• Nenhum resultado encontrado

TRATANDO DOR DO OMBRO COM ACUPUNTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRATANDO DOR DO OMBRO COM ACUPUNTURA"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA – EBRAMEC

CURSO DE FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM ACUPUNTURA

MARIA CRISTINA DE MELLO MATTOS

TRATANDO DOR DO OMBRO COM ACUPUNTURA

VILA VELHA 2015

(2)

ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA – EBRAMEC

CURSO DE FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM ACUPUNTURA

MARIA CRISTINA DE MELLO MATTOS

TRATANDO DOR DO OMBRO COM ACUPUNTURA

Trabalho de Conclusão de Curso de Medicina Chinesa apresentado à EBRAMEC - Escola Brasileira de Medicina Chinesa, sob orientação do Prof. João Carlos Felix.e Co-Orientação Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho

Vila Velha 2015

(3)

MARIA CRISTINA DE MELLO MATTOS

TRATANDO DOR DO OMBRO COMACUPUNTURA

BANCA EXAMINADORA

___________________________________

___________________________________

___________________________________

João Carlos Felix.

ORIENTADOR

Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho

Maria Cristina de Mello Mattos

(4)

DEDICATÓRIA

Dedico o meu Trabalho de Conclusão de Curso para todos aqueles que fizeram do meu sonho realidade, me proporcionando forças para que eu não desistisse de ir atrás do que eu buscava em minha vida. Muitos obstáculos foram impostos para mim durante esses últimos anos, mas graças a Deus e a vocês eu não fraquejei. Obrigado por tudo ao meu marido que esteve sempre apoiando de todo o modo possível para que eu não desistisse e seguir em frente, a minha filha incentiva com os livros, a minha neta com seu sorriso e alegria, aos professores e funcionários da Escola Ebramec, amigos e colegas e principalmente a Rosalina e Professor Sylas por estarem sempre incentivando.

‘‘Não dirigir para mais nada a atenção,

Encarar à agulha como um tigre na mão , O Shen não desconcentrar, O paciente como um nobre tratar‟‟

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela oportunidade e pelo privilégio que me foi dado em compartilhar tamanha experiência e ao frequentar este curso perceber e atentar para a relevância de temas que não faziam parte, em profundidade da minha vida.

Ao meu marido que esteve em todos os momentos nestes anos incentivando e promovendo o meu sucesso. A minha filha Erika com o incentivo me presenteando com os livros para que eu pudesse estar mais a frente. A minha netinha Valentina a linda que sempre que esta perto me transborda de alegria me mostrando que teria que continuar, minha mais nova amiga Natália que colaborou muitíssimo para a realização deste trabalho . Aos meus professores da Escola Ebramec, ao professor Sylas Motta pelo incentivo, simpatia e presteza no auxílio às atividades e discussões dos trabalhos ao longo destes anos. Especialmente a Rosalina Motta que estava sempre orientado sobre questões administrativas dando incentivo para continuar. Professor Reginaldo pelo seu espírito inovador e empreendedor na tarefa de multiplicar e proporcionar conhecimentos na sua disciplina nos ensinando a importância do aprendizado e pela oportunidade em eventos construtivos. Aos demais idealizadores, coordenadores e funcionários da escola de Medicina Chinesa a todos os professores que diretamente ou indiretamente colaboraram para o meu crescimento.

(6)

RESUMO

A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Chinesa (MC) que possibilita evitar a evolução das doenças ou piora dos sintomas. Para estímulo dos pontos são utilizadas agulhas dentre outras terapias de estímulos. Objetivo: Aplicar o uso das agulhas nos pontos de

Acupuntura para tratamento de dor no ombro, na forma de estudos de casos clínicos. Foi selecionada uma paciente em Vitoria- ES, sexo feminino, com idade entre 39 e 60 anos, com diagnóstico de dor no ombro, há cinco semanas! Resultado: A paciente esta sendo tratada com as três agulhas do ombro, escala de dor e escala analógica visual. O tratamento se dará em 5 sessões semanais totalizando duas semanas com 10 sessões A avaliação será realizado através do Pulso, Língua e anamnese. Conclusão: Ao termino do atendimento esperasse que a paciente tenha bons resultados no tratamento, resultados e eficácia analgésica da técnica dos pontos utilizados. Caracteriza-se um estimulo orgânico de resposta no corpo e destaca que a dor no organismo prejudique seu pleno funcionamento, dependendo da intensidade e da duração. Assim, acredita-se que Ombro doloroso é uma síndrome caracterizada por dor e impotência funcional de graus variados, que acomete estruturas responsáveis pela movimentação do ombro, incluindo as articulações, tendões e músculos, ligamentos e Bursa. Sintomas como estes se agregam àqueles que caracterizam transtornos ou afecções locais ou a distância de implicações no aparecimento da síndrome.

(7)

ABSTRACT

Acupuncture is an ancient technique of traditional Chinese medicine (TCM) that makes it possible to avoid the evolution of the disease or worsening of symptoms. For stimulation of points needles are used among other stimuli therapies. Objective: Apply the use of needles in acupuncture points to treat shoulder pain, in the form of case studies. It selected a patient in Vitoria-ES, female, aged between 39 and 60 years with diagnosis of pain in the shoulder five weeks ago! Result: The patient is being treated with the three shoulder needles, pain scale and visual analog scale. The treatment will be done in 5 weekly sessions totaling two weeks with 10 sessions Evaluation will be done through the wrist, language and history. Conclusion: At the end of care expected the patient has good results in treatment, results and analgesic efficacy of the technique used points. It characterized a response organic stimulus in the body and highlights the pain in the body harms its full operation, depending on the intensity and duration. Thus, it is believed that Painful shoulder is a syndrome characterized by pain and functional disability of varying degrees, which affects structures responsible for shoulder movement, including the joints, tendons and muscles, ligaments and Bursa. Symptoms such as these are added to those which characterize local diseases or disorders or distance implications in this syndrome.

(8)

LISTA DE FIGURAS

Materiais...20 Agulhas no ombro...21

(9)

LISTA DE TABELAS

(10)

SUMÁRIO

1 Introdução...13

2 Citações indiretas...14

3 Medicina Oriental e Ocidental... ...17

4 Diagnostico...19 5 Materiais e Método.. ...20 6 Estudo de Caso ...21 7 Conclusão ...32 8 Referencias Bibliográficas... ...33 9 Apêndices...34

(11)

13 1 INTRODUÇÃO

A abordagem do tratamento da dor no ombro com a Acupuntura, mostram que boa parte da população sofrem com esse tipo de patologia, principalmente as pessoas que trabalham com atividades onde passam horas fazendo o mesmo movimento repetitivamente sem intervalos. O ombro e um complexo composta por articulações, Bursa, músculos e ossos como clavícula, úmero e escapula. São estruturas delicadas que podem facilmente lesionar, com excesso de repetições de exercícios, pois são articulações muito utilizadas e acaba sendo sobrecarregada nas atividades diária. As dores normalmente são causadas por lesões musculares. Aquelas que ocorrem ruptura parcial ou total dos tendões, na própria articulação ou até mesmo na Bursa (bursite) provocam dores nos ombros que podem ser originadas por um trauma ou até mesmo por não movimentar, causados por doenças neurológicas.

A importância da Acupuntura nesta patologia é de grande ajuda. Essa técnica Tradicional Chinesa, que se originaram na china onde-se utiliza agulhas, sementes ou ervas envolvidas em forma de bastão, chamada de Moxaterapia, técnica milenar que através de meridianos e pontos que passa por todo corpo tratando poderosamente as patologias conforme o estilo de vida de cada um. O diagnóstico é feito através de uma anamnese de dados levantados através da informação do paciente e exames clínicos, à analise de inspeção, ausculta olfato e palpação com base nas informações obtidas. O tratamento é traçado o mesmo sendo bem executado, diminuindo muito a dor no ombro e até mesmo melhorando a amplitude de movimento fazendo com que o individuo volte a executar suas atividades podendo também ser tratado de forma sistêmica, com microssistemas ou Acupuntura auricular que utiliza sementes de mostarda ou cristais no lugar de agulhas. Essas técnicas são usadas na orelha do paciente colocada com uma pinça. Pacientes que tem medo de agulhas, essa terapia e de grande ajuda. A interverão Na Medicina Chinesa (MC), a Síndrome de Obstrução Dolorosa é também denominada Síndrome Bi.

O ideograma Bi que significa em chinesa obstrução; Sendo assim, Síndrome de Obstrução Dolorosa indica dor, sensibilidade ou formigamento dos músculos, tendões e juntas, devido à invasão externa de Vento, Frio Ou Umidade, é provavelmente a mais universal de todas as doenças, afetando praticamente todos os indivíduos em algum momento da vida, em todas as partes do mundo. Proveniente de exposição a fatores climáticos é provavelmente uma das mais antigas aflições da espécie humana. (MACIOCCIA, 1996).

(12)

14 2 CITAÇÕES INDIRETAS

A invasão do Fator Patogênico exógeno provoca a obstrução da energia e do Sangue (Xue), que ocasiona as síndromes dolorosas, intumescimentos e sensação de peso nos membros e nas articulações, que se tornam difíceis de estender e flexionar. (CHONGHUO, 1993).

De acordo com (MACIOCIA 2004) ID-9(Jiaanzhen) ao ID-13(Quyuan) são pontos importantes para tratar problemas da articulação do ombro e “ombro congelado”, normalmente em combinação com IG-15(Uianyu) ou TA-14(Uianliao), ou ambos. Esses dois pontos afetam a articulação Acrômio clavicular, mas problemas dos ombros também envolvem a articulação escapulo umeral,que é afetada por estes pontos do Intestino

Estagnação de Qi e estase de Sangue (Xue). Dor na articulação do ombro, rigidez do ombro sensação de distensão, Língua Violácea. (MACIOCIA 2006).

Em seu trabalho, Guerra (2003) efetuou o tratamento apenas com Acupuntura em 201 pacientes com lesões de tecidos moles do ombro, com prevalência de tendinite do manguito rotador. Foram utilizados pontos locais como o IG15(Jianyu), TA14(Jioailiao), pontos distantes como E36(Zusanli), E38(Tiaokou), VB34(Yanglingquan), utilizou-se Moxa local e Auriculoterapia. O estudo obteve resolução completa da dor e limitação de amplitude de movimento em aproximadamente 60% dos casos e melhoria notável sem queixas nas atividades diárias dos pacientes em aproximadamente 34% dos casos, com essa melhora acontecendo em poucas sessões, a maioria de 1 a 3 sessões, realizadas uma vez ao mês.

Sun et al (2001), em seu trabalho com 35 pacientes portadores de ombro congelado (apresentavam sintomas de dor e restrição de movimento há mais de um mês e menos de um ano) divididos em dois grupos que realizaram exercícios e exercícios mais Acupuntura. Foram realizadas 12 sessões de fisioterapia com alongamentos de rotadores externos e internos, adução e flexão, além de um programa para casa para os dois grupos. O grupo de Acupuntura realizou 12 sessões de Acupuntura com a punção do ponto Zhongping. O estudo verificou que houve significativa melhora no tratamento do ombro congelado nos quesitos dor, amplitude de movimento e funcionalidade quando o tratamento fisioterapêutico foi associado à Acupuntura, com a melhora se mantendo após 20 semanas do tratamento.

Lathiaet al (2009) dividiu 31 pacientes com queixa de dor (tendinites ou Osteoartrite) em ombro há mais de 8 semanas em 3 grupos nos quais foi aplicada Acupuntura

(13)

15 individualizada, um protocolo fixo de 7 pontos de Acupuntura e placebo duas vezes por semana por seis semanas. Os dois primeiros grupos apresentaram melhora em relação ao terceiro, mas não foi verificada diferença entre a Acupuntura individualizada e o uso do protocolo geral concluindo que a Acupuntura é um tratamento eficiente e o uso de um protocolo fixo facilitaria o tratamento e futuras pesquisas.

A teoria dos Cinco Movimentos baseia-se, nos Cinco Elementos da natureza Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água onde esses Elementos se envolvem gerando um ao outro (mãe e filho) Metal gera Água; Água gera Madeira; Madeira gera Fogo; Fogo gera Terra; Terra gera Metal.

A teoria dos Cinco Movimentos é um processo continuo de movimento de mudanças em suas naturezas, quando a um desequilíbrio em algum desses Elementos a tendência de um ficarem excesso e vise e versa. Cada Elemento representa um Órgão e uma Víscera, a Madeira representa o Órgão do Fígado (Gan) e sua Víscera é a Vesícula Biliar (Dan), o Fogo representa o Coração(Xin) como Órgão e sua Víscera é o Intestino Delgado(Xiao Xang), a Terra representa o Baço(PI) como Órgão e a Víscera o Estomago(Wei) o Metal representa o Pulmão(Fei) e sua Víscera é o Intestino Grosso(Dachang), Esses cinco Movimentos representam a natureza de forma filosófica natural.

A Circulação Energética nos Canais é representada por doze Canais Energéticos importantes que se ligam com os órgãos internos fazendo trajetos por todo corpo.

Através desses Canais a energia é canalizada o QI, o conceito do QI absorveu os filósofos chineses de todas as épocas, desde o inicio da civilização chinesa ate os tempos atuais, o caráter para o QI indica alguma coisa que possa ser Material e Imaterial ao mesmo tempo. (Maciocia 1996).

A Acupuntura trata-se de uma técnica complementar, adjuvante que é feita geralmente em três sessões semanais pelo período de três semanas. Alguns pacientes, imediatamente após as sessões de Acupuntura, são encaminhados e submetidos a vários tipos de fisioterapia, relatando, quase todos eles, melhor aceitação destas técnicas. (CASTRO, 2009)

Em condições crônicas então, a Síndrome Bi pode se apresentar de modo continuamente progressivo ou intermitente. Em geral sua evolução é lenta, e em alguns casos pode ocorrer um quadro inicial de sudorese, febre, sede, dor e edema de faringe, e desconforto generalizado, como a dor que ocorre na gripe comum. (Vento- Frio). Para a maioria dos pacientes, o início da doença é mal definido, a dor é migratória ou é persistentemente localizada, ou se apresenta como dor em agulhada, ou com sensação de parestesia, ou com edema. Ainda, segundo Macioccia (1996), outro fator importante na Síndrome de Obstrução

(14)

16 dolorosa crônica é a deficiência do Fígado(Gan) e do Rim (Shen). É essa deficiência que permite a retenção da Mucosidade e a Estase de Sangue. O Sangue (Xue) do Fígado(Gan) nutre os tendões; quando o Fígado(Gan) é deficiente, os tendões não são nutridos, gerando dor e rigidez das juntas(articulações). O Rim (Shen) nutre os ossos e quando o Rim (Shen) esta deficiente, os ossos são destituídos de nutrição, permitindo com que a Mucosidade se acumule nas juntas (articulações), na forma de inchaços. (Polloni (2013).

Segundo Polloni (2012) nos diz que: "A Artemísia possui sabor Amargo e Picante, produz Calor penetrante e sua natureza é Yang. Por isso serve para tratar Deficiência de Yang, evita o colapso e o seu Calor promovem a eliminação de Frio e Umidade removendo, assim a obstrução dos Canais de Energia e regula a circulação de Qi e Xue (direciona o Qi e o Xue para cima ou para baixo) e consequentemente melhora o funcionamento dos órgãos e vísceras. Atua nos canais do Pulmão (Fei), Fígado (Gan), Baço (PI) e Rim(Shen)"

Zang Fu (Órgãos e Vísceras) As duas principais concepções de San Jiao são a de agir nas três partes do corpo e ter ação como Víscera (Fu). Estas duas concepções não são mutuamente exclusivas, mas complementares. Por exemplo, a principal função de Triplo Aquecedor (San Jiao) como Víscera (Fu)é a de harmonizar o metabolismo do Jin Ye, fornecendo um sistema de vias de Água que pedem penetrar o Aquecedor Superior. Médio e Inferior e conectar os Zang Fu envolvidos na circulação de Qi, e com o Wei Qi (Qi de Defesa) dando proteção do corpo ás agressões externas. Entretanto, é bom salientar que a principal função da San Jiao agindo tal qual víscera (Fu) é com a Formação, Transformação e a Excreção do Jin Ye.

O Canal principal do San Jiao tem pouca relação com patologia do triplo aquecedor na função de víscera (Fu) e a utilização dos pontos de Acupuntura dependendo Zang Fu envolvido, cujos pontos estão geralmente situados em outros canais e não no de Triplo Aquecedor (San Jiao).

(Bistrol 1985 Jeremy Ross).

A Acupuntura é uma técnica que tem demonstrado ser eficiente para tratamentos de dores em geral, ganhando espaço e aceitação no meio científico. A Acupuntura é uma das formas mais antigas de terapia e tem suas raízes na antiga filosofia Chinesa. Na teoria clássica da Acupuntura, acredita-se que todas as desordens são refletidas em pontos específicos, ou na superfície da pele ou exatamente abaixo. Comumente inclui estimulação manual das agulhas. (FURLAN, 2005).

(15)

17 3 MEDICINA ORIENTAL E O CIDENTAL.

No entanto algumas teorias estão em concordância, com a Medicina Ocidental e a chinesa, acredita que o excesso de uso de um membro pode causar dor, no caso da medicina ocidental este seria provocado por fadiga muscular. Na estrutura da visão chinesa, o excesso de uso de um membro pode provocar a estagnação de energia no local, evoluindo para uma estagnação de Sangue (Xue) o que também seria a causa de dor no ombro. O trabalho realizado em condições desfavoráveis de temperatura pode provoca uma contração maior dos músculos ou um maior recrutamento deles, que é entendido com a penetração das energias perversas de Frio ou Calor através da pele que pode ir se aprofundando através do canal de energia e alcançar as articulações. Em geral o estresse e a pressão competitiva, da qual a síndrome do impacto faz parte pela medicina chinesa como debilitadores da energia do baço, que é responsável pela nutrição dos músculos e estando deficiente fará com que o individuo sinta cansaço, músculos fracos podendo até apresentar atrofia esta deficiência também é associada à má nutrição. O Fígado (Gan) também possui papel importante, pois está associado ao estresse, à irritação, e debilita a energia do Baço (PI). A Medicina Chinesa (MC) por ser uma cultura milenar não contava com a possibilidade de exames que auxiliassem o diagnóstico, por isso sua avaliação se atentava para o indivíduo e todos os sinais de desequilíbrio que seu corpo produz. E através do diagnostico do Pulso e Língua que pode ser diagnosticado dentre outros relatados; Hoje são ignorados pela população em geral, fazendo com que as doenças só sejam percebidas quando já se instalaram e provocaram, muitas vezes, alterações anatômicas. A medicina chinesa lida com Energia e entende que a doença se desenvolve primeiramente no nível energético, como um desequilíbrio, a mesmo não tratado vai se agravando e se torna material, afetando o corpo físico, muitas vezes irreversivelmente. Outro ponto em comum entre a medicina ocidental e oriental está na prevenção da síndrome do impacto entre outras doenças, ambas concordam que a prática de atividades físicas, boa alimentação, condições de trabalho e descanso adequado são recomendáveis para a prevenção de lesões e distúrbios do organismo.

(16)

18 4 DIAGNOSTICO

O diagnóstico pode ser feito através de uma anamnese como palpação, sinais, sintomas, pelo relato do paciente também um dos diagnósticos importante é a língua e o pulso. A Língua esta vinculada aos órgãos (Zang) e Vísceras (Fu). A Língua traz vários aspectos Cor, Saburra, Pontos, Espessura Mobilidade da Língua. O Pulso trás aspectos peculiares onde é analisado para da um diagnóstico certo. O Pulso na concepção oriental é chamado de MAI QI ou Energia dos Vasos. A energia dos Vasos é o movimento do QI nos Canais. O Pulso analisado é o radial (D), o (E) se analisa a Pulsação de forma superficial e profunda, o (D) avalia os órgão e vísceras que são: Pulso superficial (E): Bexiga Vesícula Biliar (Dan), Intestino Delgado (XiaoXang). Pulso Profundo (Esquerdo): Fígado (Gan) Rim (Shen) Coração (Xin). Pulso superficial (D): Intestino Grosso (Dachang) Estômago (Wei) Triplo Aquecedor(San Jiao) Pulso Profundo (D): Pulmão (Fei) Baço (Pi) , Pericárdio (Xin bao).

(17)

19 5 MATERIAIS E MÉTODO

(18)

20

(19)

21 6 ESTUDO DE CASO

Mulher de 59 anos, aposentada. Sua principal queixa e dor no ombro (E) devido a uma lesão por queda. A dor era fixa agravada pelo Frio e aliviada pelo Calor apresentava preferencia por alimentos quentes, salgados, doces e azedos. Não sente sede e tem urina escura, vista fraca e gosta de falar. Ela também e hipertensa e relata ter bursite, tendinite e realizou cirurgia bariátrica, faz acompanhamento de fisioterapia e tem no seu histórico familiar ocorrência de câncer de mama na mãe e problemas cardiovascular no pai.

6.1 METODOLOGIA

23 de setembro de 2015

Pulso: profundo, fraco, e lento (58 bpm)

Língua: edemaciada, cianótica, pálida, marca de dentes, fissura central até a ponta , sem saburra.

Paciente relata que em uma escala de 0 a10 seu Nível de dor é 10 classificado como insuportável . 

Diagnostico Estagnação de Qi e Xue.

Tratamento

No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia; 3 agulhas no ombro para tratar o movimento.

IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(20)

22

25 de setembro 2015

Paciente relata melhora nos movimentos. A dor piorou devido ao gelo na fisioterapia. Fisioterapia. Relata que o nível de dor hoje e 8 a 9 que é classificado como dor intensa intenso  

Pulso: Fraco, profundo, lento.

Língua: Cianótica, fissura central em coração, pálida, saburra leve branca. Pontos empregados: Punho tornozelo área 5 para a dor.

No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia; 3 agulhas no ombro para tratar o movimento.

IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim (Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(21)

23

30 de setembro de 2015

Paciente Continua com dor devido aos novos movimentos realizados na fisioterapia. Pulso: Fraco, profundo, frequência normal.

Língua: Cianótica, fissura central em coração, pálida, saburra leve branca. . Relata que o nível de dor hoje e 8 a 9 que é dor intensa  

No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia; 3 agulhas no ombro para tratar o movimento.

IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(22)

24

02 de outubro 2015

Paciente Continua com dor devido aos novos movimentos realizados na fisioterapia. Pulso: Fraco, profundo, frequência normal.

Língua: Cianótica, fissura central em coração, pálida, saburra leve branca. . Relata que o nível de dor hoje e 4 a 5 que é classificado como moderado .

No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia; 3 agulhas no ombro para tratar o movimento.

IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(23)

25

07 de outubro de 2015.

Paciente Continua com dor devido aos novos movimentos realizados na fisioterapia. Pulso: Fraco, profundo, frequência normal.

Língua: Cianótica, fissura central em coração, pálida, saburra leve branca. Relata que o nível de dor hoje e 4 a 5 que é classificado como moderado . No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia;

3 agulhas no ombro para tratar o movimento. IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(24)

26

09 de outubro de 2015

Paciente Continua com dor devido aos novos movimentos realizados na fisioterapia. Pulso: Fraco, profundo, frequência normal.

Língua: Cianótica, fissura central em coração, pálida, saburra leve branca. . Relata que o nível de dor hoje e 2 a 3 que é classificado como dor leve  No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia;

3 agulhas no ombro para tratar o movimento. IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(25)

27

14 de outubro de 2015

Paciente Continua com dor devido aos novos movimentos realizados na fisioterapia. Pulso: Fraco, profundo, frequência normal.

Língua: Cianótica, fissura central em coração, pálida, saburra leve branca. . Relata que o nível de dor hoje e 2 a 3 que é classificado como dor leve  Nível de dor: intenso (3)

No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia; 3 agulhas no ombro para tratar o movimento.

IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(26)

28

16 de outubro de 2015.

Paciente relata muita melhora com o tratamento, já consegue levantar o braço a cima do ombro .

Pulso: Fraco, profundo, frequência normal. Língua: Vermelha com fissura central.

Relata que o nível de dor hoje e 0 a 1 que é classificado como dor leve No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia;

3 agulhas no ombro para tratar o movimento. IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(27)

29

21 de outubro de 2015.

Paciente relata que se sente bem melhor, com movimentos normais. Pulso: Normal, frequência normal.

Língua: Vermelha com fissura central.

Relata que o nível de dor hoje e 0 a 1 que é classificado como sem dor  No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia;

3 agulhas no ombro para tratar o movimento. IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(28)

30

23 de outubro de 2015.

Paciente relata estar sentindo-se bem melhor.

Continuaremos tratamento para tratar outras patologias apresentadas. Pulso: Fraco, profundo, frequência normal.

Língua: Vermelha com fissura central.

. Relata que o nível de dor hoje e 0 a 1 que é classificado como sem dor 

No tratamento foi utilizado agulhas, Moxa, Auriculo terapia; 3 agulhas no ombro para tratar o movimento.

IG 11 - (Quchi) Fortalece os tendões articulações. ID 3 - (Houxi) dispersar o Qi estagnado.

VC 12 - (Zhongwan) Tonifica o Estomago (Wei) e o Baço/pâncreas( Pi). R7 - (Fuliu) Tonifica o Rim(Shen), e elimina a Umidade.

Ba9 - (Yinlingquan) Umidade no Aquecedor inferior. E 36 - (Zusanli) Fortalece o Qi e o Sangue (Xue).

E 38 - (Tiaokou) Ponto distal para tratamento de ombro ( dor e rigidez). B 57 - (Chengshan) Relaxa os músculos

Auriculo: Shemem, ombro, articulação do ombro, Fígado(Gan), Rim(Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia.

(29)
(30)

32

7 CONCLUSÃO

Há muitos milênios atrás, se iniciou a história da Medicina Chinesa, com vários métodos terapêuticos que incluem a acupuntura, moxaterapia, Auriculo terapia e microssistemas. Pode-se analisar que a acupuntura, é uma forma de Medicina Energética, não somente aborda os aspectos funcionais dos pontos de Acupuntura, mas principalmente o estudo das diferentes funções dos Canais de Energia, que são sem dúvida o mais importante sistema de consolidação e de comunicação dos Zang Fu com o meio exterior. De acordo com o estudo de caso foi desenvolvido o tratamento onde a queixa principal da paciente foi de dor no ombro (E) por ter sofrido uma lesão por queda, onde foi diagnosticada pela Medicina Ocidental as patologias Capsulite, tendinite e ombro congelado.

Dentro das terapias da Medicina Chinesa foi diagnosticado Estagnação do Qi e Xue, e foi possível verificar que dentre os protocolos aplicados na paciente houve uma grande melhora, foi usado no tratamento os pontos: IG11, (Quchi) ID3, (Houxi) VC12, (Zhongwan) R7(Fuliu), BA9, (Yinlingquan) E36, (Zusanli) E38, (Tiaokou) B57 (Chengshan). E também auriculoterapia com os pontos SHEMEN, ombro, articulação do ombro, Fígado (Gan), Rim (Shen), Endócrino, Sub córtex, Neurastenia. Foram realizados em torno de dez sessões sendo duas vezes por semana com melhora gradativa a cada sessão, foi medido o grau de dor em cada sessão, mensurando uma escala de zero a dez que a mesma relatava o nível aproximado da dor, ao longo do tratamento e da pesquisa realizada para desenvolver o estudo de caso. Pude crescer em conhecimento dentro da M.C. de forma proveitosa, para aperfeiçoa minha futura profissão a qual venho me dedicando durante este percurso.

(31)

33 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ross Jeremy Ross. Zang Fu. Primeira edição. São Paulo: Roca, 1994. Deadmam, Peter Deadmam. Manual de acupuntura. São Paulo: Roca,1998 Focks, Claudia Focks. Guia Pratico de Acupuntura. Primeira edição. São Paulo :Manole 2008.

Polloni, Polloni. Segunda edição. São Paulo: Cengage Learning 2013 Guerra, Guerra. São Paulo: Planeta 2003

Maciocia, Giovanni Maciocia. São Paulo: Rocca 1996, 2004 e 2006,

Souza, Marcelo Souza. Tratado de Auricolo Terapia. Primeira edição. Brasília: Lucy Catia s. Costa 2013.

(32)

34 APÊNDICES

http://acupunturabrasil.blogspot.com.br/2011/03/dores-no-ombro.html

https://www.cetn.com.br/artigos/sindrome-de-obstrucao-dolorosa-bi-no-ombro-e-seu-tratamento-com-cataplasma-de-artemisia/20131126094708_P_769

(33)

Referências

Documentos relacionados

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

públicas que atendam as mulheres nas mais diversas áreas (saúde, educação, assistência social, entre outras), considerando as demandas locais, respeitando as

Além do ex-líder do Governo no Congresso e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República na gestão de FHC e hoje líder da oposição no Senado, senador

Pedro Antonio dc Miranda, Religiofo da Ordem de noíla Senhora do Monte do Carmo da Proviiicia dc Portugal, para defpcdir-fc do dito Doutor, com quem no tempo

Com a utilização de marcadores moleculares RAPD foi possível quantificar a similaridade genética existente entre os acessos de Lippia gracilis Schauer, e assim

Este estudo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica do crescimento, desenvol- vimento e maturação em crianças e adolescen- tes, além de analisar os dados obtidos em

As testemunhas convencionais foram as cultivares Pérola e BRS Pontal, usadas como genitores recorrentes para o desenvolvimento das linhagens RMD, e a cultivar IPR

Cabe-se ressaltar que, esse custo é referente à apenas uma rota, ou seja, uma grande economia para o setor de transportes da empresa pode ser alcançada se o