• Nenhum resultado encontrado

RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS DA SANEAGO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS DA SANEAGO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

XXX CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL 26 al 30 de noviembre de 2006, Punta del Este – Uruguay

ASOCIACIÓN INTERAMERICANA DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL - AIDIS

RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS DA SANEAGO.

NOME DOS AUTORES

Henrique Luíz de Araújo Costa(1)

Gerente de Proteção de Mananciais, Engenheiro Agrônomo, Especialista em Saúde Pública, em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, em Gestão Ambiental, em Planejamento Urbano e Ambiental.

Leônidas da Silva Cavalcante

Técnico em Saneamento, Especialista em Gerenciamento Ambiental.

Mariusa Aparecida Lima Santos

Técnico em Edificações, Especialista em Gerenciamento Ambiental.

Endereço: Avenida Fued José Sebba n°570 - Jardim Goiás - CEP 74.805-100 – Goiânia-GO Fone (62) 3243 3294, FAX (62) 3522 2614. SANEAGO / SUDOA / Gerência de Proteção de Mananciais – e-mail: p-gpm@saneago.com.br.

RESUMO

A qualidade e quantidade de água de um curso hídrico está diretamente ligada à qualidade ambiental, às condições do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica. Quanto mais degradada estiver a bacia, mais deterioradas estarão as águas dos mananciais, tornando-se assim uma problemática ambiental séria, de difícil e cara reversibilidade. A SANEAGO tem passado por sérios transtornos nos seus sistemas de captação e tratamento de águas, conseqüêntes da degradação ambiental nas bacias de seus mananciais, acarretando um aumento significativo de seus custos operacionais. A Política de Proteção de Mananciais visa capacitar multiplicadores do quadro de funcionários e atuarem junto à comunidade local, formando novos multiplicadores, para o desenvolvimento de trabalhos educativos e técnicos, para a recuperação e proteção dos mananciais de abastecimento. A política baseia-se em ações descentralizadas, coordenadas pela Gerência de Proteção de Mananciais, com as demais áreas da Companhia, através da qual, coordena e estimula os Comitês de Proteção dos Mananciais. Esses comitês tem a função de conhecer os problemas da bacia e orientados por um plano de ação, atuam na educação ambiental, junto aos proprietários rurais e comunidade, tendo já conseguido através dessa “Política”, resultados positivos, principalmente na formação de multiplicadores, na conscientização popular para a recuperação, conservação e preservação dos mananciais, bem como, na gestão ambiental, conseguindo assim resolver ou mitigar muitos problemas ou conflitos nessas bacias.

PALAVRAS CHAVE

Mananciais, Comitê, Gerenciamento, Política de Proteção de Mananciais, Abastecimento Público.

(2)

INTRODUÇÃO

A água é matéria prima vital à vida dos seres vivos deste planeta. Ela provém dos mananciais, cujas bacias encontram-se submetidas às ações antrópicas, que a comprometem qualitativa e quantitativamente. A solução para a problemática ambiental dos recursos hídricos e em especial dos mananciais de abastecimento público, passa, necessariamente, pela gestão compartilhada, entre todos os usuários das águas dessas bacias.

Visando pois, a recuperação, conservação e preservação dos referidos mananciais de abastecimento, foi criada a Política de Proteção dos Mananciais para promover ações internas no âmbito da Empresa e ações externas no âmbito das comunidades, em cada cidade operada pela Saneamento de Goiás S.A. SANEAGO.

No ano de 1991 na então, Gerência de Controle da Qualidade do Produto, P-GQP, foi proposta a criação da versão inicial da Política de Proteção de Mananciais (SANEAGO, 1997), com ações de recuperação, proteção, parcerias com o poder público e comunidade, no sentido de buscar a melhoria da qualidade e quantidade da água bruta.

No ano de 2004 a “Política de Proteção de Mananciais” (SANEAGO, 2004) foi revista e melhorada com base na gestão da qualidade, pela Gerência de Proteção de Mananciais, P- GPM, para o aprimoramento da política e seus processos, como a avaliação dos velhos e a proposta de novos objetivos.

OBJETIVOS DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS Objetivos Gerais:

• Formar multiplicadores internos junto aos colaboradores da Empresa. Posteriormente formar multiplicadores externos, nas comunidades de cada cidade, envolvendo as escolas, entidades civis e a população, conscientizando e estimulando as comunidades a criar “Comitês Locais de Proteção dos Mananciais de Abastecimento”(SANEAGO, 2004), com a finalidade de fazer o gerenciamento ambiental das bacias;

• Promover ações educativas, capacitar os colaboradores, promover a revegetação das APP's e das áreas de captação; buscar parcerias para a realização de trabalhos e obras para a recuperação, conservação e preservação dos mananciais de abastecimento;

Objetivo Específico:

Apresentar resultados já obtidos com a implantação da Política de Proteção de Mananciais em todas as cidades abastecidas pela SANEAGO.

MATERIAIS E MÉTODOS

Área de Atuação: A área de atuação compreende as cento e oitenta e duas (182) sub-bacias hidrográficas do Estado de Goiás, cujos mananciais são utilizados como fontes de abastecimento público de cidades operadas pela SANEAGO.

Recursos materiais e humanos: Foram utilizados recursos materiais e humanos para o desenvolvimento das atividades e trabalhos de proteção de mananciais (COSTA, SANTOS e CAVALCANTE, 2005). Foram empregados especificamente em cada atividade, para fins de suporte, apoio, coleta de dados e informações e principalmente, para a obtenção dos resultados desejados como: a conscientização e sensibilização das comunidades, refletindo na paralisação dos processos de degradação ambiental dos recursos hídricos.

(3)

Recursos e materiais utilizados para o desenvolvimento das atividades e trabalhos de proteção de mananciais: Didáticos (Cartilhas, apostilas, folders, panfletos); Cartográficos (Mapas hidrográficos, rodoviários esc.1:1.000.000; cartas topográficas do IBGE, esc.

1:100.000; mapas de uso do solo, tipos solos; hipsométricos, de vegetação e imagens de satélite); Equipamentos de campo (Binóculos, câmaras fotográficas, GPS de navegação , planímetros, teodolitos, níveis, veículos (carros e caminhões), helicópteros, arados, terraceadores, tratores, moto-niveladoras); Rede de laboratórios da SANEAGO; Equipamentos de escritório e comunicação (Computadores, scaners, impressoras, telefones, fax-símiles, retro- projetores, lep-top e data show); Recursos humanos (Equipe multidisciplinar da Empresa);

Assessoria e Insumos (Combustíveis, mudas de árvores, adubos).

A POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS

A Política de Proteção de Mananciais da SANEAGO baseia-se em ações descentralizadas, coordenadas pela P-GPM em sintonia com as Superintendências afins, Gerências Regionais de Serviços e Gerências dos Distritos (cidades operadas pela SANEAGO), no interior. A Coordenação Central (P-GPM), chamada de Comitê Central, orienta todas as ações aos Comitês Regionais (em número de 18), e estes por sua vez, coordenam as ações dos Comitês locais (cidades/distritos), buscando apoio, participação e parceria nos trabalhos de recuperação, conservação e preservação dos mananciais.

RESULTADOS OBTIDOS COM A POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS

Os resultados obtidos com a aplicação da Política de Proteção de Mananciais refletem as ações promovidas direta e/ou indiretamente, em decorrência de iniciativa da P-GPM em solicitar providências às instituições oficiais: órgãos ambientais, poder executivo e legislativo municipais, entidades civis, escolas, proprietários rurais e comunidades.

Foto 01 – Vista aérea parcial da bacia do Rib.

Santana de São Luíz de Montes Belos – Projetos de Microbacias. No detalhe Hidrolândia, Córrego Grimpas. Parceria entre a SANEAGO, Prefeituras, Agência Rural (antiga EMATER).

Foto 02 - Goiânia, Rio Meia Ponte- vista anterior e posterior ao reflorestamento da área da captação.

Resultados indiretos: Formação de multiplicadores externos (comunidade, professores, profissionais multidisciplinares e participantes dos comitês); Reconhecimento de instituições governamentais e de ensino; Maior controle e/ou eliminação das fontes poluidoras e a recuperação das áreas de preservação permanentes.

Resultados diretos: Formação de multiplicadores internos (320 colaboradores da SANEAGO) e multiplicadores externos (comunidade, professores e profissionais

(4)

multidisciplinares e participantes dos comitês); Formação de Comitês de Proteção de Mananciais de abastecimento, integração entre entidades oficiais e privadas, formação de parcerias; Adesão de proprietários e produtores rurais sensibilizados, em trabalhos de recuperação de bacias, trabalhos de conservação de solos em parceria com outras instituições (cidades de Silvânia, Hidrolândia, Piracanjuba, Morrinhos, Rio Verde, São Luiz de montes Belos), ver foto 01; Maior controle, colaboração e entendimento entre usuários dos Recursos Hídricos e ambientais, urbanos e rurais, (gestão de conflitos); Formação de palestrantes para atuarem nas escolas e comunidades (colaboradores da P-GPM); Melhor qualidade e quantidade de matéria prima, melhor sanidade no ambiente e nos cursos hídricos, conseqüentemente, também, melhoria da saúde pública; Maior consciência geral sobre os mananciais de abastecimento público.

CONCLUSÃO

A implantação da Política de Proteção de Mananciais da SANEAGO, proporciona um grande ganho cultural, ambiental e técnico, não só para a SANEAGO, mas, para todas as comunidades das cidades com sistema de abastecimento operadas por ela.

Os resultados obtidos até o momento, com a “Política”, tem demonstrado um grande crescimento e evolução da consciência da necessidade de se recuperar, conservar e preservar os recursos hídricos, principalmente aqueles utilizados para o abastecimento publico. É extremamente positiva e enriquecedora a experiência da aplicação prática desta ferramenta de articulação que disciplina e organiza as ações de gestão ambiental nas bacias.

A Política de Proteção de Mananciais, produz um efeito multiplicador das ações de educação ambiental, extraordinário; com abrangência em praticamente todo o Estado de Goiás, podendo ser adotada, também em cidades não operadas pela SANEAGO.

A sensibilização e as mudanças de comportamento das pessoas são os efeitos mais importantes dessa “Política”, imprescindível ao avanço ambiental, em todas as ações que posteriormente resultam nos projetos de recuperação e/ou preservação dos mananciais. É um grande desafio conseguir a execução de ações e projetos conservacionistas, por isso, a ação educadora, mobilizadora e multiplicadora está em primeiro plano.

Os trabalhos de Proteção realizados têm sido verdadeiros laboratórios de experiências, de condução, de integração e de parcerias, além de serem modelos de parcerias profícuas, cujos resultados são perceptíveis às comunidades leigas e técnicas.

Os resultados elencados neste trabalho, representam uma vitória de todos – instituições e pessoas que de forma direta e indireta – participaram e contribuíram para que eles tornassem realidade, diante das dificuldades para obtê-los.

Por isso eles servem de incentivo para continuarmos a luta pela recuperação, conservação e preservação dos mananciais de abastecimento público, através da implementação dessa “Política”, para a formação, cada vez mais, de multiplicadores de ações educadoras, em busca do “pensar globalmente e agir localmente”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANEAGO, Saneamento de Goiás S/A. Uso e ocupação do solo na bacia do Ribeirão João Leite, Goiânia, 1996, 7 pág. (Relatório Técnico).

SANEAGO, Saneamento de Goiás S/A. Relatório de Vistoria Aérea nas Bacias Hidrográficas dos Ribeirões João Leite e Piancó, Goiânia, 1999b, 22 pag. (Relatório Técnico).

SANEAGO, Saneamento de Goiás S/A. Projeto: Proteção de Mananciais, Goiânia, 2002c, 7 pág.

SANEAGO, Saneamento de Goiás S/A. Projeto Modelo de Reflorestamento das Captações da SANEAGO, Goiânia, 2003, 10 pág.

(5)

SANEAGO, Saneamento de Goiás S/A. Política de Proteção de Mananciais da SANEAGO, Goiânia, 2004, 40 pág.

COSTA, H. L. A.; SANTOS, C. R. A.; CAVALCANTE, L. S. . Proteção de Mananciais para Abastecimento Público, Estudo de Caso no Estado de Goiás. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental. 2005. Campo Grande. VI-008.9.p.

SANEAGO, Saneamento de Goiás S/A. Manual de Conservação e Revitalização dos Mananciais de Abastecimento Público de Goiás, Goiânia 1997; SUDOA/P-GQP;87p.

(6)

XXX CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN INTERAMERICANA DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL (AIDIS)

FORMULARIO PARA REGISTRO DE TRABAJO TÉCNICO F2 Número de Registro: VIII-Costa-Brasil-1

TEMA VIII. Recursos hídricos, administración de agua, manejo de cuencas, gestión de la calidad de la calidad de agua.

TÍTULO DEL TRABAJO

RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAISDA SANEAGO xc

FORMA DE PRESENTACIÓN SOLICITADA (sujeta a la decisión de AIDIS)

Exposición Oral [ x ] Cartel (Póster) [ ] Autor(es) Señalar con * al principal Institución o Empresa 1. Henrique Luíz de Araújo Costa * Saneamento de Goiás SA. - SANEAGO 2. Leônidas da Silva Cavalcante Saneamento de Goiás SA. - SANEAGO 3. Mariusa Aparecida Lima Santos Saneamento de Goiás SA. - SANEAGO

4. Xc

5. Xc

6. Xc

Equipo disponible para presentación oral: Proyector de laminas, proyector de datos (PowerPoint) y pantalla.

Equipo disponible para presentación de póster (cartel): Painel con 1,20m de largura e 2,40m de altura.

DIRECCIÓN PARA CORRESPONDENCIA (autor principal) Nombre: DIPRO / SUDOA / Gerência de Proteção de Mananciais

Institución o Empresa: Saneamento de Goiás SA. - SANEAGO Calle/Av y número: Avenida Fued José Sebba n°570

Colonia/Urb.: Jardim Goiás Código Postal: CEP 74.805-100

Ciudad: Goiânia Estado: Goiás

País: Brasil Tel.: (62) 3243 3294

FAX: (62) 3522 2614 E-mail: p-gpm@saneago.com.br

COMPROMISOS DE LOS AUTORES

Las instrucciones para la preparación del trabajo completo fueran seguidas por los autores para trabajos orales y para pósteres (carteles). [ x ] Si [ ] No

Por lo menos un de los autores se compromete a asistir al Congreso con inscripción paga. Caso no se registre antes del 30 de septiembre de 2006, el trabajo será retirado del programa y del disco compacto (Memorias del Congreso). Si requiere que realice el trámite de pago de la inscripción antes de la fecha citada.

Firma(s) del(os) Autor(es) 1.

4.

2. 5.

3. 6.

Lugar: Fecha:

Utilizar el formulario (F2) para cada trabajo registrado. Adjuntar al texto del trabajo registrado y enviar juntamente con el trabajo gravado en archivo electrónico, disquete o CD, al Comité Técnico del XXX Congreso de AIDIS (xxxxxxxxxxxxxxxxxxx), antes del 16 de septiembre de 2006.

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O segundo foi um estudo randomizado, denominado United Kingdom Prospective Diabetes Study Group (UKPDS), realizado no Reino Unido em 1998 com pacientes diabéticos do tipo 2,