• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

FACULDADE LEGALE

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO

2011

DE ACORDO COM O MODELO DO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CONAES/INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA – INEP

(2)

I – DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome da IES – Faculdade Legale Caracterização de IES:

Mantenedor – Legale Cursos Jurídicos Ltda, instituição privada com fins lucrativos.

Sedes: Rua da Consolação, nº 65, 1º, 2º, 10ª andar e subsolo, Centro – São Paulo - SP Composição da CPA

Constituição da CPA da Faculdade Legale:

1. Professor Fábio Batista Cáceres – Professor dos Cursos de Pós-graduação;

2. Professor José Roberto Mathias – Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis;

3. José Salvador Rodrigues Guariroba – Membro da Sociedade Civil;

4. Márcio Luiz Cristovam Gomes – Membro do Corpo técnico-administrativo;

5. Paulo Takao Takamura – Membro da Comunidade Acadêmica.

O período de mandato da CPA é de 09 de fevereiro de 2011 a 08 de fevereiro de 2012, podendo ser reconduzido pelo mesmo período.

A CPA da Faculdade Legale foi designada por Ato Administrativo da Direção da Faculdade, datado de 09 de fevereiro de 2011 e assinado pelo Diretor Geral, Edison Maluf.

(3)

3

II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Faculdade Legale é uma instituição de ensino superior originada na transformação e mudança de mantença da antiga Faculdade MATER, originalmente pertencente ao Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura que mantinha outras instituições de ensino no mesmo endereço onde estava localizada a Faculdade MATER.

A Faculdade MATER não teve seu desenvolvimento feito de forma plena em detrimento das condições da antiga mantenedora e seu foco em outras atividades além do ensino superior. Em 2010 o Legale Cursos Jurídicos Ltda. aprovou no Ministério da Educação a mudança de mantença, endereço e denominação, redirecionando a instituição para um ciclo de crescimento e investimentos dignos de uma instituição de ensino superior, começando em fevereiro de 2011 sua primeira turma de Graduação com o curso de Ciências Contábeis, deste modo, a aplicação do questionário da CPA ocorreu somente uma vez no mês de março de 2011.

III. Metodologia

A partir da Metodologia proposta no Projeto da CPA, foram escolhidos os instrumentos de coleta de dados. O questionário fechado, com perguntas objetivas foi opção dos membros da CPA.

A auto-avaliação embasada em dados de pesquisa do tipo quantitativa colheu dados:

a) Junto aos alunos, avaliando as disciplinas, os professores, a infra-estrutura da instituição e, auto-avliação própria;

b)Junto aos professores avaliando a instituição, alunos e disciplinas ministradas.

Foram feitas coletas de dados, tendo objetivos e instrumentos diferentes. Em todas elas os instrumentos não previam identificação pessoal.

A.A coleta dos dados foi realizada em março de 2011.

a. Todos os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Legale, foram informados sobre os objetivos da CPA, sua importância e a necessidade de responderem ao questionário com absoluta franqueza e isenção. Da mesma forma, foram informados que os resultados farão parte de um conjunto que comporá o relatório da CPA. Cada aluno recebeu um questionário para preenchimento. A devolução mostrou uma quebra (questionários não respondidos/ou não devolvidos) de cerca de 26%.

B. Os alunos receberam questionário para avaliação da Faculdade Legale, Auto-avaliação, Avaliação do conjunto de professores, postura ética, contribuição das disciplinas na vida do aluno, tendo como critério a média das seguintes notas:

1 2 3 4 5

(4)

C.Os professores receberam questionário para avaliação da Instituição, auto-avaliação e avaliação sobre a disciplina, avaliação sobre os alunos, tendo como critério a média das seguintes notas:

1 2 3 4 5

Ruim Regular Bom Muito bom Excelente

IV. Instrumentos utilizados para operacionalizar a proposta de auto-avaliação

Os instrumentos utilizados para a coleta de dados, específicos a dois segmentos da comunidade (alunos e professores) foram questionários fechados, com múltiplas opções de respostas.

V. Questionários aplicados

A pesquisa envolvendo os alunos, do tipo censitário, contou com a aplicação de 50 questionários. Ressaltamos que efetivamente foram preenchidos e tabulados 37. A diferença deveu-se a questionários não preenchidos ou não devolvidos pelos alunos.

Faculdade Legale Curso Número de questionários distribuídos Questionários tabulados Ciências Contábeis 50 37

VI. Formas de análise e de tratamento dos dados

Os dados coletados receberam tratamento estatístico e foram organizados em tabelas.

VII. ANÁLISE DOS DADOS Os alunos avaliam a Instituição:

a) Condições das instalações físicas – Média 4.6, sendo considerada pela maioria dos

alunos excelente, uma vez que a sala de aula possui ar condicionado, equipamento multimídia, sonorização ambiente.

b) Atendimento na Secretaria – Média 4.7, sendo considerado pela maior parte dos

alunos excelente, sendo seu atendimento personalizado.

c) Atendimento na Coordenação – Média 4.7, sendo considerado pela maior parte dos

alunos excelente, uma vez que a coordenadora do curso é atuante e presente, orientando e tirando dúvidas dos alunos individualmente.

d) Atendimento na Tesouraria – Média 4.5, este item foi considerado Excelente pelos

alunos, porém, como o curso é gratuito, os alunos não utilizam este departamento com frequência.

(5)

5 salas de aulas são impecáveis, sendo seus colaboradores sempre atentos quando a manutenção da limpeza e sempre cordiais com todos os alunos.

f) Serviço da Cantina – Média 4.4, sendo considerada pelos alunos Muito Boa, a

cantina é terceirizada e sua proprietária juntamente com seus colaboradores são muito atenciosos com os alunos e seus produtos são sempre de ótima qualidade. g) Localização, Acesso, Transporte, Estacionamento – Média 4.7, este item foi

considerado pelos alunos como Excelente, uma vez, que a Faculdade Legale esta localizada na região central de São Paulo, próximo a estações do metrô e a terminais de ônibus e também possui convênio com vários estacionamentos em seu entorno. h) Acesso a Computadores – Média 3.5, este item em especial foi considerado pelos

alunos Bom, a Faculdade possui computadores com acesso a internet com livre acesso para os alunos.

Os alunos fazem uma auto-avaliação:

a) Sente-se apto a acompanhar os conteúdos da disciplina – Média 4.3, sendo

avaliado este item como Muito Bom, a Instituição oferece aulas de Nivelamento para todos os alunos do curso de Graduação em Ciências Contábeis, desta forma, todos conseguem acompanhar muito melhor as aulas.

b) É assíduo (comparece) às aulas – Média 4.6, este item foi considerado Excelente

pelos alunos, uma vez que a ausência às aulas pode acarretar a perda da bolsa de estudos integral que todos os alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis com início no primeiro semestre de 2011 obtiveram após aprovação no vestibular. c) Para estudar o conteúdo programático utiliza a bibliografia sugerida pelo

professor – Média 4.0, considerado pelos alunos Muito Bom, além da Bibliografia

utilizada pelos professores, os mesmo disponibilizam no site da Faculdade Legale materiais de apoio para os alunos, que através de login e senha, tem acesso ao portal do aluno.

d) Para estudar o conteúdo programático utiliza bibliografia extra que não havia sido sugerida pelo professor – Média 3.7, item considerado pelos alunos Muito

Bom, os professores estimulam a pesquisa e atividades extraclasse.

e) Dedica-se aos estudos da disciplina fora do horário da aula – Média 3.8, item este

considerado Muito Bom, por se tratar de um curso com vários alunos que estão fazendo a segunda ou terceira Graduação, a maioria deles dedicam bastante tempo ao estudo e pesquisa.

f) Sente-se à vontade em participar das aulas (responder e fazer perguntas) –

Média 4.4, considerado Muito Bom, os professores em geral, estão sempre à disposição dos alunos fora do horário de aula tirando dúvida e auxiliando os alunos em relação aos trabalhos e avaliações.

g) Tem um bom relacionamento com os colegas – Média 4.6, item considerado pelos

alunos Excelente, a principal divulgação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Legale foi o boca a boca, desta forma, a maioria dos alunos já se conheciam ou fizeram rápida amizade no início das aulas.

h) Procura o professor para tirar dúvidas sobre o conteúdo da disciplina – Média

(6)

desta forma eles ficam mais seguros para fazer perguntas e, desta forma a aula tem fluido muito bem.

Os alunos avaliam o conjunto de professores, juntamente com suas respectivas disciplinas:

a) O professor demonstra domínio do conteúdo da disciplina – Média 4.9,

considerado pelos alunos Excelente, este item reflete todo o esforço da Faculdade Legale na contratação do professor capacitado, com experiência em docência em ensino superior bem como a titulação dos professores, 100% possuem o título de Mestre, estando muito além do que exige o Ministério da Educação para Faculdade isolada.

b) O conteúdo ministrado contribui para o alcance dos objetivos da disciplina –

Média 4.8, item avaliado como Excelente pelos alunos, mostrando a preocupação do docente na elaboração do plano de aula de forma a contribuir com o aprendizado do alunado, visando no futuro um profissional amplamente qualificado.

c) O conteúdo e as atividades são desenvolvidos de forma organizada, clara, adotando uma sequência lógica – Média 4.8, mais uma vez os alunos avaliaram de

forma Excelente, sendo os conteúdos ministrados até o momento amplamente explanados de forma clara e de fácil entendimento pelos alunos.

d) Os erros e acertos na avaliação são discutidos em sala de aula após a divulgação dos resultados – Média 4.7, item avaliado de forma Excelente, apesar de até o

momento da aplicação do questionário, não terem ocorrido nenhuma prova, apenas trabalho em grupo.

e) As notas atribuídas pelo professor expressam o desempenho dos alunos na disciplina – Média 4.6, item avaliado como Excelente, relembrando que os alunos

tiveram apenas trabalhos em grupo até o momento da aplicação do questionário. f) O professor propicia a participação dos alunos em sala de aula - Média 4.9, item

este considerado Excelente, os professores atendem os alunos de carteira em carteira, tirando dúvidas e verificando se todos estão compreendendo o exposto em aula. g) O professor está disponível para atender ao aluno em sala de aula e fora dela –

Média 4.8, item considerado pelos alunos como Excelente, uma vez que os professores são contratados em regime Parcial, participando de pesquisa e extensão além das horas utilizadas para atendimento aos alunos.

h) O professor demonstra civilidade/respeito na sua relação diária com o aluno –

Média 4.8, item considerado Excelente pelos alunos, os professores são éticos e respeitam as diversidades em sala de aula.

i) O professor contextualiza a disciplina no processo de formação acadêmica ou profissional – Média 4.8, item considerado pelos alunos como Excelente.

j) O professor é assíduo (comparece) às aulas – Média 5.0, item considerado

Excelente, uma vez que os professores tem regime dedicação parcial na Faculdade Legale, deste modo chegam sempre muito antes do início das aulas, além da localização da Faculdade ser privilegiada, estando localizada na região central de São Paulo, próximo a estações de Metrô, Terminais de ônibus e vários estacionamentos conveniados, facilitando todo acesso à Faculdade.

(7)

7

O conjunto de professores avalia a Instituição:

a) Condições das instalações físicas – Média 5.0, os professores avaliaram este item

como Excelente, as salas de aula possuem ar condicionado, aparelho multimídia, quadro branco com utilização de caneta recarregável ao invés de giz.

b) Suporte na Secretaria – Média 5.0, os professores avaliaram este item como

Excelente, tendo em vista o atendimento personalizado aos professores.

c) Relação com a Coordenação – Média – 5.0, este item foi avaliado pelos professores

como Excelente, a coordenação é bastante presente junto aos professores e alunos. d) Pontualidade e transparência na folha de pagamento – Média 5.0, item avaliado

como Excelente, a instituição além de registrar todos os professores, deposita em conta corrente os salários pontualmente no quinto dia útil de cada mês.

e) Serviço de limpeza e conservação – Média 5.0, este item foi avaliado pelos

professores como Excelente, devido ao empenho do departamento de limpeza e conservação da Instituição estar sempre presente, deixando as salas de aulas e demais dependências da Faculdade sempre limpas de forma impecável.

f) Serviço da cantina – Média 5.0, sendo considerada pelos professores Excelente, a

cantina é terceirizada e sua proprietária juntamente com seus colaboradores são muito atenciosos com os professores, alunos e demais usuários, seus produtos são sempre de ótima qualidade.

g) Localização, acesso, transporte coletivo, estacionamento – Média 5.0, este item

foi considerado pelos professores como Excelente, uma vez, que a Faculdade Legale esta localizada na região central de São Paulo, próximo a estações do metrô e a terminais de ônibus e também possui convênio com vários estacionamentos em seu entorno.

h) Acesso à computadores – Média 5.0, item avaliado pelos professores como

Excelente, no momento este acesso ainda é pequeno, mas, a Faculdade Legale esta montando uma sala para professores ampla com acesso a computadores de última geração com acesso a internet, sala climatizada contando também com espaço para elaboração de aula e exercícios.

i) Participação dos professores nas decisões (gestão participativa) – Média 5.0, item

avaliado como Excelente pelos professores, o curso de Graduação em Ciências Contábeis conta com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), desta forma, todos professores participam da decisões sobre o curso e eventualmente sobre as decisões da Instituição.

O conjunto de professores avalia os alunos em relação à disciplina / atividades:

a) Assiduidade – Média 4.0, este item foi avaliado pelos professores como Muito Bom,

são raros os casos de falta às aulas pelos alunos, uma vez que a participação em todas as aulas é um dos pontos chaves para a manutenção da bolsa integral que todos possuem no curso de Graduação em Ciências Contábeis na primeira turma com início em fevereiro de 2011.

b) Pontualidade – Média 4.0, item avaliado pelos professores como Muito Bom a

Instituição esta localizada na região central de São Paulo, sendo fácil o acesso através de transporte coletivo o com veículo próprio.

(8)

c) Conhecimento anterior do aluno para acompanhar a disciplina/atividade –

Média 4.0, item avaliado como Muito Bom, tendo em vista a seleção realizada pela Faculdade Legale através do vestibular classificatório.

d) Desempenho da classe em relação ao programa proposto – Média 4.0, os

professores avaliaram este item como Muito Bom, os alunos em sua maioria já possuem uma ou mais graduações, desta forma, o desempenho da turma é muito bom, sendo um diferencial em relação às outras Instituições por onde passaram. e) Relacionamento com os colegas – Média 5.0, item avaliado pelos professores como

Excelente, o grupo de alunos interagem entre si e com os professores de forma muito boa, formando inclusive grupos de estudos fora do horário de aula.

f) Consulta pelos alunos ao material bibliográfico indicado – Média 4.0, os

professores avaliaram como Muito Bom este item, os alunos estão sempre solicitando informações junto aos professores sobre indicação de bibliografia fora da utilizada no curso para ampliarem seus conhecimentos.

Os professores fazem uma auto-avaliação:

a) Meu conhecimento para ministrar a disciplina/atividade – Média 4.0, item

avaliado pelos professores como Muito Bom, todos possuem titulação e bastante experiência no ensino superior, desta forma seu conhecimento é bem amplo em relação às disciplinas ministradas.

b) Grau de motivação com relação à disciplina/atividade – Média 5.0, item avaliado

como Excelente pelos professores, uma vez que todos possuem mestrado em sua área de atuação.

c) Grau de dificuldade para ministrar a disciplina/atividade – Média 4.0, item

avaliado como Muito Bom, pelos professores, como a maioria dos alunos possuem uma ou mais graduações, o nível dos alunos é muito alto, desta forma a disciplina se torna muito melhor para ser ministrada.

d) Minha frequência e pontualidade às aulas – Média 5.0, item avaliado como

Excelente, como os professores são contratados em regime parcial, eles chegam à Instituição muito antes do horário das aulas, desta forma não há faltas nem tão pouco atrasos em relação às aulas.

(9)

9

VIII– DESENVOLVIMENTO DA AVALIAÇÃO Ações Planejadas e Realizadas

Indicador Satisfatório Insatisfatório Ações saneadoras Cronograma

Biblioteca X

Reforma total, ampliação das salas

de estudo. Entrega na 2ª quinzena de abril/2011. Laboratório de Informática X Reforma total, instalação de computadores de última geração. Entrega na 2ª quinzena de abril/2011. Sala de aula X Aumento do número de salas de aula Segundo semestre de 2012. Secretaria X Aumento do espaço físico. Entrega na 2ª quinzena de abril/2011.

(10)

XIII - Conclusão Final

O resultado da avaliação mostra de maneira clara que a mudança de Mantença da Antiga Faculdade Mater para a atual Faculdade Legale, aconteceu de maneira bastante vantajosa para os alunos, hoje a Instituição possui salas de aulas climatizadas, aparelhos de multimídia, acesso a internet, cadeiras estofadas, professores qualificados, capacitados e com ampla experiência no ensino superior além de colaboradores motivados, qualificados e capacitados em todas as diversas áreas da Faculdade Legale.

A Faculdade Legale, está terminando uma grande reforma na Biblioteca e no Laboratório de Informática, desta forma os alunos terão maior acesso a computadores de última geração, uma bibliografia totalmente nova à sua disposição, salas de estudos espaçosas, com um ambiente tranquilo, para um melhor aproveitamento dos estudos.

São Paulo, março de 2011. Comissão Própria de Avaliação

__________________________________ Professor Fábio Batista Cáceres

__________________________________ Professor José Roberto Mathias

__________________________________ José Salvador Rodrigues Guariroba

__________________________________ Márcio Luiz Cristovam Gomes

__________________________________ Paulo Takao Takamura

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo teve como objetivo descrever aspectos do funcionamento narrativo de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual e alteração de linguagem

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Na tentativa de reduzir este comprometimento, alguns artifícios são utilizados, como a adição de enzimas exógenas, probióticos, prebióticos, simbióticos e

Nas obras dos seis criadores brasileiros temos o corpo-território que trabalho (em Bernard, anti-corpo) e não o corpo veículo, posto as danças terem sido

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

CENTROS ECORREGIONAIS: Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Cerrados; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Acre; Embrapa Amapá; Embrapa Rondônia; Embrapa Roraima; Embrapa Meio-Norte;

Para colocar a ideia de uma nova forma de administrar a UECE, aqui defendida pela chapa EM DEFESA DA UECE, será consolidado um Plano de Trabalho com os diversos segmentos da