• Nenhum resultado encontrado

CONSULT - Consultoria Técnica Municipal Ltda. CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PROVA PARA MÉDICO ENDOSCOPISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSULT - Consultoria Técnica Municipal Ltda. CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PROVA PARA MÉDICO ENDOSCOPISTA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Leia atentamente o texto abaixo:

Erros de ortografia, acentuação e concordância em anúncios e placas informativas revelam o descaso do po-der público e de comerciantes com o Português.

As liquidações nas lojas são sempre bem-vindas, mas para a desgraça da língua portuguesa, trazem com elas duas verdadeiras pragas. Além das palavras em inglês sale e off, escritas em letras garrafais em shoppings e lo-jas sofisticadas de Belo Horizonte, anunciando queima de estoque e descontos, os comerciantes afixam carta-zes nas vitrines que ferem os olhos mais atentos e liqui-dam também a gramática. O destaque “preços a partir de...” é grafado de todas as formas, quase nunca da ma-neira certa: tem “apartir, à partir, àpartir” e tudo o mais que a má criatividade permitir. “Vou corrigir assim que a minha funcionária chegar. Nem tinha visto a crase”, co-mentou a comerciante Guaraci Godoy, dona de uma loja na Rua do Ouro, bairro da Serra, região centro-sul, dian-te do cartaz em cartolina com o erro.

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa-da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos co-merciais, outras agressões ao idioma de Camões. Na Rua Itajubá, na Floresta, um salão de beleza faz serviços variados, tanto nas “sombrancelhas”, com a letra eme sobrando, como nos cabelos, mediante “alizamento” com zê. Na Avenida Cristiano Machado, no bairro da Graça, região Nordeste, uma pizzaria que faz entrega em domi-cílio, mas prefere recorrer ao inglês e usar delivery,

(2)

divul-ga a sua massa como “a mineira mais gostosa”. Nin-guém duvida não fosse por um detalhe. No painel colori-do e chamativo, gostosa vira “gostoza” com zê de zebra. O estudante do ensino médio Diego Henrique de Me-deiros, de 15 anos, notou o erro ao passar pela Cristiano Machado. “Tem que ser mudado, pois é absurdo escre-ver assim. As pessoas passam e podem guardar na me-mória, e depois, claro, escrever errado”, afirmou. Mais adiante, uma doceira diz que “aceita-se encomendas”, quando o correto seria aceitam-se ,e num edifício, “ven-de-se apartamentos”, em vez de vendem-se.

(Gustavo Werneck, Estado de Minas, 22 de abril de 2006 ).

1 - De acordo com o texto, as liquidações apresentam al-guns pontos negativos para a língua pátria. Con-firma o teor do texto:

a) Os comerciantes inserem cartazes bem eviden-tes com palavras em inglês atraindo a atenção dos clientes. Mesmo em português, os lojistas acreditam em uma estratégia plausível de marke-ting que acaba, simultaneamente, ferindo a mo-dalidade padrão da língua que fica afetada pelos erros gritantes nas placas informativas e anún-cios.

b) O português não é melhor nem pior do que o in-glês, pois ambas as línguas satisfazem as neces-sidades de interação dos seus falantes.

c) Gustavo Werneck considera desprezível a utiliza-ção de outro idioma para anunciar as queimas de estoque e descontos.

(3)

d) O texto mostra o uso inadequado da efetivação do código. A linguagem verbal-escrita fica com-prometida.

2 - “Mais adiante, uma doceira diz que “aceita-se enco-mendas”, quando o correto seria aceitam-se ,e num edifício, “vende-se apartamentos”, em vez de vendem-se”.

Considere as frases abaixo e em seguida assinale a in-correta.

I- Precisa-se de motoristas II- Precisam-se de cozinheiros

III- Informou-se o resultado aos alunos

a) “O resultado” na frase III, além de objeto direto é tam-bém predicativo.

b) As modalidades da língua são evidenciadas nas fra-ses I, II e III.

c) Na frase III “informou” é um verbo transitivo direto e in-direto.

d) O “se” presente na frase III é uma partícula apassiva-dora.

3 - Na frase “O não é um advérbio”, pode-se dizer que, morfologicamente, a palavra em destaque é: a) Locução adverbial

b) Advérbio

c) Um atrativo para o verbo de ligação d) Substantivo

(4)

4 - “Pierre que joga bola, marcou quatro gols, porém es-tava sonhando”. Considere o termo em destaque e marque a opção incorreta.

a) Na função morfológica ele é um pronome relativo. b) O “que” evidenciado substitui todas as

refe-rencias feitas ao sujeito Pierre.

c) Na função sintática ele é uma conjunção atrativa. d) Na função sintática ele é sujeito.

5 - Um dos erros em anúncios e placas informativas que revelam o descaso do poder público e de comer-ciantes com o Português é o de concordância. Leia as frases que seguem e considere a resposta erra-da.

I- Mais ou menos um terço dos passageiros ficou maravilhado.

II- Um sexto dos bens cabe aos avós.

III- Três quartos da propriedade do governo sobre-vivem de taxas pagas.

a) As frases I, II e III são contempladas pela norma culta da Língua Portuguesa.

b) A concordância do verbo efetua-se com o nume-rador.

c) A regra aplicada nas três frases foi a concordân-cia com numerais fracionários.

d) Na frase III existe um número cardinal e um fra-cionário respectivamente.

6- No paciente com hemorragia alta podemos afirmar, EXCETO:

(5)

a) A causa mais freqüente é a lesão aguda da mucosa gastro-duodenal (LAMGD).

b) A endoscopia digestiva alta deve ser realizada pronta-mente para definir a causa.

c) Durante a endoscopia propedêutica deve-se evitar a injeção de líquidos esclerosantes ou a alcoolização de úl-ceras, mesmo na vigência de sangramento artrerial. d) A síndrome de Mallory Weiss é definida como o san-gramento do esôfago próximo à cárdia, causado por vô-mitos repetidos.

7- O estômago está dividido em: a) Cárdia, fundo, corpo e piloro. b) Cárdia, fundo, esôfago e duodeno. c) Fundo, superfície, cárdia e esôfago. d) Piloro, fundo, superfície e duodeno.

8- Todos os fatores a seguir estão ligados à etiologia do câncer gástrico, exceto:

a) Ambiente. b) Dieta. c) Raça.

d) Traumatismo.

9- Um paciente apresenta o seguinte quadro: dor abdo-minal difusa, percebida mais acentuadamente no epigás-trio ou ao redor do umbigo, seguido por anorexia, náu-seas e vômitos. Depois de um período, a dor se desloca para a direita e quadrante inferior direito. Os sintomas descritos sugerem o diagnóstico de:

(6)

b) Apendicite aguda. c) Tumor de reto. d) Gastrite.

10- Com relação às técnicas endoscópicas para detec-ção do H. pylori, é CORRETO afirmar:

a) Rápido, barato e eficiente, o teste da urease é consi-derado o exame ideal para avaliar a eficácia do trata-mento para erradicação do H. pylori.

b) Para identificar o H. pylori, é recomendável a realiza-ção de pelo menos um dos testes: o histológico ou o tes-te da urease.

c) Nas biópsias, não devem ser retirados fragmentos da grande curvatura do antro, por ser área de incidência de metaplasia intestinal, onde não haverá a d) bactéria.

d) O endoscopista tem obrigação de realizar bi-ópsias para pesquisa da bactéria, quando esti-ver diante de úlcera duodenal, úlcera gástrica e duodenite erosiva.

11- Sobre a gastrostomia endoscópica percutânea (PEG), trata-se da criação de uma fístula entre o estôma-go e a parede abdominal. Sob o ponto de vista técnico, a PEG está contra-indicada, EXCETO:

a) Quando houver ascite volumosa. b) Em casos de laparotomias prévias.

c) Se o endoscópio não conseguir progredir até o estô-mago.

d) No caso de lesão cutânea na região da aplicação da sonda.

(7)

12- Sobre o Esôfago de Barrett, é CORRETO afirmar: a) Tanto o esôfago de Barrett de segmento cur-to como o longo podem progredir para displasia e câncer.

b) Esôfago de Barrett é definido como qualquer extensão de epitélio colunar acima da junção esofagogástrica, mesmo que a biópsia não apresente metaplasia intesti-nal.

c) O tratamento do esôfago de Barrett difere em muito do tratamento para a doença do refluxo gastro-esofágico.

d) Embora a fisiopatologia do esôfago de Barre-tt não seja totalmente conhecida, o fator predis-ponente mais importante para o seu apareci-mento é a hérnia hiatal.

13- A colonoscopia, realizada em portadores de doenças inflamatórias, possibilita uma avaliação criteriosa da mu-cosa intestinal. Tanto a doença de Crohn como a retoco-lite ulcerativa apresentam aspectos endoscópicos, em geral, bastante característicos. Sendo assim, NÃO é cor-reto afirmar:

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto-colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b) O valor das biópsias na doença de Crohn é limitado, enquanto na retocolite ulcerativa elas podem definir não só o diagnóstico, mas também acrescentar outras infor-mações importantes.

c) Na doença de Crohn, em 1/3 dos casos onde há com-prometimento do intestino grosso, o íleo distal encontra-se

(8)

comprometido. Já na retocolite ulcerativa não ocorrem al-terações inflamatórias do íleo terminal.

d) Na doença de Crohn, o comprometimento saltitante da mucosa é bastante significativo. Enquanto na retocolite ulcerativa, as altera-ções tendem a ser uniformes ao longo dos se-gmentos afetados.

14- O método diagnóstico considerado “padrão-ouro” no diagnóstico da acalasia é:

a) Manometria esofágica. b) Endoscopia digestiva alta. c) Estudo radiológico do esôfago. d) Imunofluorescência para T. cruzi.

15- Os carcinomas são classificados por Borrmann, de acordo com seu aspecto macroscópico. Borrmann lV é carcinoma tipo:

a) Ulcerado, infiltrativo. b) Infiltrativo difuso.

c) Tipo ulcerado, com elevação na borda.

d) Vegetante, séssil, geralmente maior que 2 cm.

16- Em relação à doença do refluxo gastro-esofágico, o método diagnóstico que apresenta maior sensibilidade é:

a) Manometria esofágica. b) Endoscopia digestiva alta. c) PHmetria esofágica prolongada.

(9)

17- A cromoscopia é uma técnica endoscópica que con-siste na utilização de corante, que coloca em evidência al-terações despercebidas ao exame convencional. Sobre esta técnica, NÃO é correto afirmar:

a) É essencial para o exame com magnificação.

b) Tem notável contribuição ao diagnóstico das neopla-sias precoces.

c) O corante mais utilizado no diagnóstico das lesões esofágicas é o lugol.

d) Seu uso é barato e aumenta muito o tempo do exame endoscópico convencional.

18- Na classificação de Forrest modificada, baseada no tipo de sangramento ou no aspecto da base da úlcera, eIa corresponde a:

a) Base limpa. b) Coágulo plano.

c) Vaso visível vermelho.

d) Vaso visível escuro ou branco.

19- A Sociedade Japonesa de Endoscopia Gastroentero-lógica define câncer gástrico precoce como:

a) Lesão que não ultrapassa a subserosa.

b) Lesão restrita às camadas mucosa e submucosa. c) Lesão que não ultrapassa a camada muscular própria. d) Lesão restrita à camada mucosa que não ultrapassa a muscularis mucosae.

(10)

20- Com relação ao tratamento endoscópico das varizes de esôfago, NÃO é correto afirmar:

a) A escleroterapia profilática é um tratamento paliativo, uma vez que a doença de base – hi-pertensão portal associada à hepatopatia crô-nica – não é afetada.

b) No sangramento ativo das varizes, a esclero-terapia tem se mostrado efetiva, diferentemente de outras modalidades de tratamento, como a farmacológica e mecânica, cuja efetividade é só imediata.

c) Quando se compara a ligadura elástica com a esclero-terapia, não há diferença estatisticamente significativa no índice de erradicação das varizes, recidiva hemorrágica e índice de complicações.

d) A ligadura elástica das varizes de esôfago tem a gran-de vantagem gran-de não envolver a injeção gran-de drogas.

21- O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado através da:

a) 8ª Conferência Nacional de Saúde b) 9ª Conferência Nacional de Saúde c) 10ª Conferência Nacional de Saúde d) Constituição Federal de 1988

22- Podemos considerar como fatores determinantes da criação e da implantação do SUS no Brasil, EXCETO: a) Um quadro de doenças de todos os tipos, condiciona-do pelo tipo de desenvolvimento social e econômico condiciona-do

(11)

país e que o sistema de saúde não conseguia enfrentar com decisão.

b) Completa irracionalidade e desintegração das unida-des de saúde com excesso de oferta de serviços em al-guns lugares e ausência em outros.

c) Eficiência do INSS na prestação de assistência à saú-de para a população previsaú-denciária.

d) Insuficiência de recursos financeiros em relação às necessidades, e em comparação com outros países.

23- Em relação à organização sistema unificado de saú-de, SUS, a hierarquização dos serviços de saúde baseia-se em critérios de:

a) Condições sócio-econômicas dos pacientes.

b) Grau de complexidade e especialização dos serviços. c) Grau de urgência do atendimento.

d) Grau de intensidade dos cuidados.

24- São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto:

a) Universalização – a saúde é direito de todos e cabe ao estado assegurá-lo.

b) Equidade – tratar desigualmente os desiguais, um princípio de justiça social.

c) Integralidade – considerar a saúde como um todo, atendendo as necessidades individuais, integrando ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilita-ção.

d) Participação popular – através dos conselhos e confe-rências de saúde que devem formular estratégias,

(12)

con-trolar e avaliar a execução da política de saúde. 25- As diretrizes principais que organizam o SUS são: a) Universalidade, descentralização e integração das ações preventivas.

b) Regionalização dos serviços de saúde, integralidade da assistência à saúde e direção única municipal.

c) Descentralização, atendimento integral e participação comunitária.

d) Municipalização da assistência médica e participação comunitária.

Referências

Documentos relacionados

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa- da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos co- merciais,

As liquidações nas lojas são sempre bem-vindas, mas para a desgraça da língua portuguesa, trazem com elas duas verdadeiras pragas. Além das palavras em inglês sale e off,

Sendo assim, assinale a alternativa que contenha pelo menos 01 ( um ) procedimento dental em que não se recomenda a profilaxia antimicrobiana para pacientes com

www.estrategiaconcursos.com.br.. 8 costuma chamar de “furor terapêutico”. Com esse termo, pretende-se criticar as condutas médicas de sedar em excesso com vistas a abreviar o tempo

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa- da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos co- merciais,

d) As sulfas apresentam boa eficácia contra anaeróbios e cocos Gram positivos, sendo os Gram negativos rara- mente sensíveis... 18- A causa mais comum de Infecção Respiratória é:

10- È correto afirma sobre Aleitamento Materno, exceto: a) O leite materno é rico em caseína quando comparado ao leite de vaca;. b) Existem maiores concentrações de Taurina e Cristina

19- No intuito de melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, o gestor terá como alternativa apresentar idéias inovadoras e projetos