• Nenhum resultado encontrado

Análise de citação na revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Análise de citação na revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento :: Brapci ::"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

RESUMO

Estudo de análise de citação do periódico científico

eletrônico Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C) com vistas à identificar os periódicos científicos brasileiros da área da Ciência da Informação mais citados. O corpus documental da pesquisa compreendeu a produção veiculada pela PG&C no período de 2011 a 2017, abarcando 14 edições correntes. Assim, a pesquisa cobre os Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência totalizando 184 itens publicados. Trata-se de pesquisa documental, exploratória e descritiva, sob abordagem quantitativa. Identificaram-se 6.588 referências nos itens analisados, onde 304 referências são de 25 periódicos científicos da área da Ciência da Informação. Os resultados apontam que a revista Ciência da Informação desponta como a mais citada. Há, também, considerável incidência de citações aos periódicos Perspectivas em Gestão & Conhecimento e Perspectivas em Ciência da Informação.

Palavras-chave: Análise de citação. Bibliometria. Periódicos científicos. Ciência da Informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento.

ABSTRACT

Citation analysis in the scientific journal Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C). The corpus of the research included the production conveyed by PG&C in 2011 to 2017, including its 14 current issues, which includes review articles, research reports and Experience Reports that makes a total of 184 published items. The research is documental, exploratory and descriptive, in a quantitative approach. From the collected data, identified 6.588 references in the analyzed items, which 304 relate to 25 scientific journals in the area of Information Science. As a result, notes that the scientific journal Ciência da Informação, PG&C and Perspectivas em Ciência da Informação itself are the most cited.

Keywords: Citation analisys. Bibliometric. Scientific journals. Information Science. Perspectivas em Gestão & Conhecimento.

Luciana Ferreira da Costa

Doutora em História e Filosofia da Ciência, Especialidade em Museologia, pela Universidade de Évora.

Professora na Universidade Federal da Paraíba.

E-mail: lucianna.costa@yahoo.com.br

Alan Curcino Pedreira da Silva

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Professor na Universidade Federal de Alagoas.

E-mail: alancurcino@hotmail.com

Robéria de Lourdes Vasconcelos Andrade

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora na Universidade Federal de Alagoas.

E-mail: roberiabiblio@gmail.com

Emir José Suaiden

(2)

1 INTRODUÇÃO

Considerando a trajetória de surgimento, evolução e consolidação dos periódicos científicos como espaço de legitimação da institucionalização e avanço do conhecimento, empreendeu-se pesquisa acerca deste reconhecido e importante canal de comunicação científica, motivada pela seguinte questão: quais são os periódicos brasileiros da área da Ciência da Informação mais citados na revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C)?

A referida questão possibilitou demarcar o objetivo da pesquisa, o de apresentar análise de citação no periódico científico eletrônico PG&C, abarcando os itens veiculados nas 14 edições correntes do periódico no período de 2011 a 2017.

Para isto, dentre o rol de itens publicados pela PG&C, a pesquisa contemplou: Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência de modo a identificar quais os periódicos científicos da área da Ciência da Informação são mais citados pelos autores em suas publicações na PG&C.

A análise de citação, segundo Primo et al. 2008, p. 2 , é um recurso da bibliometria que estuda as relações entre o citante e o citado, mostrando em quais fontes

o autor se valeu para realizar seu estudo . Geralmente, a referência às fontes utilizadas é mencionada em uma lista de referências no final dos trabalhos, o que permite quantificar a sua frequência.

A incidência de citação está vinculada à suposição básica de que o total de citações recebidas por um título de periódico seja uma medida objetiva de seu valor, de sua

utilidade (FORESTI, 1990, p. 55). Isto, segundo Spinak (1998, p. 143) possibilita, dentre outras questões, identificar las revistas del núcleo de cada disciplina .

Com base no exposto, tem-se que a pesquisa em relato se insere na tendência dos estudos métricos de informação científica, os quais se dedicam a mapear a produção científica de determinada área de conhecimento com vistas a subsidiar dados que promovam reflexões sobre o modo como esta produção é construída.

(3)

2 O PERIÓDICO PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO (PG&C)

A PG&C é um periódico científico eletrônico de acesso aberto criado em 2010, com então periodicidade semestral que se manteve até 2017 (conforme Editorial da última edição lançada em dezembro de 2017, a PG&C assumiu, a partir de 2018, periodicidade quadrimestral). O periódico se encontra alocado no Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB1, apresentando a seguinte interface:

Figura 1 Interface da PG&C

Fonte: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc

A PG&C se dedica às temáticas Gestão e Conhecimento sob abordagens que priorizem os diálogos disciplinares (inter/pluri/multi/trans) e que se configurem como contribuições para a construção e o desenvolvimento de novos conhecimentos (PG&C, 2013a).

Para isso, a PG&C publica editoriais, apresentações de seções ou de números, cartas aos leitores, artigos de revisão, relatos de pesquisa, relatos de experiência, memórias de eventos científico-profissionais, pontos de vista/comentários, entrevistas,

(4)

resenhas e expedientes (COSTA et al., 2014; COSTA; SILVA, 2015), sendo estes itens publicados sob Licença do Creative Commons (CC)2 3.0 Brasil do tipo BY-NC-DC3

O corpo editorial, característica extrínseca de um periódico, conta com 33 membros. Deste total, seis membros formam o Comitê Editorial (sendo cinco membros da UFPB e um membro da UnB) e os demais, 27 membros, pertencentes ao Conselho Consultivo são oriundos de instituições brasileiras (total de 20 membros) e internacionais (total de sete membros).

Consoante a necessidade e a importância de que um periódico esteja indexado, a PG&C se encontra registrada/indexada em diversos recursos informacionais como bases de dados, diretórios de revistas, bibliotecas digitais, buscador acadêmico, catálogo, plataforma, portais tanto nacionais como internacionais da área da Ciência da Informação, da área da Administração, dentre outras. Segundo Baggio, Costa e Blattmann (2016, p. 35), que em seu estudo conceituam os recursos informacionais, apresentando tipos e exemplos, estes instrumentos funcionam como mecanismos contentores de informação que levam às fontes de informação (repositórios, catálogos, bibliografias, portais e

diretórios, entre outros . No Quadro 1 é possível visualizar em que recursos informacionais a PG&C está registrada/indexada:

Quadro 1 Recursos informacionais em que a PG&C está indexada

Identificação Descrição Base

de dados

Biblioteca

Digital acadêmico Buscador Catálogo Diretório de revistas

Plataform

a Portal

LATINDEX Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

X

DOAJ Directory of Open Acess Journal, Developed by Lund University Library

X

DRJI Directory of Research Journals Indexing, from Solapur - Maharashtra, India

X

LISA Library and Information Science Abstracts, developed by ProQuest Periodicals

X

Dialnet Portal bibliográfico de acceso libre y gratuito, mantenido por la Fundación

X X

2 Instituição sem fins lucrativos criada para promover de forma flexibilizada a utilização de obras protegidas por direitos autorais.

(5)

Dialnet y la Universidad de La Rioja

CAPES Portal de Periódicos da Coordenação de

Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Ministério da Educação do Brasi

X

NewJour Electronic Journals & Newsletter, developed by Georgetown University Library

X

SFX Knowledge Base

developed by Ex Libris Group Ltd

X

TULIPS developed by University of Tsukuba Library (筑波大学

附属図書館の)

X

CCUC Catàleg Col·lectiu de les Universitats de Catalunya

X

CB-UdG Catàleg de la Biblioteca de la Universitat de Girona

X

UNIVERSIA. NET

Biblioteca Universia de Recursos de Aprendizaje, mantenido con el mecenazgo del Grupo Santander

X

Sumarios.or g

Sumários de Revistas Brasileiras, sob responsabilidade da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto

X

SEER Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil

X

DIADORIM Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil

X

LivRe Portal para Periódicos de Livre Acesso na Internet, sob responsabilidade da

Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil

X

UFPB Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da

(6)

Universidade Federal da Paraíba

Portal Spell Scientific Periodicals Electronic Library, desenvolvido pela

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em

Administração e pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais

X

Base PERI Periódicos Indexados pela Biblioteca Professora Etelvina Lima da Universidade Federal de Minas Gerais

X

BRAPCI Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação da Universidade Federal do Paraná

X

InfoBCI Divulgando informações, compartilhando

conhecimentos (plataforma wordpress.com)

X

INFOBILA Información Bibliotecológica Latinoamericana

X

Google Acadêmico

Sistema do Google que oferece ferramentas específicas para busca e recuperação de literatura acadêmica

X

Fonte: Autoria própria com base em informações da homepage da PG&C na Seção Index

De acordo com o Editorial da edição corrente de 2016 que informa o ingresso na INFOBILA, há a informação de busca constante de inclusão da PG&C em novos indexadores.

A PG&C se encontra listada no Google My Citation com Índice h. O Índice h corresponde a indicador para quantificação e mensuração do impacto da produtividade. No caso do periódico em questão, seu Índice h5 é igual a sete e a Mediana h5 é igual a 11. O Índice h5 é o indexador h dos artigos publicados nos últimos cinco anos. Refere-se, portanto, ao maior número h de uma publicação, em que h artigos publicados de 2011 a 2015 tenham sido citados no mínimo h vezes cada. Já a Mediana h5 de uma publicação consiste na média de citações para os artigos que compõem seu índice h5.

(7)

Informação e Ciências Afins que acontece a cada edição do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB) sobre a importância das mídias sociais para a presença digital dos periódicos no universo da Internet, é que em abril de 2016, a PG&C ingressou em uma mídia social na Internet.

Assim, com vistas à sua presença digital na rede e também para a realização de ações de marketing digital, como veiculação de notícias sobre a própria revista, lançamento de edições, eventos e, sobretudo, como forma de estabelecer contato mais interativo com seus leitores, autores, avaliadores, a PG&C optou por ingressar no microblog Twitter4, ondejá conta com seguidores do Brasil e do exterior.

É importante esclarecer que a PG&C, mesmo com periodicidade semestral (que vigorou até 2017), possui, até o momento de realização desta pesquisa, 21 edições publicadas. A explicação para isto é porque além das duas edições correntes, dentro da então periodicidade semestral, o periódico publicou um número especial por ano.

Os números especiais contemplam temas de interesse contemporâneo definidos pelo Comitê Editorial do periódico (COSTA et al., 2014; COSTA; SILVA, 2015). Contudo, de acordo com a política do periódico, pode haver sugestões de temas para o número especial, além de parcerias firmadas com associações científicas, a exemplo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC)5 e com a ANCIB, especificamente, com o Grupo de Trabalho (GT) 4 do ENANCIB.

O panorama das edições da PG&C, números correntes e especiais, são descritos na Tabela 1, seguida do total de itens publicados por edição:

Tabela 1 Descrição das edições da PG&C

ANO DESCRIÇÃO TOTAL DE ITENS

PUBLICADOS

2011 Volume 1, número 1, jan./jun. 2011 13

Número Especial Perspectivas em Arquitetura da Informação

15

Volume 1, número 2, jul./dez. 2011 18

2012

Volume 2, número 1, jan./jun. 2012 13

Número Especial Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito da Ciência da Informação

13

Volume 2, número 2, jul./dez. 2012 13

Volume 3, número 1, jan./jun. 2013 13

4 <https://twitter.com/revistapgecufpb>.

(8)

2013 Número Especial – Psicologia, Gestão e Conhecimento 14

Volume 3, número 2, jul./dez. 2013 19

2014

Volume 4, número 1, jan./jun. 2014 14

Número Especial Redes, Gestão e Conhecimento 14

Volume 4, número 2, jul./dez. 2014 12

2015

Volume 5, número 1, jan./jun. 2015 12

Número Especial Bibliometria, Gestão & Conhecimento 09

Volume 5, número 2, jul./dez. 2015 14

2016

Número Especial Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento

21

Volume 6, número 1, jan./jun. 2016 15

Volume 6, número 2, jul./dez. 2016 13

2017

Número Especial Gestão e Conhecimento, Eficiência e Inovação

12

Volume 7, número 1, jan./jun. 2017 12

Volume 7, número 2, jul./dez. 2017 11

Total 290

Fonte: Autoria própria com base em informações da homepage da PG&C

Os dados compilados na Tabela 1 demonstram que ao longo destes anos a PG&C já veiculou 290 itens desde a sua criação em 2010 até 2017. Demonstram, ainda, o retrato do cumprimento à sua periodicidade de forma rigorosa.

A propósito, a periodicidade é um dos critérios de classificação do Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da produção intelectual de docentes e discentes.

O Qualis é considerado um dos instrumentos fundamentais para a avaliação do

quesito produção intelectual, agregando o aspecto quantitativo ao qualitativo BARATA,

(9)

Especificamente quanto à classificação da PG&C na então Ciências Sociais Aplicadas I (CSA I), atual área Comunicação e Informação6, quando de sua primeira avaliação referente ao triênio 2010-2012 divulgada em fevereiro de 2013, foi avaliada com Qualis B1, resultado que se manteve nas avaliações do periódico na referida área nos triênios seguintes. As classificações dos periódicos científicos podem ser consultadas na Plataforma Sucupira7.

No caso em particular da PG&C, o panorama atual de classificação no Qualis Periódicos Quadriênio 2013- 2016 é apresentado no Quadro 2:

Quadro 2: Classificação da PG&C no Qualis Periódicos

ESTRATO ÁREA

B1 Comunicação e Informação

B2

Ensino

Ciências Ambientais

B3

Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo

Ciência Política e Relações Internacionais Direito

B4 Arquitetura e Urbanismo

B5

Biotecnologia Ciências Agrárias I Letras/Linguística Materiais

Medicina Veterinária C Ciência da Computação Fonte: Plataforma Sucupira (2017)

3 METODOLOGIA

Apresenta análise de citação na PG&C, compreendendo os itens publicados no período de 2011 a 2017. Foram considerados, para tanto, 14 números da edição corrente do periódico, com estrita atenção para os Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência.

6 Portaria nº 234 CAPES de 15 de dezembro de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 16 de dezembro de 2016.

(10)

A pesquisa em relato, classificada como estudo bibliométrico com foco na análise de citação, se caracteriza como documental, exploratória e descritiva, apoiada em abordagem quantitativa.

Assim, para a realização desta pesquisa, que se deu no período de julho a dezembro de 2017, foram objeto de análise de citação 57 Artigos de Revisão, 119 Relatos de Pesquisa e oito Relatos de Experiência constantes das edições correntes da revista, os quais somam 184 itens8, conforme descrito detalhadamente na Tabela 2:

Tabela 2 Descrição das edições da PG&C

ANO DESCRIÇÃO AR RP RE TOTAL

2011 Volume 1, número 1, jan./jun. 2011 05 06 02 13 Volume 1, número 2, jul./dez. 2011 08 08 - 16 2012 Volume 2, número 1, jan./jun. 2012 06 06 01 13 Volume 2, número 1, jul./dez. 2012 06 05 - 11 2013 Volume 3, número 1, jan./jun. 2013 05 06 01 12 Volume 3, número 2, jul./dez. 2013 05 13 - 18 2014 Volume 4, número 1, jan./jun. 2014 04 10 - 14 Volume 4, número 2, jul./dez. 2014 03 08 01 12 2015 Volume 5, número 1, jan./jun. 2015 04 08 - 12 Volume 5, número 2, jul./dez. 2015 05 08 01 14 2016 Volume 6, número 1, jan./jun. 2016 03 12 - 15 Volume 6, número 2, jul./dez. 2016 02 10 - 12 2017 Volume 7, número 1, jan./jun. 2017 01 11 12 Volume 7, número 2, jul./dez. 2017 - 08 02 10

Total 57 119 08 184

Fonte: Autoria própria com base em informações da homepage da PG&C

Nota: AR = Artigo de revisão; RP = Relatos de pesquisa; RE = Relatos de experiência

Para a organização dos dados, procedeu-se acesso à homepage da PG&C para recuperação dos itens publicados, em formato PDF, disponíveis na Seção Anteriores que lista as edições já publicadas.

Em seguida, de posse dos documentos, procedeu-se contagem manual do total de referências e, posterior, contagem e registro dos periódicos científicos brasileiros da área

(11)

da Ciência da Informação, seguida da incidência de citação em planilha Excel, elaborada para esta finalidade.

4 RESULTADOS E INTERPRETAÇÃO

A presente seção constitui-se da materialização do objetivo determinado para esta pesquisa em relato. Procedeu-se, portanto, a análise do conjunto de 184 itens veiculados na PG&C entre Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência que compõem os 14 números da edição corrente da PG&C no período de 2011 a 2017 para identificar os periódicos científicos da área da Ciência da Informação mais citados pelos autores em suas publicações.

Por meio dos dados coletados, chegou-se ao total de 6.588 referências. Foram identificados nas referências 25 periódicos científicos nacionais da área da Ciência da Informação com incidência total de 304 citações. Na Tabela 3 apresenta-se a cronologia de incidência de citação nas edições da PG&C aos periódicos identificados:

Tabela 3 Cronologia da incidência de citação aos periódicos nas edições da PG&C 2011-2017

PERIÓDICOS INCIDÊNCIA DE CITAÇÃO NAS EDIÇÕES DA PG&C POR

ANO

2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 Total

Ciência da Informação 20 8 7 10 2 16 6 69

Perspectivas em Gestão & Conhecimento

- 2 3 2 7 16 18 48

Perspectivas em Ciência da Informação

11 3 4 4 1 12 6 41

DataGramaZero 6 2 2 4 2 3 4 23

Informação & Sociedade: Estudos 1 2 1 2 - 12 4 22

Informação & Informação 2 3 1 4 1 4 3 18

Transinformação 5 2 1 3 3 2 16

Encontros Bibli 4 1 - - 1 7 1 14

Em Questão - - - 4 2 06

Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação

- - - 1 - 4 - 05

RBBD Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

2 - - 1 - 1 1 05

Arquivística.net 3 - 2 - - - - 05

Liinc em Revista - - - 1 - 3 - 04

InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação

- - - 4 - 04

(12)

Brazilian Journal of Information Science

- - - 3 - 03

PontodeAcesso 2 - - - - 1 - 03

Revista de Biblioteconomia de Brasília (RBB)

1 - - 1 - 1 - 03

Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia

- - - 1 - 1 - 02

Revista da Faculdade de

Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS

- - - 2 - 02

Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

- 1 - - - 1 - 02

Acervo Revista do Arquivo Nacional

- - 2 - - - - 02

RBPG - Revista Brasileira de Pós-Graduação

- - - 1 01

BIBLOS: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da

Informação

- - 1 - - - - 01

Biblionline - - - 1 - 01

Total 304

Fonte: Dados da pesquisa, 2017

De acordo com os dados obtidos, observou-se que três periódicos figuram como mais citados nos itens veiculados pela PG&C: em primeiro lugar a Ciência da Informação que recebeu 69 citações, em segundo a própria PG&C com 48 citações, seguida de peto pela Perspectivas em Ciência da Informação, em terceiro lugar, com 41 citações. Dentre os 25 periódicos identificados, destacam-se, também, os periódicos DataGramazero e Informação & Sociedade: Estudos.

Sobre a incidência de citação à revista Ciência da Informação, acredita-se que isto pode ser explicado por ser este um dos periódicos mais antigos da área da Ciência da Informação no Brasil. Certamente, seu longo percurso de anos, dentre outros fatores (como autoridade de sua instituição de vínculo, etc.), confere-lhe credibilidade por parte dos pesquisadores da área da Ciência da Informação. O resultado aqui apresentado é indicativo da sua tradição, visibilidade e do seu reconhecimento na área. A revista Ciência da Informação também figurou com destaque em estudos semelhantes, a exemplo dos estudos de Ohira e Prado (2002), Ohira, Prado e Schmidt (2004), Vilan Filho, Veloso Arruda e Perruchi (2012).

(13)

numa linha cronológica crescente desde 2015. Levantou-se mais detalhadamente sobre o número alcançado pela PG&C, que das 48 citações, apenas uma foi autocitação. O resultado acerca da PG&C pode levar a conclusão de que o periódico figura com destaque para veicular a produção científica da área da Ciência da Informação, algo já afirmado pelo estudo de. Kroeff et al. (2015) que analisou as citações dos artigos com enfoque temático sobre Gestão da Informação. Para além disso, o periódico tem suscitado outras pesquisas, especialmente, no contexto das métricas de informação, os quais são encabeçados por autores da área da Ciência da Informação (COSTA; SILVA, 2014; COSTA et al., 2015; COSTA et al., 2016).

Ainda de modo a otimizar a visualização dos dados e trazer mais detalhes sobre os periódicos, elaborou-se a Tabela 4 que lista os mesmos com informações sobre o ISSN, ano de criação, instituição de vínculo do periódico, classificação no Qualis Periódicos Quadriênio 2013-2016 na área Comunicação e Informação e, por fim, a incidência de citação novamente:

Tabela 4 Periódicos científicos brasileiros da área da Ciência da Informação citados

DESCRIÇÃO ISSN ANO INSTITUIÇÃO QUALIS9 INCIDÊNCIA

DE CITAÇÃO Ciência da Informação

1518-8353

1972 Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

(IBICT)

B1 69

Perspectivas em Gestão & Conhecimento

2236-417X

2010 Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

B1 48

Perspectivas em Ciência da Informação

1981-5344

1996 Universidade Federal de Minas Gerais

(UFMG)

A1 41

DataGramaZero10 1977 - B3 23

Informação & Sociedade: Estudos

1809-4783

1991 UFPB A1 22

Informação & Informação 1981-8920

1996 Universidade Estadual de Londrina

(UEL)

A2 18

Transinformação

2318-0889

1989 Pontifícia Universidade Católica

de Campinas (PUC/CAMPINAS)

A1 16

9 Menção do Qualis dá-se apenas a título de informação, sem qualquer relação com a frequência de citação dos periódicos.

(14)

Encontros Bibli 1518-2924

1996 Universidade Federal de Santa Catarina

(UFSC)

A2 14

Em Questão

1808-5245

2003 Universidade Federal do Rio Grande do Sul

(UFRGS)

A2 06

Revista Digital de

Biblioteconomia e Ciência da Informação

1678-765X

2003 Universidade Estadual de

Campinas (UNICAMP)

B1 05

RBBD Revista Brasileira de Biblioteconomia e

Documentação

1980-6949

1973 Federação Brasileira de Associação de

Bibliotecários, Cientistas da Informação e Documentação

(FEBAB)

B1 05

Arquivística.net

1808-4826

2010 - 05

Revista ACB

1414-0594

1996 Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB)

B2 04

Liinc em Revista

1808-3536

2005 IBICT B1 04

InCID: Revista de Ciência da Informação e

Documentação

2178-2075

2010 Universidade de São Paulo (USP)

B1 04

Brazilian Journal of Information Science

1981-1640

2006 Universidade Estadual Júlio de

Mesquita Filho (UNESP)

B1 03

PontodeAcesso

1981-6766

2007 Universidade Federal da Bahia (UFBA)

B1 03

Revista de Biblioteconomia de Brasília 0100-7157 Universidade de Brasília (UnB) 03

Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia

1981-0695

2005 UFPB B1 02

Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS11

- 1986 UFRGS - 02

Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

1983-5116

2008 Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência

da Informação (ANCIB)

B1 02

Acervo Revista do Arquivo Nacional

2237-8723

1986 Arquivo Nacional 02

RBPG - Revista Brasileira de Pós-Graduação

1806-8405

2004 Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

B3 01

BIBLOS: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação

0102-4348

1985 Universidade Federal do Rio Grande

(FURG)

01

(15)

Biblionline 1809-4775

2005 Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

B5 01

Total 304

Fonte: Dados da pesquisa, 2017

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por considerar que pesquisas voltadas a mensurar a citação aos mais diversos canais de comunicação científica, sobretudo, periódicos, otimiza o cenário editorial, bem como pode subsidiar sistemas de avaliação e de impacto de periódicos, a pesquisa realizada objetivou apresentar análise de citação no periódico científico PG&C.

Para tanto, identificou os periódicos científicos da área da Ciência da Informação mais citados pelos autores em suas publicações na PG&C. O estudo compreendeu Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência publicados nas edições correntes do periódico, total de 14 edições, no período de 2011 a 2017.

Nos 184 itens que formaram o corpus documental de análise, já referido, foram, portanto, levantadas 6.588 referências de onde identificaram-se 25 periódicos científicos da área da Ciência da Informação, os quais alcançaram total de 304 citações.

Constatou-se, com o resultado obtido, que o periódico Ciência da Informação é o mais citado nos Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência da PG&C, com 69 citações, seguido de citação à PG&C e à Perspectivas em Ciência da Informação.

Outros tradicionais periódicos reconhecidos e bem qualificados da área da Ciência da Informação também apresentam considerada incidência de citação como DataGramazero, Informação & Sociedade: Estudos, Informação & Informação e TransInformação.

Considera-se que a PG&C, mesmo sendo ainda um periódico jovem em detrimento aos demais citados, já alcançou papel de destaque no âmbito da comunicação científica, pois figura com citação nos itens publicados. Pode-se, assim, considerar a PG&C um periódico influente e reconhecidamente canal/fonte referencial para o pensamento comunicacional da área da Ciência da Informação e áreas afins.

(16)

alargar a pesquisa de natureza métrica na PG&C de modo à proceder análise temática dos artigos veiculados pelo periódico, identificar os autores mais citados e as redes de colaboração entre os autores.

Apoiando-se na perspectiva de Velho (2001) de que o entendimento do quadro aqui exposto só se refina e adquire maior sentido em análises comparativas no tempo ou com outro(s) contexto(s), sugere-se que futuras pesquisas investiguem se os resultados aqui alcançados permanecem com o passar do tempo e também se ocorrem da mesma forma em outras áreas do conhecimento.

Assinala-se a pretensão de alargamento da pesquisa de natureza métrica na PG&C de modo à proceder análise temática dos artigos veiculados pelo periódico, identificar os autores mais citados e as redes de colaboração entre os autores.

REFERÊNCIAS

BAGGIO, Claudia Carmem; COSTA, Heloisa; Blattmann, Ursula. Seleção de tipos de fontes de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. 2, p. 32-47, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26798/16520>. Acesso em: 28 dez. 2016.

BARATA, Rita de Cássia Barradas. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. RBPG, Brasília, v. 13, n. 30, p. 13-40, jan./abr. 2016. Disponível em:

<http://www.capes.gov.br/images/Artigo_dez_coisas_sobre_o_qualis.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira>. Acesso em 28 dez. 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Periódicos Qualis. Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/list aConsultaGeralPeriodicos.jsf>. Acesso em: 28 dez. 2016.

COSTA, L. F. et al. Perspectivas em Gestão & Conhecimento: análise da produção veiculada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais…. Belo Horizonte, 2014. p. 2054-2067. Disponível em:

<http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt4>. Acesso em: 20 fev. 2016. COSTA, L. F.; SILVA, A. C. P. Bibliometric analysis of the scientific journal Perspectivas em Gestão & Conhecimento. In: Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia - CONTECSI, 12., 2015, São Paulo. Anais… São Paulo: TECSI EAC FEA USP. p. 3054-3066. Disponível em:

(17)

COSTA, L. F.; GOMES, J. O. Boas notícias da PG&C: o ingresso em mais um indexador e a adoção de mídia social para presença digital. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em:

<http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/29073/15469>. Acesso em: 15 jun. 2016.

COSTA, L. F. et al. Análise de citação na revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2016, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB, 2016.

FORESTI, N. A. B. Contribuição das revistas brasileiras de Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto fonte de referência para a pesquisa. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 53-71, 1990. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/375/375>. Acesso em: 10 dez. 2015.

KROEFF, M. et al. Análise de citação nos artigos publicados em periódicos da área da Ciência da Informação que versam sobre gestão da informação. RBBD, v. 11, n. 1, p. 41-65, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/301/397>.

OHIRA, Maria Lourdes B.; PRADO, Noêmia Schoffen. Bibliotecas virtuais e digitais: análise de artigos de periódicos brasileiros (1995/2000). Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n.1, p. 61-74, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a07v31n1>. Acesso em: 14 jun. 2012.

OHIRA, Maria Lourdes B.; PRADO, Noêmia Schoffen; SCHMIDT, Luciana. Profissional da informação no limiar do século XXI: enfoque nos periódicos brasileiros em biblioteconomia e ciência da informação (1995/2002). Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 9, n.17, p. 34-58, 2004. Disponível em:

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9n17p34/5269>.. Acesso em: 14 jun. 2012.

PRIMO, A. et al. Análise de citações dos trabalhos da Compós 2008. Revista E-Compós, Brasília, v.11, n. 3, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/328/311>. Acesso em: 10 mar. 2016.

SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/spinak.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2016. VELHO, L. M. L. S. Estratégias para um sistema de indicadores de C&T no Brasil. Parcerias Estratégicas, n. 13, dez., p. 109-121, 2001. Disponível em:

<http://www.cgee.org.br/arquivos/pe_13.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2016.

VILAN FILHO, Jayme Leiro; VELOSO ARRUDA, Raíza; PERUCCHI, Valmira. Análise das citações aos periódicos científicos brasileiros das áreas de Informação. Em Questão, v. 18, n. 3, p. 115-127, set./dez., 2012. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/4656/465645976008.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2016.

Imagem

Figura 1  –  Interface da PG&amp;C
Tabela 1  –  Descrição das edições da PG&amp;C
Tabela 2  –  Descrição das edições da PG&amp;C
Tabela 3  –  Cronologia da incidência de citação aos periódicos nas edições da PG&amp;C  –  2011-2017  PERIÓDICOS  INCIDÊNCIA DE CITAÇÃO NAS EDIÇÕES DA PG&amp;C POR
+2

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

VII.2 - Na impossibilidade de se constituir CEP, a instituição ou o pesquisador responsável deverá submeter o projeto à apreciação do CEP de outra instituição,

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –

procedimentos para o uso científico de animais, e dá outras providências. 1 o As atividades e projetos que envolvam a criação e utilização de animais de laboratório