• Nenhum resultado encontrado

Intervenções do Homem nos Subsistemas terrestres. EPL Hélder Giroto Paiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Intervenções do Homem nos Subsistemas terrestres. EPL Hélder Giroto Paiva"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)Intervenções terrestres.. do. Homem. nos. Subsistemas. EPL – Hélder Giroto Paiva 1.

(2) Cadeias montanhosas. Himalaias. Uma extensa cordilheira, com o seu Monte Evereste (8.848 m), situada no Sul da Ásia. Esta é a região mais elevada da Terra. Alpes franceses, com o seu Monte Branco (4.807 m).. 2.

(3) Áreas oceânicas _ DOMÍNIO CONTINENTAL: Plataforma continental Zona da margem continental que se estende , com pequeno declive, do litoral (zona de marés mais baixas) até o topo do talude continental onde apresenta profundidades da ordem de -200 m.. Talude continental Representa o limite da parte imersa do domínio continental. Profundidade entre os -200m e -2500m. 3.

(4) Plataforma continental da Europa, representada a verde.. Talude continental. Zona caracterizada por declive acentuado onde são geradas, com frequência, desfiladeiros. ou “canhões”.. 4.

(5) DOMÍNIO OCEÂNICO :. Áreas oceânicas Planícies Abissais. Profundidades entre -2500 m e -6000 m, corresponde a 50% da superfície do globo. - Por vezes existem fossas (depressões de grandes profundidades, -11000 m. - Podem existir ilhas, colinas devido à acumulação de materiais provenientes de vulcões submarinos. Dorsais oceânicas. Parte média ou bordos dos oceanos; • Elevam-se a 3000 m acima dos fundos oceânicos e estendem-se por uma largura de 1000 Km. • Por vezes, na parte central existe um rifte – com profundidade entre 1800 m e 2000 m com largura aproximada de 40 Km. 5.

(6) Intervenção do Homem nos subsistemas terrestres. 6.

(7) Crescimento populacional Desde o sec. XVII, altura em que cerca de 500 milhões de pessoas habitavam a Terra, a população humana tem vindo a crescer exponencialmente. Em 2013 a população será de 7 mil milhões e em 2050 de 9 mil milhões.. O crescimento explosivo da população humana associado ao consumo massivo dos recursos do planeta é a principal causa da degradação ambiental e da perda de biodiversidade. 7.

(8) IMPACTES NA GEOSFERA Crescimento populacional /. Desenvolvimento económico e social. Aumento do impacte ambiental “Conjunto de acções , ou comportamentos. do Homem que, actuando sobre os subsistemas terrestres, são capazes de interferir com o seu equilíbrio. Aumento da exploração dos recursos naturais. Aumento da produção de resíduos. Maior vulnerabilidade aos desastres naturais, pelo aumento da ocupação de áreas de risco. 8.

(9) Exploração dos recursos naturais Um Recurso Natural é tudo o que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da Humanidade.. – Recursos renováveis (podem ser renovados num curto espaço de tempo). Ex. Água e ar.. –. Recursos não renováveis (não são repostos na natureza a um ritmo idêntico àquele com que são consumidos). Ex. carvão, petróleo, gás natural, minerais, rochas.. 9.

(10) RECURSOS NATURAIS. Recursos Naturais. Recursos Renováveis. Energéticos Eólica, Solar, Hidroeléctrica, Geotérmica,etc. Biológicos. Recursos Não Renováveis. Hídricos. Energéticos Petróleo, Gás natural , Carvão. Não metálicos Sal, argilas, areias, granito. Metálicos Ferro, alumínio, cobre. Combustíveis fósseis. 10.

(11) OS RECURSOS HÍDRICOS SÃO UM RECURSO EM PERIGO RECURSOS RENOVÁVEIS. Apenas a água doce presente nos lagos, rios, ribeiros e lençóis de água subterrânea (Aquíferos) está disponível para o homem Estas reservas são frequentemente alvo de acções de poluição. Derrames de óleos Derrames de gasolina Derrames de fertilizantes químicos. DEGRADAÇÃO DOS AQUÍFEROS. Aquífero 11.

(12) OS RECURSOS HÍDRICOS SÃO UM RECURSO EM PERIGO •Aumento da população •Aumento da industrialização •Aumento da agricultura •Aquecimento global •Poluição. A Água , apesar de ser um recurso renovável, pode vir a ser considerada um recurso limitado. Pode levar ao Stress Hídrico (Falta de água doce) 12.

(13) RECURSOS BIOLÓGICOS ( RECURSOS RENOVÁVEIS ). CONSEQUÊNCIAS:. •Devido. à explosão demográfica, provoca a sobre - exploração destes recursos, que leva à extinção das espécies, e, consequentemente, à destruição da biodiversidade. 13.

(14) RECURSOS MINERAIS (RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS). CONSEQUÊNCIAS:. •A exploração mineira é. muitas vezes causa de poluição do ar, água e solo.. •A remoção da. cobertura vegetal, a construção de estradas, leva ao desequilíbrio dos ecossistemas. 14.

(15) OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS SÃO RECURSOS ENERGÉTICOS SOBREEXPLORADOS DESVANTAGENS:  Derrame de hidrocarbonetos. nos mares (Maré negra).  Alterações. climáticas libertação de GEE).  Impactes. ambientais (Exploração mineira). ( graves.  Esgotamento das jazidas de. petróleo e gás natural para meados deste século.. 15.

(16) RECURSOS ENERGÉTICOS RENOVÁVEIS “São energias menos poluentes, chamadas energias limpas”. 16.

(17) RECURSOS ENERGÉTICOS RENOVÁVEIS Desvantagens TIPO DE ENERGIA Hidroeléctrica. DESVANTAGENS Alterações nos Ecossistemas. Eólica. Impacte ambiental (dimensões dos aerogeradores); Poluição sonora. Solar. Impacte ambiental (Dimensões dos painéis solares). Geotérmica Biomassa Mares Hidrogénio. Libertação de vapor de água Libertação de GEE Alterar o fluxo migratório das aves Libertação de vapor de água; Dificuldades em armazenar o hidrogénio 17.

(18) Impacte Ambiental  Poluição  Descargas para o ambiente de matéria ou energia originadas por. actividades humanas em quantidades que alteram, de forma significativa e negativa, as características do meio.. 18.

(19) Impacte Ambiental • Ocupação de áreas de risco e desastres naturais A Terra pode ser um local perigoso, tornando-se, por vezes, ainda mais perigoso pela intervenção humana. Crucial para Minimizar o perigo potencial resultante das diferentes ameaças geológicas para a população de todo o mundo, é a avaliação correcta e a comunicação do risco. • Risco Geológico • Desastres Naturais 19.

(20) Ocupação de áreas de risco e desastres naturais  Risco -. ameaça, perigo ou possibilidade de ocorrência de um acontecimento prejudicial à sociedade.. 20.

(21) Desastres naturais  Desastres. naturais (Terramotos, inundações, vulcanismo) a acção humana faz ampliar os seus efeitos.. avalanches,. 21.

(22) IMPACTE AMBIENTAL  Exploração de rochas e minerais, com a. abertura de grandes pedreiras;.  Poluição. solos e das águas, superficiais e subterrâneas, em consequência das actividades agrícolas, industriais e urbanas;.  Destruição. devido à geológicos;. dos. do património geológico necessidade de recursos.  Artificialização de linhas de água levando. à ocorrência de cheias;.  Artificialização. da paisagem, com a construção de infra-estruturas (Indústrias, auto-estradas, etc) necessárias ao bemestar do Homem. 22.

(23) Alteração do equilíbrio ecológico  Alterações climáticas associadas ao aquecimento global da. atmosfera. •Redução da biodiversidade •Degradação dos oceanos e exaustão dos seus recursos. •Diminuição da camada de ozono. •Inutilização de recursos hídricos e dos solos. •Desertificação. 23.

(24) Aumento da produção de RESÍDUOS. “Resíduos são quaisquer substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer.”. •Resíduos industriais ( RI ) •Resíduos Hospitalares ( RH ) •Resíduos Agrícolas ( RA ) •Resíduos sólidos urbanos ( RSU ). 24.

(25) PROTECÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Explosão demográfica. Impactes geológicos negativos. necessário. Mudança de mentalidade e de comportamento de cada um de nós. Objectivo. Para tal, é necessário: •Ordenamento do Território •Redução de impactes ambientais negativos •Recuperação de áreas degradadas •Conservação do património geológico. Garantir um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Isto é. Não comprometer a sobrevivência das gerações futuras 25.

(26) Ordenamento do Território. Utilização do ambiente, de acordo com as suas potencialidades, através de um planeamento adequado, evitando situações de risco. . Ordenamento do Território é fundamental, a gestão da intervenção homem/espaço natural..  Consiste :. planeamento ocupações;. das. - aproveitamento das infraestruturas existentes; - preservação de recursos limitados. Devem ser definidas zonas habitacionais, agrícolas, estradas, pontes, hospitais, zonas de lazer … 26.

(27) Redução de impactes ambientais negativos SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS Aterros Sanitários Incineração Compostagem ETAR Centros de Recolha Selectiva. A Reciclagem traz vantagens não só para o ambiente como também para a nossa economia. No fundo ao reciclarmos deixa de ser necessário extrair matérias-primas.. 27.

(28) Redução de impactes ambientais negativos ATERROS SANITÁRIOS. . Locais preparados para receber resíduos.. VANTAGENS. DESVANTAGENS.  Deposição controlada de resíduos;  Uma vez esgotado o tempo pode ser selado e ocupado por zonas verdes.. Contaminação das águas superficiais e subterrâneas;  Libertação de gases;  Degradação da paisagem.. Os aterros sanitários substituem com vantagens as lixeiras 28.

(29) Redução de impactes ambientais negativos INCINERAÇÃO  . Transformação dos resíduos através da combustão a elevadas temperaturas, no interior de um forno. Reduz o volume dos resíduos e permite recuperar alguns subprodutos e calor. . VANTAGENS DESVANTAGENS.  Não exige do cidadão qualquer mudança no seu comportamento;.  Poluição do ar; O custo é elevadíssimo  Obriga à existência de um  Recuperação de aterro para energia. deposição dos resíduos.. Central de incineração de resíduos sólidos urbanos na LIPOR II - Porto. Co-incineração em cimenteiras. 29.

(30) Redução de impactes ambientais negativos COMPOSTAGEM VANTAGENS. DESVANTAGENS. Aproveitament  Risco de maus o de matéria cheiros; orgânica;  Só é válida para resíduos  Aplicação do orgânicos; composto final  Necessidade de no solo como separar os fertilizante. resíduos. ETAR Estação de tratamento de águas residuais urbanas, agrícolas e industriais. As águas residuais são tratadas através de processos físicos, químicos e biológicos, podendo ser lançadas no ambiente sem perigo para os ecossistemas.. 30.

(31) POLÍTICA DOS 5 R`S  Reduzir – diminuir o consumo e consequentemente a quantidade de resíduos produzidos .  Reutilizar – consiste em dar novo uso a materiais já utilizados. Reciclar – valorização dos resíduos em que se recuperam os diferentes materiais constituintes, dando origem a novos produtos. Respeitar – o meio ambiente e todos os que no seu trabalho diário praticam acções consideradas ambientalmente correctas. Responsabilizar – todos somos responsáveis quer pelas boas quer pelas menos boas atitudes perante o ambiente. 31.

(32) Redução de impactes ambientais negativos Preservação de zonas frágeis. Zona costeira Recifes de coral. Zona de estuário. 32.

(33) Redução de impactes ambientais negativos Controlo da extracção de areias e de rochas. 33.

(34) CONSERVAÇÃO DAS ÁREAS DE INTERESSE GEOLÓGICO  Conservação de :. - Geossítios - Geomonumentos  Conservação. Geológico. do. Património. Arribas do Douro. 34.

(35) RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS.  Obter a reabilitação de certas. áreas que foram sujeitas a intervenções humanas, tais como :lixeiras, antigas minas, antigas pedreiras, etc.. 35.

(36) RUMO Á SUSTENTABILIDADE  O nosso planeta não nos pertence, recebemo-lo por herança, e temos o. privilégio de usufruir dele, mas também a responsabilidade de o perpetuar para as futuras gerações. 36.

(37) Impõe-se cada vez mais a consciencialização por parte dos cidadãos de todo o mundo sobre os problemas ambientais que estão afectar o nosso planeta.. 37.

(38)

Referências

Documentos relacionados

Desastres Naturais - - Municí Munic ípios do Estado de Santa Catarina classificados com pios do Estado de Santa Catarina classificados com frequência frequência (Muito Alta)

Número de risco: PRODUTO NÃO PERIGOSO PARA TRANSPORTE. Grupo de embalagem: PRODUTO NÃO PERIGOSO

A cidade do Rio de Janeiro também era fundamental como centro abastecedor de produtos agrícolas para as Minas Gerais e para a exportação para Portugal, costa da África e Rio da

No decurso da relação contratual, o titular e o utilizador têm o direito de receber, a seu pedido e em qualquer momento, uma cópia das presentes condições

Os desastres naturais constituem um tema cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, independentemente de residirem ou não em áreas de risco. Ainda que num

Classe de risco Não aplicável – Produto não é considerado perigoso para transporte. Número de risco Não aplicável – Produto não é considerado perigoso para

A utilização de sistemas de medição fasorial sincronizada para auxiliar a operação em tempo real de um sistema elétrico certamente permitirá melhores análises,

A resistência da pele à pressão negativa (fi rmeza) e sua habilidade de retornar à sua forma anterior (elasticidade) são mostradas em uma curva (de profundidade de