• Nenhum resultado encontrado

Tradução para o idioma Português-Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tradução para o idioma Português-Brasil."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Tradução para o idioma Português-Brasil.

(2)

1 Comentários Gerais

Este documento abrange a compilação do QlikView 11.2.12904, SR12. Informações sobre QlikView 11.2 SR1-SR6 não estão incluídas, mas podem ser encontradas nas notas de lançamento do SR6.

1.1 Informações de segurança importantes referentes ao QV11.20 SR12

Uma vulnerabilidade de segurança relacionada à uma manipulação do XML no QlikView foi encontrada, agradecimento especial ao Alex Haynes, analista de segurança de TI no Vente Privée, por reportar. Recomendamos que você avalie esta vulnerabilidade na sua implantação QlikView. Uma correção é fornecida no QlikView Server versão 11.20 SR12 no qual recomendamos que todos os clientes comecem a utilizar para diminuir este problema. Por favor, contate o suporte se você tem qualquer pergunta.

1.2 Novo no QV11.2 SR11

1.2.1 Erros em expressões - erros de sintaxe exibidas em objetos de gráficos que previamente não mostravam erros

Como resultado de correção do erro 69228 “inspetor de sintaxe não funciona”, mensagens de erros de sintaxe agora são retornadas como objetos ao invés de retornar NULL. Isto pode retornar um objeto que executava no SR10 ou anterior, mostrando uma mensagem de erro no SR11 (“Erro na expressão”). Além disso, o QlikView Server irá gerar uma mensagem de erro no registro de evento do QlikView Server toda vez que uma mensagem com erro for avaliada. Para evitar uma interrupção em um ambiente de produção existente e potencial aumento do arquivo de registro de evento, isto só estará ativado no QlikView Desktop e, por padrão, desligado no QlikView Server.

Você estará apto a ativar isto adicionando SilentErrorInChart=0 no arquivo Settings.ini no QlikView Server (C:\ProgramData\QlikTech\QlikViewServer). Nós recomendamos que nos ambientes test/development/QA está configuração esteja ativada para que estes erros em expressões sejam registradas e expressões defeituosas possam ser identificadas e corrigidas. Erros serão registrados nos registros de eventos no QlikView Server somente se if SilentErrorInChart=0. Segue um exemplo de entrada de registro:

Error SE_LOG: Expression Error. Doc: S&D Dashboard.qvw, ObjectId: Document\CH14, Expr(4).

1.2.2 Estabilidade do QVS

Um número de melhorias tem sido feito e vários erros foram corrigidos referentes a estabilidade do QVS, ambos em ambientes únicos e agrupados. As melhorias serão mais notadas em cenários agrupados de alta pressão.

1.2.3 idem ao 1.2.2

1.2.4 Melhorias QDS

Um número de melhorias referentes a confiabilidade de ambientes agrupados. Nós recomendamos todos os usuários com ambiente agrupado QDS a atualizar.

(3)

1.2.5 Suporte para Internet Explorer Touch

Telas sensíveis ao toque, em tablets ou computadores híbridos com Internet Explorer, agora devem ter a mesma funcionalidade que no Sarari e Chrome.

1.2.6 Consultas Direct Discovery Sub

Foi adicionada uma nova capacidade nos casos onde mais de uma tabela/view dentro da aplicação está no modo Direct Discovery. Uma nova declaração de “Set” pode ser usada:

SET DirectEnableSubquery='true';

Isto irá chamar o SQL subconsulta/subquery para ser gerado quando filtros forem aplicados a uma tabela que envolve limitação de um conjunto de dados em outra tabela associada de direct discovery (sem isto uma grande cláusula IN poderá ser gerada).

As seguintes limitações se apilcam quando sub queries são usadas:

Sintaxe de sub query somente é chamada quando você seleciona dados

A quantidade de dados dentro das chaves é o fator determinante, e não o número de chaves. Subqueries só são invocada se todas as tabelas envolvidas estão em modo de Direct Discovery. Se você filtrar o gráfico usando dados de uma tabela incluída no modo in- memory, uma cláusula IN será gerada.

1.2.7 Possibilidade de desligar o comando "Executar" no Publisher

Como um recurso de segurança, agora é possível desativar a capacidade de usar o comando "Executar" em um script. Uma nova configuração, AllowExecuteCommand, que por padrão é definido como 1, está incluída no arquivo settings.ini QVB.

Esta situa-se no caminho do arquivo:

"C: \ Windows \ System32 \ config \ systemprofile \ AppData \ Roaming \ QlikTech \ QlikViewBatch".

Alterando essa configuração para 0 irá causar uma falha no script em qualquer tarefa no Publisher com o "comando Executar".

Esta definição tem que ser feita em todos os nós em um cluster QDS.

1.2.8 Nova chamada de API para balanceamento de carga em cluster QVS

O novo método permite que o chamador encontre o endereço do QVS que atualmente é o mais adequado para a abertura do documento especifico de acordo com as configurações de balanceamento de carga do QV Web Server.

Isso é para ser usado na construção de soluções que não estão cruzadas no AccessPoint.

(4)

Novo método de chamada QMS API:

Uri SelectServer (Guid qvwsID, string documento);

exemplo:

ServiceInfo [] = qvsServices qms.GetServices (ServiceTypes.QlikViewWebServer);

Guid serverID = qvsServices [0] .ID;

Uri ServerUri = qms.SelectServer (serverID, "MyDocumentName");

1.3 Novidades em QV11.2 SR10

1.3.1 New Pie chart color option

Agora é possível definir a cor das linhas ao redor dos setores em um gráfico de pizza. Na propriedades guia "Cor do gráfico", você pode encontrar a propriedade Sector outline. Por favor, note que as cores calculadas não funcionam para esta definição.

1.4 Novidades em QV11.2 SR9 1.4.1 Suporte ao iOS8 Safari

Esta versão agora suporta iOS8.1 com o uso do Safari / AJAX. Devido a várias problemas em iOS8.0, este não será suportado. Nossos aplicativos nativos iOS estão atualmente sendo adaptados para iOS8.

1.4.2 Nova opção de Trigger no QMC

Ao configurar um trigger para uma tarefa no QMC, você terá uma nova opção disponível.

Anteriormente você poderia escolher entre Periodicamente/Hora em hora

/Diáriamente/Semanalmente/Mensalmente, e agora "continuamente" foi adicionado.

Escolhendo esta opção irá reiniciar a tarefa logo que tenha terminado.

1.5 Novidades em QV11.2 SR8

Esta versão inclui as seguintes principais alterações:

1.5.1 Novo idioma: Polaco

O AJAX Ajuda será incluído no SR9.

1.5.2 Configurações do AJAX

Mensagens configuráveis no Ajax

Algumas das mensagens enviadas no cliente AJAX agora podem ser configuradas no seu próprio idioma ou traduzidas para outro idioma.

(5)

Você pode alterar essas mensagens nos arquivos "customTranslations.js" fornecidos na pasta "Arquivos de Programas \ QlikView \ Server \ QlikViewClients \ QlikViewAjax \ HTC \ customFiles" na máquina onde a QV WebServer é executada.

Um arquivo chamado customTranslationsExample.js também é fornecido, mostra sintaxe e quais mensagens que podem ser configurados.

Funções configuráveis no AJAX

Para uma nova funcionalidade ou nova modificação no AJAX client, acesse as versões futuras para tentar fornecer um mecanismo onde você pode trocar essas funções/alterações para On ou OFF.

Este arquivo de configuração é nomeado para customConfig.js e colocados na pasta

"Arquivos de programas \ QlikView \ Server \ QlikViewClients \ QlikViewAjax \ HTC \ customFiles" na máquina onde a QV WebServer é executado.

Um arquivo chamado customConfigExample.js também é fornecido, o qual mostrará sintaxe e quais funções/alterações que podem ser configuradas.

Atualmente esses recursos são configuráveis:

- TranslationEvents (veja acima Mensagens configuráveis no Ajax, padrão ON)

- MultiselectCalendar (possibilidade de selecionar mais de um dia no calendário objeto, padrão ON)

- InputDeviceRotator (possibilidade de alternar entre Mouse/Touch em dispositivos híbridos, padrão ON)

1.5.3 Parâmetro de estado alternativo para certas funções

Novo parâmetro adicionado às funções "GetSelectedCount ()", "GetFieldSelections ()" e

"GetCurrentSelections ()" para consultar outros estados além do estado principal.

1.6 Novidades em QV11.2 SR7

Esta versão inclui as seguintes principais alterações:

1.6.1 Windows XP / Vista e Internet Explorer 6 & 7

Desde que a Microsoft parou de fornecer atualizações de Windows XP em 14 de Abril, decidimos remover o Windows XP da nossa lista de plataformas suportadas. Ao mesmo tempo, nós decidimos remover o Windows Vista e Internet Explorer 6 e 7 da lista devido ao baixo uso em nossa base de clientes. O produto ainda será instalado em ambos XP e Vista e você ainda pode relatar problemas, mas esses problemas provavelmente irão obter uma prioridade baixa.

1.6.2 Direct Discovery Enhancements

3 principais características foram adicionadas a esta versão:

(6)

- Suporte para consultas multi-tabela

- Direct Discovery pode ser usado para carregar mais de uma tabela/view e suporta a funcionalidade ANSI SQL JOIN. Uma limitação existe no fato de que num único gráfico, de todas as medidas, deverão ser derivados a partir da mesma tabela lógica no QlikView, isto poderia, de fato, ser uma

combinação de tabelas a partir da fonte por meio de ligações JOIN.

- Suporte para servidor de acesso side section.

- Suporte para Teradata Query banding.

1.6.3 Tarefa de resumo de desempenho

Novo resumo do desempenho de tarefas acrescentou que irá fornecer informações sobre a quantidade de RAM utilizada, CPU e QVB no tempo decorrido.

A informação está sendo utilizada para fins de planejamento e solução de problemas.

RAM Informação:

Pico da RAM:

- The highest amount of consumed RAM during the task run, divided into physical and virtual.

Pico Total da RAM:

- A maior quantidade de memória RAM consumida durante a execução da tarefa para todos os processos combinados na máquina, dividido em física e virtual.

Média da RAM:

- O valor médio de RAM utilizado para a tarefa, dividido em física e virtual.

CPU Informação:

Pico da CPU:

- A maior quantidade de CPU consumida durante a execução da tarefa usada pelo processo de tarefas (QVB).

Pico Total da CPU:

- A maior quantidade de CPU consumida aconteceu durante a tarefa para todos os processos na máquina.

Média da CPU:

- O uso médio da CPU para a tarefa, mostrado em porcentagem.

Tempo decorrido:

- Registrar o tempo de execução decorrido para o QVB.

Configurando:

O resumo do desempenho de tarefas pode ser ativada definindo a EnableQVBProcessSummary para 1 no arquivo Settings.ini QVB.

Local padrão do arquivo Settings.ini QVB: C: \ Windows \ system32 \ config \ systemprofile \ AppData \ Roaming \ QlikTech \ QlikViewBatch

Nota: A última linha no arquivo ini precisa estar em branco.

(7)

1.6.4 Suporte para o document administrator group com grupos de domínio cruzadas

Começando com v11.20 SR7, será possível usar o document administrator group em instalações que envolvam vários domínios.

Nota: Utilizando domínios multiplicados pode acabar resultando em um impacto de desempenho, onde é recomendado o uso de cache.

Como usar o cache: Adicionar / Alterar chave de configuração em QVManagementService.exe.config

<!-- DocumentFolder Admin Cache Enabled -->

<add key="DocumentFolderAdminCacheEnabled" value="true" />

<!-- DocumentFolder Admin Cache Expiry in minutes -->

<add key="DocumentFolderAdminCacheExpiryMinutes" value="15" />

1.6.5 Auditoria alocação CAL adicionado ao log de eventos do servidor QlikView

Informações que administrador adiciona ou remove de uma CAL são adicionadas ao arquivo de log do servidor QlikView.

1.6.6 Suporte para obter sessão e informações de Usage CAL usando API

Adiciona o suporte para usar a API para obter informações sobre a sessão e Uso CAL ex.

LastUsed, MachineID, UserName, QuarantinedUntil (quando aplicável).

Nota: pode ser necessária uma atualização do serviço de referência quando atualizar de uma versão anterior para ativar os novos valores.

1.7 Compatibilidade de versões

Não é possível ter várias versões do QlikView Desktop instalado, ou seja, o instalador QlikView Desktop 11.2 irá substituir uma instalação do QlikView 10 Desktop. No entanto, o arquivo executável QlikView Desktop 11.2 pode ser copiado para qualquer local no disco rígido e correr de lá sem entrar em conflito com a versão QlikView instalado.

A fim de executar várias versões do QlikView Desktop em uma única máquina, por favor siga este procedimento:

1. Desinstalar a versão anterior

2. Instale o QlikView desktop v11.2

3. Copie o arquivo QV.exe para uma novo local seguro

4. Desinstalar o QlikView desktop V11.2

(8)

5. Instale a versão anterior

Após este procedimento, você acaba com uma versão 11.2 QV.exe trabalhando, mas o sistema operacional trata a versão anterior como a versão preliminar do QlikView.

QlikView 11.2 tem um formato de arquivo compatível com as versões 9, 10 e 11.

O cliente QlikView Plug-In é automaticamente instalado com o QlikView Desktop. Se a versão de qualquer cliente for alterada, recomenda-se fazer uma desinstalação da versão anterior antes de instalar outra versão. Se qualquer uma das instalações tornar-se instável, elas podem ser corrigidas através da reparação da instalação afetada.

QlikView 9 e Workbench QlikView 9 WebParts não são compatíveis com o QlikView 11.2.

1.8 Instalação de Programas

O instalador do QlikView Server instala o QlikView Server e o QlikView Publisher.

O instalador do QlikView Desktop instala QlikView Desktop e QlikView Plug-in para o Microsoft Internet Explorer por padrão. Para instalar somente o plug-in, execute a instalador QlikView Desktop usando a opção de instalação personalizada e selecione apenas QlikView OCX. Um programa de instalação separado para QlikView Plug-in para o Microsoft Internet Explorer está incluído no instalador QlikView Server.

Uma versão do QlikView Plug-In de 64 bits está incluído no programa de instalação do Desktop QlikView 64-bit. Siga o procedimento acima para instalar o 64-bit Plug-in. Não há uma instalação separada para o programa de 64 bits Plug-in.

QlikView Documentação e Tutorial, QlikView Web Parts para Microsoft SharePoint (R) e QlikView Workbench são entregues em programas de instalação separados.

1.9 Material de suporte

Os novos recursos do QlikView 11.2 estão documentadas no manual de referência no formato PDF e nos arquivos de ajuda que podem ser encontrados separadamente nos pacotes de instalação.

(9)

2 Comentários sobre as características do produto

As seguintes características que vem no serviço de lançamento.

2.1 Instalação do Servidor

Não é possível instalar o Qlikview Server em um controlador de domínio.

2.2 Cliente, Apresentação, Layout e Gráficos

Se os dados carregados tiverem mais de 2,147,483,647 de valores únicos, o QV não carrega os dados corretamente. Além disso, após 2,147,483,647, o valor torna-se negativo conforme for apresentado em uma caixa estatística.

Limites de dimensão não devem ser utilizados em tabelas que contenham mini gráficos. Isso fará com que ocorra um erro de falta de memória.

As configurações de segurança do Internet Explorer podem impedir os utilizadores de exportar/enviar dados para o Excel ao usar o cliente plug-in. A solução é adicionar o servidor QlikView à lista de sites confiáveis ou modificar as configurações de segurança em Opções de Internet para permitir o lançamento de aplicações externas. Além disso, se certifique que a opção Enable Protected Mode também está desmarcada.

AJAX não é compatível com a Navegação Privada no iOS5, para o modo de dispositivos portáteis. Para ter a funcionalidade completa, basta você desligar a

“Navegação Privada” no Safari.

Em sistemas usando UAC (controle de acesso de usuário do Windows), WebView pode exigir que o QlikView seja iniciado usando a opção "Executar como Administrador".

O cliente AJAX irá ignorar todas as configurações da barra de rolagem, exceto larguras.

O cliente AJAX não permite que os usuários alterem as configurações da barra de rolagem.

OnActivate e OnDeactivate Sheet Object Event triggers foram removidos do Qlikview 11 e posteriores. Os sheet level triggers ainda estão disponíveis, porém somente no nível de objeto.

Os métodos Activate e ActivateAll API não funcionam desde que OnActivate e OnDeactivate foram removidos.

Os Beacons não são exibidos na nova linha guia (de rolagem).

A configuração de rótulo vertical em Pivot e Straight tables não tem efeito em AJAX.

(10)

Antes do QlikView 11, alguns modelos gráficos estavam no segmento 'outros'.

Quando estes gráficos são abertos no QlikView 11, o limite de apresentação do eixo X e do rótulo são movidos para os lugares apropriados na guia Limites de dimensão. Este não é o caso com tabelas Straight. O rótulo será movido para a guia “Dimension Limits” mas o valor Max Número de linhas permanecerá como era.

Não há nenhuma funcionalidade de "undo" em Notas e Comentários. Se a nota for deletada, ela é removida de forma permanente. Se um objeto com o Notes é excluído, todas as notas e comentários para esse objeto será excluído permanentemente mesmo que é possível desfazer a exclusão do objeto.

Quadros gráficos com 'Max Número Visível' set na versão 10 e mais velhos, terão essa configuração migrada para o novo guia “Dimension Limits” no diálogo de propriedades.

As novas configurações serão para "Show Only" usando os maiores valores.

Os dígitos significativos padrão passaram de 8 para 14. Isso afeta apenas caixas de listagem e expressões que não foram formatadas a partir de expressão padrão.

A opção de menu e a caixa de diálogo para interagir com objetos do Servidor foram removidos. The View | Show Server Objects comandos de menu devem ser usados para interagir com os objetos do servidor.

Suprimir zeros não está sendo feito em Pie e Funnel gráficos. Valores zerados foram previamente suprimidos no front-end para expressões nestes dois gráficos. Com a adição de limites de dimensão, o QlikView deixará de suprimir valores zerados de expressões em todos os tipos de gráficos. Isso afetará gráficos que têm apenas expressões e sem

dimensões. Valores zerados causadas por dimensões ainda serão suprimido como antes, quando a opção estiver ativada.

As barras de rolagem em AJAX não respeitam as alterações nas configurações.

Porcausa disso, nós mudamos a forma como as barras de rolagem são renderizados em AJAX.

Não existe qualquer maneira de escolher / fazer upload de uma imagem para fundos ou Fundos dinâmicos do cliente AJAX.

2.3 Script, ETL e Expressões

O analisador de script não aceita mais citações incompletas (ou colchetes) em torno de nomes de arquivo.

O esquema de cores padrão para sintaxe de script e expressão foi alterada.

Em sistemas de 64 bits, o QlikView de 64 e 32 bits carrega ambos os 64 e 32 bits de conectores personalizados. QlikView primeiro procura por conectores de 64 bits na atual

(11)

localização QV.exe e, em seguida, em "Arquivos de Programas / Arquivos comuns /

QlikTech / dados personalizados". Além disso, o QlikView procura por conectores de 32 bits na atual localização QV.exe e, em seguida, em "Arquivos de Programas (x86) / Common Files / QlikTech / dados personalizados". Se vários conectores com o mesmo nome de arquivo foram encontrados, somente o primeiro está incluído na lista de conectores.

A macro de script debugger não está mais no QlikView. O produto não é mais suportada pela Microsoft.

2.4 Documentação e localização

Ajuda WebView não é completamente como o resto da ajuda contextualizada. A ajuda vai reagir ao objeto selecionado atualmente, mas não as propriedades dentro do objeto. A ajuda pode ser aberta a partir do menu Ajuda ou a partir de dentro da ajuda habitual QlikView.

A documentação QlikView não é armazenado em C: \ Program Files \ QlikView. A documentação está agora armazenado em C: Documentação \ ProgramData \ QlikTech \ QlikView. Em XP e Server 2003 o caminho é C: \ Documents and Settings \ All Users \ Documentação Application Data \ QlikTech \ QlikView.

2.5 QlikView Server, QlikView Publisher e Management Consoles

"Devido a uma limitação associada com o uso de objetos COM da Microsoft, recomendamos que limite o número de cargas do QlikView (QlikView Enterprise

Management Console >> Sistema >> Configuração >> Serviços de Distribuição >> guia Avançado) para um máximo de 9 ou o número de núcleos disponíveis no servidor host -1, o que for menor”. Se você tem mais de 9 núcleos de processador, e deseja executar mais cargas, entre em contato para obter informações sobre a alteração do registro para as configurações de Desktop Memory Heap nas configurações do servidor.

Os serviços QlikView Server são projetados para executar como administrador local.

Acessando com uma conta que não seja de administrador local, acaba sendo um cenário não suportavel.

Para usar a API do Serviço de Gerenciamento de QlikView (SGQ), o grupo "QlikView Gestão API" deve ser criado como um grupo de segurança local na máquina SGQ e a conta que usa a API deve fazer parte desse grupo. Isto também se aplica à importação de tarefas a partir de outro QMS. Há duas exceções a esta regra: A API para iniciar uma tarefa EDX e a API para obtenção de status em uma tarefa EDX.

No QlikView 11, EDX é executado por meio da API do Serviço de Gerenciamento QlikView (SGQ). Esta é uma grande mudança de QlikView 10, onde EDX é realizado por chamadas diretamente para um Serviço de Distribuição de QlikView (QDS). 11, EDX é executado por meio da API do Serviço de Gerenciamento QlikView (SGQ). Esta é uma grande mudança de QlikView 10, onde EDX é realizado por chamadas diretamente para um Serviço de Distribuição de QlikView (QDS).

(12)

Resultados da pesquisa podem diferenciar entre duas pesquisas em um cluster de serviços de diretório Connector (DSC), após uma mudança em cada DSC caches

individualmente.

Ao usar a recuperação de sessão (sessão de recuperação é aplicável apenas para o cliente AJAX), haverá uma marcação do Servidor no Console de Gerenciamento QlikView para cada usuário que está usando um documento. Estes Bookmarks Server irão

reaparecer no QMC mesmo que seja deletado, porque eles são gerados pelo QlikView para lidar com recuperação da sessão.

Ao perder a conexão de rede - ainda que brevemente - não haverá erros nos logs de tarefas e eventos do log.

Quando utilizar a Session Collaboration, os convidados têm os mesmos privilégios de acesso dados como o iniciador da sessão.

QlikView não pode sustentar os InputFields se o documento é aberto sem dados.

Portanto, qualquer documento que contenha InputFields sempre abrirá com dados, mesmo se não sinalizado para fazê-lo. Quando isso ocorrer, uma linha indicará que este

comportamento será gravada no arquivo de log.

(13)

3 Novas funcionalidades em QlikView 11.2

3.1 Direct Discovery

A capacidade do QlikView Direct Discovery combina as capacidades associativas do conjunto de dados in-memory do QlikView com um modelo de consulta onde os dados de origem não estão diretamente sendo carregados no modelo de dados do QlikView. O resultado da consulta agregada é passado de volta à interface do usuário QlikView. O conjunto de dados Direct Discovery ainda é parte da experiência associativa, onde o usuário pode navegar tanto com os dados in-memory e os dados de identificação associativa direta.

O recurso QlikView Direct Discovery é uma capacidade híbrida onde a memória e o conjuntos de dados Direct Discovery podem ser analisados em conjunto, mesmo no mesmo gráfico. Os usuários de negócios podem fazer seleções em qualquer um dos conjuntos de dados, e ver o que está associado e não associado com as mesmas cores de associação QlikView; verde, cinza e branco. Eles podem criar gráficos que ajudam a analisar os dados de ambos os conjuntos de dados em conjunto.

Esta abordagem híbrida oferece muito mais poder e flexibilidade do que as ferramentas de visualização de dados ou recursos de consulta tradicionais, porque com essas ferramentas, os usuários podem criar extratos para um motor in-memory ou executar consultas no banco de dados, mas não pode fazer as duas coisas no mesmo aplicativo persistentemente .

QlikView Direct Discovery permite aos usuários executar a descoberta de negócios e a análise visual contra qualquer quantidade de dados, independentemente do tamanho.

Com a introdução desta abordagem híbrida única, os usuários podem associar dados armazenados dentro de fontes de dados diretamente ao lado de grandes fontes de dados adicionais armazenados dentro do modelo QlikView in-memory. QlikView pode

perfeitamente se conectar a várias fontes de dados em conjunto dentro da mesma interface, por exemplo, Teradata, SAP e Google Big consulta, permitindo que o usuário do negócio para associar dados entre os silos de dados.

3.1.1 Limitations

Devido a interatividade e a sintaxe de natureza específica de SQL do Direct Discovery, surgem uma série de limitações existem.

O seguinte tipo de gráfico não é suportado:

- Mini charts;

E os seguintes recursos do QlikView não são suportados.

- Calculos avançados;

- Dimensões calculadas;

- Análise Comparativa (Alternate State) sobre os objetos do QlikView que usam os campos do Direct Discovery;

(14)

- Os campos não-Dimension Direct Discovery não são suportados em Pesquisa global;

- Carga binário a partir de um aplicativo QlikView com uma tabela Direct Discovery;

- Seção de acesso e redução de dados;

- Loop e Redução;

- Chaves sintéticas na tabela Direct Discovery;

- Tabela de nomeação no roteiro não se aplica a tabela Direct;

- O uso de "*" após a palavra-chave DIRECT QUERY no script de carregamento (por exemplo, DIRECT QUERY *);

Considerações de uma perspectiva de segurança.

- Todos os usuários que utilizam o aplicativo QlikView com a capacidade Direct Discovery devem estar usando a mesma conexão. Com este

lançamento, a autenticação pass-through ou credentials-per-user não serão suportados;

- Seção de acesso não é suportado;

- Com a nova função NATIVE(), seria possível executar instruções SQL no banco de dados personalizado. É aconselhável que a conexão do banco de dados criado no script de carga deva usar uma conta com apenas a

permissão de acesso de leitura ao banco de dados.

- É possível inundar o banco de dados do cliente com solicitações.

- É possível obter mensagens de erro detalhadas dos arquivos de log do servidor QlikView.

- Os arquivos de log são gerados automaticamente no ambiente de trabalho se a consulta direta falhar devido a um erro de banco de dados.

(15)

4. Atualizações de versões anteriores do QlikView

4.1 QlikView Desktop

Para atualizar, as versões anteriores do QlikView não precisam ser desinstaladas. No entanto, a instalação anterior será substituída e as configurações da versão anterior serão usadas.

4.2 QlikView Server 4.2.1 A partir QlikView 10

Para atualizar, as versões anteriores do QlikView não precisam ser desinstaladas. No entanto, a instalação anterior será substituída e as configurações da versão anterior serão usadas.

4.2.2 A partir QlikView 11

Recomenda-se desinstalar versões anteriores do QlikView antes de instalar o QlikView 11.2.

(16)

5 Problemas Conhecidos

Os seguintes problemas foram identificados na hora do lançamento. A lista não é exaustiva;

que faz listar todos os problemas importantes conhecidas. A ambição é ter os problemas corrigidos nas próximas versões.

5.1 Clientes, Apresentação, Layout & Gráficos

- O objeto de calendário no cliente AJAX foi substituído no QV11.2 SR4, com uma aparencia diferente, mas de outra forma deve ser totalmente compatível.

- Problemas com Direct Discovery

- Não é recomendável usar o plugin OCX em combinação com Discovery Direct.

- Os campos Direct não preenchem os campos do sistema, da mesma forma como os campos in-memory.(#51841)

- Ilhas de dados lógico no modelo de dados se comportam de maneira diferente entre Direct Discovery e nas tabelas in-memory.(#50880) - Tablebox não atualiza quando contém os seguintes campos clicados na

Listbox: MEANSURE ou DETAIL e DIMENSION.

- Não é possível fazer uma recarga quando o aplicativo contém tablebox e a caixa de texto ao mesmo tempo.

- A seleção de um valor em uma tablebox que está em campo de detail ou measure resulta em um X através da tablebox.

- Um comportamento inesperado sobre a atualização de dados na origem do banco de dados com uma caixa de lista DIMENSION.

- Se a fonte de dados SQL DIRECT é para baixo, ao abrir um DD QVW leva vários minutos.

- O Subversion wrapper tem um problema com a análise de diferentes páginas de código de idioma.

- QlikView suporta as subversões 1.6.17 e 1.7.x. Tentando usar outras versões pode resultar em problemas de incompatibilidade.

- Um documento com campos de entrada irá criar um arquivo .shared quando ele é aberto em um AccessPoint. Devido a estruturas de dados subjacentes, o arquivo .shared vai crescer com uma média de 50-80 bytes quando o valor do campo de entrada for alterado.

- Macros não funcionarão no WebView.

- QlikView 9 (Desktop e Server) não podem abrir os documentos que contenham as novas ações do QlikView 11.

- Ao fazer o upgrade de uma versão anterior para o QlikView 11, a memória cache de internet deve ser apurada antes de as novas propriedades de diálogo do AJAX pode ser usadas.

- Pressionando o botão 'Ajuda' no cliente AJAX invoca a "ajuda", mas não ajuda sensívelmente ao contexto.

(17)

- Pressionando o botão 'Ajuda' no AJAX Client invoca a "ajuda", mas não ajuda muito no contexto.

- Quando utilizar a Ajuda do QlikView no Firefox (AJAX), a janela do navegador irá redimensionar (reduzir de tamanho ou minimizar).

- Quando ambas as versões (x86 e x64) do QlikView desktop estão instaladas em uma única máquina, uma desinstalação de qualquer uma delas vai acabar deixando alguns arquivos no disco rígido. Estes ficheiros podem ser removidos manualmente.

- Ao usar o AJAX client no IE, as caixas de lista com vários itens (> 50.000) irão exibir uma caixa branca em vez dos valores, quando rolagem/paginarem pela lista.

- As opções de alinhamento para legendas Multi-linha não funcionam no AJAX client no IE7.

- Recipientes aninhados de grade irão se expandir para além do recipiente externo quando criados pela primeira vez no cliente AJAX. Pressionando F5 ou

redimensione o recipiente exterior para resolver o problema.

- O 'Select Report' dropdown está ativo no cliente AJAX, mesmo que o QlikView Server não permita a impressão. Os usuários não serão capazes de imprimir mesmo que apareça que eles possam.

- QlikView 11 pode abrir arquivos de projeto (XML) no QlikView 10. Se houver um objeto contêiner no arquivo original do QlikView 10, ele será perdido quando abrir os arquivos de projeto no QlikView 11. Isto irá corromper o novo arquivo QlikView 11 e todo o recipiente terá de ser reconstruído. O trabalho em torno é para abrir o arquivo QlikView 10 em QlikView 11 e recriar os arquivos de projeto. Consta que isso

poderia acontecer com os arquivos do QlikView 11, por favor, siga o mesmo procedimento e recrie os arquivos do projeto.

- Criar multi-colunas em caixas de lista no AJAX não irá funcionar corretamente. O controle deslizante para alterar o número de colunas não está funcionando. No entanto, o usuário pode digitar um número na caixa ao lado do controle deslizante para alterar o número de colunas.

- QlikView irá processar gráficos com múltiplas dimensões e múltiplas expressões (um gráfico de combinação com duas dimensões e três expressões, por exemplo), embora o gráfico não irá fornecer muito valor. Atualmente, o QlikView vai produzir um 'erro de desenho falhou internamente' ao tentar processar gráficos renderizados (não em linha reta e tabelas dinâmicas) com essas características.

5.2 Documentação & localização

- Ao adicionar os Administradores de Documento, ele mostrará na GUI os usuários e grupos adicionados, mas grupos de segurança não são permitidos como

administradores de documentos.(#52143)

- QMC Webhelp está agora disponível em japonês. Para substituir Inglês Webhelp com Webhelp japonês, por favor mudar o nome das duas pastas (QMCHelp e QMCHelp_JPN) que você costuma encontrar em C: \ Program Files \ QlikView \ Serviço de Gerenciamento. Mude "QMCHelp" para "QMCHelp_Old" ou

"QMCHelp_eng" (ou excluir a pasta se você não precisar de ajuda em Inglês). Mude

"QMCHelp_JPN" para "QMCHelp" - os arquivos de ajuda japonesas agora serão acessadas quando você clica no ícone Ajuda no canto superior. Um PC que tenha apresentado os arquivos de ajuda em inglês, precisa esvaziar seu cache web para garantir que os arquivos japoneses sejam carregados. Quaisquer serviços que

(18)

executam o QlikView precisarão serem interrompidos antes de fazer as alterações e iniciado novamente após a alteração ser feita.

- A documentação em inglês para QlikView Desktop está incluída nesta versão.

Outros idiomas deverão ser baixados do site da QlikView.

- É possível ter o idioma Ajuda diferente da interface QlikView Desktop. Isto pode ser alterado na guia Geral de Preferências do usuário.

5.3 QlikView Server, QlikView Publisher e Management Console

- Ao utilizar parâmetros de script em uma tarefa de recarga sem um loop e distribuir, apenas uma recarga será executado, ou seja, apenas o primeiro valor do parâmetro será usado. As soluções possíveis são para adicionar um loop e distribuir para (exemplo) uma pasta de sucata, ou para criar uma tarefa para cada valor.

- Dispositivos de armazenamento de rede que não sejam baseados no Microsoft Windows são conhecidos por causar a instabilidade do sistema e não são suportados atualmente.

- Executando uma versão mais antiga (pré v11) do QlikView Server depois de ter um QlikView Server v11 instalado e em execução, irá desabilitar a conta anônima existente. A fim de executar a versão mais antiga do QlikView Server, a conta anônima deve ser ativada antes de executar o mais antigo QlikView Server.

- O nome do arquivo sugerido, ao fazer o download do AccessPoint, pode não ter caracteres da Europa Ocidental substituídos por sublinhados em navegadores que não suportam cabeçalhos UTF-8.

- Se o QlikView Server não tiver permissão para desativar a conta anônima, ele ainda vai tentar cada vez que for iniciado.

- É possível inserir mais texto na descrição do documento que estará visível no AccessPoint.

5.4 QlikView Workbench

- Em algumas situações, pode não ser possível editar as propriedades de um objeto de extensão criado com o Assistente de extensão.

- Alguns dos exemplos de extensão usam links diretos para / QvAjaxZfc / em vez de links relativos. Isto fará com que estes exemplos falhem no Workbench (e Web Parts). Para fazer funcionar o LoadExtensionScripts LoadCSS deve ser usado. Por exemplo:

Qva.LoadScript("/QvAjaxZfc/QvsViewClient.aspx?public=only&name=Extensions/QlikView/Examples/geoHeat/raphael.js

", geoHeat_Example_Done);

Mude para:

Qv.LoadExtensionScripts(["Extensions/QlikView/Examples/geoHeat/raphael.js"], geoHeat_Example_Done);

e:

Qva.LoadCSS("/QvAjaxZfc/QvsViewClient.aspx?public=only&name=Extensions/QlikView/Examples/org/main.css");

Mude para:

Qva.LoadCSS(Qva.Remote + (Qva.Remote.indexOf('?') >= 0 ? '&' : '?') + 'public=only' + '&name=' +

"Extensions/QlikView/Examples/piechartlabel/style.css");

Referências

Documentos relacionados

Figura 38 – Acompanhamento diário de peso dos animais tratados com ENSJ39 via oral e intraperitoneal, LE39 e LBR via intraperitoneal para avaliação da toxicidade aguda.. Dados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento