• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PREGÃO ELETRONICO SRP Nº 10/2017 PROCESSO Nº /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PREGÃO ELETRONICO SRP Nº 10/2017 PROCESSO Nº /"

Copied!
111
0
0

Texto

(1)

EDITAL

PREGÃO ELETRONICO – SRP Nº 10/2017 PROCESSO Nº 23244.004033/2016-37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, situado na Rua Coronel José Galdino, 495, Bairro do Bosque, cidade de Rio Branco – AC, CEP: 69.900-640, por meio da Coordenação de Licitação – COLIC, torna público para conhecimento dos interessados que realizará licitação para REGISTRO DE PREÇO, na modalidade PREGÃO, na forma ELETRÔNICA, do tipo MENOR PREÇO UNITÁRIO POR ITEM, sob o regime de empreitada por menor preço unitário, nos termos da Lei nº 10.520, de julho de 2002, do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, do Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013 alterado pelo Decreto nº 8.250, de 23 de maio de 2014, da Instrução Normativa SLTI/MPOG Nº 2, de 30 de abril de 2008, da Instrução Normativa SLTI/MPOG Nº 2, de 16 de setembro de 2009, da Instrução Normativa SLTI/MPOG Nº 1, de 19 de janeiro de 2010, da Instrução Normativa SLTI/MPOG Nº 2, de 11 de outubro de 2010, da Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006, da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, do Decreto n° 6.204, de 05 de setembro de 2007, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, segundo as exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

DATAS, HORÁRIOS E ENDEREÇO PARA REALIZAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO

a) Data para encaminhamento de propostas: A partir de __/__/2017 até __/__/2017 às __h__min. (Horário de Brasília/DF), exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

b) Data e hora para abertura da sessão de lances: dia __/__/2017 às __h__min. (horário de Brasília/DF).

c) Endereço eletrônico: http://www.comprasnet.gov.br.

(2)

e) Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer falta superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, mesmo horário e endereço anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação do pregoeiro em contrário.

1 – DO OBJETO

1.1. A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação dos serviços continuados de manutenção preventiva, programada e corretiva emergencial, com reposição de peças em grupo motor gerador com regime de operação em emergência, para atendimento aos Campi e Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, nas quantidades e especificações descritas no Termo de referência Anexo I deste Edital.

1.2. Em caso de discordância existente entre as especificações deste objeto descritas no Comprasnet e as especificações constantes deste Edital, prevalecerão as últimas.

1.3. A licitação será dividida em itens, conforme tabela constante no Termo de Referência, Anexo I deste Edital, facultando-se ao licitante a participação em quantos itens forem de seu interesse.

1.4. Os licitantes poderão obter os valores estimados do objeto desta licitação, solicitando através do endereço eletrônico: licitacao@ifac.edu.br.

2 – DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

(3)

3 - ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

3.1. A Ata de Registro de Preços, durante sua validade, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da Administração Pública que não tenha participado do certame, mediante prévia consulta e anuência do IFAC, Órgão Gerenciador, desde que devidamente comprovada à vantagem e, respeitadas no que couber, as condições e as regras estabelecidas na Lei nº 8.666/1993 e no Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, alterado pelo Decreto nº 8.250, de 23 de maio de 2014.

3.2. Caberá ao fornecedor beneficiário da Ata de Registro de Preço, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento, sem prejuízo dos quantitativos registrados em Ata, desde que este fornecimento não prejudique as obrigações anteriormente assumidas com o órgão gerenciador e órgãos participantes.

3.3. Caso haja anuência do fornecedor beneficiário, as aquisições ou contratações adicionais a que se refere este item não poderão exceder, por órgão ou entidade, 100% (cem por cento) dos quantitativos máximos dos itens do instrumento convocatório e registrados na Ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes.

3.4. Na hipótese prevista no subitem anterior, a contratação se dará pela ordem de registro e na razão dos respectivos limites de fornecimento registrados na Ata.

3.5. As adesões à Ata de Registro de Preços são limitadas, na totalidade, ao quíntuplo de quantitativo de cada item registrado na Ata de Registro de Preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independentemente do número de órgão não participantes que eventualmente aderirem.

(4)

4 – DO CREDENCIAMENTO

4.1. O Credenciamento é o nível básico do registro cadastral no SICAF, que permite a participação dos interessados na modalidade licitatória Pregão, em sua forma eletrônica.

4.1.1. O cadastro no SICAF poderá ser iniciado no Portal de Compras do Governo Federal, no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br, com a solicitação de login e senha pelo interessado.

4.1.2. Para participar da presente licitação o licitante deverá se credenciar no Sistema “Pregão Eletrônico”, por meio do site www.comprasnet.gov.br. 4.1.3. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao Sistema Eletrônico. 4.1.4. O credenciamento do licitante, bem como a sua manutenção, dependerá de seu registro cadastral atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, que também será requisito obrigatório para fins de habilitação.

4.1.5. O uso da senha de acesso ao Sistema Eletrônico é de exclusiva responsabilidade do licitante, incluindo qualquer transação efetuada diretamente, ou por seu representante, não cabendo ao provedor do Sistema ou ao IFAC responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

4.1.6. O credenciamento junto ao provedor do Sistema implica a responsabilidade legal do licitante ou seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão Eletrônico.

4.1.7. A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor do sistema para imediato bloqueio de acesso.

5 – DA PARTICIPAÇÃO NO PREGÃO

(5)

SOCIEDADES COOPERATIVAS, qualificadas como tais nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147 de 7 de agosto de 2014, e em observância ao disposto no art. 6º do Decreto nº 6.204/2007, desde que o ramo de atividade seja compatível com o objeto desta licitação, e que estejam com Credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, conforme disposto no §3º do artigo 8º da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 11.10.2010 e demais requisitos previstos neste Edital.

5.2. Será concedido tratamento favorecido para as sociedades cooperativas mencionadas no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, para o agricultor familiar, o produtor rural pessoa física e para o microempreendedor individual - MEI, nos limites previstos da Lei Complementar nº 123, de 2006, cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto desta licitação.

5.3. Não poderão participar desta licitação os interessados:

5.3.1. proibidos de participar de licitações e celebrar contratos administrativos, na forma da legislação vigente;

5.3.2. que estejam sob falência, em recuperação judicial ou extrajudicial, concurso de credores, concordata ou insolvência, em processo de dissolução ou liquidação.

5.4. Também é vedada a participação de quaisquer interessados que se enquadrem nas vedações previstas no artigo 9º da Lei nº 8.666, de 1993. 5.5. Como condição para participação no Pregão, a entidade de menor porte deverá declarar:

5.5.1. que cumpre os requisitos estabelecidos no artigo 3° da Lei Complementar nº 123, de 2006, estando apta a usufruir do tratamento favorecido estabelecido em seus arts. 42 a 49.

5.6. Deverá assinalar, ainda, “sim” ou “não” em campo próprio do sistema eletrônico, relativo às seguintes declarações:

(6)

5.6.2. que inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no certame, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores;

5.6.3. que não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 anos, salvo menor, a partir de 14 anos, na condição de aprendiz, nos termos do artigo 7°, XXXIII, da Constituição;

5.6.4. que a proposta foi elaborada de forma independente, nos termos da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 16 de setembro de 2009.

6- DO ENVIO DA PROPOSTA

6.1. O licitante deverá encaminhar a proposta por meio do Sistema Eletrônico até a data e horário marcados para abertura da sessão, informados no preâmbulo deste edital, quando então, encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

6.1.1. O licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências do Edital.

6.2. Todas as referências de tempo no Edital, no aviso e durante a sessão pública observarão o horário de Brasília – DF.

6.3. O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

6.4. Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios, diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

6.5. Até a abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir as propostas apresentadas.

6.6. O licitante deverá enviar sua proposta mediante o preenchimento, no sistema eletrônico, dos seguintes campos:

(7)

6.6.2. A quantidade e unidades, observada a quantidade mínima fixada no Termo de Referência para cada item.

6.6.3. Marca; 6.6.4. Fabricante;

6.6.5. Descrição detalhada do objeto: indicando no que for aplicável, o modelo, prazo de garantia.

6.7. Todas as especificações do objeto contidas na proposta vinculam o fornecedor registrado.

6.8. Nos valores propostos estarão inclusos todos os custos operacionais, encargos previdenciários, trabalhistas, tributários, comerciais e quaisquer outros que incidam direta ou indiretamente no fornecimento dos bens.

6.9. O prazo de validade da proposta deverá ser de 90 (noventa) dias, a contar da data de abertura da Sessão Eletrônica.

6.10. O licitante no momento da elaboração e envio de sua proposta, deverá enviar, obrigatoriamente, através de campo próprio do Sistema, as declarações de inexistência de fato superveniente e de que o mesmo não emprega menor, as quais somente serão visualizadas pelo pregoeiro na fase de habilitação, quando também poderão ser alteradas ou reenviadas pelos fornecedores, por solicitação do pregoeiro. 6.11. As microempresas e empresas de pequeno porte, no ato de envio de sua proposta, em campo próprio do Sistema, deverão declarar que atendem aos requisitos do artigo 3º da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, para fazer jus aos benefícios previstos na referida Lei.

6.12. A não entrega da Declaração indicará que a microempresa, ou empresa de pequeno porte, optou por não utilizar os benefícios previstos na Lei Complementar nº 123/2006.

6.13. O licitante deverá encaminhar sua PROPOSTA DE PREÇOS preenchendo o campo específico no COMPRASNET.

(8)

6.15. Até a data e hora definidas para abertura das propostas, o licitante poderá retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada.

6.16. O pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam de acordo com os requisitos estabelecidos no Edital. 6.17. Constatada a existência de proposta(s) manifestamente inexequível(eis), esta(s) será(ão) desclassificada(s) pelo pregoeiro, ficando o(s) respectivo(s) licitante(s) impedido(s) de participar da etapa de lances.

6.18. A desclassificação da proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, podendo os participantes acompanhar o resultado da análise em tempo real.

6.19. As propostas classificadas pelo pregoeiro serão ordenadas pelo sistema, automaticamente, e só estas participarão da etapa de lances.

7 – DAS PROPOSTAS E FORMULAÇÕES DE LANCES

7.1. A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, na data, horário e local indicados neste Edital.

7.2. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando desde logo aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital, forem omissas ou apresentarem irregularidades insanáveis.

7.2.1. A desclassificação será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes. 7.2.2. A não desclassificação da proposta não impede o seu julgamento definitivo em sentido contrário, levado a efeito na fase de aceitação.

7.3. O sistema ordenará automaticamente as propostas classificadas, sendo que somente estas participarão da fase de lances.

7.4. O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagens entre o Pregoeiro e os licitantes.

7.5. Iniciada a etapa competitiva, os licitantes deverão encaminhar lances exclusivamente por meio de sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do seu recebimento e do valor consignado no registro.

(9)

7.6. Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observando o horário fixado para abertura da sessão e as regras estabelecidas no Edital.

7.7. O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema.

7.7.1. O intervalo entre os lances enviados pelo mesmo licitante não poderá ser inferior a vinte (20) segundos e o intervalo entre lances não poderá ser inferior a três (3) segundos.

7.8. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

7.9. Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante.

7.10. No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do Pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível aos licitantes para a recepção dos lances.

7.11. Se a desconexão perdurar por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa do Pregoeiro aos participantes.

7.12. A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão do Pregoeiro. O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7.13. Caso o licitante não apresente lances, concorrerá com o valor de sua proposta e, na hipótese de desistência de apresentar outros lances, valerá o último lance por ele ofertado, para efeito de ordenação das propostas.

(10)

7.15. Ao final do procedimento, após o encerramento da etapa competitiva, os licitantes poderão reduzir seus preços ao valor da proposta do licitante mais bem classificado.

7.15.1. A apresentação de novas propostas na forma do item anterior não prejudicará o resultado do certame em relação ao licitante mais bem classificado.

7.16. Em relação aos itens não exclusivos a microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas, uma vez encerrada a etapa de lances, será efetivada a verificação automática, junto à Receita Federal, do porte da entidade empresarial. O sistema identificará em coluna própria as microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas participantes, procedendo à comparação com os valores da primeira colocada, se esta for empresa de maior porte, assim como das demais classificadas, para o fim de aplicar-se o disposto nos arts. 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.204, de 2007.

8 – DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA VENCEDORA

8.1. Encerrada a etapa de lances e depois da verificação de possível empate, o Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto ao preço, a sua exequibilidade, bem como quanto ao cumprimento das especificações do objeto.

8.2. Será desclassificada a proposta ou o lance vencedor com valor superior ao preço máximo fixado ou que apresentar preço manifestamente inexequível. 8.3. O licitante qualificado como produtor rural pessoa física deverá incluir, na sua proposta, os percentuais das contribuições previstas no art. 176 da Instrução Normativa RFB n. 971, de 2009, em razão do disposto no art. 184, inciso V, sob pena de desclassificação.

(11)

quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do próprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração.

8.5. O pregoeiro fixará prazo máximo de 03 (três) horas para envio da proposta de preços adequada ao último lance, dentre outros documentos que forem necessários, por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet, o que dispensa o envio de documentação original.

8.5.1. O prazo estabelecido pelo Pregoeiro, no item 8.5, poderá ser prorrogado por solicitação escrita e justificada do licitante, formulada antes de findo o prazo estabelecido, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

8.5.2. Os documentos remetidos por meio da opção “Enviar Anexo” poderão ser solicitados em original ou por cópia autenticada a qualquer momento, em prazo a ser estabelecido pelo Pregoeiro.

8.5.3. Dentre os documentos passíveis de solicitação pelo Pregoeiro, destacam-se os que contenham as características do material ofertado, tais como marca, modelo, tipo, fabricante e procedência, além de outras informações pertinentes, a exemplo de catálogos, folhetos ou propostas, encaminhados por meio eletrônico, ou, se for o caso, por outro meio e prazo indicados pelo Pregoeiro, sem prejuízo do seu ulterior envio pelo sistema eletrônico, sob pena de não aceitação da proposta.

8.5.4. O licitante que abandonar o certame, deixando de enviar a documentação solicitada ou deixar de responder aos esclarecimentos do pregoeiro, será desclassificado e sujeitar-se-á às sanções previstas neste edital.

8.6. Se a proposta ou lance vencedor for desclassificado, o Pregoeiro examinará a proposta ou lance subsequente, e, assim sucessivamente, na ordem de classificação.

8.7. Havendo necessidade, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

(12)

8.8.1. Também nas hipóteses em que o Pregoeiro não aceitar a proposta e passar à subsequente, poderá negociar com o licitante para que seja obtido preço melhor.

8.8.2. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

8.9. Nos itens em que for admitido oferecer quantitativos inferiores, se a proposta do licitante vencedor não atender ao quantitativo total estimado para a contratação, respeitada a ordem de classificação, poderão ser convocados tantos quantos forem necessários para alcançar o total estimado, observado o preço da proposta vencedora.

9 - DA HABILITAÇÃO

9.1. Como condição prévia ao exame da documentação de habilitação do licitante detentor da proposta classificada em primeiro lugar, o Pregoeiro verificará o eventual descumprimento das condições de participação, especialmente quanto à existência de sanção que impeça a participação no certame ou a futura contratação, mediante a consulta aos seguintes cadastros:

9.1.1. SICAF;

9.1.2. Cadastro Nacional de Pessoas Inidôneas e Suspensas – CEIS,

mantido pela Controladoria Geral da União

(www.portaldatransparencia.gov.br/ceis);

9.1.3. Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php).

(13)

9.2.1. Constatada a existência de sanção, o Pregoeiro reputará o licitante inabilitado, por falta de condição de participação.

9.3. O Pregoeiro consultará o Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, em relação à habilitação jurídica e à regularidade fiscal e trabalhista, conforme disposto nos arts. 4º, caput, 8º, § 3º, 13, 14 e 43 da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010.

9.4. Também poderão ser consultados os sítios oficiais emissores de certidões, especialmente quando o licitante esteja com alguma documentação vencida junto ao SICAF.

9.5. Caso o Pregoeiro não logre êxito em obter a certidão correspondente através do sítio oficial, ou na hipótese de se encontrar vencida no referido sistema o licitante será convocado a encaminhar, no prazo de 03 (três) horas, documento válido que comprove o atendimento das exigências deste Edital, sob pena de inabilitação, ressalvado o disposto quanto à comprovação da regularidade fiscal das licitantes qualificadas como microempresas ou empresas de pequeno porte, conforme estatui o art. 43, § 1º da LC nº 123, de 2006.

9.6. Os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF além do nível de credenciamento exigido pela Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 11.10.10, deverão apresentar a seguinte documentação relativa à Habilitação Jurídica e à Regularidade Fiscal e trabalhista, nas condições seguintes:

9.7. Habilitação Jurídica:

9.7.1. no caso de empresário individual – inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis, a cargo da Junta Comercial da respectiva sede (Requerimento de Empresário);

(14)

9.7.3. no caso de sociedades civis – comprovante de inscrição do ato constitutivo acompanhada da comprovação da diretoria em exercício; 9.7.4. no caso de sociedade simples – inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, acompanhado de prova da diretoria (administradores) em exercício;

9.7.5. no caso de microempresa ou empresa de pequeno porte – certidão expedida pela Junta Comercial ou pelo Registro Civil das Pessoas Jurídicas, conforme o caso, que comprove a condição de ME ou EPP; 9.7.6. no caso de empresa ou sociedade estrangeira – decreto de autorização;

9.7.7. no caso de exercício de atividade que assim o exigir – ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente. 9.8. Regularidade fiscal e trabalhista:

9.8.1. prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas ou no Cadastro de Pessoas Físicas, conforme o caso;

9.8.2. prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional, mediante apresentação de certidão expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), referente a todos os créditos tributários federais e à Dívida Ativa da União (DAU) por elas administrados, inclusive aqueles relativos à Seguridade Social, nos termos da Portaria Conjunta nº 1.751, de 02/10/2014, do Secretário da Receita Federal do Brasil e da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional.

9.8.3. prova de regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

9.8.4. prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa ou positiva com efeito de negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943;

(15)

9.8.6. prova de regularidade com a Fazenda Estadual do domicílio ou sede do licitante;

9.8.7. caso o fornecedor seja considerado isento dos tributos estaduais relacionados ao objeto licitatório, deverá comprovar tal condição mediante a apresentação de declaração da Fazenda Estadual do domicílio ou sede do fornecedor, ou outra equivalente, na forma da lei;

9.8.8. caso o licitante detentor do menor preço seja qualificado como microempresa ou empresa de pequeno porte deverá apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação. 9.9. Após as consultas mencionadas acima, será confirmada, pelo Pregoeiro, a regularidade do cadastramento e a habilitação parcial da licitante no SICAF, sua situação financeira, por meio de consulta “on line”, bem como a prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante consulta no site do TST.

9.9.1. Caso as licitantes possuam alguma restrição na habilitação parcial no SICAF, a Administração poderá utilizar os sítios oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões, para comprovação da regularidade das licitantes.

9.9.2. Havendo algum impedimento para que a consulta seja feita pela Administração, a licitante deverá anexar, JUNTAMENTE COM O ANEXO DA PROPOSTA, os documentos que supram as pendências, os quais serão confirmados nos respectivos sites.

9.9.2.1. A licitante deverá apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação.

(16)

débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

9.9.2.3. A não-regularização da documentação, no prazo previsto acima, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura da Ata, ou revogar a licitação. 9.9.3. Será inabilitada a licitante que apresente irregularidades no cadastramento ou na habilitação parcial no SICAF, ou que não regularize a situação fiscal dentro do prazo estabelecido, bem como, que tenha débitos trabalhistas, nos termos deste Edital.

9.10. Será inabilitada a empresa penalizada com as seguintes sanções: 1) suspensão temporária de participar de licitação e impedido de contratar com o IFAC, conforme art. 87, inciso III da Lei nº. 8.666/1993; 2) impedimento de licitar e contratar com a União, nos termos do art. 7º da Lei nº. 10.520/2002; e/ou 3) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública.

9.11. Para a Qualificação Econômico-Financeira:

9.11.1. balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta, conforme previsto no art. 31, inciso I, § 1°, da Lei n° 8.666/93;

9.11.1.1. No caso de empresa constituída no exercício social vigente, admite-se a apresentação de balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao período de existência da sociedade;

9.11.2. no caso de empresa constituída no exercício social vigente, admite-se a apreadmite-sentação de balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao período de existência da sociedade;

(17)

e Liquidez Corrente (LC) igual ou superior a 1 (um), resultantes da aplicação das fórmulas:

LG = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo Passivo Circulante + Passivo Não Circulante SG = Ativo Total

Passivo Circulante + Passivo Não Circulante LC = Ativo Circulante

Passivo Circulante

9.11.3.1. As empresas que apresentarem os índices citados no subitem 10.6.3 com resultado inferior a 1 (um), deverão comprovar o capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo de 10% do valor estimado da contratação, de acordo com os §§ 2º e 3º, do artigo 31, da Lei nº 8.666/93;

9.12 Ocorrendo falha quando da inserção do arquivo anexo contendo a supramencionada documentação habilitatória, ou no caso de ela não puder ser visualizada no Sistema Comprasnet, o Pregoeiro indicará o correto procedimento a ser adotado, para que ocorra o seu julgamento, oportunidade em que será estabelecido um prazo para a sua remessa.

9.13 O pregoeiro poderá suprir omissões ou sanar falhas relativas ao cumprimento das condições de habilitação estabelecidas, mediante a apresentação de outros documentos, desde que os envie, por meio da opção “Enviar Anexo”, no curso da própria sessão pública do pregão e até a decisão sobre a habilitação.

9.14. Considerando que é meio legal de prova verificar a autenticidade de certidão ou declaração nos endereços eletrônicos oficiais de suas respectivas entidades ou órgãos emissores, poderá ser dispensada a apresentação de documento de habilitação que esteja disponível em tais sítios.

(18)

9.15.1. Declaração de inexistência de fato superveniente impeditivo de sua habilitação, através de ferramenta específica no site www.comprasnet.gov.br.

9.15.2. Declaração de que a empresa não utiliza mão de obra direta ou indireta de menores, conforme disposições contidas na Lei n°. 9.854, de 27 de outubro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº. 4.358, de 05 de setembro de 2002, através de ferramenta específica no site www.comprasnet.gov.br.

9.15.3. Declaração de proposta independente, conforme regulamentação constante do Anexo I da IN nº 02, de 16 de setembro de 2009, atualizada, através de ferramenta específica no site www.comprasnet.gov.br.

9.15.4. Declaração de sustentabilidade ambiental. (Modelo anexo III deste Edital);

9.15.5. Certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo cartório distribuidor da sede da licitante ou certidão negativa de execução patrimonial, expedida pelo cartório distribuidor do domicílio da pessoa física (proprietária ou sócia da empresa licitante), dentro do prazo de validade estabelecido pelo emitente da certidão. (Inciso II do art.31 da Lei 8.666/93), e data de emissão não superior a 90 (noventa) dias.

9.15.6. Declaração de que seus empregados não executam trabalho degradante ou forçado, observando o disposto nos incisos III e IV do art. 1º e no inciso III do art. 5º da Constituição Federal.

9.16. Na análise da documentação habilitatória, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação.

(19)

9.18. Ressalvado o disposto quanto à comprovação da regularidade fiscal das MEs e EPPs, será inabilitada a licitante que, quanto a cada um dos documentos exigidos:

9.18.1. deixar de apresentá-lo;

9.18.2. apresentá-lo em desacordo com o estabelecido neste Edital ou com irregularidade insanável; ou

9.18.3. não enviá-lo no prazo determinado.

9.19. As empresas, deverão comprovar, ainda, QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, assim, para fazer frente à demanda ora demonstrada, é indispensável ao licitante a apresentação de:

9.19.1. ART – Anotação de Responsabilidade Técnica de engenheiro mecânico ou eletricista, responsável técnico pela totalidade dos serviços, devidamente inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da Região sob a qual estejam jurisdicionadas das unidades do IFAC (AC);

9.19.2. Atestado de Capacidade Técnica, expedido (s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente registrado (s) na entidade profissional competente, que comprove (m) ter o licitante executado serviços de natureza similar ao objeto desta licitação, atestando, no mínimo, a manutenção e assistência técnica de Grupo Motor Gerador de 230 kVA, com características e conjuntos semelhantes ao instalado neste Instituto, em contrato firmado por período não inferior a um ano, com execução de forma continuada;

(20)

licitante, formulada antes de findo o prazo estabelecido, através do envio de e-mail para licitacao@ifac.edu.br, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

9.21. Se a licitante não atender às exigências de habilitação, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente e assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a seleção da proposta que melhor atenda a este Edital.

9.22. O licitante que vier a contratar com o IFAC deverá manter, durante toda a vigência do contrato, todas as condições de habilitação e qualificação que ensejaram sua contratação, informando à CONTRATANTE a superveniência de qualquer fato ou ato que venha a modificar as condições já descritas;

9.22.1. A CONTRATANTE poderá solicitar, a qualquer tempo, que a empresa contratada comprove a manutenção das condições de habilitação e qualificação que ensejaram sua contratação.

9.23. Será inabilitado o licitante que não comprovar sua habilitação, deixar de apresentar quaisquer dos documentos exigidos para a habilitação, ou apresentá-los em desacordo com o estabelecido neste Edital.

9.24. Constatado o atendimento às exigências fixadas neste edital, o licitante será declarado vencedor.

9.25. Da sessão pública do Pregão divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico.

10 – DA AMOSTRA

10.1. Não serão solicitadas amostras para o objeto deste certame.

11 – DA RETIRADA, DOS ESCLARECIMENTOS E DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

11.1. O Edital pode ser retirado junto ao site: www.comprasnet.gov.br ou www.ifac.edu.br.

(21)

11.3. O pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do Edital, decidirá sobre a impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

11.4. Acolhida a impugnação contra este Edital, será designada nova data para a realização do certame, exceto quando a alteração não afetar a formulação das propostas.

11.5. Conforme art. 19, do Decreto n° 5.450/2005, os pedidos de esclarecimentos referentes a este procedimento licitatório deverão ser enviados ao pregoeiro, até 3 (três) dias úteis anteriores a data fixada para a abertura da sessão pública, exclusivamente para o endereço eletrônico: licitacao@ifac.edu.br, ou pessoalmente no Anexo da Reitoria do IFAC, no setor de protocolo, especificando que é para o setor de Licitação, conforme endereço no rodapé.

11.6. As impugnações e esclarecimentos deverão ser enviados dentro do horário de expediente normal, das 08h às 12h e das 14h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira.

11.6.1. Os pedidos realizados fora do horário de expediente serão considerados recebidos no primeiro dia útil imediatamente posterior, sendo utilizada a data e hora de registro no e-mail como comprovação.

11.7. As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizadas no endereço eletrônico www.comprasnet.gov.br, por meio do acesso: Acesso livre > Pregões > Agendados, para conhecimento das licitantes interessadas e da sociedade em geral, cabendo aos interessados em participar do certame acessá-lo para a obtenção das informações prestadas ou por documento escrito, conforme o caso.

11.8. Os pedidos de esclarecimentos não afetam os prazos previstos para a realização do certame e serão respondidos pelo pregoeiro em até 24 (vinte e quatro) horas.

12 – DA REABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

(22)

12.1.1. Nas hipóteses de provimento de recurso que leve à anulação de atos anteriores à realização da sessão pública precedente ou em que seja anulada a própria sessão pública, situação em que serão repetidos os atos anulados e os que dele dependam.

12.1.2. Quando houver erro na aceitação do preço melhor classificado ou quando o licitante declarado vencedor não assinar a Ata de Registro de Preços ou não comprovar a regularização fiscal, nos termos do art. 43, §1º da LC nº 123/2006. Nessas hipóteses, serão adotados os procedimentos imediatamente posteriores ao encerramento da etapa de lances.

12.1.3. Todos os licitantes remanescentes deverão ser convocados para acompanhar a sessão reaberta.

12.1.4. A convocação se dará por meio do sistema eletrônico (“chat”), e-mail, ou, ainda, fac-símile, de acordo com a fase do procedimento licitatório. 12.1.5. A convocação feita por e-mail ou fac-símile dar-se-á de acordo com os dados contidos no SICAF, sendo responsabilidade do licitante manter seus dados cadastrais atualizados.

13 – DA NEGOCIAÇÃO

13.1. Após o encerramento da etapa de lances ou, se for o caso, do exercício do direito de preferência, o pregoeiro poderá encaminhar, pelo Sistema Eletrônico, via chat, contraproposta ao licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas neste Edital.

13.2. A negociação será realizada por meio do sistema, via chat, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

13.3. Após o encerramento da fase competitiva, os licitantes poderão reduzir seus preços ao valor da proposta do licitante mais bem classificado.

(23)

14 – DO ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA VENCEDORA

14.1. A proposta final do licitante declarado vencedor deverá ser encaminhada no prazo de 03 (três) horas, a contar da solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico e deverá:

14.1.1. Ser redigida em língua portuguesa, datilografada ou digitada, em uma via, sem emendas, rasuras, entrelinhas ou ressalvas, devendo a última folha ser assinada e as demais rubricadas pelo licitante ou seu representante legal.

14.1.2. Conter a indicação do banco, número da conta e agência do licitante vencedor, para fins de pagamento.

14.1.3. A proposta final deverá ser documentada nos autos e será levada em consideração no decorrer da execução do contrato e aplicação de eventual sanção à Contratada, se for o caso.

14.1.4. Todas as especificações do objeto contidas na proposta, tais como marca, modelo, tipo, fabricante e procedência, vinculam a Contratada.

15 - DOS RECURSOS

15.1. Declarado o vencedor e decorrida a fase de regularização fiscal da licitante qualificada como microempresa ou empresa de pequeno porte, se for o caso, será concedido o prazo de no mínimo trinta minutos, para que qualquer licitante manifeste a intenção de recorrer, de forma motivada, isto é, indicando contra qual(is) decisão(ões) pretende recorrer e por quais motivos, em campo próprio do sistema.

15.2. Havendo quem se manifeste, caberá ao Pregoeiro verificar a tempestividade e a existência de motivação da intenção de recorrer, para decidir se admite ou não o recurso, fundamentadamente.

15.2.1. Nesse momento o Pregoeiro não adentrará no mérito recursal, mas apenas verificará as condições de admissibilidade do recurso;

(24)

15.2.3. Uma vez admitido o recurso, o recorrente terá, a partir de então, o prazo de três dias para apresentar as razões, pelo sistema eletrônico, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões também pelo sistema eletrônico, em outros três dias, que começarão a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa de seus interesses.

15.3. O acolhimento do recurso invalida tão somente os atos insuscetíveis de aproveitamento.

15.4. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, no endereço constante neste Edital.

16 – DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

16.1. O objeto da licitação será adjudicado ao licitante declarado vencedor, por ato do Pregoeiro, caso não haja interposição de recurso, ou pela autoridade competente, após a regular decisão dos recursos apresentados.

16.2. Após a fase recursal, constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente homologará o procedimento licitatório.

17 – DA ATA DE REGISTROS DE PREÇOS

(25)

17.3. O prazo estabelecido no subitem anterior para assinatura da Ata de Registro de Preços poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pelo(s) licitante(s) vencedor(s), durante o seu transcurso, e desde que devidamente aceito.

17.4. Serão formalizadas tantas Atas de Registro de Preços quanto necessárias para o registro de todos os itens constantes no Termo de Referência, com a indicação do licitante vencedor, a descrição do(s) item(ns), as respectivas quantidades, preços registrados e demais condições.

17.4.1. Será incluída na respectiva ata os licitantes que aceitarem cotar os bens ou serviços com preços iguais ao licitante vencedor da sequência de classificação do certame;

17.5. A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, sendo assegurado ao fornecedor beneficiário do registro, preferência de fornecimento em igualdade de condições. 17.6. É vedado efetuar acréscimos nos quantitativos fixados pela Ata de Registro de Preços, inclusive o acréscimo que trata o § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666, de 1993.

18 – DA VIGÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO

18.1. A vigência da Ata de Registro de Preço proveniente deste Pregão será de 12 (doze) meses contados da data da sua assinatura, com eficácia legal após a publicação do seu extrato no Diário Oficial da União, tendo início e vencimento em dia de expediente, devendo-se excluir o primeiro e incluir o último.

19 – DA PARTICIPAÇÃO E ADESÃO AO REGISTRO DE PREÇO

(26)

19.2. Incumbe aos Órgãos participantes do registro de preços, as seguintes providências:

19.2.1. Tomar conhecimento da ata de registro de preços, inclusive as respectivas alterações porventura ocorridas, com o objetivo de assegurar, quando de seu uso, o correto cumprimento de suas disposições, logo após concluído o certame licitatório.

19.2.2. Indicar o gestor do respectivo contrato, ao qual, além das atribuições previstas no art. 67 da lei n°8.666/93 competirá:

a) Promover consulta prévia junto ao órgão gerenciador, quando da necessidade de contratação, a fim de obter a indicação do fornecedor, os respectivos quantitativos e os valores a serem praticados, encaminhando posteriormente, as informações sobre a contratação efetivamente realizada;

b) Assegurar-se, quando do uso da ata de registro de preços, que a contratação a ser procedida atenda aos seus interesses, sobretudo quanto

aos valores praticados, informando ao órgão gerenciador eventual desvantagem, quanto a sua utilização;

c) Zelar, após receber a indicação do fornecedor, pelos demais atos relativos ao cumprimento, pelo mesmo, das obrigações contratualmente assumidas, e também, em coordenação com o órgão gerenciador, pela aplicação de eventuais penalidades decorrentes do descumprimento de cláusulas contratuais; e

d) Informar ao órgão gerenciador, quando de sua ocorrência, a recusa do fornecedor em atender as condições estabelecidas em Edital, firmadas na Ata de Registro de Preços, as divergências relativas a entrega, as características e origem dos bens licitados e a recusa do mesmo em assinar o contrato para fornecimento dos bens e/ou prestação dos serviços.

(27)

vantagem e, respeitadas no que couber, as condições e as regras estabelecidas na Lei nº 8.666/1993 e no Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, alterado pelo Decreto nº 8.250, de 23 de maio de 2014.

19.4. Caberá ao fornecedor beneficiário da Ata de Registro de Preço, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento, sem prejuízo dos quantitativos registrados em Ata, desde que este fornecimento não prejudique as obrigações anteriormente assumidas com o órgão gerenciador e órgãos participantes.

19.5. Caso haja anuência do fornecedor beneficiário, as aquisições ou contratações adicionais a que se refere este item não poderão exceder, por órgão ou entidade, 100% (cem por cento) dos quantitativos máximos dos itens do instrumento convocatório e registrados na Ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes.

19.6. Na hipótese prevista no subitem anterior, a contratação se dará pela ordem de registro e na razão dos respectivos limites de fornecimento registrados na Ata.

19.7. O quantitativo decorrente das adesões à ata de registro de preços não poderá exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgão participantes, independentemente do número de adesões concedidas.

20 – DA ADMINISTRAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO

20.1. O IFAC/PROAD ou outro setor designado ficará responsável pelos atos de controle e administração da Ata de Registro de Preço decorrentes desta licitação e indicará, sempre que solicitado pelos órgãos interessados, respeitada a ordem de registro e os quantitativos a serem adquiridos, o fornecedor para o qual será emitido o pedido.

(28)

20.3. O fornecedor beneficiário convocado na forma do item anterior que não comparecer, não retirar o pedido no prazo estipulado ou não cumprir as obrigações estabelecidas na Ata de Registro de Preços, estará sujeito às sanções previstas neste Edital e seus anexos.

20.4. Quando comprovada a hipótese acima, o IFAC/PROAD poderá indicar o próximo fornecedor ao qual será destinado o pedido, sem prejuízo da abertura de processo administrativo para aplicação de penalidades.

21 – DO CONTROLE E DAS ALTERAÇÕES DE PREÇOS

21.1. Durante a vigência da Ata de Registro de Preço, as contratações decorrentes desta poderão sofrer alterações, obedecidas às disposições contidas no art. 65 da Lei nº 8.666/1993 e no Decreto nº 7.892, de 2013.

21.2. O preço registrado poderá ser revisto em decorrência de eventual redução daqueles praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo dos serviços ou bens registrados, cabendo ao IFAC promover as necessárias negociações junto aos fornecedores.

21.3. Quando o preço inicialmente registrado, por motivo superveniente, tornar-se superior ao preço praticado no mercado o IFAC deverá:

21.3.1. Convocar o fornecedor visando a negociação para redução de preços e sua adequação ao praticado pelo mercado;

21.3.2. Frustrada a negociação, o fornecedor será liberado do compromisso assumido; e

21.3.3. Convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de negociação.

21.4. Quando o preço de mercado tornar-se superior aos preços registrados e o fornecedor, mediante requerimento devidamente comprovado, não puder cumprir o compromisso, o IFAC poderá:

(29)

21.4.2. Convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de negociação.

21.5. Não havendo êxito nas negociações, o IFAC deverá proceder à revogação da Ata de Registro de Preços, adotando as medidas cabíveis para obtenção da contratação mais vantajosa.

21.6. É vedado o acréscimo nos quantitativos fixados pela ata de registro de preços, inclusive o acréscimo de que trata o §1º do Art. 65 da Lei 8.666 de 1993.

22 – CANCELAMENTO DO REGISTRO DE PREÇOS DO FORNECEDOR BENEFICIÁRIO

22.1. O fornecedor vencedor terá seu registro de preço cancelado na Ata, por intermédio de processo administrativo específico, assegurado o contraditório e ampla defesa:

22.1.2. A pedido quando:

22.1.2.1. Comprovar estar impossibilitado de cumprir as exigências da Ata, por ocorrência de casos fortuitos ou de força maior;

22.1.2.2. O seu preço registrado se tornar, comprovadamente, inexequível em função da elevação dos preços de mercado, dos insumos que compõem o custo das aquisições/contratações, e se a comunicação ocorrer antes do pedido de fornecimento.

22.2. Não havendo êxito nas negociações, o órgão gerenciador deverá proceder à revogação da Ata de Registro de Preços, adotando as medidas cabíveis para obtenção da contratação mais vantajosa por iniciativa do IFAC, quando:

22.2.1. O fornecedor não aceitar reduzir o preço registrado, na hipótese deste se tornar superior aqueles praticados no mercado;

22.2.2. Perder qualquer condição de habilitação técnica exigida no processo licitatório;

(30)

22.2.4. Não cumprir as obrigações decorrentes da Ata de Registro de Preço;

22.2.5. Não comparecer ou se recusar a retirar, no prazo estabelecido, os pedidos decorrentes da Ata de Registro de Preço;

22.2.6. Caracterizada qualquer hipótese de inexecução total ou parcial das condições estabelecidas na Ata de Registro de Preço ou nos pedidos dela decorrentes;

22.3. Em qualquer das hipóteses acima, concluído o processo, o IFAC fará o devido apostilamento na Ata de Registro de Preço e informará ao fornecedor vencedor a nova ordem de registro.

22.4. A Ata de Registro de Preço, decorrente desta licitação, será cancelada automaticamente:

22.4.1. Por decurso do prazo de vigência;

22.4.2. Quando não restarem fornecedores registrados.

23 – DO TERMO DE CONTRATO OU INSTRUMENTO EQUIVALENTE

23.1. Dentro da validade da Ata de Registro de Preços, o fornecedor registrado poderá ser convocado para assinar o Termo de Contrato ou aceitar/retirar o instrumento equivalente (Nota de Empenho/Carta Contrato/Autorização).

23.2. Previamente à contratação, a Administração promotora da licitação realizará consulta ao SICAF para identificar eventual proibição da licitante adjudicatária de contratar com o Poder Público.

23.3. A Administração poderá convocar a adjudicatária para comparecer perante o órgão ou entidade para a assinatura do Termo de Contrato ou aceite/retirada do instrumento equivalente, ou ainda, poderá encaminhá-lo para assinatura ou aceite, mediante correspondência postal com aviso de recebimento (AR), meio eletrônico, ou documentação formal do órgão, para que seja assinado/retirado no prazo de 02 (dois) dias, a contar da data de seu recebimento.

(31)

23.4. Antes da assinatura do Termo de Contrato ou aceite do instrumento equivalente, a Administração realizará consulta “on line” ao SICAF, bem como ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados – CADIN, cujos resultados serão anexados aos autos do processo.

23.4.1. Na hipótese de irregularidade do registro no SICAF, o contratado deverá regularizar a sua situação perante o cadastro no prazo de até 05 (cinco) dias, sob pena de aplicação das penalidades previstas no edital e anexos.

24 – DA GARANTIA DE EXECUÇÃO

24.1. O adjudicatário, como condição para assinatura do Termo de Contrato, prestará garantia no valor correspondente a 3% (três por cento) do valor do total Contrato, que será liberada de acordo com as condições previstas neste Edital, conforme disposto no art. 56 da Lei nº 8.666, de 1993, desde que cumpridas as obrigações contratuais. O prazo para apresentação da garantia poderá ser prorrogado por igual período a critério da Administração contratante.

24.1.1 A inobservância do prazo fixado para apresentação da garantia acarretará a aplicação de multa de 0,07% (sete centésimos por cento) do valor total do contrato por dia de atraso, até o máximo de 2% (dois por cento).

24.1.2. O atraso superior a 25 (vinte e cinco) dias autoriza a Contratante a promover a rescisão do contrato por descumprimento ou cumprimento irregular de suas cláusulas, conforme dispõem os incisos I e II do art. 78 da Lei n. 8.666 de 1993.

24.2. A validade da garantia, qualquer que seja a modalidade escolhida, deverá abranger um período de mais 3 (três) meses após o término da vigência contratual.

24.3. A garantia assegurará, qualquer que seja a modalidade escolhida, o pagamento de:

(32)

24.3.2. prejuízos diretos causados à Administração decorrentes de culpa ou dolo durante a execução do contrato;

24.3.3. multas moratórias e punitivas aplicadas pela Administração à contratada; e

24.3.4. obrigações trabalhistas e previdenciárias de qualquer natureza, não adimplidas pela contratada, quando couber.

24.4. A modalidade seguro-garantia somente será aceita se contemplar todos os eventos indicados no item anterior, mencionados no art. 19, XIX, b da IN SLTI/MPOG 02/2008, observada a legislação que rege a matéria. 24.5. A garantia em dinheiro deverá ser efetuada em favor da Contratante, em conta específica na Caixa Econômica Federal, com correção monetária. 24.6. No caso de alteração do valor do contrato, ou prorrogação de sua vigência, a garantia deverá ser ajustada à nova situação ou renovada, seguindo os mesmos parâmetros utilizados quando da contratação.

24.7. Se o valor da garantia for utilizado total ou parcialmente em pagamento de qualquer obrigação, a Contratada obriga-se a fazer a respectiva reposição no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data em que for notificada.

24.8. A Contratante executará a garantia na forma prevista na legislação que rege a matéria.

24.9. Após a execução do contrato, será verificado o pagamento das verbas rescisórias decorrentes da contratação, ou a realocação dos empregados da Contratada em outra atividade de prestação de serviços, sem que ocorra a interrupção dos respectivos contratos de trabalho.

(33)

24.10.1. com a devolução da apólice, carta fiança ou autorização para o levantamento de importâncias depositadas em dinheiro a título de garantia, acompanhada de declaração da Contratante, mediante termo circunstanciado, de que a Contratada cumpriu todas as cláusulas do contrato;

24.10.2. no prazo de 03 (três) meses após o término da vigência do contrato, caso a Administração não comunique a ocorrência de sinistros, quando o prazo será ampliado, nos termos da comunicação.

25 - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA

25.1. As obrigações da Contratante e da Contratada são estabelecidas no Termo de Referência (Anexo I deste Edital).

26 – DA VISTORIA

26.1. A licitante poderá vistoriar o local onde serão executados os serviços até o último dia útil anterior à data fixada para a abertura da sessão pública, com o objetivo de inteirar-se das condições e grau de dificuldade existentes, mediante prévio agendamento de horário junto a Direção de Cada Unidade do IFAC, para tanto poderá encaminhar e-mail para licitacao@ifac.edu.br ou ligar para o número de telefone (68) 3302-0805 para maiores informações. (Modelo anexo VII deste Edital);

26.1.1. Tendo em vista a faculdade da realização da vistoria, as licitantes não poderão alegar o desconhecimento das condições e grau de dificuldade existentes como justificativa para se eximirem das obrigações assumidas ou em favor de eventuais pretensões de acréscimos de preços em decorrência da execução do objeto deste Pregão.

27 – DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

(34)

28 – DO PAGAMENTO

28.1. A forma de pagamento será como está previsto no Contrato, Anexo VIII do Edital.

29 – DAS ALTERAÇÕES

29.1. A alteração da Ata de Registro de Preços e o cancelamento do registro do fornecedor obedecerão à disciplina do Decreto nº 7892/13, conforme previsto na Ata de Registro de Preços anexa ao edital.

29.2. É vedado efetuar acréscimos nos quantitativos fixados pela Ata de Registro de Preços, inclusive o acréscimo de que trata o § 1º do art. 65 da Lei 8.666/93, sem prejuízo da possibilidade de alterações dos contratos eventualmente firmados.

30 – CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

30.1. A Contratada deverá atender, no que couber, aos critérios de Sustentabilidade Ambiental previstos na IN SLTI/MP nº 01, de 19 de janeiro de 2010.

31 – DA FORMAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA

31.1. Após o encerramento da etapa competitiva, os licitantes poderão reduzir seus preços ao valor da proposta do licitante mais bem classificado.

31.1.1. A apresentação de novas propostas na forma deste item não prejudicará o resultado do certame em relação ao licitante melhor classificado.

(35)

31.3. Esta ordem de classificação dos licitantes registrados deverá ser respeitada nas contratações e somente será utilizada acaso o melhor colocado no certame não assine a ata ou tenha seu registro cancelado nas hipóteses previstas nos artigos 20 e 21 do Decreto n° 7.892/2013.

32 – DAS SANÇÕES

32.1. Comete infração administrativa, nos termos da Lei 10.520, de 2002 e demais dispositivos aplicáveis, o licitante/adjudicatário que no decorrer da licitação:

32.1.1. Apresentar documentação falsa;

32.1.2. Não retirar a nota de empenho, ou não assinar o contrato, quando convocada dentro do prazo de validade da proposta;

32.1.3. Deixar de entregar os documentos exigidos no certame; 32.1.4. Não mantiver a sua proposta dentro do prazo de validade; 32.1.5. Comportar-se de modo inidôneo;

32.1.6. Cometer fraude fiscal; 32.1.7. Fizer declaração falsa;

32.1.8. Ensejar o retardamento da execução do certame;

32.2. Para os fins do item 28.1.5 reputar-se-ão inidôneos atos como os descritos nos arts. 90, 92, 93, 94, 95 e 97 da Lei nº 8.666/93.

32.3. Além destas sanções a CONTRATADA deverá cumprir as sanções disciplinadas na Minuta do Contrato, quando houver, parte integrante e anexa a este Edital.

33 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

33.1. À Reitora do IFAC compete anular esta licitação por ilegalidade, de ofício ou por provocação de qualquer pessoa, e revogar o certame por considerá-lo inoportuno ou inconveniente diante de fato superveniente, mediante ato escrito e fundamentado.

(36)

33.1.2. Os licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação do procedimento licitatório, ressalvado o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pelos encargos que tiver suportado no cumprimento do contrato.

33.2. É facultado ao pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase desta licitação, promover diligência destinada a esclarecer ou completar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de informação ou de documentos que deveriam ter sido apresentados para fins de classificação e habilitação.

33.3. No julgamento das propostas e na fase de habilitação, o pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas e dosdocumentos e a sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação e habilitação.

33.3.1. Caso os prazos definidos neste Edital não estejam expressamente indicados na proposta, eles serão considerados como aceitos para efeito de julgamento desta licitação.

33.4. Os documentos eletrônicos produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizada pela ICP-Brasil, nos termos da Medida Provisória nº 2.200, de 24 de agosto de 2001, serão recebidos e presumidos verdadeiros em relação aos signatários, dispensando-se o envio de documentos originais e cópias autenticadas em papel.

33.5. Em caso de divergência entre normas infralegais e as contidas neste Edital, prevalecerão as últimas.

33.6. Esta licitação poderá ter a data de abertura da sessão pública transferida por conveniência do IFAC, sem prejuízo do disposto no art. 4, inciso V, da Lei nº 10.520/2002.

34 – DOS ANEXOS

34.1. São partes integrantes deste Edital os seguintes anexos: 34.1.1. Anexo I – Termo de Referência;

(37)

34.1.3. Anexo III – Declaração de sustentabilidade ambiental;

34.1.4. Anexo IV - Declaração de que a empresa não utiliza mão de obra direta ou indireta de menores;

34.1.5. Anexo V - Declaração de proposta independente;

34.1.6. Anexo VI - Declaração de inexistência de fato superveniente impeditivo de sua habilitação;

34.1.7. Anexo VII – Modelo de Declaração de Vistoria; 34.1.8. Anexo VIII - Minuta de Ata;

34.1.9. Anexo IX – Minuta de Contrato.

35 – DO FORO

35.1. As questões decorrentes da execução deste Instrumento, que não possam ser dirimidas administrativamente, serão processadas e julgadas na Justiça Federal, no Foro da cidade de Rio Branco/AC, Seção Judiciária de Rio Branco/AC, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, salvo nos casos previstos no art. 102, inciso I, alínea “d” da Constituição Federal.

Rio Branco - AC, 03 de julho de 2017.

(38)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1. DO OBJETO

O presente Termo de Referência tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de manutenção preventiva programada e corretiva emergencial, com reposição de peças em Grupo Motor Gerador com regime de operação em emergência, para atendimento aos Campi e Reitoria do Instituto Federal do Acre por meio dos seguintes serviços e quantitativos:

ITEM ESPECIFICAÇÕES DO SERVIÇO UND QTD

01 Manutenção Preventiva Mensal em Grupo

Gerador de até 50kVA Und 03

02 Manutenção Preventiva Mensal em Grupo

Gerador de 200kVA a 300kVA Und 06

03 Hora Técnica por Equipe (Manutenção

corretiva) H 250

04 Instalação do Grupo Gerador de até 50kVA,

inclusive deslocamento do equipamento Und 03

05

Instalação de Grupo Gerador de 200 a 300kVA, inclusive deslocamento do equipamento

Und 06

06

Desinstalação de Grupo Gerador de até 50kVA, inclusive deslocamento do equipamento

Und 03

07 Desinstalação do Grupo Gerador de 200 a

300kVA, inclusive descolando do equipamento Und 06 08 Previsão de gasto para reposição de peças R$ 200.000,00

1.1. DOS SERVIÇOS

Os Serviços de Manutenção compreenderão:

(39)

previamente definida, realizada por técnico especializado da CONTRATADA, obedecendo aos roteiros indicados neste Termo e às exigências do fabricante. Pela execução dos serviços de manutenção preventiva o IFAC pagará à CONTRATADA um valor fixo mensal. b) Serviços de manutenção corretiva emergencial, independentemente da data e horário do chamado, a serem realizadas no local de instalação do equipamento, sob as seguintes condições:

 Atender, no prazo máximo de 06 (seis) horas, aos chamados telefônicos do contratante, durante as 24h do dia, incluindo finais de semana e feriados.

 Para os serviços de manutenção corretiva, o IFAC pagará o valor da hora técnica efetivamente trabalhada por equipe e as eventuais peças substituídas.

 Para peças de reposição, quando necessária sua substituição, será emitida autorização de substituição pela Diretoria de Obras e Infraestrutura – DIROI, mediante apresentação de 03 (três) cotações, onde será adotado o preço médio.

As despesas referentes ao deslocamento, estadia, alimentação e demais custos da equipe técnica correrão por conta da CONTRATADA.

As manutenções preventivas e corretivas deverão ocorrer preferencialmente no local de instalação de cada equipamento. Caso a CONTRATADA julgue necessário o deslocamento do equipamento para execução de serviços, deverá solicitar autorização para o transporte do mesmo, sendo os custos para tal movimentação arcados pela própria CONTRATADA.

1.2. DOS EQUIPAMENTOS E LOCALIZAÇÕES

Os equipamentos a serem atendidos apresentam as características e localização:

DESCRIÇÃO QTD LOCAL

Grupo Gerador para uso como fonte auxiliar, marca OTTO MOTORES/CNY

(40)

200, operação automática, potência de 260/208 kVA em regime Stand-By/Contínuo, 380V, na frequência 60Hz, Fator de potência 0,8 ind. Composição básica:

 MOTOR DIESEL CUMMINS modelo 6CTAA8.3, refrigeração por Radiador.

 GERADOR STANFORD MODELO: UCDI274J, 1800rpm, com respectivo regulador eletrônico de tensão.

 Campus Rio Branco (02 unidades)  Campus Sena Madureira (01 unidade)  Campus Xapuri (01 unidade)  Campus Cruzeiro do Sul (01 unidade)

Grupo Gerador a Diesel carenado, marca/fabricante: GERA POWER BRASIL CUMMINS, Modelo: GF3-260, operação automática, Potência de 260/240 kVA em regime Stand-By/Prime Power, 220/127V, na Frequência 60Hz, Fator de potência 0,8 ind. Composição básica:

 MOTOR DIESEL CUMMINS modelo 6CTA-8.3-G2, refrigeração por Radiador.

 GERADOR GB POWER; 260kVA; Trifásico; 220/127V estrela com neutro acessível; 60Hz; 4 polos; síncrono, com respectivo regulador eletrônico de tensão.

01  Campus Tarauacá (01 unidade)

Grupo Gerador a Diesel carenado, marca/fabricante: GERA POWER BRASIL, Modelo: GF3-12, operação automática, Potência de 12 kVA, 220/127V, na Frequência 60Hz, Fator de potência 0,8 ind. Composição básica:

 MOTOR DIESEL GB POWER, refrigeração por Radiador.

Referências

Documentos relacionados

O pregoeiro fixará prazo máximo de 3 (três) horas para envio da proposta de preços adequada ao último lance, bem como devem ser enviados os documentos previsto no item

Ressalta-se, ainda que, no que tange a Nota Fiscal n.º 000886, (fls.38), cujo pagamento foi efetuado pelo servidor interessado, em favor do IFAM, a mesma não possui o devido

a) O pagamento será realizado mediante apresentação de nota fiscal, em até 10 (dez) dias corridos após recebimento da respectiva Nota Fiscal / Fatura pelo

IMPORTANTE: Se estiver saindo água pelo orifício de enchimento/drenagem de óleo, ou se o óleo tiver uma aparência leitosa, a unidade de tração de popa (Sterndrive) está vazando e

O pagamento deverá ser efetuado em até 30 (trinta) dias corridos, contados da data da entrega dos equipamentos, mediante a apresentação da Nota Fiscal/Fatura, com o devido atesto

10.1 - O prazo para pagamento será de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da apresentação da Nota Fiscal/Fatura pela Contratada. 10.2 - O pagamento somente será efetuado

10.1 - O prazo para pagamento será de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da apresentação da Nota Fiscal/Fatura pela Contratada. 10.2 - O pagamento somente será efetuado após

2.2 O pagamento será efetuado no prazo máximo de 10 dias após a emissão da OF (Ordem de Fornecimento). 2.3 Havendo erro na nota fiscal/fatura ou descumprimento das condições