• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: DOMINÓ ORGÂNICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: DOMINÓ ORGÂNICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: DOMINÓ ORGÂNICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ÁREA:

SUBÁREA: QUÍMICA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): TATIANE GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CLAUDIA LUCIA DE MOURA

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): SANDRA REGINA PETRONE MOLLA

(2)

Dominó Orgânico: uma Proposta Lúdica para o Ensino de Química Orgânica no Ensino Médio

Resumo

O desenvolvimento de elementos lúdicos e sua aplicação é uma importante habilidade a ser desenvolvida nos licenciados em Química. Na era da tecnologia cabe ao professor a difícil tarefa de conseguir, com os recursos que possui, despertar o interesse do aluno pela aprendizagem do conhecimento químico. O objetivo do desenvolvimento deste jogo é alcançar duas principais vertentes: a função lúdica e educativa, de forma equilibrada para que haja verdadeiramente o aprendizado de forma lúdica e que venha ao encontro das diretrizes traçadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. O ensino utilizando apenas o giz e a lousa ou ainda a consagração da memorização são inadequações metodológicas ultrapassadas e que nada contribuem para a motivação do estudante. Cabe ao docente a busca incessante de novas e diversificadas formas de abordar o conhecimento químico bem como se ater para a formação de cidadãos éticos e cooperativos aptos a trabalharem numa sociedade globalizada.

Introdução

Por muitos anos a Química foi uma Ciência baseada em memorizações de fórmulas e regras, muitas vezes pouco ou nada associadas ao cotidiano dos alunos. Em muitas regiões do país ainda hoje é escasso o acesso até mesmo aos livros didáticos e esses, quando disponíveis, frequentemente são recheados de teorias e poucas atividades práticas. Cabe mais uma vez ao docente a tarefa de inovar e diversificar a forma de transmitir os conhecimentos. O lúdico não somente apresenta-se associado aos conteúdos específicos, mas, sobretudo a socialização, motivação, criatividade e agilidade no raciocínio, constituição das estruturas lógicas, coordenação das ações no trabalho coletivo, o respeito às regras e a troca verbal dos alunos.

Se por um lado o professor se encontra na árdua tarefa de desenvolver atividades muitas vezes com poucos recursos disponíveis, por outro lado precisa competir com as inovações tecnológicas que, em geral, são muitas vezes melhor conhecidas pelos alunos do que pelos próprios docentes.

A utilização dos elementos lúdicos na sala de aula não demanda muitos recursos e vem cada vez mais se mostrando uma excelente ferramenta no processo

(3)

de aquisição do conhecimento, o que já resultou em diversas propostas realizada por docentes de diferentes níveis escolares (BENEDETTI et al., 2009; MARISCAL & IGLESIAS, 2009; GODOI et al., 2010).

Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para ensinar a nomenclatura de compostos orgânicos, através de um jogo de dominó, buscando minimizar a dificuldade que os alunos encontram face a este aprendizado, tornando um momento agradável e estimulante, que leve a incorporar o conhecimento.

Segundo PIAGET (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”, é essa vertente que os professores precisam pegar uma carona e aproveitar dessa ferramenta tão enraizada na cultura do ser humano e que muitas vezes é esquecida, principalmente após a infância.

Para VYGOTSKY (1994), "a aprendizagem e o desenvolvimento estão

estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam com o meio objetal e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção”.

O lúdico tem sido considerado uma excelente ferramenta não apenas no processo de socialização, antes utilizado apenas para crianças, e ultimamente também aplicado entre os adolescentes, mas igualmente para a transmissão do conhecimento. AGUIAR (1999) notou em seus estudos que os jogos, sem o tom de represálias, podem transformar as atitudes dos participantes, por meio das críticas construtivas e discussões que a atividade permite.

Não podemos nos esquecer que o processo de aprendizagem não ocorre somente na escola e que os jogos podem auxiliar ao mesmo tempo na assimilação de conceitos e fixação de novos assuntos, dentro e fora do ambiente escolar (BENEDETTI et al., 2009).

Os jogos apresentam uma ampla variedade dentro do contexto da aprendizagem. Desenvolvem competências nos indivíduos que muitas vezes outras ferramentas não conseguiram atingir, visto que cada indivíduo assimila um determinado assunto de diferentes formas (BARBOSA et al., 2010).

O elemento lúdico presente em todas as fases da vida do indivíduo não pode e não deve ser visto apenas como uma brincadeira ou passatempo utilizado nas

(4)

horas de laser, pois ele apresenta ao mesmo tempo o estímulo para um novo aprendizado, a possibilidade de desenvolver a criatividade do aluno, a melhor assimilação de um novo conhecimento, o desafio que intriga o aluno a solucionar e consequentemente acaba aprendendo algo novo (ROJAS, 2010).

O lúdico vai de encontro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) que relatam a forma ultrapassada de transmitir conhecimento ainda utilizado por alguns docentes, em especial os de química, que usufruem a capacidade de memorização do aluno para medir o que ele aprendeu ou deixou de aprender, sem considerar a utilidade do conteúdo para o seu cotidiano. Neste sentido, é fácil de se prever a falta de interesse dos alunos por algumas disciplinas.

Objetivos

O objetivo do desenvolvimento deste jogo é alcançar duas principais vertentes: a função lúdica e educativa, de forma equilibrada para que haja verdadeiramente o aprendizado de forma lúdica e que venha ao encontro das diretrizes traçadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio

Metodologia e Desenvolvimento

O jogo dominó orgânico consta de 28 pedras de dominó (FIGURA 1), confeccionadas com caixinhas de fósforo usadas, onde cada número, do convencional dominó, foi substituído pela fórmula de um composto orgânico, presente no cotidiano do aluno, ou então pelo próprio nome do composto ou ainda por um desenho que simbolize a utilização deste composto.

Após as pedras serem embaralhadas, como no dominó convencional, cada jogador (aluno) deverá pegar no máximo sete pedras. O indicado é que se formem equipes de até 4 jogadores. Caso o número de jogadores seja menor, deverá sobrar pedras que serão colocadas de lado e ficarão no aguardo para futuramente serem “compradas” por algum jogador. Inicia-se o jogo com aquele jogador que tiver a pedra com o desenho de uma formiga, representando o ácido fórmico.

O jogador subsequente jogará uma pedra que se encaixe em um dos lados da pedra que deu início ao jogo. Caso ele não tenha nenhuma pedra que se encaixe, será obrigado a “comprar”, até que consiga uma que se enquadre.

(5)

Quando todas as pedras disponíveis para a compra acabarem e mesmo assim o jogador ainda não conseguiu uma pedra para colocar, ele então passa a vez para o próximo jogador. Ganha o jogo aquele jogador que primeiro conseguir acabar com todas as pedras em mãos.

Butano Butano

Principal componente

do gás de cozinha

Propanona C4H10 Etanol C4H10 Propanal

Butano Metano Principal componente do gás de cozinha Ácido fórmico C4H10 Haleto

orgânico Propanona Propanona

Utilizado para retirar esmalte das

unhas

Etanol H3CCOCH3 Propanal Propanona

Gás formado na decomposição do lixo Utilizado para retirar esmalte das unhas Metanóico

H3CCOCH3 Clorofórmio Etanol H3C-CH2-OH

Principal álcool encontrado nas bebidas Propanal H3C-CH2-OH CH4 Etanol HCOOH Principal álcool encontrado nas bebidas Haleto

orgânico H3CCH2COH Propanal H3CCH2COH CH4

Propanal Ácido encontrado em algumas formigas H3CCH2COH Clorofórmio CH4 Gás formado na decomposição do lixo Metano Ácido encontrado em algumas formigas Gás formado na decomposiçã o do lixo HCCl3 Ácido encontrado em algumas formigas

Ácido fórmico Metanóico HCCl3 HCCl3 Clorofórmio

(6)

Considerações finais

Acredita-se que a utilização do dominó orgânico relacionado à nomenclatura e elaboração de fórmulas de compostos orgânicos bem como a utilização dos mesmos no cotidiano do aluno é um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem com a possibilidade ainda de trazer atividades lúdicas para a sala de aula, despertando o interesse do aluno pela aprendizagem da química, salienta a competição de forma sadia entre os alunos e também pode ser utilizado como uma forma de avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.

Cabe salientar que o jogo aqui apresentado pode sofrer diversas alterações em função dos objetivos do docente. A mesma proposta pode ser utilizada para trabalhar diferentes assuntos relacionados ao ensino não somente da química, mas como de outro componente curricular.

Numa outra instância o jogo poderia ser confeccionado pelos próprios alunos, cada grupo de alunos poderia confeccionar um dominó abordando um assunto específico e depois os grupos trocariam seus jogos. Nessa proposta o aluno estaria aprendendo duas vezes, quando confeccionava o jogo e quando jogava o jogo feito pelos colegas.

Percebe-se que mesmo perante tantas dificuldades encontradas pelo docente na sala de aula, ainda é possível criar soluções baratas e criativas para motivar o aluno processo de aprendizagem.

Fontes Consultadas

AGUIAR, C.M. Procedimentos Lúdicos e Cultura. Revista Motriz. Volume 5 no 1, 1999.

BARBOSA, A. R.; GONÇALVES, W.S.; JESUS, J.A.; LOPES, A. N.S.; MONTEIRO, A. A. P.A. A utilização de jogos didáticos como prática metodológica no Ensino de Química. Disponível em www.abq.org.br/simpequi/2010/trabalhos. Acessado em 10/11/2010.

BENEDETTI, E.F.; FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI, L.P.S.; CRAVEIRO, J.A. Palavras Cruzadas como Recursos Didático no Ensino de Teoria Atômica. Revista Química Nova na Escola. Vol. 31, no 02, p. 88-95. 2009.

GODOI, T.A.F.; OLIVEIRA, H.P.M.; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica: um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Revista Química na Escola. Vol. 32, no 01, p. 22-25, 2010.

(7)

MARISCAL, A. J. F.; IGLESIAS, M. J. C. Soletrando o Brasil com símbolos Químicos. Química Nova na Escola. Vol. 31, no 01, p. 03-33, 2009.

PIAGET, J. O raciocínio na criança. Trad. Valerie Rumjanek Chaves. Editora Record. Rio de Janeiro, 1967.

ROJAS, J. O Lúdico na Construção Interdisciplinar da Aprendizagem: Uma

pedagogia do afeto e da criatividade na Escola. Disponível em:

anped.org.Br/reuniões/25/excedentes25/jucimararojast07.rtf. Acessado em 15/12/2010.

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

As práticas de gestão passaram a ter mais dinamicidade por meio da GIDE. A partir dessa mudança se projetaram todos os esforços da gestão escolar para que fossem

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria