• Nenhum resultado encontrado

A LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

A LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Ana Bezerra da Silva Batista1 Eder Bruno Cavalcanti Nascimento2 RESUMO

Este estudo objetivou compreender a influência do líder e liderado na qualidade de vida no trabalho, a partir das construções teóricas relacionadas ao tema a liderança e a qualidade de vida no trabalho. O universo pesquisado foram alunos da FAINTVISA, mas especificamente do curso de Administração de empresas, matriculados nos períodos do 4º ao 8º. A qualidade de vida no trabalho é um instrumento essencial para a gestão organizacional e a sua possibilidade de sucesso depende, principalmente, de uma liderança que possa motivar os seus funcionários. Portanto, quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e, quanto aos meios, de campo. As fontes foram primárias e secundárias, com abordagem quantitativa. Nesse sentido, procurou-se enriquecer tal pesquisa fundamentando-a teoricamente de fonte secundária através de autores renomados como: Chiavenato (2010);

Guimarães (2012); Rodrigues (2014); Fiorelli (2009); dentre outros. Conclui-se que, apesar das construções e recomendações teóricas, observou-se que a necessidade das empresas em buscar meios para proporcionar o bem estar ao trabalhador, pois a falta da qualidade de vida no trabalho interfere em relação à produtividade dos funcionários, ao desenvolvimento e crescimento das empresas, a satisfação, a motivação e, principalmente, a relação entre o líder e o liderado, pois é primordial que ambos possam ter uma boa relação e assim chegarem aos mesmos objetivos ao sucesso e a qualidade de vida no trabalho.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho, Liderança, Líder de Motivação.

INTRODUÇÃO

As condições de vida, nem sempre são valorizadas, portanto, a liderança precisa pode proporcionar para todos os membros da organização um ambiente favorável e ao mesmo tempo o bem estar. A liderança pode ser o fator que consolida e favorece a qualidade de vida no trabalho dentro da organização. Sendo assim, em uma organização as pessoas participam de uma rede de relação onde integrante da organização influi e é influenciado pelos demais. Por isso a administração é de suma importância e estabelece um conjunto de forças organizacionais.

A qualidade de vida no trabalho é um instrumento essencial para a gestão organizacional e a sua possibilidade de sucesso depende, principalmente, de uma liderança que possa motivar os seus funcionários. É preciso ultrapassar paradigma na busca pela qualidade de vida no trabalho, influem para tornar as pessoas mais produtivas.

1 Bacharelanda em Administração pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão. anabatista17@live.com

2 Professor Orientador: Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012 – 2014), MBA em Marketing (2008), graduado em Administração Mercadológica, (2005). Atualmente cursa Gestão do Conhecimento Aplicada à Prática do Trabalho (2014 - Lato sensu), é Gerente Comercial na Datamétrica Consultoria Pesquisa e Telemarketing Ltda., Empreendedor no Contratempo Studio e Professor em turmas de Graduação e pós - graduação no Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM), FAINTVISA - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Atua também, com destaque, na área de licitações e contratos administrativos.

eder.bruno@hotmail.com

(2)

Segundo Fiorelli (2009, p. 2015) “O líder compreende as forças que nevem os liderados;

adquire sensibilidade para perceber fraquezas e pontos fortes, sem isso, não haverá neutralizar aquelas e obter resultados com estes”.

Na organização é a liderança que tem o papel de influenciar no ambiente de trabalho, atreves de suas ações diárias e seu comportamento na empresa. A pessoa que exerce a influencia escolhe qual a tática parece ser mais apropriada para criar uma dada situação, visando o comprometimento dos membros na organização. Se os objetivos dos empregados forem satisfeito pela qualidade de vida no ambiente de trabalho, consequentemente ele desenvolverá e favorecerá o seu Máximo para contribuir com a produtividade e crescimento da empresa. Frente a este contexto, buscou-se com este estudo, compreender a influência do líder e da liderado na qualidade de vida no trabalho. Nesse sentido, tendo se utilizado de fontes primárias e secundárias. Com fins e suporte teórico, foram basilares os estudos de Chiavenato (2010); Guimarães (2012); Rodrigues (2014); Fiorelli (2009); dentre outros.

2 CONCEITO DE LIDERANÇA

“A liderança sempre envolve influência por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento de um seguidor (influenciado) ou seguidores numa situação”

Minicucci (2009, p. 287). Conforme Vergara (1999, p. 74 apud FIORELLI, 2009, p. 185): “A liderança é a capacidade de exercer influência sobre as pessoas”.

Diante da proposta do autor Fiorelli (2009), podemos obter compreensão que os lideres por meio de suas ações e suas tarefas do cotidiano, os funcionários veem este fato como algo que eles possam si espelhar e geralmente copiam o comportamento do na pessoa que procura a aprovação, portanto, promove a centralização de pessoas com ações diferentes e assim ambos ganham. Diante disso, o desenvolvimento e resultados pretendidos em buscar de suas metas e objetivos serão evidentes. Entretanto, Guimarães (2012, p.23) afirma que:

O ato de liderar no trabalho implica interações sociais em que cada elemento faz parte das características e competências. Preferência e estilos comportamentais também precisam ser considerados. Liderar é um processo social e dinâmico. Tudo- o grupo, o mercado, os investidores, o momento econômico, a situação- precisa ser incluindo e considerado.

No século XX várias teorias vêm tentando compreender a analisar as condutas dos lideres dentro das organizações, buscando antes de tudo, analisar as suas ações e comportamento cm intuito de identificar as suas obrigações (RODRUIGUES, 2014). Um dos motivos que levam a contribuição ao crescimento das organizações e sem dúvidas a participação significativa dos lideres em relação à motivação, coordenação e a qualidade de vida no trabalho dos seus subordinados e, por isso, são capazes de ação conjugada a fim de alcançar os objetivos em comuns (CARVALHO, NASCIMENTO E SERAFIM, 2012).

(3)

3

2.1 Estilos de Liderança

Para compreender melhor o tema abordado precisamos entender sobre os estilos de liderança, pois o estilo de liderança reside no fato de que o líder em seu desempenho profissional e é à maneira de como o líder diante de seu de comportamento irá liderar os seus subordinados. Segundo Chiavenato (2000, p.48) “Para dirigir as pessoas, não basta apenas ar ordens e instruções, comunicar e motivar. É preciso ainda liderar. E ai outro desafio para o administrador”.

De acordo com Carvalho, Nascimento e Serafim (2012, p. 77), para analisar as várias posições acerca dos estilos de liderança, surgiram três tipos clássicos de processos que visam dirigir pessoas rumo a objetivos pretendidos e podem ser apresentadas por características próprias.

A liderança democrática - Consiste no processo pelo qual o gerente orienta e auxilia seu grupo de trabalho a encontrar, por si mesmo, a solução de seus problemas, ou seja, bem como na liderança situacional. Liderança autocrática – Caracterizada pela dominação pessoal do gerente sobre seus auxiliares.

Corresponde ao estilo gerencial preconizado pelo taylorismo e fayolismo.

Liderança Liberal – Caracterizada pela ausência de qualquer tipo de controle sobre o grupo, pois este é que determina o que deve fazer e quando deve fazer as tarefas.

(CARVALHO, NASCIMENTO E SERAFIM, 2012, p. 77).

Liderança autocrática Liderança democrática Liderança livre (liberal) Interesses próprios à custa dos

liderados.

Interesses do próprio grupo e da empresa.

O próprio grupo fixa seus interesses.

Impõe-se apoiada na obediência. Autoridade na cooperação voluntária.

O grupo age longe de controle e da autoridade.

Disciplina é produto de regulamento rígido.

Disciplina é produto de solidariedade de propósitos.

Pouca ou nenhuma cooperação no acatamento da autoridade.

Usa mais o processo coercitivo e raramente o persuasivo.

Usa mais o processo persuasivo e raramente o coercitivo.

Raramente o persuasivo.

Jamais o coercivo.

Desconfiança intima dos liderados.

Transfere confiança aos liderados. Confunde confiança com excesso de liberdade.

Comanda, controla e dirige de perto.

Oriente, educa e motiva. Ausência de controle e de comando.

Quer obediência imposta. Deseja obediência consentida. O grupo determina o grau de obediência.

Quadro 1- Traços comparativos de estilo de liderança.

Fonte: Carvalho, Nascimento e Serafim, 2012, p.79.

3 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

(4)

Segundo Chiavenato (2012) os fundamentos do conceito de qualidade de vida no trabalho basear-se no respeito pelo respeito pelo individuo no ambiente de trabalho. No entanto, visando ter pessoas motivadas que participem ativamente no trabalho, ou seja, as organizações possam compensá-las de acordo com as suas contribuições na empresa. Por isso, “A QVT faz parte das mudanças pelas quais possam as relações de trabalho na sociedade moderna, em rápida transformação” (FRANÇA, 2010, p.22).

Rodrigues (2014, p.76) enfatiza que “a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o inicio de sua existência. Com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para felicitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalho na execução de sua tarefa”. Neste sentido, a qualidade de vida no trabalho é considerada um dos fatores que contribui para a motivação dos membros da organização, por isso, dos seus resultados que contribuirá nas suas necessidades pessoais (CHIAVENATO, 2010).

Fernandes e Gutierrez et al. (1998, p.18 apud LIMENGI- FRANCA, 2010, p.34) relata que:

A qualidade de vida no trabalho é afetada, ainda, por questões comportamentais que dizem respeito às necessidades humanas e aos tipos de comportamentos individuais no ambiente de trabalho, de alta importância, como entre outros, variedade,

identidade de tarefa e retroinformação.

A partir dos séculos XVIII e XIV foi marcado pela sistematização pelos métodos de produção, visando às condições de trabalho e sua influencia relacionada na produção do trabalhador, mas o importante é a partir deste gato, vieram a ser estudadas de forma cientifica para melhorar as condições no ambiente de trabalho (RODRIGUES, 2014).

Moraes et al.(1991 apud SANT’ ANNA E KILIMNIK, 2011, p. 35) “Um dos maiores desafios para o homem no mundo altamente competitivo e estressante desde o inicio de século é enfrentar a convivência diária com pessoa s e situações inesperadas, especialmente no trabalho”.

Chiavenato (2010, p.487) “A QVT assimila duas posições antagônicas: De um lado, a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem estar e satisfação no trabalho e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre a produtividade”.

Entretanto, Limongi- Franca (2010, p.26) defende que:

A rigor, qualidade de vida no trabalho envolve uma dimensão especifica do local onde as relações de produção acorrem. Trata- se de reconhecer que grande parte das relações de trabalho, de suas praticas (...). Embora influenciada palas condições gerais de organização econômica, é nessa dimensão, que se pode designar de

organizacional (...).

(5)

5

Diante da globalização, o alto nível de exigência no setor profissional leva os funcionários a ter a necessidade de cada vez mais estes informados em relação o que esta acontecendo no mundo empresarial. Com a preocupação excessiva com o a profissão leva o trabalhar a uma má qualidade de vida, por meio, dá pressão emocional, levando estes problemas a influenciar o ambiente tanto profissional quanto ao familiar. Nesta casa, é de fundamental importância à participação significativa do líder, e que a empresa atual esteja voltada para a qualidade de vida de seus funcionários (CARVALHO, NASCIMENTO E SERAFIM, 2012).

3.1 Motivação

Dubrin (2003, p.110), “Motivação (num ambiente de trabalho) é o processo pelo qual o comportamento é mobilizado e sustentado no interesse de realização das metas organizacionais”.

“A motivação é um poderoso instrumento de direção. Um motivo é qualquer coisa que leva uma pessoa a praticas uma determinada ação. Um motivo é a causa, a razão de algum comportamento” (CHIAVENATO, 2000, p.46). O autor ainda destaca que a motivação é a busca da necessidade do objetivo ou desejo sobre alguma coisa, o motivo proporciona um interesse e o entusiasmo por alguma coisa. Contribuindo com o desenvolvimento organizacional e o desenvolvimento pessoal do individuo (CHIAVENATO, 2002).

Valendo-se de várias hipóteses em relação à satisfação no trabalho, Perrow (1976, p 123 apud FIORELLI. 2009 p.112 a 113) alerta que:

A satisfação no trabalho acompanha a liberdade de ação apenas em certos casos, pois se uma pessoa a vem de um ambiente ou tem antecedentes que não realizam muito a liberdade de ação (...) ou se a liberdade de ação origina grande dose de tensão, (...) então o grau de satisfação diminuirá (...) quando se tiver liberdade de ação.

É importante que os empregados tenham uma motivação no trabalho, entretanto, a motivação melhora a qualidade de vida no trabalho e aumenta a capacidade de satisfação.

Desse modo, ao ter funcionários motivados, consequentemente, a organização terá mais firmeza, e o caminho para o sucesso (CARVALHO, NASCIMENTO E SERAFIM, 2012).

Estes autores ainda defendem que:

A motivação faz da constituição do sujeito, ou seja, ela é interna e nesse sentido deve ser estimulada para que a pessoa possa melhoraria seu lado emocional, promovendo maior prazer na própria vida e, consequentemente, despertando maior interesse pelo que produz (CARVALHO, NASCIMENTO E SERAFIM, 2012, p.

147).

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

(6)

Para esse estudo foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por alunos das Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA, mais especificamente do curso de Administração de Empresas, matriculados nos períodos do 4º ao 8º, totalizando 80 alunos.

O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi dirigido, com um total de 14 perguntas. Cada questão compunha-se de alternativas de múltipla escolha e uma alternativa sendo composta por uma tabela, contendo nove opções para que o entrevistado escolhesse três das opções. A pesquisa buscou investigar como os alunos avaliam a empresa que trabalha e, no caso de líderes, como avalia os seus subordinados, buscando assim construir resultados em relação à liderança e a qualidade de vida no trabalho. No total foram entrevistados 47 liderados e 33 lideres todos os alunos da instituição citada.

Procurou-se de forma secundaria enriquecer tal pesquisa fundamentando-a teoricamente através de autores renomados que abordavam sobre o tema. Quanto aos fins, este estudo é de caráter descritivo e com pesquisa de campo de fonte primária e a coleta de dados de abordagem quantitativa.

À medida que os questionários eram respondidos, as respostas foram digitadas em planilhas eletrônicas Excel, para, em seguida, proceder à análise e interpretação dos dados da pesquisa.

5 RESULTADOS E ANÁLISE

Quanto ao perfil da amostra pesquisada, num total de 80 alunos do curso de Administração de empresas da FAINTVISA, com público alvo do 4º ao 8º período. Observou-se que 53% dos entrevistados são do sexo feminino e a faixa etária predominante é de 18 a 25 anos de idade, representando 59% dos pesquisados e a mesma permitiu identificar também que 59%

dos alunos são liderados na empresa onde ambos trabalham.

A pesquisa identificou que o estilo de liderança tem um papel de suma importância, 56%

dos entrevistados relataram que o estilo de liderança interfere completamente em questão da qualidade de vida no trabalho proporcionando aos liderados mais autonomia, bem estar e satisfação no trabalho.

Em termos de realização profissional, observou-se que 49% se sentem mais ou menos realizados no trabalho que executa, ou seja, este ponto deve ser mais valorizado, pois como praticamente a metade dos entrevistados relatou que não se sente realizado então os lideres tem que buscar incentivar os seus liderados para que eles possam se sente realizado no seu trabalho e como consequência da realização para a empresa o funcionário trará melhor resultados positivos.

(7)

7

Em relação ao gráfico 1, analisamos que o estilo de liderança que os entrevistados que mais classificaram o seu líder ou o líder se classificou foi à liderança democrática com mais da metade dos entrevistados cerca de 53%, ou seja, a liderança que transfere confiança aos liderados e que tem interesses do próprio grupo e da empresa e também sempre buscando a motivação dos liderados. Conforme o gráfico abaixo.

7% Tranfere confiança aos liderados

6%

34% 53% Comanda,controla e direge de

perto

Ausência de controle e de comando

Não sei dizer

Gráfico 1 - Se caso você for um liderado na empresa em que trabalha como considera o estio de liderança do seu líder? Ou caso se você for um líder em que estilo de liderança você se classifica? Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora.

Nos gráficos 2 e 3, observa-se que tem praticamente o mesmo objetivo, pois abordam sobre as relações entre o líder e seus liderados e na análise identificou que ambos tiveram o mesmo percentual máximo de 61% dos entrevistados. No gráfico 2 que aborda se a liderança pode influenciar em relação à qualidade de vida no trabalho e a resposta foi completamente.

Já no gráfico 3, quando focaliza se o relacionamento entre ambos na empresa, os entrevistados classificaram como mais ou menos. Assim sendo, o relacionamento entre os integrantes da organização é de suma importância visando melhorar o clima e arar que todos trabalhem e desenvolvam bem suas funções e respeitem um ao outro. Pode-se notar que os entrevistados são necessários que haja confiança e respeito entre o líder e seus liderados e que ele deve posa confiança mostrando ter domínio e sempre mostrar qual é o objetivo da empresa. Conforme os

gráficos abaixo.

(8)

3% 0% 0%

36% Completamente

61%

Parcialmente Não tanto

De forma nenhuma Não sei dizer

Gráfico 2 - Em sua opinião, relacionamento entre o líder e liderado pode influenciar a qualidade de vida no ambiente de trabalho? Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora.

1%

3% 5%

61%

30% Excelente Mais ou menos Ruim

Pésimo Não sei dizer

Gráfico 3 - Como você classifica o relacionamento entre o líder e os subordinados dentro da empresa?

Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora

Em relação à motivação no ambiente de trabalho, nota-se que 39% abordaram que se sentem parcialmente motivados pelo seu líder. E uma pessoa que esta motivada é capaz de exercer suas tarefas e contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da organização.

Portanto, cabe aos líderes trabalhar cada vez mais a motivação entre os liderados na empresa, ao contrário se não houver trabalhador motivado a empresa consequentemente não conseguira atingir seus objetivos de maneira eficaz. Conforme mostra o gráfico 4 abaixo:

5%

10% 31% Completamente 15% Parcialmente

Não tanto 39% De forma nenhma

Não sei dizer

Gráfico 4- Você se sente motivado no trabalho pelo seu líder?

Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora

(9)

Os gráficos 5 e 6, abordam o assunto se a empresa em que os entrevistados trabalham oferece a qualidade de vida. Constatou que em relação aos benefícios oferecidos pela empresa 56% responderam que classificam mais o menos. No gráfico 6, observamos que a organização em que os entrevistados trabalham oferece moderadamente aos funcionários a qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, a qualidade de vida tem que ser mais utilizada nas empresas buscando sempre para todos os integrantes, pois a qualidade de vida tem um papel de suma importância, pois é um conjunto de ações que a empresa executa e sempre buscando a satisfação, o bem estar das pessoas que trabalham nela. Conforme os gráficos abaixo:

4% 3%

10% 27% Excelente Mais ou menos

Ruim

56% Péssimo

Não sei dizer

Gráfico 5 - Em relação aos benefícios oferecidos pela sua empresa, como você classifica a sua qualidade de vida no trabalho?

Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora

4%

17% 16% Sempre Frequentemente

34%

29% Moderadamente

Raramente Nunca

Gráfico 6 - A organização em que você trabalha oferece aos funcionários a qualidade de vida o trabalho? Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora.

Diante da pesquisa ficou constatado que, a falta da qualidade de vida no trabalho interfere completamente em relação à produtividade dos funcionários, ou seja, se a empresa

(10)

não oferece a qualidade de vida no ambiente de trabalho o funcionário ficará desmotivado e não fará o seu melhor em relação à produção na empresa e consequência prejudica a produtividade do mesmo. Sabemos que funcionário que trabalha em um ambiente que se sinta bem com liderança ele trará melhor resultados. Funcionário satisfeito é funcionário produtivo.

Conforme o gráfico 7 abaixo:

1% 0%

5% Completamente

29%

Parcialmente 65% Não tanto

De forma nenhuma Não se dizer

Gráfico 7- Em seu ponto de vista, a falta de qualidade de vida no ambiente de trabalho interfere em relação a produtividades funcionários? Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora.

No gráfico 8, foi elaborada uma tabela contendo nove alternativas para que o entrevistado escolhessem três opções, com objetivo de mostrar o que considera hoje um dos principais benéficos que a qualidade de vida. Diante dos resultados, observamos que 25% dos entrevistados optaram em primeiro lugar ser valorizado e reconhecido pelo trabalho que executa, ou seja, os lideres tem que tem que focar mais em relação a este assunto buscando motivar e mostrar que o funcionário é muito importante para consegui o objetivo da empresa.

12%

0% Relação com a liderança da equipe.

15% Ser valorizado e reconhecido pelo trabalho que 14% executa.

Satisfação, bem estar e motivação no trabalho.

5% 25%

7% Autonomia e autocontrole do trabalho.

18% Adequação do ambiente de trabalho as

necessidades do trabalhador.

4% Sistemas de compensações que valorizam o

trabalho de acordo ao desempenho.

Oportunidades de crescimento e receptividade dos funcionários.

Respeito entre as pessoas na empresa.

Outros.

(11)

11

Gráfico 8 - Marque até 3 opções que você considera hoje como os principais fatores que contribui com a qualidade de vida no trabalho. Fonte: Dados da pesquisa. Elaborado pela Autora.

Outro ponto importante na pesquisa é que 61% dos entrevistados abordaram que nunca o seu líder lhe fez considerações e observações sobre o seu trabalho e sua produtividade que possa lhe causa algum tipo de humilhação ou constrangimento perante aos demais funcionários.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo deste estudo foi compreender a influência do líder e liderado na qualidade de vida no trabalho, o estudo foi realizado pelos (com os) discentes da FAINTVISA, pontualmente pelos alunos de Administração do 4º ao 8º período. Para isso, o estudo buscou levantar a opinião dos pesquisados em relação ao trabalho que ambos executam na empresa onde eles trabalham.

Em relação aos objetivos específicos, foi possível constatar os aspectos que influenciam na melhoria da qualidade de vida no trabalho dos pesquisados, como as condições de trabalho oferecidas pela empresa, o respeito dos lideres com os seus funcionários e também o lado da realização profissional dos funcionários. No entanto, identificou-se que as empresas onde os entrevistados trabalham realizam algumas ações que atendem alguns aspectos referentes à qualidade de vida no trabalho, e sem contar, que a liderança e o seu estilo é fundamental importância para este desenvolvimento. Foi constatado que um bom relacionamento entre os integrantes da organização da empresa pode sim influenciar a qualidade de vida no trabalho.

Finalmente, no que diz respeito ao objetivo geral, foi possível compreender a influência do líder e liderado na qualidade de vida no trabalho, como também, a necessidade das empresas de programar ações de melhorias. Essas melhorias devem refletir nos seguintes aspectos:

implementação de sistemas de compensações que valorizam o trabalho de acordo ao desempenho, e atender as necessidades do funcionário, como também promover a autonomia e autocontrole do funcionário na tomada de decisão na empresa. Promover oportunidades de crescimento e receptividade dos funcionários e o processo de inter-relação com a liderança e funcionários promovendo respeito entre as pessoas na empresa. A empresa deve satisfazer motivar e promover o bem estar no ambiente de trabalho, pois todos os funcionários têm direitos.

Diante do exposto, conclui-se ao final deste estudo, a necessidade das empresas em buscar meios para proporcionar o bem estar ao trabalhador, pois a falta da qualidade de vida no trabalho interfere em relação à produtividade dos funcionários, ao desenvolvimento e crescimento das

(12)

empresas, a satisfação, a motivação e, principalmente, a relação entre o líder e o liderado, pois é primordial que ambos possam ter uma boa relação e assim chegarem aos mesmos objetivos ao sucesso e a qualidade de vida no trabalho.

LEADERSHIP AND IT’S INFLUENCE ON THE QUALITY OF LIFE AT WORK

ABSTRACT

This article aimed to understand the influence of the leader and led in the quality of life at work, to from the theoretical constructs related to theme the leadership and quality of work life, the universe researched were students of FAINTVISA, more specifically in the course of business, enrolled in the 4th to 8th.The quality of life at work is an essential instrument for organizational management and their possibility of success depends, mainly, a leadership that can motivate your employees. Therefore, as to the purpose, this study is descriptive character and with field research primary source and quantitative approach to data collection. In this sense, sought to enrich such research basing it theoretically of secondary source by renowned authors such as:

Chiavenato (2010); Guimarães (2012); Rodrigues (2014); Fiorelli (2009); among others. Finally, despite the theoretical constructs and recommendations, the study is concluded at the end of this study, the need of companies to find ways to provide the welfare worker, because the lack of quality of work life interferes with regard to employee productivity, because the lack of quality of work life interferes with regard to employee productivity, especially, the relationship between the leader and the led, because it is essential that both can have a good relationship and so reach the same objectives to the success and quality of life at work.

Keywords: Quality of life at work, Lead, Led, Motivation.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à administração Geral. 3ª edição. São Paulo:

Makron Books, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª edição. Rio de Janeiro: Elserver, 2010.

FERREIRA, Marion Cesar. Qualidade de vida no trabalho: Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília, DF: Edições: Ler, pensar, agir, 2011.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: Integrando teoria e prática. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.

GUIMARÃES, Gilberto. Liderança positiva: Para atingir resultados excepcionais. São Paulo: Évora, 2012.

LIMONG-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho-QVT: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª ed.-6. reimp.- São Paulo;Atlas,2010.

MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada à administração. 5ª edição -12 reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009.

RODRIGUES, Marcus Vinicius. Qualidade de vida no trabalho: Evolução e analise no

(13)

13

nível gerencial. 14ª ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SANT’ ANNA, ANDERSON DE Souza. Qualidade de vida no trabalho: Fundamentos e abordagens. Rio de Janeiro: Elserver, 2011.

Referências

Documentos relacionados

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

Em estudo de Silva e Rech (2011), concluíram que mesmo em intensidades submáximas, exercícios do treinamento de força proporcionam elevação da FC, PAS, PAD e

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction