• Nenhum resultado encontrado

A História de Uma Árvore

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A História de Uma Árvore"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

A HistóriA de UmA Árvore

Blumenau/2013 Editora: Cristina Marques

Produção: Instituto Evoluir

Revisão: Gervásio Tessaleno Luz

Ilustrações: Sydnei Prado Jr. Arte final-Colorização: Célio Vogel / Paulo Zanon

Design de capa: Jean Pierre Valim

Projeto gráfico: Belli Studio

(3)

NoNA AdorA reCeBer os NetiNHos Com GULoseimAs QUe só eLA sABe FAZer: BoLos, tortAs, GeLeiAs e Um BisCoitiNHo de ArArUtA QUe QUANdo eLA AssA, o CHeiriNHo viAJA PeLo Ar desPertANdo A AteNÇÃo e o deseJo dos viZiNHos.

GABrieL e soFiA AmAm visitAr A CAsA do NoNo estevÃo e dA NoNA CeCÍLiA.

É UmA CAsA GrANde, Bem ANtiGA, Com JArdim, FLoreirAs NAs JANeLAs e UmA LiNdA Árvore No QUiNtAL.

(4)

NoNo, Por sUA veZ, AdorA seNtAr-se NA vArANdA e CoNtAr HistóriAs PArA seUs NetiNHos QUe NÃo se CANsAm de oUvi-LAs. erA Um LiNdo domiNGo de soL e o NoNo estAvA

CoNsertANdo A tABUiNHA de mAdeirA do BALANÇo QUe FiCAvA PeNdUrAdo NA Árvore.

— veNHAm, QUeridos, ACABei de troCAr A mAdeiriNHA do BALANÇo. voCÊs vÃo GostAr de se BALANÇAr NestA Árvore, eLA É Forte e tem UmA LiNdA HistóriA!

— CUrioso, GABrieL PerGUNtoU:

— QUe HistóriA, NoNo?

(5)

o NoNo sorriU e ComeÇoU A FALAr:

— QUANdo seU PAi NAsCeU e o troUXemos PArA CAsA, eU GANHei do ProFessor AUrÉLio, Um AmiGo mUito QUerido, UmA mUdiNHA de Árvore. PArA JUstiFiCAr seU PreseNte eLe me disse:

— Um GrANde esCritor UmA veZ disse QUe todos PreCisAmos NestA vidA ter Um FiLHo, PLANtAr UmA Árvore e esCrever Um Livro. estevÃo, meU AmiGo, PArABÉNs PeLo FiLHo, eis AQUi A Árvore PArA PLANtAr, e Como sei QUe GostAs de CoNtAr HistóriAs, Um diA esCrevA Um Livro.

sorri, AGrAdeCi o PreseNte e o CoNseLHo. PLANtei A Árvore Bem de FreNte Á JANeLA de oNde Nosso FiLHo PoderiA ver.

(6)

seU PAi CresCerA e Árvore tAmBÉm. Certo diA, eU CoNtei A eLe QUe AQUeLA Árvore erA Um PreseNte PArA eLe e Assim, meNiNo e Árvore, torNArAm-se AmiGos.

soFiA QUe AtÉ AQUeLe momeNto esteve CALAdA PerGUNtoU:

— NoNo, Como É QUe Um meNiNo e UmA Árvore torNAm-se AmiGos?

— AmiGos CUidAm Um do oUtro e QUANdo Podem oFertAm o QUe tÊm de meLHor. seU PAi CUidoU dA Árvore, reGANdo, PodANdo, LimPANdo os GALHos.

(7)

A Árvore, Por sUA veZ, deU A eLe somBrA, troNCo PArA eLe eNCostAr e tirAr UmA soNeCA, GALHos PArA eLe sUBir e eXPLorAr A vistA e QUANdo viNHA A PrimAverA, FLores PArA eNFeitAr o JArdim e o vAso dA NoNA.

e Foi só o ComeÇo!

(8)

— tem mAis? PerGUNtoU GABrieL CUrioso.

— estÁ veNdo estA mArCA NA CAsCA dA Árvore? este CorAÇÃo Com As iNiCiAis v e L?

— vitor e LAUrA! As iNiCiAis dos Nomes do PAPAi e dA mAmÃe! GABrieL FALoU sAtisFeito de mAtAr A CHArAdA.

— Pois É, eLes viNHAm NAmorAr À somBrA do iPÊ e Foi AQUi QUe seU PAi deCLAroU Com este CorAÇÃo o Amor QUe seNtiA Por sUA mÃe.

— QUe LiNdo!!! sUsPiroU soFiA.

(9)

— sABe QUem mAis se BALANÇoU AQUi? sUA mÃe! vitor, QUe tiNHA CHeGAdo NestA HorA, CoNFirmoU:

— É verdAde! eLA GostAvA de FiCAr Nos diAs de soL, BALANÇANdo PArA LÁ e PArA CÁ, QUeriA seNtir o veNto e teNtAr ALCANÇAr As ALtUrAs. eU GostAvA de vÊ-LA BALANÇAr e AGitAr os CABeLos PeLo Ar, PAreCiA Um ANJo.

(10)

—NoNo, eU Posso BALANÇAr? PerGUNtoU soFiA.

— Primeiro eU! soU o mAis veLHo! reiviNdiCoU GABrieL.

— dAmAs Primeiro! CorriGiU o NoNo.

— oBA!!!!

— NoNo, mAs o BALANÇo NÃo vAi QUeBrAr? UmA Árvore Com tANto temPo Assim deve ser Bem veLHiNHA!

NoNo estevÃo FALoU:

— QUANdo CUidAmos de UmA Árvore Com CUidAdo e CAriNHo, eLA CresCe Forte e roBUstA e se CoNtiNUAmos A CUidAr eLA dUrA BAstANte temPo. Pode FiCAr trANQUiLA, PorQUe tANto eU Como seU PAi CUidAmos deLA PArA voCÊs e esPerAmos QUe Um diA voCÊs CUidem deLA PArA seUs FiLHiNHos.

você pode imaginar um mundo sem árvores? seria triste, feio e poluído!

As árvores são importantes para nós!

elas nos dão sombra, algumas nos dão frutos, outras enfeitam a paisagem com lindas flores.

são as árvores que purificam o ar! Através da fotossíntese, elas recolhem o gás carbônico da atmosfera e soltam o oxigênio para respirarmos! Não é legal?

em seus galhos, os passarinhos fazem seus ninhos, as crianças podem subir para ver a paisagem e podemos até fazer um balanço para brincar. Algumas árvores também nos dão boa madeira para fazer móveis, fibras para artesanato, folhas e cascas para remédios e até as sementes são aproveitadas!

e a terra nas margens do rio fica mais firme quando plantamos árvores. Plantar uma árvore ou cuidar de uma que já existe é um gesto de carinho com a natureza e a certeza de que estamos contribuindo para um mundo mais verde, mais lindo e mais feliz.

Lembre-se: Preservar é amar!

Referências

Documentos relacionados

Os dois são necessários para se ter sucesso (Lamento ter que advertir aos alunos de que se você chegou tão embaixo na Esfera das Posses a ponto de estar privado de

[r]

Dentro das terapias da Medicina Chinesa foi diagnosticado Estagnação do Qi e Xue, e foi possível verificar que dentre os protocolos aplicados na paciente houve uma grande

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Wladimir de Andrade Oliveira.. APRESENTAÇÃO Este livreto tem como objetivo apresen- tar, de forma sistemática e sintetizada, as normas editoriais para submissão e produção de obras

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact