• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

(2)

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação.

Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência.

A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

O curso de Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi, forma um profissional socialmente comprometido capaz de entender os problemas da sociedade e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, sempre utilizando conceitos éticos e os mais elevados padrões morais.

Propõe uma graduação atual, generalista e voltada às questões sociais e necessidades não atendidas do mercado atual vigente e próprias de um grande centro nacional. Foi proposto sob a ótica de um ensino de vanguarda, alinhada ao avanço tecnológico e forte fundamentação humanística, aproximando o aluno com seu objeto de estudo e o futuro exercício profissional, facilitando a obtenção dos objetivos propostos, a saber: ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, outro papel importante da Universidade é discutir, analisar e propor soluções para os problemas vivenciados pela população, por intermédio da pesquisa científica. Não é diferente da proposta do nosso curso de Educação Física que pretende manter-se atento a esses problemas e deseja tratá-los cientificamente. O curso de Educação Física mantém um Grupo de Estudo de Esportes e Atividade Física, vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4681773051056223) A Matriz curricular adotada está organizada de modo a fornecer os instrumentais básicos para a compreensão da temporalidade e espacialidade das situações de saúde. O ciclo básico obrigatório permite ao aluno estar em contato com importantes vertentes do pensamento e conhecimento humano, abrangendo a visão filosófica, sociológica e psicológica, ao mesmo tempo em que fornece subsídios específicos da área das ciências biológicas.

O curso foi proposto com base na interdisciplinaridade, com ênfase na promoção da saúde, na atividade e preparação física e na gestão, utilizando-se de novas metodologias educacionais. O conhecimento é materializado ao corpo discente por um alinhamento coeso dos planos de ensino, planos de aulas e professores, majoritariamente doutores e mestres, que se traduzem em uma força motriz, capaz de formar profissionais em busca da informação contínua, atuando de forma interdisciplinar.

A infraestrutura, compreende Laboratórios de Estrutura Humana, Centro de Simulação, Laboratórios de Habilidades Específicas, Centro de Excelência na Formação de Personal Trainers, Centro Integrado de Saúde e SPA & Wellness Center. Os convênios firmados com empresas no segmento da atividade física e esportiva fortalecem o binômio teoria e prática.

Tendo como premissa o espírito empreendedor e inovador do estudante de Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi, diversos programas foram criados para envolver o corpo discente.

Além de atender a comunidade, o envolvimento do estudante na prática, faz com que seja o principal ator no processo de construção do conhecimento.

Assim, caberá ao curso planejar, organizar, acompanhar e supervisionar os programas Laboratório da Atividade Física e Esportiva – LAFE, Centro de Excelência na formação de Personal Trainer (CEPET) e Agência de Gestão Marketing e Eventos (https://edfisicauam.wixsite.com/edfisica ) .

O LAFE deverá oferecer diferentes serviços à comunidade, no que tange à atividade física e esportiva.

Aos alunos, serão diferentes campos de observação e intervenção, sempre sob supervisão docente.

Serão serviços ligados à Avaliação Física, às atividades físicas, às diferentes populações, ao treinamento físico nas mais diferentes modalidades.

(4)

4 Ao CEPET caberá a formação na mais alta excelência do futuro profissional que pretende atuar como Personal Trainer: Será um serviço prestado pelos alunos do 8º Semestre do curso de Educação Física sob supervisão de um professor, profissional de Educação Física com CREF. No período em que estiver atuando e colocando em prática as diferentes competências e habilidades, também poderá, através da qualidade de sua atuação, garantir, quando egresso, potenciais clientes para sua carreira.

À Agência de Gestão, Marketing e Eventos, caberá o estímulo à visão empreendedora e inovadora. Os alunos serão atuantes no desenvolvimento de seu próprio plano de negócios, no final do curso e os melhores trabalhos serão direcionados ao Núcleo de Inovação e Tecnologia do curso de Administração da Anhembi Morumbi para maior validação. Se assim for o entendimento, as melhores propostas poderão ser enviadas a encubadoras, garantindo um início profissional diferenciado no mercado.

Ainda caberá à Agência, desenvolver eventos esportivos, buscar parcerias e captar recursos para a sustentabilidade de todos os Programas.

Será também estimulada a visão globalizada, constituindo-se em diferencial estratégico no mercado de trabalho. Assim, o incentivo a participação no programa de intercâmbio oferecido pela Rede Laureate será pauta em todos os semestres. Da mesma forma, serão organizados e oferecidos, anualmente cursos e visitas técnicas a países que se são referência na atividade física e esportiva.

Complementando este enfoque, serão ofertadas palestras, seja por vídeo conferência ou presencial, além de oportunizar aulas espelhos.

Hoje, com a organização de uma nova matriz, está ainda mais alinhada com as novas tendências científicas e mercadológicas da profissão.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Os objetivos estabelecidos estão relacionados às habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como nas habilidades e competências definidas no âmbito institucional e da Escola a que pertence o curso. O objetivo geral do curso direciona-se à compreensão dos fatos e dos fenômenos ligados à Promoção de Saúde, Ciência do Treinamento Desportivo e sua Gestão.

Assim, pretende formar um profissional consciente de sua função e responsabilidades, capaz de assumi-las legal e integralmente, impondo-se como membro qualificado e competente dentro de uma equipe multidisciplinar, seja da saúde ou de esportes e em suas áreas relacionadas, à exceção da esfera escolar, prevista na resolução 46/02 do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, que trata da intervenção do profissional de Educação Física.

PÚBLICO ALVO

A Universidade Anhembi Morumbi visa a atender essencialmente as necessidades da sociedade na qual ela está inserida, utilizando procedimentos que posicionem a integração dos seus cursos com as exigências do mercado. Esta postura é uma proposta técnico-científica que busca a formação da consciência crítica e a possibilidade de discussão e reflexão sobre conceitos e valores, desenvolvendo potencialidades, ampliando repertório e, sobretudo estimulando a criatividade.

O Profissional de Educação Física formado pela Universidade Anhembi Morumbi deve possuir conhecimento técnico científico, estar em constante busca por novos desafios, ser empreendedor,

(5)

5 investigativo e intelectual com conhecimentos teóricos aplicados à prática, respeitando os princípios éticos da profissão. Deve ser responsável, versátil, criativo, autocrítico, organizado, com capacidade para interagir com equipe multidisciplinar.

Como fundamentação deste trabalho, e de acordo com as características essenciais de atuação, habilidades fins e requisitos pessoais, o Profissional de Educação Física deverá ser consciente de suas atribuições e da necessidade de seu constante aperfeiçoamento profissional, acompanhado de evolução tecnológica.

O egresso de Educação Física poderá contribuir como profissional de esportes e da saúde, uma vez que compreende e reconhece os fatores que comprometem a qualidade de vida, o condicionamento físico e o alto rendimento. Deverá participar de atividades relacionadas com o estudo, pesquisa, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento que promovem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida do ser humano, desenvolvendo estudos relacionados com planejamento que facilitem a integração de componentes sociais, gerenciamento de ações que visam à prática de atividade física voltadas para prevenção de doenças, educação e condicionamento físico, promovendo novas técnicas e o desenvolvimento de práticas adaptadas a nossa realidade.

Deverá promover, organizar e supervisionar eventos de caráter esportivo competitivos ou não, gerir negócios, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classes em projetos nas áreas de saúde e no campo esportivo. Atuará em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de ideias inovadoras e ações estratégicas que possam contribuir para novos cronogramas de treinamento e projetos ligados a atividade física. Empregará técnicas e recursos adequados à preparação física e prática esportiva do cidadão comum a alta performance. Conhecerá métodos de treinamentos nas principais modalidades esportivas nacionais. Aplicará, na realização de seu trabalho, os conhecimentos adquiridos de Ciências Humanas e da Saúde que lhe possibilite ter uma visão global do ser humano em diferentes situações.

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, em áreas como clubes, academias, centros esportivos e organizações similares, estúdios, em programas e projetos com foco nas diferentes formas e modalidades de exercício físico, como ginástica, esportes, educação motora e rendimento físico e esportivo.

Ainda terá acesso a um conteúdo inovador e abrangente, que lhe permitirá ser capaz de exercer funções de maneira ética, criativa, responsável, empreendedora ao desempenhar atividades profissionais.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:

Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da atenção à saúde e alto rendimento, sempre orientado por valores éticos, morais e sociais.

Identificar procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico- profissional em Educação Física relacionadas a atividade física e esportiva.

Aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre a Educação Física, analisando-os na relação dinâmica entre o ser humano e o meio ambiente.

Avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção da atividade física e esportiva.

(6)

6

Coordenar programas e equipes multiprofissionais voltadas às políticas públicas e institucionais no campo da saúde, do lazer, do esporte e da atividade física.

Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da gestão da atividade esportiva, física e atenção à saúde.

Coordenar projetos e equipes voltadas à gestão do lazer, do esporte e da atividade física.

Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física mediante análise crítica da literatura especializada como proposito de continua atualização.

Fomentar a produção acadêmica.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO APARELHO LOCOMOTOR

Aborda o desenvolvimento intrauterino do aparelho locomotor, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA ADAPTADA

Aborda a atividade física adaptada, conceituando os tipos de deficiência para aplicação de atividades específicas, além de conceituações e características anátomo-fisio-psico-neurológicas de deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência mental, deficiências físicas, gravidez, distúrbios de saúde e distúrbios emocionais para inclusão no contexto socioesportivo.

ATLETISMO

Enfoca o histórico do Atletismo, Capacidades motoras na modalidade, Classificação das provas (saltos, corridas, arremessos). Estuda anda o Ensino e aprendizagem das provas em clubes e centros esportivos, Programa de competições por faixa etária, Categorias do Atletismo no Brasil.

AVALIAÇÃO FÍSICA

Estuda os principais métodos para análise dos compartimentos corporais (massas magra e gorda) aplicados à população em geral e praticantes de atividades físicas e atletas. Aborda as técnicas de mensuração e avaliação do desempenho humano, critérios para a seleção, construção, aplicação de testes e medidas em modalidades esportivas individuais e coletivas.

BASQUETEBOL

Aborda histórico, regras e processos metodológicos do basquetebol, envolvendo aspectos cognitivos, motores, sociais e culturais. Trata dos métodos de aprendizagem e fixação dos fundamentos, Sistemas defensivos e ofensivos, Jogos pré-desportivos, Atividades específicas às diferentes faixas etárias, técnicas de aperfeiçoamento técnico-tático, desde o processo de iniciação esportiva ao alto rendimento.

(7)

7 BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA

Aborda o estudo do movimento humano desde os fundamentos até a análise mecânica quantitativa e qualitativa dos movimentos de um organismo sadio. Discute os mecanismos das lesões musculoesqueléticas e o planejamento de atividades esportivas ou de reabilitação. Aborda Centro de gravidade, equilíbrio, tipos de alavancas e cinemática.

CONDICIONAMENTO FÍSICO

Aborda os conceitos de aptidão física na elaboração de programas de condicionamento físico, analisando as capacidades coordenativas e condicionantes (força, aeróbica e flexibilidade). Contempla estratégias para melhoria e/ou manutenção da composição corporal em diversos segmentos da população e entendimento dos fenômenos envolvidos com a aderência a programas de condicionamento físico.

EMPREENDEDORISMO EM ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA

Aborda o empreendedorismo, seus fundamentos básicos, os princípios para o comportamento empreendedor. Investiga os processos grupais como autoconhecimento, criatividade, inovação, liderança e comunicação nas organizações esportivas e de atividade física. Fornece ferramentas essenciais para o planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras.

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA

Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos e os mecanismos homeostáticos, integrando o conhecimento da estrutura e do funcionamento do organismo normal, as variações anatômicas e as relações tridimensionais. Estuda os órgãos do aparelho locomotor, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

ÉTICA E PROFISSIONALISMO

Introduz o estudo dos conceitos da Ética e atuação do profissional de Educação Física no exercício da profissão e seu Código de Ética. Trata de temas relacionados à Bioética na promoção, proteção e recuperação da saúde. Estuda a legislação esportiva e suas implicações na Gestão; os Princípios básicos do direito; Histórico e Legislação Esportiva; discutindo também documentos ligados ao esporte.

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Aborda respostas e adaptações fisiológicas dos sistemas corporais como resultado do exercício físico, aliando os métodos de avaliação e performance, tanto em atletas como em indivíduos sedentários, sadios e doentes, além da prescrição de exercício em todos os níveis de atenção à saúde

FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO

Aborda os conceitos de alimentação e nutrição, definindo a importância da Nutrição na determinação da saúde dos indivíduos e populações. Enfoca os nutrientes, os alimentos e suas necessidades, bem como as consequências das carências e dos excessos nutricionais, visando a promoção, prevenção e/ou recuperação da saúde, por meio de uma alimentação saudável.

(8)

8 FUTEBOL E FUTSAL

Estudo da tática e evolução dos sistemas, marcação e desmarcação, a organização do trabalho de base, aplicação e aprofundamento dos fundamentos técnicos básicos, elaboração de plano de treinamento técnico-tático, sistemas táticos, elaboração de processos pedagógicos, respeito aos valores éticos e sociais na formação de equipes, aplicação de jogos adaptados, regras oficiais e arbitragem.

GINÁSTICA COLETIVA

Enfoca aspectos teóricos e práticos relacionados às atividades de expressão corporal, ginástica coletiva (modalidades neuromusculares e aeróbias) e atividades rítmicas, relevantes na aptidão física, e promoção da saúde como um fenômeno sociocultural relacionado à qualidade de vida.

HANDEBOL

Aborda processos metodológicos da modalidade, envolvendo aspectos cognitivos, motores, sociais e culturais. Estuda a história, evolução e organização da modalidade. Conceitua procedimentos técnicos e táticos no processo de iniciação esportiva e de treinamento, jogos e competições, formação e direção de equipes, além de discutir o Handebol ambiental e o Handebol inclusivo.

IDENTIFICAÇÃO, SELEÇÃO E PROMOÇÃO DE TALENTOS ESPORTIVOS

Examina os procedimentos aplicados à iniciação esportiva nas diferentes formas de expressão.

Investiga os processos pedagógicos para o ensino das modalidades esportivas com ênfase nos atuais modelos de avaliação. Examina métodos de detecção de talentos até a etapa de promoção.

Contextualiza a implementação de processos nos diferentes aspectos regionais, alinhados às políticas públicas.

INTERAÇÃO DROGA-INDIVÍDUO

A unidade curricular estuda o efeito dos fármacos sobre o desempenho físico, bem como o efeito do treinamento físico sobre a farmacocinética e farmacodinâmica das substâncias mais comumente utilizadas.

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA

Estudo os princípios da Educação Física, atividade física e do esporte como um instrumento sociocultural, com base em sua história e evolução. Define e classifica os fenômenos da atividade física e esporte, discute as áreas de atuação profissional e a realidade do mercado de trabalho, revisitando os campos filosóficos da carreira.

LAZER E RECREAÇÃO

Aborda os conceitos fundamentais; características básicas da recreação; brincadeiras, pequenos jogos e grandes jogos; adequação das atividades lúdicas às diversas faixas etárias. Trata ainda dos principais conceitos ligados ao Lazer.

(9)

9 MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS

Trata os aspectos de divulgação e imagem relacionado a eventos esportivos, abordando estratégias de marketing e uso de novas técnicas em eventos específicos. Discute planejamento, marketing, organização, gestão e avaliação de eventos físico-esportivos.

MECANISMOS BÁSICOS DE AGRESSÃO E DEFESA

Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

NATAÇÃO

Estuda atividades aquáticas incluindo o histórico do processo ensino aprendizagem, das Competições e dos nados competitivos, aprendizagem, maturação e natação, Leis e princípios

Hidrodinâmicos e biomecânicos, a relação da água e a sustentabilidade, pedagogia e técnica dos alternados crawl e costas., além de segurança, sobrevivência e salvamento aquático.

PRÁTICAS E PRESCRIÇÃO PARA GRUPOS ESPECIAIS

Trata das adaptações e fatores de risco associados ao estilo de vida, da prática regular de atividade física a populações com doenças crônicas metabólicas, cardiovasculares. Estuda os benefícios do exercício físico na prevenção e tratamento de condições clínicas crônico-degenerativas. Estuda os efeitos negativos do envelhecimento nas variáveis antropométricas, metabólicas e neuromotoras.

PRIMEIROS SOCORROS

Trata do conhecimento do corpo humano, Sinais vitais, Emergências Gerais, condutas gerais de atendimento acidentado, Reanimação cardiorrespiratória. Estuda ainda acidentes frequentes nos diferentes campos de trabalho e as condutas preventivas e resolutivas nas diferentes situações dos acidentes esportivos.

PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS

Aborda a organização, estrutura e função dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas e a transmissão das informações genéticas.

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE E COMUNIDADE

Promove o conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar e o aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do estudante. Permite a integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida, a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades.

PSICOLOGIA DO ESPORTE

Estuda os fenômenos da psicologia na atividade física e esportiva, enfocando os fundamentos teóricos e seus conceitos básicos. Estuda a formação da personalidade, a relação mente/corpo e fatores de

(10)

10 bem-estar e saúde mental. Ainda trata das dimensões psicológicas como motivação, ansiedade, agressividade, estresse e autoimagem.

SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Aborda o desenvolvimento intrauterino dos sistemas circulatório e respiratório, a estrutura e função dos componentes das partes central e periférica e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia destes sistemas.

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS NA ATIVIDADE FÍSICA

Analisa os conhecimentos científicos atuais sobre as estratégias de suplementação nutricional como recurso ergogênico e como meio para a melhoria das condições de saúde e estética. Contempla, de maneira crítica, os potenciais efeitos deletérios do uso inadequado de diferentes suplementos em situações específicas.

TENDÊNCIAS DO ESPORTE

Realiza reflexão sobre o cenário brasileiro e mundial e suas tendências nas áreas do esporte para o século XXI. Debate as principais práticas, operações, aspectos técnicos, gestão de negócios e eventos do setor. Analisa tendências do esporte nacional e mundial.

TREINAMENTO ESPORTIVO: DO SEDENTÁRIO AO ATLETA

Aborda o treinamento desportivo considerando a performance humana, capacidades motoras envolvidas, planejamento e controle da intensidade e do volume do trabalho, métodos e técnicas para avaliação e periodização do treinamento. Estuda adaptações morfofuncionais aos diferentes tipos de treinamento, papel funcional da recuperação, mecanismos de fadiga e respostas adaptativas do treinamento.

VOLEIBOL

Estuda o histórico do voleibol brasileiro e mundial, regras, o desenvolvimento das técnicas dos fundamentos do jogo, a influência da prontidão motora durante a aprendizagem das técnicas de jogo, processos de ensino-aprendizagem no aperfeiçoamento. Também trata dos meios de seu desenvolvimento nos aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos e montagem e direção de equipes de base.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade.

MOTRICIDADE HUMANA, CONTROLE, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Trata da integração entre motricidade, função psíquica e integração sociocultural. Discute paradigmas da intervenção em motricidade humana, e suas interfaces nas esferas de promoção e educação em saúde, prevenção, cura e reabilitação, além do aspecto pedagógico. Trata ainda das interrelações das esferas motoras, cognitivas, conativas e psíquicas, concebendo o homem como ser multidimensional.

(11)

11 EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

A importância da comunicação nas ações de controle social, como forma de qualificar e tornar mais eficaz o trabalho dos profissionais em saúde. As formas de comunicação, os canais de comunicação, a relevância de uma escolha contextualizada e seu impacto na mensagem emitida. A relação entre a mídia, o avanço das tecnologias e a comunicação. A comunicação e a promoção à saúde e autocuidado.

ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Discute Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente como objetos complexos. Trata a diversidade cultural, étnico-racial com ênfase nos afrodescendentes e alteridade nas sociedades complexas e suas repercussões no estilo de vida, bem-estar, beleza, funcionalidade, corporeidade, qualidade de vida, saúde e meio ambiente.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

A disciplina estuda as diferentes formas de conhecimento e seus métodos. Aborda o uso da metodologia científica para a informação, organização, pesquisa, sua operacionalização e apresentação de resultados científicos.

GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

A disciplina discute temas de gestão em saúde relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando a necessidade do empreendedorismo na área. Abrange as Teorias de Administração, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do administrador ao longo do tempo, promovendo uma reflexão crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde.

OPTATIVA I OPTATIVA II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

(12)

12 UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134

Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630

Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

 Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487

 Campus Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275

(13)

13

Referências

Documentos relacionados

LÍNGUA PORTUGUESA Eu Sem Você (  Paula Fernandes    )           Compositores: Paula Fernandes, Zezé Di Camargo

O material de trabalho não comporta riscos

Mapear as ações de enfermagem relatadas pelos profissionais, na estrutura de atividades e intervenções prioritárias da Classificação das Intervenções de Enfermagem

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em

Marcuse (1964) e Michel Foucault (1963; 1975) prosseguiram ao contestarem a intelecção instrumentalizante da razão moderna, denunciando, por tal facto, a alian- ça

Um fato importante para entender as lesões reabsortivas dentárias é que elas podem ocorrer em qualquer lugar da superfície dentária (HARVEY, 2004; DELAURIER, 2005; REITTER, 2012)

IX - contribuir para a integração das estratégias e ações de melhoria da qualidade regulatória da Anvisa a outros programas e políticas adotados pela Agência, pelo Ministério da