• Nenhum resultado encontrado

Soluções de bicicleta para cidades brasileiras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Soluções de bicicleta para cidades brasileiras"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Soluções de

bicicleta

para

cidades

brasileiras

Conhecimento dinamarquês &

(2)

O indício de uma cidade

moderna é o seu investimento

na bicicleta como meio de

transporte na paisagem

urbana.

A Transporte Ativo, no Brasil, e a Copen-hagenize Consulting, em Copenhague, Dinamarca, uniram forças para levar às ci-dades brasileiras uma verdadeira Time dos Sonhos em planejamento para bicicletas, infraestruturas e comunicação.

Agora, mais do que nunca, cresce a ne-cessidade de consultorias profissionais focadas em incluir as bicicletas na paisa-gem urbana.

A Transporte Ativo é a organização mais experiente do Brasil e esta colaboração com a consultora líder em planejamento para bicicletas, Copenhagenize, ajudará as cidades no planejamento e implementa-ção de soluções modernas para o tráfego de bicicletas.

Nesta brochura você poderá saber mais sobre nossa equipe e os serviços que podemos fornecer.

Brazilian Transporte Ativo and Copenhage-nize Consulting from Copenhagen, Den-mark have joined forces to bring a veritable Dream Team in bicycle planning, infrastruc-ture and communication to the cities of Brazil.

Now more than ever before there is a need for professional consultancy focused on returning the bicycle as transport to the urban landscape.

Transporte Ativo is the most experienced organisation in Brazil and this collaboration with the world’s leading bicycle planning consultancy, Copenhagenize, will help to get cities on the fast track towards plan-ning and implementing modern solutions for bicycle traffic.

In this brochure you can learn about our team and the services we can provide.

(3)
(4)
(5)

A Associação Transporte Ativo

foi pioneira em introduzir, no Brasil, a Vaga Viva e o Desafio Intermodal. Criamos o curso “Introdução ao Mundo Cicloviário” para cons-cientizar e promover a cultura da bicicleta entre técnicos das prefeituras, estudantes e público em geral. Também fomos pioneiros ao traduzir, para o português, manuais técnicos sobre bicicletários, o guia “De bicicleta para o trabalho” e o livreto “Crianças em movimento”, da União Europeia.

Atualmente estamos nos dedicando aos se-guintes projetos:

- Mapa cicloviário colaborativo online em am-biente web

- Mapeamento das rotas de bicicleta no cen-tro do Rio

- Preparação de um manual sobre a metodolo-gia de mapeamento de rotas de bicicleta - Preparação de um manual sobre a metodolo-gia de contagem de bicicletas de carga - Desenvolvimento de um “modelo de estra-tégia de mobilidade e transporte corporativo” para empresas que desejam aumentar o uso da bicicleta ou incentivar a caminhada como meios de transportes para ir ao trabalho. www.copenhagenize.eu/brasil

A Associação Transporte Ativo

é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida por meio da utilização de meios de transporte à propulsão humana. Desde a década de 90, divulgamos e defen-demos seu uso de diferentes formas. Em 2003, visando somar nossos esforços, nos unimos e fundamos a Associação Transporte Ativo, para ir além do que já tínhamos realizado.

Nossos objetivos são: i) defender, divulgar e promover em âmbito local, nacional e interna-cional, os meios de transporte à propulsão hu-mana como opção de transporte; ii) conscien-tizar sobre uso correto e seguro das bicicletas, triciclos, skates, patins, etc; iii) desenvolver e apoiar projetos, atividades e campanhas edu-cativas, culturais, ecológicas e sociais, sempre visando o uso de meios de transporte susten-táveis, de modo a reduzir o uso de automóveis e assim proporcionar cidades mais humanas. Nossas ações focalizam os aspectos humanos do sistema cicloviário:

- Promover - Sensibilizar - Cultivar - Educar

(6)
(7)

Os serviços incluem:

- Planos preliminares de cultura da bicicle-ta para as cidades

- Planejamento geral de cultura da bicicle-ta para as cidades

- Design e colocação de infraestruturas para a bicicleta

- Cálculo de impactos na saúde e na eco-nomia

- Consultores para todos os projetos de bicicleta

- Vias seguras para as escolas / bicicletas no currículo

- Planejamento de estacionamento para bicicleta

- Programas de bicicletas partilhadas

A Copenhagenize Consulting

é a equipe que as cidades devem consultar sobre tudo o que diz respeito à cultura da bicicleta, planejamento, tráfego e comuni-cações.

Somos especializados em cidades habi-táveis e no uso urbano da bicicleta. Encara-mos cada trabalho a partir da perspetiva humana - usando design, antropologia, sociologia e senso comum como pontos de partida.

Todos temos uma ferramenta fantástica... Apenas poucas gerações atrás, a bicicleta era uma parte importante da paisagem urbana de cidades por todo o mundo. Nada impede que, evoluindo, avancemos para a Cultura da Bicicleta 2.0. O planejamento urbano moderno é marcado por ter seu foco em modelos e soluções técnicas, es-tatísticas, avaliação de impactos e custos. A Copenhagenize prefere alocar seu foco principal na natureza humana do nosso tra-balho. Pensamos primeiro no utilizador da bicicleta e no design, independentemente da cidade.

Nossa especialidade é inspirar e aconsel-har tanto as cidades como as organizações sobre como restabelecer a bicicleta como um meio de transporte e posteriormente recolher os benefícios disso.

Gostamos de pensar que o nosso trabalho não é somente planejamento e engenharia e campanhas inteligentes. Restabelecer a bicicleta na paisagem urbana é, para nós, desenhar e construir um monumento em cada cidade para a qual trabalhamos. Um monumento à simplicidade e à racionali-dade humana e cada pedaço desse monu-mento é de tração humana a pedal. Acredit-amos ter o melhor emprego do mundo. www.copenhagenize.eu/brasil

(8)

O que podemos oferecer

para as cidades brasileiras

(9)

A Associação Transporte Ativo:

A bicicleta é ferramenta para um novo mundo e melhores cidades. Porém, no Brasil, uma grande parcela da população escolhe a bicicleta porque não pode comprar um carro ou mesmo pagar pelo transporte coletivo. Isto gera um forte preconceito de classe e andar de bicicleta geralmente é visto como “coisa de pobre”.

Nos últimos 10 anos, um movimento de ciclis-tas e ambientalisciclis-tas inseriu, na mídia, a bici-cleta como solução para amenizar o problema do trânsito. Mas isto não é suficiente. Como não é suficiente apenas construir infraestru-tura. Nós temos que mudar mentalidades. Acabar com o preconceito da classe média, para que ela possa adotar a bicicleta como solução. Combater a baixa autoestima das pessoas de pouca renda, que abandonam a bicicleta assim que conseguem melhorar sua renda. Precisamos fazer com que todos aqueles que usam a bicicleta sintam-se iguais e cidadãos, que contribuem para a qualidade da sua própria vida e, de quebra, tornam as cidades melhores para todos.

Copenhagenize Consulting:

“Cultura da Bicicleta por Design” é nosso foco principal. Consideramos que o design é a solução placemaking para cidades habi-táveis, criando espaços públicos para pro-mover a saúde e o bem estar da população. Descobrimos que a ‘mobilidade urbana’ não é a linguagem universal tal como se pode pen-sar. Existem muitos diferentes interessados envolvidos em trabalhar em prol de cidades habitáveis e de restabelecer a bicicleta como um meio de transporte. Preferimos uma lin-guística universal e uma abordagem prática,

utilizando o Design como um denominador comum para tudo, desde a advocacia até a engenharia de tráfego.

Não deveríamos estar a desenhar infraestru-turas de bicicleta tal como desenhamos torra-deiras ou escovas de dentes? Afinal, estamos desenhando pra pessoas. Utilizar princípios fundamentais de design em planejamento e engenharia permite compreender melhor a infraestrutura e a cultura da bicicleta, de modo a fornecer um caminho mais direto para sua implementação.

100 anos de engenharia de tráfego falharam perante nossos cidadãos e ruas de nossa cidade. A engenharia de tráfego está blo-queada na mesma mentalidade desde 1935. Está na hora de seguir em frente. Antropologia e Design podem fazer a diferença em resta-belecer a bicicleta na paisagem urbana e tor-nar nossas cidades melhores locais para viver.

É um fato que os automóveis já

não têm lugar nas grandes

cidades do futuro.

(10)
(11)

Fatos sobre a Dinamarca

Fatos sobre o Brasil

- 24 milhões de pessoas no Brasil usam a bicicleta diariamente. 53% usam-na como meio de transporte.

- Existem pelo menos 60 milhões de letas no Brasil.

- Em 2004, a produção anual de bicicletas foi de 5 milhões.

- Em 2011, o Brasil tinha 2 505 km de vias.

- O Rio de Janeiro tem 270 km de vias, a segunda maior malha em uma cidade da América do Sul.

- O Rio de Janeiro tem 3% de repartição modal. O governo quer atingir os 10%. - 600 mil pessoas usam a bicicleta na Área Metropolitana do Rio de Janeiro.

- Em São Paulo, a velocidade média de um automóvel está entre 5 e 8 km/h.

- Os cidadãos de Copenhague pedalam 1,2 milhões de km todos os dias.

- A Dinamarca tem a cultura da bicicleta mais segura do mundo.

- 36% de todos os cidadãos pedalam para o trabalho, escola ou universidade em Copenhague.

- Em Copenhague, mais de 50% de todas as viagens são feitas utilizando a bicicleta. - Em Copenhague vivem 1,9 milhões de pessoas e existem 1,9 milhões de bicicle-tas.

- A velocidade média do tráfego de bicicle-tas é 16.1 km/h.

- Bicicletas estão incluídas no currículo escolar desde 1947.

- Existem mais de 1000 km de ciclovias segregadas na Grande Copenhague. - Os ciclistas de Copenhague geram cerca R$ 633 milhões para a economia todos os anos devido aos benefícios para a saúde gerados pela bicicleta.

- Somente 29.1% dos cidadãos de Copen-hague possuem automóvel.

(12)

Contate-nos

Copenhagenize Consulting

telefone: +45 2625 9726 e-mail: info@copenhagenize.eu www.copenhagenize.eu/brasil Copenhagenize Consulting Godthåbsvej 73, 1. 2000 Frederiksberg Denmark

Associação Transporte Ativo

telefone: +55 21 9697-8900 e-mail: contato@ta.org.br www.ta.org.br

Associação Transporte Ativo rua México 168, grupo 807 Centro, Rio de Janeiro Brasil

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Trata-se, segundo Sidney Chalhoub, do predomínio da ideologia do paternalismo, entre os anos de 1850 e 1860, que se pode definir como sendo uma política de domínio na qual a

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Elaboração do PAA no EIA (Procedimento de AIA sobre Projecto de Execução) No Estudo de Impacte Ambiental são propostas as medidas de gestão ambiental a aplicar em fase de

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

Febvre, de que toda história é possível de ser dita contemporânea, pois é escrita e ensinada a partir das percepções de seu tempo, assim como em relação ao seu estudo

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças