Porto Alegre, em manifestação por aumento salarial. A categoria, cuja data-base é julho, reivindica 5% de aumento real sobre o salário, não incluídos no reajuste. A Procergs disse reconhecer a legitimidade da ação e informou que manterá espaço para negociação.

PORTAL BAGUETE – 12/08

Procergs: 150 param atividades

Colaboradores da Procergs estimados em 150 pelo Sindppd-RS paralisaram atividades por duas horas nesta quarta-feira, 11, sede da empresa, em Porto Alegre.

O ato faz parte da campanha salarial, que pede 5% de aumento real e reajustes no tíquete alimentação e no vale-rancho. Os funcionários também querem incluir o PPR no acordo coletivo e melhorias sociais, como a implementação da licença-maternidade de seis meses.

De acordo com o sindicato, a estatal de processamento de dados gaúcha não atendeu a nenhuma reivindicação ou apresentou contraproposta.

(11)

A Procergs afirma que nós últimos dois anos concedeu reajustes automáticos pelo índice do INPC, o último deles de 4,76%, além de 1,5% extras por produtividade. Ainda segundo a empresa, benefícios como licença maternidade de seis meses já são concedidos. Trabalham na Procergs 977 pessoas.

“Os salários da Procergs estão defasados e abaixo de muitas empresas públicas de TI do país. A empresa também está sendo sucateada. O quadro funcional da Procergs é o mesmo há 10 anos, o que limita a prestação de mais serviços à população”, argumentou Ormar Rosa, membro da Comissão de Trabalhadores da empresa.

Na próxima terça-feira, 17, os funcionários voltam a se reunir no pátio da empresa para avaliar a campanha salarial e planejar novas ações.

Dia Nacional de Luta da

Central Sindical e Popular

(CSP-Conlutas)

mobiliza

trabalhadores em todo o país

Mobilização em Belém (Pará).

(12)

jornada de lutas do 2º semestre. Panfletagens, debates, assembleias, protestos foram organizados em diversas cidades. Veja o que aconteceu no dia de lutas.

R i o d e J a n e i r o – S e r v i d o r e s e s t a d u a i s d a J u s t i ç a , trabalhadores comerciários de Nova Iguaçu, metroviários e trabalhadores da oposição à direção do Sindicato dos Bancários RJ realizaram panfletagens pela cidade reivindicando suas pautas especificas.

Os judiciários estaduais panfletaram em frente ao Palácio da Justiça cobrando do Governo Cabral (PMDB) a reposição das perdas no valor de 24% de reajuste. Os comerciários de Nova Iguaçu também fizeram panfletagem, como parte das atividades da campanha salarial e denunciaram a criminalização da pobreza.

Os bancários do Rio protestaram contra o assédio moral dentro dos bancos e fizeram o lançamento da campanha salarial. Os metroviários realizaram panfletagem em Copacabana exigindo a manutenção do vale-refeição, pois a empresa não efetuou o pagamento, além de exigirem a reestatização dos transportes públicos. Estes trabalhadores querem também fechar o Acordo Coletivo este que está congelado há três anos.

Petroleiros do Sindpetro-RJ realizaram mobilizações em várias unidades preparando a luta da campanha salarial. Trabalhadores do Correios realizaram neste dia assembléia, às 18h, para lutar por aumento do valor da Participação de Lucros e Resultados (PLR).

Professores da Associação Docentes Universidade Federal Fluminense (Aduff) e da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federação do Rio de Janeiro (Adufrj) realizaram aulas inaugurais com as bandeiras de luta votadas no CONCLAT e 1ª reunião da Coordenação Nacional da CSP-CONLUTAS.

São Paulo – Em São José dos Campos, uma grande assembleia foi realizada por cerca de quatro mil metalúrgicos da General

(13)

Motors, onde aprovaram a pauta da Campanha Salarial. O movimento popular fez uma passeata nas ruas da Zona Sul da cidade.

Os metalúrgicos da GM atrasaram a produção por 1h20, durante a assembleia, e reivindicam 17,45% de reajuste salarial, redução de jornada para 36 horas sem redução de salário, equiparação salarial, piso de acordo com Dieese, creche, licença-maternidade de 180 dias e direito à organização no local de trabalho. A categoria tem data-base em agosto e setembro.

Os moradores da Ocupação Pinheirinho realizaram uma passeata com cerca de 600 pessoas, com bandeiras em defesa do direito à moradia.

A Marcha organizada Movimento Urbano Sem Teto (MUST) e CSP-CONLUTAS, abordou o eixos da campanha contra a criminalização dos movimentos sociais e contra os despejos. Durante o trajeto foi distribuído um informe à população sobre a conquista da regulamentação do Pinheirinho.

Houve também a participação do Sindicato dos servidores de Jacareí, Sindicatos dos Correios de SjC, SindmetalSJC e Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas (Admap). São Paulo (capital) – Os paulistas que passavam apressados pela Praça da Sé (SP), nesta terça-feira (10) desaceleraram o passo para receber o panfleto que foi distribuido desde às 15h em frente ao metrô da Sé, com as bandeiras de luta que serão levantadas neste 2° semestre.

O tempo nublado e o frio da terra da garoa, foi pano de fundo para o ato que contou também com falações de integrantes da CSP-CONLUTAS, do Sindicato dos trabalhadores da USP (Sintusp), Municipais de Guarulhos, Oposição dos Correios entre outras entidades que alertavam aos passantes sobre os eixos da campanha.

(14)

movimentos sociais, na sede da Apeosp.

Goiânia (GO) – Em Goiás, o 10 de agosto foi marcado com uma paralisação de 24 horas dos trabalhadores da Companhia de Energia de Goiás (CELG). Cerca de 400 trabalhadores cruzaram os braços e foram às ruas e levantaram as bandeiras por aumento real de salários e contra a privatização da empresa. Uma passeata, que se dirigiu ao Palácio do Governo contou a participação de cerca de 800 pessoas. Uma comissão foi formada para negociar com as autoridades as reivindicações da categoria.

Belém (PA) – Paralisações de duas horas nas principais obras da construção civil da cidade. Essa foi a principal atividade na capital paraense, que contou com o apoio de vários ativistas do movimento sindical e também estudantes. Ao mesmo tempo, membros da oposição urbanitária realizaram uma panfletagem em frente à companhia de saneamento (ameaçada de privatização).

Às 9h aconteceu um ato na Praça do Operário (centro) que contou com a presença de integrantes do Movimento Terra e liberdade, ANEL e vários outros ativistas. Entre as principais bandeiras estiveram a defesa dos serviços públicos e direitos sociais denunciando o Projeto de Lei das Organizações Sociais Privadas (OSPs) enviado pelo prefeito de Belém que visa passar para a iniciativa privada vários serviços da prefeitura.

Natal (RN) – Trabalhadores do movimento sindical e popular de Natal não ficaram de fora deste dia Nacional de Luta. Estes setores realizaram um ato público, em frente à Câmara Municipal da cidade.

O Ato teve início às 9h com o grupo Preá com Melancia, que animou a manifestação com um forró apimentado de críticas às políticas do governo Lula e da prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV). Durante toda a manhã, representantes do movimento sindical, popular e estudantil protestaram diante da Câmara de

(15)

Vereadores.

A CSP-CONLUTAS RN particpa do plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra.

Na parte da tarde foram realizados atos específicos pelos sindicatos, oposições, estudantes e diversos movimentos populares. Os servidores federais participaram de uma assembleia geral, no SINTSEF/RN, para debater sobre as consequências da atual situação nacional e internacional, além de encaminhamentos políticos e financeiros específicos de diversos setores da categoria.

Os bancários realizaram atos públicos, às 15h, em frente ao B a n c o d o B r a s i l / C e n t r o , e à s 1 6 h , e m f r e n t e a o Bradesco/Alecrim. Às 18h a categoria participou de uma assembleia geral na sede do sindicato para discutir campanha salarial.

Campina Grande (PB) – Na Paraíba, tendo Campina Grande como o grande centro dos protestos, os servidores municipais, que estão em greve desde o dia 14 de junho, realizaram manifestações. Logo pela manhã centenas de trabalhadores e trabalhadoras da saúde, educação e limpeza pública participaram de uma assembléia e em seguida saíram em passeata pelas principais ruas da cidade. Após o ato ocuparam o prédio d a S e c r e t a r i a M u n i c i p a l d e F i n a n ç a s e , d i a n t e d a intransigência do prefeito, decidiram só se retirar do prédio depois de uma negociação.

Durante a passeata os trabalhadores ainda se solidarizaram com os oficiais de justiça estaduais em greve a mais de 40 dias que estavam realizando um ato na Praça da Bandeira, local central da cidade. Militantes do MST também da atividade.

Houve assembleia dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. Os trabalhadores dos Correios, na parte da noite, também realizaram assembleia e foi aprovado por ampla maioria o estado de greve na categoria e seu indicativo para

(16)

o próximo mês.

As bandeiras de luta da CSP-CONLUTAS: – Aumento real de salários,

– Redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais sem redução de salários,

– P e l a d e r r u b a d a d o v e t o d e L u l a a o f i m d o f a t o r previdenciário,

– Em defesa dos serviços públicos e direitos sociais da população,

– Não à criminalização e à violência policial contra os movimentos sociais,

– Pelo pleno direito de greve, – Por terra, trabalho e moradia.

* Retirado do site da CSP-CONLUTAS, com informações das regionais da nova central

PROCERGS – Mobilizar para ter

conquistas!

(17)

Trabalhadores enfrentaram ameaças da empresa e pararam por 2 horas na sede, em Porto Alegre. Próxima terça-feira (17) terá reunião sobre os próximos passos da campanha.

O Sindppd/RS e a CT Procergs (Comisssão de Trabalhadores) publicaram um apedido na página 9 do Correio do Povo de hoje denunciando a situação na empresa. Confira aqui.

Os trabalhadores da Procergs mostraram, na tarde desta quarta-feira (11), que não têm medo de cara feia e muito menos de ameaças da empresa. Com muita disposição, colegas da sede, do IPE e demais locais na Capital pararam por 2 h para pressionar a empresa a negociar.

Após três reuniões, a direção da Procergs não atendeu a nenhuma reivindicação da categoria. Nem sequer apresentou uma contraproposta. Ainda tentou esvaziar a mobilização desta quarta, enviando na parte da manhã um e-mail cheio de informações equivocadas aos trabalhadores. Colegas relataram que chefias passaram nas mesas, durante o expediente de trabalho, pedindo para que não aderissem à paralisação.

(18)

Adesivo usado na mobilização

Mesmo assim, os trabalhadores paralisaram porque não estão satisfeitos com os seus salários e nem benefícios. Até o momento a empresa somente reajustou o salário pelo INPC (4,76%), um acordo feito na campanha passada. A categoria reivindicou 5% de aumento real. Também não há proposta, da direção da Procergs, de aumento para o tíquete alimentação e o vale-rancho, que com o sistema de serem reajustados pelo INPC já desvalorizaram entre 20% e 30%.

Depois da mobilização, faixa foi colocada na entrada da Procergs

(19)

Além disso, os trabalhadores da Procergs não estão sozinhos, como faz pensar os representantes da empresa que participam das negociações. Outras empresas públicas também estão em campanha salarial. É o exemplo dos trabalhadores da Corsan, que têm data-base em Maio e não se contentaram com o reajuste salarial pelo INPC. Eles continuam na luta, porque querem e merecem mais!

Na próxima terça-feira (17), os trabalhadores voltam a se reunir no pátio da empresa para conversar sobre a mobilização desta quarta e planejar novas ações. Traga o teu colega! Participe! Somente com força e mobilização faremos a empresa negociar e teremos conquistas!

SERPRO – Serpro suspende

dissídio de greve no TST

O dissídio, que seria julgado na próxima segunda-feira (09) em Brasília, foi suspenso por 90 dias. Vitória da pressão e da mobilização dos trabalhadores.

Logo em seguida seguida da entrega do nosso abaixo-assinado, o Sindppd/RS tomou conhecimento de que o Serpro e a Fenadados (federação nacional dos sindicatos de TI) peticionaram nesta sexta-feira (06), ao ministro relator do dissídio da empresa no TST (Tribunal Superior do Trabalho), requerendo a suspensão do processo por um prazo de 90 dias (3 meses).

A retirada do dissídio de greve do TST, embora seja por um período de três meses, é uma vitória dos trabalhadores de todo o país, que se mobilizam e pressionam a empresa, há tempos, pela medida. Afinal, o Serpro continuar com a medida serviria apenas como punição da empresa aos seus trabalhadores, que

(20)

fizeram greve em 2009 valendo-se de seus direitos para reivindicar melhores salários e condições de trabalho.

Além disso, os dias parados durante a greve já foram recuperados; não há nenhum trabalho ou serviço do Serpro em atraso. Outras estatais em que seus trabalhadores também fizeram greve no ano passado (Banco do Brasil, Correios e empresas de energia elétrica) não descontaram os dias parados. Parabéns a todos e a todas nós, que não esmorecemos e continuamos lutando contra esta injustiça que seria cometida pela direção da empresa contra os seus funcionários.

No entanto, lembramos que a decisão de retirada do dissídio do TST não é permanente; vale por três meses. Por isso, teremos que continuar mobilizados e vigilantes em defesa de nossos direitos.

A c o m p a n h e a s i n f o r m a ç õ e s p e l o s i t e d o S i n d p p d / R S : www.sindppd-rs.org.br

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

O presente artigo discute o tema do Feminicídio, especificamente, na cidade de Campina Grande. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e do tipo

Dessa maneira, é possível perceber que, apesar de esses poetas não terem se engajado tanto quanto outros na difusão das propostas modernistas, não eram passadistas. A

Diretrizes para os Comitês Ad Hoc, Iniciativas para Novos Programas, Programas Pilotos e Lemas de Presidentes Internacionais ...G.. Diretrizes para Formar Alianças Cooperativas

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo