• Nenhum resultado encontrado

Quais brincadeiras podem ser usadas?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quais brincadeiras podem ser usadas?"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

Trabalhar o nome próprio de uma criança pode ser algo muito complicado, porém com as atividades corretas ajudá-la ficou mais prático e divertido. Por que apenas ensinar as letras de um modo quando se pode brincar ao mesmo tempo em que aprende?

Quais brincadeiras podem ser usadas?

Bingo das letras, canções e brincadeiras que possam cantar as letras do alfabeto e livro com nomes. Pais e professores tem uma vasta escolha de atividades lúdicas para entretê-los e os ensinar a escrever o próprio nome sozinho.

Para auxiliar a criança, em sala de aula o professor pode fazer um pequeno varal e pedir para as crianças prenderem com o pregador as letras que constituem seu nome, desse modo visualizarão as letras pelo som, tamanho ou formato.

Trabalhar com massinha pode chamar atenção, de modo que a criança tente escrever o próprio nome ao formar as letras com ajuda do objeto colorido. As cores devem sempre estar presentes em sala de aula, pois ajuda direto a memorização infantil e desperta a curiosidade.

Objetivo de ensinar o nome para a criança

As crianças precisam se reconhecerem como indivíduos que constituem aquele ambiente e muitos outros, de modo que se sintam importantes e tudo pode ser explorado através de leitura e treinos de escrita dentro da sala de aula ou em casa com ajuda dos pais.

Os pequenos estão na sociedade e pouco a pouco passarão a compreender esse fator,

portanto, quando se apresentarem para outras pessoas precisam sentir confiança ao dizer o próprio nome e ser reconhecida por outras pessoas.

(2)

Atividades para trabalhar o nome na

educação infantil

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou diversas atividades lúdicas para que as crianças realizem-nas tanto em casa quanto na escola. Treinar ajuda diretamente na memorização e elas passarão a compreender melhor sobre a atividade proposta.

(3)

A equipe do Minhas Atividades agradecem todos os professores e educadores que estão presentes no dia a dia do aluno, em sua formação acadêmica e moral. Vocês são fantásticos!

(4)

Encontre as letras

O aluno deverá encontrar as letras que compõem seu nome e pintá-las de acordo com sua paleta de cores disponíveis, deixar bem colorido ajuda a lembrar determinadas letras e seus diversos formatos.

(5)

O alfabeto é importante no aprendizado infantil, pois será através dele que crianças conseguirão a autonomia da qual necessitam para criar histórias, por exemplo.

(6)

Pinte o desenho

O aluno deverá pintar o desenho apenas e somente com a imagem que se identifica. As cores podem ser diversificadas, além de enfatizar a importância de se usar máscara em uma época de pandemia para poder se proteger e proteger a família.

(7)

A criança escolherá com qual se identifica, e reconhecer tal fator é importante para o futuro dessa criança que se tornará jovem um dia. Trabalhar com cores mexe diretamente com a

(8)

coordenação motora física.

Meu nome é:

O aluno deve prestar atenção em cada letra do alfabeto abaixo e escrever na lacuna ao lado letra por letra e perguntar ao professor se conseguiu fazê-lo.

(9)

À primeira vista, esse tipo de atividade pode parecer muito complexa para a mente de uma criança, mas com um pouco mais de prática ela conseguirá fazer outros tipos de atividades

(10)

com sílabas, por exemplo.

Qual seu nome?

O aluno deve escrever a letra inicial de seu nome, depois a letra final e posteriormente o número de letras que o compõem.

(11)

Contar na educação infantil ajudará as crianças a saberem lidar com matemática em um futuro breve, além disso devem ter o conhecimento de quantas letras existem em seu nome,

(12)

qual é a primeira e a última.

Mais sobre mim!

O aluno deve escrever na primeira lacuna qual ou quais são suas brincadeiras favoritas, qual animal é o seu favorito, cor que mais gosta e por fim, sua comida favorita.

(13)

Se o aluno sentir dificuldades para escrever alguma palavra, o professor deve explicar como escrever e repeti-la diversas vezes para a criança conseguir compreender.

(14)

Escreva o seu nome

Para realizar esta atividade, basta que o aluno preencha a lacuna com seu nome e por fim, complete as letras do alfabeto que faltam.

(15)

O aluno pode colorir o trenzinho para auxiliar em sua coordenação motora fina, com o principal objetivo de ganhar mais firmeza na hora de pintar ou escrever, e visualizar cada

(16)

letra dentro dos vagões.

Trabalhe com o nome

O aluno deve ler o pequeno texto com atenção e calma para conseguir escrever seu próprio nome da lacuna abaixo, por fim escrever a letra inicial e final.

(17)
(18)

Observe o quadro

O aluno deve observar no quadro o que cada criança deseja saber a seu respeito e respondê-las. O pequeno deve dizer seu nome, idade, altura, peso e o número que calça no sapato.

(19)

Se por algum motivo o aluno desconhecer sua altura, o professor pode usar uma fita métrica presa na parede para medir aluno por aluno.

(20)

Eu e meu nome

O aluno deve procurar a letra inicial de seu nome em revistas, recortá-las e as colar nos respectivos crachás abaixo.

(21)

As crianças são exploradoras natas, portanto o professor deve se atentar quanto a isso pois algumas podem simplesmente colar uma imagem por cima da outra.

(22)

Assinale as letras

O aluno deve assinalar com um X nas letras que compõem seu nome, de modo que consiga reconhecê-las sem sentir dificuldades para isto.

(23)

Para concluir esta atividade, o aluno deve escrever depois seu nome, dizer quantas letras ele tem, qual a inicial e letra final estão no nome.

(24)

Álbum de identidade

O aluno deve escrever o nome da escola na qual estuda, depois dizer seu nome, escrever o nome de seu professor, e falar a sigla da turma.

(25)

O aluno pode usar os demais mapas com os alfabetos que estão presentes nesta atividade para conseguirem escrever o nome do professor e o nome da escola.

(26)

Pinte o quadradinho

O aluno deve pintar um quadradinho para cada letra que tem no nome dos coleguinhas de classe. As cores podem ser distintas.

(27)

Para finalizar esta atividade, o aluno deve recortar uma palavra para cada letra e posteriormente colar nos espaços reservados.

(28)

Escreva o seu nome abaixo

O aluno deve escrever seu nome no espaço abaixo, posteriormente escrever nos quadrinhos quantas letras tem em seu nome, qual a primeira letra de seu nome, qual a última, dizer quantas letras se repetem, contar quantas vogais tem seu nome e qual o número de consoantes que aparecem em seu nome.

(29)

Se o aluno sentir dificuldades para contar o número de vogais e consoantes em seu nome, deve pedir ajuda ao professor. O objetivo principal desta atividade é fazer as crianças repetirem determinadas coisas para aprender melhor.

(30)

Meu nome começa com qual letra?

O aluno deve ler o que se pede, dizer com qual letra começa seu nome, procurar por figuras que tenham as letras que iniciam o nome.

(31)

Atividades com colagens ajudam a promover autonomia, criatividade, expressão e socialização entre as crianças, que tem como principal contribuição a ampliação das habilidades artísticas nas etapas de alfabetização em sala de aula ou com os pais.

(32)

Observe o nome de cada criança

O aluno deve observar o nome de cada criança e responder com o que se pede, posteriormente desenhar a si próprio e completar o quadro.

(33)

O aluno deve compreender que repetição de atividades ajudam diretamente a contribuir com a memória e deixá-la melhor, a fim de lembrar de muitas coisas e não se esquecer.

(34)

Já sei escrever meu nome!

O aluno deve mostrar que aprendeu a escrever o próprio nome para mostrar ao professor, colegas e pais, posteriormente deve procurar as letras do nome e colar no espaço vago.

(35)

O aluno deve mostrar que já sabe contar e dizer quantas vogais e consoantes compõem seu nome, ao preencher os espaços vagos.

(36)

Pinte a letra inicial

O aluno deve escrever seu nome, pintar a letra inicial na primeira caixa, posteriormente copiar bem bonito na segunda caixinha.

(37)
(38)

Quem escolheu seu nome?

O aluno deve escrever no espaço abaixo qual o membro da família que escolheu seu belo nome, por fim, recortar e colar as letras de seu nome e colar no espaço abaixo.

(39)

Mais uma vez, atividades de colagem tem como principal objetivo ajudar na criatividade e autonomia infantil, de modo que amplie as habilidades artísticas.

(40)

Escreva seu nome em cada quadrado

Para finalizar a atividade, o aluno deve escrever cada letra de seu nome em um respectivo quadrado, dizer quantas letras tem no nome e pintar a caixinha que diz “Pequeno” ou “Grande”.

(41)

Ensinar as crianças sobre seu próprio nome, as farão entender que são importantes e seu nome é único e a faz ser um individuo especial.

(42)

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

A temperatura de 30°C além de proporcionar a maior taxa de germinação também apresenta o maior índice de velocidade de germinação (Tabela 1), ou seja, o processo de

Os deslocamentos químicos e constantes de acoplamento (J em Hz entre parenteses) dos sinais de hidrogênio foram deduzidos do espectro 1D de RMN 1 H.. Planta: O material vegetal

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

IV.3 Lista das empresas TIC do Minho com actividades de serviços e software

Merece destaque ainda que, para além de lançar luz sobre questões que a mobilizavam, por seu percurso particular de mulher escritora, Carmen Dolores também tenha tratado, de

(CEESCE), é um estabelecimento de ensino superior privado inserido no sistema educativo. O ISCEM é uma instituição de alto nível, orientada para a criação, transmissão e

Na propaganda contra o cativeiro, ele continua com sua forma, mas configura-se como objeto para uso de um discurso para atingir a sociedade, seja favorecendo

PARÁGRAFO SEGUNDO - Na hipótese de, ao final do período de vigência deste acordo, ou em caso de rescisão do contrato de trabalho, não tenha havido a compensação integral da