• Nenhum resultado encontrado

ESPANHOL 01 a 05. INGLÊS 01 a 05 QUESTÃO 01 QUESTÃO 01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPANHOL 01 a 05. INGLÊS 01 a 05 QUESTÃO 01 QUESTÃO 01"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

INGLÊS 01 a 05

QUESTÃO 01|

No texto: Hemophilia is an inherited disorder caused by the deficiency of a protein essential to blood clotting. (A hemofilia é uma doença hereditária causada pela deficiência de uma proteína essencial para a coagulação do sangue).

QUESTÃO 02|

No texto “The bleeding episodes are painful and, unless treated promptly, can lead to crippling deformities of the knees, ankles and joints. (Os episódios de sangramento são dolorosos e, a menos que sejam tratados imediatamente, podem causar deformidades incapacitantes nos joelhos, tornozelos e articulações). QUESTÃO 03|

No texto: “Hemophiliacs almost always are men” (Os hemofílicos quase sempre são homens). QUESTÃO 04|

Todas as frases apresentam construções corretas de comparativo.

QUESTÃO 05|

O substantivo policeman é um substantivo singular, então a forma correta do verbo seria was.

Todas as outras orações foram corretamente formadas

ESPANHOL 01 a 05

QUESTÃO 01|

O texto não fala da limpeza corporal, da boa convivência com os vizinhos e nem de problemas de comportamento. Você vai ficar em duas opções, volta no enunciado e olha que a palavra Higiene no título se refere o estabelecimento de certos hábitos como ideais.

QUESTÃO 02|

a) Errada – a “siesta” de acordo com o texto ela é saudável, mas se você sofre insônia não faça.

b) Errada - se você tem insônia o texto não recomenda fazer “siesta”..

c) Errada – o texto não menciona a quantidade de alimentos.

d) Errada – o texto não menciona a compra de um termômetro para o controle da temperatura do quarto. e) Certa – na recomendação V, ele recomenda fazer de manhã e não a noite.

QUESTÃO 03|

O texto recomenda em IX que durma 6 ou 8 horas, não ficar na cama para escutar e ver televisão.

Ele recomenda não comer ricos com gordura antes de se deitar e tampouco prática de exercícios pela noite. QUESTÃO 04|

a) Errada - “Hágalo” – temos uma ênclise, esse “lo” é um pronome que se refere a hora de deitar e levantar da cama.

b) Errada - Em espanhol só existem duas contrações DEL e AL .

c) Verdadeira - Té – leva acento para diferenciar do pronome TE.

d) Errada - “acostarse” é deitar-se e não encostar. e) Errada – “Té “ é um substantivo quer dizer chá em

português. QUESTÃO 05|

Hasta é uma preposição que significa até em português, a letra correta é a letra A.

a) Limite b) Despedida c) Dúvida d) Amizade e) Raiva

(3)

LÍNGUA PORTUGUESA – 06 A 13

QUESTÃO 06|

No anúncio, as rosas são substituídas por punhos fechados; essa sobreposição apresenta, simultaneamente, a delicadeza da rosa e a violência do punho, confirmando o paradoxo de que fala a alternativa A

Alternativa B (incorreta) – Não há hipérbole nem se nega a violência.

Alternativa C (incorreta) – A metáfora que mentalmente compara punhos à rosa não generaliza a violência, não diz que todos sejam portadores de atos violentos. Alternativa D (incorreta) – O texto não se constrói por meio de polissíndeto, que é a repetição de conjunções. Alternativa E (incorreta) – O texto não apresenta prosopopeia (personificação) nem humaniza a violência.

QUESTÃO 07|

No texto, permite-se a inferência de que o capitalismo norte-americano padroniza pessoas por meio dos hábitos de consumo; na imagem, a máquina, que lembra um moedor de carne, transforma perfis variados de pessoas em sujeitos iguais, massificados; por isso, a alternativa correta é a D, que se refere à perda de individualidade do ser humano.

Alternativa A (incorreta) – A massificação não se refere a desenvolvimento de futuro.

Alternativa B (incorreta) – A massificação não se refere a planejamento da existência.

Alternativa C (incorreta) – A massificação não se refere à questão econômica.

Alternativa E (incorreta) – A massificação não se refere a progresso.

QUESTÃO 08|

A função conativa, também conhecida como apelativa, é aquela que prioriza o receptor, o interlocutor da mensagem. Nesse sentido, a parte da imagem que interage diretamente com o receptor é o dedo em riste que aponta para quem vê a tela, para quem se quer convencer; por isso, a alternativa correta é a B.

Alternativa A (incorreta) – Os traços de Abraham Lincoln não tornam a mensagem apelativa.

Alternativa C (incorreta) – Cabelos embranquecidos não tornam a mensagem apelativa.

Alternativa D (incorreta) – Nesse caso, a cartola não torna a mensagem apelativa. Além disso, na imagem, não se remete a conteúdo mágico ou circense.

Alternativa E (incorreta) – A bandeira norte-americana confirma o caráter nacionalista e, assim, apelativo; no entanto, ela não se configura como o principal elemento de construção apelativa da mensagem.

QUESTÃO 09|

A inferência é aquilo que o texto, apesar de não explicitar, permite concluir. Pois bem, no artigo de Luiz Felipe Pondé, trabalhou-se a ideia de que pensar ter o controle de tudo leva algumas pessoas a se deprimirem quando as ocorrências da vida fogem ao esperado; assim, quem acredita em destino, estaria menos propenso a ansiedade ou depressão, porque essas pessoas não se culpam pelo sucesso não alcançado. Ou seja, a alternativa correta é a C.

Alternativa A (incorreta) – Na verdade, o texto ironiza essa ideia de que as pessoas controlam os resultados da vida por meio de suas escolhas.

Alternativa B (incorreta) – Do texto, não se pode concluir que a mitologia grega seja imprescindível para a compreensão das vivências pós-modernas.

Alternativa D (incorreta) – O texto não permite concluir o que acontecerá às crenças das pessoas em um futuro próximo.

Alternativa E (incorreta) – O texto não permite concluir que as pessoas, no futuro, serão capazes de prever seus comportamentos. Aliás, isso contrariaria o artigo de Pondé, que ironiza a percepção de controle que as pessoas pensam ter.

QUESTÃO 10|

Em literatura, o soneto camoniano classifica-se como lírico; no entanto, do ponto de vista discursivo, é argumentativo, pois reforça opiniões abstratas, conceitua sentimentos; o lirismo argumenta ao tentar convencer o leitor sobre a veracidade dos sentimentos do eu-lírico. Por isso a alternativa correta é a E.

Alternativa A (incorreta) – O texto lírico não pode ser narrativo; ele não possui progressão temporal.

Alternativa B (incorreta) – A descrição é uma enumeração. Nesse sentido, é possível dizer que, no poema, conceituam-se conceitos sobre o amor. No entanto, o caráter enumerativo não é o mais importante para configurar a argumentatividade do texto.

(4)

Alternativa C (incorreta) – No poema, não há essa configuração espacial.

Alternativa D (incorreta) – No poema, não há perspectiva temporal ou progressão de tempo.

QUESTÃO 11|

No texto, o bode velho nunca tem a primeira palavra nem a última; ele faz questão de não ser percebido; ele está sempre no poder apesar de sua opinião nunca ser sabida. Seu posicionamento, de maneira consciente, repete o da maioria; ele é um “(...) Maria vai com as outras.”, como diz a alternativa A.

Alternativa B (incorreta) – Esse ditado remete à persistência. Alternativa C (incorreta) – Esse ditado remete à beleza exterior que esconde as mazelas interiores.

Alternativa D (incorreta) – Esse ditado remete à necessidade de prestar assistência aos pobres.

Alternativa E (incorreta) – Esse ditado remete à necessidade de ajudar o próximo.

QUESTÃO 12|

Em “Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo / Quanto a você da aristocracia / Que tem dinheiro, mas não compra alegria”, infere-se que o Samba, apesar de menosprezado pela aristocracia, é o que traz alegria para o eu-lírico. Portanto, a alternativa correta é a C.

Alternativa A (incorreta) – As letras não eram responsáveis por possível elitização. A letra, além disso, não fala dessa elitização.

Alternativa B (incorreta) – O termo “sempre” generaliza indevidamente a rejeição da aristocracia.

Alternativa D (incorreta) – A letra centra-se nas distinções sociais; não na autenticidade de sentimentos. Alternativa E (incorreta) – A letra não remete à ideia de que o Samba falará de amores aristocráticos.

QUESTÃO 13|

Das alternativas, a única que fala de uma característica que dialoga com o universo elitizado é o fato de ele ter estudado medicina. De certa forma, isso teria legitimado o Samba de Noel Rosa, teria feito com que se prestasse atenção a sua música, que, assim, passou a

frequentar rádios da época. Por isso, a alternativa correta é a B.

Alternativa A (incorreta) – A vida boêmia não diferenciava Noel Rosa de outros sambistas.

Alternativa C (incorreta) – A tuberculose não diferenciava Noel Rosa de outros sambistas.

Alternativa D (incorreta) – Ter nascido no Rio de Janeiro não diferenciava Noel Rosa de outros sambistas. Alternativa E (incorreta) – Frequentar rodas musicais não diferenciava Noel Rosa de outros sambistas.

LITERATURA – 14 A 21

QUESTÃO 14|

Na Europa quinhentista, a literatura era fortemente influenciada pelos poetas renascentistas italianos Dante e Petrarca, que acreditavam em um ideal de amor não carnal e representavam a mulher como símbolo de pureza. Já no primeiro parágrafo do texto, citando os estudos do professor e escritor português Helder Macedo, o autor afirma que Camões estaria à frente de seu tempo por ter “procurado e desenvolvido uma nova filosofia na qual os valores até então inconciliáveis do homem (o corpo e a alma) pudessem, na sua poesia, finalmente se combinar”.

QUESTÃO 15|

Trata-se de um texto descritivo, pois sua intenção é transmitir ao interlocutor as impressões e as qualidades da terra a que os portugueses haviam chegado: “grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos”, “praia redonda, muito chã e muito formosa”, “águas são muitas e infindas”. É correta a alternativa [A].

QUESTÃO 16|

Arnaldo Antunes fragmenta as palavras na composição de cada linha do poema. Além disso, ele vincula-as de maneira visual aos fragmentos da memória.

QUESTÃO 17|

No trecho, Vieira critica o cultismo ou gongorismo, conceito bastante popular entre os escritores barrocos, cuja produção literária era marcada pelo excessivo rebuscamento, pelo hermetismo e pelo uso de figuras de linguagem. A crítica a esse estilo de composição se dá pela dificuldade de compreensão, pois Vieira valorizava a clareza textual.

(5)

QUESTÃO 18|

Carlos Drummond, no texto, prioriza a temática conflituosa entre o ser em relação com o mundo que o cerca.

QUESTÃO 19|

E nas bicicletas que eram poemas chegavam meus amigos alucinados. Sentados em desordem aparente,

ei-los a engolir regularmente seus relógios enquanto o hierofante armado cavaleiro movia inutilmente seu único braço.

(João Cabral de Melo Neto, “Dentro da perda da memória”.)

Nesse poema, João Cabral de Melo Neto se utiliza de recursos ilógicos típicos dos surrealistas, quando descreve "bicicletas que eram poemas" e o ato de "engolir relógios", afinal, não há como transformar bicicletas em poemas ou engolir relógios.

a) INCORRETA. O poema de Manuel Bandeira não possui influência surrealista, pois descreve uma cena comum - e não ilógica - de um animal urinando, ao passo que faz um paralelo com a "elegância burguesa".

b) INCORRETA. O poema de Drummond faz referência a uma imagem de pessoas em uma missa católica e não traz elementos irracionais, como no surrealismo. c) INCORRETA. O poema No meio do caminho, de Carlos Drummond, nos apresenta uma cena de uma pessoa caminhando que se depara com uma pedra no meio e seu trajeto. O assunto do poema, trivial e sem características irracionais, serve como uma metáfora para falar sobre os obstáculos da vida.

e) INCORRETA. Em Morte e vida severina, o poeta descreve a dureza da vida do sertanejo e não apresenta elementos irracionais ou sem lógica

QUESTÃO 20|

Por conta de resquícios da escravidão e dos processos colonizatórios na sociedade, a miscigenação racial ainda era vista como preconceito, assim como demonstra o texto. (interpretação, história, Brasil, colonização). QUESTÃO 21|

Buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.

Os artistas modernistas tinham como intenção quebrar tradições da arte acadêmica europeia. Entretanto, se baseavam nos movimentos artísticos pioneiros que ocorriam na Europa - as vanguardas - e buscavam produzir uma arte com influência dessas correntes, mas exaltando a cultura nacional.

b) INCORRETA. Os modernistas não se opunham à liberdade cromática, pelo contrário, eles utilizavam as cores de forma muitas vezes arbitrária e irrestrita. c) INCORRETA. O movimento modernista representava figuras e objetos muitas vezes de maneira diferente do real e não tinham compromisso com a cópia fiel da realidade.

d) INCORRETA. Pelo contrário, os artistas modernos não tinham compromisso com a representação fiel da realidade e buscavam quebrar as normas acadêmicas. e) INCORRETA. Em realidade, os modernistas buscavam, às vezes, extrapolar os temas, limites, cores e representações em suas obras.

HISTÓRIA – 22 A 29

QUESTÃO 22|

Vinculada às transformações econômicas que aconteciam no país, a Revolução Gloriosa atendeu claramente aos interesses da burguesia comercial e da nobreza de cercamentos. Isso porque tais nobres utilizavam as suas propriedades para fornecerem lã aos comerciantes envolvidos na expansão da próspera indústria têxtil britânica. Com isso, na medida em que a revolução atendia as necessidades econômicas da burguesia, a nobreza de cercamentos também era favorecida com a natural expansão de seus negócios. QUESTÃO 23|

O nazismo ficou marcado fortemente pelo nacionalismo, que os levava a exaltar a raça germânica (chamada por eles de ariana) como a raça “superior” e que teria direito a ter um “espaço vital”. O anticomunismo também era outra característica marcante do nazismo, uma vez que essa ideologia alemã cresceu em meio a um cenário de temor ao comunismo, e os grupos paramilitares germânicos perseguiam abertamente comunistas na Alemanha.

(6)

QUESTÃO 24|

Thomas Hobbes considera que, para a organização da sociedade, o homem passa do estado de natureza (estado, segundo Hobbes, o homem pode tudo e, para tal, utiliza-se de todos os recursos – o estado de natureza, para Hobbes, é aquele em que não há governo), para o estado civil (em que há centralização do poder soberano, que possibilitou o desenvolvimento da sociedade, com o estabelecimento de normas (leis) e, consequentemente, da paz.

QUESTÃO 25|

Todo Estado Absolutista visava uma balança comercial favorável, pois assim garantiria a entrada de metais preciosos nos cofres públicos devido ao pagamento recebido pelas mercadorias vendidas.

QUESTÃO 26|

Victor Meireles pertencia ao Romantismo brasileiro, fez alguns trabalhos para o governo imperial (D. Pedro II), em uma época, na qual o Estado tornou-se o principal agente da formação da identidade brasileira. D. Pedro II foi o primeiro chefe de Estado brasileiro a tentar construir uma identidade nacional, assim, recorreu ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e ao Romantismo. O movimento Romantismo tratou o índio como o símbolo da nação e procurou integrar o índio à civilização brasileira. A tela representa a “Primeira Missa” e traz o índio como espectadores prestes a serem civilizados pelo cristianismo.

QUESTÃO 27|

O poema faz alusão à prática da derrama, uma cobrança compulsória, extra que a coroa portuguesa poderia determinar para garantir a arrecadação das dívidas de Minas Gerais. Normalmente, Portugal deixava a dívida se acumular para depois de atingir um montante expressivo ser aplicada.

QUESTÃO 28|

O autor aponta a falta de coesão e a ineficiência política das camadas inferiores durante as rebeliões. Essa ausência do consenso contribuiu para o fracasso dos movimentos.

QUESTÃO 29|

No contexto oligárquico latifundiários, grandes fazendeiros passaram a controlar as principais estruturas políticas do país. O poder dessas famílias se assentava nas exportações de gêneros agrícolas.

HISTÓRIA DA ARTE – 30 A 34

QUESTÃO 30|

A riqueza concentrada nas cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da antiguidade clássica.

QUESTÃO 31|

O Cubismo renuncia a perspectiva tradicional e apresenta uma multiplicidade de planos, construindo uma imagem de planos irregulares e sobrepostos, o que nega a representação realística das formas

QUESTÃO 32|

A assertiva b aponta para as principais características do Expressionismo que distorce a realidade para representar estados emocionais e psicológicos afetados pela crise de final de século e pela angústia em relação as transformações ocorridas na sociedade em consequência da Revolução Industrial e suas consequências. Angústia, grotesco e a ansiedade trabalhadas com vigor formal e intensidade cromática

QUESTÃO 33|

A obra de eckhout faz um registro dos tapuias, que são “inventados” pelo colonizador como um povo que aceitou a aculturação e a colonização. o aspecto da mulher é de mestiça e ela possui utensílios tipicamente europeus, como a vestimenta que lhe cobre parte do corpo.

QUESTÃO 34|

Ao associar a música erudita de Bach com a letra que originou a música funk “bum bum tam tam”, o autor inter-relaciona elementos culturais vindos de realidades distintas. Bach, representante de uma tradição erudita e barroco, que se une à música funk, que pode ser entendida nesse contexto apresentado como expressão de uma expressão da cultura de massas, criando uma relação entre realidades distintas

(7)

GEOGRAFIA – 35 A 42

QUESTÃO 35|

O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica. Sua implantação pelos governos de vários países iniciou-se na década de 1970, como principal resposta à Crise do Petróleo.

Os neoliberais combatem, principalmente, a política do Estado de Bem-Estar social, um dos preceitos básicos da social democracia e um dos instrumentos utilizados pelo Keynesianismo para combater a crise econômica iniciada em 1929. Nessa política, apregoava-se a máxima intervenção do Estado na economia, fortalecendo as leis trabalhistas a fim de aumentar a potencialidade do mercado consumidor, o que contribuía para o escoamento das produções fabris. QUESTÃO 36|

Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.

Alguns exemplos de medidas protecionistas:

- Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos;

- Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno;

- Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.

QUESTÃO 37|

O objetivo dos movimentos nacionalistas é, portanto, hegemonizar o conteúdo do significante vazio “nação”, atrelando-o a um significado transcendental capaz de, de uma vez por todas, romper o jogo de significados. Como tal, os movimentos nacionalistas tendem a definir nação em termos de “pátria”.

Pátria, por sua vez, envolve uma referência transcendental a uma necessária relação entre sangue e solo. Essa essencialização da relação entre ser e lugar, constitutiva do nacionalismo, depende, entretanto, da

essencialização de um ser em termos da definição de um ethnos privilegiado, distinto e unificado que habita o território nacional. Em outras palavras, a interpelação autorreferenciada de uma raça superior com laços privilegiados ao solo nacional depende da interpelação heterorreferenciada de outras raças, inferiores, que estão dentro ou fora da nação.

QUESTÃO 38|

Escala é uma razão inversamente proporcional para área x detalhes

QUESTÃO 39|

Ressaltamos que o intemperismo químico é comum em áreas quentes e úmidas, proximidade do equador, já o intemperismo físico é evidente em áreas áridas quentes ou frias, os desertos quentes estão localizados na proximidade dos trópicos (hemisférios norte ou sul) e os desertos frios estão em altas latitudes.

QUESTÃO 40|

As frações continentais africana e sul-americana estiveram unidas em Eras geológicas antigas e o assoalho oceânico do Atlântico tem rochas novas, devido o movimento divergente das placas e o extravasamento do magma originou rochas mais novas na Dorsal Atlântica.

QUESTÃO 41|

A permanência da fome em vários países, com maior frequência nos subdesenvolvidos e emergentes, não é explicada pela quantidade de alimentos produzidos em escala global. As causas da fome são principalmente a renda muito baixa de grande parte da população, falhas nos programas sociais de distribuição de alimentos e desperdício de alimentos. Os conflitos internos (étnicos, religiosos e guerras civis) em alguns países interferem na produção e acesso aos alimentos. O Brasil é grande exportador de alimentos e parte de sua população tem problemas de subnutrição. Portanto, a distribuição de renda e terras é importante no combate à fome. QUESTÃO 42|

No Brasil, o período de 1968 até 1973 foi marcado pelo “milagre brasileiro”, ou seja, uma fase de alto crescimento do PIB, entrada de transnacionais e intervenção do Estado através de investimentos em estatais responsáveis pela implantação das infraestruturas de transportes, energia e telecomunicações. No entanto, o período também foi marcado pela repressão política do regime militar, concentração de renda e endividamento externo.

(8)

FILOSOFIA – 43 A 46

QUESTÃO 43|

Hume é conhecido por defender o empirismo, colocando em evidência a experiência sensível como matéria-prima da formação de ideias e da condução do pensamento.

QUESTÃO 44|

O pensamento de Rousseau defende a soberania como expressão do pacto social. Este garante a força necessária para que, no interior do Estado, a vontade geral dirija as ações política no sentido de sua realização.

QUESTÃO 45|

De acordo com o pensamento de Sartre, a liberdade humana não é anterior à existência humana. Assim, todas as qualidades que o homem venha a ter dependem de escolhas, às quais há exigência de responsabilidade.

QUESTÃO 46|

A ruptura com o antropocentrismo ocasionada pela revolução copernicana deu-se ao se propor que o Sol era o centro do Universo, e não a Terra, como sugeria o modelo vigente até então (geocentrismo). Ocorreu, consequentemente, um deslocamento do homem em relação ao próprio Universo. Já o postulado da teoria evolucionista de Darwin, que colocou o homem como mais uma espécie natural, nem especial nem superior às demais, rompeu com a visão antropocêntrica que afirmava a superioridade.

SOCIOLOGIA – 47 A 50

QUESTÃO 47|

Somente a alternativa [A] está correta. O pensamento de Adam Smith até hoje é uma referência para o liberalismo, que vê na liberdade econômica um dos princípios de ordenamento da sociedade.

QUESTÃO 48|

Somente a alternativa [E] está correta. Ainda que todas as outras alternativas apresentem formas plausíveis de se analisar o tema do aborto, nessa reportagem ele é analisado especificamente sob o prisma estatístico.

QUESTÃO 49|

Geralmente, a violência homicida está associada a uma série de problemas sociais que se sobrepõem, sendo um problema complexo e indissociável de outras variáveis, como classe, gênero e cor. Analisar esses problemas a partir da questão territorial é compreender como a complexidade social se apresenta geograficamente e se relaciona, de forma desigual, às condutas dos indivíduos em uma metrópole.

QUESTÃO 50|

É famosa a frase de Durkheim de que “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”. Nessa perspectiva, Durkheim pretende garantir a objetividade da análise sociológica, considerando os fenômenos sociais como exteriores aos indivíduos e exercendo coerção sobre eles.

BIOLOGIA – 51 A 60

QUESTÃO 51|

Primeiro, é preciso lembrar que o nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada; segundo, sabe-se que são quatro tipos de nucleotídeos, diferenciados de acordo suas bases nitrogenadas, que podem ser quatro (no RNAm), a uracila (U), a citosina (C), a adenina (A) e a guanina (G); terceiro, cada códon possui três bases nitrogenadas, que definem a tradução em aminoácidos; e, por último, caso cada códon fosse composto por apenas dois nucleotídeos (duas bases nitrogenadas), o número de códons possíveis seria 16, pois cruza-se os quatro tipos de bases nitrogenadas de duas em duas:

U C A G

U UU UC UA UG

C CU CC CA CG

A AU AC AA AG

G GU GC GA GG

= 16 possibilidades de códons com duas bases nitrogenadas (nucleotídeos).

(9)

QUESTÃO 52|

A estrutura carregada pelos insetos (agentes polinizadores) é o grão de pólen, transportado até o estigma de uma flor sexualmente compatível (fecundação cruzada), favorecendo a variabilidade genética; quando um grão de pólen atinge uma flor compatível, absorve soluções açucaradas produzidas no estigma e germina, formando o tubo polínico, que cresce para o interior do estilete, atingindo o ovário, penetrando no óvulo e lançando em seu interior os dois núcleos espermáticos (gametas masculinos), sendo que um se funde à oosfera, formando o zigoto diploide (2n). QUESTÃO 53|

O subfilo Celicerata caracteriza-se pela presença de quelíceras na região bucal. Importante adaptação, uma vez que, não apresentam mandíbula.

QUESTÃO 54|

Os pulmões dos anfíbios apresentam uma superfície de trocas gasosas bastante reduzida, por isso a respiração cutânea é de fundamental importância para o grupo. A impermeabilização pela queratina, tornaria inviável tal respiração.

QUESTÃO 55|

Os sacos aéreos são bolsas que se formam a partir dos pulmões das aves. Armazena ar quente, diminuindo o peso específico do animal e permite que as trocas gasosas no grupo aconteçam tanto inspiração, quanto na expiração.

QUESTÃO 56|

Se a reação química ocorrer a 36 C (temperatura ótima), a energia de ativação dos reagentes da reação enzimática será menor e, consequentemente, a velocidade da reação será maior.

QUESTÃO 57|

[II] Incorreta. Na bulimia, a pessoa come compulsivamente e depois se arrepende, eliminando os alimentos ingeridos, forçadamente, através de vômitos, exercícios físicos intensos, laxantes e diuréticos.

[III] Incorreta. Na anorexia, ocorre o jejum intermitente, enquanto que na bulimia a pessoa pode provocar o vômito ou ingerir laxantes e diuréticos após comer compulsivamente; em ambos os casos, a pessoa pode praticar atividades físicas intensas.

QUESTÃO 58|

O colágeno é uma proteína presente em muitas partes do corpo humano, dentre elas, no tecido ósseo e cartilaginoso; assim, a deficiência de colágeno pode causar problemas articulatórios e ósseos.

,

QUESTÃO 59|

[A] Incorreta. As abelhas são consumidoras primárias e os sapos consumidores secundários.

[B] Incorreta. Nas gimnospermas, a polinização ocorre através do vento e o gametófito masculino, localizado no interior do grão de pólen, é transferido até o gametófito feminino, que se encontra no interior do óvulo; nas angiospermas, haverá decréscimo do transporte de grão de pólen até o estigma.

[C] Incorreta. Haverá interferência negativa nos sistemas agrícolas, que necessitam das abelhas para a polinização.

[D] Incorreta. Os açúcares mais complexos serão quebrados em açúcares mais simples, como glicose, frutose e a sacarose (glicose + frutose).

QUESTÃO 60|

De acordo com a tabela do casal: a mulher é IAIB, LMLM e

Rr; e o homem é IAi, LMLN e rr. Fazendo-se o cruzamento

de cada sistema, tem-se:

ABO IA IB

IA IAIA IAIB

i IAi IBi

O primeiro descendente do casal terá três (3) possibilidades de tipo sanguíneo (A, AB ou B).

MN LM LM

LM LMLM LMLM

LN LMLN LMLN

O primeiro descendente do casal terá duas (2) possibilidades de MN (MM ou MN).

Rh R r

r Rr rr

(10)

O primeiro descendente do casal terá duas (2) possibilidades de Rh (Rh+ ou Rh-).

Portanto, multiplicando-se os resultados dos cruzamentos dos três sistemas, tem-se: 3 2 2  =12

possibilidades de um fenótipo específico.

QUÍMICA – 61 A 70

QUESTÃO 61|

Para compostos na ordem de milionésimos de milímetros, quanto maior a superfície de contato entre os reagentes e os nanomateriais catalíticos, maior a velocidade da reação, ou seja, quanto maior a eficiência dos catalisadores, menor a energia de ativação. QUESTÃO 62|

O efeito desejado de correção no valor do pH (4,6) é o aumento, pois assim a faixa ideal (5,8pHideal 6,0)

poderá ser atingida. Aumento de pH significa deixar o meio menos ácido ou mais básico (aumento da concentração de íons OH ).−

O primeiro produto possui íons sulfato e amônio: 𝑆𝑂42−+ 2 𝑁𝐻4++ 2 𝐻2𝑂

⇄ 2 𝑁𝐻3+ 2 𝐻2𝑂 + 2 𝐻++ 𝑆𝑂42−

2 𝑁𝐻4+⇄ 2 𝑁𝐻3+ 2𝐻⏟+ 𝑀𝑒𝑖𝑜

á𝑐𝑖𝑑𝑜

O segundo produto possui íons carbonato e cálcio: 𝐶𝑂32−+ 𝐶𝑎2++ 2 𝐻2𝑂 ⇄ 𝐶𝑎2++ 2 𝑂𝐻−+ 𝐻2𝑂 + 𝐶𝑂2 𝐶𝑂32−+ 𝐻2𝑂 ⇄ 2 𝑂𝐻⏟ − 𝑀𝑒𝑖𝑜 𝑏á𝑠𝑖𝑐𝑜 + 𝐶𝑂2

O terceiro produto possui íons sulfato e sódio: 𝑆𝑂42−+ 2 𝑁𝑎++ 2 𝐻2𝑂 ⇄ 2 𝑁𝑎++ 2 𝑂𝐻+ 2 𝐻++ 𝑆𝑂 42− 2 𝐻2𝑂 ⇄ 2 𝑂𝐻⏟ −+ 2 𝐻+ 𝑀𝑒𝑖𝑜 𝑛𝑒𝑢𝑡𝑟𝑜

Conclusão: a hidrólise do íon carbonato (CO23−)

produz OH−e aumenta a alcalinidade do meio.

QUESTÃO 63|

A adição de café quente inicia o processo descrito, pois o vapor de água “sobe”, encontra o algodão-doce sólido e sofre condensação (passando para o estado de agregação líquido). Consequentemente, a sacarose é solubilizada pela água líquida e é formada uma solução de sacarose em água que goteja.

QUESTÃO 64|

No sistema 1, temos duas substâncias simples, ou seja, substâncias formadas por moléculas que apresentam o mesmo tipo de elemento químico.

QUESTÃO 65| 2 2(s) 2 ( ) 2 2(g) 2(s) CaC 1 40 2 12 64 CaC 2 H O C H Ca(OH) 64 g =  +  = + → + 1mol 50 512 g 100 2 2 2 2 C H C H 1 5 2 2(g) 2 2(g) 2(g) 2 (g) 3 mol 3 volumes n 0,5 512 g 1mol n 4 mol 64 g 1 C H O 2 CO 1H O H 1.298 kJ mol 1mol Δ − =   = = + → + = −  3 24,5 L 1.298 kJ liberados

4 mol Vgases liberada

gases liberada E 4 mol 3 24,5 L V 294 L 1mol 4 mol 1.298 kJ E 5.192 kJ liberados 1mol   = =  = =

(11)

QUESTÃO 66| 1 3 2 3 2 CHC 2 HF CHC F 2 HC H 44 kJ mol CHC (" quebra ") : C H 413 kJ C C 330 kJ 1403 kJ C C 330 kJ C C 330 kJ HF (" quebra ") : H F 568 kJ 1136 kJ H F 568 kJ CHC F (" forma ") : C H 413 kJ C C 330 kJ C F 488 kJ C Δ − + → + = −  − = +   − = +  +  − = +  − = + − = + +  − = + − = − − = − − = − −

(

) (

)

1 H C 1719 kJ F 488 kJ HC (" forma ") : H C x kJ 2x kJ H C x kJ H 1403 kJ 1136 kJ 1719 kJ 2x kJ 44 kJ 1403 kJ 1136 kJ 1719 kJ 2x kJ 44 820 2x 864 x 432 2 E 432 kJ mol Δ − −    −    = − − = −   − = − = + + + − + − − = + + − − − − = − = = =  QUESTÃO 67| ( ) ( )

(

)

(

)

(

)

2 6 ( ) 2(g) 2(g) 2 ( ) 277,6 kJ 3 0 kJ 2 393,5 kJ 3 286 kJ Pr odutos Re agentes 1 C H O 3 O 2 CO 3 H O H ? H H H H 2 393,5 kJ 3 286 kJ 277,6 kJ 3 0 kJ H 787 858 kJ 277,6 kJ H 1367,4 kJ mol Δ Δ Δ Δ Δ −   −  − + → + = = −   =  − +  − − − +   = − − + = − QUESTÃO 68|

O composto que apresenta o maior caráter ácido é o III (ácido carboxílico), pois apresenta o grupo carboxila, que contém a carbonila.

QUESTÃO 69|

QUESTÃO 70|

O donepezil apresenta as funções orgânicas cetona e éter, além de amina.

FÍSICA – 71 A 80

QUESTÃO 71| Dados: ΔS=50 cm= 5 10−1m; tΔ =20ms= 2 10−2s. 1 2 S 5 10 v 25m s v 90km h t 2 10 Δ Δ − −  = = =  = 

Descontando o valor da tolerância:

f f

v =90 7 −  v =83km h

QUESTÃO 72|

A relação entre a velocidade angular, o raio da curva e a velocidade tangencial é dada pela equação:

v= ω R

Substituindo os valores fornecidos, temos:

(12)

QUESTÃO 73|

Antes da bolinha ser retirada:

(

)

A B A B

E= P d Vg= m +m gd V=m +m (I)

Após a retirada da bolinha:

A B A B

E '=P 'd V ' g=m gd V '=m (II)

Substituindo (II) em (I), obtemos:

(

)

A A A V A d V d V ' m d V V ' m m V d Δ Δ = +  − =  = QUESTÃO 74|

Trabalho da força resultante sobre a garota (área sob o gráfico):

2 30

30 J 2

τ=   =τ

Aplicando o teorema da energia cinética, chegamos ao valor da velocidade final desenvolvida por ela:

2 2 0 c 2 2 mv mv E 2 2 60v 30 0 2 v 1 v 1 m s τ=Δ = − = − =  = QUESTÃO 75| QUESTÃO 76| QUESTÃO 77| QUESTÃO 78|

Calculando a energia transferida para a evaporação do suor: Descer escada: 𝑃𝑜𝑡 = ∆𝑡𝑄 → 450 = 𝑄 2.60 → 𝑄 = 54.000 𝐽 Andar a 3 km/h: 𝑃𝑜𝑡 = ∆𝑡𝑄 → 240 = 𝑄 20.60 → 𝑄 = 288.000 𝐽 Correr a 9 km/h: 𝑃𝑜𝑡 = 𝑄 ∆𝑡 → 750 = 𝑄 10.60 → 𝑄 = 450.000 𝐽 Subir escada: 𝑃𝑜𝑡 = ∆𝑡𝑄 → 1200 = 𝑄 2.60 → 𝑄 = 144.000 𝐽

Aproveitamento de 80 % para a evaporação: 936.000 J X 0,8 = 748.800 J

Evaporação do suor e transformando Calorias em Joule:

𝑄 = 𝑚 . 𝐿

748.800 = 𝑚. 540 . 4,2 𝑚 = 330,15 𝑔

QUESTÃO 79|

O eclipse solar é causado pela propagação retilínea da luz e pelo alinhamento da Terra, Lua e Sol, com a Lua posicionada entre o Sol e a Terra.

(13)

QUESTÃO 80|

Cálculo da distância mínima de eco: 𝑣 = ∆𝑆 ∆𝑡 → 346 = ∆𝑆 1 10 ∆𝑆 = 346 10 → ∆𝑆 = 34,6 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑠 Como as ondas sonoras são refletidas na parede e retornam ao ouvido, a distância deve ser dividida por dois, lodo D = 17,3 metros.

O fenômeno que possibilita a melhor audição por prolongar o estímulo sonoro é a Reverberação.

MATEMÁTICA 81 A 90

QUESTÃO 81|

Seja v, com v0, o volume de água em cada reservatório. Logo, como h1 12 v

R π

=  e h2 12 v, 4R

= 

segue que h1 e h2 são diretamente proporcionais a v

e, portanto, seus gráficos são semirretas crescentes partindo da origem do sistema de eixos cartesianos. Ademais, sendo π 4, temos

2 2

1 1

.

R 4R

π  Em

consequência, podemos afirmar que h1h2 para todo

v0.

A resposta é a alternativa [B]. QUESTÃO 82|

Considere a figura, em que O é o centro da base do cilindro cujo raio queremos calcular.

O lado do quadrado ABCD é igual ao diâmetro da base dos cilindros menores. Logo, AB=  =2 6 12 cm.

Além disso, como OB=BD,

2 segue que

 

=AB 2=12 2=

OB 6 2 cm.

2 2

Portanto, o raio da base do cilindro maior é dado por

= + = + = +

OQ OB BQ 6 2 6 6( 2 1)cm.

QUESTÃO 83|

Pela Lei dos Cossenos, obtemos:

2 2 2 2 2 BC AC AB 2 AC AB cosBAC (0,8) 1 2 0,8 1 cos150 3 0,64 1 2 0,8 2 1,64 0,8 1,7 3. = + −    = + −         = + −   −    +  

Logo, BC1,7 e, portanto, o resultado é 1 0,8 1,7+ + =3,5.

QUESTÃO 84|

Número de pênaltis errados na primeira etapa:

30

80 24

100 =

Porcentagens de pênaltis errados nas duas etapas:

100% 55%− =45%

Considerando que x é o número de pênaltis que ele errou na segunda etapa, podemos escrever a seguinte equação: 24 x 0,45 120 24 x 54 x 30 + =  + = = QUESTÃO 85|

De acordo com as informações, temos que a evolução do número de diabéticos corresponde à sequência

(150, 180, 210, 240, 270, 300, 330, …). Portanto, o mundo terá 300 milhões de pessoas com diabetes no ano de 2004 5 4+  =2024.

(14)

QUESTÃO 86| Tem-se que 5 1j j 1 5 2j j 1 5 3 j j 1 5 4 j j 1 a 6 9 9 9 8 41, a 9 6 7 8 10 40, a 7 10 10 7 10 44, a 8 8 10 10 9 45 = = = = = + + + + = = + + + + = = + + + + = = + + + + =

5 5 j j 1 a 8 8 8 9 9 42. = = + + + + =

Em consequência, o aparelho que a empresa avaliou como sendo o melhor é o T .4

QUESTÃO 87|

Organizando os dados do problema em uma tabela, obtemos:

Passado Presente Futuro

Eu x2 49 x 2 x+d =70 Você x 7 y y+d2=64

A diferença entre as idades é 6 anos (70−64=6).

Portanto: x2 x 6 49−7 = 2 2 x 7x 294 x 7x 294 0 7 1225 x 2 x 21 ou x 14 (não convém) − = − − =  = = = − Portanto: 2 2 21 d 70 d 49 d 7 + = = =  Admitindo d0, temos d=7. QUESTÃO 88|

O número de alunos será equivalente ao número de combinações possíveis de escolhermos 2 tipos de redes de computadores dentre os 11 disponíveis. Ou seja:

11,2 11! 11 10 9! C 9!2!   = = 9!2 =55 QUESTÃO 89|

Sendo x o número de período de 18 dias necessários, as sequências das linhas superior e inferior podem ser escritas, respectivamente, como:

s i a 7200 300x a 5200 800x = + = +

Sendo assim, a convergência ocorrerá em:

5200 800x 7200 300x 500x 2000 x 4 períodos 72 dias + = + =  = =

E o valor em USD será de:

7200 300 4+  =8400

QUESTÃO 90|

Seja c(t)=120 e kt a concentração do medicamento, em mg, após t horas da ingestão. Portanto, se

1 c(6) 120 60mg, 2 =  = então k 6 6k 1 60 120 e e . 2  =   =

Queremos calcular c(30). Logo, vem

k 30 6k 5 5 c(30) 120 e 120 (e ) 1 120 2 3,75mg.  =  =    =      =

Referências

Documentos relacionados

CAMPOS DOS GOYTACAZES / RJ - SORCAM MINI TEMPORADA 2016 de

Apesar da abertura de vagas por faixa-etária, como o espaço aberto não prevê inscrição do aluno para participar, todo membro deve estar preparado para lidar com situações em

Como a espécie possui ocorrência no Brasil e em outros países, esteve listada em quase todas as edições anteriores da Farmacopeia Brasileira e possui monografia na FB5 convergente

Trata-se do relato de um professor e não de um aluno, como é possível perceber na frase “verlos sin rostro nos hace sentirlos incompletos, lo mismo que ellos percibirán al mirar

INDAIATUBA ITAPETININGA ITAQUAQUECETUBA ITU ITUVERAVA JALES JAU JUNDIAI LEME LIMEIRA LINS MARILIA MATAO MAUA MOGI DAS CRUZES MOGI GUAÇU OSASCO OURINHOS PIRACICABA PORTO

• Se o idioma desejado não estiver disponível para o idioma, áudio ou legenda do disco, você poderá selecionar [Outro] no menu de opções e digitar o código do idioma,

• As atividades de inspeção foram relacionadas mais formalmente com o controle de qualidade a partir de 1922, com a publicação da obra The control of quality in manufacturing, de

Caso a tensão da rede local apresente oscilações de energia fora da faixa mínima e/ou máxima, conforme figura 4, é aconselhável a instalação de um estabilizador