• Nenhum resultado encontrado

DOENÇAS ENDÓCRINAS. A) Evitar o exercício se o nível de glicose em jejum for > 250 mg/dl com presença de cetose.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOENÇAS ENDÓCRINAS. A) Evitar o exercício se o nível de glicose em jejum for > 250 mg/dl com presença de cetose."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. (CEV - 2014) A Associação Americana de Diabetes adotou novos critérios para o diagnóstico do Diabetes Mellitus e seus estágios préclínicos.

1- Glicemia de jejum alterada 99 a 125 mg/dl.

2- Tolerância a glicose diminuída 140 a 199 mg/dl (2 hs após 75g de glicose). 3- Diabetes Jejum > 126/ mg/dl 2 hs após 75g de glicose > 200.

É correto afirmar: A) 1 e 2 estão corretas. B) 1 e 3 estão corretas. C) 2 e 3 estão corretas. D) Todas estão corretas

2. (CEV - 2014) De acordo com as diretrizes da American Diabetes Association, para a prática de exercícios físicos em Diabéticos Tipo 1, pode –se recomendar:

A) Evitar o exercício se o nível de glicose em jejum for > 250 mg/dl com presença de cetose. B) Ingerir mais carboidrato se o nível for > 100 mg/dl.

C) Evitar o exercício se o nível de glicose em jejum for > 300 mg/dl na ausência de cetose. D) Ingerir mais carboidrato se o nível for

3. (CEV- 2009) Para um bom aconselhamento nutricional de um paciente com Diabetes mellitus tipo 2, recém diagnosticado, qual das assertivas seguintes constitui a melhor opção?

a) Restrição de carboidratos e dieta com alta quantidade de proteína. b) Ingestão de menos de 10% de gordura saturada.

c) A ingestão calórica deve ser bem consistente de um dia para o outro. d) Preferir proteínas de origem animal, dado o seu valor biológico

4. (CEV- 2006) Indivíduos com diabetes melito tipo 2 podem sofrer efeitos adversos sobre os níveis de lipídios plasmáticos caso utilizem, em substituição à sacarose, grandes quantidades do seguinte adoçante nutritivo: A) sorbitol

B) xilitol C) frutose D) sacarina

(2)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

5. (CEV- 2006) Indivíduos diabéticos que queiram ingerir bebida alcoólica, ainda que dentro da quantidade diária permitida, devem ser orientados a:

A) não retirar nenhum alimento de seu cardápio habitual devido a esta ingestão

B) retirar uma porção de alimentos do grupo de lipídios de seu cardápio habitual, para cada dose de bebida alcoólica ingerida

C) retirar uma porção de alimentos do grupo de cereais de seu cardápio habitual, para cada dose de bebida alcoólica ingerida

D) retirar uma porção de alimentos do grupo das carnes de seu cardápio habitual, para cada dose de bebida alcoólica ingerida

6. (CETREDE - 2019) A insulina é um hormônio hipoglicemiante, produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose para produção de energia. A deficiência desse hormônio ou o defeito na sua ação causa hiperglicemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que 1 em cada 11 pessoas no mundo tem diabetes. De acordo com a ADA (American Diabetes Association) 2019, o diagnóstico da diabetes é confirmado através dos seguintes resultados de exames, Glicemia de jejum

a) ≥126 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG (teste oral de tolerância à glicose) ≥200 mg/dl OU A1C (hemoglobina glicada) ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≥200 mg / dL.

b) ≥99 mg/dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥196 mg/dl OU A1C ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≥200 mg/dL. c) ≥96 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥204 mg/dl OU A1C ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≥200 mg / dL. d) ≥100 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥200 mg/dl OU A1C ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hipoglicemia ou crise hipoglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≤200 mg / dL. e) ≥126 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥200 mg/dl OU A1C ≥5,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≤200 mg / dL.

7. (CETREDE - 2016) Uma epidemia de Diabetes Mellitus (DM) está em curso. Atualmente, estima-se que a população mundial com diabetes seja da ordem de 387 milhões e que alcance 471 milhões em 2035. Marque a alternativa INCORRETA.

a) Os programas de prevenção primária do DM tipo 2 baseiamse em intervenções na dieta e na prática de atividades físicas, visando combater o excesso de peso em indivíduos com maior risco de desenvolver diabetes, particularmente nos com tolerância à glicose diminuída.

b) Medidas de redução do consumo de cigarro auxiliam no controle do DM, visto que o tabagismo se associa ao mau controle do diabetes e causalmente à hipertensão e à doença cardiovascular em pessoas com ou sem DM.

(3)

risco de hipoglicemias graves se não fizerem suas refeições em horários adequados e se não tiverem grande motivação e conhecimento para cientificar-se dos riscos que tal comportamento pode acarretar.

e) Como o DM tipo 2 caracteriza-se por produção insuficiente de insulina, o tratamento medicamentoso depende da reposição desse hormônio, utilizando-se esquemas e preparações variados e estabelecendo-se “alvos glicêmicos” pré e pós-prandiais para serem alcançados.

8. (CETREDE - 2019) Para pessoas diabéticas com LDL-colesterol sérico menor do que 100mg/dL recomenda-se as recomenda-seguintes quantidades diárias de gordura saturada e colesterol, respectivamente:

A) < 7% da ingestão energética e < 300mg B) < 7% da ingestão energética e < 200mg C) < 10% da ingestão energética e < 200mg D) < 10% da ingestão energética e < 300mg

9. (AOCP - 2016) Paciente, 32 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com diabetes melittus e encaminhada ao setor de nutrição para acompanhamento nutricional. Nesse caso, o plano alimentar pode conter

(A) frutose proveniente das frutas, mas não sacarose.

(B) frutose e sacarose em qualquer quantidade e durante todo o dia. (C) de 2 a 5% do valor energético total proveniente de sacarose. (D) até 8% do valor energético total proveniente de sacarose (E) até 10% do valor energético total proveniente de sacarose.

10. (AOCP - 2015) Sobre as características do plano alimentar segundo o estado nutricional e as situações crônicas associadas aos indivíduos diagnosticados com Diabetes Mellitus, é INCORRETO afirmar que Obs: *IMC = Índice de Massa Corporal.

(A) para pacientes em sobrepeso ou obesos (IMC* > 25 kg/m²) recomenda-se dieta hipocalórica: 20- 25 kcal/kg de peso desejado/dia.

(B) para pacientes com baixo peso (IMC < 18,5 kg/ m²) recomenda-se dieta hipercalórica: 30 kcal/kg de peso desejado/dia.

(C) para pacientes com peso normal (IMC: 18,5-24,9 kg/m²) não é necessária restrição calórica.

(D) para pacientes com hipertrigliceridemia acentuada recomenda-se limitar o consumo de álcool e aumentar o consumo de fibras solúveis

(E) para pacientes com hiperuricemia recomenda-se a restrição do consumo de leguminosas, carnes vermelhas e embutidos.

(4)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

11. (AOCP - 2015) O diabete melito (DM) é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos caracterizado por hiperglicemia crônica com alterações do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. A terapia nutricional em DM melhora o controle glicêmico e colabora para a prevenção das complicações tardias. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a essa patologia.

(A) Para portadores de DM obesos, a dieta deve ter redução energética, avaliada individualmente, com o objetivo de promover perdas ponderais de 0,5 kg a 1 kg/semana.

(B) A sacarose aumenta a glicemia mais que quantidades isocalóricas de amido, podendo ser inserida no plano alimentar com até 5% do valor energético total.

(C) Portadores de DM beneficiam-se com incremento de fibras alimentares na alimentação diária pelo efeito que elas exercem sobre a glicemia pósprandial, na redução dos níveis de marcadores inflamatórios e na disfunção endotelial.

(D) Aminoácidos são estimuladores da secreção de insulina.

(E) Para indivíduos com fração LDL-colesterol maior ou igual a 100 mg/dl, recomenda-se reduzir para menos de 200 mg/dia a ingestão de colesterol.

12. (ESP - 2019) Sabe-se que o consumo médio de sódio do brasileiro é de 11,4 g/dia. De acordo com a composição nutricional do plano alimentar indicado para indivíduos com diabetes pela Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018), qual a recomendação de sódio em mg/dia para essa população?

A)Até 1200 B)Até 1500 C)Até 2000 D)Até 2400

13. (UFC - 2019) A distribuição de macronutrientes na dieta voltada para o diabetes mellitus (DM) tem papel fundamental desde a prevenção, gerenciamento da doença até a prevenção do desenvolvimento de

complicações decorrentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (2018), qual das opções abaixo está CORRETA em relação à recomendação de carboidratos (CHO) para indivíduos com DM tipo 2?

A)Não consumir alimentos contendo sacarose. B)Não ingerir quantidades inferiores a 130g/dia. C)Consumir dieta low carb, com < 45% de CHO. D)Dar preferência a CHO de alto índice glicêmico.

14. (UFC - 2019) Paciente hospitalizado queixa-se de inchaço abdominal, redução de apetite, náusea, empachamento, saciedade precoce e halitose. A enfermeira que presta assistência ao paciente informou ao nutricionista que o mesmo estava apresentando alguns episódios de hipoglicemia pós-prandial, bem como vomitou algumas vezes. Diante desse quadro, qual a melhor conduta a ser tomada pelo nutricionista?

(5)

B)Mudar a dieta do paciente para refeições menores e mais sólidas. C)Restringir, ao máximo, a quantidade de gordura das refeições do dia. D)Aumentar o número de refeições, diminuir o volume e a osmolalidade.

15. (UFC - 2018) Criança do sexo feminino, 8 anos de idade, recém diagnosticada com diabetes tipo 1, lúcida, apresenta hipoglicemia confirmada através de glicemia capilar. Os pais, ainda aprendendo a lidar com as oscilações glicêmicas, sentem-se confusos ao tomar uma decisão adequada para a correção do evento. Qual a orientação ideal para correção por via oral da hipoglicemia dessa paciente?

A)200 ml de leite integral. B)200 ml de suco de laranja. C)01 bombom (30g) de chocolate. D)01 colher de sopa de leite condensado.

16. (UFC - 2018) A conduta nutricional preconizada atualmente para pessoas com diabetes, baseia-se em alimentação variada e equilibrada que atenda às necessidades nutricionais, considerando todas as fases da vida. A terapia nutricional tem como foco a manutenção/obtenção de peso saudável, metas de controle, buscando glicemias estáveis tanto no jejum quanto nos períodos pré e pós-prandiais, além de níveis de lipídios séricos e pressóricos adequados. Marque a alternativa que representa uma correta oferta de gordura na alimentação de um paciente do sexo masculino, 51 anos de idade, com diagnóstico de diabetes tipo 2 há 2 anos, eutrófico e sem complicações da doença.

A)Colesterol < 200 mg por dia.

B)Gordura total de 15 a 20% do valor calórico diário total. C)Ácidos graxos saturados < 7% do valor calórico diário total.

D)Ácidos graxos poli-insaturados de 10 a 20% do valor calórico diário total.

17. (UFC - 2016) Os carboidratos da dieta são digeridos em glicose, frutose e galactose por meio da ação da alfa-amilase e das enzimas digestivas da borda em escova no trato gastrointestinal superior. Os principais reguladores da glicemia após uma refeição são:

A)A qualidade e a digestibilidade do carboidrato ingerido; absorção e grau de captação pancreática e a secreção hepática de insulina; e a sensibilidade dos tecidos periféricos à ação da insulina.

B)A quantidade e a digestibilidade do carboidrato ingerido; absorção e grau de captação hepática e a secreção pancreática de insulina; e a sensibilidade do tecido cerebral à ação da insulina.

C)A quantidade e a digestibilidade do carboidrato ingerido; absorção e grau de captação pancreática e a secreção hepática de insulina; e a sensibilidade dos tecidos periféricos à ação da insulina.

(6)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

D)A quantidade e a digestibilidade do carboidrato ingerido; absorção e grau de captação hepática e a secreção pancreática de insulina; e a sensibilidade dos tecidos periféricos à ação da insulina.

E)A qualidade e a digestibilidade do carboidrato ingerido; absorção e grau de captação hepática e a secreção pancreática de insulina; e a sensibilidade dos tecidos periféricos à ação da insulina.

18. (UFC - 2016) O controle glicêmico a médio prazo pode ser avaliado através de: A) Hemoglobina glicosilada fração A1C

B) Hemoglobina glicosilada fração A1D C) Glicemia pós-prandial

D) Glicemia de jejum

E) Curva glicêmica após ingestão de 75g de glicose

19. (UFC/ARES - 2019) Uma criança chega ao ambulatório de nutrição indicada pelo pediatra com a queixa de excesso de peso. Durante a consulta, o nutricionista confirmou o excesso de peso na curva de crescimento, percebeu uma ingestão energética além das necessidades e notou que a criança apresentava na pele

hiperpigmentações de aspecto aveludado, com espessamento das regiões flexurais do pescoço, da axila e da região inguinal. De acordo com o exame físico, qual a suspeita clínica para essa criança?

A) Doença celíaca. B) Puberdade precoce. C) Resistência à insulina. D) Hipercolesterolemia familiar.

20. (UFC/ARES - 2019) Um indivíduo com diabetes mellitus tipo 1, em uso de insulina ultrarrápida apresentou uma glicemia de 53 mg/dl. Para correção da hipoglicemia, o que esse indivíduo deve ingerir?

A) 01 colher de sopa de açúcar em 200ml de água. B) 03 unidades de biscoito recheado de chocolate. C) 01 copo de 150ml de suco de laranja adoçado. D) 02 colheres de sopa de mel.

(7)

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

C A B C A A E D E B B

12 13 14 15 16 17 18 19 20

Referências

Documentos relacionados

Independente do perfil de investimento, com a alta volatilidade do mercado de renda fixa, é bem-vinda uma alocação em títulos pós- fixados que acompanham a alta dos juros

competente, (órgão do estado em que a empresa possui domicilio e residência) dentro da validade na data do envio da documentação. As empresas isentas de

nesta edição Rede descentralizada de consulta de Normas P.1 ISO 9001 para Pequenas Empresas P.2 Marcação CE, uma porta aberta para o mercado Europeu P.3 Projecto Juventude P.3

5º lugar – Monica Augusto Vieira da Fonseca Hermes – 529 ptos. 5º lugar – Leonardo Vagner do Nascimento Moreira –

Além disso, informa que os prazos para a organização do acesso dos(as) estudantes pelos programas de ingresso estão muito curtos. Contudo, o Senhor Presidente

4) O valor contratado engloba tão somente a cessão de uso do espaço descrito no objeto deste contrato, ficando por conta do(a) locatário(a) todas as demais despesas para a

A motivação para a realização deste trabalho teve como mote uma primeira apresentação do software SmartMusic ao investigador que, no seguimento da utilização do

O basebol e a canoagem apresentam-se como matérias alternativas, no programa de Educação Física escolar, e foram apresentadas com intuito de auxiliar os