• Nenhum resultado encontrado

De braços abertos para 2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "De braços abertos para 2022"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4299 MONTES CLAROS, SEXTA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2021, SÁBADO E DOMINGO, 1 E 2 DE JANEIRO DE 2022

Para os meninos, Miguel continua na liderança de registros nos cartórios do país pelo segundo ano consecutivo – foram mais de 28 mil. Já Helena é o mais escolhido pelos pais das recém-

nascidas. Em Montes Claros também se destacaram Luíza e Maitê e Heitor e Gael. Em comum, são nomes curtos, fortes e que têm belos significados.

PÁGINA 6

Proprietários de veículos em Minas ganham mais dois meses para come- çar a pagar o imposto. Medida consta de lei sancionada pelo governador Ro- meu Zema, que também “congelou” a

taxa: será cobrado o mesmo valor de 2021, exceto para carros novos. Quem pagar a cota única terá 3% de desconto.

Ainda não há data para liberação da ta- bela e escala de pagamento.PÁGINA 3

IPVA só será

cobrado em março Nomes fortes

no topo de 2021

Montes-clarensessepreparamparare- ceber o novo ano. E a expectativa é a de que ele seja mais leve do que 2020 e 2021.

Entre os principais desejos está muita

saúde e que a humanidade possa se li- vrar da Covid-19. Amor, segurança, com- prar a casa própria e viajar completam a lista. Feliz Ano Novo!PÁGINAS 4 E 5

De braços abertos

para 2022

SEJUSP/DIVULGAÇÃO

PÁGINAS 8 E 9

MAITÊ- Sinônimo de pessoas amorosas, determinadas e dóceis Minas tem 124 cidades em situação de emergência por causa das chuvas: a maioria no Norte do Estado

ROSANA RABELO/DIVULGAÇÃO

EVA VITÓRIA– “Desejo menos violência no mundo e mais bondade no coração”

LARISSA DURÃES

MOBILIZAÇÃO

(2)

CONTRA MORO

Requião é boquirroto, mas mão firme no trato políti- co. Ele quer ser o nome de Lula contra a coalizão da chapa de Sergio Moro e Alvaro Dias no Estado. E tem munição.

O FAMOSO CARTÃO

Se Requião entrar no PT, falta aparar arestas. Petis- tas e dilmistas não esquecem o cartão de aniversário que ele enviou para a então presidente, assinado pe- lo seu motorista do Senado.

NO NINHO

Senador neófito, Carlos Viana (MG) trocou o PSD pelo MDB, mas ainda causa estranheza. Co- mo jornalista, sempre foi crítico de políticos e do fisiologismo.

NAS MONTANHAS

Já Adalclever Lopes, ex-presidente da ALMG, deixou o MDB brigado e se filiou ao PSD, onde será coorde- nador da campanha do prefeito Alexandre Kalil ao governo.

OFENSIVA DE VALDEMAR

Nova legenda do presidente Jair Bolsonaro, o Parti- do Liberal começou ofensiva nacional, em especial na bancada federal em Brasília, para puxar filiados mandatários e potenciais nomes elegíveis em 2022.

Tem na vitrine do Palácio do Planalto a ministra Flávia Arruda (PL), que sonha com projeto majoritá- rio na capital.

PESOS PESADOS

Valdemar aproveita indefinições de projetos políti- co-eleitorais, e a disputa interna no União Brasil, para oferecer o que pode. Alberto Fraga, expoente do DEM (que se fundiu com o PL e formou o União) diz que se não for presidente do novo partido, segue Valdemar. A deputada bolsonarista Bia Kicis, presi- dente da Comissão de Constituição e Justiça da Câ- mara, também está de malas prontas para o PL.

LADO B DA BAHIA

Um banqueiro se deu ao luxo de contratar Bel Mar- ques para show para 50 convidados vips em Tranco- so na noite de segunda (27). Ninguém doou um grão de arroz para atingidos pelas chuvas na região.

PRA GAVETA

Num despacho de dez páginas, o procurador Diogo Castor arquiva investigação contra a Prefeitura de Paranaguá (PR), denunciada por um cidadão por dis- tribuir o medicamento Ivermectina, sem efeito para combate ao coronavírus.

HAJA GÁ$$$

A Petrobras se defende das acusações da Naturgy, Alerj e industriais do Rio de Janeiro sobre o aumen- to estupendo da tarifa de gás em 50% programada para janeiro. Alega que recorreu ao padrão de nego- ciação que mantém há anos com as distribuidoras, com venda a curto e médio prazos, e que segue o preço do mercado internacional.

DEMANDA MUNDIAL

A petroleira indica que caberá às distribuidoras que negociaram o preço previamente o eventual reajus- te de custos ao consumidor final. Informa ainda que

“a alta demanda por GNL e limitações da oferta inter- nacional resultaram em expressivo aumento do pre- ço internacional do insumo, que chegou a subir cer- ca de 500% em 2021”.

PREVI GARANTE

A Previ admite o déficit acumulado de R$ 16,1 bilhões em 2021 no Plano 1 nas contas até outu- bro, mas garante que há segurança financeira pa- ra os associados. Aponta o cenário do mercado mundial em meio à pandemia como um dos fato- res principais para o saldo. “Vamos divulgar os números de novembro e o déficit está diminuin- do. Provavelmente vamos fechar o ano de 2021 – que foi de uma conjuntura econômica tão desafia- dora – no positivo”.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Cláudia Navarro*

Todos nós dedicamos o fim e o início de ano para reencontrarmos aqueles que não estão na nossa rotina, mas não são menos importantes. E quando se passa muito tempo longe de alguém, é comum querer saber a vida dele, como está e o que tem feito. Mas é importante ficar atento: algumas per- guntas podem ser íntimas demais e completamen- te inconvenientes.

Para um grupo específico de pessoas, existem questões que podem machucar de forma inima- ginável: os casais que ainda não conseguiram ter filhos. Muitos deles já estão em processo de trata- mento para infertilidade, mas não se sentem con- fortáveis para contar sobre isso, por enquanto.

Quandoumcasaltentantechegaaumafesta,elenão deseja falar sobre o momento angustiante que está vi- vendo. Frases como “quando vem o bebê?”, “já está na hora de arrumar um filho, hein?”, “vocês já se casaram há muito tempo, por que ainda não têm filhos?”, po- dem ser duras demais. Porque é bem provável que eles já pensem no assunto todos os dias.

Já quando o casal resolve responder que está, sim, tentando uma gravidez, é comum ouvir que “é só relaxar e esquecer que você engravida rapidi- nho”. Ou então: “aproveite para praticar (acompa- nhada de risos)”; “eu conheço uma pessoa que utili- zou um método infalível”; “qual dos dois tem pro- blema?”; “vocês tentando e eu não querendo de jei- to nenhum, odeio crianças”.

Entenda, isso é cruel. Todos os meses são extre- mamente duros para o casal que está tentando ter um filho, mas encontra dificuldades. Cada mens- truação que desce, cada teste de gravidez negativo e cada exame que aponta infertilidade são indica- dos como pequenas derrotas por muitos casais.

A sensação de impotência diante da infertilidade é uma realidade para boa parte dessas pessoas. Ou- vir certos comentários e perguntas só alimenta es- sa sensação. Sabemos que existem inúmeras alter- nativas. É nosso papel apresentá-las da forma mais humana e mais delicada possível. Além disso, o tra- tamento sempre será individualizado, respeitando a singularidade de cada caso.

Ouvir comentários inconvenientes é como to- mar banhos de água fria e apagar, aos poucos, a esperança num resultado positivo. Portanto, se o casal ainda não falou sobre o assunto abertamente é porque, provavelmente, ainda não se sente bem em compartilhar daquele momento. A única coisa a se fazer é deixar a curiosidade de lado.

* Especialista em Reprodução Assistida

ARTIGO

reportagem@colunaesplanada.com.br LEANDRO MAZZINI

Fator Requião

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

O ex-governador e ex-senador Roberto Requião, sem mandato, quer voltar ao poder em grande estilo ano que vem, e sempre polêmico. Após 40 anos no MDB, do qual se desfiliou, pode se filiar ao PT – ou outro partido de centro-esquerda – e quer ser o candidato de Lula da Silva ao governo do Paraná. Inconformado com o desdém dos petistas pelo que considera seu potencial eleitoral de recall, mandou recado para Lula através da namorada Janja, e criticou a indiferença da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, sua amiga desde os tempos em que ela era líder estudantil e, ele, governador.

Não pergunte sobre o bebê que ainda não veio

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativa:

Daniela Mello

daniela.mello@funorte.edu.br

Editora:

Janaina Fonseca

Coordenação de redação:

Adriana Queiroz (38) 98428-9079

Departamento Comercial:

Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante:

(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

2

Montes Claros, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, sábado e domingo, 1 e 2 de janeiro de 2022 onorte.net

(3)

PRETO NO BRANCO

IPVA sem reajuste começa a ser

cobrado em março

Economia

Tenho tido a preocupação de nas críticas apresen- tar análise e parecer eminentemente técnico, evitan- doviéspolítico.Aesterespeitovenhohámaisdedois anos chamando a atenção do Executivo municipal comrelaçãoàsujeiraeàquedadeplacasnoscanais.

UmexemploéaavenidaJoséCorrêaMachado,ondea sujeiranointeriordocanaleaquedadeplacascontri- buíram, na semana passada, para a inundação da- quelaárea,inclusivecomáguainvadindooShopping Ibituruna.Asituaçãodosdemaiscanaisnãoédiferen- te. Há dois anos alertamosa prefeitura sobre a placa queestavacedendonaavenidaSidneyChaves.Afalta deprovidênciaresultouemsuaqueda ea destruição do asfalto. Como medida, a prefeitura colocou no lo- cal“pedra rachão”, coma promessa de licitar a obra, o que não aconteceu até hoje. O mais interessante é que as pedras continuam desprendendo e descendo canal abaixo.

Alerta à prefeitura

Com relação à situação dos canais da cidade, há mais de um ano tenho alertado a prefeitura sobre a situação de trecho do canal na avenida Sidney Chaves,próximo à ponte daavenida Minas Gerais. Erosão entre o canal e a avenida vem cres- cendo, sem que qualquer providência seja toma- da. Certamente vão esperar acontecer o pior para que medidas sejam adotadas.

O leitor e 2022

Aproveito a última coluna de 2021 para agradecer aos leitorespela confiança e pelas sugestões e infor- mações que permitiram atender as expectativas dos que acompanham o nosso trabalho. Se consegui até hoje manter o nível foi justamente em função do que todosvocês representaram erepresentam nessajor- nada. Feliz 2022 e que Deus abençoe a todos.

Kiko deputado

O ex-vereador por Montes Claros Kiko Canela se reuniunestasemanacomumgrupodeevangélicos quandoanunciouquevaienfrentarasurnasemou- tubro. A princípio, a intenção era disputar uma ca- deira na CâmaraFederal, mas a opção acabou sen- doacandidaturaadeputadoestadual.Atualmente Kiko está filiado no PTB, mas o mais provável é que busque abrigo em outra agremiação.

Pesquisas encomendadas

Como profissional conhecedor de metodologia científica que permite levantar dados e fazer a leiturade um processo político, fico sementender os resultados apresentados por determinados institutos de pesquisas, que trazem no seu bojo o chamado viés político. Afirmar que o atual presi- dente conta com 60% de rejeição e que não have- rá segundo turno é o que podemos chamar de previsão militante. Tal comportamento em nada ajudao fortalecimentodanossa democracia. Que vença quem melhor se identificar com o eleitor.

Como minhas análises são técnicas, sou de opi- nião que se trata de “previsões militantes”. Nem desgaste de ocupante de cargo majoritário é ca- paz de gerar tais números.

Governador sancionou a lei que mantém a mesma tabela do imposto aplicada em 2021

u

Tragédia anunciada

Da Redação*

Motoristas mineiros pagarão, em 2022, o mesmo valor pelo Im- posto sobre a Proprie- dade de Veículos Auto- m o t o r e s ( I P V A ) d e 2021.Otributonão será reajustado, de acordo comleisancionadanes- ta quinta-feira pelo go- vernador Romeu Zema (Novo).

Alémdocongelamen- to do imposto, os pro- prietários de veículos terão um prazo maior para começar a pagar a taxa. O vencimento da primeira parcela será em março, com as de- mais em abril e maio.

A medida foi publica- danoDiárioOficialdes- ta quinta-feira (30), na Lei 24.029, de 29 de de- zembro de 2021. A ma- nutenção dos valores aplicados em 2021 re- duz o peso financeiro do imposto para os mi- neiros. Se fosse fazer a correção com base na tabela Fipe – indicador padrão –, o reajuste se- ria de 22,8%.

Emmarço,oproprietá-

riopoderáoptarporpagara cota única, com desconto de 3%, ou a primeira parce- la, quitando as parcelas se- guintes em abril e maio.

Permanece em vigor o desconto extra de 3% do programa “Bom Pagador”, para quem quitou em dia os débitos tributários rela- cionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020.

NOVOS

EMPLACAMENTOS A lei que congela o valor

do IPVA em Minas, no en- tanto, não vale para novos emplacamentos. Proprie- tários de veículos novos noEstado terãoa tarifa co- brada sobre o valor da no- ta fiscal de transmissão da propriedade ao consumi- dorouno documentorela- tivoaodesembaraçoadua- neiro.

Naquarta-feira(29),ogo- vernador já havia infor- mado que iria sancionar a lei. Pelas redes sociais ele dissequeamedidaseriato-

mada para amenizar os efeitos da crise econômica no bolso dos mineiros.

“O cobertor das contas públicas de Minas é curto.

Masparaamenizarosefei- tos da crise no bolso dos mineiros, vou sancionar o congelamento do IPVA 2022 nos mesmos valores de 2021. Seguiremos equi- librando as contas para permitir ações imediatas sem comprometer o futu- ro”, disse o governador.

No momento, a equipe técnicadaSecretariadeEs- tado de Fazenda (SEF) está iniciando as providências para o lançamento do im- posto. Posteriormente, to- dos os detalhes sobre o IPVA 2022 serão divulga- dos e disponibilizados no site da SEF/MG.

TABELA

A tabela com os valores e datas de pagamento do IPVA de 2022 ainda não tem data para ser divulga- da. Conforme informou a SecretariadeEstadodaFa- zenda,todososdetalhesse- rão posteriormente anun- ciados.

*Com Agência Minas e Marina Proton

3%

OUTRA REGRA- Donos de veículos novos no Estado terão a tarifa cobrada sobre o valor da nota fiscal

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

será o desconto para quem pagar a cota única. Mais 3% podem ser descontados no imposto de quem quitou em dia a taxa de 2020 e 2021

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

GIL LEONARDI IMPRENSA MG

onorte.net

Montes Claros, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, sábado e domingo, 1 e 2 de janeiro de 2022

3

(4)
(5)
(6)

Pequenos e fortes

Variedades

Nomes curtos e cheios de significado ganham preferência dos pais em 2021

u

MAITÊ- Foi a escolha de Déborah e Bruno para a garotinha Larissa Durães

Repórter

Nomes curtos, de ins- piração bíblica e com belos significados. Es- sas são as principais ca- racterísticasdosnomes mais escolhidos para criançasem2021.Noto- po da lista em Minas es- tão Miguel e Helena.

“Talvez pela situação que vivemos nos últi- mos dois anos, a esco- lha por nomes bíblicos tenha se acentuado, com a busca das pes- soas por esperança e conforto diante das ad- versidades”,avaliaGus- tavo Renato Fiscarelli, presidente da Associa- ção Nacional dos Regis- tradores de Pessoas Na- turais (Arpen-Brasil).

Em Montes Claros as escolhas não foram muito diferentes. “En- tre as meninas, estão Helena,Luíza,Elisa,Ma- ria Alice e Maitê ou Maithê, que seria Ma- ria Tereza, abreviado.

Antes não podia, mas agoraojuizdeixa”, dizo gerente do Cartório de Registro Civil de Mon- tes Claros, Cláudio Tei- xeira de Almeida.

Já entre os meni- nos, os nomes mais es- colhidos foram Hei- tor, Miguel, Gael, Da- vid e Matheus.

Para a mamãe de pri- meira viagem Aphoena Maria Câmara Rodri- gues, a escolha por Gael levou em conta o fato de ser um nome forte e pelo significado: belo, generoso, honesto, so- nhador e amoroso.

O pequeno, agora com 5 meses, é a alegria

do casal. “Também gosta- mos porque lembra o no- me do pai, que é Gabriel, e por ser bíblico”, conta Aphoena.

Já a mãe da pequena Maitê, que nasceu em agosto de 2021, conta que sempre pensou em dar um nome pequeno à filha.

“É um nome bonito e forte e achamos Maitê o nome

ideal por ser pequeno, e ter o significado de pes- soasamorosas,determina- das e dóceis”, diz Déborah Daniele Souza Figueiredo.

MAIS PRÁTICO

ParaopresidentedoSin- dicato dos Oficiais de Re- gistro Civil de Minas Ge- rais (Recivil), Genilson Go- mes, nomes curtos e sim-

ples facilitam na alfabeti- zação da criança, além de facilitar a vida delas.

“Um fato interessante é pensar na alfabetização das crianças. Percebe- mos ainda que a escolha por nomes mais simples e nacionais evita que as c r i a n ç a s p a s s e m p o r constrangimentos futu- ros”, avalia.

FOTOS ARQUIVO DE FAMÍLIA

Quase 2,5 milhões de

recém-nascidos foram registrados no país em 2021. O nome Miguel continua, pelo segundo ano consecutivo, como o preferido (28.301 registros) para os meninos e Helena (21.890) para as meninas

GAEL- Alegra a vida de Aphoena e Gabriel

6 Montes Claros, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, sábado e domingo, 1 e 2 de janeiro de 2022

onorte.net

(7)

E agora, Timponi? E agora, Leila Maria?

Professoras do Departamento de Letras e de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), são escritoras com mais de 25 livros publicados, poetas, contistas, tro- vadoras, palestrantes, pesquisadoras da Histó- ria Literária de Juiz de Fora e membros do Con- selho de Curadores do MAMM, da LeiaJF e da Academia Juiz-forana de Letras, entre inúme- ras outras atividades culturais.

Depois de uma pesquisa tão valorosa de um proveito cultural incontestável resta-me dividi- la com muitos leitores, que certamente farão dela objeto de estudo. Pesquisamos há longo tempo a literatura de Juiz de Fora, via nossa pesquisa História Literária de Juiz de Fora, e tudo que com ela se relaciona.

Assim, pela proximidade do ano de 2022, pe- los 120 anos de Carlos Drummond de Andrade (Itabira/MG *31/10/1902 - 17/08/1987), lembra- mos que ele tem com a cidade um elo afetivo, uma relação de amor, que se faz não só em sua vida pessoal: sua mulher, Dolores, era de famí- lia juiz-forana.

A obra de Drummond sempre mereceu ser re- lembrada ou por leituras conhecidas pela tra- dição crítica, como as elaboradas por Affonso

Romano de Sant’Anna, ou por Silviano Santiago ou pelos enfoques multiculturais modernos e pe- la crítica genética.

Nossa dificuldade em encontrar um fio para ler o amor em Drummond, já que existem várias análi- ses literárias abordando sua obra, deve-se ao fa- to de ele ser um poeta completo: múltiplo (pode- ria até ser comparado aos heterônimos pessoa- nos); universal, pois, embora esteja sempre liga- do a um contexto definido, aborda a complexida- de humana em todas as suas facetas; e atempo- ral, já que até mesmo seus textos datados extra- polam a datação, como em suas crônicas sobre vestibular, greves de professores, posse de presi- dente, etc.

Essa pluralidade de possibilidades esbarra na aporia (dúvida) da crítica que sempre fica em dívi- da, que nunca esgota sua proposta e, por isso, é que, com Barthes, devemos empreender a fruição de Drummond, partindo do pressuposto de que o

“plural triunfante” da obra literária não pode ser totalmente abarcado.

Importa lembrar que Carlos Drummond de An- drade é um ícone do modernismo brasileiro. Poe- ta mineiro itabirano, tem frases antológicas tais como: “Quando nasci um anjo torto/desses que vivem na sombra/disse: Vai Carlos, ser gauche na

vida!” de “Poema de Sete Faces”, de seu livro “Al- guma Poesia”; ou os dois versos do poema “Os poderes infernais”, de “A vida passada a limpo”, quando diz: “O meu amor é tudo que, morren- do,/não morre todo, e fica no ar, parado”.

De seus vários livros selecionamos o “Amar se aprende amando”, do qual extraímos o poema:

“Amor”

O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo Acha a razão de ser, já dividido.

São dois em um: amor, sublime selo Que à vida imprime cor, graça e sentido.

“Amor” - eu disse e floriu uma rosa Embalsamando a tarde melodiosa No canto mais oculto do jardim,

Mas seu perfume não chegou a mim. (p.1.043) UmparecergeralsobreDrummondéodaprofesso- raLucianaStegagnoPicchio, aprefaciadoraitaliana de nosso livro “A trama poética de Murilo Mendes”, e brasilianista, em sua História da literatura brasilei- ra, considera Drummond um poeta público e social:

“um dos maiores poetas do Brasil do nosso século” e acrescenta: “Mineiro como Murilo em plano total- mente diferente, teve sua mitologia individual: por- que durante anos Drummond exerceu como poucos no Brasil a função de porta-voz, ou, se quisermos, de consciência do Brasil. (p.553)

Drummond: ‘A consciência do limite’

Pilar Literário Terezinha Campos terezinhaorquidea@gmail.com

onorte.net Montes Claros, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, sábado e domingo, 1 e 2 de janeiro de 2022 7

(8)

u

Bernardo Estillac

Do Hoje em Dia

Moradores de Taio- beiras, no Norte de Mi- nas, relatam a ocorrên- cia de tremores de terra na cidade desde a últi- materça-feira(28).Imó- veis apresentam racha- duras e ao menos 20 fa- mílias já foram preven- tivamente retiradas de casa pela Defesa Civil do município.

A maior parte das queixas e dos imóveis comprometidos está no bairro Planalto.

Daiane Ferreira, de 30 anos, é moradora da re- giãomais afetada eafir- ma que vários vizinhos sentiram a terra tre- mer durante a noite de terça (28) para quarta- feira (29).

“A minha casa tam- bém está com rachadu- ras. Ainda não chamei a Defesa Civil, mas vou chamar”, disse Daiane.

DeacordocomaDefe- sa Civil da cidade, não há confirmação de tre- mor de terra, mas os da- nos estruturais estão sendo investigados.

“A gente trabalha com a hipótese de que esteja acontecendo uma acomodação do terreno após um perío- do de muitas chuvas. Já registramos mais de 700 mm de precipita- ções só em dezembro. É oíndicemaisaltodosúl- timos 36 anos”, afirma o coordenador da Defe- sa Civil de Taiobeiras,

Cláudio Moreira Santos.

Até esta quinta-feira (30), ao menos 20 famí- lias foram retiradas de suas casas por danos es- truturais. Dessas, nove es- tão em abrigo montado pela prefeitura e as de- mais estão hospedadas em residências de ami- gos ou parentes.

De acordo com a Defesa Civil, o município já está preenchendo documen- tos solicitando apoio fi- nanceiro do governo fede- ral para realizar obras nas regiões afetadas. O traba- lho de diagnóstico de pro- blemasedevistorianasca- sas avariadas continua sendo realizado.

Taiobeiras tem tremor e rachaduras em casas

DIVULGAÇÃO

Moradores relatam ocorrências desde a última terça-feira

DANOS- Defesa Civil Municipal apura causas das trincas em imóveis, principalmente no bairro Planalto

Minas do Norte

Restrições na MGC-122

Da Redação

As chuvas intensas têm causado muitos es- tragos nas estradas que cortam o Norte de Mi- nas. Buracos, quedas de barreiras e desmorona- mento de pista estão no caminho dos motoris- tas. O alerta é para que os condutores redo- brem a atenção e diri- jam com prudência.

O trânsito teve que ser fechado para veícu- los pesados – acima de 1 5 t o n e l a d a s – n a

MGC-122, em Porteirinha, nesta quinta-feira. A pista apresenta vários pontos com problemas. A primei- ra interdição, na quarta- feira, foi no KM 108. De- pois que essa área foi libe- rada,outra,noKM105,pre- cisou ser fechada.

Segundo a Polícia Mili- tar Rodoviária (PMR), a in- tervenção foi necessária em função de erosões na estrada. A orientação é pa- ra que os motoristas mu- dem de rota.

Quem segue de Montes Claros para a Bahia deve

passar pela BR-251. Quem vem no sentido contrário deveoptarpelaBR-030,pe- lo lado de Vitória da Con-

quista. Segundo a PMR, há muitos buracos e crateras, p r i n c i p a l m e n t ea p ó s Janaúba.

8 Montes Claros, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, sábado e domingo, 1 e 2 de janeiro de 2022

onorte.net

(9)

u

Chuva põe 124 cidades

mineiras em emergência

Da Redação*

Cento e vinte e quatro municípios mineiros fortementeafetadospe- las chuvas decretaram situação de emergên- cia. A condição já foi re- conhecida pelo gover- nodo Estado. A maioria é do Norte de Minas.

Entre elas estão Sali- nas, Rio Pardo de Mi- nas e Porteirinha. Cer- ca de 10 mil pessoas es- tão desalojadas e duas mil desabrigadas.

Para os municípios que decretaram situa- ção de emergência, o Estado antecipará o pa- gamento de seis parce- las do acordo firmado com a Associação Mi- neira de Municípios (AMM), referente ao ICMS, IPVA e do Piso Mineiro de Assistência Social. Para esse últi- mo, as cidades podem pedir o adiantamento de três a seis parcelas, de acordo com a neces- sidade local.

Para agilizar ações de resposta, restabeleci- mento, recuperação e reconstrução,aCoorde- nadoriaEstadualdeDe- fesa Civil (Cedec) auxi- lia as prefeituras no preenchimento da do- cumentaçãoexigidapa- ra acesso aos recursos da União.

Além de prestar assis- tência com as equipes e coordenar a entrega e a logística da ajuda huma- nitária, a Cedec já distri- buiu 420 kits para estru-

turarosmunicípiosegaran- tir melhor atendimento em situações de emergência.

Os kits são compostos por uma caminhonete 4x4,

um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digi- tal. Os equipamentos são usados para prevenção, atendimento e assistência

à população, especialmen- te no período chuvoso.

Uma força-tarefa for- mada pelo Corpo de Bom- beiros, Polícia Militar, Ce- dec e secretarias está com diversas ações para ajudar as famílias desa- brigadas ou pessoas que foram prejudicadas pelas enchentes.

IMPACTADOS

Em todo o Estado, são 11,3 mil desalojados, sendo que 1,4 mil no Norte de Mi- nas já foram realocados para os abrigos; 2,6 mil de- sabrigados e seis óbitos.

MARCO EVANGELISTA/IMPRENSA MG

Minas do Norte

Maioria está no Norte do Estado, como Salinas, uma das mais atingidas

Seis detentos do Presídio de Salinas I e cinco da Apac de Salinas formam uma força-tarefa para ajudar na limpeza da cidade. O mutirão começou nesta quinta-feira na casa de idosos Obra Unida Lar Santa Clara, que atualmente abriga 38 idosos.

Alguns policiais penais também têm prestado apoio em reparos pontuais. Após o término deste trabalho, já está prevista a mesma ação em outra instituição, a Associação da Mulher Salinense (Amusa), que também abriga idosos. Os detentos estão recolhendo entulhos e retirando o barro do chão, móveis e paredes.

A virada do ano deve ser de chuva em grande parte do país. Os

acumulados de precipitação em dezembro de 2021 (até a manhã do dia 27) já ultrapassaram, e muito, a média de todo o mês. Em

algumas Estações Meteorológicas do Inmet, este é o dezembro mais chuvoso há pelo menos 15 anos

ESTRAGOS- Salinas vive dias difíceis após o rio de mesmo nome transbordar e inundar a cidade: força-tarefa tenta limpar a lama e sujeira que ficaram no caminho e ajudar moradores e comerciantes que perderam tudo o que tinham

Detentos ajudam na limpeza de instituições em Salinas

uSAIBA MAIS

onorte.net Montes Claros, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, sábado e domingo, 1 e 2 de janeiro de 2022 9

(10)

Um novo ano se inicia!

É tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos. É tempo de recomeçar e renovar. Vamos receber o novo ano com alegria e esperança no coração. Deixar o ruim no passado e abraçar o futuro com otimismo. Vamos fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom. Um renovar de sentimentospositivoseumrenascerdevelhossonhos.Desejoaosmeusleito- res, amigos e parceiros desta coluna muita felicidade, grandes realizações, sucesso e prosperidade. Feliz 2022!

Melina com o lindo irmão Davi

Loraine Ribas e Leonardo Morais com os filhos Davi e Melina

Ibsen Alcântara e Júlia Ribas, Loraine e Leonardo Morais com os filhos Melina e Davi, o padrinho de Melina, Andrei Ribas, com a namorada Marina Medeiros

Melina em um lindo gesto de agradecimento FoicommuitaalegriaqueaencantadoraMelinare- cebeuaprimeiracomunhão.MelinaéfilhadeLoraine RibaseLeonardoMorais.AfamíliaédeMontesClaros, masresideem Vitóriada Conquista (BA). Nesseperío- dodepandemiafoipossívelfazeracatequeseon-line naIgrejaRosaMística,aquiemMontesClaros.Apenas a fase final do curso foi presencial, com retiro espiri- tual e confissão, concluindo com a primeira comu- nhão. Os pais optaram por realizar este sacramento na Igreja Rosa Mística, onde também receberam to- dososatossacramentais,inclusiveomatrimônio.Por isso, foi muito importante para as duas famílias, ma- terna e paterna, a continuidade dos atos da fé cristã nesta mesma Igreja, que consideram um verdadeiro santuário.Emseguida,afamíliaeamigospróximosse reuniramparaumalmoçodeconfraternização,muito bem organizado pela vovó Júlia Ribas e contou com doces Jabbur Sweet Gourmet. Os papais estavam su- perfelizesecomacertezadodevercumpridoporenca- minhar a filha nos caminhos do Senhor. Religiosa, a família tem Deus como centro de suas vidas e plena convicçãodaimportânciaemorientareconduzirseus filhosnoscaminhosdeJesus.Vidalonga,cheiadeluz, paz e muita alegria para toda a família!

Andrei Ribas com a namorada Marina, os avós maternos Ibsen Alcântara e Júlia Ribas, Loraine Ribas e Leonardo Morais e os filhos Davi e Melina, Regina, os avós paternos Vera e Valter Morais, Flávia Morais com o marido Filipe Malveira e os filhos Rafael, Lara e Bia;

Luíza com Valéria Morais, Maria Clara e Marcelo

Toda família reunida em oração, dando graças

Melina ganha bolo e parabéns e é abraçada pelos papais e convidados

A primeira comunhão de Melina

Ruth Jabbur Ruth Jabbur colunistaruthjabbur@gmail.com

a melhor notícia está no ar sintonize 104.9 música, informação e entrevistas

10 Montes Claros, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, sábado e domingo, 1 e 2 de janeiro de 2022

onorte.net

Referências

Documentos relacionados

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Correspondem aos volumes medidos (uso administrativo da companhia, fornecimento a caminhões pipa) e volumes não medidos (combate a incêndios, lavagem de vias

Wick, Pollock & Jefferson (2011, p.4) afirmam que “A extensão a qual organizações estão dispostas a custear o aprendizado, e o cuidado com que isso é

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. A Governança Corporativa,

MAIS EXPOSTOS - Em Montes Claros, o grupo de idosos, sempre o mais assíduo à campanha de vacinação contra a gripe, não conseguiu bater a meta de 90% de imunizados neste ano..

Minasreduziudecin- co para quatro meses o intervalo para aplica- ção da terceira dose da vacina contra a Co- vid-19.Amedidatemco- mo objetivo evitar que anovavariantedocoro- navírus –

O Iepha informou ainda que o governo de Minas, por meio do Corpo de Bombeiros, e em parceria com a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Pirapora, está no local e atua nesse momento