• Nenhum resultado encontrado

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência Publicado no portal da Universidade do Estado do Pará (http://www.uepa.br)

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência

A tecnologia está sendo uma importante ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência. É o que mostra a I Feira Estadual Existir, que reúne pesquisadores, fabricantes de equipamentos e tecnologias para pessoas com deficiência. O evento congrega a II Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e o V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, promovidos pelo governo do Estado, por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O governador Simão Jatene participou da abertura oficial da feira, no fim da manhã desta segunda-feira (7), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O governador falou da importância de transformar problemas em desafios para então superá-los, o que considera uma rica relação entre as pessoas e, principalmente, do comprometimento pessoal na construção de uma sociedade mais moderna, justa e feliz. “Sou daqueles que acham que o conhecimento só tem sentido se ele estiver a serviço da construção de uma sociedade melhor.

Uma sociedade é tão mais moderna e contemporânea, quanto mais ela garante que todas as pessoas possam realizar os seus talentos”, avaliou Jatene ao agradecer a participação dos pais, professores e pesquisadores no evento.

(2)

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência Publicado no portal da Universidade do Estado do Pará (http://www.uepa.br)

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, também presente abertura do evento, destacou que “além de toda pesquisa desenvolvida com o Nedeta (Núcleo de Estudo e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade), a Uepa tem investido em tecnologia para pessoas com deficiência, buscando parcerias com outras instituições, procurando adotar dentro dos ambientes, a política de acessibilidade, que oportuniza aos alunos maior acesso ao ensino superior, a exemplo do Curso de Licenciatura em Letras Libras”.

Para a diretora do Núcleo de Articulação e Cidadania, Daniele Khayat, o Plano Existir é um exemplo para o Brasil. “O Pará constrói o futuro e o presente para o Pará que queremos em 2030, onde pretendemos expor e contar a história de esforços e metas de inclusão social que foram alcançadas com a participação dos sujeitos, articulação envolvendo a sociedade civil, integração das áreas de conhecimento em educação e pesquisas, adesão de parceiros e adoção de produtos assistidos. É isso que queremos”, reiterou a diretora ao lembrar que a inclusão social é um compromisso de todos. “Cabe a todas as áreas dos setores fomentarem, ainda mais, as discussões a cerca da garantia dos direitos da pessoa com deficiência, possibilitando que o conhecimento e os impactos da tecnologia aprimorem as políticas públicas, qualifiquem profissionais e contribuam para a acessibilidade”.

(3)

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência Publicado no portal da Universidade do Estado do Pará (http://www.uepa.br)

Após a cerimônia oficial de abertura, com a presença de autoridades, o governador Simão Jatene, acompanhado da primeira-dama, Ana Jatene, visitou o estandes da feira que é destinada tanto para pessoas com deficiência e seus familiares, como para profissionais do setor de inclusão, reabilitação, acessibilidade, educação, entre outros.

Na feira, estão pesquisas tecnológicas que permitem, por exemplo, a comunicação com o computador através do movimento dos olhos ou da programação mental, e também as atividades que melhoram do desenvolvimento motor dos pacientes, como a equoterapia (fisioterapia com cavalos) e os esportes adaptados. Toda a estrutura da feira foi planejada para atender com qualidade as pessoas com deficiência, desde a largura dos corredores, que propiciam o trânsito de cadeira de rodas, como a marcação no piso, para quem não consegue enxergar.

No evento também estão expostos cômodos de uma casa adaptada e um veículo para pessoa com deficiência. No local também são repassadas orientações sobre o Cheque Moradia Especial e elevadores para cadeirante. O visitante ainda pode participar de pequenas partidas de esportes adaptados, prestigiar as apresentações culturais que acontecem ao longo do dia, assistir palestras e participar das conferências.

(4)

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência Publicado no portal da Universidade do Estado do Pará (http://www.uepa.br)

Fórum – A quinta edição do Fórum de Tecnologia tem como proposta trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência por meio do que há de mais atual, inovador, tecnológico, avançado e de baixo custo em tratamento, estudos científicos e protótipos em fase de teste ou já disponíveis no mercado. Durante a programação haverá o concurso de inovação em tecnologia assistiva, em que estudantes e pesquisadores apresentarão trabalhos nas categorias e áreas temáticas:

Tecnologia Assistiva para deficiência visual; auditiva; física; múltipla; para Deficiência Intelectual e autismo; para deficiência psicossocial; Inclusão;

Acessibilidade; e Políticas Públicas em Tecnologia Assistiva.

“Esse ano temos mais empresas envolvidas, novas pesquisas e tecnologias.

Dois anos atrás, o Governo investiu 2 milhões em pesquisa e os resultados estão agora no Fórum. Apresentamos novas tecnologias e estratégias de pesquisa que podem melhorar a vida de pessoas com deficiência”, explicou a coordenadora do Nedeta e do V Fórum, Ana Irene Oliveira.

Haverá ainda o lançamento de uma revista infantil sobre comunicação alternativa nas escolas. A publicação, em formato de e-book, terá exemplares impressos que serão entregues aos inscritos no Fórum. A revista visa mostrar que no ambiente escolar infantil há possibilidades de se comunicar com crianças com deficiência na fala, por meio do uso da tecnologia de tablets e computadores, entre outras ferramentas. O lançamento será nesta terça-feira (8), às 15h45, no Armazém 3 da Estação das Docas.

(5)

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência Publicado no portal da Universidade do Estado do Pará (http://www.uepa.br)

Serviço: I Feira Estadual Existir Programação: 7 e 8 de novembro Hall da Estação das Docas – Belém

Informações: www.nac.pa.gov.br [1] ou planoexistir@nac.pa.gov.br [2]

Entrada franca.

Programação no palco da Feira Existir, montado na Armazém 3:

DIA 08/11 – MANHÃ

10h às 11h15 - Comunicação Inclusiva – Deficiência Física – Seduc/Coees 10h20 às 10h30 - Apresentação dos atletas apoiados pelo Bolsa Talento

10h35 às 10h45 – Depoimento do Prof. Wilson Flávio (Caju) – evolução das cadeiras de rodas – Associação All Star Rodas

10h50 às 11h05 – Treinamento e demonstração de judô – atletas – Associação ASFAM – Associação Souza Filho de Artes Marciais

11h10 às 11h25 - Apresentação musical – David Valente DIA 08/11 – TARDE

16h às 16h15 - Sax itinerante- Fundação Carlos Gomes

16h20 às 16h35 - Grupo de Dança – Astério de Campos – Seduc/Coees

16h40 às 16h55 - Comunicação Inclusiva – Deficiência Auditiva -– Seduc/Coees 17h às 17h10 – Sexteto de Sopro (Bacharelado de Música) – Fundação Carlos Gomes

17h15 às 17h35 - Apresentação musical – Núbia de Freitas

17h40 às 18h - Duo de Flauta e Violoncelo (Bacharelado de Música) – Fundação Carlos Gomes

19h às 20h – Show de encerramento – Orquestra de Violoncelistas da Amazônia – OVA – UFPA

(6)

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência Publicado no portal da Universidade do Estado do Pará (http://www.uepa.br)

Texto: Dani Filgueiras\Agência Pará Foto: Nailana Thiely e Cristino Martins

Link da URL: http://www.uepa.br/pt-br/noticias/feira-e-f%C3%B3rum-promovem-inclus%C3%A3o- de-pessoas-com-defici%C3%AAncia

Links

[1] http://www.nac.pa.gov.br

[2] mailto:planoexistir@nac.pa.gov.br

Referências

Documentos relacionados

É importante que todos os par cipantes e assis dos acompanhem a gestão dos inves mentos dos planos de bene cios, por meio das lâminas de rentabilidade, disponíveis em

Foi possível concluir que a tecnologia assistiva permite as pessoas com deficiência física, maior independência, qualidade de vida e inclusão social, mobilidade,

Quadro 6 – Obstáculos para a utilização de Tecnologia Assistiva no seu processo de aprendizagem e inclusão dos alunos com deficiência visual na UFMA.. OBSTÁCULOS RELEVÂNCIA

[r]

No prazo de até vinte e quatro meses a contar da data de edição das normas técnicas referidas no § 1º, todos os modelos e marcas de veículos de transporte coletivo ro- doviário

O estudante egresso do curso FIC em Dança para Inclusão da Pessoa com Deficiência, presencial, deve demonstrar avanços na aquisição de conhecimentos básicos e específicos,

É, portanto, por meio da atividade que o homem se apropria da prática histórico-social, da experiência da humanidade (CAMARGO e BULGACOV, 2007, p. 107) considera que

Oetker 2+1x 20g Škoricový cukor Vanilínový cukor Dr..