• Nenhum resultado encontrado

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA DE DECANTAÇÃO EM SERRARIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA DE DECANTAÇÃO EM SERRARIAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RIVIERI, Daniele Frossard1 LEMOS, Leidiane Figueiredo2 BINOTI, Daniel Henrique Breda³

INTRODUÇÃO

Sabemos que nos últimos anos estamos enfrentando problemas com a falta de água no planeta e desde então o ser humano vem criando formas sustentáveis de diminuir esse consumo excessivo e criando medidas para que a mesma possa ser reutilizada.

No nosso mercado atual, muitas coisas necessitam de água para serem produzidas. Assim, acontece no mercado de rochas ornamentais que é de grande importância para o comércio, tanto nacional como internacional, devido sua dureza e principalmente por sua beleza. O mármore e o granito são bastante procurados para decoração por serem de fácil utilização e possuírem uma beleza extraordinária.

Porém, os métodos de extração e acabamento geram grandiosos impactos ambientais. O efluente e os resíduos sólidos estão entre os impactos mais visíveis, pois muitas vezes não se dá uma destinação correta, gerando impactos ambientais.

Os efluentes são gerados através utilização de água em máquinas nos processos industriais, os quais não tem um fim específico e muitas vezes acabam sendo lançado de forma incorreta ao ambiente. Então como solução para o impacto ambiental causado pelo mesmo, sugerimos a utilização de poços de decantação nas serrarias que de forma simples e sustentável, torna possível o reaproveitamento da água que seria descartada.

1 Graduando do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário são Camilo-ES, danifrossard@hotmail.com;

2 Graduando do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário são Camilo-ES, leidianeee.fl@hotmail.com;

³ Mestre e professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário são Camilo-ES, danielhbbinoti@gmail.com;

(2)

MATERIAIS E MÉTODOS

Os métodos de cortes e acabamentos dos mármores e granitos necessitam de uma quantidade excessiva de água, no qual, gera um volume grandioso de efluente, que se torna preocupante quando lançado diretamente no meio ambiente, devido o mesmo não ter um fim adequado.

Durante o processo de corte do bloco de pedra é utilizada uma gigantesca quantidade de água, onde a mesma é utilizada na mistura que realiza a serragem, essa mistura é também conhecida como lama.

A lama banha o bloco durante todo o processo de corte. É abrasiva composta de granalha de aço, cal e água. O corte é feito através do atrito das lâminas com o bloco, juntamente com a granalha contida na lama, que deve manter uma viscosidade controlada pelo equipamento com a adição de água e cal (DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE, 2018).

Figura 1:Processo de corte do bloco

Fonte: https://www.breton.it/pt/pedra/paragon-multiwire-machine

Abaixo do tear (equipamento que realiza a serragem) existe um reservatório onde fica contida a mistura, que é bombeada para cima do bloco de maneira uniforme através de um sistema de chuveiros em movimentação. Durante a serragem ela retorna ao poço e fica mantida em circulação até o término da serrada.

(3)

por meio da gravidade os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida (SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE, 2018).

Figura 2: Esquema do ciclo de circulação da mistura Fonte: https://o2engenharia.com.br/index.php/atuacao/projetos

Quando os efluentes chegam aos poços de decantação, é adicionado aditivos para acelerar a decantação, os produtos primeiramente são dosados e adicionados a água ainda suja, a função desses produtos é juntar os flóculos pesados e decantar.

Os sólidos sedimentam no fundo do decantador onde são removidos como lodo ou massa, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.

Depois a água vai para o tanque já decantado, passando para a tubulação que vai direto para o reservatório e está pronta para ser usada novamente.

(4)

Figura 3: Poços de decantação

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=LD2lQEOoX8c

A lama que sobra no fundo do poço, pode ser usada para fazer bloquinhos para calçamento, ou ela é depositada em um lugar específico.

Figura 4: Tijolinhos feitos com lama abrasiva

Fonte: http://www.abq.org.br/simpequi/2011/trabalhos/161-10277.htm

(5)

Figura 5: Tijolinhos feitos com lama abrasiva

Fonte: http://www.abq.org.br/simpequi/2011/trabalhos/161-10277.htm

RESULTADOS E DISCUSSÕES

É um processo simples, porém eficaz. A quantidade de poços de decantação varia de acordo com consumo de água diária de cada empresa.

O reuso é o ato de reaproveitar o efluente que é gerado no processo industrial, quando necessário se faz um tratamento com uso de aditivos, para que possa voltar aos processos industriais. Hoje, não existe norma para estabelecer os parâmetros para reutilização do efluente na empresa, existindo apenas parâmetros para reutilização para fins potáveis, não sendo o caso deste efluente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados são eficazes, quanto aos impactos ambientais e econômicos.

Os poços de decantação contribuem para menor quantidade de poluentes jogado nos aterros, gera a economia de água, resultando assim na diminuição dos gastos mensais com a mesma na empresa, além de facilitar o transporte dos resíduos e mão de obra.

(6)

Os custos para implantar os poços de decantação são economicamente baixos quando relacionados ao seu benefício ambiental e econômico. Os mesmos só requerem que a empresa disponha de uma área maior para locação dos poços, quanto mais a empresa produz, maior será o número destes.

REFERÊNCIAS

MARMORES ITALIANOS. Beneficiamento de rochas. Disponível em:

<www.marmoresitalianos.com.br>. Acesso em: 02 abril de 2018.

SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE. Normas ambientais. Disponível em: <www.seama.es.org.br>. Acesso em: 02 de abril de 2018.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Processo de serrada.

Disponível em: <www.dema.ufpb.br>. Acesso em: 02 de abril de 2018.

ABIROCHAS. Processo de serrada. Disponível em: <www.abirochas.com.br>.

Acesso em: 02 de abril de 2018.

CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFRGS. Recuperação de granalhas. Disponível em: <www.ct.ufrgs.br/laprom>. Acesso em: 02 de abril de 2018.

Referências

Documentos relacionados

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...