• Nenhum resultado encontrado

O acesso ao ensino superior na República Federal da Alemanha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "O acesso ao ensino superior na República Federal da Alemanha"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

hnpodorn muitas vezes que os alunos compreendam o real ntldo do planejamento.

Faço também com muita freqüência plano de aula ou de unldado em conjunto com os alunos. Eles sugerem um tema vamos elaborando o plano no quadro com a participação de

lodos. Essa prática também tem levadozyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

à

desmistificação do planejamento porque os alunos vão compreendendo que, se

temos uma clareza do que queremos, se nossa opção políti-co-filosófica está suficientemente clara, colocar no papel

é

o mais fácil! No mais, restam correções de português, de forma, portanto, secundárias.

Não vou alongar-me demais nesses exemplos. Basta que se diga que existem N formas de instrumentalizar o aluno sem embotar-lhe o pensamento, de dar-lhe uma formação téc-nica, sem destitui-Io do espírito crítico.

Ao refletir sobre o tema desse painel, não posso deixar de pensar na formação do pedagogo como um todo, na instrução do pedagogo. Já não basta propiciar-lhe vivências democráticas na sala de aula. Isso é importante mas não su-ficiente. Temos que ter um domínio maior do saber (alunos e professores).

Quero finalizar fazendo minhas as palavras do educa-dor italiano Mario Manacorda:

"Creio que uma educação voltada apenas para a afirma-ção dos princípios de liberdade, democracia, participação cul-tural seja sempre inadequada. Não basta. Porque tal gênero de educação os inimigos da democracia também podem fazer, no plano do discurso. Sem negar esses princípios ou igno-ra-los. considero mais importante que os homens sejam ins-truídos, isto é, armados de saber, de tal modo que possam participar concretamente da criação de uma vida mais rica, de uma maior capacidade produtiva, com maior participação democrática. Isto significa mais instrução, mais cultura." (Mario Alighiero Manacorda em entrevista a Maria de Lour-des Stamato De Camillis, divulgada pela Revista da ANDE n." 10, 1986, p. 60).

o

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

NA REPÚBLICA

FEDERAL DA ALEMANHA

*

José Anchieta E. Barreto

o

objetivo deste trabalho é apresentar algumas informações gerais sobre o acesso ao ensino superior na Alemanha, descrever a sistemática do Exame de Maturidade Geral - Abitur, concluindo com algumas observações críticas.

1. INFORMAÇÕES GERAIS

Remonta ao fim do século XVIII a exigência de um exame formal para os candidatos ao ensino superior. Em 1788 a Prús-sia introduziu o "exame de maturidade" que, em 1910, com as reformas implantadas por Humboldt, tornou-se um requisito para a matrícula nas Universidades.

t::

a escola onde o aluno conclui o curso secundário que aplica o exame e atesta sua habilitação para o ensino de ter-ceiro grau e não a Universidade. Tal prática se fundamenta no princípio de que quem acompanhou o candidato, ao longo de seus estudos, está mais apto a decidir sobre sua capaci-tação para um nível de trabalho acadêmico mais avançado. Isto é feito, computando-se na avaliação final do aluno, os resultados obtidos nos últimos semestres, conforme se mos-trará adiante.

(*) Nossos agradecimentos ao DAAD e CAPES que possibilitaram o apoio financeiro à nossa visita à Universidade de Colônia. Agradecemos também ao Professor Henning Günther, Horst Bahro e Ernst Veser que leram e discutiram conosco os originais deste trabalho. Agradece-mos também aos estudantes WiIli Liebetrau e Pia C. Rietter que pa-cientemente nos relataram suas experiências quando submetidos ao Exame de Maturidade Geral. E claro que a eles não cabe nenhuma responsabilidade pelas possíveis falhas do texto, Esta é s6 nossa,

(2)

Obtido o certificado de maturidade o aluno, em principio, pode se matricular em qualquer curso de qualquer instituição de ensino superior. Na década de 60 algumas Universidades, por falta de vagas,· recusaram alunos devidamente habilita-dos. Isto feria o art. 12 da Constituição que garante, a quem detiver a habilitação exigida, o direito de escolher o curso e a instituição onde deseja realizar seus estudos. Em 1972 o Supremo Tribunal Federal, ao apreciar uma ação interposta por um candidato que havia tido (sua matrícula no Curso de Medicina rejeitada, decidiu que somente através de lei a li-mitação de vagas poderia ser efetivada. Assim surgiu o "Acor-do Estatal sobre a distribuição de vaqas no ensino superior", que, após ter sido aprovado pelos Parlamentos de todos os

Estados, passou azyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

vlqorar

a partir de 1.° de maio de 1973. Atllal-mente, aoenas 10 Cursos, dentre cerca de 100 que são

ofere-cidos. têm vaqas limitadas. As Universidades, por seu turno, aumentaram estas vagas, conforme pode ser observado na Tabela 1.

TABELA 1

Cursos que adotaram o numerus clausus e aumento de vagas no

período 1973 - 1984

% de

Curso Vagas em 1973 Vagas em 1984

Aum=nto

Agronomia Arcult=tura Biologia

Economia Doméstica Farmácia

Medicina Odontologia Psicologia

Tecnologia de Alimentos

Veterinária

1048* 1326 1281 462 1712 7225 1292 2582 191 670

1719. 1886 4385 612 2325 11344 2096 3253 298 869

64 42 241 32 36 57 62 26 56 30

*Dado de 1976

l"ONTE: BAHRO, Horst. Hochschulzulassgsrecht - BRD. 1986,p. 33.

Estima-se que, com o decréscimo da taxa de natalidade ocorrido a partir de 1965, o problema de falta de vagas tende a desaparecer. Por outro lado, argumenta-se que mesmo ocor-rendo, no futuro, uma diminuição de candidatos habilitados, alquns destes cursos continuarão a ser os mais procurados

62

Educação em Debate, Fort. 13 (1): ían/íun 1987

por possibilitarem

stetus

social elevado e serem economica-mente mais promissores (Medicina, Odontologia, Farmácia, Veterinária e Biologia).

Existem diferentes tipos de exames de maturidade. "Hoje, distinguem-se três formas de acesso ao Ensino Superior: a Ma-turidade Geral, que dá direito de acesso a qualquer Curso Su-perior, a Maturidade Específica, que dá direito a determinado Curso, e a Maturidade para a Escola Técnica Superior". (1) Ob-serve-se que para os Cursos de Arte em Geral (Música Ins-trumental e Vocal, Pintura etc) e Esporte, exames adicionais específicos são exigidos.

Para as pessoas adultas, que não tenham concluído a escolaridade formal, existe um "exame especial" equivalente no seu conteúdo à maturidade específica. Este exame, porém, em geral, só tem validade no Estado em 'que foi prestado.

2. O EXAME DE MATURIDADE GERAL -

MLKJIHGFEDCBA

A B IT U R

A Maturidade Geral

é

obtida ao término do Ginásio, de-pois de 13 anos de estudos regulares: 4 anos na escola pri-mária e os 9 restantes no Ginásio.

Para a compreensão do

Abitur,

algumas informações sobre o sistema de funcionamento dos Ginásios podem ser rele-vantes. O currículo engloba Alemão, Matemática, Línguas Estrangeiras, Literatura, Artes, Ciências Sociais, Ciências Na-turais, Informática, Religião e Esporte. Seu objetivo é a pre-paração para o ensino superior através do desenvolvimento do pensamento científico e do conhecimento de línguas es-trangeiras. O aluno do Ginásio já pode decidir, dentro de alguns limites, que disciplinas deseja fazer.

A avaliação do rendimento escolar é feita numa escala de 1 a 6. A um rendimento excelente corresponde

a

nota 1. O aluno é aprovado se consegue, pelo menos, 4; indicador de um rendlrnento que, no geral, corresponde às exigências da disciplina.

As três séries finais (11.8 12~ e 13~) do Ginásio estão mais diretamente ligadas ao

Abitur.

t

que no semestre 11.2 o aluno terá que definir as disciplinas aue ccmoorâo seus exa-mes finais. Além disso, os resultados obtidos a partir do

(1) BAHRO, Horst & BECKER, Wi1Ii. Educação, pesquisa e

desenvolvi-mento; o sistema de ensino, ciência e pesquisa na República Federal

da Alemanha. Brasília, DF, CAPES, 1979, p. 175.

(3)

Obtido o certificado de maturidade o aluno, em principio, pode se matricular em qualquer curso de qualquer instituição de ensino superior. Na década de 60 algumas Universidades, por falta de vagas,· recusaram alunos devidamente habilita-dos. Isto feria o art. 12 da Constituição que garante, a quem detiver a habilitação exigida, o direito de escolher o curso e a instituição onde deseja realizar seus estudos. Em 1972 o Supremo Tribunal Federal, ao apreciar uma ação interposta por um candidato que havia tido 'sua matrícula no Curso de Medicina rejeitada, decidiu que somente através de lei a li-mitação de vagas poderia ser efetivada. Assim surgiu o "Acor-do Estatal sobre a distribuição de vaqas no ensino superior", que, após ter sido aprovado pelos Parlamentos de todos os

Estados, passou azyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

vlqorar

a partir de 1.° de maio de 1973. Atual-mente, aoenas 10 Cursos, dentre cerca de 100 que são

ofere-cidos. têm vaqas limitadas. As Universidades, por seu turno, aumentaram estas vagas, conforme pode ser observado na Tabela 1.

TABELA 1

Cursos que adotaram o numerus clausus e aumento de vagas no

período 1973 - 1984

Curso Vagas em 1984

Aum=nto Vagas em 1973

% de

Agronomia

MLKJIHGFEDCBA

p ,fC'Utt=tura

Biologia

Economia Doméstica Farmácta

Medicina Odontologia Psicologia

Tecnologia de Alimentos Veterinária

1048* 1326

1281

462 1712

7225

1292

2582

191 670

1719 1886 4385 612 2325 11344

2096 3253

298

869

64 42 241 32 36 57 62 26 56

30

*Dado de 1976

FONTE: BAHRO, Horst. Hochschulzulassgsrecht - BRD. 1986, p. 33.

Estima-se que, com o decréscimo da taxa de natalidade ocorrido a partir de 1965, o problema de falta de vagas tende a desaparecer. Por outro lado, argumenta-se que mesmo ocor-rendo, no futuro, uma diminuição de candidatos habilitados, alquns destes cursos continuarão a ser os mais procurados

62 Educação em Debate, Fort. 13 (1): [an/íun 1987

por possibilitarem

stetus

social elevado e serem economica-mente mais promissores (Medicina, Odontologia, Farmácia, Veterinária e Biologia).

Existem diferentes tipos de exames de maturidade. "Hoje, distinguem-se três formas de acesso ao Ensino Superior: a Ma-turidade Geral, que dá direito de acesso a qualquer Curso Su-perior, a Maturidade Específica, que dá direito a determinado Curso, e a Maturidade para a Escola Técnica Superior". (1) Ob-serve-se que para os Cursos de Arte em Geral (Música Ins-trumental e Vocal, Pintura etc) e Esporte, exames adicionais específicos são exigidos.

Para as pessoas adultas, que não tenham concluído a escolaridade formal, existe um "exame especial" equivalente no seu conteúdo

à

maturidade específica. Este exame, porém, em geral, só tem validade no Estado em que foi prestado.

2. O EXAME DE MATURIDADE GERAL - A B IT U R

A Maturidade Geral

é

obtida ao término do Ginásio, de-pois de 13 anos de estudos regulares: 4 anos na escola pri-mária e os 9 restantes no Ginásio.

Para a compreensão do

Abitur,

algumas informações sobre o sistema de funcionamento dos Ginásios podem ser rele-vantes. O currículo engloba Alemão, Matemática, Línguas Estrangeiras, Literatura, Artes, Ciências Sociais, Ciências Na-turais, Informática, Religião e Esporte. Seu objetivo é a pre-paração para o ensino superior através do desenvolvimento do pensamento científico e do conhecimento de línguas. es-trangeiras. O aluno do Ginásio já pode decidir, dentro de alguns

limites, que disciplinas deseja fazer.

A avaliação do rendimento escolar é feita numa escala de 1 a 6. A um rendimento excelente corresponde a- nota 1. O aluno é aprovado se consegue, pelo menos, 4; indicador de um rendimento que, no geral, corresponde às exigências da disciplina.

As três séries finais (11.8 12~ e 13~) do Ginásio estão mais diretamente ligadas ao

Abitur.

t

que no semestre 11.2 o aluno terá que definir as disciplinas aue

comoórão

seus exa-mes finais. Além disso, os resultados obtidos a partir do

(1) BAHRO, Horst & BECKER, Wi1Ii. Educação, pesquisa e

desenvolvi-mento; o sistema de ensino, ciência e pesquisa na República Federal

da Alemanha. Brasília, DF, CAPES, 1979, p. 175.

(4)

semestre 12. 1 terão peso específico na obtenção do certifi-cado de Maturidade Geral.

Para se perceber melhor como as coisas funcionam, visi-tou-se um ginásio onde foram entrevistados os professores responsáveis pela coordenação do exame. O que se apresen-ta, a seguir, é a situação real do Stadtiches Gymnasium -Koln - Porz.

No semestre 11.1 o aluno obrlqatortarnente cursará Ale-mão e Matemática e uma língua estrangeira já iniciada (lnolês,

francês ou latim).zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA(2) Em seguida escolhe seis disciplinas. dentre as oferecidas, seguindo os critérios abaixo:

"I

1 disciplina na área de arte (Pintura. Música teórica, Música vocal);

1 disciplina na área de Ciências Sociais (Geografia, His-tória, Filosofia, Ciências Políticas);

1 disciplina na área de Ciências Naturais (Física, Quí-mica, Biologia);

1 outra disciplina na área de Ciências Naturais ou In-formátlca;

1 disciplina na área de religião (Religião Católica, Re-ligião Protestante);

1 disciplina na área de educa cão física (volibol, han-debol, tênis, pingue-pongue, ginástica, dança). (3)

II1

Além destas, duas outras são escolhidas livremente, per-fazendo um total de 11 disciplinas, o mínimo exigido no se-mestre 11.1. O quadro 1 mostra um exemplo de uma possi-bilidade de organização currlcular neste semestre.

No semestre 11.2 e subseqüentes exigem-se no mínimo 8 disciplinas, sendo duas delas de seis horas semanais. cha-madas por Isto de disciplinas superiores. Uma destas duas

é

o Alemão e a outra deve ser escolhida dentre Inglês, Francês. Matemática, Química, Física e Bloloula. Assim. uma possível organização currlcular seria a apresentada no Quadro 2.

(2) Em 3 de dezembro de 1987 foi assinado um acordo entre as Secre-tarias de Cultura dos Estados que prevê. a partir de 1989. a obrigato-riedade de duas línguas estrangeiras nas últimas 3 séries do Ginásio.

(3) O aluno, a partir de 14 anos, não é obrigado a estudar religião; e educação física pode ser dispensada mediante atestado médico. Se isto acontecer, duas outras disciplinas devem ser escolhidas para subs-titui-Ias.

~'64

Educação em Debate, Fort. 13 (1): [an/jun 1987

QUADRO 1 - Exemplo de Organização Curricular - semestre 11.1

Area Disciplinas Aulas

escolhidas semanais

Arte - Lu.gua e Literatura Alemão 3

Inglês 3

Latun* 3

Teoria Musical 3

Ciências Sociais História 3

Filosofia* 3

Matemática, Ciências Naturais Matemática 3

e Informática Química 3

Informática 3

Religião Religião Católica 2

Educação Física Voleibol 2

TOTAL 31

*Disciplinas escolhidas para completar as 11.

FONTE: DIE GYMNASIALEOberstufe; informationsschrift für schuler

1985/86. Bonn, Der Dundesminister für Bildung und

Wissens-chaft, 1984, p. 4.

QUADRO 2 - Organização Ourrlcular - Semestre 11.2

Area Disciplinas

escolhidas

Aulas semanais

Arte - Língua e Literatura Alemão

Inglês

6 3

3

6

3

3

3 3

. Oíêncías Sociais

. Matemática

. Ciências Naturais e

História Matemática

Informática. Química

Informática Religião Católica Voleibol

Religião

Educação Física

TOTAL 30

FONTE: DIE GYMNASIALEOberstufe; informationsschrift für schuler

1985/86. Bonn, Der Dundesminister für Bildung und

wíssens-chaft, 1984. p. 5.

A esta altura já se sabe que o exame do

Abitur

incluirá as duas disciplinas superiores (Alemão e Matemática) e mais duas quando não for uma disciplina superior, é obrigatória até o se-definidas pelo aluno, por exemplo, Química e Informática. Estas 4 comporão o currículo dos semestres subseqüentes. Poderá

(5)

semestre 12.1 terão peso específico na obtenção do certifi-cado de Maturidade Geral.

Para se perceber melhor como as coisas funcionam, visi-tou-se um ginásio onde foram entrevistados os professores responsáveis pela coordenação do exame. O que se apresen-ta, a seguir, é a situação real do Stadtiches Gymnasium -Koln - Porz.

No semestre 11.1 o aluno obrigatoriamente cursará Ale-mão e Matemática e uma língua estrangeira já iniciada (Inolês,

francês ou latim).

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

(2) Em seguida escolhe seis disciplinas. dentre as oferecidas, seguindo os critérios abaixo:

1 disciplina na área de arte (Pintura, Música teórica, Música vocal);

1 disciplina na área de Ciências Sociais (Geografia, His-tória, Filosofia, Ciências Políticas);

1 disciplina na área de Ciências Naturais (Física, Quí-mica, 8iologla);

1 outra disciplina na área de Ciências Naturais ou ln-formática;

1 disciplina na área de religião (Religião Católica, Re-ligião Protestante);

1 disciplina na área de

educacão

física (volibol, han-debol, tênis, pingue-pongue, ginástica, dança). (3)

Além destas, duas outras são escolhidas livremente, per-fazendo um total de 11 dlsclpllnas, o mínimo exigido no se-mestre 11.1. O quadro 1 mostra um exemplo de uma possi-bilidade de organização currlcular neste semestre.

No semestre 11.2 e subseqüentes exigem-se no mínimo 8 disciplinas, sendo duas delas de seis horas semanais, cha-madas por isto de disciplinas superiores. Uma destas duas

é

o Alemão e a outra deve ser escolhlda dentre Inglês, Francês, Matemática, Química, Física e Bioloola. Assim. uma possível organização curricular seria a apresentada no Quadro 2.

(2) Em 3 de dezembro de 1987 foi assinado um acordo entre as Secre-tarias de Cultura dos Estados que prevê. 1\ partir de 1989. a

obrigato-riedade de duas línguas estrangeiras nas últimas 3 séries do Ginásio.

(3) O aluno, a partir de 14 anos, não é obrigado a estudar religião; e educação física pode ser dispensada mediante atestado médico. Se isto acontecer, duas outras disciplinas devem ser escolhidas para subs-titui-Ias.

64

Educação em Debate, Fort. 13 (1): [an/jun 1987

QUADRO 1 - Exemplo de Organização Curricular - semestre 11.1

Area Disciplinas Aulas

escolhidas semanais

Arte - Lu.gua e Literatura Alemão 3

Inglês 3

Latim= 3

Teoria Musical 3

Ciências Sociais História 3

Filosofia'" 3

Matemática, Ciências Naturais Matemática 3

e Informática Química 3

Informática 3

Religião Religião Católica 2

Educação Física Voleibol 2

TOTAL 31

*Disciplinas escolhidas para completar as 11.

FONTE: DIE GYMNASIALEOberstufe; informationsschrift für schuler

1985/86. Bonn, Der Dundesminíster für Bildung und

wissens-chaft, 1984, p. 4.

QUADRO 2 - Organização Currtcular - Semestre 11.2

Area Disciplinas Aulas

escolhidas semanais

Arte - Llngua e Literatura

. Oiêncías Sociais

. Matemática

. Ciências Naturais e

Alemão Inglês

História Matemática

Informática. Química

Informática Religião Católica Voleibol

6

3

3 6

3

3

3

3

Religião

Educação Física

TOTAL 30

FONTE: DIE GYMNASIALEOberstufe; informationsschrift für scnuler

1985/86. Bonn, Der Dundesminister für Bildung und

wíssens-chaft, 1984. p. 5.

A esta altura já se sabe que o exame do

Abitur

incluirá as duas disciplinas superiores (Alemão e Matemática) e mais duas quando não for uma disciplina superior, é obrigatória até o se-definidas pelo aluno, por exemplo, Química e Informática. Estas 4 comporão o currículo dos semestres subseqüentes. Poderá

(6)

haver mudança nas restantes, observando-se que Matemática, quando não for uma disciplina superior, é obrigatória até o se-mestre 12.2 e Educação Física pode terminar no semestre 13.1. A decisão sobre o semestre 11.2 define a ênfase nos estudos até o término do Ginásio. É dado ao estudante o direito de mudar tanto as disciplinas superiores quanto as outras nos semestres seguintes. Entretanto, se isto ocorrer, a carga do aluno será aumentada para recuperar o tempo perdido. Assim, convém ao aluno pensar bem antes de' tomar sua decisão.

O resultado do Certificado de Maturidade Geral é calcula-do em três etapas. Em todas elas, as notas obtidas são trans-formadas para uma escala de O a 15 pontos, segundo a lei de

correspondência definida na Tabela 2.zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

TABELA 2

Correspondência entre a escala de 1 a 6 e a escala de O a 15

Escala de

O

a

6

6 5- 5 5+ 4- 4 4+ 3- 3 3+ 2- 2 2+ 1- 1 1+

Escala de

O

a

15

O 1 2 3 4 ::; 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

FONTE: VERWALTUNGSVORSCHRIFTENzur Verordnung uber der

Bildungsgang und dis Abiturprüfung in der Obsrtufe des

Gymnasium (VVzAPO-OStG). Bonn, Der Bundesminister

für Bildung und Wissenschaft, 1979.p. 22. .

A primeira etapa resulta da avaliação das disciplinas de 3 horas semanais, chamadas de disciplinas básicas. Aqui, são tomadas as 20 melhores notas obtidas nos semestres 12.1, 12.2, 13.1 e 13.2. Se Matemática for uma disciplina básica, seus resultados entram obrigatoriamente, mesmo que não es-tejam entre os 20 melhores. A nota desta etapa será a soma das 20 notas selecionadas. É exigido um mínimo de 100 pontos e o máximo possível

é

300 pontos.

A segunda etapa considera os resultados obtidos nos se-mestres 12.1, 12.1 e 13.1 nas duas disciplinas superiores, com pesos respectivos de 3,3 e 4. Aplicados os pesos e somando-se os valores obtidos, obtém-se a nota desta etapa. É exigido do candidato um mínimo de 100 pontos, o que significa notas

66

Educação em Debate, Fort. 13 U): jan/íun 1987

nunca inferiores a 4 nas 2 disciplinas nos 3 semestres. O máximo possível de se obter

é

300 pontos.

A terceira etapa leva em conta apenas as disciplinas de-finidas para o

Abitur

(as duas superiores e as duas básicas escolhidas). Durante o semestre 13.2 o aluno se submete a uma prova escrita, ministrada e avaliada pelo professor, nas disciplinas superiores e em uma básica escolhida por ele. Na atribuição das notas dessas provas é levada em consideração a participação do aluno em sala de aula numa relação de 2 para 1. Na outra disciplina básica é atribuída uma nota basea-da apenas na participação do aluno em sala de aula. Já são, portanto, 4 notas. Finalmente, as provas finais são aplicadas no fim do semestre. Prova escrita com duração de cerca de 4 horas nas disciplinas avaliadas anteriormente nesta forma e prova oral para a restante. Em geral, estas são corrigidas por dois pro-fessores: um pertencente ao Ginásio do aluno e o segundo de outra escola. Estas provas têm peso 4. Aplicando-se os pesos e totalizando-se, obtém-se a nota da terceira etapa. Como nas anteriores, é exigido um mínimo de 100 pontos.

O resultado final do exame de Maturidade Geral será a soma das notas obtidas nas três etapas. Será considerado ha-bilitado para ingressar no ensino de 3.° grau quem obtiver um mínimo de 300 pontos, desde que tenha tido pelo menos 100 pontos em cada etapa. No Anexo 1, apresenta-se cópia de um certificado do

Abitur

que, espera-se, ajude na compre-ensão do sistema.

3. OBSERVAÇ()ES CRfTlCAS

O especialista em medidas educacionais sabe que traba-lha em um campo minado. Uma melhor precisão da medida, por exemplo, se obtém

à

custa da não inclusão no instrumento de avaliação de aspectos importantes que deveriam ser con-siderados. Tome-se o caso das provas objetivas: possibilidade de medidas confiáveis e válidas, porém, incapazes de garantir a avaliação da capacidade de escrever. Qualquer sistema de avaliação do conhecimento e aptidão é limitado. Tem suas van-tagens e desvantagens.

No caso do exame de Maturidade Geral, objeto destes co-mentários, as vantagens são óbvias. Tratando-se, em última análise, de uma avaliação somativa, oferece ao aluno possibi-lidades de recuperação, diminuindo as tensões próprias de exa-mes desta natureza.

(7)

II

haver mudança nas restantes, observando-se que Matemática, quando não for uma disciplina superior, é obrigatória até o se-mestre 12.2 e Educação Física pode terminar no semestre 13.1. A decisão sobre o semestre 11.2 define a ênfase nos estudos até o término do Ginásio. ,É dado ao estudante o direito de mudar tanto as disciplinas superiores quanto as outras nos semestres seguintes. Entretanto, se isto ocorrer, a carga do aluno será aumentada para recuperar o tempo perdido. Assim,

convém ao aluno pensar bem antes de' tomar sua decisão.zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

O

resultado do Certificado de Maturidade Geral é calcula-do em três etapas. Em todas elas, as notas obtidas são trans-formadas para uma escala de O a 15 pontos, segundo a lei de correspondência definida na Tabela

2.

nuucn Inferiores a 4 nas

2

disciplinas nos

3

semestres.

O

1111I'-11110possível de se obter é 300 pontos.

A

terceira etapa leva em conta apenas as disciplinas de-1IIlldllH para o

Abitur

(as duas superiores e as duas básicas

tolhidos). Durante o semestre 13.2 o aluno se submete a IIIIIfI prova escrita, ministrada e avaliada pelo professor, nas 1I11I(;lpllnos superiores e em uma básica escolhida por ele. Na

urllurlçüo

das notas dessas provas é levada em consideração

1 purtlclpação do aluno em sala de aula numa relação de 2

11/11/1

1.

Na outra disciplina básica é atribuída uma nota basea-1111nponas na participação do aluno em sala de aula. Já são, IH1tlwltO,4 notas. Finalmente, as provas finais são aplicadas no 11111

do

somestre. Prova escrita com duração de cerca de 4 horas IUl/1dlsclpltnas avaliadas anteriormente nesta forma e prova oral 1)(1111o restante. Em geral, estas são corrigidas por dois pro-I"".,oros: um pertencente ao Ginásio do aluno e o segundo

,111

outro escola. Estas provas têm peso 4. Aplicando-se os pesos tutnllzando-se, obtém-se a nota da terceira etapa. Como 11111Innterlores. é exigido um mínimo de 100 pontos.

resultado final do exame de Maturidade Geral será a 1111111das notas obtidas nas três etapas. Será considerado

ha-1IIIII/I(Jo para ingressar no ensino de

3.°

grau quem obtiver IUII mínlrno de 300 pontos, desde que tenha tido pelo menos

t(lO pontos em cada etapa. No Anexo 1, apresenta-se cópia

ti.,

um certificado do

Abitur

que, espera-se, ajude na

compre-lI"no do sistema.

TABELA 2

Cõrrespondência entre a escala de 1 a 6 e a escala de O a 15

Escala de

U

a

6

6 5- 5 5+ 4- 4 4+ 3- 3 3+ 2- 2 2+ 1- 1 1+

Escala de

O

a

15

O 1 2 3 4 ~ 6 7 8 9 10 11 12 U 14 15

FONTE: VERWALTUNGSVORSCHRIFTENzur Verordnung uber der

Bildungsgang und dis Abiturprüfung in der

oberture

des

Gymnasium (VVzAPO-OStG). Bonn, Der Bundesminister

für Bildung und Wissenschaft. 1979.p. 22. .

I OBSERVAÇÕES CRITICAS

specialista em medidas educacionais sabe que traba-11t/l um um campo minado. Uma melhor precisão da medida, por O)l''''lplo, se obtém

à

custa da não inclusão no instrumento

"fi uvallação de aspectos importantes que deveriam ser

con-hlmndos.

Tome-se o caso das provas objetivas: possibilidade

du mudldas confiáveis e válidas, porém, incapazes de garantir I

nvnllação

da capacidade de escrever. Qualquer sistema de

ivnllnção

do conhecimento e aptidão é limitado. Tem suas van-IlIqlllla

e

desvantagens.

No

caso do exame de Maturidade Geral, objeto destes

co-1lIt)llI(lrlos, as vantagens são óbvias. Tratando-se, em última 1I1(IIIHO,de uma avaliação somativa, oferece ao aluno possibi-IIdud08 de recuperação, diminuindo as tensões próprias de exa-IIIU" dosta natureza.

A primeira etapa resulta da avaliação das disciplinas de

3

horas semanais, chamadas de disciplinas básicas. Aqui, são tomadas as 20 melhores notas obtidas nos semestres 12.1, 12.2, 13.1 e 13.2. Se Matemática for uma disciplina básica, seus resultados entram obrigatoriamente, mesmo que não es-tejam entre os 20 melhores. A nota desta etapa será a soma das 20 notas selecionadas. É exigido um mínimo de 100 pontos e o máximo possível é 300 pontos.

A segunda etapa considera os resultados obtidos nos se-mestres 12.1, 12.1 e 13.1 nas duas disciplinas superiores, com pesos respectivos de

3,3

e

4.

Aplicados os pesos e somando-se os valores obtidos, obtém-se a nota desta etapa. É exigido do candidato um mínimo de 100 pontos, o que significa notas

(8)

Entretanto, há alguns aspectos negativos que, sobretudo com a existência do

MLKJIHGFEDCBA

n u m e r u s c la u s u s para alguns cursos, me-recem ser destacados. Primeiro a subjetividade da evaliação. Como foi visto, sobretudo nas duas primeiras etapas, ela está presente. Não há uma avaliação externa, independente, o que pode provocar uma diferença significativa nos resultados finais. Um exemplo esclarece este ponto. No sistema de 1 a 6, um 3 é definido como rendimento satisfatório e que corresponde, de maneira geral, às exigências. Um 4 é o rendimento suficien-te que ainda corresponde, de maneira geral, às exigências .Ll-mite fluido entre duas notas. Não é absurdo se supor que, num determinado ginásio mais exigente, a nota 4 represente o de-sempenho que em outro, onde o rigor dos professores seja menor, seria avaliado em 3. Se isto acontece ao longo das diversas notas, haveria uma diferença no resultado final do

A b itu r de 180 pontos. O aluno do ginásio menos exigente se

apresentaria com vantagem junto às Universidades. Esta pos-sibilidade é real. Segundo depoimento de professores entrevis-tados, alguns ginásios, para não virem a ser fechados por falta de alunos (mais uma vez o efeito da baixa taxa de natalidade). estão baixando o nível de exigência como forma de atrair maior número de alunos.

Mencionou-se também, nas entrevistas, que os alunos sa-bendo que sua classificação final depende dos seus professo-res, em significativa parte, estão assumindo uma postura

con-formista, de não confrontação de idéias não condizenteszyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

à

for-mação do espírito crítico. Isto é muito sério. Segundo observava

um dos professores entrevistados: "Corremos o risco de ter, no futuro não muito distante, uma elite nacional sem espírito crítico, acomodada, o que não será bom para o País".

Critica-se também o sistema por possibilitar o ingresso de pessoas em curso para os quais não estão devidamente preparadas. Desejando obter resultados mais elevados, o aluno pode escolher para disciplinas superiores as consideradas mais fáceis ou aquelas ministradas por professores mais "cama-radas". Assim, alguém pode ingressar no curso de Engenharia sem uma formação suficiente em Física e Matemática. Ou no curso de Línguas românicas sem o conhecimento do Latim. Isto no mínimo aumentaria seu tempo de permanência na Uni-versidade.

Finalmente, a maneira como são estruturadas as discipli-nas. Muitas vezes, ensina-se em profundidade, ao longo das 3 séries iniciais, tópicos especializados, perdendo-se a visão do

68

Educação em Debate, Fort. 13 (1): [an/Iun 1987

conteúdo global. Isto tanto pode ocorrer em História como em Física. Independe da disciplina.

Discute-se hoje muito no \:jrasil o sistema vestibular. A situação é completamente diferente. Mesmo assim, conhecer um pouco a experiência dos outros pode ajudar na compre-ensão mais exata dos problemas que se tem de enfrentar nesta área. Espera-se que este trabalho atinja também este objetivo.

ANEXO 1

Cópia de um Certificado de A b itu r

A página 1 contém nome do candidato, data e local de seu nascimento, assim como informações sobre o Ginásio.

Na página 2 são apresentados os resultados da 1.· etapa, ou seja, as 20 melhores notas dos cursos básicos ( G r u n d

-k u r s e ) e o total, no caso, 176.

Na página 3 encontram-se os resultados da 2.· etapa, ou seja, as notas dos cursos superiores ( L e is tu n g s k u r s e ) . Obser-ve-se que em lugar de peso 4 para as duas últimas notas, usou-se o peso três, contando-as uma vez mais.

Também na página 3, item 3, podem-se ver os resultados da 3.8 etapa ( A b itu r p r ü fu n g ) e o resultado geral de 523 pontos que coresponde a uma média de 2,7 na escala de 1 a 6

Observe-se que todos os escores apresentados já foram convertidos da escala de 1 a 6 para a escala de 1 a 15.

GINÁSIO

RICARDA-HUCH

Ginásio Municipal para Moças e Rapazes (1.0 e 2.0 graus secundário)

4150 Krefeld - Rua Moerser, 36

CERTIFICADO

PARA ADMISSÃO A QUALQUER ESCOLA SUPERIOR

...

(nome

Nascido em 19 de dezembro de 1963 em Krefeld Domiciliado em Krefeld

(9)

c o n t e ú d o g lo b a l. I s t o t a n t o p o d e o c o r r e r e m H is t ó r ia c o m o e m F í s ic a . I n d e p e n d e d a d is c ip lin a .

D is c u t e - s e h o je m u it o n o B r a s il o s is t e m a v e s t ib u la r . A s it u a ç ã o é c o m p le t a m e n t e d if e r e n t e . M e s m o a s s im , c o n h e c e r u m p o u c o a e x p e r iê n c ia d o s o u t r o s p o d e a ju d a r n a c o m p r e -e n s ã o m a is e x a t a d o s p r o b le m a s q u e s e t e m d e e n f r e n t a r n e s t a á r e a . E s p e r a - s e q u e e s t e t r a b a lh o a t in ja t a m b é m e s t e o b je t iv o .

ANEXO 1

C ó p ia d e u m C e r t if ic a d o d e Abitur

DCBA

A p á g in a 1 c o n t é m n o m e d o c a n d id a t o , d a t a e lo c a l d e s e u n a s c im e n t o , a s s im c o m o in f o r m a ç õ e s s o b r e o G in á s io .

N a p á g in a 2 s ã o a p r e s e n t a d o s o s r e s u lt a d o s d a 1 . " e t a p a , o u s e ja , a s 2 0 m e lh o r e s n o t a s d o s c u r s o s b á s ic o s (Grund-kurse) e o t o t a l, n o c a s o , 1 7 6 .

N a p á g in a 3 e n c o n t r a m - s e o s r e s u lt a d o s d a 2 . " e t a p a , o u s e ja , a s n o t a s d o s c u r s o s s u p e r io r e s (Leistungskurse). O b s e r -v e - s e q u e e m lu g a r d e p e s o 4 p a r a a s d u a s ú lt im a s n o t a s , u s o u - s e o p e s o t r ê s , c o n t a n d o - a s u m a v e z m a is .

T a m b é m n a p á g in a 3 , it e m 3 , p o d e m - s e v e r o s r e s u lt a d o s d a 3 . " e t a p a (Abiturprüfung) e o r e s u lt a d o g e r a l d e 5 2 3 p o n t o s q u e c o r e s p o n d e a u m a m é d ia d e 2 , 7 n a e s c a la d e 1 a 6

O b s e r v e - s e q u e t o d o s o s e s c o r e s a p r e s e n t a d o s já f o r a m c o n v e r t id o s d a e s c a la d e 1 a 6 p a r a a e s c a la d e 1 a 1 5 .

GINÁSIO

RICARDA-HUCH

G in á s io M u n ic ip a l p a r a M o ç a s e R a p a z e s

( 1 .0

e 2 . ° g r a u s s e c u n d á r io )

4 1 5 0 K r e f e ld - R u a M o e r s e r , 3 6

CERTIFICADO

P A R A A D M I S S Ã O , A Q U A L Q U E R E S C O L A S U P E R I O R

( n o m e

N a s c id o e m 1 9 d e d e z e m b r o d e 1 9 6 3 e m K r e f e ld D o m ic ilia d o e m K r e f e ld

(10)

Depois de ter freqüentado o Ginásio (2.zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA0 Grau Maior) subme-teu-se

à

prova do vestibular.

o

MLKJIHGFEDCBA

C e r tific a d o está baseado:

No Acordo da r e o r g a n iz a ç ã o do (2.0 Grau M a io r ) G in á s io .

- D e c is ã o da C o n fe r ê n c ia do M in is tr o da Cultura em 7.7.1972.

Acordo sobre a prova de v e s tib u la r de r e o r g a n iz a ç ã o do

2.0

Grau

M a io r no 2.° "Grau s e c u n d á r io .

Conforme r e o r g a n iz a ç ã o da C o n fe r ê n c ia do M in is tr o da Cul-tura em julho de 1972.

Decisão da conferência do M in is tr o da Cultura de 13-12-1973, no texto de 19 de 5 de 1978.

Decreto sobre preparação e prova do V e s tib u la r no

2.0

Grau

M a io r do G in á s io em 28 de março de 1979 ( P á g in a de le i e

decreto para o Estado de Nordrheim-Westfalen, 1979, pág. 248.

2 . P á g in a do C e r tific a d o para a d m is s ã o

à

escola s u p e r io r ;

Para '" " .. " .. '" .

RESULTADOS DETALHADOS DA QUALIFICAÇãO GERAL

1. Cursos Básicos

Número Contagem de pontos

Total

Matéria de Cursos

dos Cursos de pontos

na Matéria

1. Linguas - Literatura

e Arte AI'mão

Latim 1

9

9

Arte

3 8

9 11 28

2. CIências Sociais

História e Ciências

Sociais 2

14 14 28

Pedagogia 3

11 11 13 35

3. Matemática - Ciências

Naturais

Matemática 3

7 7 6 20

Física

4 2 1

6 15

Ensino Rellgioso 2

8 9 17

Total de pontos dos 20 Cursos Básicos

176

70

Educação em Debate, Fort. 13 (1): jan/jun 1987

3. Página do C e r tific a d o para Admissão

à

Escola Superior;

Para .

2. Cursos Superiores

(Exceto cursos do semestre letivo 13.2)

Matéria

Ooncagern de Poncos

(Peso 1)

Total de Pontos na

Matéria (Peso 3)

Inglês Alemão

8 6

7 10

69

78

147

7 10

8 10

Total de pontos de 6 Cursos

Trabalho individual respectivamente

compensado

s. Prova de Vestibular

(Inclusive resultados dos cursos do ano letivo 13.2)

Matéria

R~l:>ultado do Ano Letivo

13.2

Resultado da Total de

Prova (Peso 1) pontos na prova

escrito oral Individual

Inglês Alemão Matemàtica . Pedagogia

9

11 6

13

9 9 5

45

47

26

65 13

Total de Pontos no Vestibular 183

Total de Pontos na

Qualifica-ção Geral 523 dois / sete

Média 2,7

Outros resultados do 12° e 139 Anos Letivos, exceto a qualificação geral

4. Página do Certificado para acesso na escola superior;

Para .

Senhorita .

Foi aprovada na prova do Vestibular e com isto fica quali-ficada a cursar uma escola superior na República Federal da Alemanha e Berlim Ocidental.

(11)

Depois de ter freqüentado o Ginásio (2.° Grau Maior) subme-teu-sezyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

à

prova do vestibular.

o

Certificado está baseado:

No Acordo da reorganização do (2.° Grau Maior) Ginásio. - Decisão da Conferência do Ministro da Cultura em 7.7.1972. Acordo sobre a prova de vestibular de reorganização do

2.0

Grau Maior no 2.°'Grau secundário.

- Conforme reorganização da Conferência do Ministro da Cul-tura em julho de 1972.

- Decisão da conferência do Ministro da Cultura de 13-12-1973, no texto de 19 de 5 de 1978.

Decreto sobre preparação e prova do Vestibular no

2.0

Grau Maior do Ginásio em 28 de março de 1979 (Página de lei e decreto para o Estado de Nordrheim-Westfalen, 1979, pág. 248. 2. Página do Certificado para admissão à escola superior;

para .

RESULTADOS DETALHADOS DA QUALIFICAÇãO GERAL

1. Cursos Básicos

Número Contagem de pontos

Total

Matéria de Cursos

dos Cursos de pontos

na Matéria

1. Línguas - Literatura

e Arte Al'mão Latim

1 9

9

Arte

3 8

9 11 28

2. C'ênclas SocIais

História e Ciências

Sociais 2

14 14

28

Pedagogia 3

11 11 13 35

3. Matl'mática - Ciências

Naturais

Matemática 3

7 7 6 20

FísIca 4

2 1 6 15

EnsIno ReligIoso 2

8 9

17

Total de pontos dos 20 Cursos Básicos

176

70

Educação em Debate,

MLKJIHGFEDCBA

F a r t . 13 O): jan/jun 1987

3. Página do Certificado para Admissão

à

Escola Superior;

Para .

2. Cursos Superiores

(Exceto cursos do semestre letivo 13.2)

Matéria

Oom.agem de Poncos

(Peso 1)

Total de Pontos na

Matéria (Peso 3)

Ing.ês

Alemão

8

6

7

10

69 78

147

7 10

8 10

Total de pontos de 6 Cursos

Trabalho individual respectivamente

compensado

s.

Prova de Vestibular

(Inclusive resultados dos cursos do ano letivo 13.2)

Matéria

R~l>ultado do Ano Letivo

13.2

Total de

pontos na prova

Individual

Resultado da

Prova (Peso 1)

escrito oral

Inglês Alemão Matemátíca . Pedagogia

9

11

6

13

9 9 5

45 47

26

65 13

Total de Pontos no Vestibular 183

Total de Pontos na

Qualifica-ção Geral 523 dois / sete

Média 2,7

Outros resultados do 12° e 139 Anos Letivos, exceto a qualificação geral

4. Página do Certificado para acesso na escola superior;

Para .

Senhorita .

Foi aprovada na prova do Vestibular e com isto fica quali-ficada a cursar uma escola superior na República Federal da

Alemanha e Berlim Ocidental.

(12)

s t e C e r t i f i c a d o e n c e r r a t a m b é m o C u r s o d e L a t i m , p e d i d o p a r a q u a l i f i c a ç ã o p a r a o V e s t i b u l a r .

K R E F E L D , 1 3 d e j u n h o d e 1 9 8 3

NMLKJIHGFEDCBA

( a ) P r e s i d e n t e d a C o m i s s ã o C e n t r a l D i r i g e n t e d a E s c o l a

d o V e s t i b u l a r D i r e t o r i a - G e r a l d o s E s t u d o s S u p e r i o r e s D i r e t o r i a - G e r a l d o s E s t u d o s S u p e r i o r e s '

( a ) R e p r e s e n t a n t e d o T i t u l a r d a E s c o l a P r o f e s s o r C o n s u l t o r

P a r a c o n t a g e m d e p o n t o s d a e s c o l a d e n o t a s d e 6 e m c o n t a -g e m d e p o n t o s d e a c o r d o c o m a R e s o l u ç ã o d e 7 . 7 . 1 9 7 2 . M u i t o B o a c o r r e s p o n d e n t e a 1 5 / 1 4 / 1 3 p o n t o s ;

B o a c o r r e s p o n d e a 1 2 / 1 1 / 1 0 p o n t o s ; S a t i s f a t ó r i o c o r r e s p o n d e a 9 / 8 / 7 p o n t o s ;

S u f i c i e n t e c o r r e s p o n d e a 6 / 5 / 4 p o n t o s ; , I n s u f i c i e n t e c o r r e s p o n d e a 3 / 2 / 1 p o n t o s ;

M a u c o r r e s p o n d e a O p o n t o .

• T r a d u ç ã o d a P r o f e s s o r a A d a M a r i a R i b e i r o

Referências

Documentos relacionados

Com o fomento de políticas voltadas o contexto da Língua de Sinais nos cursos de Ensino Superior tem como fator de observação a prática docente e o uso de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste sentido, o presente estudo busca como objetivo principal realizar um revisão de literatura sobre as atuais intervenções realizadas nas empresas com vistas a minimizar os

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade