• Nenhum resultado encontrado

Rev. Saúde Pública vol.22 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Saúde Pública vol.22 número1"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Resumos de Livros/Book Reviews

Cancer prevention in developing countries, edited by M. Khogali et al. Oxford, Pergamon Press, 1986, 343 p.

Contém os textos preliminares do 2.° Sim-pósio de Prevenção do Câncer em Países em Desenvolvimento, promovido pela União In-ternacional de Combate ao Câncer (UICC) em 1986 no Kuwait.

Podemos dividi-lo em 5 partes principais: Morbidade e Mortalidade; Epidemiologia de Fatores de Risco; Diagnóstico Precoce; Con-trole e Prevenção.

Na parte de Morbidade e Mortalidade en-contramos alguns exaustivos estudos descriti-vos de alguns países da África, Ásia e Iugus-lávia. Na parte de Epidemiologia encontramos alguns estudos descritivos de algumas neopla-sias específicas e de prevalência de fatores de risco conhecidos entre os casos, e algumas boas revisões como: "Aspectos do câncer ocupacional em países em desenvolvimento" de L. Simonato, da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), e "A etiologia do câncer gástrico" de P. Correa, da Lousiana State University, Estados Unidos.

Na parte de controle, chamou-nos atenção o artigo da equipe do Instituto do Câncer de Beijing, na China intitulado: "Ensaio clínico de intervenção nutricional para câncer de esô-fago na Província de Linxian, China". Esta província tem coeficiente de mortalidade por câncer do esôfago dos mais altos do mundo. Neste trabalho identificaram uma coorte de hiperplasia epitelial que é considerado uma lesão pré-maligna deste tipo de câncer. A in-tervenção foi a suplementação alimentar com vitaminas e ervas locais que levou a uma re-dução significativa na incidência de câncer no esôfago.

Na parte de Prevenção, chamou-nos a aten-ção os artigos: "A prevenaten-ção do câncer pode ser implementado nos países em desenvolvi-mento, e em que nível?" de J. Stejernsward da OMS, e "Intervenção nutricional como me-dida de prevenção de câncer" de T. Hirayama do Instituto Nacional do Câncer do Japão, onde num estudo de coorte envolvendo 265.118 adultos seguidos durante 16 anos, demonstrou a importância da nutrição de ve-getais verde-amarelados na prevenção de di-versas neoplasias, em especial a de estômago, correlacionando com outros fatores de risco como fumo, bebidas alcoólicas e consumo de carne.

O que não compreendemos neste livro, é o porque da UICC promover uma Conferência

para países subdesenvolvidos em separado dos países desenvolvidos. Será que os técnicos dos países subdesenvolvidos não têm espaço nas discussões entre os técnicos de países desenvolvidos, e então monta-se uma Confe-rência especial para os subdesenvolvidos apre-sentarem seus trabalhos e os técnicos dos paí-ses desenvolvidos darem algumas aulas?

Davi Rumel

Departamento de Epidemiologia FSP/USP Gravidez na adolescência, por Carmen Bar-roso et al. Brasília, IPLAN/UNICEF/ Fundação Carlos Chagas, 1986. 135 p. (Série instrumentos para ação, 6). Discute-se a questão da Gravidez na Ado-lescência, com base na opinião de especia-listas e profissionais que trabalham na área da saúde, educação e promoção social. É apre-sentada uma análise crítica de alguns traba-lhos sobre o assunto, disponíveis na literatura. São abordados, em cinco capítulos, pontos importantes sobre o tema, desde a questão legal, educação, sexualidade, gravidez, risco gestacional, paternidade até o desamparo.

Cada um destes pontos, é trabalhado, ten-tando retratar as diversas opiniões dos espe-cialistas e profissionais entrevistados, em lin-guagem simples, abordando as diversas face-tas de cada um deles, porém não de modo profundo. Os autores têm o cuidado de sem-pre fazer crítica de cada ponto, dentro da realidade social brasileira.

O livro é agradável de se ler, muito útil, recomendado a quem trabalha ou se interessa pela área de saúde da mulher e do adoles-cente.

Ana Cristina D'Andretta Tanaka

Departamento de Saúde Materno-lnfantilFSP/USP

Protéines alimentaires: biochimie, propriétés fonctionneles, valleur nutritionnelle, modifications chimiques, by Jean-Clau-de Chefter, Jean-Louis Cuq et Denis Lorient. Paris, Lavoisier Tec & Doc, 1985. 309 p.

O livro aborda, dentro dos conhecimentos atuais, os aspectos bioquímicos, as proprie-dades funcionais, o valor nutricional das pro-teínas e as modificações químicas produzidas em sua estrutura pelos vários tratamentos tec-nológicos e de estocagem. Interessa a estudan-tes das diferenestudan-tes áreas ligadas à alimentação, como nutrição, engenharia de alimentos, bem como às indústrias de processamento de ali-mentos.

Rosa Nilda Mazzilli

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Figura A.164 – Custos de Exploração por metro cúbico de água faturada em função do número médio de trabalhadores para EG de gestão direta por grau de fiabilidade dos dados.

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

The aim of this section is to introduce conditioned invariance in the behavioral framework based on the definitions of behavioral invariance (cf Definition 3) and behavioral

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Sabendo que a institucionalização dos idosos não é a mais favorável e que os Lares de Idosos ainda continuam a ser conotados como campos “de concentração para

O estudo identificou que as legislações vigentes sobre gerenciamento de risco se relacionam, se complementam e harmonizam entre si, possibilitando a identificação