• Nenhum resultado encontrado

O Poder de Ouvir para Aprender, O Poder de Aprender a Ouvir

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O Poder de Ouvir para Aprender, O Poder de Aprender a Ouvir"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O Poder de Ouvir para Aprender, O Poder de Aprender a Ouvir

Uma Palestra de Swami Ishwarananda

Transmissão em Áudio ao Vivo do Ashram Shree Muktananda Boas Vindas e Apresentação

Namaste! Bem-vindos.

Saudações a vocês onde quer que estejam no mundo, se estivem ouvindo de um centro de meditação ou de um grupo de canto e meditação, um ashram, ou de suas casas. Bem-vindos à Sala Universal.

O título desse evento é:

O Poder de Ouvir para Aprender, O Poder de Aprender a Ouvir

Esse é um tema de grande importância para aqueles que buscam receber ensinamentos de um mestre espiritual, porque é através do ato de ouvir que recebemos a sabedoria do mestre.

Eu vou falar sobre a importância e poder dos ensinamentos de Gurumayi Chidvilasanda.

Eu também darei a vocês formas específicas para fortalecer sua capacidade de ouvir quando você recebe ensinamentos de Gurumayi em um evento ensino e aprendizado de Yoga Siddha.

No caminho de Siddha Yoga, como na cultura indiana, quando você recebe prasad, alimento abençoado ou um presente do Guru, é costume, aceitá-lo com as duas mãos juntas em concha. Fazemos isso por respeito e, a fim de

(2)

recebê-lo completamente, sem deixar cair ou derramar nem um pouquinho.

Quando recebemos os ensinamentos de Gurumayi, no satsang Doce

Surpresa, ou qualquer outro evento de ensino aprendizado de Siddha Yoga, queremos tratá-los com o mesmo cuidado e reverência porque eles são transformadores.

O Kularnava Tantra, um texto shivaíta de filosofia e yoga, exalta os ensinamentos de um Mestre plenamente realizado. Ele diz:

Assim como uma refeição dá profunda satisfação para quem está com fome, o ensinamento do Guru dá origem ao verdadeiro conhecimento em um estudante.

- Kularnava Tantra, v.103 Que escolha significativa da linguagem, e quão evocativa: as palavras do Guru dão origem ao conhecimento, assim como o alimento dá

contentamento à fome.

Que tipo de conhecimento esse verso fala?

O termo sânscrito para conhecimento usado neste verso é “jñana”. Jñana não se refere ao conhecimento técnico ou acadêmico, mas ao conhecimento espiritual.

Esse é o conhecimento da Verdade mais elevada. É o entendimento e experiência do Ser supremo, a divina luz da Consciência dentro de cada um de nós mesmos e de tudo que existe.

Esse é o conhecimento transmitido pelas palavras do Guru.

Esse é o conhecimento pelo qual todos nós estamos famintos e ansiamos.

Esse anseio se expressa em perguntas como:

(3)

Quem sou eu?

Por que estou aqui?

Qual o propósito da minha vida?

Existe uma verdade mais elevada a ser conhecida?

Você já fez essas perguntas para você mesmo?

Mesmo que você não tenha colocado essas perguntas em palavras, você provavelmente deve ter sentido, em algum momento, um anseio ou fome por algo maior.

Quando você encontra o Guru e recebe os seus ensinamentos cheios de graça, esse desejo é amenizado. Por que isso?

Porque o Guru é aquele que está estabelecido na consciência constante do Ser e suas palavras carregam o poder dessa consciência.

Gurumayi nos ensina sobre a Verdade e quando a escutamos atentamente, o poder de suas palavras dá origem a experiência dessa Verdade dentro de nós.

Uma Siddha Yogue compartilhou comigo que um dia depois de ter recebido a Mensagem de Gurumayi no satsang Doce Surpresa, ela ficou cheia de gratidão. Ela disse:

“Senti que havia recebido um banho sagrado e que estava

transformada a partir de dentro. Eu reconheci algo dentro de mim que antes eu não era consciente.”

Para explorar o que estava acontecendo dentro dela como resultado de ouvir os ensinamentos de Gurumayi, ela sentou-se para meditar. Esta é a forma como ela descreveu sua experiência. Ela disse:

“Quando fechei meus olhos e interiormente reverenciei Gurumayi, fui atraída para o meu coração. Encontrei-o repleto de uma cintilante

(4)

luz azul. Cada partícula estava reverberando ao som de AUM e embora houvesse tantos tons diferentes, como havia partículas, estavam todos em total harmonia umas com os outras—como um bonito tecido. Surpreendentemente, as partículas estavam vivas, cintilando com a Consciência.”

A partir dessa experiência, essa Siddha Yogue entendeu que as palavras de Gurumayi tiveram o poder revelar a experiência da suprema Consciência que habita dentro de cada um de nós.

Como diz a Kularnava Tantra,

“Os ensinamentos do Guru dão origem ao verdadeiro conhecimento.”

Os ensinamentos do Guru se aplicam a todas as facetas de nossas vidas.

Quando ouvimos cuidadosamente os ensinamentos do Guru, aprendemos como colocar esses ensinamentos em ação.

Aprendemos como desenvolver as práticas espirituais.

Aprendemos como desenvolver virtudes divinas, como compaixão, bondade e coragem – assim podemos manifestar essas qualidades do Ser em nossa vida diária e na interação com outros.

Aprendemos a tratar os outros com amor e respeito, acolhendo o Ser em todos.

Exemplos dos Benefícios da Aplicação das Palavras do Guru

Em outras palavras, quando praticamos os ensinamentos do Guru, eles não somente trazem harmonia em nossas vidas, eles refinam nossa percepção, nossos sentimentos e nosso intelecto.

(5)

Desse modo, com tempo, reforçamos nossa capacidade de reconhecer e manter a experiência do Ser no meio das atividades diárias.

Esse é o poder de ouvir para aprender os ensinamentos do Guru.

Uma Siddha Yogue recentemente compartilhou comigo sua experiência.

Ela contou que vem praticando os ensinamentos de Gurumayi sobre AUM, desde que Gurumayi deu o AUM como a mensagem para o ano de 2009.

AUM é o som ou vibração primordial que cria e permeia todo o cosmo.

Ela dedicou um período de tempo a cada manhã cantando AUM e contemplando seu significado, como Gurumayi ensinou.

Um dia ela visitou uma grande cidade próxima de sua casa para alguns negócios e compromissos. Aconteceu de ser um dia muito chuvoso e

quando ela chegou, a chuva, o barulho e o tráfego começaram a deprimir o seu humor. Quando notou isso, ela percebeu que precisava mudar sua perspectiva. Então, começou a repetir AUM silenciosamente enquanto caminhava.

Ouça suas palavras descrevendo a experiência. Ela disse:

“Enquanto eu repetia AUM meu corpo inteiro começou a se abrir e me tornei firme e presente.

Eu olhei em volta e comecei a ver as pessoas e as coisas com uma sensação de tranquilidade. Comecei a perceber os sons da cidade e da chuva como manifestações da vibração primordial.

Quando me acomodei neste espaço de abertura e calma interior, a mais maravilhosa coisa aconteceu. A compaixão floresceu

completamente em meu coração. Pelo resto do dia, enquanto ia para as minhas incumbências na cidade, mantive a enorme sensação de conexão com o mundo a minha volta. Eu me dei conta das pessoas que necessitavam de ajuda, e adiantava para ajudá-las. Meu coração estava cheio de amor.”

(6)

A experiência dessa mulher ilustra como, quando abraçamos os

ensinamentos do Guru, no meio da vida diária, podemos conectar com o nosso próprio Ser e responder à vida de forma que eleve a nós e àqueles que estão a nossa volta.

Estar Plenamente Presente

Até agora, eu falei sobre como os ensinamentos do Guru dão origem ao mais elevado conhecimento – o conhecimento do Ser e o poder de ouvir para aprender.

Agora eu quero falar sobre o poder de aprender a ouvir.

Aprender a ouvir é a responsabilidade que temos como estudantes ou buscadores para nos preparar para receber os ensinamentos de Gurumayi.

O Brihadaranyaka Upanishad, um texto clássico sobre yoga que remonta pelo menos 3000 anos, fala sobre disciplina de um estudante para receber os ensinamentos do Guru.

Para receber os ensinamentos do Guru é central aprender a ouvir, cultivar nossa capacidade de ouvir de modo focado e atento. Ao ouvi dessa

maneira escutamos exatamente o que o Guru diz, o que o ensinamento é.

Em sânscrito essa maneira de ouvir é chamada: Shravana.

Para praticar shravana:

• Você dá o seu foco total para as palavras do Guru.

• Você deixa de lado suas expectativas, modos habituais de pensar e projeções.

• Você ouve o que o Guru está dizendo, sem misturar seus próprios pensamentos ou comentários.

(7)

Shravana é uma forma muito pura de escutar. Mantemos a intenção de receber as palavras do Guru com precisão, exatamente como elas são dadas. Você mantém o foco nos ensinamentos do Guru, sem distração.

Quando você pratica shravana, você abre todo o nosso ser para receber o poder das palavras do Guru.

A capacidade de ouvir e estar presente nas palavras do Guru é uma

habilidade que todos podemos desenvolver como buscadores espirituais.

Nesta era moderna esforço extra é feito para reforçar esta habilidade.

Vivemos num mundo onde o ritmo da vida tem acelerado. Somos

constantemente inundados com informações – emails, mensagens de texto, propagandas e notícias 24 horas.

Um homem me contou que recentemente ele saiu para o que ele supunha ser férias de descanso. Entretanto, ele deixou seu telefone ligado à noite caso algum e-mail importante ou urgente chegasse. Para o seu desânimo, o telefone manteve-o acordado a noite toda com um bip, bip, bip de e-mails chegando.

Isso lhe parece familiar?

Na tentativa de nos mantermos com o ritmo acelerado de informações chegando até nós, acostumamos a realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Acostumamos a mudar o nosso foco para responder a próxima mensagem ou informação. Como resultado, tornou-se mais difícil de ler ou ouvir qualquer coisa em profundidade, com atenção contínua.

Isso é uma tendência na vida moderna. No entanto, para receber os

ensinamentos do Guru na totalidade é essencial cultivar uma mente forte e firme que seja capaz de ficar focada.

Quando reconhecemos o poder de aprender a ouvir, vamos tomar medidas para desenvolver esta habilidade.

(8)

Agora, eu vou lhes passar um método para a pratica de ouvir, shravana.

Estas instruções provêm de orientações que Gurumayi tem dado ao longo de muitos anos sobre o ouvir como uma das disciplinas da Yoga.

Shravana, ouvir, requer energia e envolvimento de todo o seu ser - seu corpo, seus sentidos, e sua mente.

As instruções que darei se aplicam ao que você faz antes, durante e depois de receber os ensinamentos de Gurumayi, no satsang Doce Surpresa ou qualquer outro evento de ensino aprendizado de Yoga Siddha.

Metodologia: Como se Preparar para Ouvir os Ensinamentos de Gurumayi

Nos Dias Que Antecederem

Nos dias que antecederem o evento, faça uma intenção firme de ouvir com total atenção.

Você pode, então, aprimorar suas habilidades de escuta:

• Ouvindo com a atenção focada aos sons da natureza, como: o som de um riacho, o vento nas árvores, ou o canto dos pássaros. Ouvir os sons da natureza apoia a mente a tornar-se calma e receptiva. Isso aumenta seu senso auditivo.

• Você também pode praticar escuta com atenção concentrada, mesmo em suas conversas casuais.

Durante o evento:

Durante o evento:

• Mantenha o entendimento de que Gurumayi está falando

diretamente para você e que suas palavras se aplicam a você e sua sadhana.

(9)

• Dê atenção total às palavras de Gurumayi.

• Fique fisicamente envolvido. Você pode fazer isto mantendo uma postura ereta e aberta, e renovando-a sempre que precisar.

• Reconheça de que forma os ensinamentos dados por Gurumayi constroem-se uns com os outros.

• Esteja presente, e quando você tiver consciência de que sua mente vagou, gentilmente traga o seu foco de volta para as palavras de Gurumayi.

Após o evento:

Depois do evento que você recebeu os ensinamentos, reserve um tempo para anotar

• As ideias centrais

• Pontos específicos que você se lembra

• O que tocou você em particular

• Sobre o que deseja refletir

Também, nas horas seguintes ao evento, dedique algum tempo para sentar-se em silêncio e meditar. Isso irá ajudá-lo a assimilar ainda mais os ensinamentos de Gurumayi e reconhecer a sabedoria florescendo dentro de você ao ouvir as palavras de Gurumayi.

Acabei de descrever os passos que você pode dar antes, durante e depois do evento ensino de Siddha Yoga para reforçar a sua capacidade de ouvir os ensinamentos de Gurumayi.

Quando você segue esses passos, você desenvolve disciplina para focar a mente e aumenta sua capacidade de ouvir e compreender as palavras do Guru.

E incentivo você a começar a prática de shravana, ouvir, agora.

(10)

Além do método para ouvir que eu descrevi, você pode praticar as

instruções do Gurumayi sobre postura e respiração disponível no site do caminho de Siddha Yoga.

E quando chegar o momento de receber as palavras de Gurumayi, lembre- se: Ela está falando diretamente para você. Com esta consciência, receba os ensinamentos do Guru com as duas mãos, com reverência e cuidado.

Finalização e preparação para o satsang Doce Surpresa

Obrigado por explorar este tão importante tema:

O Poder de Ouvir para Aprender, o Poder de Aprender a Ouvir

Vocês ouviram sobre a importância dos ensinamentos de Gurumayi e aprenderam sobre os modos para ouvi-los e recebê-los.

Obrigada Gurumayi pelos seus ensinamentos, os quais dão origem ao conhecimento do Ser e satisfazem o anseio de nossos corações.

Obrigada por iluminar nosso caminho enquanto percorremos o caminho de Siddha Yoga e nos conscientizamos da divindade dentro de toda a criação.

Sadgurunath Maharaj Ki Jay!

© 2018 SYDA Foundation®. Todos os direitos reservados.

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

• A cada 2 dias observe por meio do relatório geral os últimos dias de novos registros e verifique os acompanhamentos desses clientes. • Diariamente, ao final do dia, observe

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall