• Nenhum resultado encontrado

Evolução dos seres vivos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Evolução dos seres vivos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

27

A U L A

Q

uais dos animais que aparecem nestas ilustrações você conhece?

Evolução dos

seres vivos

27

A U L A

Atenção

O homem nas ilustrações serve de elemento de comparação com os outros animais. Imaginando-se um homem de 1,70m, dá para comparar seu tamanho com o dos animais das ilustrações desta aula.

(2)

27

A U L A

Então, quais você já conhece?

... ... ... ... ...

Os animais desenhados estão colocados em duplas. Com quem eles se parecem mais, com o animal da mesma dupla ou de outra? Dê um exemplo.

... ... ... ... Procure informações sobre um dos animais que você conhece. Como se reproduz? O que come? Onde vive?

... ... ... ... Você poderia tentar prever alguns dos hábitos do animal que está ao lado daquele que você escolheu? Como deveria se reproduzir? De que deveria se alimentar?

... ... ...

(3)

27

A U L A

Qual o nome do continente que aparece nessa ilustração?

... Esse mapa representa a América do Sul há aproximadamente 15 mil anos. Você poderia indicar algumas diferenças daquela época em relação ao presente? ... ... ... Que animais representados no mapa você nunca viu?

... ... ...

Este animal enorme chamava-se glyptodon. Era parecido com os tatus atuais, mas tinha o tamanho de um fusca! Ele vivia no sul do continente, em terras da atual Argentina.

Glyptodon ou gliptodonte

Atenção

Mãos à obra

(4)

27

A U L A As macrauquênias se parecem muito com as lhamas que vivem hoje nos Andes, em países como Chile e Bolívia. Elas eram muito maiores do que as lhamas atuais. O camelo e o dromedário também são muito pareci-dos com elas.

Os megatérios eram preguiças gi-gantes que viviam nas florestas ama-zônicas. Desapareceram inteiramente há cerca de seis mil anos, mas perma-necem até hoje nas lendas dos povos indígenas da Amazônia. Entre esses povos, o megatério era conhecido como mapinguari

mapinguari mapinguari mapinguari

mapinguari, um monstro gigante que assustava quem dele se aproximasse, com um cheiro horrível.

Animais extintos e seus fósseis

É muito difícil saber com precisão como era a vida no passado, milhões de anos atrás. No entanto, algumas das formas de vida daquela época deixaram marcas que foram preservadas até hoje. São os fósseis.

Quem aluga uma casa, por exemplo, muitas vezes consegue imaginar como eram seus antigos habitantes. Estudando as marcas deixadas por eles, é possível saber como viviam, se havia quadros na parede, onde ficavam o fogão e a geladeira, se a televisão tinha antena externa ou não etc.

Vejamos um fóssil de um animal que viveu na América do Sul há mais de um milhão de anos, o tigre de dentes de sabre.

Repare nos dentes do animal. Seus caninos são enormes e se projetam para fora da boca. O queixo é enorme, projetando-se à frente das presas quando a boca está fechada. Sem dúvida, essa é uma forma interessante de proteger os grandes dentes de choques durante corridas em meio à mata. Em vez de bater com as presas, que poderiam até se quebrar, o animal acabava por bater com o queixo,

Macrauchenia ou macrauquênia

Megatherium ou megatério

Thylacosmilus ou tilacosmilo

A voz do

professor

(5)

27

A U L A Não sabemos muito bem por que animais e plantas que existiam no passado

desapareceram. Sabemos apenas que as condições do planeta se modificaram muito, ao longo de sua história, e que algumas formas de vida não suportaram as mudanças e desapareceram inteiramente. Foram extintas.

Reprodução: fonte da vida

Na aula passada, você aprendeu que na natureza existem diferentes formas de reprodução. Sempre que dois seres vivos se unem para gerar um terceiro, eles transmitem a esse novo ser muitas de suas características.

Os filhotes nascem com características que podem ser encontradas nos pais, mas também podem nascer com características nunca vistas antes. Essas carac-terísticas “inéditas” são as chamadas mutações.

Assim, a cada geração existem indivíduos que apresentam uma combinação original das características presentes em seus pais, acrescidas de características inteiramente novas.

A nectarina é um bom exemplo de característica inteiramente nova que surgiu numa geração. Isso ocorreu em 1741, na cidade de Londres, quando um certo doutor Peter Collinson observou um pêssego sem pêlos numa das árvores de seu pomar. Todas as nectarinas que você conhece descendem dessa fruta do Dr Collinson!

A seleção natural

A cada geração existem novos indivíduos que são portadores de conjuntos novos de características.

Por exemplo, certas plantas podem nascer com a capacidade de suportar o frio. Certos insetos podem nascer com uma tonalidade verde que se confunda com o lugar onde vivem. Outros podem nascer com a cor marrom típica das folhas secas.

Se a temperatura do ambiente baixar, muitas plantas vão morrer, mas não aquelas que podem suportar o frio.

Elas serão favorecidas; produzirão mais sementes e estarão representadas em maior número nas gerações seguintes.

Se a temperatura permanecer amena, as plantas devem ganhar viço e permanecer verdes. Os insetos verdes podem se esconder dos pássaros mais facilmente, confundindo-se com o verde das folhas.

Por outro lado, se fizer muito frio, as plantas que não suportarem as baixas temperaturas terão suas folhas ressecadas e começarão a cair. Os insetos marrons poderão se esconder dos pássaros usando a mesma estratégia dos insetos verdes, confundindo-se com o meio em que vivem.

Esse processo que favorece determinados seres vivos em determinadas situações ambientais foi chamado de seleção natural. Ela pode fazer com que se acumulem novas características nos seres vivos, ao ponto de passarem a consti-tuir novas espécies, diferentes das espécies que habitavam o ambiente no passado.

Hoje acreditamos que os atuais tatus, lhamas e preguiças tenham surgido dessa maneira.

Esse é o processo de evolução biológica, que produziu milhões de diferentes formas de vida.

(6)

27

A U L A

l Muitas formas de vida do passado se extinguiram.

l Os tatus atuais eram muito parecidos com os gliptodontes, só que esses

eram muito maiores.

l As lhamas são parecidas com as macrauquênias do passado. Os camelos e

os dromedários também.

l As preguiças têm um parente próximo chamado megatério. Ele

desapare-ceu completamente há cerca de seis mil anos, mas persistiu nos mitos in-dígenas, com o nome de mapinguarimapinguarimapinguarimapinguari.mapinguari

l A reprodução dos seres vivos transmite as características dos pais aos filhos. l Os filhos nascem com conjuntos novos de características. Não apenas novas

combinações podem aparecer, mas características inteiramente novas, as chamadas mutações.

l Ao longo das gerações, novas características ou conjuntos de características

são favorecidos, de acordo com as condições do ambiente. É a chamada seleção natural. Exercício 1 Exercício 1 Exercício 1 Exercício 1 Exercício 1

Como era o continente sul-americano há cerca de 15 mil anos?

Exercício 2 Exercício 2 Exercício 2 Exercício 2 Exercício 2

Como os indígenas da Amazônia sabem que o megatério viveu nas matas da região há muito tempo?

Exercício 3 Exercício 3 Exercício 3 Exercício 3 Exercício 3

O que é seleção natural?

Resumo

Referências

Documentos relacionados

A carne, sem maturar e maturada por sete dias, foi avaliada para perdas por cocção (PPC) e força de cisalhamento (FC), por métodos instrumentais, e para dureza sensorial (DS)

É nesse contexto que a bacia hidrográfica do rio Lourenço Velho, locada na porção sul do estado de Minas Gerais, aparece aqui como palco principal para

a) Todos os Colaboradores e Terceiros que atuam em nome da Empresa estão proibidos de receber, oferecer, prometer, fazer, autorizar ou proporcionar (direta ou

Para la carga de baterías de Plomo con una caPacidad de 2 a 12 ah carregador de manutenção 0,7 a Para a manutenção de baterias de chumbo com uma caPacidade de 2 a 60 ah Para

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA HABILITAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS FABRICANTES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL INTERESSADOS EM DESTINAR SEUS PRODUTOS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL E PARA

Entretanto, esse uso racional está relacionado com o não desperdício, utilizar com economicidade, para que não falte para os outros, ou seja, é uma forma um pouco

e) Os seres vivos podem ter adaptações, porém não sofrem com as forças da evolução. Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características

Letras minúsculas iguais indicam ausência de significância ao nível de 5% (teste de Tukey) entre linhagens no mesmo período ...56 FIGURA 38 - Médias do Consumo de ração