• Nenhum resultado encontrado

Biologia. Biologia zero. Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biologia. Biologia zero. Resumo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Biologia

Biologia zero

Resumo

A biologia é a ciência que estuda a vida. Os seres vivos são organismos formados por células, com um ciclo vital, com nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. Também apresentam material genético (formado por ácidos nucleicos), bioquímica complexa (com compostos orgânicos e inorgânicos), metabolismo próprio (capacidade de anabolismo e catabolismo), capacidade de reprodução (seja sexuada ou assexuada) e de sofrer fatores evolutivos (como seleção natural, mutações...).

A citologia é a área da biologia que estuda a célula e suas estruturas. A célula é uma unidade morfofisiológica dos seres vivos, sendo que elas podem apresentar formas e funções diferentes dependendo do organismo ou do tecido onde elas estão. As células podem ser divididas em dois principais grupos: as células procariontes (simples, com DNA circular disperso no citoplasma) e as células eucariontes (com envoltório nuclear, DNA linear e organelas membranosas).

Mapa mental falando sobre citologia, com os diferentes tipos de células e seus componentes da membrana e organelas. Veja a construção passo a passo deste mapa mental neste vídeo.

Organismos formados por células podem ser unicelulares (formados por uma única célula) ou pluricelulares (formados por mais de uma célula). No caso dos seres pluricelulares, o conjunto de células pode ou não formar tecidos. As células que compõe um tecido apresentam formas, características e funções semelhantes e interligadas. Os diferentes tecidos e suas estruturas são estudados pela área da histologia.

A multiplicação das células pode ocorrer por mitose ou por meiose. Cada tipo de divisão vai ocorrer em um momento diferente da vida dos seres vivos. Por exemplo, para o crescimento do corpo ocorrem mitoses, para

(2)

Biologia

aumentar o número de células sem perder a carga genética. Já para a produção dos gametas nos animais, ocorre a meiose, com a diminuição da quantidade de cromossomos para formar o óvulo ou o espermatozoide.

Neste caso, também podemos ver a reprodução sexuada, onde há combinação (pela fecundação) de gametas para formar um novo organismo. Isso faz com que, apesar de um alto custo energético, este tipo de reprodução seja bom por gerar uma maior variabilidade genética (forma novas combinações de genes) ao longo das gerações. Na reprodução assexuada não há combinação de gametas, e os novos indivíduos são geneticamente iguais ao parental.

Após a reprodução sexuada, a fusão dos gametas dá origem a um zigoto (A), que cresce em tamanho por divisões de mitose (B) até formar o embrião completo.

A fisiologia envolve os sistemas, ou seja, a integração dos tecidos, órgãos e da bioquímica celular para que o organismo possa realizar suas funções vitais. Dentre os principais sistemas animais podemos citar o digestório, o respiratório, o circulatório, o nervoso, o endócrino, o reprodutor e o excretor. Cada organismo terá variações nestes sistemas, e isso auxilia não só a entender o funcionamento do corpo, mas também na organização taxonômica e no entendimento das relações evolutivas. Vale lembrar que os vegetais também podem apresentar órgãos e sistemas.

(3)

3

Biologia

Exercícios

1.

Com relação às características gerais dos seres vivos, é correto afirmar:

a) A reprodução sexuada não influencia na variabilidade genética da espécie.

b) Todas as células apresentam ribossomos.

c) O processo de síntese de substâncias complexas em substâncias simples é conhecido como catabolismo.

d) Apenas células eucarióticas apresentam membrana plasmática

e) Os seres vivos podem ter adaptações, porém não sofrem com as forças da evolução.

2.

Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características a) não possuem material genético.

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

3.

Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.

c) Formação de testículos e de ovários.

d) Fusão de núcleos celulares haploides.

e) Cópula entre macho e fêmea.

4.

O tecido conjuntivo é classificado em vários subtipos, mas todos apresentam diferentes tipos celulares e muita substância intercelular. Entre os tecidos a seguir, qual não é um exemplo de tecido conjuntivo.

a) Tecido adiposo.

b) Tecido cartilaginoso.

c) Tecido ósseo.

d) Tecido estriado esquelético.

e) Tecido sanguíneo.

5.

São descritas a seguir algumas situações analisadas no estudo do corpo humano. Qual dessas situações não representa um estudo relacionado à Fisiologia?

a) Estudo do processo de digestão.

b) Análise do funcionamento do transporte de nutrientes.

c) Estudo dos processos que envolvem a produção de anticorpos.

d) Análise das estruturas do coração.

e) Compreensão dos mecanismos que levam aos batimentos cardíacos.

(4)

Biologia

6.

Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características marcantes que permitem essa diferenciação. Uma dessas características é a capacidade de responder a estímulos, uma capacidade denominada de:

a) irritabilidade.

b) flexibilidade.

c) complexidade.

d) reação.

e) metabolismo.

7.

É comum dizer que todos os organismos são formados por células, estruturas conhecidas como a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. Alguns organismos, no entanto, são acelulares e, por isso, alguns autores não os consideram vivos. Entre os seres listados abaixo, qual é o único que não possui células em sua constituição?

a) bactérias.

b) fungos.

c) protozoários.

d) vírus.

e) animais.

8.

A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:

a) Populações, tecidos e átomos.

b) Populações, moléculas e órgãos.

c) Moléculas, átomos e órgãos.

d) Moléculas, organismos e células.

e) Células, tecidos e organismos.

9.

Há um fenômeno de caráter geral entre ao seres vivos que justifica os mecanismos de evolução e da biodiversidade. Assinale-o:

a) metabolismo b) mutação c) reprodução d) ciclo vital e) nutrição

(5)

5

Biologia

10.

Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de características que definem os sistemas viventes, duas dessas características assumem maior importância para a preservação da vida no planeta. São elas:

a) composição química complexa e estado coloidal b) consumo de energia e renovação contínua da matéria c) realização da homeostase e alto nível de individualidade

d) elevado grau de organização celular e execução das funções vitais e) capacidade de reprodução e adaptação ao meio

Quer continuar treinando esse conteúdo, clique aqui e faça uma lista extra sobre o tema no Dex!

(6)

Biologia

Gabarito

1. B

Os ribossomos estão presentes tanto em células eucariontes (ribossomos 80s) quanto em organismos procariontes (ribossomos 70s).

2. B

As células procariontes apresentam material genético circular, porém este fica disperso no citoplasma, sem núcleo ou carioteca (envoltório nuclear).

3. D

Na reprodução sexuada, há produção de gametas por meiose (formação de gametas haploides) e a fusão destes (fecundação) para que seja formano um novo indivíduo.

4. D

O tecido chamado de estriado esquelético é um tipo de tecido muscular, responsável por movimentos precisos e de contração voluntária.

5. D

Ao analisar estruturas, estamos observando apenas a anatomia de um órgão. A fisiologia compreende a interação entre órgãos e sistemas, além da atividade metabólica relacionada a estes.

6. A

Irritabilidade é o nome dado à capacidade dos seres vivos de responderem a estímulos externos.

7. D

Os vírus não possuem células em sua constituição. Por este e outros fatores, como por exemplo a ausência de metabolismo, há discussões sobre vírus serem seres vivos ou não.

8. E

Dos níveis de organização microscópicos, ou seja, não visíveis a olho nu, temos as células (menor nível vivo), os tecidos (conjuntos de células) e podemos ver também microrganismos, sejam eles uni ou pluricelulares.

9. B

A mutação é responsável por causar alterações aleatórias no material genético dos organismos.

10. E

A reprodução faz com que a linhagem de organismos e da espécie continue existindo no planeta, e a adaptação ao meio permite que as melhores características sejam passadas para as próximas gerações, garantindo um maior sucesso evolutivo e permanência da espécie no ambiente.

Referências

Documentos relacionados

(b) manifestações informais do discurso, por meio de conversas mantidas com servidores lota- dos em setores administrativos ligados diretamente ou não ao tema e de observações

substância ou mistura Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. · 5.3 Recomendações para o pessoal de combate

Complete as frases que se seguem, fazendo corresponder a cada uma delas o termo adequado. Os primeiros organismos vivos que povoaram a Terra eram seres procariontes. Estes seres

Assim, a cada geração existem indivíduos que apresentam uma combinação original das características presentes em seus pais, acrescidas de características inteiramente novas..

• Hoje, ao analisarmos a bioquímica dos seres vivos, vemos a importância da água, presente entre 70% a 90% nos seres vivos... 4º - A importância química dos demais

Através do mimetismo os ani mais, pela cor ou forma, assemelham-se ao meio ambiente, com o qual se con fun - dem. Tanto as presas como os pre da - dores procuram esconder-se: os pri

(UDESC-2012) – As aves que voam têm o corpo muito leve, inclusive porque seus ossos são ocos. Em algumas partes internas os ossos possuem nervuras, como as de uma asa de avião,

Se tornou um tema fundamental “a qualquer base conceitual para a compreensão da evolução dos seres vivos e da própria biologia, constitui um campo paradigmático para a