• Nenhum resultado encontrado

Colégio Módulo. Projeto Pedagógico do 9º Ano. Equipe do 9º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Módulo. Projeto Pedagógico do 9º Ano. Equipe do 9º Ano"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Colégio Módulo

Projeto Pedagógico do 9º Ano

(2)

TRABALHO FOTOGRÁFICO

9° ANO

FOTOGRAFIA

A palavra fotografia se origina do grego e significa:

fós

: luz +

grafis

: pincel,

ou seja, desenhar com luz. Em 1836, a fotografia surge revolucionando as

artes visuais, entretanto, sua evolução está relacionada com físicos e

astrônomos. Tal fato, gerou descontentamento por parte dos pintores, pois

eles não reconheciam a fotografia como arte e estavam temerosos que o

ofício da pintura extinguiria.

(3)

Durante 100 anos, desde sua descoberta, a fotografia analógica pouco evoluiu,

mantendo seus mesmos mecanismos. Uma descoberta importante acontece em 1884, quando George Eatsman cria o rolo substituível para a máquina tipo “caixão” de 24 posses, que gera maior facilidade de uso da máquina entre os cidadãos comuns.

O século XX foi datado por uma utilização cada vez maior da imagem como forma de informação, principalmente em jornais. Com isso, houve a necessidade da diminuição do equipamento fotográfico, para que ficasse mais cômodo aos fotojornalistas. Como consequência, as empresas investem pesado em tecnologias e inovações para suprir essa necessidade e também para conquistar o público em geral, que estava cada vez mais interessado nessa nova tecnologia

(4)

Ao longo dos anos, no final de 1980, surge a fotografia digital, que segundo Rozados conceitua-se :

“fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados tipos de telefone celular, resultando em um arquivo de computador, que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em web sites, CD-ROMs, DVDs, e outras mídias óticas.”

(5)

Como citado, a fotografia digital possui toda uma diversidade no que diz respeito a seu armazenamento e equipamentos, sendo, atualmente, disponível à grande maioria da população. Apesar de seu aspecto atual a primeira fotografia digital foi produzida em 1111 por Russel Kirsch. A fotografia digital é a imagem de seu filho, Walden, com apenas três meses. A fotografia media 5cm x 5cm, era preta e branca e continha 176 pixels. (REDAÇÃO IDG NOW, 2007).

(6)

Com o incrível desenvolvimento da fotografia digital, muitas questões

estão sendo debatidas, dada a sua facilidade de reprodução e

divulgação. Alguns dizem que os fotógrafos de hoje, não dominam as

práticas e métodos fotográficos, dada a automatização destes recursos e

ainda contando com programas de tratamento da imagem que

propiciam a manipulação posterior das imagens, como por exemplo o

velho conhecido Photoshop dos artistas e famosos. Fazendo com que a

foto perca o seu status de veracidade, pois os programas são acessíveis

a qualquer um, podendo este, manipular uma imagem.

(7)

A fotografia está passando por um processo de pré-edição

proporcionado pelo mecanismo de visualização imediata

contido nas câmeras digitais, que possibilita a exclusão de tal

imagem no segundo seguinte a sua produção, ou seja, pode-se

excluir momentaneamente um registro, que futuramente

poderia servir como um documento histórico.

“A fotografia, uma das invenções que ocorre naquele

contexto, teria papel fundamental enquanto possibilidade

inovadora de informação e conhecimento, instrumento de

apoio à pesquisa nos diferentes campos da ciência e também

como forma de expressão artística” (KOSSOY, 2004, p. 17).

(8)

Conclui-se então que a fotografia é uma rica fonte de

informação de caráter documental, entretanto: “ […] não

alcançou a status de peça de acervo […] e tampouco a status

de documento (que, no sentido tradicional do termos, sempre

significou o documento escrito, manuscrito, impresso na sua

enorme variedade.” (KOSSOY, 2004, p. 17).

(9)

SEBASTIÃO SALGADO

UM GRANDE FOTÓGRAFO

BRASILEIRO

(10)

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é

um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.

Formado em economia, trabalhou na Organização Internacional do Café em 1973, e trocou a economia pela fotografia, inicialmente usando emprestada a câmera fotográfica de sua mulher, Lélia Wanick Salgado.

Em 1979, depois de passagens pelas agências de fotografia Sygma e Gamma, entrou para a Magnum. Encarregado de uma série de fotos sobre os primeiros 100 dias de governo de Ronald Reagan, Salgado foi o único repórter fotográfico a documentar o atentado a tiros cometido por John Hunckley contra o então presidente dos Estados Unidos, no dia 30 de março de 1981, em Washington. A venda das fotos para jornais de todo o mundo permitiu ao brasileiro financiar seu primeiro projeto pessoal: uma viagem à África.

Desde então realizou outros tantos trabalhos por todo o mundo.

(11)

SELEÇÃO DE FOTOS

SEBASTIÃO SALGADO

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)

PONTOS IMPORTANTES A SEREM

OBSERVADOS NO TRABALHO

FOTOGRÁFICO.

1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

(20)

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

(21)

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo excelente para tirar retratos.

(22)

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adéqua ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia atentamente o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

REFERÊNCIAS

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1994. 112 p.

OLIVEIRA, Erivam Morais de. Da fotografia analógica ascensão da fotografia digital. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-erivam-fotografia-analogica-fotografia-digital.pdf>. Acesso em: 22 set. 2010.

REDAÇÃO IDG NOW. Primeira fotografia digital completa 50 anos. 26 maio de 2007. Disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal

/2007/05/25/idgnoticia.2007-05-25.3211821373/>. Acesso em: 22 set. 2010.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota de. Da fotografia tradicional a digital. 14 diapositivos.

SILVA, Rosi Cristina da. O profissional da informação como mediador entre o documento

e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco. [Recife],

[200-].

Referências

Documentos relacionados

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

Para melhorar o desempenho dos acor- dos, recomendamos implementar e divulgar as auditorias independentes sistematicamente; aumentar o registro e a confiabilidade do Ca-

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Analisar os Relatórios de Frequência Escolar de crianças beneficiárias do Bolsa Família permitiu a identificação dos motivos registrados que levaram muitas crianças e