• Nenhum resultado encontrado

VIVENCIANDO A CONJUNTURA SOCIOECONÔMICA DAS FAMÍLIAS EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIVENCIANDO A CONJUNTURA SOCIOECONÔMICA DAS FAMÍLIAS EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

“VIVENCIANDO A CONJUNTURA SOCIOECONÔMICA DAS FAMÍLIAS

EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE

MIRACEMA DO TOCANTINS.”

Tainã Fernandes Doro¹, Profª Drª Célia Maria Grandini Albiero². 1

Aluna do Curso de Serviço Soc ial; Ca mpus de Mirace ma; e -ma il: ta ife rdoro@yahoo.com.br – “PIBIC/CNPq” 2

Orientador (a) do Curso de Serv iço Socia l; Ca mpus de Mirace ma; e-mail: ce liaa lbie ro@uft.co m

RESUMO

O relatório apresentado foi elaborado após a finalização do trabalho executado com as famílias que residem no município de Miracema e se encontram em estado de vulnerabilidade social. O objetivo deste trabalho foi conhecer a realidade socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social com o propósito de sugerir ações para intervir nessa realidade local buscando melhores condições de vida para essa população. Os dados obtidos foram transformados em gráficos que poderão ser visualizados com mais ênfase nos direitos sociais que são garantidos a população na constituição federal. A coleta de dados foi feita através de formulários aplicados por equipes formadas por alunos que estavam cursando a disciplina de instrumental técnico- operativo I, como mecanismo de aproximação dos alunos com a população em estado de risco social do município. Para quantificar as famílias pesquisadas foi feita uma divisão da zona rural (60%) e urbana (40%) do município, que representou 648 famílias na zona urbana e 89 famílias na zona rural, totalizando 737 famílias. O formulário era divido por eixos que indagavam perguntas às famílias com o intuito de descobrir sobre a realidade que os cercava (identificação, trabalho, moradia, saúde e lazer). No momento da análise dos dados optou por escolher os eixos mais importantes para análise de acordo com os direitos sociais, que possibilitou conclusões reflexivas sobre as vivências proporcionadas pelo contato com essas famílias. A análise foi feita referente aos seguintes eixos: Escolaridade, Renda familiar e lazer, dentre outros.

Palavras-chave: Vulnerabilidade Social; Famílias; Direitos Sociais. INTRODUÇÃO

O trabalho “Vivenciando a conjuntura socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Miracema do Tocantins- TO”, remete as questões que envolvem a realidade social das famílias em situação de vulnerabilidade e que necessitam de iniciativas do poder público para garantir a qualidade de vida dos moradores do município de Miracema não apenas na zona urbana, mas também na zona rural.

(2)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

O objetivo deste trabalho foi conhecer a realidade socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social com o propósito de sugerir ações para intervir nessa realidade local buscando melhores condições de vida para essa população.

O trabalho foi dividido em dois capítulos: o primeiro referente a Conjuntura socioeconômica do país no contexto atual. Já o segundo envolveu a Política Social enquanto direito das famílias em situação de vulnerabilidade social. Este capítulo foi sub-dividido em Políticas Sociais com foco na assistência social e amparos legais da assistência social.

Miracema registra um número alarmante de população que se encontra em situação de risco social, de acordo com os números do IBGE de 2007, início da pesquisa, 50% dos moradores do município estavam em estado de vulnerabilidade social. Por isso a pesquisa é executada em Miracema para que possamos compreender o porquê de tal situação.

MATERIAL E MÉTODOS

A metodologia utilizada no trabalho é quantiqualitativa visto que a pesquisa envolve dados quantitativos e/ou qualitativos para a execução do trabalho. Segundo Martinelli (1999, p.27): “A relação entre pesquisa quantitativa e qualitativa não é de oposição, mas de complementaridade de articulação.”.

O instrumental executado na pesquisa foi à coleta de dados feita através de formulários com questões abertas e fechadas utilizando-se de observação sistemática e assistemática, após autorização por escrito dos envolvidos. Durante a coleta de dados foi levado em conta à busca intercalada das famílias para manter fidedignidade e a imparcialidade da pesquisa. Os sujeitos foram identificados por um dos chefes da família presente no momento da coleta de dados. Para a aplicação da pesquisa foi formada uma equipe de aproximadamente 60 alunos auxiliares que foram escolhidos por cursarem a disciplina de oficina instrumental I, durante o ano de 2011, possibilitando a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para a elaboração da pesquisa foi necessário um estudo teórico para a compreensão da realidade pesquisada, a fim de ampliarmos os nossos referenciais teórico- metodológicos através de uma abrangente pesquisa bibliográfica em (teses, livros, monografias, revistas científicas, periódicos) que tratam sobre o assunto.

(3)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Entendemos que atualmente o nosso país se tornou uma das maiores economias do mundo, possibilitando uma maior visibilidade do Brasil no exterior. Porém a desigualdade social, a falta de infraestrutura das instituições públicas mantidas pelo governo e que oferecem os serviços básicos para a população que está na margem da sociedade, continua muito precária. Apesar da economia ter melhorado, não se reflete em mudança de vida para a população do país, os salários não aumentam no mesmo ritmo, isto reflete no aumento das famílias em estado de vulnerabilidade social de nosso país.

No contexto político e econômico em que vivemos, o capitalismo é um sistema que estraga a sociedade e transforma a desigualdade em algo corriqueiro, não enxerga os problemas atua is que a população carente sofre. Com o neoliberalismo o desemprego aumentou porque junto com o desenvolvimento vem à tecnologia que acaba substituindo o homem pela máquina tornando um sistema que valoriza apenas o lucro prejudicando cada vez mais a sociedade no sentido de aumentar a pobreza da população que necessita do trabalho para sobreviver.

A tabulação dos dados foi feita através de um sistema operacional ligado a uft-cad que possibilitava que uma ficha fosse cadastrada em menos de 10 minutos facilitando o armazenamento dos dados, bem como o relatório estatístico, assim no minado de FIS- Fichas de Identificação Social que possibilitou um trabalho mais eficaz. Através dos dados pode ser mapedo os principais problemas enfrentados pelos moradores que se constitui nos direitos sociais prescritos na Constituição Federal que deveriam ser garantidos a população pelo poder público. Portanto elencamos alguns dados dentro desses eixos que merecem destaque e precisam ser discutidos. Vejamos alguns gráficos:

Fonte: Famílias e m situaç ão de vulnerabilidade social de Mirace ma – TO, 2012

A escolaridade das famílias representada no gráfico demonstra uma realidade que permeia em nosso país, o baixo nível de escolaridade dos indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Como podemos ver no gráfico as pessoas que tiveram acesso à escolaridade, porém não concluíram o ensino fundamental que representa (45,8%), em seguida as pessoas que não

(4)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

declararam com (16,7%), e por fim destaco o índice de analfabetismo com (7,5%), que através da observação da acadêmica durante a coleta de dados e na própria tabulação, os indivíduos que declararam ser analfabetos, são jovens, o que demonstra uma realidade preocupante que permeia e cresce em nosso país.

Fonte: Famílias e m situaç ão de vulnerabilidade social de Mir acema – TO, 2012.

Constata-se que (33,5%) das famílias pesquisadas vivem com uma renda entre um e dois salários mínimos, em seguida (26,3%) vivem com apenas um salário mínimo, e (21,8%) sobrevivem com uma renda inferior a um salário mínimo. Tais dados demonstram uma triste realidade da maioria das famílias brasileiras, constatando a precariedade nas condições de sobrevivência.

Fonte: Famílias e m situaç ão de vulnerabilidade social de Mirace ma – TO, 2012.

Com esses dados percebemos a falta de incentivos em áreas de lazer que atendam a população em estado de vulnerabilidade social no município, a existência de praças próxima à residência das famílias demonstra apenas (39,2%) e (30,2%) consideram a inexistência de áreas de lazer próxima às residências das famílias.

Diante dos dados obtidos nos gráficos, é necessário compreender a contextualização das políticas públicas que necessitam ser implementadas no município e devem contemplar a política nacional de assistência social que diz que a proteç ão social, que de acordo com o artigo primeiro da LOAS: “ A assistência social,direito do cidadão e dever do

(5)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas.” E de acordo com o art. 6ª da Constituição que diz: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção e a infância, a assistência social aos desamparados, na forma desta constituição.(CF, 1988)

Portanto a desigualdade social é apenas uma arma para tornar as pessoas que vivem nesta sociedade mera expectadores, que sempre almejam ter, porém necessitam apenas sobreviver nesta disputa eterna do capital x trabalho, mesmo com todas essas dificuldades enfrentadas pelas famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social, por causa do contexto que vivemos. Essas famílias também possuem direitos que foram conquistados com muita luta e devem ser assegurados pelo estado.

Portanto com as contribuições acima descritas, e com os gráficos obtidos percebe a falta de incentivos que o poder público oferece aos moradores acarretando em desigualdade social, e a não garantia dos direitos prescritos em lei.

LITERATURA CITADA

ANTUNES, Ricardo- A Crise, o Desemprego e alguns desafios atuais. Serviço Social e Sociedade- nª 104. Ano 2010.

Brandão, Antonio Carlos. Desigualdades a enfrentar. Revista Rumos. Ano 35- nª 127- Maio/junho de 2011.

Constituição da República Federativa do Brasil- DF, 1988.

Lei Nª 8.742- 07 de Dezembro de 1993-Lei Orgânica da Assistência Social

MARCONI, Marina de Andrade et Lakatos, Eva Maria. Fundame ntos de Metodologia Científica- 6 ed, -5 Reimper – São Paulo: Atlas 2007.

MARTINELLI, Maria Lúcia (org.). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora, 1999. (Série Núcleo de pesquisa;1)

Resolução Nª 269-13 de Dezembro de 2006. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do sistema único de Assistência Social- NOB-RH/SUAS.

RODRIGUES, Maria Lúcia et NEVES, Noemia Pereira. Cultivando a pesquisa: reflexões sobre a investigação em ciências sociais e humanas. Franca. UNESP,1998.

AGRADECIMENTOS

"O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Brasil"

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Para que o Defensor Público disponha de capacidade postulatória não é necessário que, havendo estado inscrito na OAB, por ocasião do concurso para o cargo ou da posse

Статус студента се доказује студентском исправом (индексом). Студенти Факултета имају статус студената који се финансирају из буџета и

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente