• Nenhum resultado encontrado

Relatório da Segunda Ronda de Cinema e debate e Formação para Alunos e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório da Segunda Ronda de Cinema e debate e Formação para Alunos e"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1

Relatório da Segunda Ronda de Cinema e debate e Formação para Alunos e

Professores

Educação e comunicação ambiental nas Escolas do Sector de Quebo Abril 2015

Produzido Por Prof Nicolau Mendes

(2)

2

Introdução

O presente relatório apresenta os resultados de actividades realizadas no âmbito da parceria com Associação dos Filhos e Amigos de Colibuia em Quebo para a animação e sensibilização no domínio de conservação das Matas Históricas de Luta de Libertação Nacional através de cinema e debate e criação da Rede das Escolas de Verificação Ambiental no Sector de Quebode 16 a 20 de Abril de 2015

Estas actividades visam contribuir para o reforço da consciência ambiental no seio dos professores, alunos e a população em geral do Sector de Quebo sobre o impacto negativo de corte das arvores e a necessidade de criar rede dos professores e identificação das matas potencialmente no domínio de promoção do ecoturismo histórico, através de sessões de cinema e debate e encontro com os professores das 13 escolas situadas no Sector de Quebo.

No decurso da missão foram realizadas 3 sessões de cinema e debate sobre o projecto de madeiras nas tabancas de Colibuia, Unal e Mampata Forea, zonas que foram afectadas com corte de grandes arvores, com o envolvimento de poderes locais e Guardas Nacionais. Este documentário permitiu a população local ver in loco o crime cometido pelos madeireiros contra os ecossistemas florestais das suas localidades, expressando as suas tristezas pelo o sucedido nas suas matas, propondo as soluções para que esse crime não volte acontecer nas suas matas.

Concernente visita as 14 matas históricas com objectivo de identificar as rotas turísticas históricas foram visitadas as seguintes Matas: Mata de Colibuia, Mata Maiel Saco, Mata Gada Maiel,Mata de Placa de Nino Vieira. Estas Matas jogaram um papel importantíssimo durante a Luta de Libertação Nacional, e constituem lugares por excelência para o desenvolvimento do Turismo Histórico.

Por outro lado, foram identificados outros recursos naturais que podem constituir rotas turísticas, por exemplo: 03 Rios que facilitavam a circulação dos combatentes do Sul para Norte, 03 Pedras Sagradas na Tabanca de Unal, a Vala comum onde foram enterradas 20 pessoas vitimas de bombardeamento durante a Luta de Libertação Nacional. Dezenas de bebedouros para animais selvagens; a existência de animais de grande porte (Búfalos, Chimpanzés, Macacão Cão, Crocodilos e Elefantes).

Para aumentar o conhecimento dos professores sobre o papel da educação ambiental na conservação dos recursos naturais e biodiversidade, foi realizado um debate sobre a importância da criação da Rede dos professores ambientalistas nas 13 escolas situadas no Sector de Quebo, bem como as actividades da educação ambiental nas escolas, através de criação de micro projectos pedagógicos em cada uma das 13 escolas.

Para incitar os alunos a participarem na resolução dos problemas ambientais, sobretudo na criação de viveiros escolares, valorização dos produtos florestais não lenhosos, construção de fogões melhorados, identificação de símbolos de cada escola ou logótipos, foi realizada uma sessão de informação em 10 escolas do Sector de Quebo. Nos encontros tidos em cada escola, houve uma boa participação dos alunos, onde manifestaram o interesse em participar na protecção do seu meio ambiente imediato, através de acções concretas e práticas.

(3)

3

Escolas visitadas e animadas sobre o tema Ecossistemas florestais e repovoamento florestal.

1. Liceu Sectorial de Quebo 2.EBU-Quebo/Taibata 3.EB-Hafia

4.Effective Intervention-Hafia 5.EBU Mampata Forea

6.EB Colibuia 7. EBU-Cumbidja 8.EB Lenguel 9.EB Nhacoba 10. EB Unal

Futura Rede das Escolas de Verificação Ambiental

Escola Masculino Feminino Total

EBU-Quebo/Taibata 329 285 614 Liceu Sectorial de Quebo 232 104 336 EB-Hafia 61 71 132 Effective Intervention-Hafia 20 13 33

EBU Mampata Forea 262 212 474

EB Colibuia 69 66 135

EBU-Cumbidja 102 89 191

EB Lenguel 19 23 42

EB Nhacoba 44 22 66

(4)

4 EB Tchamara 38 34 72 EB Dakarzinho 27 47 74 Ganda-Bel 50 58 108 Total 1310 1059 2369 2.2.Actividades e resultados

R1.Realizadas sessões de cinema e debate em torno de corte indiscriminada das arvores de Pau de Sangue nas 3 tabancas situadas no Sector de Quebo.

Actividade 1: Realizar sessões de cinema e debate sobre problemática de corte de arvores Pau de Sangue.

Com o objectivo de reforçar a consciência ambiental no seio da população em relação à conservação dos ecossistemas florestais e biodiversidade das 14 Matas do Sector de Quebo, a ONG-PALMEIRINHA realizou 3 sessões de cinema e debate nos dias 17 a 19 de Abril de 2015 nas tabancas de Colibuia, Mampata Forea e Unal. O tema animado foi o Projecto de madeira. O filme retrata problemática de corte indiscriminada de pau de sangue para fins comerciais na Ásia e o seu impacto negativo no tecido social e ambiental.

Depois da exibição do referido documentário houve um debate em torno do problema identificado, propondo as soluções com vista a por fim este crime contra a natureza. Durante o debate, os intervenientes denunciaram novas cortes de paus de sangue em algumas zonas de grande importância de conservação, tais como as Matas que serviram de refugio dos combatentes da Liberdade da Pátria durante a luta armada.

No fim das sessões de debate, os participantes recomendaram no sentido de ONG GAECA PALMEIRINHA e outras Organizações prosseguirem estes tipos de actividades nas diferentes tabancas com vista a aumentar o conhecimento das populações locais e na criação das florestais comunitárias.

R2.Identificadas as actividades da educação ambiental nas escolas situadas no Sector de Quebo

Actividade 2:Identificar os microprojectos pedagogicos nas escolas do Sector de Quebo

Com objectivo de alargar as redes das escolas de Verificação Ambiental no Sul do Pais, concretamente nas escolas situadas no Sector de Quebo, a ONG GAECA Palmeirinha efectuou primeiro contacto e reconhecimento de 9 das 13 escolas situadas no sector de Quebo,que poderão ser enquadradas na Rede das Escolas de Verificação Ambiental. Este contacto resultou na identificação de seguintes escolas: Liceu Sectorial de Quebo, EBU de Quebo/taibata.EB -Hafia, EB Efective Intervention, EBU-Mampata Forea, EB Colibuia, EBU Cumbidja, EBE Lenguel, Nhacoba.Durante contacto foram informados sobre o impacto negativo de corte das grandes arvores na sua Região e bem como a necessidade de implementar micro projectos pedagógicos em cada uma das 13 escolas (Construção de fogões melhorados, Símbolos de cada escola, criação de viveiros escolares,

(5)

5

valorização dos produtos florestais não lenhosos, criação de reservas educativas, Inventários de plantas medicinais, saídas de observação, etc.

De informar que a população estudantil é estimada em 2369 alunos. R3: Visitadas 5 Matas das 14 no Sector de Quebo (Sul do País) Actividade 3: Organizar a visita as 14 matas Historicas

Durante a estada no Sector de Quebo, foram realizadas a vista nas Matas de Colibuia, Mata Maiel Saco, Bebedouros dos animais selvagens, Mata Gada Maiel, Mata Djufodjufole, Habitat dos crocodilos, Mata de Placa de Nino Vieira, 3 Pedras Sagradas no centro da Tabanca de Unal; Cruzamento de 3 Rios históricos e Paiol no período da Luta de Libertação Nacional-Barraca de Tagme Na Whaie. As visitas realizadas permitiram identificar a pressão sobre paus de Sangue para fins comerciais, corte de arvores de Malagueta Preta para recolhas das frutas para comercialização na Republica da Guine-Conacry, corte de paus de carvão para a produção de carvão, bebedouros dos animais selvagens e abrigos dos crocodilos , potencialidades das matas históricas para o ecoturismo histórico ou rural e o papel que as florestas desempenharam durante a luta de libertação nacional e corredores dos animais.

Bebedouro dos animais selvagens na Mata de Colibuia

De informar que os guias nos informaram que viram 3 Elefantes perto da Barraca de Iafai Camará no dia 22 de Abril de 2015. Dois dias depois que a Equipa da Missão voltou para Bissau. Isso demonstra a potencialidade das Matas para valorizar o ecoturismo naquelas localidades.

Considerando que a Barraca de Iafai Camará era local de concentração de munições e minas vindo da Guiné-Conacry, a população local pediu no sentido de apoiar na desminagem da referida barraca, evitando futuros acidentes mortais.

(6)

6

R4: Realizado encontro com os professores do Sector de Quebo

Actividade 4: Realizar encontro com os Professores das escolas do Sector de Quebo para a criação da Rede dos Professores Ambientalistas

Com o objectivo de incitar os professores para a criação de redes das Escolas de Verificação Ambiental e faculta-los conhecimento em matéria de Educação e Comunicação Ambiental, realizou-se no dia 19 de Abril de 2015 na EBU de Mampata Forea. Participaram no referido encontro 23 Professores das 13 escolas, sendo 21 professores e 2 professoras.

Durante encontro foi debatido o tema sobre o impacto negativo de corte do Pau de sangue; Importância de micro projectos pedagógicos; Papel das Escolas de Verificação Ambiental para conservação da Natureza e da Biodiversidade; Impacto das Mudanças Climáticas sobre a biodiversidade. No final do encontro, os participantes recomendaram à UICN no sentido de facultar-lhes materiais pedagógicos (Guias Pedagógicos, boletim Palmeirinha, cartazes ) e formação para a Rede dos Professores no domínio de Ambiente.

Recomendações

Durante a missão foram registadas algumas preocupações das populações e autoridades locais, tais como:

Formação e capacitação dos professores no domínio de Educação Ambiental

Criação de florestas comunitárias como forma de salvaguardar as matas históricas do Sul do Pais;

Criação de Comités de gestão das 14 Matas Históricas de Luta de Libertação Nacional Formação de Guias Ecoturísticos comunitários;

(7)

7

As imagens falam por si....

Sessão de cinema e debate sobre tema corte de paus de sangue na tabanca de Colibuia

(8)

8

Sessão de cinema e debate sobre tema corte de paus de sangue na tabanca de Unal

(9)

9

Forno tradicional de carvão na Mata de Colibuia

(10)

10

Barracas instaladas nas matas para corte das arvores para produção de carvão

(11)

11

Arvores de Malaguetas pretas vitimas de sucessos

(12)

12

(13)

13

Caca furtiva ameaça as espécies de animais nas matas de Colibuia

(14)

14

Cinema e debate

(15)

15

Os anciãos da tabanca de Unal (berço da Luta armada) criticam como as suas matas foram agredidas pelas autoridades .

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Buscando contribuir para a composição do estado da arte da pesquisa contábil no Brasil, a investigação lançou mão de técnicas de análise bibliométrica para traçar o perfil

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um