• Nenhum resultado encontrado

A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO

MARALIA, Natália Aparecida Morosini1 GABRIEL, Mário Henrique Carlassara2 MAGALHAES, Cairo Rossetto3 PINHEIRO, Cláudia Aparecida Vieia4

INTRODUÇÃO

A alfabetização dentro da educação infantil é um assunto constante e recorrente. A evolução global coloca a criança desde cedo na frente de telas, seja de celulares ou outros aparelhos com funções semelhantes. A criança é reconhecida como cidadã e pessoa protegida pela lei e com direitos, desde as últimas décadas, lhe dando por obrigatoriedade a frequência em escola. A presença escolar dá a ela mais que o ensino regulamentado, mas também lhe dá a visão e os sentidos de convivência com demais crianças, a desenvolver os lados psicológicos e físicos, sendo importante também para orientar os pais.

Segundo Rios (1993) é preciso, ainda, assimilar novas formas de se relacionar com o conhecimento, a pesquisa, a organização e a função da comunidade no envolvimento da educação como um todo.

É preciso enxergar as crianças com as extraordinárias capacidades que possuem e ver nelas, as possibilidades de erradicar ou, ao mínimo, diminuir a taxa de analfabetismo no país, incentivando-as desde cedo, já que as pessoas costumam aprender a escrever, mas não necessariamente colocam em prática o hábito de praticar a escritar ou a leitura.

METODOLOGIA

Tratou-se de uma pesquisa que visa abordar as facilidades e propostas que evidenciem a eficiência na utilização da música dentro do processo de ensino, em especial, da alfabetização das crianças.

______________________

1Graduanda do Curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo-ES - universitária.natalia@gmail.com

2Graduando do Curso de Letras - Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES - henriquevarella@live.com

3 Graduando do Curso de Letras - Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES - cairo.rossetto@gmail.com

4Professora orientadora. Mestre em Políticas Sociais na área de Educação Política e Cidadania pela Universidade Estatual Norte Fluminense- UENF. Professora do Centro Universitário São Camilo de Lellis. claudiapinheiropgm@gmail.com

(2)

A ideia da abordagem é apresentar os beneficícios e as motivações que podem contruir para um desenvolvimento saudável da criança e um aprendizado que contribua para variadas partes de seus sentidos.

O estudo permeia a ideia que o artigo "A Utilização da Música no Processo de Alfabetização" conceituado através do olhar das autoras.

DESENVOLVIMENTO

O papel da música dentro de sala de aula acaba não sendo utilizado com frequência, apesar dela favorecer o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, sendo ela, um ser formado de necessidades sociais e afetivas, como evidencia Soares (2012) e Rubio (2012).

A alfabetização é um processo que coloca as crianças nos seus primeiros passos dentro do conhecimento, dentro do mundo que está ao seu redor, permitindo a conquista de sua identidade e de conseguir se enxergar dentro da sociedade.

Hoje, os educadores precisam ser muito mais que bons profissionais, mas entender as necessidades dos seus alunos e tornar o aprendizado uma atividade mais convidativa e enxergar o indivíduo com totalmente capaz.

Romão (2007) e Teixeira (2007) apresentam visões nas quais afirmam que a escola deveria buscar um investimento no aprendizado através da música, guiando as crianças na decodificação do que é abordado e explorando os sentidos lúdicos e exercitando a criatividade.

A música tem o poder de, com o ritmo, desenvolver os sentidos psicomotores, formar senso crítico e de entendimento, como também estimular a atenção e a memória. É comum, por exemplo, que alguns professores, durante sua jornada de trabalho lecionando, encontre métodos que melhor alcance as dificuldades de seus alunos, como macetes e, principalmente o uso de paródias musicais. Criando uma paródia de uma música famosa do momento, é mais fácil que o aluno identifique o conteúdo e absorva o mesmo, tanto como memorize e passe a utilizar com mais frequência.

A música em grupo pode inserir o aluno dentro das relações sociais e então, desenvolver a comunicação e a formação de opiniões e gostos, que comumente, são diferentes uns dos outros. Poder se expressar permite a criança que desenvolva sua identidade e participação na sociedade.

(3)

A construção da autorealização e da autoestima do aluno começa a ser explorada no instante que ela participa seja cantando, dançando e se movimentando de variadas formas. Com a música ela se enxerga diferente dos outros, se conhece e se aceita como é, tendo sempre a ideia de ser livre para participar e de também ser aceita na sociedade.

O uso da música colabora para a agregação do contéudo e acumula as experiências e vivências dos alunos, explora os conceitos culturais e o poder de expressar-se fisicamente e emocionalmente. Com o desenvolvimento cultural, abre- se a possibilidade, mas não necessariamente objetiva, do desenvolvimento artístico das crianças.

Barreto (2000) enfatiza que a música e o movimento, através da dança e de expressões corporais, contribui para que as crianças com dificuldades na escola se adaptem e conheçam outras formas de aprendizado e de identificar dentro do ambiente escolar.

Gardner (1995) enfatiza, na teoria das inteligências múltiplas, que a música deve ser inserida nos currículos escolares pelos indícios e resultados que apontam ela como um elemento da harmonia pessoal, pela integração, pela inclusão social e pelo equlíbrio do cerébro e suas reações.

A escola possui também o trabalho de apresentar diferentes ritmos, gêneros e estilos, que provoquem a identificação e a curiosidade, a reflexão e ideias críticas.

O importante nesse processo é que a criança seja capaz de se corresponder e se identificar com o mundo que está inserido, que descubra seus sentimentos e suas percepções sensoriais. O resgate da sensibildiade humana é depositada na criança e o sujeito torna-se o centro do seu próprio processo de construção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A música é uma ferramenta essencial no fazer do profissional da educação, que abre precedentes para tornar o aprendizado mais divertido e aconchegante para o aluno. O conteúdo pode surgir para o sujeito de uma forma que ele não tenha contato, que não se sinta familiarizado e é missão do professor, descobrir como atraí- lo, levar o ensino e o modo de ensinar e aprender para uma nova experiência para ele.

(4)

Com crianças na fase do primeiro ao quinto ano, o profissional pode trabalhar desde cedo com as associações e desenvolvimento do cérebro, das relações com o universo ao seu redor. Torna-se um incentivo ao aprendizado com relações culturais, com experiências novas e que leve a criança a se desenvolver por completo, com torná-lo conhecedor de si próprio e de sua existência.

É necessário mais pesquisas e estudos que aprofundem a área e os benefícios do ensino com música, ressaltando sempre que o profissional esteja atento a esses novos estudos e apto a desenvolver métodos e experimentos que contribua para o aprendizado, de acordo com a necessidade de cada um dos seus.

(5)

REFERÊNCIAS

BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. Ed.

Blumenau: Acadêmica, 2000.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

RIOS, T. A. Ética e Competência. São Paulo: Cortez, 1993.

ROMÃO, José E; TEIXEIRA, Estêvão C. Educação musical: o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música. Cadernos de Pós-Graduação – Educação, São Paulo, 2007. Volume 6.

SOARES, Maura Aparecida; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Utilização da Música no Processo de Alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Paulo, 2012. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v3- n1-2012/Maura.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do