• Nenhum resultado encontrado

PROJECTO DE EXECUÇÃO ARQUITETURA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJECTO DE EXECUÇÃO ARQUITETURA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJECTO DE EXECUÇÃO

ARQUITETURA

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

CÂMARA MUNICIPAL DA NAZARÉ

REABILITAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DA ESCOLA AMADEU GAUDÊNCIO NAZARÉ I MAIO 2017

(2)

Câmara Municipal da Nazaré

Reabilitação dos Laboratórios da Escola Amadeu Gaudêncio | Maio 2017

MEMÓRIA DESCRITIVA | ARQUITETURA | PROJECTO DE EXECUÇÃO

PE.365.ARQ.00.MDJ.0.00.A.DOCX 2/5 ÍNDICE I. INTRODUÇÃO ... 3 II. PRESSUPOSTOS ... 3 III. CONDICIONANTES... 4

IV. BREVE CARACTERIZAÇÃO EDIFICADO ... 4

V. DESCRIÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DA PROPOSTA PARA A EDIFICAÇÃO ... 4

VI. MATERIAIS E ACABAMENTOS DO EDIFÍCIO ... 5

VII. ORGANIZAÇÃO INTERNA ... 5

VIII. CARACTERÍSTICAS ... 5

(3)

Câmara Municipal da Nazaré

Reabilitação dos Laboratórios da Escola Amadeu Gaudêncio | Maio 2017

MEMÓRIA DESCRITIVA | ARQUITETURA | PROJECTO DE EXECUÇÃO

PE.365.ARQ.00.MDJ.0.00.A.DOCX

3/5 I. INTRODUÇÃO

Esta Memória Descritiva e Justificativa diz respeito ao Projeto de Execução de Alteração da Escola EB 2 3 Amadeu Gaudêncio, designadamente a reabilitação de quatro salas e seus espaços de apoio, requerido pela Câmara Municipal da Nazaré.

O estudo pretende dar cumprimento às Cláusulas Técnicas do Caderno de Encargos fornecido pela Câmara Municipal e adequar-se aos regulamentos e normas em vigor.

II. PRESSUPOSTOS

O projeto foi desenvolvido com base nos seguintes pressupostos:

- Programa Funcional das Cláusulas Técnicas do Caderno de Encargos fornecido pela Câmara Municipal;

- Levantamento da Arquitetura do edifício existente disponibilizado pela Câmara Municipal; - Aprovação da Nota Técnica Anteriormente enviada.

- Orientações recolhidas em reunião com equipa de trabalho da DGEstE.

- Manter a leitura do espaço existente, procurando respeitar as diretrizes do projeto original, compatibilizando com as exigências atuais.

(4)

Câmara Municipal da Nazaré

Reabilitação dos Laboratórios da Escola Amadeu Gaudêncio | Maio 2017

MEMÓRIA DESCRITIVA | ARQUITETURA | PROJECTO DE EXECUÇÃO

PE.365.ARQ.00.MDJ.0.00.A.DOCX

4/5 III. CONDICIONANTES

Reabilitação de quatro salas existentes para implementação de cinco laboratórios adequados às necessidades regulamentares aplicáveis.

Conforme foi descrito na Nota Técnica, é assumido a diferença de cotas entre o atual laboratório e o espaço contiguo (ampliação) de aplicação da Hotte e chuveiro de emergência, tal desnível será resolvido através de escadas, caso a opção fosse subir o pavimento do compartimento contiguo iria originar um pé direito de 2,30m, impossibilitando a instalação da Hotte, e uma saída direta para o exterior.

IV. BREVE CARACTERIZAÇÃO EDIFICADO

O edifício, construído na década de 80, apresenta uma imagem arquitetónica marcada pela alternância de cércea provocada pelo desnível das lajes, uma vez que o edifício acompanha o declive natural do terreno no seu alçado principal. A sua volumetria é constituída parcialmente por três pisos, e o piso 0 encontra-se a uma cota superior ao arruamento em cerca de 60cm. A nível interior, os acessos verticais apenas constituídos por escadas, situam-se na zona central do edifício e nos pontos de torção da volumetria, permitindo uma distribuição direta para os compartimentos que compõem o edifício.

Tratando-se de um edifício escolar contruído na década de 80 é de salientar que os seus elementos arquitetónicos encontram-se, em grande parte, no seu estado original.

V. DESCRIÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DA PROPOSTA PARA A EDIFICAÇÃO

A remodelação da área dedicada aos laboratórios pretende melhorar as condições dos laboratórios e responder às atuais exigências destes mesmos espaços. A intervenção consiste numa alteração pontual de compartimentação tendo como base o documento entregue pela DGEstE, conforme descrito na Nota Técnica.

Os pavimentos de todos os compartimentos apresentam uma cor escura e um desgaste normal para o uso realizado nestes últimos 30 anos. Como medida retificativa, propõe-se a remoção dos pavimentos existentes e a aplicação de um pavimento cerâmico de cor clara, minimizando o efeito traduzido pela reduzida área de envidraçado existente.

Como princípio transversal a todos os laboratórios, foi preconizado dotá-los de novas redes de abastecimento de água e de energia elétrica. Estas redes serão instaladas dentro das paredes.

As paredes e tetos existentes apresentam um revestimento em areado, e um lambril em azulejo até 1,5 m de altura, (somente nos Laboratórios de Química e Física) que já apresentam algumas patologias devido ao tempo de vida e uso destes materiais. Desta forma optou-se por remover os azulejos, uma vez que também havia a necessidade de abrir roços para as infraestruturas, e substituir por material semelhante em perfeitas condições e rebocar as paredes e tetos dotando-os de uma superfície lisa, permitindo uma melhor limpeza e melhor propriedades refletoras de luminosidade.

(5)

Câmara Municipal da Nazaré

Reabilitação dos Laboratórios da Escola Amadeu Gaudêncio | Maio 2017

MEMÓRIA DESCRITIVA | ARQUITETURA | PROJECTO DE EXECUÇÃO

PE.365.ARQ.00.MDJ.0.00.A.DOCX

5/5 Nos Laboratórios onde não existiam lambris, é proposto a aplicação de um lambril em material cerâmico até à cota dos peitoris (0,84m).

Outro aspeto focado pela DGEstE foi a necessidade de reforçar as superfícies de trabalho, ou seja, prevê-se a ampliação das bancadas existentes. No Laboratório de Química foi ainda necessário a introdução de bancadas centrais, bancada do professor, Hotte de química e Chuveiro de emergência.

VI. MATERIAIS E ACABAMENTOS DO EDIFÍCIO

Os materiais a utilizar são de fácil manutenção e limpeza. No pavimento interior optou-se por revestimentos cerâmicos de cor clara. Nas paredes, utilizou-se pinturas de tinta plástica lavável e azulejos em lambris. Propõe-se a introdução de cinco vãos interiores com o desenho semelhante ao existente face à função que se designa. As cores a empregar serão claras e homogéneas, sem grandes contrastes.

Quanto às bancadas, o tampo de trabalho foi escolhido tendo em consideração com as exigências Químicas e Físicas de cada compartimento, Embora Todos os tampos sejam de painéis compactados em alta pressão, houve uma diferença de superfície nos Laboratórios de Química e Física em relação os restantes.

VII. ORGANIZAÇÃO INTERNA

Não houve nenhum tipo de alteração referente a este assunto.

VIII. CARACTERÍSTICAS

Área de Intervenção 380 m2

IX. COMPATIBILIZAÇÃO COM O PROGRAMA DE CONCURSO

A proposta dá cumprimento ao Programa Funcional das Cláusulas Técnicas do Caderno de Encargos.

Maio 2016

Projectou

Referências

Documentos relacionados

PROPEP - Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa Site do Programa de Pós- Graduação em Humanidades, Culturas e Artes Registro acadêmico e Inscrição em Disciplinas na

– No¸c˜ oes da representa¸c˜ ao em dom´ınio transformado para sistemas de primeira ordem ∗ Resposta em Freq¨ uˆ encia: baseado no c´ alculo da resposta de um SLIT de

Por isso os fundamentos da teoria do injusto, especialmente o tipo e seus limites, são decisivos para a definição do autor; sobretudo a diferença entre os tipos dos delitos dolosos

Ambos os grupos, portanto, têm atitudes diferentes: de preservar, não usar ou usar bem (Brasil) ou de reciclar o que já foi usado (Portugal). O que diferencia esses

As caixas de cofre e de aparelhagem geral, devem ser afixados a uma altura recomendado em relação ao solo segundo o regulamento em vigor em Moçambique, montados em local e a

A referida armadura deverá ser constituída por varões dispostos na direcção das vigotas, com comprimento mínimo, a partir da face do apoio, igual a 1/10 de vão livre do pavimento,

O estudo mostrou, no entanto, que as bebidas com até 20% de grãos conilon mantiveram características sensoriais tradicionalmente mais positivas na bebida, como atributos mais

A presente memória descritiva e justificativa diz respeito ao projeto de drenagem de águas pluviais para a Empreitada para a Construção de Plataforma de