• Nenhum resultado encontrado

ALVENARIAS DE ELEVAÇÃO E ELEMENTOS DIVISORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALVENARIAS DE ELEVAÇÃO E ELEMENTOS DIVISORES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO

OBJETO: Construção Galpão Metálico

PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Avanhandava/SP.

LOCAL: Rua Santos Dumonti, Lote 04 – Avanhandava/SP.

OBJETIVO

Este memorial visa estabelecer a especificação dos serviços a serem realizados para a construção do galpão metálico para o almoxarifado do DAAEA da cidade de Avanhandava/SP. Os serviços deveram ser realizados conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vigentes.

A obra consiste em:

 Execução da alvenaria de fechamento do terreno

 Execução de uma edificação com banheiro e almoxarifado

 Galpão em estrutura metálica

ALVENARIAS DE ELEVAÇÃO E ELEMENTOS DIVISORES

A alvenaria devera ser realizada com blocos de concreto de vedação, com dimensões de 14x19x39cm. Os blocos deverão ser frisados e de uso aparente. Os blocos deveram ser assentados com argamassa mista de cimento, cal hidratada e areia. Norma técnica: NBR 6136.

O serviço será iniciado preferencialmente pelos cantos, com os blocos assentados sobre uma camada de argamassa, previamente estendida, alinhados pelo seu comprimento. Deverá ser utilizado prumo de pedreiro para alinhamento vertical da alvenaria. Entre os dois cantos ou extremos já levantados, esticar-se á uma linha que servirá de guia, garantindo-se o prumo e horizontalidade da fiada. As juntas entre os blocos deverão ser uniformes com espessura de 10 mm à 15mm.

(2)

INFRAESTRUTURA (MURO E EDIFICAÇÕES)

A fundação do muro e da edificação deverá ser realizado com brocas com diâmetro de 25cm e uma profundidade de 3,00m armada com 4Ø10,00mm e estribos Ø5,00mm espaçados cada 15,00cm conforme a NBR 6118/2014 e NBR 6122/2010.

Serão executadas 51 brocas no total.

As vigas baldrames deverão ter dimensões de 15cm de largura e 20cm de profundidade, com 2Ø8,00mm na parte superior e 2Ø8,00mm na parte inferior com estribos Ø5,00mm espaçados cada 15,00cm.

Deverá ser executado um lastro de brita antes do lançamento do concreto.

As armaduras deverão estar posicionadas em conformidade a NBR 6118/2014, e respeitando os cobrimentos das armaduras de no mínimo 25mm conforme a norma.

INFRAESTRUTURA (ESTRUTURA METÁLICA)

A fundação do muro e da edificação deverá ser realizado com brocas com diâmetro de 25cm e uma profundidade de 4,00m armada com 4Ø10,00mm e estribos Ø5,00mm espaçados cada 15,00cm conforme a NBR 6118/2014 e NBR 6122/2010.

Serão executadas 8 blocos de coroamento com dimensões de 110x60x60cm. Cada bloco de coroamento deverá ter 2 brocas.

As vigas baldrames do muro deverão servir pra realizar o travamento nos blocos de coroamento.

SUPERESTRUTURA

Os blocos de concreto com dimensões de 14x19x39cm deverão ser concretados com espaçamento não superior a 2,30m. Cada bloco concretado devera possuir 1 barra de Ø10,00mm ancorado na fundação.

Em toda alvenaria não superior à 3,00m de altura, deverá possuir uma cinta com canaleta nas alturas intermediárias e superiores. As cintas deverão ser concretadas com 1 barra de ferro de Ø10,00mm C=corrido.

(3)

As lajes do banheiro e almoxarifado serão do tipo treliçada /lajota cerâmica – LT 12 (8+4) e capa de concreto fck 25 Mpa; a sobrecarga deverá ser de 350 kg/m2 (200 kg/m² útil e 150 revestimentos); deverá prever armadura de distribuição para

prevenção de fissuras.

Antes do lançamento do concreto das vigas e lajes deverão estar instalados os eletrodutos que deverão ser embutidos

ESTRUTURA METÁLICA

A estrutura metálica será do tipo duas águas, dimensões e espessuras dos perfis conforme projeto, para chumbadores, colunas, tesouras e fechamentos.

A estrutura metálica devera seguir os perfis indicados no projeto estrutural. A estrutura deverá atender as normas NBR 14762, NBR 6123 e NBR 8800.

Os perfis da estrutura deverão ser aço ASTM A36, não sendo permitido a utilização de perfis com resistência inferiores.

Os perfis (U e UR) deverão ser formado a frio, as cantoneiras deverão ser perfis laminados.

A estrutura metálica deverá ser contraventada conforme indicada em projeto.

A cobertura será em telha de aço trapezoidal h= 25 mm, espessura 0,5 mm.

As telhas da cobertura deverão ser naturais e as telhas do fechamento lateral deverão ser pintadas nas duas faces (cor à definir com a Prefeitura Municipal de Avanhandava).

PINTURA

Deverão ser pintadas todas as paredes externas e internas da fachada e do almoxarifado e as paredes externas do banheiro com tinta acrílica na cor indicada pela fiscalização, com no mínimo 02 demãos e líquido preparador de paredes ou selador.

Todas as superfícies internas e externas receberão uma demão de preparo, e logo após poderá receber a pintura acrílica, em duas demãos. Lembramos que os locais de paredes existentes deverão ser feita uma lavagem com máquina lava a jato para que se possa proceder logo após com a pintura em todas as paredes limpas, secas sem nenhuma sujeira como limo, ciscos, solo e fungos provenientes de

armazenagem a céu aberto.

(4)

Todas as superfícies das vigas e pilares deverão ser pintadas com no mínimo 02 demãos. Todas as superfícies a pintar deverão estar firmes, secas, limpas, sem poeira, gordura, sabão ou mofo, ferrugem, retocadas se necessário, e convenientemente preparadas para 13 receber o tipo de pintura a elas destinado.

A eliminação da poeira deverá ser completa, tomando-se precauções especiais contra o levantamento de pó durante os trabalhos, até que as tintas sequem

inteiramente.

A pintura será executada de cima para baixo e deverá ser evitados

escorrimentos ou salpicos, que caso não puderem ser evitados deverão ser removidos enquanto a tinta estiver fresca, empregando-se o removedor adequado. Deverão ser adotadas precauções especiais no sentido de evitar salpicaduras de tinta em

superfície não destinada à pintura (revestimentos cerâmicos, vidros, pisos, ferragens, etc.).

Nas esquadrias em geral deverão ser protegidos com papel colante os vidros, espelhos, fechos, rosetas, puxadores, superfícies adjacentes com outro tipo de pintura, etc., antes do início dos serviços de pintura.

Na aplicação da pintura, todas as superfícies adjacentes deverão ser protegidas e empapeladas, para evitar respingos.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, convindo observar um intervalo mínimo de 24 horas entre 02 demãos sucessivas, ou conforme recomendações do fabricante para cada tipo de tinta.

Igual cuidado haverá entre uma demão de tinta e a massa, convindo observar um intervalo de 24 horas após cada demão de massa, ou de acordo com

recomendações do fabricante. Toda a superfície pintada deverá apresentar, depois de pronta uniformidade quanto à cor, textura, tonalidade e brilho (fosco, semi-fosco, e brilhante).

No emprego de tintas já preparadas serão obedecidas as instruções dos

fabricantes, sendo vedada a adição de qualquer produto estranho às especificações das mesmas e às recomendações dos fabricantes.

Os solventes à serem utilizados deverão ser os mesmos específicos recomendados pelas fabricantes das tintas utilizadas.

As estruturas metálicas deverão receber uma pintura de zarcão e tinta esmalte em todas as peças metálicas (cor à definir com a Prefeitura de Avanhandava).

(5)

PISOS E REVESTIMENTOS

Nas lajes o revestimento em emboço desempenado com espuma de poliéster com argamassa mista traço 1:2:8 de cimento, cal e areia fina lavada, aplicado em toda a superfície da laje com aderência melhorada com prévia aplicação de chapisco de cimento e areia grossa traço 1:4 de cimento e areia grossa.

Sobre o terreno devidamente regularizado e compactado será executado contrapiso em concreto com espessura mínima de 5 cm, devidamente nivelado. Piso em placa cerâmica esmaltada rústica PEI-5 para área interna com saída para o exterior, grupo de absorção BIIb, resistência química B, assentado com argamassa colante industrializada.

As paredes dos sanitários receberão revestimento cerâmico retangular, cor branca, assentados horizontalmente (junta 3 a 5 mm) com argamassa industrializada junta sobre junta; rejuntamento com argamassa industrializada para rejunte cor platina.

PORTAS E JANELAS

Porta do banheiro – A porta do banheiro deverá ser de aço, nas dimensões de 90x210cm.

Porta do almoxarifado – A porta do almoxarifado deverá ser de aço, nas dimensões de 80x210cm.

Portão de acesso – O portão de acesso deverá ser fabricado em chapas de aço com seu requadro em metalon. O portão será de “correr” com dimensões de 500x250cm. Deverá possuir um portão social com dimensões de 80x210cm.

A janela do banheiro deverá ser em esquadria de alumínio com dimensões de 60x60cm com vidro temperado com espessura de 8,00mm

A janela do almoxarifado deverá ser em esquadria de alumínio com dimensões de 100x120cm com vidro temperado na espessura de 8,00mm.

(6)

LOUÇAS E METAIS SANITÁRIOS

As louças deverão ser de marcas de reconhecida qualidade no mercado e, os vasos sanitários de baixa vazão 6 litros com jato frontal. As louças dos sanitários PNE deverão ser adequadamente dispostas atendendo a todas as cotas de altura e afastamentos, conforme NBR-9050.

As caixas de descarga serão do tipo caixa acoplada.

Os metais serão cromados, de marcas reconhecidas no mercado.

INSTALAÇÕES HIDRAULICAS E SANITÁRIAS

A rede será executada em tubos de PVC soldável (marrom), o reservatório terá capacidade para 310 litros sendo de fibra de vidro ou de polietileno. Todos os pontos de água da edificação serão abastecidos a partir do reservatório.

Os registros de controle de entrada, saída e limpeza das caixas d’água serão do tipo gaveta em latão fundido sem acabamento; os demais do tipo gaveta em latão fundido com acabamento cromado. A

Os materiais empregados deverão ser de marcas de reconhecida qualidade pelo mercado.

A rede será executada em tubos de PVC rígido PxB com anel de borracha nas bitolas indicadas em projeto especifico a ser fornecido quando da execução e, deverão se de marcas de marcas de reconhecida qualidade pelo mercado

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

A entrada de energia será executada no padrão exigido pela concessionária (CPFL) do tipo C1.

As caixa de passagem dos condutores serão de ferro com tampa com dimensão de 200x200x100.

Os eletrodutos serão em PVC flexível do tipo reforçado (laranja) e serão embutidos nas alvenarias, vigas e lajes.

Os cabos elétricos serão de cobre com isolamento 0,6/1KV – isolação em PVC 90°C, deverão ser de marca de reconhecida qualidade pelo mercado e terão as extremidades estanhadas; serão empregado na bitola de 1,5 mm² para a rede de iluminação e 2,5 e 4,5 mm² para a rede de força.

As luminárias do almoxarifado e banheiro serão em plafom de LED de sobrepor de 18W e 25 W (temperatura de cor 6400 k), conforme o local de aplicação.

(7)

No galpão serão empregadas lâmpadas fluorescentes tubulares, serão instaladas diretamente no banzo inferior das tesouras da estrutura metálica.

Getulina, 23 de abril de 2021.

__________________________________________________

Wesley Conti Junior – Engenheiro Civil Cel: (14) 99679-9256

Referências

Documentos relacionados

(D) Quando não se tem saúde tem-se doença, essa é a primeira idéia das pessoas quando se fala em saúde;.. (E) Ao se falar em saúde, a primeira idéia das pessoas é que se

Com a avaliação dos estudos selecionados, pode-se identificar os principais imunossupressores envolvidos nas interações medicamentosas, que foram os inibidores da

Keil (versão concerto). Noutros palcos interpretou Sparafucille em Rigoletto de G Verdi, Sarastro em A Flauta Mágica e Don Alfonso em Cosi fan Tutte de W. Mozart, Colline

Saber como avaliar a dosagem de sílica no solo para a produção de solo-cimento e se necessário conhecer a quantidade de sílica no solo para determinar a quantidade de cimento que

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos ionóforos monensina sódica e salinomicina, disponibilizados através do sal mineral sobre parâmetros reprodutivos

forma a comprovar que os preços registrados permanecem compatíveis com os praticados no mercado, condição indispensável para a solicitação da aquisição e/ou

Os hidrocolóides são também conhecidos como gomas, mucilagens e polímeros solúveis em água e têm sido amplamente usados em alimentos processados como agente espessante e