• Nenhum resultado encontrado

1993 Armazém robotizado, um dos primeiros do país.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1993 Armazém robotizado, um dos primeiros do país."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

18

VALORES DA MARCA

A AMBAR é uma Marca de referência, renovada, voltada para o cliente, estrategicamente organizada e orientada para o mercado global. A Marca cria soluções adaptadas aos diferentes estilos de vida dos consumidores e acredita ser a solução para quem procura a diferenciação. Os valores da Marca representam o espírito da organização e espelham a sua personalidade: qualidade, tradição, modernidade, inovação, ética e confiança.

A AMBAR é uma empresa com um forte sentido de responsabilidade social e consciência ambien-tal. Todos os seus colaboradores são chamados a participar afincadamente na redução do impacto ambiental da atividade da empresa, através de tecnologias amigas do ambiente e de uma política efetiva de reciclagem. A AMBAR contribui para a sensibilização ambiental dos seus consumidores, uma vez que tem em catálogo produtos ligados à ecologia, fabricados com materiais reciclados (linhas AMBAR Nature e AMBAR Kraft). Por outro lado, patrocina regularmente eventos e colabora com instituições de caridade, num esforço contínuo de combate à pobreza e à exclusão social.

PRODUTOS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS A AMBAR goza de um posicionamento muito

sólido no quotidiano dos portugueses. Na ver-dade, a AMBAR acompanha todas as etapas da vida: desde os primeiros rabiscos da infância, até aos manuscritos das memórias de sempre. Através do "redesign" do produto, da criação de séries limitadas, de parcerias com criativos de diferentes áreas e do entendimento dos vários nichos de mercados, a AMBAR coloca-se entre as Marcas de prestígio e referência no mercado: entre os jovens, como a Marca mais "cool";

entre as massas, como a Marca mais familiar. Na AMBAR, a inovação é uma atitude constante que faz parte do próprio ADN da Marca. Organizada em três grandes áreas estratégicas de negócio, a empresa oferece um portefólio de produtos adequados às necessidades dos consumidores. A EAN Escola oferece produtos destinados ao Regresso às Aulas. A linha AMBAR Nature, produzida em papel reciclado e materiais amigos do ambiente, ensina as www.ambar.pt

Com quase 75 anos de existência,

a AMBAR é uma Marca de

prestígio que se afirma no

mercado nacional e internacional

pela inovação e design dos

seus produtos, interagindo com

os seus clientes na resposta

incessante ao consumidor.

A AMBAR é uma Marca

reconhecida, posicionando-se

como a referência na área da

papelaria, pela sua qualidade e

pela sua tradição.

(2)

19 crianças a viverem num mundo melhor. Para um

público-alvo infantil/pré-escolar, a amizade, o respeito pelas diferenças, a proteção da natureza e dos animais estão bem presentes nesta coleção. A linha Just 4 Girls é produzida em diferentes materiais atrativos e inovadores que refletem a atitude e personalidade da linha. A Sugar & Spice é a linha "must have" das jovens fashion, cobrindo vários targets, é uma linha cuidada onde predomina o "fashion design". AMBAR Sports, a linha desportiva, onde o estilo e as cores se associam facilmente. AMBAR Unique onde a linha de cores fortes e a ousadia dos materiais utilizados nos vários produtos, imprime à coleção um estilo contemporâneo e único para quem a usa. A EAN Escritório garante aos seus produtos design e funcionalidade com as linhas AMBAR Classic, AMBAR Ideas on Paper, AMBAR Kraft, AMBAR Colours e Agendas. Na EAN Casa encontramos soluções diferenciadoras com as linhas Camélias e Fernando Pessoa. No GIFT, o papel de embrulho, sacos, fitas e laços onde a arte de presentear é um princípio basilar capaz de

responder aos diferentes gostos, costumes, necessidades e preferências dos consumidores. Deste portefólio de produtos, o "core business" da AMBAR assenta nas pastas de arquivo lisas e de riscas, entre outros, e de escrita, sobretudo blocos e cadernos onde se destacam o lendário caderno de capa preta e o caderno de capa azul. MERCADO

Os produtos da AMBAR apresentam um grafismo e funcionalidade únicos, assentes numa capacidade inovadora conhecida internacionalmente, já que se encontram distribuídos por 32 países. A internacionalização da empresa remonta há décadas e abrange a Europa, África e o Médio Oriente.

A forte presença a nível nacional está segmentada e abrange todos os canais de distribuição. COMUNICAÇÃO

Sendo a AMBAR uma Marca de eleição, detentora de uma forte notoriedade, com história e tradição, mas, ao mesmo tempo, atenta às mudanças e novas tendências, sustenta a sua estratégia na continuidade dos projetos e iniciativas inovadoras.

A estratégia de Marketing procura reforçar a forte personalidade da Marca AMBAR, mas também a sua criatividade e afeto junto dos consumidores finais.

As campanhas de comunicação obedecem a uma orientação específica de cada área de negócio e de acordo com a sazonalidade dos seus produtos. Além das ações "above-the-line" com o lançamen-to de novas linhas de produlançamen-tos, a estratégia passa particularmente pelas ações de proximidade. As ações "below-the-line" são uma constante: a Marca realiza Portas Abertas para os clientes nacionais e PIM (Partner International Meeting) para os clientes internacionais; campanhas de vitrinismo; patrocínios; participação nas maiores feiras do setor e também marca presença nas redes socias.

VANTAGENS COMPETITIVAS

Foco no Cliente, na qualidade superior do produto, na distribuição ampla e nas técnicas de produção sustentáveis, estes são alguns dos fatores essenciais para a reputação positiva da empresa. Atenta às exigências do mercado e mantendo

o seu estatuto de Marca de qualidade, foi repetidamente distinguida com o Rating I da Dun&Bradstreet. Obteve reconhecimento Europeu com presença no pavilhão de tendências na Paperworld, em Frankfurt.

AMBAR

Atualmente, a AMBAR é a empresa portuguesa produtora mais antiga, a operar neste setor em Portugal, e uma das mais versáteis a nível mundial.

A AMBAR é a única produtora de pastas de arquivo em tela.

Os riscados dos cadernos AMBAR têm um novo e leve visual desenhado sobre cinza que permite uma escrita mais agradável, conferindo-lhe maior conforto visual quer na escrita, quer na leitura.

"Look Inside" é o sistema de visualização do interior de alguns cadernos, expres-sando o pioneirismo e inovação da AMBAR.

40.000 é o número de pastas de arquivo e 45.000 é o número de cadernos agrafados produzidos por dia.

A AMBAR utiliza o sistema de segurança "coilock" nos cadernos espiralados, para maior conforto e proteção.

SABIA QUE:

1939

Américo Barbosa cria no Porto, na Rua dos Caldeireiros, uma empresa com o seu nome – AMBAR.

1973

Introdução de um sistema informático integrado.

1991

Remodelação e alargamento das instalações em Manuel Pinto de Azevedo.

1993

Armazém robotizado, um dos primeiros do país.

2004

Alteração da denominação social da empresa para AMBAR – IDEIAS NO PAPEL, S.A..

2010

Reorganização em três áreas estratégicas de negócio – renovação total da oferta.

NOTA: Aguardava-se à data do fecho do livro decisão judicial sobre o processo de insolvência/ recuperação em que a empresa se encontra.

(3)

20

VALORES DA MARCA

Fundada em 1850 nos EUA, a American Express conta hoje com mais de 100 milhões de cartões em circulação em todo o mundo, estando presente em mais de 130 países e contando com mais de 63 mil colaboradores. Enquanto líder global no serviço ao Cliente, a American Express desenvolve produtos diferenciadores, que preenchem as necessidades dos Clientes e que proporcionam experiências únicas. A efetivação deste compromisso permitiu-lhe assumir a liderança perante as demais Marcas de cartões, tendo recebido nos últimos sete anos o prémio da mais elevada satisfação do Cliente atribuído pela J. D. Power & Associates. Também tem ocupado consecutivamente lugar destacado no ranking das Marcas mais importantes do mundo – "TOP 100 Global Brands" da Interbrand. Em 2013, ocupa a 23ª posição desta lista, encabeçando a liderança das Marcas financeiras mundiais. Os valores da American Express mantêm-se inalterados,

intrinsecamente ligados à sua Marca, Produtos e Serviços e, sobretudo, às Pessoas. A American Express defende desde a sua fundação valores atuais, intimamente ligados à sua atuação em todo o mundo: Qualidade – fornecimento de produtos imbatíveis e um serviço "Premium"; Integridade – incorporação de elevados padrões de seriedade em todas as ações da Marca; Trabalho de Equipa – colaboração conjunta, sem fronteiras, e com o objetivo de satisfazer as necessidades dos Clientes; Respeito pelas Pessoas – valorização dos Colaboradores, estimulando o seu desenvolvimento; Boa Cidadania – desempenho de ações de boa cidadania em todas as comunidades em que a Marca está inserida; Responsabilidade Pessoal – a Marca responsabiliza-se pessoalmente por cumprir todos os compromissos assumidos. PRODUTOS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS Em Portugal, a American Express disponibiliza uma gama de produtos e serviços financeiros adequados às necessidades distintas tanto dos titulares de cartões, como dos parceiros American Express. Do seu vasto portefólio de cartões fazem parte a exclusiva linha Centurião, começando pelo emblemático cartão Platinum até ao dinâmico Blue; uma oferta segmentada

para empresas e negócios através da linha Centurião Business e Corporate; e ainda os cartões Millennium bcp Business Gémeos Silver e Gold, passando pela linha Blue Box.

De realçar ainda os cartões "cobranded", como os cartões TAP, das classes e das Ordens Sócio- -profissionais (Advogados, Médicos, Economistas, Engenheiros e Sociedade Portuguesa de Autores). O Millennium bcp foi pioneiro em Portugal na introdução dos cartões Gémeos, um conceito inovador: partilhando uma mesma conta, limite e extrato e com uma só anuidade, o Cliente recebe dois cartões de crédito de redes distintas, beneficiando de mais vantagens ao usar o cartão American Express – mais pontos ou mais milhas aéreas na realização de compras bem como descontos ou benefícios exclusivos em milhares de estabelecimentos em todo o Mundo. Realce ainda para o cartão "cobranded" TAP que, sob a forma de Gémeos ou solo, permite ao Cliente receber mais milhas Victoria como contrapartida pelas suas compras e usufruir de tratamento diferenciado na TAP, como seja o acesso aos Lounges VIP, check-in e segurança exclusivos, bagagem extra, estacionamento sem custos, entre outras vantagens. Por fim, os titulares de cartões American Express usufruem ainda de um conjunto ímpar de benefícios e

www.americanexpress.pt

A American Express

®

é uma

empresa mundial de serviços

que providencia aos Clientes

acesso único a produtos e a

experiências que enriquecem

a vida destes e contribuem

para o sucesso dos negócios.

Com mais de 160 anos de

história, a American Express é

uma das Marcas globais mais

reconhecidas mundialmente.

Em Portugal, a American Express

é representada pelo Banco

Comercial Português, S.A.,

como emissor exclusivo da

prestigiada linha de cartões

Centurião e como "Acquirer"

exclusivo.

TAEG de 24.2%

(4)

21 vantagens como descontos

(Selects™ e Roteiros de Vantagens), programas de fidelização (Membership Rewards® e Business Savings Program), serviços exclusivos de viagens (Serviço de Viagens American Express) ou serviço de Concierge dedicado a servir o mais pequeno desejo. Em suma, vantagens que constituem os alicerces da proposta de valor da Marca. MERCADO

A nível mundial, a American Express é detentora da melhor base de consumidores que poderia ambicionar: em média, os titulares de cartões American Express despendem 4 vezes mais do que os titulares congéneres de outras Marcas. A reconhecida qualidade dos cartões associada a uma forte dedicação aos seus Clientes, leva a Marca a disponibilizar produtos e serviços inovadores, vantajosos e com benefícios, que lhe têm valido acrescida fidelização e renome junto desta base de "high spending users". Desde 1997 que a American Express se associou a um grupo de bancos de renome mundial, de forma a licenciar a estes a sua infraestrutura e o poder mundial da Marca. O Banco Comercial Português, S.A. está licenciado desde 1995 a representar os cartões e produtos American Express – entre a emissão em exclusividade da prestigiada linha de cartões Centurião e ainda dos cartões Blue Box – sendo ainda o "Acquirer" exclusivo para Portugal. Desde 2012 que o Banco Espírito Santo, S.A. está

também licenciado para emissão de certos cartões American Express. O mercado português tem vindo a crescer consideravelmente nos últimos anos, verificando-se já mais de 2.5 milhões de transações anuais de cartões nacionais e estrangeiros emitidos pela American Express. A rede nacional de aceitação American Express é bastante completa, com uma estrutura concentrada e "top--down", com mais de 50 mil estabelecimentos. A American Express interage com estes estabelecimentos através de uma equipa dedicada de Merchant Marketing que procura promover os negócios e acrescer faturação aos mesmos. COMUNICAÇÃO

A máxima da empresa resume-se a um princípio: "Trabalhar com grande empenho diário para a American Express ser a mais respeitada Marca de serviços do mundo". Como tal, a comunicação posiciona a American Express como Marca de Excelência, vocacionada para prestar um serviço ímpar aos titulares de cartões e às empresas com que trabalha, empenhando-se na construção de uma relação profícua com estes. VANTAGENS COMPETITIVAS

A American Express é a única empresa de serviços financeiros com uma presença forte e global ao longo de toda a cadeia de pagamentos. É também o maior emissor de cartões "Premium" a nível mundial e a rede de

primeira escolha para os "high-spending users", processando diariamente milhões de transações. A vantagem de captar, analisar e apreender tendências a partir da cadeia de pagamentos que controla, atribui à American Express uma capacidade inigualável para criar mais valor junto de consumidores, estabelecimentos e parceiros de negócios. O relacionamento próximo com os muitos milhões de utilizadores dos seus cartões, parceiros e estabelecimentos de todo o mundo, combinados com a gestão da informação, o posicionamento privilegiado no mercado e a capacidade para desenvolver e

incrementar novos benefícios e programas de fidelização, capacita a American Express para disponibilizar uma gama de serviços de valor que enriquecem as vidas, constroem o sucesso dos negócios, encorajam a responsabilidade financeira e criam comunidades de pessoas unidas por interesses comuns.

AMERICAN EXPRESS

Quando a American Express foi fundada, os EUA tinham 75 anos de independência e a população rondava os 23.1 milhões.

A American Express é o maior emissor mundial de cartões por volume de compras e processa milhões de transações diariamente.

É a rede de primeira escolha para compras de elevado valor e é mundialmente reconhecida como a Marca mais inovadora no meio em que se insere.

Disponibiliza marketing e informação que permite aos estabelecimentos construir os seus negócios.

É especialista na fidelização dos seus Clientes mediante a utilização de plataformas comunicacionais e de programas de vantagens inovadores. SABIA QUE:

1850

A American Express é fundada por Henry Wells, William G. Fargo e John Butterfield como empresa de transporte de valores.

1882

Lançamento do Money Order para substituir o complexo transporte de ouro e de notas até então feito.

1958

Nasce o primeiro cartão American Express.

1991

É apresentado o programa Membership Rewards, que se assu-me como o priassu-meiro programa de fidelização no seu género.

1999

É lançado o cartão Blue da American Express, o primeiro cartão com chip, reforçando a segurança.

2013

Lançamento dos cartões Millennium bcp Business Gémeos. AF_ a A i an 01.indd 3 11/1/13 12:20 PM

(5)

22

VALORES DA MARCA

AVON, a companhia para as mulheres, é uma Marca global de beleza com quase 11 mil milhões de dólares em receitas anuais e uma das maiores Marcas de venda direta do mundo, direcionada às mulheres, às suas necessidades de consumo e exigências pessoais.

A AVON vende através de mais de seis milhões de revendedores ativos e independentes, com produtos disponíveis em mais de 100 países. Ao longo de 126 anos, a AVON tem vindo a oferecer às mulheres a oportunidade de conquistar a independência financeira, muitas vezes em situações e locais onde poucas outras opções existem. A Marca está presente em Portugal há mais de 30 anos, onde é líder de mercado em venda direta. Aposta fortemente na inovação, seguindo as principais tendências na área da beleza e moda, com um esforço constante para conseguir a melhor relação qualidade/preço do mercado.

Por ser a companhia para as mulheres, a AVON preocupa-se também com o seu papel na sociedade e faz questão de contribuir gerando valor e sensibilizando para as causas mais próximas da mulher – o cancro da mama e a violência doméstica. Desde o lançamento da Cruzada AVON Contra o Cancro da Mama, em 1992, já foram angariados, em mais de 50 países, cerca de 700 milhões de dólares para investigação e prevenção. Em Portugal, a Cruzada Contra o Cancro da Mama começou em 2003 e foca-se na prevenção e sensibilização. Em 10 anos, foram doados sete mamógrafos digitais a hospitais públicos num valor superior a 2 milhões de euros.

A Fundação AVON lançou, em 2004, a campanha Speak Out contra a violência

doméstica. A iniciativa apoia as vítimas de violência, através de serviços diretos às vítimas e respetivas famílias, ao educar, sensibilizar e criar programas de prevenção. Até ao final de 2012, a AVON já tinha doado, globalmente, mais de 50 milhões de dólares a esta causa. Em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, a AVON Portugal contribui para a proteção e auxílio a vítimas de violência doméstica, com mais de 72.000! já doados. PRODUTOS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS Os produtos AVON são apreciados pela sua qualidade, por milhões de Clientes em todo o mundo. A AVON tem um compromisso com a excelência – a Marca é reflexo dos mais elevados

padrões de valores, segurança e integridade. A AVON Portugal é membro fundador do Instituto Português de Venda Direta (IPVD), garantia de transparência nas transações comerciais e de elevados padrões de ética. A Marca comercializa uma grande variedade de produtos de cosmética, nas categorias de Maquilhagem, Cuidado da Pele, Fragrâncias, Banho, Corpo e Cabelo. Parte do seu negócio abrange outras categorias, como Acessórios de Moda, Bijutaria, Lingerie e produtos para Casa. A aposta na qualidade dos produtos é uma das suas vantagens competitivas. Em Suffern, Nova Iorque, a AVON tem laboratórios de investigação e desenvolvimento, onde trabalham talentosos e experientes cientistas, peritos nas mais variadas

www.avon.com.pt

Ontem, como hoje, a missão da

AVON é ser a companhia que

melhor compreende e satisfaz

as necessidades de produto, de

serviço e de realização pessoal

das mulhers em todo o mundo.

(6)

23 áreas, desde a bacteriologia até à bioquímica.

Aqui trabalham no desenvolvimento de produtos, garantindo a inovação, segurança e eficácia dos lançamentos da Marca. Este investimento já permitiu a introdução de tecnologias pioneiras no mercado, como a tecnologia à base de Alfa-hidroxiácidos (AHAs), a forma pura de Retinol estabilizado, no tratamento contra o envelhecimento cutâneo, ou a linha de produtos cientificamente criada para as necessidades das mulheres no período da menopausa. A linha ANEW, dedicada aos cuidados da pele anti--idade, tem tido resultados extraordinários e uma crescente penetração no mercado português, destacando-se no segmento "premium". A qualidade e o prestígio da Marca têm vindo a cativar muitas celebridades e Marcas de renome que participam no desenvolvimento de produtos, como é o caso de Christian Lacroix, Hervé Léger, Patrick Dempsey, Reese Witherspoon, Fergie

e Irina Shayk. Esta última celebridade é o rosto da nova linha de maquilhagem AVON, que traz ao mercado a inovadora tecnologia True Color, com pigmentos de cor que se auto-renovam, uma maior paleta cromática e embalagens de utilização intuitiva.

MERCADO

A AVON está presente em Portugal desde 1982, onde chegou com uma proposta de negócio dirigida às mulheres que desafiou as convenções da época. Desde então, oferece a oportunidade de independência financeira e realização profissional a cada vez mais revendedores. A Marca teve sempre uma posição sustentada com uma liderança no mercado, assente num reconhecimento da qualidade dos produtos e serviços disponíveis por parte de revendedores e Clientes. A AVON apresenta 19 brochuras diferentes por ano, todas elas com propostas inovadoras e muito competitivas. Em média, a Marca introduz no mercado mais de 57 novos produtos, a cada 3 semanas.

COMUNICAÇÃO

A AVON chega aos seus consumidores através de mais de 2 milhões de brochuras impressas por ano e também através das brochuras digitais disponíveis no site. Os revendedores são, neste momento, 100% digitais, submetendo e acompanhando as suas encomendas online. Têm ainda acesso a outras informações online, tais como incentivos de vendas e notícias importantes. Além do site www.avon.pt, a AVON está também presente no Facebook, YouTube e Pinterest.

A Marca investe fortemente no recrutamento de novos revendedores, através de campanhas online e anúncios na televisão. Os já famosos "Roadshows AVON" percorrem o país durante todo o ano, com ações dinâmicas em áreas comerciais, junto às praias, nas Universidades e em zonas de grande fluxo de pessoas. VANTAGENS COMPETITIVAS

A venda direta é a maior vantagem competitiva no negócio da cosmética, pois possibilita uma grande proximidade e afetividade com o Cliente. Permite facilmente identificar as suas necessidades e propor-lhe o produto mais adequado. Esta relação de confiança é validada pela qualidade e constante inovação dos produtos. O revendedor beneficia de um apoio

permanente por parte da Marca, que investe fortemente no seu treino e desenvolvimento, apoiando-o na progressão da carreira e promovendo o seu sucesso.

AVON

A cada segundo são vendidos 4 Batons AVON.

A AVON tem mais de 10 milhões de fãs no Facebook.

A Fundação AVON é a maior fundação privada para a mulher em todo o Mundo. A AVON já doou em Portugal mais de 2 milhões de euros para a Cruzada Contra o Cancro da Mama.

SABIA QUE:

1886

David McConnell criou a Califórnia Perfume Company, oferecendo às mulheres a possibilidade de independência financeira.

1939

A Califórnia Perfume Company muda o seu nome para AVON Products, Inc..

1959

A AVON chega à Europa.

1982

A AVON chega a Portugal.

1989

A AVON é a primeira grande Marca de cosméticos a anunciar o final permanente dos testes em animais.

2005

1ª Caminhada AVON Contra o Cancro da Mama em Portugal.

2010

5ª Caminhada e 1ª Regata Contra o Cancro da Mama em Portugal.

2013

A AVON faz uma doação à APAV de 10.000! para a Luta Contra a Violência Doméstica, num total doado de 72.000!.

(7)

24

VALORES DA MARCA

É de forma diferenciadora que a Bimby, presente no mercado português há 13 anos, mantém a sua liderança. Confiança, paixão, cumplicidade e partilha, numa abordagem direta ao Cliente, impossível de conquistar numa prateleira de supermercado. A Marca cresce diariamente e encara as mudanças como desafios, através de uma vincada aposta na inovação. Sempre atenta às transformações e exigências do mercado, a Vorwerk empenha-se em antecipar as necessidades do consumidor. Mais do que satisfazer os Clientes, a Empresa preocupa-se em surpreendê-los sucessivamente. Assente em valores como a qualidade do produto, a relação estabelecida com cada Cliente e a solidez do serviço de venda e pós-venda, a Marca – desenvolvida e comercializada pela multinacional alemã Vorwerk – continua, ano após ano, a cativar mais famílias portuguesas. Através de uma equipa motivada para ser a melhor entre as melhores, é construída toda uma relação que passa não só por uma demonstração exemplar da Bimby mas também pela construção de uma relação a longo-prazo com o Cliente. Fruto de uma formação constante, a rede de agentes Bimby é altamente qualificada, prestando um serviço personalizado e assente em rigorosos

princípios de ética e profissionalismo. A responsabilidade social é também uma preocupação da Marca que renova anualmente o seu envolvimento em ações de solidariedade social, a favor de diversas instituições, como é o caso das Aldeias SOS, Ponto de Apoio à Vida, Cozinha com Alma, Associação Mimar, Raríssimas, Comunidade Vida e Paz, entre outras. PRODUTOS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS A Bimby é o produto referência da Vorwerk em Portugal, cujas funcionalidades e características a tornam um produto "topo de gama" no mercado. Contudo, a Marca não se cinge ao artigo exemplar que representa. Supera-se, oferecendo um conjunto de serviços "extra" feitos à medida do Cliente. Ciente da importância do universo online, a Marca ruma ao futuro e reforça a sua aposta nas plataformas digitais. Com inauguração prevista para final de 2013, o novo Mundo de Receitas Bimby – um site de partilha de receitas e dicas - surgirá com uma nova imagem e mais funcionalidades. As receitas continuarão a ser alvo de grande atenção por parte da Marca, que publica mais de 1000 novas receitas todos os anos nos mais diversos suportes, quer impressos, quer digitais.

MERCADO

Contrariamente às tendências de mercado e num clima económico adverso, no ano passado, em Portugal, a Vorwerk registou um crescimento significativo, vendendo cerca de 35 mil Bimbys. O budget foi superado e as perspetivas para este ano são igualmente animadoras. Em consonância, a nível internacional a Empresa apresentou excelentes resultados, comprovando uma vez mais a fiabilidade, solidez e excelência por detrás da Marca e do produto. Consciente da importância de existir uma proximidade física, com os Clientes e com os agentes, e de forma a garantir um apoio técnico imediato, bem como a oferta de cursos de cozinha, a rede de lojas de Norte a Sul do país foi aumentada www.bimby.pt

Constante inovação e atenção

personalizada ao Cliente. É assim

que a Marca chega ao "coração"

do consumidor. Mais do que

ter um produto de excelência,

ter a Bimby é pertencer a um

universo de serviços exclusivos.

Apoio personalizado; lojas de

norte a sul do país; assistência

técnica garantida; comunidade

e recursos online; centenas de

receitas novas por ano. Tudo

incluído num único produto.

(8)

25 com a abertura de novos espaços em Aveiro,

Évora, Seixal e Braga. A descentralização das lojas tem contribuído também para a criação de novas oportunidades de emprego, em várias localidades do país. COMUNICAÇÃO

A estratégia de comunicação da Vorwerk coloca o principal foco no Cliente, sendo certo que a sua satisfação potencia o aparecimento de novos consumidores. Este ano, a Marca surpreendeu ao apresentar uma nova identidade corporativa, implementada, simultaneamente, em Portugal e no resto do mundo. A nova imagem abrange tanto os espaços físicos da empresa como todos os suportes impressos, digitais e visuais. Em tons de verde, o layout é marcante, apelativo e direto, refletindo uma identidade única para a Empresa. Como o palco principal da comunicação tende a ser, cada vez mais, o online, a Vorwerk tem apostado fortemente nesta área, tendo-se assistido a um forte crescimento da Empresa neste canal. Criada em 2010, a página

do Facebook chega aos 100.000 fãs, que diariamente publicam inúmeros post e comentários. O site, lançado em 2008, soma um total

de cerca de 3 milhões de visitas. O Fórum e o Mundo de Receitas Bimby, com mais de 5 mil receitas partilhadas, continuam a deliciar os seus fiéis seguidores, totalmente rendidos à bem-disposta mascote Mixie, sempre disponível para esclarecer, incentivar e ajudar no que for preciso. A aplicação online gratuita "Menus Bimby" é outro sucesso, criando em poucos minutos, menus personalizados, para uma melhor gestão das refeições semanais. A Bimby App, lançada em 2011, em duas versões, conta com mais de 32.000 downloads, no total. Por fim, mas não menos importante, mais de 70.000 Clientes recebem mensalmente uma newsletter digital com todas as novidades Bimby, cuja taxa de abertura, de mais de 50%, a tornam um verdadeiro caso de sucesso. A revista oficial da Marca, "Bimby, momentos de partilha" - com uma tiragem média mensal de 35. 000 exemplares – tem vindo a surpreender os leitores desde 2010, com novidades, receitas e conselhos práticos para optimizar a Bimby. Os livros são outra grande aposta da Vorwerk, que continua a acarinhar os seus Clientes com novidades sempre inspiradoras. O livro "Bimby à Sua Medida" com ideias práticas para refeições mais saudáveis, foi lançado no início do ano e converteu-se de imediato num sucesso de vendas. Com o intuito de celebrar

a gastronomia portuguesa ao estilo gourmet, foi lançado "40 chefes e a Bimby", que reúne as melhores receitas de alguns dos mais conceituados chefes de cozinha, publicadas na revista oficial da Marca.

Não esquecendo o livro "150 receitas Bimby", uma compilação das melhores receitas da revista "Bimby, momentos de partilha" de 2012 e "Boas Festas com a Bimby", editado

pela Bertrand, apresentando o guia perfeito para preparar, tranquilamente, as três grandes festas do final do ano: Natal, Passagem de Ano e Dia de Reis. Dados e números mais que elucidativos do pacto de fidelidade e confiança existente entre os Clientes e a Bimby.

VANTAGENS COMPETITIVAS

Um único produto - compacto, versátil e 100% fiável - consegue reunir inúmeras funcionalidades, devolvendo dois dos bens mais preciosos dos dias de hoje: tempo e prazer. A forma distinta como a Marca trata o Cliente no serviço pós-venda intensifica a qualidade da relação tornando-a cada vez mais sólida. Cada Cliente é único e especial, sendo acolhido por profissionais atentos, por uma comunidade de fãs incomparável e por uma panóplia de serviços exclusivos, um agente sempre disponível para ajudar,

um número verde para qualquer esclarecimento

necessário, uma loja online, cursos de

cozinha, entre muitos, muitos outros. Podemos enumerar múltiplos argumentos que ilustrem o posicionamento diferenciado que a Bimby assume no mercado, contudo, o que melhor traduz tudo aquilo que se possa afirmar é o feedback diário que a Marca recebe dos Clientes, quando convictamente declaram: "Com a Bimby a minha vida mudou para melhor!".

BIMBY

O livro "Velocidade Colher - Entre Tachos e Bimby" foi distinguido como o 2º melhor livro na categoria de blog nos Gourmand World Cookbook Awards 2012.

A Bimby é detentora de um prémio "Red Dot Design Award" (prémio de excelência em design).

A Bimby foi patenteada 23 vezes. Estão incorporadas, na Bimby, as funcionalidades de 12 eletrodomésticos e utensílios de cozinha. SABIA QUE:

2012

Foram vendidas em Portugal cerca de 35.000 Bimbys.

2013

A página oficial da Bimby Portugal no Facebook atinge os 100.000 fãs. AF_ a i 02.indd 3 11/1/13 12:1 PM

(9)

26

VALORES DA MARCA

Quando se pensa em farinha, pensa-se em Branca de Neve. Muitas gerações de avós, filhos e netos, cresceram com a certeza do sucesso dos seus bolos, desde que fossem feitos com Branca de Neve. Num mundo em acelerada mudança, é profundamente tranquilizador saber que há produtos que permanecem iguais, e nos quais podemos depositar a confiança de sempre. É assim que os consumidores percecionam a Marca Branca de Neve e é segundo este paradigma que se baseia a sua relação de confiança com a Marca. Desde a sua origem que a farinha Branca de Neve é produzida pelas Fábricas Lusitana. Desde logo os seus pacotes azuis e vermelhos, inicialmente de quinhentos gramas, foram uma completa revolução no mercado por conterem a primeira farinha lançada em Portugal já com fermento incorporado. O desenvolvimento de produtos inovadores que respondam às novas tendências de mercado e às exigências do consumidor, têm sido uma das preocupações da Branca de Neve, uma Marca consistente que sempre soube aliar a inovação à tradição gastronómica portuguesa.

PRODUTOS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS As farinhas de trigo, Fina, Super-Fina e Flor marcam presença em todas as cozinhas portuguesas e dispensam apresentações. Os preparados para bolos, scones e crepes, lançados nos anos 90, e as mais recentes farinhas preparadas para pão, são produtos já bem conhecidos dos portugueses, com credibilidade e relevância no mercado. No ano de 2012 foi ainda lançado um novo preparado

para Bolo de Laranja, que já se encontra disponível no mercado, aumentando a oferta da Marca para 9 variedades.

A Branca de Neve quer dar aos seus consumidores a melhor oferta e, para isso, o ano de 2013 foi também dedicado ao desenvolvimento e lançamento de uma nova linha de produtos, que pretende obter a consolidação da sua posição no mercado das sobremesas, bem como abrir caminho www.brancadeneve.pt

São os consumidores que

escolhem as Marcas, e a Branca

de Neve continua a trabalhar

para continuar a merecer a sua

confiança e preferência. Em 2014

a Marca comemora 60 anos. A

sua longevidade deve-se, entre

outras coisas, ao harmonioso

equilíbrio entre a manutenção

dos seus valores originais, a

inovação, a coerência comercial

e a proximidade com os seus

milhões de consumidores que,

década após década, continuam

a demonstrar o seu "amor" pela

Branca de Neve.

(10)

27 para a exportação, uma direção cada vez mais

presente nos objetivos da empresa. Sobremesas tradicionais, familiares e de preparação fácil que contam já com 6 sabores de gelatinas, onde a novidade passa pelo sabor lima-limão (uma inovação no mercado português) e pela sua origem vegetal. Para esta linha foram ainda desenvolvidas duas mousses instantâneas, a tradicional de chocolate e ainda a de café, dois pudins (chocolate e baunilha) e um leite-creme. MERCADO

Desde 2008 que o mercado de farinhas de trigo tem registado um forte crescimento. Resistindo aos constantes desafios colocados quer pela distribuição quer pelos consumidores, Branca de Neve tem mantido a sua posição de liderança entre as Marcas de fabricante.

A conjuntura atual tem

provocado grandes alterações no consumo. A crescente valorização do mercado de sobremesas em pó ditou a aposta da Branca de Neve em 2012: gelatinas, pudins, mousses e leite-creme fazem agora parte da sua nova gama de produtos que conta já com 11 novidades. No mesmo ano foi ainda lançado um novo preparado para Bolo de Laranja, aumentando para nove o número de referências desta já tradicional linha de produtos.

É no Natal e na Páscoa que o mercado se torna mais dinâmico e é exatamente nesses períodos que Branca de Neve se afirma como a Marca preferida dos portugueses: os momentos de festa são "cozinhados" com Branca de Neve. COMUNICAÇÃO

A farinha Branca de Neve tem uma embalagem icónica, presente na mente dos seus consumidores, e que teve muito poucas alterações ao longo de quase 60 anos. No Natal de 2012, a Marca apostou na sua

ligação emocional com os consumidores e foi explorada a familiaridade que os portugueses têm com aquela tão conhecida embalagem de farinha, através de uma publicidade de rua (mupis), presente um pouco por todo o país. A mensagem foi simples: a farinha Branca de Neve desejou as boas-festas a todos os portugueses e o retorno foi fantástico e visível. Os fãs do Facebook posaram ao lado do gigante pacote da Branca de Neve e tiraram fotografias; muitos pediram cartazes para decorar as suas casas ou para colocarem nas

montras das suas lojas, o que veio reforçar a ideia de que mais

do que farinha, a embalagem Branca de Neve é um objeto de desejo e intemporal - uma "lovable brand". Um dos aspetos que sempre marcou a comunicação da Marca é a sua relação próxima com os consumidores. Apesar do avanço da tecnologia levar a interação para planos menos intimistas, a Branca de Neve nunca deixou de comunicar diretamente com o consumidor, recorrendo agora a outras ferramentas para além da carta ou o telefone. É facilmente reconhecida a participação dos fãs no Facebook, mostrando os mesmos sentimentos expressos há anos atrás. As milhares de cartas recebidas ao longo de

décadas são um forte exemplo disso. Mantém--se o mesmo amor pela Revista Lusitana, a mesma ansiedade pelos novos brindes para colecionar e a mesma curiosidade em experimentar os novos produtos. VANTAGENS COMPETITIVAS

Branca de Neve é uma Marca amada pelos portugueses. Se Branca de Neve deixasse de existir, os portugueses sentiriam a sua falta. Branca de Neve é reconhecida como a Marca que produz farinhas com caraterísticas únicas. É reconhecida como a especialista em bolos e sobremesas que partilha com os seus consumidores a experiência e os conhecimentos adquiridos ao longo de quase 60 anos.

BRANCA DE NEVE

A farinha Branca de Neve foi um dos produtos de destaque nos cenários da série "Depois do Adeus", exibida na RTP1, e que retratou a descolonização e o pós 25 de Abril.

A Branca de Neve foi pioneira nas ações de sampling em Portugal. No final das sessões de cinema foram oferecidas às senhoras embalagens de 500g de Branca de Neve.

As primeiras embalagens da Branca de Neve eram enchidas à mão pelas empacotadeiras.

Em 2012, a Branca de Neve enviou para casa dos portugueses milhares de panos de cozinha, com poemas de Luís de Camões, Florbela Espanca e Alberto Caeiro, no âmbito da campanha "Amor em Português".

A Marca Branca de Neve é constituída por 28 produtos, distribuídos por 3 linhas: farinhas de trigo, farinhas para pão, bolos e sobremesas.

SABIA QUE:

2010

Lançamento da gama de farinhas para pão.

2012

Lançamento da gama de preparados para sobremesas.

1954

Lançamento da farinha Branca de Neve.

1999

Lançamento da gama de preparados para bolos. AF_ a an a d 02.indd 3 11/1/13 12:1 PM

(11)

28

VALORES DA MARCA

A Caixa procura defender o interesse dos seus "stakeholders" com rigor, transparência e ética, com a convicção de que são estes os valores que mantêm e sustentam a sua boa reputação. São também estes os valores que levam os consumidores portugueses a considerá-la uma instituição de confiança, capaz de responder ao elevado desafio que assiste a uma atuação financeira, social e ambientalmente responsável cada vez mais premente e necessária. Independentemente dos benefícios para o negócio, boa reputação e valor de Marca, ter uma gestão sustentável é cumprir com

as promessas/valores/cultura da CGD e ir ao encontro das expectativas e necessidades da sociedade e economia, do presente e do futuro. PRODUTOS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS A Caixa desenvolve a sua atividade numa ótica de "banca universal", complementando-a com todas as especializações oferecidas pelos serviços financeiros, dispondo, hoje, os seus Clientes de um Grupo Financeiro com a maior representação internacional e um completo portefólio comercial: Banca Comercial, Banca de Investimento, Corretagem e Capital de Risco, Gestão de Ativos e Crédito Especializado. A CGD continua a orientar a sua oferta de produtos e serviços de acordo com as necessidades do mercado, apostando na inovação. Em 2013, lançou a "App" Caixadirecta, uma aplicação inovadora que possibilita a gestão do serviço de "homebanking" através de "tablets", "smartphones" e PC para os sistemas operativos iOS, Android e Windows 8. Implementou a nova

tecnologia "contactless", que permite que os pagamentos até 20 euros sejam realizados pela simples aproximação do cartão do Cliente ao terminal de pagamento automático Netcaixa, sem necessidade de digitar o PIN. Continua a inovar e desenvolver produtos pioneiros, como soluções de poupança automática, nomeadamente o serviço Caixa Família que permite agrupar várias contas de poupança da família para que todos possam beneficiar de uma taxa de juro superior à que teriam individu-almente ou ainda programas de "cash-back" que permitem aos titulares de cartões CGD poupar automaticamente quando efetuam as suas compras. MERCADO

A Caixa tem mais de 4 milhões de Clientes, está em 22 países e desenvolve a sua atividade através de uma rede comercial de 1284 Agências, em Portugal e no estrangeiro. Mercados de atuação: Portugal; Espanha; Alemanha; Luxemburgo; Reino Unido; França; www.cgd.pt

A CGD tem como missão

conduzir um grupo estruturante

do sistema financeiro nacional

e reforçar a competitividade,

inovação e internacionalização

das empresas portuguesas.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Para os materiais de ambas as espécies observa-se uma diminuição da estabilidade térmica dos filmes de nanocelulose obtidos após 10 ciclos de processamento mecânico no