• Nenhum resultado encontrado

E.E.PROFª: STELLA DA MATTA AMBRÓSIO PROFº: ELI MATÉRIA: CIÊNCIAS SÉRIE: 7 ANO A DATA DE REALIZAR A ATIVIIDE 6 : 23 À 30 / 09 / 2020 TEMA:BACTÉRIAS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.E.PROFª: STELLA DA MATTA AMBRÓSIO PROFº: ELI MATÉRIA: CIÊNCIAS SÉRIE: 7 ANO A DATA DE REALIZAR A ATIVIIDE 6 : 23 À 30 / 09 / 2020 TEMA:BACTÉRIAS."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

E.E.PROFª: STELLA DA MATTA AMBRÓSIO PROFº: ELI

MATÉRIA: CIÊNCIAS SÉRIE: 7 ANO A

DATA DE REALIZAR A ATIVIIDE 6 : 23 À 30 / 09 / 2020 TEMA:BACTÉRIAS .

HABILIDADE:

*SABER PESQUISAR, LER E INTERPRETAR TEXTOS INFORMATIVOS RELACIONADOS A BACTÉRIAS

*Reconhecer bactérias como sere vivo, identificando suas principais características. (EF04CI06) Relacionar a participação de bactérias no processo de decomposição, reco-nhecendo a importância ambiental desse processo.

(2)

Bactérias são microorganismos vivos unicelulares e procariontes que constituem o Reino Monera. Algumas causam doenças, mas muitas são importantes para o equilíbrio ecológi-co. Ao se perguntar o que são bactérias, devemos nos atentar para os seus tipos, que podem ser: cocos, bacilos ou espiraladas.

As bactérias são organismos unicelulares com tamanho microscópico, medindo cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte.

Estrutura das bactérias

Normalmente possuem uma rígida parede celu-lar que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma tra-ma de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares), fortra-mando um complexo denominado de pepdidoglicnas. Essa substância é responsável pe-la forma, proteção física e osmótica do organismo.

Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e visco-sa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia.

(3)

Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática, que pode sofrer invaginação, formando uma do-bra (mesossomo) concentrada em enzimas respiratórias.

Mergulhados no hialoplasma existem: um único filamento de DNA circular com todas as informações (genes) necessárias ao funcionamento biológico bac-teriano, vários ribossomos dispersos no hialoplasma, bem como grãos de glico-gênio, utilizados como reservatório de nutrientes.

material genético localiza-se normalmente em uma região chamada de nucleoi-de, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os plasmídeos), contendo genes que desempenham funções diversas, como a resistência a anti-bióticos e ação tóxica injetada em bactérias competidoras, induzindo a degrada-ção (morte).

Locomoção das bactérias

A locomoção de muitas bactérias ocorre por batimento flagelar, longos fila-mentos formados por fibrila, um arranjo estrutural diferenciado dos flagelos de eucariotos. Outros anexos como os pelos ou fimbrias também podem auxiliar no deslocamento, intercâmbio (conjugação) de material genético entre bactérias

(4)

ou até mesmo facilitar a aderência e infecção a um hospedeiro.

Classificação

De acordo com a forma e afinidade colonial das bactérias, elas podem ser classi-ficadas em: cocos, bacilos, espirilo, vibriões, estafilococos, sarcina, estreptoba-cilos, diplococos ou estreptococos.

QUESTÕES:

1- As bactérias são seres vivos que na maioria das vezes são associados a doenças e decomposição da matéria orgânica, como de alimentos. Entretanto, sabemos que elas também são úteis aos seres humanos. A respeito da estrutura desses seres, marque a alternativa que NÃO indica uma caracterís-tica presente em bactérias.

A) Podem ser autotróficas e heterotróficas. B) Possuem DNA circular.

C) Apresentam parede celular.

D) Não possuem membrana plasmática.

2-Sabemos que as bactérias possuem uma grande variedade de formas e modos de vida, sendo que algumas vivem solitárias e outras formam colônias. Podemos classificar as bactérias de acordo com seu formato e agrupamento. Marque a alternativa que contém apenas formas de bactérias.

A) Cocos, espirilos e bacilos. B) Cocos, vibriões e bacteriófagos. C) Bacilos, cocos e flagelados.

D) Flagelados, ciliados e sarcodíneos. 3- A bactéria não possui:

A) Membrana plasmática. B) Ribossomo.

C) Parede celular. D) Carioteca.

4- Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos, provavelmen-te será:

A) uma bactéria. B) uma alga. C) um vírus.

D) um protozoário.

5- As bactérias podem ser classificadas de acordo com seu formato. Uma bactéria de

forma-to esférico recebe o nome de a) espirilo.

b) vibrião. C) coco. D) bacilo.

(5)

6- O que é uma bactéria?

7- Quais são as suas prícipais características? 8- Quais doenças são provocadas por bactérias? 9- Como estas doenças são transmitidas?

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

Administração que promove o desconto dos dias não- trabalhados pelos servidores públicos participantes de movimento paredista, diante da suspensão do contrato de

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação