• Nenhum resultado encontrado

Os Três Jardins do Reiki

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os Três Jardins do Reiki"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

A prática no caminho da iluminação

Em comemoração dos 3 anos da Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kurama, partilhamos um conjunto de práticas tradicionais que visam a acumulação de Ki, da purificação da mente, do estabelecimento das virtudes e alcance da iluminação, ou Satori.

Estes Três Jardins do Reiki tudo têm a ver com a filosofia de trabalho da Associação, o crescimento do nosso trabalho não é apenas através da prática do Reiki no voluntariado, nas consultas ou formações mas, como base, temos esta prática que visa o nosso crescimento interior, crescimento esse que sem a mudança dos nossos padrões e comportamentos, de nada serve.

O Mestre Usui dizia, exactamente, que a prática de Reiki era um segredo para atingir a

felicidade e a iluminação mas tal, não se atinge unicamente com a prática do auto-tratamento ou tratamento a outros. Essa felicidade é atingida pela elevação da consciência, na prática dos cinco princípios de Reiki, tendo como auxiliar o auto-tratamento como limpeza dos canais, reforço da energia Ki, serenando também a mente e o coração.

Os Três Jardins do Reiki são um conjunto de técnicas que adoptamos e adaptamos para o nosso trabalho interior.

1.1.1 Porquê fazer?

O alcance do nosso Eu, a elevação da nossa consciência, é atingido através do equilíbrio e da serenidade, é esse o caminho que nos leva a trilhar os três jardins do Reiki. Não são práticas novas, são técnicas japonesas tradicionais e fazem parte do plano de Estudo de Shoden, Okuden e Shinpiden, primeiro, segundo e terceiros níveis, respectivamente.

1.1.2 Quando fazer?

Não são práticas que devem ser realizadas todos os dias ou várias vezes ao dia, devem ser feitas consoante o sentir interior do praticante, isto porque irá necessitar de tempo para integrar todo o trabalho que esteve a fazer. Com serenidade e tempo para amadurecimento é que realmente atingimos o crescimento.

A prática dos Três Jardins do Reiki não necessita de um acompanhamento específico, no entanto contactem o vosso Mestre de Reiki caso tenham questões ou a Associação.

(3)

A prática dos 3 jardins do Reiki

Primeiro elevamos a nossa vibração através do Hatsurei-Ho, da “emanação da Energia Reiki”, técnica essa que é o conjunto do Kekyoku-Ho, Joshin Kokyuu-Ho, Gassho e Reiji-Ho. De seguida praticamos o Nentatsu, o atingir do pensamento, da virtude e, de seguida, partimos para o nosso contacto com a iluminação, com o Mestre.

Este tipo de meditação só se explica praticando e sentindo, está ao alcance de todos e, sem dúvida, que vos auxiliará nas vossas questões e crescimento.

Antes desta prática vejam-se ao espelho, reparem como estão, será interessante verificar o vosso aspecto no final da prática.

Façam o banho seco, enraizamento e ligação ao Reiki. 1. Sentem-se ou deitem-se confortavelmente

2. Coloquem as mãos em posição Gassho ou em cima das pernas

3. Concentrem-se na vossa respiração, deixem-se embalar pelo inspirar e expirar, como se estivessem a ser embalados

4. Não se agarrem aos pensamentos, deixem o que estiveram a fazer, o que irão fazer e concentrem-se apenas no aqui e agora

5. Liguem-se à Energia Reiki e recitem os cinco princípios

1º Jardim – a captação da energia vital (Joshin Kokyuu-Ho / Nentatsu)

6. Concentrem-se no vosso centro energético, o Hara, dois dedos abaixo do umbigo 7. Sintam o seu calor, visualizem o seu tamanho

8. Vamos agora fazer respirações completas, ao inspirarem imaginem que estão a trazer para o vosso Hara, energia Reiki, visualizem-no a expandir à medida que a barriga se expande e os pulmões enchem

9. Quando expirarem, visualizem a energia a sair do Hara e a preencher todo o vosso corpo, à medida que a barrida se encolhe e os pulmões esvaziam

10. É importante este tipo de respiração pois ela estimula o Hara

11. Façam estas inspirações e expirações durante cerca de cinco minutos e vão sentindo o vosso calor interior a aumentar

2º Jardim – a elevação da consciência (Nentatsu)

12. Limpem a vossa mente, o vosso Chakra Frontal, como se toda a cabeça ficasse vazia 13. Pensem numa virtude que gostassem de ter

(4)

22. Sintam a sua energia, vibração, deixem fluir

23. Recitem os cinco princípios de Reiki interiormente, deixando cada um deles vibrar em cada célula, em cada parte do vosso ser

24. Agora, coloquem uma questão ao Mestre Usui, apenas uma

25. Aguardem serenamente essa resposta, sentindo a vibração da Aura do Mestre 26. Quando tiverem a vossa resposta, agradeçam pela sua presença e sabedoria 27. Despeçam-se do Mestre

28. Verifiquem o vosso enraizamento

29. Voltem a recitar os cinco princípios do Reiki 30. E vão regressando à consciência do aqui e agora.

Com estes Três Jardins do Reiki, trabalhamos a nossa energia interior, vital, a ligação à fonte, a serenidade e elevação do pensamento e ligamo-nos à via da iluminação do Reiki.

Experimentem fazer esta prática com mais pessoas e partilhem as vossas experiências, vejam no espelho como estão, por dentro e por fora e, não se esqueçam de beber muita água. Nas páginas seguintes, colocamos as técnicas que originaram este trabalho de meditação.

(5)

Técnicas base

1.2 KENYOKU – HO - MÉTODO DA LAVAGEM OU

BANHO SECO

Kenyoku-Ho é o método da lavagem ou banho seco é também conhecida como Saikai-Mokuiuku. Esta técnica é usada para retirar, limpar, qualquer energia negativa, estagnada ou absorvida durante um tratamento de Reiki ou no dia-a-dia, pode ser também utilizada para nos desligarmos do paciente. Não tem qualquer tipo de obstáculo na sua utilização, pode ser usada quantas vezes se quiser por dia, antes ou depois de tratamentos ou de situações que encaremos como perturbantes ao nosso bem-estar. Apesar do Reiki ser unidireccional há sempre alguma troca de energia, nem que seja por as auras se tocarem, no entanto, o nosso contacto com energias negativas vai fazer com que o nosso sistema “imunitário” energético se torne cada vez mais forte, assim como vai desenvolver mais a nossa atenção para os diferentes tipos de energia que existem. Acima de tudo há que não ter medo e usar também Reiki em nós próprios para nossa limpeza e tratamento. O método seguinte é feito sempre de forma rápida, com os dedos esticados, como se fossem facas. Se quiserem podem imaginar na mão que vai fazer o movimento uma luz azul brilhante. O azul é usado como proteção ou corte de energias negativas.

1.2.1 Método

1) Fazer uma breve meditação, com a intenção de se aperceberem do vosso próprio estado energético, dentro do corpo e na aura.

2) Fiquem de pé, com as plantas dos pés bem assentes no chão, afastadas numa distância igual à largura dos ombros, com o corpo relaxado.

3) Com a mão direita, toquem no ombro esquerdo, deslizando a mão numa oblíqua em direcção à coxa direita, fazendo uma faixa oblíqua no corpo, num movimento rápido e cortante.

4) Com a mão esquerda, toquem no ombro direito, deslizando a mão numa oblíqua em direcção à coxa esquerda, fazendo uma faixa oblíqua no corpo, num movimento rápido e cortante.

5) Repitam o processo três vezes para cada lado

6) Estiquem a mão esquerda. Toquem novamente com a mão direita no ombro esquerdo, deslizando rapidamente pelo braço esquerdo até passar os dedos

(6)

1.4 Método

1. Sentem-se direitos, numa cadeira ou sofá confortável. Lentamente vão descendo as mãos ao colo, pousando-as, relaxadas, com as palmas abertas, viradas para cima.

2. Preencham a mente de bons pensamentos, visualizem o Mestre Usui ou algo que vos seja agradável.

3. Inspirem calma e profundamente pelo nariz, visualizando a entrada de energia, de cor branca pelo Chakra da Coroa

4. Visualizem o Tanden (é um ponto que fica cerca de dois dedos abaixo do umbigo) e ouçam a vossa respiração. Sintam que a energia se expende e irradia para todos os órgãos, para todas as células do corpo. Estejam nesta respiração o tempo que vos for confortável.

5. Ao expirarem (pela boca, de preferência), imaginem estar libertando o ar, também, pelos chakras das mãos, pontas dos dedos e chakras dos pés.

6. Visualizem sempre o percurso do ar, que vai das narinas ao Tanden, expandindo a energia do Tanden para todo o corpo, saindo pela boca, mãos, dedos das mãos e pés. Visualizem a energia a limpar e vitalizar o corpo.

1.5 HATSUREI-HO

Hatsurei significa “emanar a Energia Universal” e Ho “técnica”. É a técnica da aplicação e emanação de Reiki.

É um conjunto das técnicas Kenyoku, Joshin Kokyuu-Ho, Gassho e Reiji-Ho.

Visa alcançar a auto-purificação e elevar o padrão vibratório do praticante de Reiki. 1. Sentado ou em pé em uma posição confortável;

2. Faça a técnica de limpeza Kenyoku;

3. Coloque-se numa posição confortável. É importante fechar os olhos levemente e se concentrar no Tanden. As mãos devem ser colocadas no regaço, com as palmas para cima;

4. Esta etapa visa purificar o corpo e a mente através do Joshin-Kokyuu-Ho. Esta técnica visa também a conexão com a energia Reiki. Colocando as mãos em frente ao corpo (pode levantar um pouco as mãos), é possível sentir o fluxo da energia Reiki vibrando no interior do corpo;

5. Faça uma meditação Gassho;

6. Depois da meditação, pratique Reiji-Ho, uma oração silenciosa pedindo ao Poder Superior para Trabalhar com a energia divina;

7. Ainda com as mãos em prece, levem a vossa consciência para a região Tanden. Imaginem que a energia que ficou concentrada na região Tanden está saindo fortalecida a partir da ponta dos dedos de ambas as mãos. Esta prática de concentração mental desenvolve o poder intuitivo e a receptividade. É como se a respiração estivesse sendo feita nas palmas das mãos. Esta técnica eleva muito a consciência;

8. Concluam com uma oração silenciosa de agradecimento para finalizar o processo (Mokunen). Terminada a oração levem as mãos ao regaço e abram os olhos.

(7)

1.6 NENTATSU

Nen significa “pensamento” e Tatsu significa “atingir”. O Mestre Doi Hiroshi denomina esta técnica de Seiheki-Chiryo-Ho. Esta técnica ajuda-nos a desenvolver uma atitude positiva perante as mais difíceis situações.

1. Coloca-se uma mão no Chakra Frontal e a outra na nuca, enviando Reiki para o subconsciente;

2. Devemos usar pensamentos para enviar mensagens silenciosas ao subconsciente do receptor ou afirmações em voz alta visando nossa meta;

3. Por ser uma técnica de transmissão de mensagens, recomenda-se a sua aplicação sempre, em qualquer tipo de tratamento por 1 ou 2 minutos. Devemos fazer uso da intuição;

4. Ao final da sessão, retiramos a mão do Chakra Frontal e aplicamos Reiki somente na parte superior da cabeça. Nesse estágio final não deve ser transmitida nenhuma mensagem.

• Esta técnica pode ser aplicada em si mesmo ou em outra pessoa. Ao aplicar em outra pessoa, tenha certeza de que a mensagem enviada é exactamente o que o receptor deseja. É melhor e mais eficiente transmitir mensagens curtas em diversas aplicações do que enviar uma

(8)

Agradecemos donativos sobre este trabalho, para auxílio dos projectos da Associação

Portuguesa de Reiki. Podem enviar o donativo para o

NIB 0033 0000 45366862462 05 com aviso para o email

conselhofiscal@montekurama.org

Referências

Documentos relacionados

O estudo da dinâmica de tebuthiuron em palha de cana-de-açúcar foi constituído dos seguintes experimentos: transposição no momento da aplicação, deposição e lixiviação

Trata-se de inferência amparada numa proposta de produção científica pautada pela ética que deve existir na comunidade científica, distante da aceitação passiva

Solução. João vai à praia se, e somente se, Marcelo joga basquete.. Negação de “Ou… Ou…” é “se, e

Nesta fase, iremos recolher as substâncias presentes no fumo do cigarro e verificar a acidez que se desenvolve nos pulmões dos fumadores.. Muitas substâncias em

BD│23 agosto 2015 │Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Notícias de primeira

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

ano do Ensino Fundamental. Ainda, levamos em consideração a Teoria dos Campos Conceituais. Assim, na escolha das questões demos importância a natureza das situações, os

É neste sentido que considero a importância do pensamento etnomatemático, que problematiza a cientificidade, a neutralidade e assepsia da Matemática acadêmica e traz à cena