• Nenhum resultado encontrado

JGR CORK FOR A GOOD LIFE INSIDE THE BOOTLE!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JGR CORK FOR A GOOD LIFE INSIDE THE BOOTLE!"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

J G R C O R K

FOR A GOOD LIFE

INSIDE THE BOOTLE!

JGR S.A Rua de S. José, 51 4520-475 Rio Meão, Portugal

Phone: +351 227 446 605 e.mail: jgr@jgr.pt

(2)
(3)

UTILIZAÇÃO DAS ROLHAS

A paixão que dedicamos a cada rolha que fazemos é a mesma que cada produtor dá ao vinho que cria - guarda.

Desde a nossa fundação, em 1967, que sempre nos moveu a paixão pelo vinho e pelas rolhas de cortiça, enquanto garante da qualidade final do vinho e do trabalho de enólogos e de toda a indústria do sector.

Esta paixão deu origem a uma arte, depurada e desenvolvida ao longo de três gerações até aos dias de hoje, num contexto familiar.

Acompanhamos os tempos, as exigências dos mercados e os avanços tecnológicos e, por isso, apostamos na inovação, em equipamentos de ponta e nas competências especializa-das de uma equipa altamente qualificada.

E é esta postura que nos tem permitido uma progressiva conquista dos mais exigentes mercados internacionais.

PAIXÃO E DEDICAÇÃO

INFORMAÇÕES &

RECOMENDAÇÕES

As boas condições de armazenamento são essenciais para garantir a preservação da qualidade do produto que fornecemos:

• Conservar as rolhas na sua embalagem original até à sua utilização • Manter as caixas no lugar limpo e livre de odores, evitando os lugares que podem ser contaminados com chloroanisol (em especial a madeira tratada com pentaclorophénol)

• A temperatura do local de armazenamento deve estar entre 15-20 C e humidade relativa entre 50-70 %

• As embalagens nunca deve estar em contacto direto com o solo Aconselhamos encomendar as suas rolhas, tendo em consideração a sua utilização imediata ou a curto prazo. O tempo estipulado pela JGR Cork para a utilização dos produtos fornecidos deve, por isso, ser respeitado.

Estes tempos são indicados em cada embalagem e, salvo indicação em contrário, as rolhas fornecidos pela JGR Cork não devem ser utiliza-das num período superior a 6 meses.

Este período máximo é especificado tendo em consideração que se cumpram todos os requisitos de um armazenamento perfeito. As rolhas devem ser imediatamente utilizadas após a abertura das embalagens.

(4)

A MARCAÇÃO

A marcação pode ser feita sob os topos e o corpo da rolha. Este processo pode ser efectuado através de duas técnicas distintas, conforme o tipo de lavação da rolha e a

preferência dos clientes :

• Marcação a tinta - apenas no corpo da rolha • Marcação a fogo - no corpo e topos da rolha

O EMBALAMENTO

Embalamos as nossas rolhas, em vácuo com SO2, para evitar qualquer contaminação exterior, em sacos de polietileno alimentares.

(5)

A rolha e o vinho foram, realmente, feitos um para o outro.

A cada momento em que se partilha um copo de vinho ou em que se abre uma garrafa há um ritual de reencontros, selados por uma rolha, na qual se investiu tempo e confiança, e que coroa a comunhão perfeita entre a sofisticada criação do homem e a dádiva natural do sobreiro.

As excelentes propriedades físicas e químicas das rolhas de cortiça, para além de guardarem o vinho, permitem que este se continue a desenvolver dentro da garrafa.

As rolhas de cortiça realçam o carácter e a nobreza que cada vinho guarda em si, melhorando a sua percepção enquanto produto de valor e consumo evoluídos.

A ROLHA E O VINHO

A UNIÃO PERFEITA

A PREPARAÇÃO E ACABAMENTO

DAS NOSSAS ROLHAS

A LAVAÇÃO

Este processo assegura a limpeza e a desifecção da rolha de cortiça, contribuindo para a eliminação de micro-or-ganismos e o melhoramento do aspecto visual da rolha (cosmética).

A ESTERILIZAÇÃO

Neste processo esterilizamos as nossa rolhas num autoclave com Ozono.

O Ozono, sendo um eficaz desinfectante ecológico, proporciona um excelente controlo microbiológico. Por este ser reactivo a substâncias orgânicas causadoras de odores, melhoramos substancialmente a componente sensorial.

O TRATAMENTO DE SUPERFíCIE

Este tratamento facilita a introdução da rolha na garrafa no processo de engarrafamento, bem como a sua extracção na abertura da garrafa.

Os tratamentos são diferenciados e adaptados ao tipo de rolha/garrafa a utilizar e ao tipo de vinho engarrafado:

• Nas rolhas naturais e colmatadas

Tratamento de superfície à base de uma emulsão de parafina pulverizada a quente e silicone

• Nas rolhas técnicas

(6)

A rolha deve ser escolhida por forma a adaptar-se ao calibre do gargalo da garrafa utilizada.

O calibre da rolha é definido em função do diâmetro do perfil interno do gargalo da garrafa. O diâmetro da rolha é um dos elementos fundamentais para uma boa estanquidade.

Já a escolha do comprimento da rolha de cortiça depende no nível de enchimento adequado a cada garrafa.

A nossa recomendação aponta para assegurar uma distância de 15 mm entre a rolha e o nível do enchimento.

No JGR CORK LAB fazemos todos os testes e medições das garrafas para definirmos o diâmetro e comprimento adequado da rolha a utilizar.

A ESCOLHA DO CALIBRE

E COMPRIMENTO

(7)

UMA DÁDIVA DA NATUREZA

A cortiça é a casca do sobreiro, um produto 100% natural com características verdadeiramente invulgares que permitem múltiplas aplicações, impossíveis de replicar de forma artificial.

As florestas de sobreiros chamam-se montados, tendo Portugal o território com mais sobreiros em montado, sendo por isso o maior produtor e especialista mundial em cortiça.

Os sobreiros podem crescer entre os 10 e os 15 metros de altura e em média vivem 200 anos. A cortiça é extraída do sobreiro apenas após 25 anos de crescimento e em ciclos de 9 anos. As células microscópicas da cortiça têm uma estrutura em alvéolos com um gás muito similar ao ar, assegurando de forma natural uma série de capacidades como elasticidade, estanquidade, impermeabilidade e isolamento acústico, entre outras igualmente úteis.

UMA ROLHA CERTA

PARA CADA VINHO

Caminhamos sempre ao lado dos nossos clientes, prestando um serviço de apoio e aconselhamento.

A escolha da rolha certa para cada vinho exige uma análise exaustiva e aturada, ponderação e um profundo conhecimento.

Na JGR CORK contamos com uma equipa altamente especializada para que todos os vinhos recebam as rolhas certas e para que cada cliente fique satisfeito e descansado com as suas escolhas.

O primeiro factor a considerar neste processo de escolha da rolha é o TIPO DE VINHO que vai ser engarrafado. Mas há ainda outras ponde- rações a ter em consideração:

1. Tipo de vinho: Tinto, branco, Rosé, espumante...

2. Tipo de engarrafamento: a quente ou a frio

3. Tempo previsível de guarda do vinho em garrafa

4. Mercado de destino do vinho

5. Condições de transporte e armazenagem do vinho

(8)

O nosso próprio laboratório e a aposta em tecnologia de última geração têm sido determinantes para assegurar a qualidade dos nossos produtos e, assim, conquistar a confiança dos produtores de vinho mundiais mais conhecedores e exigentes.

Ao longo de todo o processo de fabrico realizamos um conjunto de ensaios e análises às nossas rolhas, que certificam a sua qualidade final e garantem a satisfação de toda a cadeia de clientes.

1. ENTRADA DA MATÉRIA PRIMA

Controlo: Análise visual, dimensões, humidades, densidades, análise sensorial, determinação do 2,4,6-TCA

2. LAVAÇÃO E SECAGEM

Controlo: Análise visual, humidades

TESTES MECÂNICOS, FÍSICOS QUÍMICOS E SENSORAIS

O CONTROLO DE QUALIDADE

EM CADA ETAPA DO PROCESSO DE FABRICO

3. REVESTIMENTO E SECAGEM

Controlo: Análise visual, humidades

4. ESCOLHA ELECTRÓNICA E MANUAL

Controlo: Comparação com padrões visuais

A nossa gama contempla:

• Rolha capsulada constituída por um corpo de cortiça 100 % natural.

•Rolha capsulada constituída por um corpo de cortiça colmatada.

• Rolha capsulada constituída por um corpo de microgranulado.

Bio

AS LAVAÇÕES DAS

ROLHAS NATURAIS

No processo de lavação, com utilização de peróxido de hidrogénio, e eventual aplicação de um revestimento, obtemos diferentes tons nas rolhas:

(9)

5. MARCAÇÃO

Controlo: Comparação com padrões visuais

6. TRATAMENTO

Controlo: Análise visual, dimensões, humidades,

densidades, análise sensorial, determinação do 2,4,6-TCA, comportamento à vedação, determinação da força de extração, determinação de residual oxidante.

2. Para Vinhos efervescentes & Champagne

Rolha de Champagne

É constituída por um corpo cilíndrico de aglomerado de cortiça e dois discos de cortiça natural, colados na mesma extremi-dade, originando que uma maior área de contacto de cortiça natural esteja em contacto com o vinho.

A nossa gama contempla as qualidades Flor, Extra, A,B e C.

3. Para Espirituosos

Rolha capsulada

Rolhas construídas a partir da aplicação de “cabeças” de madeira, plástico ou outros materiais em rolhas de cortiça natural, natural colmatada ou rolha técnica.

Rolha Técnica

É constituída por um corpo cilíndrico de aglomerado ou microgranulado de cortiça e dois discos de cortiça natural, um em cada uma das extremidades.

Este tipo de rolha, quimicamente muito estável e mecanicamente muito resistente, apresenta ainda uma qualidade visual homogénea.

A nossa gama contempla:

1+1 Micro nas qualidades A e B

1+1 Aglomerado nas qualidades A, B e C

Rolha Micro

Fabricada com grânulos de cortiça, apresenta diferentes granulometrias com uma elevada homogeneidade. Este tipo de rolha tem excelentes propriedades mecânicas e de vedação.

A nossa gama contempla a qualidade A.

AS NOSSAS ROLHAS

1. Para Vinhos Tranquilos

Rolha cortiça natural

Extraída directamente das pranchas de cortiça é um produto 100% natural.

Pode, e deve, ser usada em todo o tipo de vinhos, garantindo a vedação ideal e assumin-do um papel determinante na correta evolução do vinho, ao longo de vários anos, em garrafa. A nossa gama contempla as qualidades Flor, Extra, Superior, 1ª, 2ª e 3ª.

Rolha cortiça natural colmatada

É uma rolha de cortiça natural com uma aplicação de pó de cortiça por colmatagem. Esta operação melhora as suas propriedades físicas, nomeadamente a sua capacidade de vedação e aparência visual da rolha desta categoria.

(10)

Ser um eficaz sistema de vedação

Permitir a evolução harmoniosa do vinho dentro da garrafa

As rolhas de cortiça, sendo impermeáveis, evitam a oxidação do vinho e contribuem para o seu bom desenvolvimento dentro da garrafa.

Não provocar intrusões sensoriais nos vinhos (TCA)

Como os outros materiais utilizados na embalagem de vinhos, a rolha de cortiça é submetida a tratamentos e testes no nosso laboratório para eliminar a eventual presença de odores indesejáveis, nomeadamente a presença de compostos químicos de origem natural como o TCA (2-4-6 tricloroanisol).

(11)

Ser um eficaz sistema de vedação

Permitir a evolução harmoniosa do vinho dentro da garrafa

As rolhas de cortiça, sendo impermeáveis, evitam a oxidação do vinho e contribuem para o seu bom desenvolvimento dentro da garrafa.

Não provocar intrusões sensoriais nos vinhos (TCA)

Como os outros materiais utilizados na embalagem de vinhos, a rolha de cortiça é submetida a tratamentos e testes no nosso laboratório para eliminar a eventual presença de odores indesejáveis, nomeadamente a presença de compostos químicos de origem natural como o TCA (2-4-6 tricloroanisol).

(12)

5. MARCAÇÃO

Controlo: Comparação com padrões visuais

6. TRATAMENTO

Controlo: Análise visual, dimensões, humidades,

densidades, análise sensorial, determinação do 2,4,6-TCA, comportamento à vedação, determinação da força de extração, determinação de residual oxidante.

2. Para Vinhos efervescentes & Champagne

Rolha de Champagne

É constituída por um corpo cilíndrico de aglomerado de cortiça e dois discos de cortiça natural, colados na mesma extremi-dade, originando que uma maior área de contacto de cortiça natural esteja em contacto com o vinho.

A nossa gama contempla as qualidades Flor, Extra, A,B e C.

3. Para Espirituosos

Rolha capsulada

Rolhas construídas a partir da aplicação de “cabeças” de madeira, plástico ou outros materiais em rolhas de cortiça natural, natural colmatada ou rolha técnica.

Rolha Técnica

É constituída por um corpo cilíndrico de aglomerado ou microgranulado de cortiça e dois discos de cortiça natural, um em cada uma das extremidades.

Este tipo de rolha, quimicamente muito estável e mecanicamente muito resistente, apresenta ainda uma qualidade visual homogénea.

A nossa gama contempla:

1+1 Micro nas qualidades A e B

1+1 Aglomerado nas qualidades A, B e C

Rolha Micro

Fabricada com grânulos de cortiça, apresenta diferentes granulometrias com uma elevada homogeneidade. Este tipo de rolha tem excelentes propriedades mecânicas e de vedação.

A nossa gama contempla a qualidade A.

AS NOSSAS ROLHAS

1. Para Vinhos Tranquilos

Rolha cortiça natural

Extraída directamente das pranchas de cortiça é um produto 100% natural.

Pode, e deve, ser usada em todo o tipo de vinhos, garantindo a vedação ideal e assumin-do um papel determinante na correta evolução do vinho, ao longo de vários anos, em garrafa. A nossa gama contempla as qualidades Flor, Extra, Superior, 1ª, 2ª e 3ª.

Rolha cortiça natural colmatada

É uma rolha de cortiça natural com uma aplicação de pó de cortiça por colmatagem. Esta operação melhora as suas propriedades físicas, nomeadamente a sua capacidade de vedação e aparência visual da rolha desta categoria.

(13)

O nosso próprio laboratório e a aposta em tecnologia de última geração têm sido determinantes para assegurar a qualidade dos nossos produtos e, assim, conquistar a confiança dos produtores de vinho mundiais mais conhecedores e exigentes.

Ao longo de todo o processo de fabrico realizamos um conjunto de ensaios e análises às nossas rolhas, que certificam a sua qualidade final e garantem a satisfação de toda a cadeia de clientes.

1. ENTRADA DA MATÉRIA PRIMA

Controlo: Análise visual, dimensões, humidades, densidades, análise sensorial, determinação do 2,4,6-TCA

2. LAVAÇÃO E SECAGEM

Controlo: Análise visual, humidades

TESTES MECÂNICOS, FÍSICOS QUÍMICOS E SENSORAIS

O CONTROLO DE QUALIDADE

EM CADA ETAPA DO PROCESSO DE FABRICO

3. REVESTIMENTO E SECAGEM

Controlo: Análise visual, humidades

4. ESCOLHA ELECTRÓNICA E MANUAL

Controlo: Comparação com padrões visuais

A nossa gama contempla:

• Rolha capsulada constituída por um corpo de cortiça 100 % natural.

•Rolha capsulada constituída por um corpo de cortiça colmatada.

• Rolha capsulada constituída por um corpo de microgranulado.

Bio

AS LAVAÇÕES DAS

ROLHAS NATURAIS

No processo de lavação, com utilização de peróxido de hidrogénio, e eventual aplicação de um revestimento, obtemos diferentes tons nas rolhas:

(14)

UMA DÁDIVA DA NATUREZA

A cortiça é a casca do sobreiro, um produto 100% natural com características verdadeiramente invulgares que permitem múltiplas aplicações, impossíveis de replicar de forma artificial.

As florestas de sobreiros chamam-se montados, tendo Portugal o território com mais sobreiros em montado, sendo por isso o maior produtor e especialista mundial em cortiça.

Os sobreiros podem crescer entre os 10 e os 15 metros de altura e em média vivem 200 anos. A cortiça é extraída do sobreiro apenas após 25 anos de crescimento e em ciclos de 9 anos. As células microscópicas da cortiça têm uma estrutura em alvéolos com um gás muito similar ao ar, assegurando de forma natural uma série de capacidades como elasticidade, estanquidade, impermeabilidade e isolamento acústico, entre outras igualmente úteis.

UMA ROLHA CERTA

PARA CADA VINHO

Caminhamos sempre ao lado dos nossos clientes, prestando um serviço de apoio e aconselhamento.

A escolha da rolha certa para cada vinho exige uma análise exaustiva e aturada, ponderação e um profundo conhecimento.

Na JGR CORK contamos com uma equipa altamente especializada para que todos os vinhos recebam as rolhas certas e para que cada cliente fique satisfeito e descansado com as suas escolhas.

O primeiro factor a considerar neste processo de escolha da rolha é o TIPO DE VINHO que vai ser engarrafado. Mas há ainda outras ponde- rações a ter em consideração:

1. Tipo de vinho: Tinto, branco, Rosé, espumante...

2. Tipo de engarrafamento: a quente ou a frio

3. Tempo previsível de guarda do vinho em garrafa

4. Mercado de destino do vinho

5. Condições de transporte e armazenagem do vinho

(15)

A rolha deve ser escolhida por forma a adaptar-se ao calibre do gargalo da garrafa utilizada.

O calibre da rolha é definido em função do diâmetro do perfil interno do gargalo da garrafa. O diâmetro da rolha é um dos elementos fundamentais para uma boa estanquidade.

Já a escolha do comprimento da rolha de cortiça depende no nível de enchimento adequado a cada garrafa.

A nossa recomendação aponta para assegurar uma distância de 15 mm entre a rolha e o nível do enchimento.

No JGR CORK LAB fazemos todos os testes e medições das garrafas para definirmos o diâmetro e comprimento adequado da rolha a utilizar.

A ESCOLHA DO CALIBRE

E COMPRIMENTO

(16)

A rolha e o vinho foram, realmente, feitos um para o outro.

A cada momento em que se partilha um copo de vinho ou em que se abre uma garrafa há um ritual de reencontros, selados por uma rolha, na qual se investiu tempo e confiança, e que coroa a comunhão perfeita entre a sofisticada criação do homem e a dádiva natural do sobreiro.

As excelentes propriedades físicas e químicas das rolhas de cortiça, para além de guardarem o vinho, permitem que este se continue a desenvolver dentro da garrafa.

As rolhas de cortiça realçam o carácter e a nobreza que cada vinho guarda em si, melhorando a sua percepção enquanto produto de valor e consumo evoluídos.

A ROLHA E O VINHO

A UNIÃO PERFEITA

A PREPARAÇÃO E ACABAMENTO

DAS NOSSAS ROLHAS

A LAVAÇÃO

Este processo assegura a limpeza e a desifecção da rolha de cortiça, contribuindo para a eliminação de micro-or-ganismos e o melhoramento do aspecto visual da rolha (cosmética).

A ESTERILIZAÇÃO

Neste processo esterilizamos as nossa rolhas num autoclave com Ozono.

O Ozono, sendo um eficaz desinfectante ecológico, proporciona um excelente controlo microbiológico. Por este ser reactivo a substâncias orgânicas causadoras de odores, melhoramos substancialmente a componente sensorial.

O TRATAMENTO DE SUPERFíCIE

Este tratamento facilita a introdução da rolha na garrafa no processo de engarrafamento, bem como a sua extracção na abertura da garrafa.

Os tratamentos são diferenciados e adaptados ao tipo de rolha/garrafa a utilizar e ao tipo de vinho engarrafado:

• Nas rolhas naturais e colmatadas

Tratamento de superfície à base de uma emulsão de parafina pulverizada a quente e silicone

• Nas rolhas técnicas

(17)

A MARCAÇÃO

A marcação pode ser feita sob os topos e o corpo da rolha. Este processo pode ser efectuado através de duas técnicas distintas, conforme o tipo de lavação da rolha e a

preferência dos clientes :

• Marcação a tinta - apenas no corpo da rolha • Marcação a fogo - no corpo e topos da rolha

O EMBALAMENTO

Embalamos as nossas rolhas, em vácuo com SO2, para evitar qualquer contaminação exterior, em sacos de polietileno alimentares.

(18)

UTILIZAÇÃO DAS ROLHAS

A paixão que dedicamos a cada rolha que fazemos é a mesma que cada produtor dá ao vinho que cria - guarda.

Desde a nossa fundação, em 1967, que sempre nos moveu a paixão pelo vinho e pelas rolhas de cortiça, enquanto garante da qualidade final do vinho e do trabalho de enólogos e de toda a indústria do sector.

Esta paixão deu origem a uma arte, depurada e desenvolvida ao longo de três gerações até aos dias de hoje, num contexto familiar.

Acompanhamos os tempos, as exigências dos mercados e os avanços tecnológicos e, por isso, apostamos na inovação, em equipamentos de ponta e nas competências especializa-das de uma equipa altamente qualificada.

E é esta postura que nos tem permitido uma progressiva conquista dos mais exigentes mercados internacionais.

PAIXÃO E DEDICAÇÃO

INFORMAÇÕES &

RECOMENDAÇÕES

As boas condições de armazenamento são essenciais para garantir a preservação da qualidade do produto que fornecemos:

• Conservar as rolhas na sua embalagem original até à sua utilização • Manter as caixas no lugar limpo e livre de odores, evitando os lugares que podem ser contaminados com chloroanisol (em especial a madeira tratada com pentaclorophénol)

• A temperatura do local de armazenamento deve estar entre 15-20 C e humidade relativa entre 50-70 %

• As embalagens nunca deve estar em contacto direto com o solo Aconselhamos encomendar as suas rolhas, tendo em consideração a sua utilização imediata ou a curto prazo. O tempo estipulado pela JGR Cork para a utilização dos produtos fornecidos deve, por isso, ser respeitado.

Estes tempos são indicados em cada embalagem e, salvo indicação em contrário, as rolhas fornecidos pela JGR Cork não devem ser utiliza-das num período superior a 6 meses.

Este período máximo é especificado tendo em consideração que se cumpram todos os requisitos de um armazenamento perfeito. As rolhas devem ser imediatamente utilizadas após a abertura das embalagens.

(19)
(20)

J G R C O R K

FOR A GOOD LIFE

INSIDE THE BOOTLE!

JGR S.A Rua de S. José, 51 4520-475 Rio Meão, Portugal

Phone: +351 227 446 605 e.mail: jgr@jgr.pt

Referências

Documentos relacionados

Por conseguinte, na impossibilidade de se utilizar vapor de água, adicionou-se 5% de água ao granulado como forma de este possibilitar uma melhor exsudação das

The predominance of the color black is the color of Fado, the sound of the Portuguese soul, the color of sorrow and grief from people who wait for what is not coming back, it's

Divina Cork Floors é uma marca de pavimentos premium em cortiça, reconhecida pela sua beleza natural, elegância e adequação para a mais ampla variedade de ambientes, desde o

Fofo da Milena Jubileu da Finlândia Empresa da Matão Niagara BQ Secretário da Vaca Branca Adamastor da Esmeralda Fenícia da Ilma e Guy Lauroche da Matão Alegria e GMC da Matão Fiume

Nas nossas unidades, a cortiça é transformada em novas e ecologicamente amigáveis formas; desde rolhas de cortiça até granulado de cortiça, desde produtos para calçado

Para a produção das rolhas técnicas é necessário dividir o processo em três fases distintas: produção dos discos de cortiça natural – que são colocados nos topos

ROLHAS EM CORTIÇA AGLOMERADA E DISCOS EM CORTIÇA NATURAL PARA VINHOS ESPUMANTES,.. VINHOS ESPUMOSOS E VINHOS

Na actual conjuntura, em que existe um grande desconhecimento sobre as necessidades de matéria-prima e em que existe uma quantidade signi- ficativa de cortiça por extrair