• Nenhum resultado encontrado

MPAM lança programa de coleta de DNA pra encontrar pessoas desaparecidas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MPAM lança programa de coleta de DNA pra encontrar pessoas desaparecidas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MPAM lança programa de

coleta de DNA pra encontrar

pessoas desaparecidas

Rodrigo Guedes pede

barreira sanitária em

Manaus contra cepa

indiana da Covid-19

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

UEA oferta

40 vagas de

doutorado em

Ciências e

Matemática

País de Gales

elege primeiro

prefeito

não-binário e mais

jovem da história

do Reino Unido

MANAUS-AM, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021 * Ano 3 * Nº 986 /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Prefeitura realiza vistoria

técnica no entorno do Centro

Histórico de Manaus

Justiça

Educação

Curiosidades

Turismo

Política

4

5

7

6

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Rodrigo Guedes pede barreira sanitária em

Manaus contra cepa indiana da Covid-19

O vereador Rodrigo Gue-des (PSC) enviou um ofí-cio ao Governo do Estado do Amazonas, à Capitania dos Portos e à Infraero, no último domingo (23), pe-dindo o bloqueio de voos e embarcações marítimas vindas do Maranhão ou de outra localidade onde se tenha identificado a va-riante indiana da Covid-19.

Para o vereador, esta é uma forma importante de garantir a segurança da população, que ainda pa-dece com o crescente nú-mero de casos de Covid-19

no Estado, e prevenir uma possível nova onda de ca-sos pela nova variante.

“Enviei ofício ao gover-no do Estado, capitania dos portos e Infraero pe-dindo fechamento do ae-roporto e porto de voos e embarcações que tenham origem na Índia ou Ma-ranhão onde foi detecta-do contágio pela variante indiana da Covid-19. Nós já estamos em alerta com risco de voltar à fase ver-melha, não podemos ter uma nova variante aqui”, afirmou.

Câmara se une a Conselhos tutelares

para retirar crianças em mendicância

‘Fortalecer a geração de emprego e

renda é prioridade’, diz Roberto

Cidade

O vereador Ivo Neto

(Pa-triota), presidente da Co-missão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Mu-nicipal de Manaus (CMM), esteve em vários pontos de Manaus, nesta sexta-feira (21/5), em uma ação conjunta com o Conselho Tutelar de Manaus.

A ação intitulada “Artigo 18”, em alusão ao artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi idealizada pela Coordena-ção do Conselho Tutelar de Manaus, contou com o apoio da Comissão e teve o objetivo de reduzir o nú-mero de crianças expostas à mendicância.

De acordo com o par-lamentar, o número de

crianças em situação de mendicância nas ruas da capital tem aumentado consideravelmente. “Tem crescido muito o número de crianças pedintes na cidade de Manaus e, por isso, a Comissão junta-mente com os conselhos tutelares está fazendo esta primeira ação nas ruas”, destacou o presidente.

Foram realizadas abor-dagens nas avenidas Efi-gênio Sales e Rodrigo Otá-vio e na bola do Eldorado. O conselheiro da zona sul II, Ítalo Mendes, explica que o objetivo principal foi advertir e notificar as famílias para que os pais evitem explorar ou expor as suas crianças à prática da mendicância.

Durante a abertura das atividades do evento ‘Mu-lher Empreendedora’, rea-lizada ontem (24), no audi-tório Senador João Bosco, na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Rober-to Cidade (PV), enalteceu a importância do Poder Le-gislativo em ser um aliado na geração de emprego e renda das famílias amazo-nenses.

“A principal demanda do povo amazonense é o emprego. E hoje, com esse evento para capacitação das participantes, esta-mos dando oportunidade às mulheres empreende-doras de Manaus”, disse,

completando que a Casa Legislativa também levará capacitação ao interior do Estado.

Para a Presidente da Co-missão da Mulher, da Fa-mília e do Idoso, deputada Therezinha Ruiz (PSDB), o Bazar da Mulher Empre-endedora, que inicia nesta terça-feira (25), e segue até a quinta-feira (27), das 8h às 15h, que foi antecedido pelos cursos de capacita-ção, melhora a renda das mulheres e reforça o em-poderamento feminino.

“Estamos sendo instru-mento no auxílio às mu-lheres empreendedoras, pois para o empreendi-mento prosperar é preciso, por exemplo, investir em marketing”, pontuou.

(3)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

CPI ouve nesta terça secretária do

Ministério da Saúde que defende cloroquina

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, é a próxima testemunha a ser ouvida pela CPI da Pade-mia. O depoimento está marcado para terça-feira (25), às 9h, conforme di-vulgou a Agência Senado.

Na sexta-feira (21), Mayra conseguiu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de perma-necer em silêncio se for questionada sobre fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, período que coincide com a crise de falta de oxigê-nio nas UTIs de Manaus.

Ao solicitar ao minis-tro Ricardo Lewandowski o habeas corpus preven-tivo, a defesa de Mayra

destacou que ela — assim como o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde — responde a ação de improbidade adminis-trativa apresentada pelo Ministério Público Federal no Amazonas.

O processo apura as ações e omissões dos go-vernos federal e estadual no colapso do sistema de saúde na capital daquele estado no período entre o final de 2020 e o início deste ano.

Mayra já havia solicita-do anteriormente ao STF o direito de permanecer em silêncio na CPI, mas, em sua primeira decisão, o ministro Lewandowski havia rejeitado a possibi-lidade de habeas corpus preventivo.

Setor de eventos pede isenção de

impostos e apoio para derrubar veto

CCJ rejeita retirada de pauta da PEC

da Reforma Administrativa

Primeiro a fechar com o início da pandemia no Bra-sil e ainda sem data para voltar a funcionar de forma plena, o setor de eventos pede socorro. Em sessão temática no Senado ontem (24), representantes do segmento, que registrou prejuízo de 270 bilhões com a crise sanitária, pe-diram o apoio dos senado-res para derrubar trechos vetados na Lei 14.148, de 2020, que criou o Progra-ma Emergencial de Reto-mada do Setor de Eventos (Perse). Conforme a Agên-cia Senado, entre os vetos está a isenção de impostos para as empresas do setor, medida apontada como fundamental para manter o segmento vivo.

Segundo, Fábio Montei-ro Lima, consultor jurídi-co da Associação

Brasi-leira de Resorts, a isenção de impostos é o caminho para garantir que as em-presas do setor tenham fôlego para atravessar a pandemia. Ele aponta que não há impedimento legal para a concessão do bene-fício fiscal. Mas o governo é contrário a essa isenção para o setor de eventos e de turismo. De acordo com o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Minis-tério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, a Re-ceita Federal apontou um impacto de R$ 8 bilhões nas contas públicas, o que, ao contrário do que aponta o setor, precisaria de uma compensação. Em vez da isenção, o governo ofere-ce uma renegociação das dívidas tributárias e mais crédito.

A Comissão de Cons-tituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputa-dos rejeitou ontem (24) um pedido para a retira-da de pauta retira-da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, que trata da reforma administrativa. Foram 38 contrários à re-tirada de pauta e 22 votos favoráveis. Os parlamen-tares agora debatem so-bre a constitucionalidade da proposta e a expectati-va é que a admissibilidade do texto seja votada hoje (25).

Pelo regimento interno da Câmara, cabe à comis-são avaliar a constitucio-nalidade das propostas, não emitindo parecer so-bre o mérito. Caso a pro-posta seja aprovada no colegiado, a reforma ain-da precisará ser analisaain-da por uma comissão espe-cial e depois, em dois

tur-nos, pelo plenário da Casa. A PEC, encaminhada ao Congresso em setembro do ano passado, mexe na Constituição para alterar disposições sobre servi-dores, empregados públi-cos e também modifica a organização administrati-va do Estado.

Na manhã desta segun-da-feira, o relator da PEC, Darci de Matos (PSD-SC), apresentou novo parecer sobre sua admissibilidade, suprimindo novos itens da proposta encaminha-da ao parlamento pelo Executivo, em setembro do ano passado. O relator retirou do texto os novos princípios da administra-ção pública previstos pelo governo: “imparcialidade, “transparência, inovação, responsabilidade, unida-de, coordenação, boa go-vernança pública e subsi-diariedade”.

(4)

ON Justiça

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MPAM lança programa de coleta de DNA

pra encontrar pessoas desaparecidas

O Ministério Público do Amazonas, pela coordena-doria do Programa de Lo-calização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (Plid-MPAM), esteve reu-nido, no dia 18/05, com o secretário adjunto nacio-nal de Segurança Pública (Senasp), Ronney Augustio Matzui Araújo, e membros do Comitê Gestor do Siste-ma Nacional de Identifica-ção e LocalizaIdentifica-ção de Pes-soas (Sinalid), para ultimar detalhes da Campanha Na-cional de Coleta de Mate-rial Genético de familiares de pessoas desaparecidas. A campanha será lança-da no dia 25 de maio, Dia Internacional da Criança Desaparecida, e visa con-tribuir para a identificação de pessoas encontradas

mortas, cujos familiares não tenham conhecimen-to disso.

A coleta terá início no próximo dia 14/06. Os fami-liares de pessoas cujo de-saparecimento foi cadas-trado junto ao Plid-MPAM já estão sendo contatadas. Preferencialmente, devem

ser cadastradas amostras da mãe e de outro paren-te em primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Cada amostra será asso-ciada a um marco de refe-rência, ou seja, a qualquer objeto de uso pessoal do desaparecido que conte-nha traços genéticos dela.

No Amazonas, a campanha vem sendo operacionali-zada pelo Plid-MPAM em parceria com o Laborató-rio de Genética Forense do Instituto de Criminalística do Amazonas. O material coletado será inserido no Banco Nacional do Perfil Genético.

Levantamento vai investigar racismo

nas abordagens policiais

Homem é condenado a 14 anos por

matar carroceiro com flechada em SP

Foi lançada na quinta-feira (20) a reedição da pesquisa Elemento Sus-peito, do Centro de Estu-dos de Segurança e Cida-dania (CESeC). O objetivo é conhecer a incidência de abordagens policiais nas ruas do Rio de Ja-neiro, levando em conta idade, raça e território, além de verificar a quali-dade dessas interações e as opiniões de diferentes setores da população so-bre a polícia.

A primeira edição, feita entre 2003 e 2005, apon-tou que 55% das pessoas negras abordadas eram revistadas, enquanto en-tre os brancos o índice era de 33%. As revistas corporais ocorriam em 77% das pessoas paradas a pé e em apenas 20%

dos parados em carros particulares. Agora, os pesquisadores procuram saber o que mudou nes-sas quase duas décadas nas políticas e nas práti-cas de policiamento.

A pesquisa vai incluir um levantamento quan-titativo sobre a proporção de pessoas abordadas, a qualidade da interação policial e opiniões a res-peito das polícias e das operações policiais. Na parte qualitativa, serão explorados aspectos so-bre as perguntas que os policiais fazem nas abor-dagens, o que caracteriza uma revista humilhante, qual é a sensação de ter uma arma apontada para você e como é se sentir o elemento suspeito em uma abordagem policial.

Denis Young Kim foi condenado a 14 anos de prisão, em regime fecha-do, na última sexta-feira (21), pelo assassinato do carroceiro Aldemir Ribei-ro Pontes, 63, morto com uma flechada, em 14 de setembro de 2016, na re-gião do Bom Retiro, cen-tro da capital paulista.

Na sentença, o juiz Luís Gustavo Esteves Ferrei-ra, da 1ª Vara do Júri do TJ-SP (Tribunal de Justi-ça de São Paulo), afirma que o agora condenado assumiu a autoria do cri-me, cometido por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

Pelo fato de o carroceiro ter mais de 60 anos, isso também foi usado como medida para aumentar a pena de Kim, seguindo determinação do Código

Penal. Nenhum advoga-do de defesa foi encon-trado para comentar a decisão até a publicação desta reportagem.

À época do crime, a in-vestigação do 2º DP (Bom Retiro) indicou que o ho-micídio ocorreu por cau-sa de uma divergência antiga entre a vítima e Kim, que é filho de core-anos.

Em depoimento à po-lícia, logo após o homi-cídio, outro carroceiro relatou uma colisão da carroça de Pontes contra o Peugeot 206 prata do rapaz, que por isso teria exigido uma reparação. A vítima também traba-lhou em uma reforma no prédio onde Kim mora-va, ainda de acordo com a investigação policial, indicando que ambos se conheciam.

(5)

ON Educação

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Professor cria aplicativo para ajudar o

desempenho físico de alunos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mor-tes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. Para o educador físico e pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, Fernando Garbeloto dos Santos, o sedentarismo se combate desde a infância e as aulas de educação física nas es-colas são os espaços mais democráticos para promo-ver o desenvolvimento das habilidades motoras fun-damentais que tornam as pessoas mais ativas. Com essa motivação, Garbeloto desenvolveu o Educativo EF, aplicativo que pode ser usado por profissionais

de educação física, pais e alunos. A principal utilida-de da inovação é facilitar a avaliação do desempenho motor na educação física escolar, um dos maiores desafios para os professo-res hoje e, assim, melhorar a prática, incentivo e

cor-reção dos alunos.

O acesso à ferramenta também pode ser disponí-vel para os alunos e pais. Segundo Garbeloto, além do significado motor, o cultural é importante. “Por isso, o aplicativo traz a bi-blioteca digital,

conten-do dicas de saúde, resu-mos de artigos científicos que mostram informações confiáveis sobre atividade física e saúde, incluindo lazer e esporte”, comple-ta. Para mais, o aplicativo traz uma seção chamada “Eventos esportivos”, onde são exibidos os eventos li-gados à prática esportiva e espaços disponíveis para prática, como ciclofaixas.

O Educativo EF pode ser baixado, sem custo, na pla-taforma Google Play. Gra-tuito, o cadastro de esco-las, academias e personal trainers ou outras institui-ções interessadas deve ser feito pelo e-mail educati-voef@gmail.com ou telefo-ne (11) 99286-6130 ou (11) 3081-3837.

UEA oferta 40 vagas de

doutorado em Ciências e

Matemática

Apresentador Tiago Leifert anuncia

seleção para alunos da UFAM; salários

de até R$ 4 mil

As inscrições para o cur-so de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemá-tica (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) da Universida-de do Estado do Amazo-nas (UEA) estão abertas e ocorrem até o dia 27 de maio. São ofertadas 40 va-gas.

Os candidatos ao pro-cesso de seleção deverão apresentar, no momento da inscrição, exclusiva-mente online, os docu-mentos em formato PDF, carregados eletronica-mente no sistema de ins-crições conforme descri-to no item 3 do Edital. O processo de seleção será composto por duas etapas eliminatórias e

classifica-tórias, além de uma etapa exclusivamente classifica-tória.

Podem participar da se-leção os portadores de título de mestre na área ou em áreas relacionadas ao Programa, obtidos no país, em PósGraduação reconhecida pela Capes/ MEC, ou no exterior, em programa reconhecido no Brasil por um congênere recomendado pela Capes.

Para mais informações, os candidatos podem en-trar em contato com o nú-mero (92) 98148-1376 ou pelo e-mail jbkalhil@uea. edu.br

Os editais podem ser conferidos através do por-tal da UEA pelo link abai-xo. https://selecao2.uea. edu.br/?dest=info&sele-cao=3621

A Base Partners, fun-do de investimentos fun-do Estado de São Paulo que aplica recursos nas maio-res empmaio-resas de tecnolo-gia do mundo, criou um programa para incenti-var a formação de gran-des talentos na área de Ciência da Computação. A Base busca selecionar 5 alunos de doutorado do Programa de Pós-gradu-ação em Informática da Ufam (PPGI/ Ufam) para receber auxílio financei-ro de até R$ 240.000,00, a ser concedido em até 60 parcelas de R$ 4.000,00 a fim de financiar a pes-quisa de doutorado.

O apresentador da rede Globo de Televisão, Tiago Leifert, é um dos sócios do fundo de

investimen-tos e fez um vídeo-con-vite para divulgar a sele-ção. Confira aqui.

Para participar da se-leção, os candidatos de-vem enviar e-mail para grant@basepar.com, com informações como Car-ta de AceiCar-tação do PPGI/ Ufam ou comprovante de aluno regular do Pro-grama de Pós-gradua-ção; currículo em inglês; texto curto, de até mil palavras, demonstrando como o programa será importante ou decisivo para a carreira. Para con-ferir todos os requisitos de participação, acesse o site do PPGI. Em 2021 se-rão 5 selecionados e, em 2022, mais 5 candidatos serão apoiados pelo Pro-grama.

(6)

ON Turismo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

Prefeitura realiza vistoria técnica no

entorno do Centro Histórico de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manaus-cult), realizou, na noite da úl-tima quinta-feira (20), uma vistoria técnica nas principais ruas do Centro Histórico de Manaus. A ação faz parte do Plano Estratégico de Urbani-zação “Nosso Centro”, uma das metas de gestão do prefei-to David Almeida. A comitiva, formada por técnicos do setor de turismo da fundação, foi coordenada pelo diretor-pre-sidente da Manauscult, Alonso Oliveira, e pela diretora de tu-rismo do órgão, Oreni Braga, e passou pelas principais vias do Centro, como as avenidas

Sete de Setembro, Eduardo Ri-beiro e Getúlio Vargas, as ruas Marcílio Dias e Guilherme Mo-reira.

O projeto “Nosso Centro” avança para recuperar o cen-tro da capital, resgatar o

pas-sado histórico da cidade e in-terligá-lo com o presente, e para isso, a Prefeitura de Ma-naus realiza uma série de es-tudos, com arquitetos, urba-nistas e especialistas.

De acordo com a diretora de

Turismo da Manauscult, Ore-ni Braga, o objetivo da vistoria é implantar novas ações para que Manaus não seja somente uma cidade urbana, mas tam-bém, uma cidade que ofereça atrativos naturais.

Mais de 28 mil empreendimentos e

guias de turismo possuem o Selo

Turismo Responsável

Iphan reconhece festa junina no

Pantanal como Bem Cultural do Brasil

Na última sexta-feira (21.01), o Ministério do Turismo ul-trapassou a marca de 28 mil “Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro” emitidos para prestadores de serviços e guias de turismo em todo o país. Ao todo, já são 28.015 selos. Trata-se de uma sina-lização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, de-claradamente, o compromisso em adotar protocolos de bios-segurança para proteger turis-tas e trabalhadores que atuam no setor contra a Covid-19.

O ministro do Turismo, Gil-son Machado Neto, recorda que o Brasil foi uma das pri-meiras 10 nações do mundo a lançar protocolos de bios-segurança para o setor de tu-rismo. “A iniciativa do governo

brasileiro evidencia o nosso compromisso em apoiar o se-tor de turismo em todo o país a se adequar à nova realidade do segmento - que exige me-didas de segurança e proteção contra a Covid-19 - e possibi-litar que a retomada de ativi-dades ocorra de forma gradual e segura”, destacou Machado Neto.

O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, par-ques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposi-ções, guias de turismo, dentre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário espe-cífico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a par-tir de diretrizes internacionais. O Conselho Consultivo

do Patrimônio Cultural, órgão colegiado do Insti-tuto do Patrimônio Histó-rico e Artístico Nacional (Iphan), reconheceu, por unanimidade, o Banho de São João de Corumbá e Ladário (MS) como Patri-mônio Cultural do Brasil, sendo inscrito no Livro de Registro das Celebrações. A festividade congrega o culto a São João Batista e ao orixá Xangô e reú-ne a população com fé e alegria. Com o reconhe-cimento, o Banho de São João passa a ser acautela-do pelo Iphan, que atuará na salvaguarda da festa, coordenando a execução de políticas públicas para a reprodução e

sustenta-bilidade da manifestação. Conhecido como festa junina no Pantanal, o Ba-nho de São João tem um roteiro que inclui a deco-ração de altares e andores, queima de fogueiras e rea-lização de oferendas, além de rezas e terços, giras em terreiros e levantamento de mastros. Na passagem do dia 23 para 24 de ju-nho, a população se dirige às margens do Rio Para-guai para realizar, assistir e participar do ritual do banho.

Em Corumbá, o banho acontece no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário. Esse é o ápice da celebração pública, para onde convergem as festas das casas e dos terreiros.

(7)

ON Curiosidades

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

País de Gales elege 1º prefeito não-binário

e mais jovem da história do Reino Unido

Pela primeira vez na his-tória do País de Gales, um jovem que não se identi-fica como homem, nem como mulher, foi eleito para o cargo de prefeito de Bangor. E, como se tal conquista já não fosse o suficiente, Owen Hurcum ainda tornou-se o prefeito mais jovem da história do Reino Unido, ao conquis-tar a posição com apenas 23 anos.

Cursando mestrado em arqueologia na Universi-dade de Bangor, Owen é abertamente não binário, um grupo considerado como minoria na comu-nidade LGBT. Dessa for-ma, ele não se identifica

com nenhum gênero do espectro entre o feminino e o masculino.

Segundo o G1, tudo co-meçou quando Owen se mudou para Bangor a fim de completar sua carreira

acadêmica. “Quando me mudei para cá, me apai-xonei imediatamente e soube que nunca iria em-bora”, narrou o jovem pre-feito ao jornal galês “The National”.

“Eu estava fechado, in-feliz, confuso... E foi a co-munidade de Bangor que me permitiu celebrar não apenas minha sexuali-dade”, afirmou Hurcum. “Me deu a oportunidade e a capacidade de eu re-almente florescer. Bangor significa tudo para mim.”

O problema é que mui-tos não apreciaram a con-quista de Owen, mesmo que ele não seja o pri-meiro político a assumir a bandeira.

Segundo a Vice, o pri-meiro prefeito não biná-rio da história foi Tony Briffa, eleito em Hobsons Bay, na Austrália, entre 2010 e 2012.

Dono da marca Louis Vuitton

conquista título de pessoa mais rica

do mundo

No Camboja, duas novas espécies de

lagarto são descobertas

Ontem, 24, o francês Bernard Arnault, diretor executivo da LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy), ultrapassou Jeff Bezos e se tornou a pessoa mais rica do mundo. Segundo a For-bes, o patrimônio líquido de Arnault está avaliado em 186,3 bilhões de dóla-res — contra U$S 186 bi do CEO da Amazon.

De acordo com cálculos da revista, em março de 2020, a fortuna do francês estava avaliada em 76 bi-lhões de dólares, o que re-presenta um salto de U$S 110 bilhões em um perío-do de pouco mais de um ano.

Nas primeiras horas do pregão, segundo informa-do pelo UOL, as ações da LVMH subiram 0,4%, o que elevou a capitalização de mercado da marca em 320 bilhões de dólares e, con-sequentemente,

aumen-tando a fortuna pessoal do empresário em mais de 600 milhões.

Bernard Arnault é res-ponsável por supervisio-nar mais de 70 marcas de luxo, o que inclui Louis Vuitton, Sephora e Chris-tian Dior. Como relembra o UOL, em janeiro passa-do, a LVMH adquiriu a jo-alheria americana Tiffany & Co. por quase 16 bilhões de dólares, o que firmou a maior aquisição da marca de luxo de todos os tem-pos.

No sítio arqueológico de Kbal Spean, no Parque Na-cional Phnom Kulen, Cam-boja, duas novas espécies de lagartos, até então des-conhecidas, foram desco-bertas por estudiosos. A informação foi repercuti-da pelo jornal local Phnom Penh Post. Batizados como calotes goetzi e lagartixa de dedos dobrados, os animais foram anunciados pelo Centro de Conservação da Biodiversidade de Angkor (ACCB) em uma

publi-cação no Facebook. O novo tipo de ca-lotes goetzi, nomea-do em homenagem ao apoiador do ACCB, Dr. Goetz, pode ser en-contrado também no Laos, China, Mianmar e Tailândia. Porém, esta foi a primeira vez que um espécime iné-dito foi visto no Cam-boja. A outra espécie é menor e vive em áreas montanhosas, como Austrália e Ásia.

Khim Finan, governador de Banteay Srei, afirmou que os animais foram en-contrados em lajes de are-nito e em árvores. Pesqui-sadores do ACCB foram os primeiros a testemunhar a presença dos lagartos no distrito.

O político ainda convidou turistas do mundo inteiro a visitar o parque datado da era Angkorian para avistar os raros e impressionantes bichos.

(8)

Atos Legais ON

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

O PREFEITO MUNICIPAL DE URUCURITUBA, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO, o que consta na Ata Circunstanciada da Sessão da Chamada Pública nº 001/2021, elaborada pela Comissão Municipal de Licitação;

CONSIDERANDO, que o referido procedimento licitatório transcorreu de forma regular em obediência a Legislação vigente, não sendo verificado nenhum vicio que pudesse mudar a regularidade do certame, tendo sido cumpridos todos os prazos regulamentares estabelecidos do referido processo;

CONSIDERANDO, a inexistência de recursos administrativos pendentes ao referido processo licitatório;

CONSIDERANDO, ainda que os documentos que se encontram acostados aos autos demonstrando que todos os prazos foram respeitados, todos os ritos legais exigidos pela Lei Federal nº 8.666/93, Lei Federal nº 11.947/2009;

CONSIDERANDO, por fim, o Parecer Conclusivo emitido pela Assessoria Jurídica interna pela Prefeitura;

I – HOMOLOGAR a deliberação da Comissão Municipal de Licitação, constante em seu Relatório que considerou vencedor os seguintes Agricultores:

Sávio Fernandes Freire, CPF 026.612.242-62; DAP-SDW0026612242621110190951; Valor Total de R$20.000,00; Otávio Garcia Teixeira Marinho, CPF 262.978.922-53; DAP-SDW0262978922532003201039; Valor Total de R$20.000,00; Mardem da Silva Barro-so, CPF 030.389.062-20; DAP-SDW0030389062200104200723; Valor Total de R$20.000,00;

Simão Mota Rodrigues, CPF 229.486.942-72; DAP-SDW0229486942720403200522; Valor Total de R$19.998,00; Sebastião Mota Rodrigues, CPF 772.980.472-72; DAP-SDW0772980472723005191259; Valor Total de R$20.000,00; Deni da Silva Mari-nho, CPF 021.435.482-22; DAP-SDW0021435482221609200405; Valor Total de R$19.996,00; Pedro Ferreira Bucão da Silva, CPF 705.462.582-04; DAP-SDW0515632902001809191209; Valor Total de R$19.998,00; Adarilson da Silva Gama, CPF 826.753.252-87; DAP-SDW0826753252871203201136; Valor Total de R$20.000,00; Jailson da Silva Gama, CPF 028.848.752-47; DAP-S-DW0028848752471603201221; Valor Total de R$20.000,00; Francisco das Chagas Catarino Rodrigues, CPF 464.142.582-53; DAP-SDW0464142582532907200444; Valor Total de R$20.000,00; Ronald Weller Rodrigues Grana, CPF 021.742.362-06; DAP-S-DW0021742362060710201112; Valor Total de R$20.000,00;

II – ENCAMINHE-SE o referido processo para Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças e para demais providências. III- PUBLIQUE-SE o presente Despacho na Forma da Lei, para fins de eficácia.

Município de Urucurituba - AM, em 03 de maio de 2021. JOSÉ CLAUDENOR DE CASTRO PONTES

Prefeito Municipal

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO - CHAMADA PÚBLICA N. 001-2021

A COMISSÃO MUNICIPAL DE LICITAÇÃO da PREFEITURA DO UARINI torna público que realizará o seguinte procedimento licitatório: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 02/2021/SRP

OBJETO: Aquisição de caminhão carroceria metálica, cabine com ar-condicionado, PTB mínimo de 3,5ton, motor movido a diesel e com po-tência mínima de 120CV. Veículo similar ao caminhão Mercedes -Bens modelo sprinter Truck 313 CDE Street, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Produção do Município de Uarini/AM, conforme convênio nº 843062/2017, Ministério da Defesa – Calha Norte.

DATA E HORÁRIO: 09/06/2021, às 10:30 horas.

O Edital e seus anexos estarão disponíveis aos interessados a partir do dia 25/05/2021, na sala da COMISSÃO MUNICIPAL DE LICITAÇÃO, situada na Rua 19 de Abril, nº 1021, Centro - Uarini/AM, mediante apresentação de solicitação de retirada do edital e seus anexos (em papel timbrado da empresa), podendo ser retirado em cópia impressa, com o pagamento dos custos de reprodução, através de DAM no valor de R$ 20,00 (vinte reais), e-mail: cmluarini2018@gmail.com, e emitido no setor de Tributação da Prefeitura de Uarini ou gratuitamente mediante apresentação de uma mídia óptica (CD/DVD) ou mídia portátil (pen-drive) com capacidade suficiente para gravação do arquivo do Edital e seus anexos, no horário de 08:00h às 12:00h nos dias úteis.

Uarini/AM, 24 de maio de 2021. SIDCLEBER CARVALHO SANTOS

Presidente

AVISO DE LICITAÇÃO

ESTADO DO AMAZONAS Prefeitura Municipal de Uarini Comissão Municipal de Licitação - CML

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Urucurituba Comissão Permanente e Licitação - CPL

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments