• Nenhum resultado encontrado

Informativo CRF-MA CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO MARANHÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo CRF-MA CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO MARANHÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO MARANHÃO

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA

PROFISSÃO FARMACÊUICA

Informativo CRF-MA

om essa missão, a

nova Diretoria do

Conselho Regional de

Farmácia do Estado do

Maranhão (CRF-MA)

administrou com

ri-gor e transparência a instituição no

ano de 2014, pautando em suas

de-liberações, políticas de valorização

profissional, educação continuada e

a garantia dos direitos dos usuários

de medicamentos.

Foi um ano de muitas atividades

pelo Estado: palestras, cursos,

mini-curso, fóruns, ações de saúde,

cam-panhas e serviços administrativos. A

classe farmacêutica maranhense se

mobilizou, pediu respeito ao

profis-sional pelas “Farmácias como

Esta-belecimentos de Saúde”.

O trabalho continua em 2015.

(2)

O Dr. Raimundo Antônio Gomes de Oliveira foi o homenageado de 2014 ano pelo CFF com a Comenda do Mérito Farmacêutico.

Periodicidade: Trimestral

Jornalista: Lidiane Corrêa

Diagramação: Motta Junior

Impressão: Gráfica Relâmpago LTDA

Tiragem: 3.000

e-mail: ascomcrfma@gmail.com www. crfma.org.br

Diretoria do CRF-MA

Presidente: Maria José Luna dos Santos da Silva

Vice-Presidente: Ronaldo Tomaz de Aquino

Secretário Geral: Edson Abreu Belfort

Tesoureiro: Luiz Mário da Silva Silveira

Conselheiros Efetivos

Maria José Luna dos Santos da Silva Ronaldo Tomaz de Aquino

Edson Abreu Belfort Luiz Mário da Silva Silveira Valério Monteiro Neto Paulo Jessé Silva Gonçalves Luís Marcelo Vieira Rosa Marcelo de Carvalho Gonçalves Sandra Maria Jansen Cutrim Corrêa

Conselheiro Suplente

Ronaldo Ferreira Pereira Filho

Conselheiro Federal

Fernando Luís Bacelar de Carvalho Lobato

Conselheira Federal Suplente

Teófila Margarida Monteiro Silva

Expediente

Informativo do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão co-memorou o “Dia do Farmacêutico” com uma programação que en-volveu profissionais e acadêmicos das cidades de São Luís, Imperatriz e Açailândia, com grande mobilização de acadêmicos dos cursos de farmácia e laboratórios parceiros.

Coleta gratuita de material para o rastreamento do câncer de colo de útero, no Laboratório de Citologia Clínica da UFMA; Ações de saúde; Torneio de futebol;

Celebrações ecumênicas, na Igreja da Sé e na Igreja Batista Esperança e Vida. Participação de acadêmicos e profissionais.

PELO MARANHÃO

COMENDA

Programação:

DIA DO FARMACÊUTICO

(3)

Abertura do Conselho Itinerante em Codó

Dra Débora Luana apresenta a palestra sobre “Prescrição Farmacêutica”, em Pinheiro.

Profissionais têm acesso a serviços administrativos Dr Luiz Mário ministra palestra em Barra do Corda Em Bacabal, Dra Luna (CRFMA) fala sobre as

“Perspectivas da Profissão Farmacêutica”

Comissões Assessoras e Delega-dos Honorários se reuniram no come-ço do ano para alinhar propostas e alinhar atividades embasadas em métodos técnicos e profissionais da atuação do farmacêutico em diver-sas áreas.

Comissão Assessora de Análises Clínicas – CAC Comissão Assessora de Ensino – COMENSINO Comissão de Ética Profissional – CEP

Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar - COMFARHOSP

Comissão Assessora de Fitoterapia – COFITO Comissão Assessora de Legislação – COLEG Comissão Parlamentar Bacabal Barra do Corda Pedreiras Balsas Pinheiro Itepecurú Santa Inês/Pindaré

CONSELHO ITINERANTE

Descentralizar as atividades do CRF-MA, levando prestação de serviços de saúde, cursos, palestras e serviços aos municípios maranhenses, foi uma das políticas rigorosamente cumpridas pela Diretoria, em seu primeiro ano de gestão.

Comissões Assessoras e

Delegados Honorários

(4)

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Ação realizada em todo o País chamou a atenção sobre os perigos da automedicação

No Maranhão, a ação mobilizou farmacêuticos e aca-dêmicos de farmácia de várias Instituições de Ensino Supe-rior na capital, São Luís e Imperatriz, na prestação de servi-ços de aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e abordagens em via pública sobre a importância do uso racional de medicamentos, sob a prescrição e orientação do profissional habilitado.

A campanha foi realizada durante o mês de maio, com uma programação que incluiu, ainda, o “Fórum Ma-ranhense de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêu-tica” numa ampla discussão sobre os interesses da profissão farmacêutica, com a formação de uma aliança com as entidades pela valorização do profissional como prestador de serviços de saúde.

Automedicação

Aproximadamente 70% da população brasileira inge-re medicamento sem pinge-rescrição médica ou orientação farmacêutica. Uma estatística alarmante que influencia diretamente na saúde pública, aumentando os casos de internações por intoxicações e registros de óbitos.

FÓRUM

O Fórum de Luta Pela Valorização da Profissão Far-macêutica aconteceu em todos os estados brasileiros e tem como objetivo mobilizar os agentes do setor (con-selhos, federações, associações, sindicatos e profissio-nais) junto aos representantes políticos de cada Estado,

na Câmara dos Deputados, para a aprovação do Pro-jeto de Lei 4385/1994, nos termos da proposta de sube-menda aglutinativa global elaborada pelos Coordena-dores do Fórum Nacional de Luta Pela Valorização da Profissão Farmacêutica.

(5)

O Fórum Maranhense de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêu-tica abriu as atividades da Semana, e teve como tema, “As Demandas da Profissão Farmacêutica no Congresso Nacional”, apesentado pelo

asses-sor parlamentar do Con-selho Federal de Farmá-cia (CFF), Lucas de Sá. O evento propôs uma parti-cipação mais acentuada dos farmacêuticos nas mobilizações junto ao po-der público.

O Conselho Regional de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos, Secretaria Municipal de Saúde (SE-MUS) e Instituições de Ensino Superior lembraram o Dia Internacional do Farmacêutico e se uniram para reali-zar a edição estadual da Semana Nacional de Valori-zação da Profissão Farmacêutica.

A 1ª Semana dos Far-macêuticos da Semus reu-niu farmacêuticos da rede, onde discutiram e avalia-ram a “A atuação do pro-fissional farmacêutico no SUS”. O evento realizado no Auditório da Casa do

Trabalhador contou, tam-bém, com a participação do poder público e repre-sentantes de entidades farmacêuticas, como o Conselho Regional de Far-mácia do Estado do Mara-nhão.

Este ano, a Drª Denise Fernan-des Coutinho Moraes, e o Dr. Antô-nio Magno de Sousa Borba, na área acadêmica e gestão de laborató-rios, respectivamente foram os indi-cados pelo plenário do CRF-MA para receber a Comenda do Mérito das Ciências Farmacêuticas “Profª Drª Antônia de Arruda Soares.

A solenidade aconteceu no dia 20 de setembro, na Fábrica de Recepções em São Luís, com a participação de familiares dos co-mendadores, Diretoria do CRF-MA, Conselho Federal, Sindicato dos Far-macêuticos e convidados.

Encerrando Semana de Valo-rização, o Conselho montou um stand num shopping da capital e realizou um dia de Ação de Saú-de, com a oferta se serviços de

aferição da pressão arterial, gli-cemia capilar, orientação sobre o uso racional do medicamento e distribuição de panfletos.

Semana Nacional de Valorização

da Profissão Farmacêutica

FÓRUM

SUS

MÉRITO FARMACÊUTICO

(6)

A palestra reuniu mais de 1000 pessoas entre pro-fissionais e acadêmicos nas cidades de Imperatriz e São Luís. Os temas foram explanados pelo Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Paraná e vice--presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi, e pela Drª Thais Teles de Souza, mestre em Atenção Farmacêutica e doutoranda em Serviços Farmacêuticos Clínicos.

O Conselho Regional de Farmácia por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), e Comissões Assessoras oportunizaram, em 2014, a Farmacêuticos e Acadêmicos várias atividades voltadas à educação continuada, à atualização profissional, e o intercâm-bio de experiências com o Programa de Qualificação do Farmacêutico – PQF.

“Seleção e Padronização de Medicamentos” foi o tema apresentado pelas farmacêuticas, Drª Maria Elia-ne Moraes Dias e GyslleElia-ne de Melo Coêlho. Profissio-nais que atuam em Farmácia Hospitalar foram o alvo do evento.

Com o objetivo de alertar so-bre os problemas decorrentes do uso indiscriminado de medica-mentos indicados para a perda de peso, e apresentar a forma correta de administra-lo, e

ain-da, sua composição e reações, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia participaram de um ci-clo de discussões em Assistência Farmacêutica de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais.

Profissionais de São Luís e Imperatriz estão cursando a Especialização em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica, do Instituto Brasil de Pós Graduação, Ca-pacitação e Assessoria, em parceria com o CRF-MA.

Profissionais da cidade de Balsas participaram dos minicursos de “Atualização em Hematologia Clínica” e “Prescrição Farmacêutica”, ministrados pelo Dr Rai-mundo Antônio Gomes de Oliveira e Drª Natália Lom-bardi, respectivamente.

Programa de Qualificação

do Farmacêutico

Prescrição Farmacêutica e Serviços Farmacêuticos

Ciclo de Discussões em Farmácia Hospitalar

Nutracêuticos de Alimentos Funcionais

Especialização

Minicursos

PQF reuniu milhares de farmacêuticos no ano de 2014

(7)

No dia 8 de dezembro de 2014, a MP 653/2014 perdeu sua eficácia e a Lei 13021/14 passou a ser aplicada na íntegra em todas as farmácias e dro-garias do país. O desfecho favorável à classe farmacêutica e ao usuário do medicamento só foi possível com a grande mobilização em âmbito nacio-nal pelos Conselhos de Farmácia, Sindi-catos dos Farmacêuticos, Federações Farmacêuticas, Instituições de Ensino, Diretórios e Centros Acadêmicos, por meio do Fórum Permanente de Luta pela Valorização da Profissão

Farma-cêutica e também da sociedade. A luta encarada pelos maranhen-ses que foram às ruas, com faixas e cartazes para dar visibilidade ao des-respeito à saúde pública. Diretoria e Conselheiros Regionais e Federais mos-traram a sua força e comprometimen-to e realizaram intervenções políticas junto aos deputados estaduais e fede-rais da bancada maranhense, além de uma grande mobilização no Con-gresso Federal, com representantes de vários Estados.

A MP não altera em quaisquer instâncias, o conceito de Farmácia no Brasil, ficando

assim estabelecido o seu objetivo fundamental que é

a prestação de assistência farmacêutica, assistência

à saúde e orientação sanitária individual e coletiva,

assegurando ainAda a atuação do farmacêutico nos

estabelecimentos.

Semana do Calouro UFMA (Duas) Plenária do CRF-MA no Instituto Florence Recepção dos alunos do Instituto Florence Formatura UFMA

Formatura Florence

Plenária do CRF-MA em Bacabal

Simpósio Gestão em Farmácia Comercial – UFMA Mérito Acadêmico

No ano de 2014 mantivemos uma comunicação linear com os futuros farmacêuticos. Voltamos às faculdades e universidades para levar conhecimentos e informações, através de palestras e cursos em diversas áreas da farmácia e sobre o funcionamento e estrutura do Conselho Regional de Farmácia.

CRF-MA na universidade

Entrega do primeiro Certificado do Mérito Acadêmico.

Entidades farmacêuticas participam de mesa

redonda na Semana Científica do Florence. Recepção dos calouros do Florence O Maranhão esteve nas mobilizações em Brasília

(8)

Sede CRFMA

Nossos Endereços

Seccional Balsas Seccional Imperatriz

Rua Faveiros, Quadra. B, número 7 - São Francisco São Luís - MA CEP: 65075-270.

Fone:

(98) 2107-3850/2107-3851 Fax:(+55 98) 2107-3852

Atendimento ao público:

Segunda à sexta das 9h às 17h.

Av. Catulo, n. 170 Equatorial Shopping Center, 2º Piso - Sala 17, Balsas-MA CEP: 65800-000.

Fone:

(99) 3541 3891

Atendimento ao público:

Segunda à sexta das 14h às 18h. Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, n. 1163, sala

01 – Centro Imperatriz – MA CEP: 65903-279.

Fone/Fax:

(99) 3221-8981 e 3221-8989

Atendimento ao público:

Segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O CRF-MA teve participações em vários eventos, onde a diretoria, conselheiros, membros das comissões assessoras levaram toda a sua bagagem de conheci-mento em suas respectivas áreas de atuação. Dentro e fora do Maranhão, a entidade foi muito bem repre-sentada.

Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e Citologia Clínica - RS Seminário Estadual de Vigilância Sanitária – São Luís

Reunião Nacional do FNVPF – DF

Semana do Farmacêutico no SUS – São Luís IV Congresso MEDLAB – PI

Programa Nacional de Assistência Farmacêutica – São Luís

Parceria em grandes eventos

Dr Luiz Mário representou o CRF-MA no seminário

Referências

Documentos relacionados

Cada Candidatura enviada para estes Prémios Promethean deve ser um trabalho original e não deve incluir (i) qualquer conteúdo relativamente ao qual o Candidato não tenha todos

e gratuito, administração pública das escolas, participação da sociedade na educação escolar, economia de tempo e de recursos na aprendizagem, método indutivo de ensino

Bendito tu sejas, Senhor, todo dia, / tu és quem nos salva, quem nos alivia; És tu nosso Deus, o libertador.. / Quem livra da morte, só mesmo

asesoramiento  académico,  prestará  informaciones  pertinentes  al  periodo  de  intercambio  y  emitirá  certificado  de  notas/calificaciones  a  los  estudiantes 

Alda Freire da Silva; Alef Gelson da Silva; Amauri Vicente Ferreira; Andre Silvestre de Lima; Andreia Dias Mendes; Antonia Nateia Coelho de Oliveira; Antonio Barbosa dos Santos

suas perguntas com antecedência para as sessões interativas de perguntas e respostas com o analista do Gartner Tópicos em Destaque • Big Data • BI Bi-modal Moderna •

Licença não Remunerada – O Auxiliar de Administração que contar cinco anos de efetivo e ininterrupto exercício no curso livre de idiomas tem direito a licença

Alternativamente, mediante a hipoteca do(s) próprio(s) imóvel(eis), será ainda admitido o pagamento parcelado do preço da arrematação em até 30 (trinta) parcelas