• Nenhum resultado encontrado

O Segredo da Felicidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O Segredo da Felicidade"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

O Segredo da Felicidade

Sermão nº 3227

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Mar/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

O segredo da felicidade / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

26p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Filho, tenha bom ânimo; os teus pecados estão perdoados.” (Mateus 9: 2)

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Não disse ao homem paralítico: “Tende bom ânimo, teus membros paralisados serão fortalecidos e bem de novo.” Mas antes de curar aquela terrível doença, Ele ordenou que ele fosse consolado porque seus pecados foram perdoados - como se isso sendo verdade seria motivo suficiente para regozijar-se mesmo que ele permanecesse paralisado! Se ele deveria ser levado da presença de Cristo em sua cama, tão desamparado como quando ele foi descido do telhado para o meio da sala lotada, isso seria uma questão bastante secundária em comparação com o fato importantíssimo de que os seus pecados foram perdoados.

Davi realmente escreveu: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado está coberto”, e ele é abençoado mesmo estando doente de paralisia ou sofrendo de todas as doenças de que a carne é herdeira! Você se lembra, também, como o profeta Isaías escreveu, sob a inspiração do Espírito Santo:

“Consolai, consolai o meu povo, diz o Senhor Deus. Falai confortavelmente a Jerusalém e clamai a ela ”- o que? Qual deve ser a causa

(4)

4

especial de consolo para a igreja de Deus - “que a guerra dela é cumprida, que a iniquidade dela é perdoada”. Ela pode estar em grande dificuldade e aflição. Sua terra pode ser pisada sob os pés dos invasores. Seus filhos e filhas poderiam estar desmaiando em suas ruas, mas como sua iniquidade foi perdoada, ela tinha um bom fundamento para o conforto! Para citar outro exemplo que é um paralelo próximo ao nosso texto, nosso Senhor disse à mulher da cidade que era pecadora - que lavara os pés dele com as lágrimas, enxugou-os com os cabelos da cabeça e beijou-os. ungiu-os com unguento -

“Seus pecados estão perdoados ... Vá em paz”. E, verdadeiramente, quando o pecado for perdoado, poderemos ir em paz!

Este é o assunto sobre o qual vou falar - o que quer que seja que possa nos causar tristeza, se nossos pecados são perdoados, temos boas razões para sermos felizes.

Primeiro, tentarei mostrar-lhes que o perdão do pecado traz a verdadeira felicidade. Em seguida, aqueles cujos pecados são perdoados devem ser felizes. E em terceiro lugar, uma solene advertência na conclusão de que não há felicidade verdadeira para almas não perdoadas.

(5)

5

I. Primeiro, então, como Jesus disse ao homem doente da paralisia: “Filho, tenha bom ânimo;

seus pecados estão perdoados”, aprendemos que o perdão de pecado traz verdadeira felicidade. O tempo nos deixaria mostrar todas as maneiras pelas quais o perdão do pecado é uma fonte perene de consolação, mas observe, primeiro, que é um dos sinais mais seguros de favor divino - qualquer um que esteja desfrutando disso, certamente tem razão abundante para ser feliz! Deus pode dar grandes riquezas a um homem, mas isso não seria, em si mesmo, um sinal de favor. Pode até ser bem o contrário! Deus pode dar a um homem grande sucesso em seus empreendimentos, mas isso também não pode ser uma evidência de favor.

Deus pode até permitir que um homem tenha o desejo do seu coração e seja preenchido com as loucuras e prazeres deste mundo - ainda que isso possa ser uma prova da ira divina, e não do favor do Senhor. Pode ser dito a respeito dele:

“Efraim é ligado aos ídolos: deixe-o sozinho.”

Mas se os pecados de um homem são perdoados, não há dúvida sobre o favor de Deus no caso dele!

Essa breve sentença, "seus pecados estão perdoados", é um sinal mais claro do favor de Deus do que barris cheios de vinho novo ou celeiros cheios até o teto com grãos dourados!

(6)

6

Se seus pecados estão perdoados, você tem a garantia do Rei para provar que Ele lhe ama!

O perdão do pecado é também uma prova da eleição divina - não meramente um sinal e um sinal da consideração favorável e presente de Deus, mas uma evidência do antigo favor que Deus tinha em Seu coração para com os Seus escolhidos desde a eternidade!

Há muitas misericórdias comuns que Deus dá livremente a todos os tipos e condições de homens. “Ele faz o seu sol nascer sobre os maus e os bons, e faz chover sobre os justos e os injustos”. Mas o perdão do pecado é uma bênção especial reservada para o Seu povo peculiar, cujos nomes Ele escreveu no Livro do Cordeiro.

O livro da vida e que Ele deu ao Seu Filho na aliança da Sua graça - e a quem Cristo reivindicou pelo Seu precioso sangue quando Ele “amou a igreja e se entregou por ela”. Estas são as pessoas em quem Deus tem um deleite peculiar— e estes são aqueles cujos pecados são perdoados por amor de Cristo! Se você, meu irmão ou irmã, é um desses altamente favorecidos, então você tem boas razões para ser feliz! Pense por um minuto ou dois sobre o que este perdão é, e então você verá o que você tem para a felicidade.

(7)

7

O profeta Isaías nos diz que Jeová impôs a Cristo a iniquidade de todo o Seu povo, de modo que este fardo esmagador foi removido de todos nós que somos verdadeiramente dEle - e certamente aquele que teve tal carga tirada de seu coração e consciência deve ser um homem feliz!

No Salmo 85: 2, lemos: “Perdoastes a iniquidade do teu povo, cobristes todos os seus pecados.” Se cremos em Jesus, os nossos pecados são cobertos até mesmo da vista de Deus pelo sacrifício propiciatório de Cristo, e eles estão tão escondidos de nossos próprios olhos que não mais pensamos neles como nos condenando!

Algum de nós pode perceber que este é o nosso caso e ainda assim continuar infeliz?

Em Isaías 44:22, lemos: “Apago como nuvem espessa as vossas transgressões e como uma nuvem os vossos pecados”. Vimos por vezes as nuvens dissipadas e espalhadas tão completamente que nem um vestígio delas pode ser visto - é assim que nossos pecados são afastados por Deus - então não seremos felizes?

Às vezes, o perdão do pecado é chamado de lançamento do pecado para trás das costas de Deus nas profundezas do mar.

(8)

8

Em outro momento é dito que “a iniquidade de Israel será procurada e não haverá nenhuma. E os pecados de Judá, e eles não serão encontrados.”

E então há aquela maravilhosa descrição da obra do “Messias, o Príncipe”, que Gabriel deu a Daniel, “para acabar com a transgressão e acabar com os pecados.” Que expressão mais forte do que isso poderia ser usada? Se é a obra de Cristo "dar um fim aos pecados", podemos ter certeza de que Ele fará isso e que haverá um fim para todos que crerem nEle! Portanto, que nossos corações dancem de alegria, enquanto o Seu gracioso Espírito nos assegura que nossos pecados são completamente aniquilados e repelidos como se nunca tivessem sido cometidos!

Observe, também, que o perdão do pecado muda completamente a posição de um homem em relação a Deus. Antes de ser perdoado, ele estava na posição de condenado - a ira de Deus estava sobre ele. Se sua consciência tivesse sido despertada e iluminada pelo Espírito Santo, ele sentiria que a espada da justiça divina foi retirada de sua bainha e pendurada sobre sua cabeça como por um único cabelo. Lembro-me bem da época em que nem de noite nem de dia eu tinha paz ou conforto. Eu sabia que Deus

(9)

9

deveria estar zangado comigo por causa do meu pecado e que eu estava "já condenado", porque eu não acreditava em Seu único Filho. Mas no momento em que os pecados de um homem são perdoados, seu espírito começa a se alegrar em Deus, seu Salvador! Então seus dias estão cheios de paz e ele pode adormecer à noite sem temer a morte, mesmo que o mensageiro silencioso venha buscá-lo antes que ele acorde! Ele não é mais o escravo do pecado e de Satanás, mas um homem livre em Cristo Jesus! Ele não é mais um rebelde, escondendo-se aqui e ali para evitar ser preso pelos oficiais da justiça divina, mas é recebido como filho do próprio rei e recebido com amor nos braços de seu Pai! Certamente não há maior conforto sob o céu do que um sentimento de pecado perdoado e de reconciliação com Deus pela morte de Seu Filho!

Um cortesão terrestre cuja vida na corte depende do favor de seu monarca, sente que, se seu soberano o desaprova, sua posição está em perigo e toda a sua alegria se foi. Mas quando ele novamente se aquece ao sol do sorriso de seu soberano porque sua ofensa foi perdoada, então sua vida é mais uma vez cheia de felicidade.

Assim também é conosco - nos últimos dias, estávamos sob a testa franzida de nosso grande Senhor e Rei e estávamos em absoluta miséria -

(10)

10

quase em desespero. Mas agora que Seu sorriso repousa sobre nós e Ele nos perdoou todas as nossas transgressões, podemos cantar, sim, e até mesmo dançar por alegria de coração que de nossos pecados e iniquidades Ele não mais se lembrará contra nós, para sempre!

O perdão do pecado também faz uma mudança em tudo o que cerca o que é perdoado. Esse é um texto terrível das Escrituras: "Amaldiçoarei as vossas bênçãos: sim, já as amaldiçoei", e muitos homens realizaram em sua própria vida a verdade dessa declaração divina! O mundo inteiro, na medida em que é leal ao seu grande Criador, é contra o homem que é o inimigo de Deus, assim como as estrelas em seus cursos lutaram contra Sísera. Mas, para o homem que está em paz com Deus, podemos dizer, como Elifaz disse a Jó: “Vocês serão aliados às pedras do campo: e as bestas do campo ficarão em paz com vocês”. Paulo não estava um pouco positivo demais quando escreveu: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” A libertação dos pecados parece, para o homem perdoado, causar tal mudança em tudo ao seu redor que as coisas que ele costumava considerar como maldições agora aparecem para ele como bênçãos, assim como antes que suas bênçãos

(11)

11

(como ele as chamava) fossem transmutadas em maldições! Abençoado é o homem que teve seus pecados perdoados! Ele é o homem que pode verdadeiramente dizer: “O inverno passou, a chuva acabou; as flores aparecem na terra; chegou o tempo do cantar dos pássaros”. E é para ele e para os outros como ele que o Senhor diz: “saireis com alegria e sereis levados adiante com paz: os montes irromperão diante de vós em cânticos e todas as árvores do campo baterão palmas.”

O homem salvo é um homem tão feliz que, como John Bunyan, quando se converteu, queria que até os corvos no campo compartilhassem sua alegria! No perdão do pecado, também, bendito seja Deus, há uma reversão da sentença que havia sido pronunciada sobre nós como pecadores. Quando falo desse grande fato, não posso deixar de lembrar o tempo em que teria dado meus olhos alegremente ou qualquer outra coisa que me fosse cara, se pudesse ter certeza de que meus pecados estavam todos perdoados. O pavor da ira vindoura encheu meu espírito e eu não sabia em quanto tempo eu poderia ser convocado a comparecer perante o tribunal de Deus para ouvir a sentença de que meus pecados haviam merecido. Eu senti que iria de bom grado deitar na prisão e não ter nada além de pão e água para o meu sustento se eu

(12)

12

pudesse ter apenas meus pecados apagados. E agora, confiando no sacrifício expiatório de Cristo, sei que todos os meus pecados são perdoados por Ele, acho minha língua bastante inadequada para contar as alegrias que experimentei e ainda sinto ao saber que a sentença passou justamente sobre mim e foi revertida! Então, agora, em vez de temer que os mensageiros da justiça divina me prendam e me arrastem para a prisão eterna, participo do desafio triunfante de Paulo ao céu, terra e inferno, e clamo: “Quem intentará qualquer coisa contra os eleitos de Deus? É Deus quem justifica. Quem é o que os condenará? É Cristo que morreu, sim, sim, que ressuscitou, que está até à destra de Deus, que também intercede por nós.” Não há inferno para um pecador perdoado! Deus pode castigá-lo como seu Pai amoroso, mas jamais condenará como seu juiz.

Nenhuma ira penal pode cair sobre ele, pois é contrário à regra justa de Jeová punir aqueles a quem Ele absolveu. O dia da ira passou por ele e sua porção é agora indescritível alegria e felicidade que culminará em indescritível felicidade e glória para todo o sempre! Às vezes - e é verdade no caso que estamos considerando agora, quando pessoas que foram desonradas por alta traição foram perdoadas por seu soberano, a desgraça é removida e suas propriedades, que haviam sido confiscadas, são

(13)

13

restauradas a eles e, da mesma maneira, tudo o que havíamos perdido por nossa traição contra o Altíssimo nos foi restaurado. É verdade que não encontramos um paraíso terrestre como o de Adão, mas podemos andar com Deus de perto como ele sempre fez e na pessoa de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, podemos ter comunhão mais íntima com Deus do que nosso primeiro pai desfrutou em seu estado não caído!

Nossa alma tem frutos para se alimentar de coisas como Adão nunca provou! Nós bebemos de uma fonte cujos riachos são mais preciosos do que o rio que rega o jardim do Éden! De fato, como costumamos cantar –

“Em Cristo, os filhos de Adão se gloriam, Mais bênçãos do que seu pai perdeu”.

Cristo nos restaurou tudo o que perdemos pelo pecado e adicionou novas bênçãos que Adão nunca teve.

Então, agora, como o Dr. Watts realmente escreveu –

"Todas as coisas são nossas – os dons de Deus –

A aquisição do sangue de um Salvador

(14)

14

Enquanto o bom Espírito nos mostra como usá-los e melhorá-los também".

Sob a inspiração do Espírito Santo, “todas as coisas são vossas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte, as coisas presentes, ou as coisas por vir, todas são vossas e vós de Cristo e Cristo é de Deus.”

Eu mencionarei apenas uma outra coisa que mostra claramente que o perdão do pecado traz a verdadeira felicidade. É isto. Para muitos de nós, é a maior alegria que sabemos ser capaz de fazer qualquer coisa que glorifique a Deus e estenda Seu reino na terra. Mas, amados irmãos e irmãs em Cristo, não poderíamos ter feito isto se nossos pecados tivessem permanecido imperdoáveis! Teríamos sido incapazes de proclamar o evangelho a outros se não tivéssemos provado sua doçura. Eu sempre sinto que posso tornar a linguagem de Paulo minha e dizer: “A mim, que sou menos que o menor de todos os santos, é esta graça dada, que eu deveria pregar entre os gentios as insondáveis riquezas de Cristo.” Muitos de vocês meus irmãos podem dizer o mesmo.

Outros de vocês podem aplicar o espírito das palavras do apóstolo aos seus ensinamentos da escola dominical, da sua casa, na distribuição do

(15)

15

seu trato, ou qualquer outra forma de serviço pela qual você busca ganhar almas para Cristo e assim glorificar a Deus! É o mais abençoado trabalho no qual você está engajado, mas você nunca poderia ter se engajado corretamente se você mesmo não tivesse desfrutado da bem- aventurança do homem “cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto”.

O que há de bênção do pacto, o que há de piedade experimental , o que há de comunhão com Deus, o que há de antecipação da eterna bem-aventurança que poderíamos ter sabido se, antes de mais nada, o Senhor não tivesse perdoado todas as nossas iniquidades? Isto, que é, em si mesmo, uma bênção especial, inclui muitas outras bênçãos especiais e, portanto, deve fazer todos aqueles que a possuem supremamente felizes!

II. A segunda parte do meu sermão é uma aplicação da primeira parte - o que tenho dito a você é verdade, portanto, cumpra-a! O que significa que aqueles cujos pecados são perdoados devem ser felizes.

Primeiro de tudo, não é mais que eles devam ser felizes? Lembre-se da parábola de nosso Salvador sobre o filho pródigo? Ele chega em casa em farrapos, mas é carinhosamente

(16)

16

recebido pelo caloroso abraço e beijos carinhosos de seu pai. Seus trapos são retirados e o melhor manto é colocado em seu lugar! O bezerro cevado é morto e há alegria geral em toda a casa! Agora imagine, se você puder, este novo filho pródigo sentado e chorando em meio à alegria de todos ao seu redor. Posso conceber que as lágrimas dele fluíram abundantemente a princípio - quando ele se viu tão graciosamente perdoado e foi levado a sentir que estava em casa mais uma vez - mas, mesmo aquelas devem ter sido principalmente lágrimas de alegria, apesar de algumas tristes gotas de tristeza. Pois os últimos anos perdidos devem ter se misturado a eles! Eu acho que naquele dia ele não poderia nem ter uma dor de cabeça pela alegria do seu coração deve ter afastado todas as suas dores e sofrimentos! E se, antes, ele estivera com os pés feridos e fatigado com sua longa jornada do país distante, a alegria e o prazer de tal regresso a casa deviam tê-lo revivido e revigorado! Quando “eles começaram a se alegrar”, certamente não havia ninguém ali que fosse mais feliz do que ele! E, amados irmãos e irmãs em Cristo, estamos na mesma posição que ele! Agora que Deus nos perdoou, devemos nos sentar como lamentadores na grande festa do evangelho a que fomos tão amavelmente recebidos? Anjos estão se alegrando sobre nós! Devemos estar

(17)

17

gemendo e suspirando e chorando, murmurando e reclamando? Todos os nossos companheiros cristãos estão contentes de ouvir que provamos que o Senhor é misericordioso - eles se regozijarão sobre nós e não nos alegraremos?

"Oh, mas eu sou tão pobre!" Diz um deles. Eu sinto muito que seja assim com você, meu querido amigo, mas a sensação de sua pobreza tem mais poder sobre sua mente do que um senso do amor que perdoa a Deus? "Ah, mas eu tenho um doente em casa!" Suspira outro. Eu admiro seu sentimento simpático, mas será permitido que ele supere seu sentimento de gratidão a Deus por salvar sua alma da destruição eterna? Existe alguma coisa no mundo que seja digna de ser comparada com a misericórdia incalculável do pecado perdoado?

E se eu for pobre? Ainda estou perdoado! E se eu estiver doente? Ainda estou perdoado! E se eu morrer em breve? Ainda estou perdoado! Nosso pecado é perdoado, o aguilhão da morte é tirado e, portanto, podemos cantar: "Graças a Deus, que nos dá a vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo!" Então, não temos a melhor razão para nos regozijarmos?

John Bunyan, com razão, diz que qualquer homem que usa a flor chamada "facilidade do

(18)

18

coração" em seu peito é um homem feliz. Mas onde essa flor cresce a não ser no jardim do perdão do pecado? O coração está pesado quando o pecado repousa sobre ele, mas é leve e alegre quando o pecado é removido. Eu suportaria qualquer aflição em vez de ser sobrecarregado com uma consciência culpada - vocês também não iriam, meus irmãos e irmãs?

Enquanto a consciência é clara e limpa, outros assuntos são de pouca importância e não precisamos temer nem mesmo o próprio diabo.

O principal elemento na verdadeira felicidade é um coração em paz com Deus, e um pecador perdoado tem isso! Então ele não deve mostrar isso em seu rosto? Não deve toda a sua conduta de ser abençoadamente alegre porque ele está em paz com Deus? O próprio Senhor diz que tal homem é abençoado e seu veredicto pode ser estabelecido em nada? Ele dirá que você é abençoado porque Ele perdoou sua transgressão e cobriu seu pecado - e você vai inclinar a cabeça como se fosse um junco e que Ele se esqueceu de você? Quando a declaração de Deus é que aqueles que são perdoados são abençoados - e quando Ele lhes ordena que se alegrem nEle e até gritem de alegria - deve ser certo que eles façam o que Ele manda! E seria errado que eles não o fizessem! Ó vocês, perdoados, orem ao Senhor para capacitá-los a sacudir a escuridão que agora os envolve e dar a

(19)

19

vocês “a beleza das cinzas, o óleo da alegria pelo luto, a vestimenta do louvor pelo espírito de tristeza”!

Deveríamos não cultivar essa abençoada flor da verdadeira felicidade escriturística muito mais do que nós temos cultivado? Sinto-me frequentemente deprimido em espírito - talvez mais do que qualquer outra pessoa aqui - e não encontro melhor remédio para essa depressão do que confiar no Senhor com todo o meu coração e procuro perceber de novo o poder da paz falada pelo sangue de Jesus. e seu amor infinito em morrer na cruz para afastar todas as minhas transgressões! Ao contemplar o Deus encarnado, ali feito pecado por mim, para que eu fosse transformado em justiça de Deus, fluxos de conforto fluem de minhas muitas feridas em minha alma! Eu podia sentar no Calvário e chorar, mas não conseguiria ficar sentado ali sem cantar! É estranho, mas é verdade que na hora de nosso maior pesar, logo encontramos conforto no lugar onde o pesar atingiu seu clímax. O Calvário foi o ápice da tristeza para o nosso querido Senhor e Salvador, mas é a morte da tristeza para o Seu povo! E a cruz que lhe causou uma agonia indescritível, traz consolação e alegria a todos os que confiam nEle! Se meditássemos mais sobre o que Cristo fez para obter paz e perdão para nós, nos

(20)

20

regozijaríamos mais com a Redenção que Ele comprou para nós quando Ele deu “Sua vida em resgate por muitos”. E se percebêssemos mais claramente o que perdão do pecado realmente significa e quantas outras preciosas bênçãos estão ligadas no mesmo pacote - se continuamente procuramos viver como homens e mulheres perdoados devem viver - descobriríamos que nove entre dez coisas que nos deprimem seriam levadas embora como nuvens diante de um vendaval de Biscaia!

E marque, amado que esta fonte de alegria sempre permanecerá conosco. “Filho, tenha bom ânimo; seus pecados estão perdoados”, é uma mensagem que sempre dá conforto e alegria. Apesar de sermos jovens, talvez tenhamos a insensatez de buscar felicidade em outro lugar, mas quando envelhecemos e os cuidados e tristezas aumentam, felizes, na verdade, somos nós se temos a felicidade que vem do pecado perdoado! Se somos ricos, estamos aptos a olhar para a nossa riqueza para consolação, mas quando somos levados à penúria, que fonte de felicidade é para nós se nossos pecados são perdoados por amor a Cristo! Os pecados do crente são perdoados quando ele está mais feliz no topo do Tabor, mas eles são igualmente perdoados quando ele está

(21)

21

no Castelo da Dúvida, nas garras daquele velho e cruel tirano, o Gigante do Desespero!

Aquele que uma vez olhou pela fé para Jesus Cristo e Ele crucificado é perdoado em qualquer lugar - e perdoado em toda parte, perdoado em todos os momentos - e perdoado em todas as circunstâncias!

Os confortos que nascem do crescimento na graça são variáveis, mas o conforto que surge do perdão do pecado é sempre pleno, rico e verdadeiro!

Se formos perdoados, devemos nos alegrar e nos alegrar todos os nossos dias - e devemos nos alegrar especialmente sempre que chegar a hora de morrermos! Não precisamos ter medo de partir deste mundo, pois não estamos indo para a presença de um Deus irado, mas para encontrar aquele que perdoou todos os nossos pecados! Colocaremos nossos pés na cama, como alguns queridos que estavam conosco ultimamente fizeram quando chegou a hora de partirem - e nós devemos desafiar o último inimigo e corajosamente passar por seus domínios, não temendo a prisão, porque nós recebemos aquela absolvição plenária que é um passaporte até mesmo através do reino da morte!

(22)

22

Se desfrutássemos dessa felicidade como deveríamos, eu realmente não sei o que há que nos afligiria, porque a alegria de ser perdoado anularia e superaria qualquer pesar que pudesse cair sobre nós em quaisquer circunstâncias concebíveis! Nosso pecado está sendo perdoado, não há motivo para o nosso coração se incomodar. A maior dor se foi, a tristeza mestra é removida. Queridos filhos de Deus, deixem-me pressionar vocês e também sobre mim o dever de manter uma alegria santa de espírito. Que os homens do mundo não sejam verdadeiramente capazes de dizer que somos um povo triste e pesaroso! Se alguma pessoa sob o céu tem o direito de ser feliz, nós temos!

Quando todas as alegrias desta vida diminuem, as nossas começam a queimar mais intensamente. Eu posso entender um homem nos negócios que vive apenas para ganhar dinheiro, sendo esmagado quando ele se torna um falido. Mas eu não consigo entender o seu ser assim, meu querido irmão, se você vive para glorificar a Deus em seus negócios e em tudo mais! Eu posso compreender um homem mundano dizendo: “Não tenho mais nada na terra, agora que minha querida está morta”.

Mas não posso compreender que você está dizendo isso, meu irmão ou irmã, porque seus pecados estão perdoados! E agora, por mais que Deus possa lidar com você, Seus golpes são

(23)

23

suaves e gentis, e não em todos como aqueles que você merecia ter quando você estava impenitente e sem perdão! Que todos nós que cremos em Jesus não só peçamos que Sua alegria permaneça em nós, mas também que nossa alegria seja plena. Eu gostaria que todos pudéssemos estar tão calmos, tão confiantes em Deus, tão alegres sob todas as circunstâncias, que todos à nossa volta seriam compelidos a perguntar: “Qual é o segredo da felicidade dessas pessoas? Eles não têm imunidade de problemas - eles têm tantos a irritá-los quanto a incomodá-los! O que é que os torna mesmo gloriosos na tribulação? ”Eu gostaria que eles pudessem ser obrigados a fazer essa pergunta, para que pudéssemos dar essa resposta –

“Aqueles cujos pecados são perdoados devem sempre ser felizes –

esse é o segredo de nossa vida de alegria contínua.”

III. Agora devemos encerrar com a dolorosa reflexão que PARA OS NÃO PERDOADOS, NÃO HÁ FELICIDADE VERDADEIRA. Um homem não convertido pode ter o que ele chama de alegria, mas é a alegria da loucura! Se Ele fosse racional

(24)

24

e pensativo e visse as coisas como elas realmente são, ele não poderia ter nenhuma alegria real enquanto permanecesse imperdoável. Suponha que, pecador, você esteja em apuros. Estas são apenas as primeiras gotas antes da grande tempestade da ira divina que espera por você! E aquela sua doença, aquele luto, aquela pobreza - estes são apenas o começo daquele terrível furacão que vai quebrar sua devotada cabeça! Eu não posso dizer a você:

“Tenha bom ânimo no seu problema”, pois há problemas piores vindo até você. “Muitas tristezas haverá para os iníquos.”

Talvez você me diga que não está em apuros ou, pelo contrário, está extremamente prosperando - tudo o que você toca parece se transformar em ouro. Você me convida a lhe fazer uma visita e tem orgulho de me mostrar sua mansão principesca, seus jardins espaçosos e seus lindos jardins. Mas meu principal pensamento é: "Como você gostaria de deixar tudo isso?"

Como eu vejo como você está ansioso para adicionar campo a campo e fazenda a fazenda, não posso deixar de lembrar o que Deus disse a um homem que parecia ter sido muito parecido com você - “Seu tolo! Esta noite sua alma será exigida de você; então, de quem serão essas coisas que você providenciou?” Que terrível mudança deve ter sido para o “homem rico, que

(25)

25

estava vestido de púrpura e linho fino, e suntuosamente todos os dias”, quando “no inferno ele levantou os seus olhos estavam em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e Lázaro no seu seio, e clamou e disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro, para que molhe a ponta do dedo em água, e refresque minha língua, porque estou atormentado nesta chama.” E que terrível mudança seria para você, meu amigo, ir de todas as suas riquezas para o inferno! No entanto, não sei se isso faz muita diferença para você, se você é rico ou se é pobre, desde que seja perdoado! Possivelmente o seu coração está endurecido e você quer desbordá- lo diante de Deus e, como Belssazar, você até mesmo enviaria os vasos sagrados para fora do templo e misturaria a blasfêmia com suas festividades intoxicadas! Então eu lembraria da misteriosa caligrafia na parede, “TEKEL. Você está pesando na balança e é achado em falta.”

Você pode ser muito ousado agora, mas em pouco tempo você será levado a se agachar em terror diante de Deus quando Ele erguer sua vara para feri-lo! Quer esteja endurecido ou não - seja qual for a sua condição - não vejo caminho para a felicidade para você, desde que seja mudado! Não há nada na vida ou na morte, no tempo ou na eternidade que possa consolar um homem cujos pecados não são perdoados! E não há nada que você possa fazer, que lhe dará um

(26)

26

verdadeiro conforto, enquanto você permanece um pecador sem perdão. Você pode desistir de certos pecados e fazer algum tipo de reforma, mas enquanto todos os seus antigos pecados continuarem sem serem perdoados, você nem sequer terá começado no caminho certo! Não, não há esperança para você até que você se prostre diante do trono de Deus, confessando sua culpa e implorando Sua misericórdia! Faça isso agora. Agora, enquanto Ele se senta no trono da graça e estende para você o cetro de prata de Sua misericórdia! Venha e curve-se a seus pés e clame: “Ó Senhor, por amor do teu Filho, apague todas as minhas iniquidades”, e Ele fará isso e fará agora! Se você confiar no Senhor Jesus Cristo agora, sairá desta casa perfeitamente perdoado - e em sua alma saberá que está perdoado, pois o Espírito de Deus testificará com seu espírito que é assim!

Venha, então, para a fonte cheia de sangue precioso - pois aí todos os seus pecados podem ser lavados!

"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo", e Ele dirá a você como disse ao homem doente de paralisia: "Tende bom ânimo; os teus pecados estão perdoados.” Deus conceda que assim seja com muitos aqui, por amor de Jesus! Amém.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, apesar do processo UAT ser efetivo contra bactérias psicrotróficas, a indústria de laticínios pode desprender de medidas para evitar a presença de outros

Jesus jamais negociará vendendo a verdade para que possamos ser salvos. Ele não nos salvará em nossos pecados, mas dos nossos pecados. Ele nos limpará, nos purificará,

Se o produto for utilizado em combinação com outro produto, é possível que a informação contida nesta ficha de dados de segurança não se aplique. Sem instruções prévias

Escolas Moradas / Contactos Escolar Pré- Ciclo 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Secundário

das obras para ampliação da Biblioteca; b) Informou que foram adquiridos livros para incorporação ao 18. acervo, com atendimento de todas as áreas, conforme indicações dos

O artigo em questão visa a apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos levantar e reunir informações sobre o mercado voltado ao público infantil do

Carrego toda sorte de pecados impregnados na minha alma, E para minha sorte são pecados comuns à todos,. Não

Este trabalho inclui as auditorias realizadas pela autoridade de auditoria após 1 de julho de 2015 (artigo 62.º, alínea d), subalínea i) do Regulamento Geral) e deve ser referido