• Nenhum resultado encontrado

LABORATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LABORATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LABORATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA

O Laboratório de Saúde Coletiva da PUC Minas propõe agregar debates e produções em torno da saúde pública e da interação ensino-serviço de saúde buscando ampliar os conhecimentos na área, difundi-los e formar novos profissionais. Sua fundação datada de 2009 ocorreu a partir da experiência universitária com o Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, que promoveu maior articulação de professores do curso de psicologia que agora compõe este espaço de trocas e de trabalho.

Objetivo

O Laboratório de Saúde Coletiva tem como objetivo produzir conhecimentos e promover processos formativos através de pesquisas e projetos ligados ao campo da saúde. Para tal, o Laboratório disponibiliza salas, equipamentos e profissionais envolvidos em estudos e capacitações no campo da saúde. Por meio desta iniciativa é possível interação entre profissionais e estudantes de diferentes áreas da saúde.

Linhas de atuação

1. Saúde mental, álcool e drogas

Estudos e intervenções junto aos usuários, aos familiares, as instituições e aos profissionais envolvidos com a temática da saúde mental e do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Rede de atenção ao portador de sofrimento mental. Prevenção, abordagens e tratamentos dos usuários de álcool e outras drogas.

2. Saúde e trabalho

Compreensão sobre o trabalho e a promoção de saúde. Sofrimentos e processo de adoecimentos no trabalho. Doenças ocupacionais. Organização e processo de trabalho na produção de trabalhadores adoecidos. Promoção da saúde do trabalhador.

3. Formação em saúde e Gestão do trabalho

Esta linha envolve duas grandes áreas: o mundo do trabalho e a educação permanente em saúde. No campo da gestão recorrem-se as contribuições da psicossociologia do trabalho para compreender e investigar processos e organização do trabalho no setor da

(2)

saúde. Na formação de profissionais da saúde, tanto na universidade quanto nos serviços, busca-se na perspectiva da educação problematizadora refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem, métodos pedagógicos inovadores e tecnologias de trabalho construídas no cotidiano dos profissionais de saúde.

4. Políticas, serviços e práticas de saúde

Tem como objetivo investigar as políticas do SUS, conceitos, metodologias e organização do serviço. Planejamento, implantação e desenvolvimento de programas de saúde. Efeitos e impactos de políticas, programas e práticas dos profissionais de saúde.

Localização e contato

O Laboratório de Saúde Coletiva funciona na Unidade São Gabriel da PUC Minas em Belo Horizonte.

Endereço: Anel Rodoviário Km 23,5 - Rua Walter Ianni, 255 - São Gabriel Telefone: (31) 3439 – 5303

E-mail: labsaudecoletiva.sg@gmail.com e labsaudecoletiva.pucmg@yahoo.com.br

Equipe

Aline Aguiar: Psicóloga. Mestre em Psicologia. Professora da PUC Minas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, Psicopatologia e Saúde Mental. Coordena projeto de extensão em Saúde Mental em Santa Luzia e supervisiona estágios em Unidades Básicas de Saúde com apoio matricial em saúde mental.

Cássia Beatriz Batista: Psicóloga com mestrado com ênfase em psicologia social. Professora da PUC Minas. Desenvolve pesquisas, projetos de intervenção e estágios na área de saúde pública, principalmente na atenção primária á saúde e formação em saúde.

Flávio Durães: psicólogo e mestre com ênfase em Psicanálise, Psicopatologia e Saúde Mental. Professor da PUC Minas. Supervisor de estágios em hospitais e instituições na área de saúde mental.

Isabela Saraiva Queiroz: Psicóloga e mestre com ênfase em Psicologia Social. Professora da PUC Minas e supervisora de estágios em saúde, atuando principalmente com uso de drogas, abordagem e tratamento da dependência química e estudos de gênero.

(3)

Luciana Kind: psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva. Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas. Desenvolve pesquisas e atividades de formação com os seguintes temas: saúde pública, promoção da saúde, práticas grupais, participação em saúde, processos de subjetivação, metodologias qualitativas.

Márcia Mansur: Psicóloga, mestre em Ciências Sociais. Professora da PUC Minas na área de Psicologia Social, com ênfase em Políticas Públicas. Atua em projetos de extensão, estágios e consultorias principalmente nas temáticas sobre adolescência e juventude, formação de educadores, afetividade e sexualidade, formação acadêmica.

Patrícia Pinto: Psicóloga e doutora em Psicologia Social e do Trabalho. Professora da PUC Minas, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os temas: Saúde Mental e Trabalho; Trabalho e Saúde do Trabalhador; Gestão, Trabalho e Subjetividade; Psicologia e Saúde Pública.

Projetos de pesquisa e produções na área Pró-Saúde

O Pró-Saúde tem como objetivo preparar profissionais para atuar no SUS modificando a formação universitária de diferentes áreas e estimulando aproximação com os serviços de saúde e consequentemente mudando as práticas e os procedimentos oferecidos à população.

PET-Saúde - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é composto por tutor acadêmico, preceptores (profissionais do serviço) e estudantes monitores. O programa proporciona bolsas de pesquisa para tutores, estudantes de graduação da área de saúde e preceptores para trabalharem em equipe. Desse modo, vida capacitar os grupos que estão envolvidos na área da saúde para atuar de forma adequada no Sistema Único de Saúde (SUS). É relevante neste projeto o estímulo a relação entre ensino, serviço e comunidade, incentivando a aproximação e inserção de profissionais na academia e nos serviços de saúde.

Notícias e Agenda

(4)

Fonte: Ministério da Saúde

Representantes de quatro estados do Nordeste participaram do evento, que discutiu oferta de mão-de-obra no SUS

O Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde de quatro estados do Nordeste discutiram nesta sexta-feira (16), programas para capacitação e fixação de profissionais de saúde durante o Seminário Regional do Pró e Pet Saúde. O evento contou com a participação do chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que representou o ministro Alexandre Padilha, da secretária adjunta da Secretaria de Gestão da Educação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Ana Estela Haddad, do secretário adjunto de saúde de Pernambuco, Fernando Menezes, e do coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Oscar Coutinho.

De acordo com Mozart Sales, o Ministério da Saúde tem dedicado atenção especial ao debate do exercício profissional e sua formação nas diversas esferas da Saúde. Segundo o chefe de gabinete, o trabalho forte de articulação entre estados e regiões promovido pela SGTES, estabelece uma relação recíproca com os participantes e promove uma programa “parceiro”. “Temos a clareza que os desafios colocados para o Sistema Único de Saúde (SUS) são intrínsecos à capacidade do conjunto de profissionais de Saúde que exercem cotidianamente esta atenção”, disse.

Para ressaltar a importância do trabalho da SGTES, Mozart Sales apontou o investimento previsto para secretaria em 2012. “A SGTES terá o maior crescimento orçamentário para 2012. Terá 52% de aumento do orçamento, e será a secretaria que mais vai crescer no orçamento dentro do Ministério da Saúde. Isso mostra que não é só uma carta de intenções, que há realmente o desejo e a necessidade de construir esse projeto conjuntamente com a federação brasileira”, avaliou o chefe de gabinete.

Ainda de acordo com Mozart Sales, o investimento na SGTES se justifica na necessidade e importância que a secretaria terá dentro do novo modelo pretendido para o SUS, dentro das regras estabelecidas pelo Decreto 7.508, assinado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e presidenta da República, Dilma Rousseff.

“Só vamos construir o arcabouço do SUS fazendo um debate muito forte sobre o processo de formação profissional, expansão de vagas de graduação, articulação com

(5)

todas as regiões do Brasil e debate da educação continuada. Precisamos espelhar e compromissar o profissional do SUS com os princípios que são inegociáveis: da Carta Brasileira, da Lei 8.080, da Lei 8.142 e do próprio Decreto 7.508, que vão expressar o Sistema Único do Brasil. Isso só vai acontecer se tivermos profissionais orientados dentro desta ótica e isso é um processo que o Pet e Pró-Saúde têm feito pelo País”, arrematou Sales.

PET-Saúde produz efeitos para a vida

Fonte: Portal Pró-Saúde BH UFMG

Com somente três anos de existência, o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde, o PET-Saúde, já apresenta bons resultados tanto durante quanto depois da graduação dos alunos que participam do programa. A ex-voluntária Isabella Arantes é exemplo desse êxito. Ela, que trabalhou no Centro de Saúde São Gabriel enquanto cursava o 8º e o 9º período do curso de Medicina, agora volta ao local como médica contratada da equipe da família.

"Não tenho dúvida que o PET me abriu essa porta, através do conhecimento da atenção básica na minha formação profissional”, relata Isabella.

Para a ex-aluna da UFMG, do curso de Enfermagem, Camila Goecking, os resultados começaram a aparecer ainda durante o curso de graduação. Ela conta que as atividades do PET-Saúde proporcionaram um crescimento, profissional e pessoal, além de ferramentas para realizar as atividades no internato rural, na cidade de Ferros, em Minas Gerais.

“Com o PET, pude me aproximar da comunidade e vivenciar mais o trabalho interdisciplinar, de forma a melhorar o meu relacionamento com a equipe.”, aponta a estudante. Além disso, para ela, o PET foi fundamental na hora de realizar algumas tarefas, como as palestras educativas em escolas e creches, visitas domiciliares interdisciplinares e atendimento da população rural.

Camila Goecking se formou em Dezembro de 2011 e, assim como Isabella, trabalhou no PET-Saúde no Centro de Saúde São Gabriel, em 2009 como bolsista e em 2010 como voluntária. Essa unidade está envolvida com atividades na interface de Saúde e

(6)

Ambiente, e o professor tutor é um professor de medicina veterinária da UFMG, Marcos Xavier da Silva. Links PET-Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1597 PRÓ-Saúde: http://www.prosaude.org/ REFERÊNCIAS http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306 http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=32566 http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/2381/162/pro-e-pet-saude-realizam-seminario-regional-em-pe.html http://conferenciasaudementalpelotas.blogspot.com.br/2010/03/texto-para-fundamentar-aquecer-auxiliar.html http://www.portalprosaudebh.ufmg.br/noticias.php?ini=1&&cod=not&&id=32

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Para melhorar o desempenho dos acor- dos, recomendamos implementar e divulgar as auditorias independentes sistematicamente; aumentar o registro e a confiabilidade do Ca-

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior