• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE HISTÓRIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

AVALIAÇÃO DISCURSIVA

DE HISTÓRIA

Primeira Avaliação – 1ª Série – EM

Primeiro Período - 2018

Assinale com um X se estiver fazendo Progressão Parcial: __ __

Aluno(a): Série e Turma: _______ Nº: _____ Professor(a): Data: / /2018

OBSERVAÇÕES

[01] - É terminantemente proibido portar celular na sala no período de provas.

Cons-tatado que o aluno está portando celular, as provas do dia serão anuladas e

não terá direito a outra oportunidade.

[02] - Assine, também, com nome completo (legível), no canto superior à direita,

to-das as folhas de questões.

[03] - Verifique se a prova está completa. Ela contém 08 questões discursivas. Se

al-guma parte não tiver sido impressa, solicite ao fiscal a troca.

[04] - Verifique se completou corretamente todos os dados do cabeçalho.

[05] - Leia as questões atentamente antes de respondê-las.

[06] - Controle seu tempo adequadamente, respondendo primeiro às questões que

você considerar mais fáceis.

[07] - É proibido o uso de corretivo, de calculadora e de dicionário.

[08] - As respostas das questões devem ser feitas à caneta.

[09] - Respostas a lápis e/ou folhas não assinadas não serão revisadas.

[10] - Todas as provas corrigidas serão pontuadas de 0 a 10.

- O mínimo para aprovação é 60%.

[11] - O prazo para pedido de revisão de prova é de até 30 dias após a sua aplicação.

“A prova deve servir como instrumento de aprendizagem.”

Valor alcançado nesta prova na proporção de 0,0 a 10,0 ...

(2)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

1. (DARWIN-2018) Observe o infográfico apresentado.

a) A imagem nos mostra a distribuição da população em Esparta e em Atenas no século V a.C. Per-cebemos que em Atenas a cidadania abrangia apenas 130 mil pessoas. Quais as condições para se exercer a cidadania em Atenas e que direitos o cidadão possuía quando a polis atingiu a de-mocracia? (1,0 ponto)

O aluno deverá destacar que os cidadãos deveriam ser homens, adultos, livres, nascidos em Ate-nas e filhos de pai e mão atenienses. Aqueles que tinham a cidadania poderiam exercer a fun-ções públicas e participar da vida política na polis.

b) Na base da pirâmide social de Esparta, estavam os hilotas. Explique as funções dos hilotas e des-taque o que diferenciava os hilotas dos escravos atenienses. (1,0 ponto)

Os hilotas eram os responsáveis pela produção em Esparta para que os cidadãos espartanos pu-dessem se dedicar a sua vida militar e política. Eram servos do estado cedidos aos cidadãos es-partanos, entretanto, diferentemente dos escravos de Atenas não eram mercadoria, propriedade dos senhores e assim não poderiam ser vendidos.

2. (DARWIN-2018) Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, definia três formas de governo: a

monarquia, exercida por uma pessoa; a aristocracia, o governo de poucos; e a democra-cia, o governo do povo, dos cidadãos. Ao tratar do tema, pretendia discutir qual a melhor maneira de alcançar a felicidade coletiva, ou seja, como devia se organizar o Estado. Ao longo do tempo, as formas de governo apontadas por Aristóteles encontraram seus defensores e críticos. Na monarquia, diziam os críticos, o governante não precisava prestar conta de nada e podia fazer tudo. Na democracia, o poder se pulverizava e aca-bava exercido por uma multidão incapaz.

O certo é que a maioria dos países do mundo, hoje, se denomina democrático, apesar de, entre eles, existirem diferenças profundas. Em muitos lugares, por exemplo, as elei-ções são apenas fachada para garantir ares de liberdade e participação política.

DOMINGES Cao, História Ensino Médio, Sistema de Ensino Pueri Domus, p.86.

Estabeleça uma comparação entre a democracia ateniense e o regime democrático no Brasil atual e explique as duas diferenças entre os dois modelos. (1,0 ponto)

O aluno deverá destacar que a democracia em Atenas era restrita, excludente pois não participavam: as mulheres, os estrangeiros e escravos, enquanto hoje no Brasil a democracia é universal. Em Atenas era uma democracia direta, ou seja, os cidadãos decidiam diretamente nas assembleias, já hoje te-mos no Brasil uma democracia representativa, uma vez que elegete-mos nossos representantes que nos

(3)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

3. (DARWIN-2018) Os pais não eram livres para educar seus filhos da forma como queriam.

(...) Acreditavam que, estando destinada (a criança) desde o nascimento a não possuir força nem saúde, não seria vantajoso nem para ela nem para o Estado deixá-la viver.

Plutarco – Vidas paralelas

Identifique a cidade-estado a que o texto se refere, e explique o que se visava com a educação nessa sociedade. (1,0 ponto)

O aluno deverá identificar a cidade de Esparta e dizer que a educação espartana tinha como objetivo principal formar guerreiros, soldados obedientes sempre dispostos a lutar e morrer por Esparta.

4. (DARWIN-2018)

http://earlyworldhistory.blogspot.com.br/2012/02/pericles.html - Acesso em 27/02/2018

A imagem anterior, do pintor alemão Philipp von Foltz (1853), é uma representação do grande líder ateniense do século V a.C., Péricles, retratado falando ao povo na assembleia. Na imagem, vemos ao fundo a acrópole de Atenas. A pintura teria sido uma representação fiel não fosse um detalhe mos-trado em primeiro plano (o que está mais perto do observador). Identifique tal detalhe e explique por que o mesmo está em discordância com a Atenas de Péricles. (1,0 ponto)

O aluno deverá destacar que na polis ateniense a época de Péricles vivia-se o auge da democracia, entretanto uma democracia restrita excludente da qual não participavam as mulheres, os metecos e os escravos. A pintura retrata em primeiro plano a figura de uma mulher presente na assembleia o que não era permitido, pois as mesmas não tinham direitos civis ou políticos.

(4)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

5. (DARWIN-2018)

TEXTO 1

Zeus de Artemísio – escultura de 460 a.C.

TEXTO 2

Há muitas maravilhas, mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. (...) Soube aprender sozi-nho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento e as leis que disciplinam as cidades, e a pro-teger-se das nevascas gélidas, duras de suportar a céu aberto...

(Sófocles, Antígona, trad. Mário da Gama Kury. RJ: Jorge Zahar Editor, 1993, p. 210-211.)

O fragmento acima, apresentação do Coro de Antígona, drama trágico de autoria de Sófocles, mani-festa uma característica típica da cultura grega clássica. Identifique e explique essa característica. A seguir, explique como ela se relaciona com a religiosidade praticada pelos gregos. (1,0 ponto)

Trata-se do antropocentrismo, que consiste na valorização do homem como o centro das reflexões in-telectuais e da produção artística. Esse aspecto da cultura grega é muito visível na maneira como os gregos representavam seus deuses, que era o antropomorfismo, isto é, os deuses da mitologia grega, apesar de imortais e dotados de poderes extraordinários, tinham aparência física humana e também se comportavam de forma humana, demonstrando sentimentos como inveja, rancor, amor e desejo sexual.

6. (DARWIN-2018) Em seu Manifesto Comunista (1848), os filósofos Karl Marx e Engels afirmaram que “A história de toda a sociedade até aos nossos dias nada mais é do que a história da luta de clas-ses.” Segundo esse ponto de vista, a história humana está marcada por conflitos opondo classes so-ciais, em razão da condição material dos sujeitos.

Considerando o período da Roma Antiga, cite e explique um conflito ocorrido na História dessa civi-lização que tenha sido marcado pela luta de classes. (1,0 ponto)

Ao longo da República Romana houve diversos momentos de tensão entre a aristocracia patrícia e os plebeus, que questionavam os privilégios daqueles.

Um desses momentos foi quando a plebe, exigindo direitos sociais, econômicos e políticos, ameaçou retirar-se Roma e fundar uma nova cidade. Para apaziguar os patrícios, o governo republicano insti-tuiu diversas leis – Lei das Doze Tábuas, Lei Canuléia, Leis Licínias, Lei dos Tribunos da Plebe e ou-tras – que equipararam, em diversos aspectos, os patrícios e os plebeus.

(5)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

7. (DARWIN-2018) Após a conquista da Península ltálica, Roma ampliou suas fronteiras, construindo, ainda no período republicano, um vasto e poderoso domínio territorial por meio da conquista militar.

A respeito dessa expansão, considerando o mapa e outros conhecimentos sobre a História romana, responda:

a) Qual foi a importância das Guerras Púnicas para Roma? (1,0 ponto)

Ao derrotar Cartago, Roma tornou-se a potência dominante no Mar Mediterrâneo, que passou a ser designado como mare nostrum, um verdadeiro lago interno que permitia a comunicação, as transações comerciais e o deslocamento de tropas para as diversas regiões romanas.

b) Cite uma consequência dessa expansão para a sociedade romana. (1,0 ponto)

Entre outras consequências, o aluno poderia mencionar: aumento da escravidão: povos conquis-tados viravam escravos; aumento do número de latifúndios: os grandes proprietários aumenta-vam suas posses, apropriando-se das terras conquistadas; ruína dos plebeus: substituídos pelos escravos, ficavam sem trabalho e alguns perderam as terras para os latifundiários; ascensão de uma nova classe social: os cavaleiros, plebeus enriquecidos pelo comércio e artesanato; conquis-ta de território; controle do Mar Mediterrâneo: Mare Nostrum; absorção de elementos culturais dos povos conquistados pelos romanos, como no caso da Grécia.

(6)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

8. (DARWIN-2018) Considere a ilustração.

Disponível em: https://jornaloexpresso.wordpress.com/2016/12/01/atencao-os-gladiadores-de-brasilia-vao-entrar-na-arena/. Acesso em 28/02/2018

Durante muitos séculos, os antigos romanos divertiram-se com a atuação dos gladiadores nos cha-mados espetáculos públicos, que utilizavam diferentes tipos de armas, permitidas pelas autoridades de Roma, como as que podem ser observadas na ilustração. Qual era a utilização política de eventos como as lutas de gladiadores? (1,0 ponto)

Espetáculos públicos como as lutas de gladiadores faziam parte da chamada política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) usada pelos líderes romanos para manter a população sob o controle da ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. As autoridades acalmavam o povo com a a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se sangrentos espetáculos envolvendo gladia-dores, animais ferozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, artistas de teatro e corridas de cava-lo. Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais às massas populares. Inicada ainda no período republicano, a política de pão e circo atingiu seu ápice no Império Romano.

Referências

Documentos relacionados

folhas de papel reciclado, utilizando diferentes misturas de fibra e com qualquer tipo de proporcionou uma qualidade superior, no que tange a aparência ado pelo fato de

EMENTA: Tópicos especiais em investigação geotécnica aplicada em fundações: Correlações e práticas associadas a projetos; Capacidade de carga geotécnica em fundações

Passa a aplicar-se igualmente a taxa agravada de imposto de 7,5% (para além, como vigorava até à data, dos casos de detenção direta por entidades com domicílio fiscal em

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Os empregados em empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis do Município do Rio de Janeiro, admitidos até maio de 2016, terão uma correção salarial

A introdução da arbitragem em nosso ordenamento cria a natural preocupação acerca da pessoa do árbitro, que não é um juiz investido das funções jurisdicionais, e

DE APOIO SOCIO EDUCATIVO EM MEIO

O presente Plano de Pormenor Central de Gandra, adiante designado por Plano, elaborado de acordo com o disposto no Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial,