• Nenhum resultado encontrado

Atividades a realizar no mês de outubro 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades a realizar no mês de outubro 2015"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Atividades a realizar no mês de outubro 2015 Projeto Internet Sénior

O Projeto Internet Sénior tem por objetivo possibilitar um primeiro contato com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. Decorre na Biblioteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Destinatários: maiores de 55 anos

Estórias Andantes

A Biblioteca Municipal de Loulé vai levar a cabo um novo projeto, Estórias Andantes, que visa promover o livro e a leitura, a utilização dos serviços que o Bibliomóvel presta, a diminuição da distância entre a Biblioteca e as escolas e jardins de infância do interior do Concelho e, ainda, permitir o usufruto, por parte destas crianças, de atividades de natureza semelhante às realizadas na Biblioteca sede. Assim, associadas ao calendário de itinerância do Bibliomóvel, realizar-se-ão, em datas predefinidas, sessões de contos destinadas aos alunos de jardins de infância e dos ensinos pré-escolar e básico. As sessões terão a duração máxima de 30 minutos cada com periodicidade mensal.

Autores da Semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

28 set. a 03 out. – Gabriel Garcia Marquez 05 a 10 out. - Nora Roberts

12 a 17 out. – Paulo Coelho

19 a 24 out. – António Ramos Rosa 26 a 31 out. – Machado de Assis

Histórias com Arte

Dias 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 - terças e quintas-feiras - 10h30 e 15h00 Temáticas: As estações do ano

Preparação para o Halloween

Pretende-se com esta atividade contribuir para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade das crianças através da arte plástica e da escrita.

Destinatários: Alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

(2)

Hora do Conto

Dias 02, 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 - quartas e sextas-feiras - 10h30 e 15h00 Temática: Uma boa alimentação

Pretende-se com esta atividade proporcionar momento de lazer, partilha, interação entre crianças, biblioteca, pequenos leitores e contadores de histórias, dando a conhecer obras de vários autores.

Destinatários: Alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Projeto LEIA

O Projeto LEIA – Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efetue leituras autónomas.

Dia 02 – 10h30 – Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Dia 07 – 11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 09 – 11h00 – Existir (Loulé)

Dia 14 - 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA-Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 16 – 10h30 – Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Dia 21 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 23 – 11h00 – Existir (Loulé)

Dia 28 – 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA-Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 30 – 10h30 – Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Ciclo de Ateliês Saber + a Ler – Implantação da República / 5 de Outubro Dia 02 – sexta-feira – 10h00 e 14h00

A 4ª sessão deste ciclo (Saber + a Ler) foca a Implantação da República / 5 de Outubro. Destinatários: turmas do 1º ciclo

(3)

Projeto “Poesia ao Fim do Dia” Sextas-feiras - 18h00

O Projeto “Poesia ao Fim do Dia” é uma atividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interação entre o público, o leitor, o livro e a poesia.

Cada sexta-feira a Biblioteca recebe um convidado que lê/declama poesia à sua escolha. Dia 02 - Adriana Nogueira

Dia 09 - Cristina Silva

Dia 16 - Manuel Neto dos Santos Dia 23 - Idália Farinho

Dia 30 - Dália Paulo

Destinatários: público em geral

Oficina “Gosto Muito de Ti” com Mara Guerreiro

Dia 03 – sábado – 10h00 - crianças dos 3 aos 4 anos acompanhadas por um adulto Dia 03 – sábado – 11h00 - crianças dos 5 aos 6 anos acompanhadas por um adulto

Projeto lúdico-pedagógico, destinado a pais e filhos, que pretende promover o toque positivo e os afetos e mimos em família.

Serão ensinadas técnicas de relaxamento e, com magia e muita ternura, histórias e músicas serão transformadas em massagens entre pais e filhos.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 50 minutos, sendo necessário a utilização de vestuário prático e peúgas.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Hora do Conto para Pais e Filhos Dias 03, 17, 24 e 31- sábados - 15h30

Depois de ouvir uma estória, graúdos e miúdos são convidados a participar em atividades em família.

Dia 03 - “O Coelhinho e a Formiga Rabiga e mais a cabra e a sua barriga”, de João Pedro Mésseder e Elsa Lé

Dia 17 - “Um Lobo Culto”, de Becky Bloom com ilustrações de Pascal Biet Dia 24 - “Frederico”, de Leo Lionni

Dia 31 -“Um bicho estranho”, de Mon Daporta com ilustrações de Óscar Willán Destinatários: famílias

(4)

Exposição “Dança do Existir” de Vera Mantero De 05 a 31 de outubro

A exposição “dança do existir” é uma retrospetiva, em imagens, do trabalho coreográfico de Vera Mantero. Destacada coreógrafa portuguesa que durante duas décadas apresentou em Loulé, no âmbito do “a sul”, Festival Internacional de Dança Contemporânea, grande parte da sua obra. Esta será uma oportunidade única de rever (para os adultos) e de dar a conhecer ao público mais jovem o percurso e o discurso artístico de uma das mais interessantes e interventoras criadoras portuguesas do nosso tempo. São cerca de 80 fotografias, 30 traçando o percurso da coreógrafa, das suas primeiras criações às mais recentes.

A exposição integra ainda um centro de documentação temporário, um espaço transdisciplinar que faculta aos visitantes/espetadores uma aproximação a várias vertentes do trabalho de Vera Mantero.

Organização: Câmara Municipal de Loulé e DeVIR – Associação de Atividades Culturais

Curso Livre Ao Cair das Folhas – Leituras de Poesia para Guardar Terças-feiras – 18h00

Dia 06 – Reler Cândido Guerreiro, por João Minhoto Marques Dia 13 – Diogo Vaz Pinto: os Versos Longos, por Ana Isabel Soares

Dia 20 – A Busca Ética e Estética na Poesia de Sophia, por Ana Alexandra Carvalho Dia 27 – Os Lusíadas: da Tuba Canora à Lira Destemperada, por João Carlos Carvalho Com os objetivos de partilhar saberes e de contribuir para a ampliação do grupo de leitores de poetas e poéticas, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve, em colaboração com a Biblioteca Municipal de Loulé, oferece este curso livre de poesia, através do qual se procurarão disseminar algumas das linhas de estudo e investigação dominantes no conhecimento atual de poesia – desde a antiguidade clássica até algumas das mais recentes propostas da nossa contemporaneidade.

Confere-se Diploma de Participação. Destinatários: público em geral Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

As Estórias de… Terças-feiras – 18h00

As estórias são fontes maravilhosas de experiências. Ampliam os horizontes das crianças e aumentam o seu conhecimento em relação ao mundo que as rodeia.

(5)

Pretende-se que as terças-feiras passem a ser dia de estória, despertando nos mais pequenos o gosto pelo livro e o prazer da leitura.

Dia 06 – As Estórias da Sílvia: “O Pássaro da Alma” de Michal Snunit

Dia 13 – As Estórias da Teresa: “O Grufalão” de Julie Donaldson e Axel Scheffler Dia 20 – As Estórias da Leonor: “Amélia quer um cão” de Tim Bowley

Dia 27 – As Estórias da Marta: “A sopa verde” de Chico Destinatários: famílias

Livros Abertos com Ana Cristina Silva - Apresentação do livro Almanaque da Diversão

Dia 08 – quinta-feira – 21h30

Ana Cristina Silva é licenciada em Ciências Sociais, desde julho de 2011, mas exerce funções de Assistente Técnica na Divisão de Edifícios, de Equipamentos e Energia da Câmara Municipal de Loulé. Nasceu em Lisboa mas reside no Algarve desde os seis anos de idade. Já cursou em diferentes áreas, nomeadamente Decoração e Arquitetura de Interiores e Desenho de Construção Civil. Porém, o seu gosto pela escrita e leitura e a concretização de um sonho levaram-na, aos quarenta e sete anos, a escrever o seu primeiro livro Almanaque da Diversão.

Almanaque da Diversão é um apanhado de histórias que pretende mostrar o lado divertido e positivo que podemos retirar dos acontecimentos diários. A vida por vezes é cinzenta e triste pela nossa tendência natural para dramatizar as situações mais do que elas são. Não se pretende minimizar os problemas, apenas transmitir que através da boa disposição talvez se consiga ter uma visão mais positiva da realidade. É objetivo da autora que a leitura deste livro sirva de inspiração e motivação para dias mais felizes.

Conto por Ponto - Sessão de contos por Bru Junça Dia 09 - sexta-feira - 10h00 e 14h00

Nestas sessões de contos os livros fiam histórias, bordam lengalengas e cerzem cantilenas da tradição oral, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e padrões de tecidos.

Bru Junça canta e toca guitarra, integrando os livros de pano, música e pequenos objetos. Destinatários: turmas do 1.º ciclo

(6)

Hora do Conto

Dia 10 – sábado - 15h30

História: “Eu quero um amigo” de Tony Ross.

Mostra bibliográfica - Prémios Nobel da Literatura De 12 de outubro a 12 de novembro de 2015

Esta mostra pretende divulgar autores galardoados com o Prémio Nobel da Literatura e promover a leitura das suas obras.

Caça Palavras – A maior flor do mundo, de José Saramago Dias 13, 14, 15 e 16 - 10h00

Após a leitura d’ “A maior flor do mundo" é desenvolvido o jogo "Caça Palavras", que incluirá 2 grupos de crianças e 2 dicionários. Cada grupo, na sua vez, procurará no dicionário palavras previamente escolhidas. No final do jogo o grupo mais rápido e com maior número de vocábulos descobertos será o vencedor.

Esta atividade tem como principal propósito a promoção da leitura e de um livro em particular, o dicionário.

As crianças, através do jogo, serão sensibilizadas para a utilidade deste livro que, embora de consulta, também existe na biblioteca a par dos de literatura.

Destinatários: turmas do 3º e 4º anos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Quartas Jovens – Workshops Temáticos Dia 14 – quarta-feira – 14h30

Workshops de temáticas distintas com uma forte componente prática que vão ao encontro do estilo de vida, expressões artísticas e identidade dos jovens.

Destinatários: jovens entre os 14 e os 18 anos. Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Estórias em Família – Especial Halloween Dia 16 – sexta-feira - 21h00

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

(7)

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma estória.

Sendo a família o principal educador, contamos com o seu apoio para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

Destinatários: Público em geral (dos 0 aos 100)

Workshop Papagaios de Papel Dia 17 – sábado – 15h00

Neste Workshop vamos descobrir os segredos do papagaio de papel através da aerodinâmica e da meteorologia. Vamos ainda sensibilizar para a reciclagem e dar a conhecer através da experiência o nosso meio ambiente, o ar e a terra.

No final da atividade realizar-se-á o lançamento de todos os papagaios em simultâneo. Destinatários: crianças a partir dos 3 anos acompanhadas de um adulto.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Literatura de Berço - Bebés dos 13 aos 24 meses

Dias 17 e 31 outubro / 14 e 28 novembro - sábados - 10h00 às 11h30

Através desta ação os pais irão desenvolver, ao longo das quatro sessões, algumas práticas que os auxiliam na introdução e descoberta do livro. O livro, enquanto objeto de uso quotidiano de caráter lúdico e criativo, facilitará, junto dos seus bebés, o desenvolvimento de atitudes positivas face à leitura e à literatura infantil.

Destinatários: bebés entre os 13 e os 24 meses, acompanhados de, no máximo, 2 adultos. Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Karingana Blues - Espetáculo por Paulo Patraquim Dia 23 - sexta-feira – 14h00 e 15h30

14h00 – turmas do 1.º ciclo 15h30 – turmas do 2.º ciclo

Karingana Blues é um espetáculo da Associação Bica Teatro, encenado e interpretado por Paulo Patraquim, que simula uma viagem pelos países de língua portuguesa, (re)contando histórias teatralizadas. Juntando teatro, música, poesia e cantigas pretende provocar, de forma muito divertida, encontros cúmplices e sorrisos.

(8)

Música para Bebés e Crianças – Bebés dos 0 aos 2 anos de idade Dia 24 - sábado - 10h30

Nas primeiras fases de vida, bebés e crianças estão especialmente recetivos a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar, melodias, ruídos, simples vocábulos, ritmos, cadências e movimentos são um mundo novo por descobrir.

Nestas sessões pretende-se demonstrar alguns instrumentos e sonoridades tradicionais ancestrais, dando a conhecer às crianças, através de momentos de confraternização e de uma forma descontraída e harmoniosa, educativa e pedagógica, uma aproximação ao mundo da música étnica.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos.

Destinatários: bebés dos 0 aos 2 anos de idade, acompanhadas por um adulto Formador: Sérgio Almeida

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Contos Contigo – Formação Artística por Paulo Patraquim Dia 24 – sábado – 14h00 às 18h00

A Formação Artística Contos Contigo - Atelier da Associação Cultural Bica Teatro orientado por Paulo Patraquim, tem como focos principais as dinâmicas de grupo, a voz, a expressão teatral e gestualidade do contador de histórias, assim como as difíceis tarefas de escutar, imaginar e cativar. Procura promover a capacidade de escuta, o gosto pelas histórias, a melhoria do trabalho de equipa e estimular a imaginação e a expressão corporal.

Confere-se Diploma de Participação Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube de Leitura de Loulé Dia 28 - quarta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: O meu irmão de Afonso Reis Cabral Destinatários: Adultos

(9)

Clube de Leitura Júnior Dia 31 –sábado - 10h00

Discussão do livro “Charlie e a fábrica de chocolate” de Roald Dahl.

O “Clube de Leitura Júnior” pretende promover o livro e a leitura junto de jovens com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos. Este projeto tem como finalidade criar hábitos de leitura autónoma através do diálogo orientado com os jovens sobre o livro lido, complementado com a realização de atividades de caráter lúdico devidamente programadas sobre a obra que foi debatida. Pretende-se, igualmente, que os membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos.

As sessões do clube decorrem uma vez por mês, aos sábados, pelas 10h00 e contam com um máximo de 12 participantes.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Encontro Partilhado com Susana Menezes - “Não percebi nada! O que é que

aquilo queria dizer?”

Dia 31 – sábado – 14h30

Com este encontro partilhado/exercício prático com Susana Menezes, pretende-se ajudar a colmatar a falta de informação e a escassa bibliografia sobre o modo de abordar uma criação, na área das artes do espetáculo, quando somos confrontados

com o comentário

do costume, vindo dos mais novos: “não percebi nada!” a que segue normalmente a pergunta “o que é que aquilo queria dizer?”.

Será uma oportunidade para trocar experiências e analisar casos práticos, que ajudem a contrariar/combater o desconfortável silêncio, que normalmente se instala entre quem questiona, para encontrar sentido, e quem não tem instrumentos para construir uma resposta à altura da pergunta.

Susana Menezes nasceu no Porto, em 1973. Participou no grupo de teatro da escola e, talvez por isso, aos 17 anos aceitou, às escondidas, fazer testes de dobragens. Cresceu a fazer vozes de desenhos animados, quando alguns dos seus amigos ainda os viam. Sempre pensou que iria estudar História de Arte porque gostava de ouvir as histórias da História mas optou pelo design, descobrindo, assim, a magia de pensar sobre o processo de fazer e fazer.

Desde 2006, até hoje, programa e coordena o Programa para Crianças e Jovens do Teatro Maria Matos, em Lisboa, e dá formação na área dos Serviços Educativos.

Destinatários: pais, educadores, professores e outros seres inquietos.

(10)

BIBLIOCASA - Serviço Domiciliário de Apoio à Leitura

Serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

Este é um serviço que garante às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública que facilita o acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA disponibiliza os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos, e serviço de informação à comunidade.

Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar nas suas casas a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de correio eletrónico ou por telefone (289 400 850).

Pólo de Quarteira Autores da semana

Semanalmente o Pólo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

28 set. a 03 out. – Ana Castro Osório 05 a 10 out. - José Rodrigues dos Santos 12 a 17 out. – Patricia D. Corwell 19 a 24 out. – Boris Vian

26 a 31 out. – Amos Oz

Hora do conto

Segundas, quartas e sextas-feiras - 10h30 e 15h00

Leitura de “O incrível rapaz que comia livros”, de Oliver Jeffers Destinatários: Alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

(11)

Conto por Ponto - Sessão de contos por Bru Junça Dia 10 – sábado - 10h30

Nestas sessões de contos os livros fiam histórias, bordam lengalengas e cerzem cantilenas da tradição oral, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e padrões de tecidos.

Bru Junça canta e toca guitarra, integrando os livros de pano, música e pequenos objetos. Destinatários: crianças dos 5 aos 10 anos (acompanhadas por um adulto)

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Conta-me um conto Dia 24 – sábado - 16h00

Leitura de “Quem dá um abraço ao Martim?”, de David Melling Destinatários: famílias

Clube de Leitura de Quarteira Dia 27 - terça-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Discussão do livro: “Desamparo”, de Inês Pedrosa Destinatários: Adultos

Informações e inscrições: Pólo da Biblioteca em Quarteira

Música para Bebés e Crianças

Dia 17 – sábado – 10h00 (bebés dos 0 aos 2 anos) Dia 17 – sábado – 11h00 (crianças dos 3 aos 5 anos)

A primeira infância é o melhor momento para a criança desenvolver as suas capacidades, sendo a experiência musical, utilizada com conteúdos adequados, um dos métodos mais apropriados para que o bebé adquira um desenvolvimento equilibrado. É necessário o contato do bebé com um universo de vivências que o estimulem. Observar, imitar, experimentar, constituem estímulos multi-sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos

Destinatários: crianças dos 0 aos 5 anos de idade, acompanhadas por um adulto Formador: Ricardo Jorge

(12)

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Pólo de Salir

Caça Palavras – A maior flor do mundo, de José Saramago Dia 20 – terça-feira – 10h30 ou 14h00

Após a leitura d’ “A maior flor do mundo" é desenvolvido o jogo "Caça Palavras", que incluirá 2 grupos de crianças e 2 dicionários. Cada grupo na sua vez procurará no dicionário palavras previamente escolhidas. No final do jogo o grupo mais rápido e com maior número de vocábulos descobertos será o vencedor.

Esta atividade tem como principal propósito a promoção da leitura e de um livro em particular, o dicionário.

As crianças, através do jogo, serão sensibilizados para a utilidade deste livro, que embora de consulta, também existe na biblioteca a par dos de literatura.

Destinatários: turmas do 3º e 4º anos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Horários

Biblioteca Municipal de Loulé

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho) Segunda-feira das 14h30 às 19h00

De terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 Sábado das 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro) De segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00

Pólo de Quarteira

Segunda e sábado - 13h00 às 19h00 De terça a sexta - das 09h00 às 19h00 Pólo de Salir

De segunda a sexta-feira

Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Contatos

(13)

Telefone: 289 400 850

Pólo de Quarteira – Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

Pólo de Salir - Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

E-mail: biblioteca@cm-loule.pt Realizam-se visitas orientadas. (É necessária marcação prévia)

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Os métodos estatísticos para análise de dados podem ser classificados como métodos descritivos (Estatística descritiva) e métodos inferenciais (Estatística

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR