• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL MÉDIO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL MÉDIO)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL MÉDIO) Atenção: As questões de 1 a 3 referem-se ao texto que segue:

OUTRO LADO DAS TATUAGENS

A arte de se tatuar é milenar – foi utilizada por diversos povos, tribos e civilizações antigas. Com conotações bem diferentes das atuais, as tatuagens, no passado, eram usadas como forma de atribuir status social ou cultural. É o caso dos guerreiros da Grécia antiga, da civilização Maia e de populações indígenas, como a neozelandesa Maori. Por outro lado, as tatuagens também foram usadas em contextos discriminatórios, como nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial, em que judeus eram tatuados com números em série, como forma de identificação e desumanização.

Ao longo do tempo, os métodos e materiais empregados para fazer as tatuagens foram evoluindo.

As talhadeiras feitas a partir de dentes de tubarão, ossos ou pedras, e até mesmo as facas, anteriormente utilizadas para cortar a pele após o esboço do desenho, foram substituídas por uma variação da caneta elétrica, originalmente projetada pelo inventor norte-americano Thomas Edison (1847-1931) e usada até hoje.

As tintas das tatuagens também seguem a mesma linha de evolução. Pigmentos pretos derivados de carbono (carvão), bem como pigmentos extraídos de madeira, gordura animal e resina de árvores, também eram empregados para dar cor aos desenhos tatuados. Com o passar do tempo, eles também foram substituídos por tintas que, inicialmente, apresentavam em sua composição suspensões de sais de metais diluídos em água, álcool ou glicerina. Já hoje, devido à toxicidade e ao aumento de reações alérgicas após seu uso, essas tintas foram substituídas por corantes orgânicos, os chamados corantes azo. (...)

Além do uso de tatuagens como forma de representação cultural, de classes e até de hierarquia, a descoberta de uma múmia de 5.300 anos nos Alpes orientais em 1991 trouxe à tona um conceito até então desconhecido: o de tatuagens para fins terapêuticos. A múmia Otzi, ‘o homem de gelo’, apresentava 61 tatuagens em forma de linhas e cruzes, algumas das quais coincidiam com os atuais pontos de acupuntura.

Essa descoberta indica que as tatuagens também foram utilizadas para tratar doenças ou aliviar dores. Na sociedade moderna, o uso de tatuagens com fins médicos e terapêuticos vem sendo explorado de diferentes maneiras, e os resultados sugerem que essa abordagem pode ser promissora. A técnica de tatuagem de mamilos pós-cirurgia reconstrutiva da mama já é utilizada por várias mulheres para ajudar no restabelecimento da feminilidade e autoestima. (...)

PINTO, K. G.; FILARDY, A. Revista Ciência Hoje, n. 348. Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/outro-lado-das-tatuagens/

Acesso em: 07 nov. 2018. (Adaptado)

Questão 1 - De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que:

(a) As tatuagens eram alvo de discriminação nas civilizações antigas.

(b) As técnicas utilizadas para as tatuagens evoluíram em conformidade com a evolução do pensamento humano.

(c) As tatuagens ainda hoje funcionam como elemento distintivo na segregação de classes sociais.

(d) Ao longo do tempo, foram diversificados os significados atribuídos à tatuagem.

(e) As tatuagens, por seus fins terapêuticos, são capazes de reverter o diagnóstico de qualquer doença, dado o exemplo da múmia Otzi.

Questão 2 - Algumas palavras e construções linguísticas, com o objetivo de contribuir para a arquitetura textual, funcionam como elementos que interligam, conectam as partes do texto. Sobre esses recursos coesivos, indique a opção CORRETA.

(a) A construção “essa descoberta” (L.22) recupera o sentido de “uso de tatuagens” do parágrafo anterior.

(b) O advérbio “originalmente” (L.10) delimita a concepção da invenção no eixo do tempo.

(c) A expressão “ao longo do tempo” (L.7) explicita uma distinção de temporalidade entre o primeiro e o segundo parágrafos, no que tange à concepção atribuída ao ato de tatuar.

(d) A palavra “também” (L.12) inclui a tatuagem no grupo de tratamentos terapêuticos.

(e) O conectivo “como” (L.5) introduz uma sequência conformativa, dado o parâmetro de equivalência, a 5

10

15

20

25

(2)

2

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Médio) Questão 3 - No que diz respeito à construção “Por outro lado” (L.4), é CORRETO afirmar que a relação lógico- semântica evidenciada por ela é a de:

(a) concessão (b) causa (c) oposição (d) tempo (e) alternância

Atenção: A questão 4 refere-se à imagem que segue:

Disponível em: https://awebic.com/cultura/propagandas-sociais/ Acesso em: 07 nov. 2018

Questão 4 - Considerando a campanha publicitária acima e a disposição dos elementos não-verbais, a asserção que MELHOR sintetiza o conteúdo veiculado é:

(a) Independentemente da situação econômica da mulher, o importante é cuidar da beleza e estar feliz.

(b) O fumo prejudica desde o início à saúde da mulher.

(c) Nem mesmo a falta de cigarro deve inibir o sorriso feminino.

(d) A sequência de imagens, associa o uso de cigarros à gradativa perda de autoestima.

(e) Fumar pode diminuir a consistência óssea da arcada dentária e, por conseguinte, levar a queda de dentes.

Atenção: A questão 5 refere-se à imagem que segue:

Disponível em: http://grupo5adm2.blogspot.com/2011/09/ Acesso em: 07 nov. 2018

(3)

Questão 5 - As campanhas publicitárias têm como objetivo influenciar o comportamento do leitor/ouvinte por meio de distintos recursos expressivos. Levando em consideração o texto e seus elementos verbais e não- verbais, a proposição INCORRETA é:

(a) O novo celta é um carro destinado ao público jovem, o que pode ser corroborado pela expressão “nova geração”.

(b) A dificuldade de realização do fonema /r/ pela personagem da Turma da Mônica Cebolinha foi valorizada nessa propaganda.

(c) A propaganda vale-se dos quadrinhos da Turma da Mônica, e de uma personagem em especial, o que evidencia um diálogo intertextual.

(d) A caracterização facial e gestual do Cebolinha aprova a escolha pelo modelo de carro explicitado.

(e) As características da personagem Cebolinha foram transpostas para a propaganda de acordo com o seu modo de veiculação na obra de Maurício de Sousa.

Atenção: As questões de 6 a 9 referem-se ao texto que segue:

A INTERAÇÃO SOCIAL NA VIDA COTIDIANA

A realidade da vida cotidiana é partilhada com outros. Mas, de que modo experimento esses outros na vida cotidiana? Ainda aqui é possível estabelecer diferenças entre vários modos desta experiência.

A mais importante experiência dos outros ocorre na situação de estar face a face com o outro, que é o caso prototípico da interação social. Todos os demais casos derivam deste.

Na situação face a face o outro é apreendido por mim num vívido presente partilhado por nós dois.

Sei que no mesmo vívido presente sou apreendido por ele. Meu “aqui” e “agora” e o dele colidem continuamente um com o outro enquanto dura a situação face a face. Como resultado, há um intercâmbio contínuo entre minha expressividade e a dele. Vejo-o sorrir e logo a seguir reagindo ao meu ato de fechar a cara parando de sorrir, depois sorrindo de novo quando também eu sorrio, etc. Todas as minhas expressões orientam-se na direção dele e vice-versa e esta contínua reciprocidade de atos expressivos é simultaneamente acessível a nós ambos. Isto significa que na situação face a face a subjetividade do outro me é acessível mediante o máximo de sintomas. Certamente, posso interpretar erroneamente alguns desses sintomas. Posso pensar que o outro está sorrindo quando de fato está sorrindo afetadamente. Contudo, nenhuma outra forma de relacionamento social pode reproduzir a plenitude de sintomas da subjetividade presentes na situação face a face. Somente aqui a subjetividade do outro é expressivamente “próxima”.

Todas as outras formas de relacionamento com o outro são, em graus variáveis, “remotas”.

Na situação face a face o outro é plenamente real. Esta realidade é parte da realidade global da vida cotidiana, e como tal maciça e irresistível. Sem dúvida, o outro pode ser real para mim sem que eu o tenha encontrado face a face, por exemplo de nome ou por me corresponder com ele. Entretanto, só se torna real para mim no pleno sentido da palavra quando o encontro pessoalmente. De fato, pode-se afirmar que o outro na situação face a face é mais real para mim que eu próprio. Evidentemente “conheço-me melhor” do que posso jamais conhecê-lo. Minha subjetividade é acessível a mim de um modo em que a dele nunca poderá ser, por mais “próxima” que seja nossa relação. Meu passado me é acessível na memória com uma plenitude em que nunca poderei reconstruir o passado dele, por mais que ele o relate a mim. Mas este

“melhor conhecimento” de mim mesmo exige reflexão. Não é imediatamente apresentado a mim. O outro, porém, é apresentado assim na situação face a face. Por conseguinte, “aquilo que ele é” me é continuamente acessível. Esta acessibilidade é ininterrupta e precede a reflexão. Por outro lado, “aquilo que sou” não é acessível assim. Para torná-lo acessível é preciso que eu pare, detenha a contínua espontaneidade de minha experiência e deliberadamente volte a minha atenção sobre mim mesmo. Ainda mais, esta reflexão sobre mim mesmo é tipicamente ocasionada pela atitude com relação a mim que o outro manifesta. É tipicamente uma resposta “de espelho” às atitudes do outro. (...)

BERGER, P. L; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 46- 48. (Adaptado)

5

10

15

20

25

30

(4)

4

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Médio) Questão 6 -Em conformidade com o pensamento dos autores “a realidade da vida cotidiana é partilhada com os outros”, isto é, uma sociedade se estabelece a partir das relações intersubjetivas. Nesse sentido, de acordo com o texto, é CORRETO afirmar que:

(a) Na situação presencial de interação, ao tomar conhecimento de mim, passo a conhecer o outro em sua plenitude.

(b) Mesmo sem esforço reflexivo, o meu conhecimento sobre mim é acessível a mim e ao outro.

(c) A interação face a face, enquanto experiência social, é a única oportunidade de conhecimento real do outro.

(d) O “jogo” de espelhos, citado no texto, corresponde ao jogo de impressões não obrigatoriamente reais entre ambos os sujeitos partícipes da interação.

(e) A acessibilidade sobre o que outro de fato é pressupõe um estudo investigativo sobre o sujeito sócio- histórico que ele representa.

Questão 7 - No texto, variadas são as classes de palavras representadas pela grafema “o”. Marque a opção em que “o” possui a MESMA classificação sintática do enunciado “sem que eu o tenha encontrado face a face.” (L..20):

(a) “Meu ‘aqui’ e ‘agora’ e o dele colidem continuamente (...)” (L..7) (b) “Para torná-lo acessível, é preciso que eu pare, (...)” (L.30 e 31)

(c) “(...) ocasionada pela atitude com relação a mim que o outro manifesta.” (L..33) (d) “(...) pode-se afirmar que o outro na situação face a face é mais real (...)” (L..22 e 23) (e) “(...) é acessível mediante o máximo de sintomas. (L..13)

Questão 8 - De acordo com o texto, a opção que indica CORRETAMENTE um sinônimo para o termo

“reciprocidade” (L..11) é:

(a) mutualidade (b) sintonia (c) empatia (d) afinidade (e) compatibilidade

Questão 9 - Em relação às relações lógico-semânticas presentes no texto, é CORRETO admitir que:

(a) logo (na L.9), expressa conclusão (b) contudo (na L.15), expressa adição

(c) por mais que (na L.25), expressa concessão (d) por conseguinte (nas L.28 e 29), expressa tempo (e) enquanto (na L.8), expressa proporção

Questão 10 - As palavras chapéu, pés, lêmures, bônus seguem respectivamente as MESMAS regras de acentuação gráfica das palavras:

(a) açaí, três, colégio, ônus

(b) rouxinóis, cajá, louvaríamos, tênis (c) troféu, dói, fenômeno, ônus (d) juízo, país, lâmina, egoísta (e) heroína, sós, público, ônix

(5)

PROVA DE LEGISLAÇÃO DO SUAS (NÍVEL MÉDIO) Questão 11 - Observe atentamente os itens que seguem:

I – igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

IV - adequação do atendimento das necessidades sociais às exigências de rentabilidade econômica;

V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE os itens supramencionados que correspondem ao conteúdo dos princípios legais que regem a assistência social no Brasil:

(a) Itens I, II, III e IV estão corretos (b) Itens II, III, IV e V estão corretos (c) Itens I, III, IV e V estão corretos (d) Itens I, II, III e V estão corretos (e) Todos os itens estão corretos

Questão 12 - Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que possui uma condição de NÃO USUÁRIO, segundo a descrição específica por faixa etária ou de vida, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, segundo a tipificação dos serviços socioassistenciais, disposta na resolução número 13, de 13 de maio de 2014, do Conselho Nacional de Assistência Social.

(a) Crianças que vivenciam situações de fragilização de vínculos; crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda; jovens fora da escola; jovens em situação de acolhimento;

adultos com defasagem escolar.

(b) Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC; crianças cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda.

(c) Crianças residentes em territórios com ausência ou precariedade na oferta de serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário; Adolescentes e Jovens egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas socioeducativas em meio aberto, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

(d) Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para manter; Adultos em situação de comodidade social; jovens egressos de cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

(e) Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; e outros.

(6)

Prova de Legislação do SUAS (Ensino Médio) 6 Questão 13 - Qual das afirmações abaixo NÃO encontra respaldo na legislação do sistema único da assistência social do Brasil:

(a) A expressão “pessoas portadoras de deficiência” se encontra em desuso, tendo sido substituída, na prática, pelo termo “pessoas com deficiência”, corroborou para o emprego dessa nova terminologia seu uso em resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006.

(b) A palavra “carentes” encontra-se em desuso, tendo a Administração Pública empregado na prática e nos documentos relacionados à política de assistência social, a expressão “em situação de vulnerabilidade e risco social”.

(c) Tanto as palavras “assistencial” e “assistenciais” quanto os termos “socioassistencial” e “socioassistenciais”, encontram-se em uso, tendo a Administração Pública empregado todos esses termos na prática e nos documentos relacionados à política de assistência social.

(d) Os princípios da universalidade e da não-contributividade ou gratuidade, indicam que a assistência social deve ser prestada a todos que dela necessitarem, sem discriminação e sem exigência de qualquer contrapartida ou contribuição por parte de seus usuários.

(e) No tocante ao princípio da não-contributividade, no caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, se poderá cobrar do idoso o uso, em até 70% de seu benefício previdenciário ou de assistência social na contribuição para o custeio da entidade da qual se beneficie.

Questão 14 - Qual das afirmações abaixo NÃO compõe a definição da “assistência social” existente na lei orgânica da assistência social do Brasil:

(a) Garantir o atendimento às necessidades básicas (b) Direito do cidadão e dever do Estado

(c) Política de Seguridade Social não contributiva

(d) Realizada através de ação única de iniciativa pública e da sociedade (e) Prover os mínimos sociais

Questão 15 - Segundo a tipificação dos serviços socioassistenciais presente na resolução número 13 de 13 de maio de 2014 do Conselho Nacional de Assistência Social seria CORRETO afirmar que:

(a) O serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias é considerado uma proteção social especial de alta complexidade.

(b) O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é considerado uma proteção social especial de média complexidade.

(c) O serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é considerado uma proteção social básica.

(d) O serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua é considerado uma proteção social de alta complexidade.

(e) O serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é considerado uma proteção social especial de média complexidade.

(7)

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – SUPERVISOR DE CADASTRO (NÍVEL MÉDIO)

Questão 16 - Manter uma postura ética no atendimento ao público é obrigação de qualquer servidor público, por isso, este deve evitar:

(a) ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;

(b) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

(c) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;

(d) criticar colegas na frente de outras pessoas ou responsabilizá-los na ausência;

(e) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.

Questão 17 - Acerca da ergonomia no ambiente de trabalho, observe as informações abaixo:

I - Equipamentos com terminais de vídeo, utilizados no processamento eletrônico de dados, devem permitir o ajuste da tela para evitar reflexos, além de ter o teclado independente e com mobilidade.

II - A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho- teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;

III - Os equipamentos como tela, teclado, suporte para documentos devem ser posicionados em superfícies de trabalho sem altura ajustável.

IV - Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes como escritórios é recomendado índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados);

V - Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, de modo que a iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa e A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Marque a opção CORRETA:

(a) Apenas os itens I e II estão corretos.

(b) Apenas os itens II e III estão corretos.

(c) Apenas os itens III e IV estão corretos.

(d) Apenas os itens IV e V estão corretos.

(e) Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.

Questão 18 - A navegação por abas consiste na possibilidade de abrir várias páginas na mesma janela do navegador. A versão 7.0 introduziu uma série de aperfeiçoamentos já utilizados por outros navegadores, principalmente o Firefox, como a navegação por abas. As informações acima tratam da versão 7.0 de um browser. Assinale-o.

(a) Internet Explorer.

(b) Mozilla Firefox.

(c) Google Chrome.

(d) Microsoft Edge.

(e) Safari.

(8)

8

Prova de Conhecimentos Específicos – Supervisor de Cadastro (Ensino Médio) Questão 19 - Sobre hardware, software e rede de computadores, leia os enunciados abaixo:

I - O disco rígido possui uma memória não volátil, isto é, mesmo sem fornecimento de energia, os dados ficam armazenados. Já a memória RAM é do tipo volátil, na medida em que, por sua ação, os dados permanecem acessíveis somente quando o computador estiver ligado.

II - A velocidade do processador e o tamanho da memória principal são fatores determinantes para o bom desempenho de um computador.

III - O Windows não permite que a instalação de programas seja realizada a partir de unidades removíveis como pen drivers.

IV - A memória do computador é responsável por executar as instruções contidas nos programas.

V - SDRAM DDR3 é um tipo de memória.

Marque a opção CORRETA:

(a) Apenas o item V está incorreto.

(b) Apenas o item IV está incorreto.

(c) Apenas o item III está incorreto.

(d) Apenas o item II está incorreto.

(e) Apenas o item I está incorreto.

Questão 20 – Sobre o método de embaralhamento ou de codificação de informações que permite somente ao emissor e receptor a sua compreensão ou a sua decifração, assinale a opção CORRETA:

(a) Algoritmo.

(b) Máscara de Rede.

(c) Criptografia.

(d) Assinatura Digital.

(e) Leads.

Referências

Documentos relacionados

E Gracinha, nas suas cartas para Coimbra a Gonçalo, já se carpia de não correrem tão doces nem tão íntimas as visitas do André à Torre, "ocupado, como andava sempre agora,

Contudo, nenhuma outra forma de relacionamento social pode reproduzir a plenitude de sintomas da subjetividade presentes na situação face a face.. Todas as

(a) O serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias é considerado uma proteção social especial de alta complexidade..

(e) Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no