• Nenhum resultado encontrado

RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL E O ESTADO NUTRICIONAL EM IDOSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL E O ESTADO NUTRICIONAL EM IDOSOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

5

-RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL E O ESTADO

NUTRICIONAL EM IDOSOS

ORAL HEALTH RELATIONSHIP BETWEEN THE STATE AND

NUTRITION IN THE ELDERLY

Glauciane de Sousa Bezerra;

Maria Valdeliz Borges Neta;

Ravenna Gleica Machado Lopes;

Iasmin de Sousa Moura;

Milana Drumond Ramos Santana;

Luiz Carlos de Abreu.

Revista e-ciência

Volume 3

Número 1

Artigo 02

(2)

16

-RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL E O ESTADO NUTRICIONAL EM IDOSOS

ORAL HEALTH RELATIONSHIP BETWEEN THE STATE AND NUTRITION IN

THE ELDERLY

Glauciane de Sousa Bezerra1; Maria Valdeliz Borges Neta1; Ravenna Gleica Machado Lopes1; Iasmin

de Sousa Moura2; Milana Drumond Ramos Santana3,4; Luiz Carlos de Abreu4.

RESUMO

A alimentação adequada é extremamente importante na vida das pessoas em qualquer faixa etária, principalmente entre os idosos, por serem a causa de inúmeras doenças a elas relacionadas. O objetivo deste estudo foi relacionar a saúde bucal e o estado nutricional em idosos e de que forma a condição bucal pode interferir no estado nutricional dos mesmos. Foi realizado um estudo descritivo e interdisciplinar entre áreas de Nutrição e Odontologia, com características quantitativas, em duas Unidades Básicas de Saúde–UBS, no município de Juazeiro do Norte – CE. Verificou-se que a correlação entre os parâmetros Circunferência do Braço e Circunferência Abdominal, Circunferência de braço e IMC, Circunferência Abdominal e IMC, apresentaram correlação forte. Dos idosos que participaram da pesquisa, (54%) apresentaram-se edêntulos, sendo (66%) usuários de próteses. Verificou-se um déficit nutricional naqueles, sendo (48%) com risco de desnutrição e (16%) desnutridos. Conclui-se, portanto, que a relação entre a alimentação, o estado nutricional e a condição bucal, principalmente quanto aos parâmetros avaliados, como pH da saliva, capacidade tampão, fluxo salivar, ainda não está bem esclarecida, apresentando, muitas vezes, versões controversas e conhecimento limitado.

Palavras-chave: Idoso. Nutrição. Saúde Bucal.

ABSTRACT

Proper nutrition is extremely important in the lives of people in any age group, especially among the elderly, because they are the cause of numerous diseases related to them. The aim of this study was to relate to oral health and nutritional status in older adults and how the oral condition may interfere with the nutritional status of them. This was a descriptive and interdisciplinary study between areas of Nutrition and Dentistry, with quantitative characteristics, in two Health-UBS Basic Units in Juazeiro county - CE. It was found that the correlation between the parameters of arm circumference and abdominal circumference, arm circumference and BMI, abdominal circumference and BMI were strongly correlated. Of the elderly who participated in the survey (54%) presented edentulous, and (66%) prosthesis users. It was found in the same nutritional deficit, with (48%) with risk of malnutrition and (16%) malnourished. We conclude therefore that the relationship between diet, nutritional status and oral condition, especially regarding the evaluated parameters such as pH of the saliva buffer capacity, salivary flow, is not yet well established, with often controversial versions and limited knowledge.

Key words: Elderly. Nutrition. Oral health.

1 Graduanda do curso de Nutrição, Faculdade de Juazeiro do Norte, Juazeiro do Norte/CE 2 Graduanda do curso de Odontologia, Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte/CE 3 Doutora em Ciências da Saúde (FMABC), docente da Faculdade de Juazeiro do Norte/CE 4 Laboratório de Delineamento Escrita Científica, Faculdade de Medicina do ABC, Santo André/SP.

(3)

17

-INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo fisiológico natural (SALGADO, 2002), no qual pode depender da genética do indivíduo e do estilo de vida ao qual a pessoa se expôs durante a vida (TRAMONTINO et al, 2009). Segundo o Estatuto do Idoso, são considerados os idosos, no Brasil, os indivíduos com faixa etária igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça e ideologia (BRASIL, 2003).

Os idosos constituem uma população mais diversificada do que qualquer outro grupo etário e tendem mais que os adultos mais jovens a estarem com saúde nutricional marginal. Problemas físicos, sociais e emocionais nos idosos podem interferir no seu apetite ou afetar a sua capacidade de comprar, preparar e consumir uma dieta adequada (SHILS, OLSON, ROSS, 2003).

Uma nutrição adequada em qualquer faixa etária é um fator determinante de qualidade de vida, com consequência na velhice. A alimentação é efetiva para a conservação da saúde e

sobrevivência, assim como uma condição

nutricional adequada. A nutrição é a variável externa mais importante que afeta a velhice (MONTEIRO, 2009).

Idosos edêntulos são os que mais

apresentam limitações para alimentar-se,

especialmente quando a prótese total utilizada não

apresenta bom estado de conservação,

selecionando uma alimentação macia e de fácil mastigação, a qual apresenta geralmente baixo teor nutricional (FURTADO, FORTE e LEITE, 2011).

A cavidade oral é um indicador precoce da saúde geral e estado nutricional, sinais clínicos de nutrição, sintomas e outros problemas de saúde, comumente surgem primeiro na cavidade oral. Porém, os problemas bucais podem ter intensos efeitos no estado nutricional (PALMER, BURNETT e DEAN, 2010).

A nutrição e a saúde bucal são dois fatores que se completam. Do mesmo modo que a ausência dentária leva a uma mastigação comprometida e muitas vezes com declínio da condição nutricional, esse declínio nutricional irá induzir a problemas bucais e à perda de mais dentes, desenvolvendo assim um círculo vicioso e maléfico à saúde geral do idoso (TRAMONTINO et al, 2009).

É certo que o envelhecimento normal leva a várias modificações fisiológicas em todo o organismo. Alguns estudos mostram que idosos apresentam problemas de mastigação, dor e dificuldades de relacionamentos sociais por causa de desordens orais. Reconhecendo, portanto, a importância da qualidade de vida relacionada à

saúde bucal, demonstrasse a necessidade associar viáveis bucais com o estado nutricional em idosos.

Desta forma, o objetivo deste estudo foi relacionar a saúde bucal e o estado nutricional em idosos e de que forma a condição bucal pode interferir no estado nutricional dos mesmos.

MÉTODO

Foi realizado um estudo descritivo e interdisciplinar entre áreas de Nutrição e Odontologia, com características quantitativas, em duas Unidades Básicas de Saúde–UBS, no município de Juazeiro do Norte – CE. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de

Juazeiro do Norte (Protocolo n0 799.888) e seguiu a

resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Realizada com 50 idosos das UBS em condições físicas e psíquicas de participarem da pesquisa. Para a realização foi obtido um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado previamente pelos idosos ou responsáveis.

Após aceitação, os idosos foram recrutados para a realização da pesquisa que foi constituída de quatro etapas: entrevista, exame clínico bucal, coleta da saliva e exame nutricional.

A entrevista abordou perguntas específicas aos idosos sobre a saúde bucal e estado nutricional e qualidade de vida do idoso.

Foi preenchido um questionário como instrumento de registro da entrevista com idoso, questionário este, que foi preenchido diretamente pelas pesquisadoras, a partir das respostas obtidas pelos indivíduos e pelos dados obtidos no exame clínico.

Através deste instrumento, foram avaliados os seguintes fatores: presença de dentes ou prótese; tempo de uso da prótese e onde foi feita; seu estado de conservação e se o paciente dorme ou não à noite com a mesma; higiene bucal e da prótese; avaliação dos tecidos moles; presença de sintomatologia dolorosa muscular, óssea ou na ATM; capacidade mastigatória, e por fim, a presença de alguma doença sistêmica.

O exame clínico bucal foi realizado com o auxílio de uma espátula de madeira, gaze, e iluminação artificial de coloração azul-branca (lanterna de led). Foram avaliados aspectos relacionados ao uso e necessidade de próteses e o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D).

Após o exame clínico, foi realizada a coleta da saliva não estimulada para obtenção dos parâmetros: fluxo salivar, pH e capacidade tampão. O fluxo salivar foi expectorado diretamente para o

(4)

18

-interior de um recipiente plástico, durante 15 minutos.

Para a determinação do pH foi utilizado a

fita indicador universal para determinação

colorimétrica do pH da saliva e para a Capacidade Tampão (CTS) foi feita a Titulometria, medindo-se o volume de ácido lático 0,1N necessário para baixar o pH salivar de 6,9 a 3,7 .

O processo de avaliação nutricional foi utilizado a MNA – Mini Avaliação Nutricional que consiste de: avaliação antropométrica (índice de massa corpórea-IMC, circunferências do meio braço e circunferência da cintura); avaliação global (constitui de perguntas relacionadas ao estilo de vida, uso de medicação e mobilidade do indivíduo); avaliação dietética (número de refeições diárias realizadas, os itens alimentícios e a quantidade de líquidos ingeridos, e ainda a autonomia do individuo para alimentar-se); auto-avaliação (analisa a autopercepção do idoso quanto ao seu estado nutricional e, quanto à sua própria saúde em comparação a outras pessoas da mesma idade).

A avaliação final foi realizada pelo número total de pontos obtidos para cada indivíduo na MNA para que se enquadre em alguma das seguintes condições: bem nutrido (maior ou igual a 24

pontos); risco de desnutrição (17 a 23,5 pontos) e desnutrido (menos de 17 pontos).

Utilizou-se o teste Shapiro-Wilk para determinar a normalidade dos dados. Quando a distribuição normal foi aceita, utilizou-se o teste de ANOVA seguido pelo pós-teste de Bonferroni. Nas situações onde a distribuição normal não foi aceita, aplicou-se o teste de Friedman seguido pelo pós-teste de Dunn’s. Diferenças nesses pós-testes foram consideradas estatisticamente significantes quando o valor de "p" foi menor que 0,05. Para realizar a correlação entre os parâmetros avaliados foi aplicado o teste de correlação de Pearson para distribuições paramétricas e o teste de correlação de Spearman para distribuições não-paramétricas. Valores de correlação forte foram considerados para r > 0,5, correlação moderada será considerada para valores de r entre 0,3 e 0,49 (0,3 > r > 0,49) e correlação fraca para valores de r < 0,3.

RESULTADOS

Na Tabela 1, estão descritos valores da média, desvio padrão, máximo e mínimo dos parâmetros que foram avaliados.

Tabela 1: Média, desvio padrão, máximo e mínimo dos parâmetros avaliados.

Parâmetros Média Desvio Padrão Máximo Mínimo

pH 7,64 0,8751 9 6 Fluxo salivar 0,285 0,22 1,2 0,02 Capacidade Tampão 115,8 84,7346 350 20 CPO-D 26,66 6,9447 32 9 Circunferência do Braço 28,86 4,2619 40 20 Circunferência Abdominal 93,66 15,847 117 23 IMC 26,59 6,1115 41,6 16,6

Na Tabela 2, estão descritos a correlação entre os parâmetros avaliados.

Tabela 2: Correlação dos parâmetros avaliados.

Parâmetros Coeficiente de Correlação de postos de

Spearman (Valor de r) pH x Fluxo Salivar 0,2138 pH x Capacidade Tampão 0,0064 pH x CPO-D 0,1027 pH x Circunferência do braço 0,1794 pH x Circunferência Abdominal 0,1522

(5)

19

-pH x IMC 0,0134

Fluxo salivar x Capacidade Tampão -0,1523

Fluxo salivar x CPO-D -0,1364

Fluxo salivar x Circunferência do Braço 0,0782

Fluxo salivar x Circunferência Abdominal 0,0424

Fluxo salivar x IMC 0,0722

Capacidade Tampão x CPO-D -0,0252

Capacidade Tampão x Circunferência do Braço -0,1501

Capacidade Tampão x Circunferência Abdominal -0,3375

Capacidade Tampão x IMC -0,2977

CPO-D x Circunferência de Braço 0,0529

CPO-D x Circunferência Abdominal 0,1345

Circunferência do Braço x Circunferência Abdominal 0,8053

CPO-D x IMC 0,0227

Circunferência de Braço x IMC 0,857

Circunferência Abdominal x IMC 0,8532

Verificou-se que a correlação entre os

parâmetros Circunferência do Braço e

Circunferência Abdominal, Circunferência de braço

e IMC, Circunferência Abdominal e IMC,

apresentaram correlação forte (coeficiente r>0,5). As demais correlações apresentaram correlação

fraca (coeficiente r<0,3).

Dos idosos que participaram da pesquisa, 54% apresentavam-se edêntulos. Sendo 66% usuários de próteses, onde de acordo com a tabela 3, classifica-se o estado de conservação das mesmas.

Tabela 3: Estado de conservação da prótese.

Estado de conservação da prótese Satisfatório Insatisfatório

Maxila 45% 55%

Mandíbula 39% 48%

Destes, apenas 4 (13%) não apresentava prótese inferior

Quanto ao uso de medicamentos 54% dos idosos relataram fazer uso de mais de três medicamentos por dia, onde 56% afirmaram ter

doenças sistêmicas, sendo a diabetes e hipertensão as mais citadas.

Na tabela 4, estão demostrados o número relativo e as porcentagens quanto aos resultados obtidos na MNA.

Tabela 4: Classificação dos idosos obtida na MNA.

Classificação – MNA

N° Relativo %

Bem nutrido 18 36%

Risco de desnutrição 24 48%

(6)

20

-DISCUSSÃO

No presente estudo foi encontrada

correlação estatisticamente significante entre, os

parâmetros Circunferência do Braço e

Circunferência Abdominal, Circunferência de braço e

IMC, Circunferência Abdominal e IMC,

apresentaram correlação forte (coeficiente r > 0,5). As demais correlações apresentaram correlação fraca (coeficiente r < 0,3).

Estudo realizado por Oliveira et al, (2010) identificou que apesar de 40% dos idosos serem classificados com excesso de peso, 70% da

população idosa apresentava circunferência

abdominal elevada incluindo nesse grupo os indivíduos classificados como eutróficos pela analise de IMC. Assim, os idosos com normalidade de IMC podem apresentar acumulo de gordura abdominal medida pela circunferência da cintura (GHERBON, 2014) que é considerada um fator de risco para a resistência em insulina, doenças metabólicas

(BEAUFRERE e MORIO, 2000) e eventos

cardiovasculares (SCHNEIDER et al, 2010).

Quanto à perda dentaria a maioria dos

idosos apresentaram-se edêntulos. Sendo

necessário o uso de algum tipo de prótese, destes, 66% são usuários de prótese, sendo que os edêntulos não usuários de prótese ainda é um número muito elevado, o que provavelmente, faz com que aumente a quantidade de idosos com risco de desnutrição e desnutridos.

Segundo o SB Brasil 2010, a população entre 65 a 74 anos, mostrou CPO-D médio de 27,1 em 2010 (em 2003 a média era de 27,8) com predomínio dos elementos perdido por cárie. A proporção de idosos que necessitam de próteses totais, no período de 2003 a 2010 diminuiu de 24% para 23% e de 16% para 15% para os que precisam de próteses parciais (BRASIL, 2011).

Com esse estudo pode-se observar que a maioria dos idosos (64%) apresentou-se com déficit nutricional, sendo 48% com risco de desnutrição e 16% desnutridos.

Um estudo conduzido por Daly et al (2003), realizando um levantamento da saúde bucal, estado nutricional e psicológico foi realizado com o objetivo de explorar a relação entre idade, perda dental e desnutrição. A amostra era composta de 49 indivíduos, sendo que ¼ relatou mudanças nos hábitos alimentares devido a problemas dentais, 56% relataram dificuldades mastigatórias como consequências de problemas de dentes ou próteses, e 36% relataram interromper refeições por conta de problemas bucais. O número de dentes estava associado com os resultados a MNA e com o numero de alimentos consumidos. Os

menores resultados da MNA foram relacionados com a idade, indicando que os idosos sofrem um risco maior de um déficit nutricional. A dieta pobre e má escolha dos alimentos estavam associadas com o declínio do numero de dentes e com o aumento da idade. Concluído então pelos autores, que o aconselhamento dietético é muito importante para a conscientização sobre a

importância de uma dieta adequada,

principalmente para indivíduos idosos.

Nesse estudo, a maioria das próteses, o estado de conservação das mesmas foi classificado como insatisfatória tanto as superiores quanto as inferiores. O estado de conservação das próteses interfere diretamente na capacidade mastigatória dos idosos, o que dificulta ainda mais essa função já afetada por conta da idade avançada.

Costa et al (2013), realizaram um estudo com 149 indivíduos e constatou ao exame clínico que: 47,3% das próteses superiores foi consideradas insatisfatórias devido a estabilidade e fixação e as inferiores apresentaram 97,5% insatisfatórias quanto a estética e fixação.

Os pacientes desdentados, mesmo quando são usuários de próteses, tem dificuldades de mastigar alimentos duros e mais consistentes. Este fato os leva a modificarem sua dieta, a fim de compensarem a perda da função oral. Estas mudanças incluem a redução na ingestão de frutas, vegetais, carne, entre outros e, estão associadas a nutrição comprometida, aumentando o risco de doenças sistêmicas, especialmente as crônicas, como câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas (HUTTON, FEINE, MORAIS, 2002).

Marcenes et al (2003), destacaram que a manutenção de uma dentição natural e funcional no idoso exercem um importante papel no estado nutricional e na dieta destes indivíduos, para que esta seja saudável e rica em frutas e verduras.

Observou-se também no presente estudo, que a maioria dos idosos faz uso diário de pelo menos três medicamentos, devido as suas condições sistêmicas, tais com diabetes e hipertensão arterial.

De acordo com Rozenfeld (2003), a população idosa mundial faz uso diário de dois a cinco fármacos em média. Os efeitos adversos dos medicamentos nos idosos são mais acentuados do que nos jovens. Isto em decorrência da diminuição de suas funções vitais, da múltipla e simultânea medicação e seu estado nutricional, muitas vezes deficiente nesta fase da vida. Os efeitos metabólicos e digestivos adversos, que alguns medicamentos de uso habitual em geriatria causam, precisam ser analisados na analise da ingestão de alimentos (LARRALDE, 1995, NOGUÉS,

(7)

21

-1995, OLIVEIRA, 1999).

CONCLUSÃO

De acordo com os resultados e discussões obtidos nesse estudo, foi possível concluir que a relação entre a alimentação, estado nutricional e a

condição bucal, principalmente quanto aos

parâmetros avaliados, como pH da saliva, capacidade tampão, fluxo salivar, ainda não está bem esclarecida, apresentando, muitas vezes, versões controvérsias e conhecimento limitado. Houve correlação entre circunferência do braço e circunferência abdominal, circunferência de braço e IMC, circunferência abdominal e IMC.

Há certa concordância em que o estado nutricional e a condição bucal estão inter-relacionados, porém poucos dados disponibilizados na para estabelecer qual seria a natureza de qualquer relação possível.

O uso da MNA mostrou-se como método eficaz no estudo para detectar o risco de desnutrição dos idosos. Desta forma, o trabalho interdisciplinar entre os profissionais de saúde, principalmente entre dentistas e nutricionistas é de fundamental importância para objetivar o bem estar físico, emocional, mental e social do indivíduo, especialmente do idoso.

REFERÊNCIAS

1. BEAUFRERE, B. MORIO, B. Fat and protein redistribution with aging: metabolic considerations.

Eur J Clin Nutr, 2000.

2. BRASIL. Ministério da saúde. Estatuto do

idoso. Legislação de Saúde, 2003.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil

2010: Pesquisa nacional de saúde bucal 2010.

Resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

4. COSTA, A.P.S. MACHADO, F.C.A. PEREIRA, A.L.B.P. CARREIRO, A.F.P. FERREIRA, N.A.F. Qualidade técnica e satisfação relacionadas as próteses totais. Ciência & Saúde coletiva, 2013. 5. DALY, R.M. ELSNER, R.J. ALLEN, P.F. BURKE, F.M. Associations between self-reported dental status and diet. J oral Rehabil, 2003.

6. FURTADO, D.G. FORTE, F.D.S. LEITE, D.F.B.M. Uso e necessidade de próteses em idosos: Reflexos na qualidade de vida. Revista Brasileira de

Ciências da Saúde, 2011.

7. GHERBON A. Prevalence of obesity in a group of elderly. Eur Scient J. 2014.

8. HUTTON, B. FEINE, J. MORAIS, J. Is there na association between edentulism and state? J Can

Dent Assoc, 2002.

9. MERCENES, W. STEELE, J.G. SHEIHAM, A. WALLS, A.W. The relationship between dental status, food selection, nutrient intake, nutritional status, and body mass index in older people. Cad

Saúde Pública, 2003.

10. MINAYO, M. C. DE S. & GOMES, S. F. D. R.

Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade.

Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

11. MIRANZI, M.A.S. AMUÍ, M.M. IWAMOTO,

H.H. TAVARES, D.M.S. PINHEIRO, S.A. COIMBRA, M.A.R. Uso da prótese dentária entre idosos: um problema social. Revista Família Ciclos De Vida

e Saúde No Contexto Social, 2014.

12. MONTEIRO, M.A.M. Percepção sensorial dos

alimentos em idosos. Revista espaço para saúde, Londrina, 2009.

13. NOGUÉS, R. Factors que afectan la ingesta

de nutrientes en el anciano y que condicionan su correcta nutrición. Nutrición Clínica, 1995.

14. OLIVEIRA, R.B. Farmacologia aplicada ao

paciente geriátrico. Revista Médica de Minas

Gerais, Belo Horizonte, 1999.

15. OLIVEIRA, T.C. OLIVEIRA, K.L.C. SILVA,

J.A. Avaliação nutricional de idosos indígenas Pataxo. Nutr Brasil, 2010.

16. PALMER, C. A. BURNETT, D. J. DEAN, B.

Important relationships between nutrition and oral health. Nutrition Today, 2010.

17. SALGADO, J. M. Nutrição na terceira idade:

Odontogeriatria noções e conceitos de interesse clínico. São Paulo Artes Médicas, 2002.

18. SCHNEIDER, H. J. FRIEDRICH, N.

KLOTSCHE, J. PIEPER, L. NAUCK ,M., JOHN, U. et al. The Predictive Value of Different Measures of Obesity for Incident Cardiovascular Events and Mortality. J Clin Endocrinol Metab. 2010.

19. SHILS M.E. OLSON J.A. ROSS A.C. Tratado

de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença.

Barueri: Manole, 2003.

20. TRAMONTINO, V. S. NUÑES, J. M. C.

TAKAHASHI, J. M. F. K. DAROZ, C. B. S. BARBOSA, C. M. R. Nutrição para Idosos. Revista de

Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, 2009.

Imagem

Tabela 1: Média, desvio padrão, máximo e mínimo dos parâmetros avaliados.
Tabela 3: Estado de conservação da prótese.

Referências

Documentos relacionados

fontes materiais do Direito do Trabalho a partir da crise do capitalismo da década de 1970 e seus principais efeitos, como as políticas neoliberais, a globalização econômica,

De acordo com Roubini (2010) essas contradições podem surgir também quando os economistas discutem sobre as medidas a serem adotadas com a finalidade de

Confirmaram a elevada vulnerabilidade dos manguezais, das várzeas flúviolagunares e da linha de costa e reforçaram a importância da elaboração de mapas de vulnerabilidade

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

Foi adotado um fator de carga g1 para o oxigênio e g2 para o bromo, visto que esses íons são equivalentes entre si, no qual a soma dos fatores de carga é igual à valência do íon

Em Aracaju (SE) 8 também foi verificado que a mortalidade infantil variou de acordo com as condições de vida segundo os bairros da capital, de 13,7 por mil NV a 19,6 por mil NV,