• Nenhum resultado encontrado

Os granitos de Vila Pouca de Aguiar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os granitos de Vila Pouca de Aguiar"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

COORDENAÇÃO: LUÍS SOUSA

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

(2)

F

icha

T

écnica Título

Os granitos de Vila Pouca de Aguiar como factor de desenvolvimento regional. Uma abordagem multidisciplinar.

Coordenação

Luís Sousa

Edição

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012

Design

Raquel Pimenta - Minfo Gráfica

Impressão e acabamento Minfo Gráfica Tiragem 500 ISBN 978-972-704-375-0 Depósito Legal 360601/13

(3)

í

ndice

OS rECurSOS gEOLógICOS Em VILa POuCa DE aguIar

2

PágINa

23

a gEOLOgIa Da rEgIãO DE VILa POuCa DE aguIar

1

PágINa

11

OS graNITOS DE VILa POuCa DE aguIar

3

PágINa

29

a ImPOrTâNCIa Da INDúSTrIa DO graNITO Na rEgIãO

4

PágINa

43

rECurSOS gEOLógICOS E OrDENamENTO DO TErrITórIO

5

PágINa

53

PrOSPECçãO DE graNITO OrNamENTaL

6

PágINa

71

LICENCIamENTO DE PEDrEIraS

7

PágINa

85

ExTraCçãO mECâNICa DE graNITO

8

PágINa

115

ExTraCçãO DE graNITO COm ExPLOSIVOS

9

PágINa

123

máquINaS E EquIPamENTO uTILIzaDOS Em PEDrEIraS

10

PágINa

133

TraNSfOrmaçãO DE graNITO

11

PágINa

143

arquITECTura Em graNITO - BrEVE rELaNCE Da Sua hISTórIa

12

PágINa

153

SEguraNça, hIgIENE E SaúDE Em PEDrEIraS

13

PágINa

177

ImPaCTES amBIENTaIS rESuLTaNTES Da aCTIVIDaDE ExTraCTIVa

14

PágINa

187

PEDrEIraS SujEITaS a aVaLIaçãO DE ImPaCTE amBIENTaL

15

PágINa

199

rESíDuOS Da INDúSTrIa DO graNITO

16

PágINa

209

aTErrOS DE rESíDuOS INErTES

17

PágINa

219

rECuPEraçãO amBIENTaL E PaISagíSTICa DE PEDrEIraS

18

PágINa

237

PaTrImóNIO gEOLógICO Na rEgIãO DE VILa POuCa DE aguIar

19

PágINa

251

INOVaçãO E INVESTIgaçãO

20

PágINa

269

a rOTa Da PEDra Em VILa POuCa DE aguIar

21

PágINa

285

aIgra - aSSOCIaçãO DOS INDuSTrIaIS DE graNITO

22

PágINa

293

(4)

Luís M. O. Sousa

Os granitos de

Vila Pouca de aguiar

(5)

UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

(6)

31

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

A região de Vila Pouca de Aguiar enquadra-se, na sua maioria, no grande oceano megalítico imortalizado por Miguel Torga. Esta região foi bafejada pela história geológica e nela são exploradas três variedades de granito: o granito de Pedras Salgadas, o granito da serra da Falperra, com a designação comercial Amarelo Real, e o granito de Telões. Os dois primeiros constituem importantes núcleos de exploração e por essa razão estão enquadradas em áreas classificadas: Área Cativa de Pedras Salgadas (granito de Pedras Salgadas) e área de Reserva da serra da Falperra (granito Amarelo Real).

A sul de Vila Pouca de Aguiar, numa zona compreendida entre Telões e Gouvães da Serra, aflora um granito de grão grosseiro, biotítico e com tendência porfiróide, com megacristais de feldspato potássico a destacarem-se da matriz. Aflora em grandes lajes e domos, por vezes com extensão

INTrODuçãO

Enquadramento geológico dos granitos explorados na região de Vila Real, NE de Portugal (adaptado da folha 2 da Carta Geológica de Portugal à escala 1:200.000).

(7)

32

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL hectométrica, e na forma de grandes bolas na zona onde a topografia é mais acidentada. A sua utilização como rocha de construção é comum nas aldeias a sul de Vila Pouca de Aguiar, onde é frequente como perpianho e como suporte de estruturas.

A sua exploração como rocha ornamental começou há cerca de duas décadas, mas as suas particularidades texturais não o tornam muito procurado. Contudo, a grande facilidade de extracção a partir de grandes bolas, total ou parcialmente desenraizadas, levou ao incremento da sua utilização, também devido ao seu baixo custo quando comparado com outras rochas. As designações comerciais deste granito são Cinzento Telões ou Cinza Telões.

Actualmente a sua exploração é realizada apenas nas zonas onde o granito aflora em bolas com elevada volumetria, sendo possível observar bolas mais de 1000 m3, porque a lavra é facilitada pela ausência de condicionantes laterais.

Neste granito são frequentes os encraves escuros, quer de natureza tonalítica quer de natureza granodiorítica, e metassedimentares, com forma lenticular e dimensão centimétrica. Nalgumas zonas o granito apresenta um granulometria mais grosseira devido a concentrações de megacristais de feldspato potássico.

Aspecto do granito de Telões.

(8)

33

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

As zonas da serra do Alvão onde aflora o granito de Telões apresentam extensas áreas com baixa densidade de fracturação, como é o caso das zonas de Povoação e Gouvães da Serra, onde é possível implementar a exploração de grandes massas do maciço de um modo viável. Nesta zona são notórias duas famílias de fracturas regionais e diaclases: N10º-20ºE e N70º-90ºW.

Volume das maiores bolas observadas no Granito de Telões (Sousa, 2000).

(9)

34

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL As características fisico-mecânicas do granito de Telões possibilitam a sua utilização em qualquer situação de obra.

Os afloramentos do granito de Telões assumem, por vezes, a forma de extensas lajes pouco fracturadas.

Espaçamento das fracturas no granito de Telões (Sousa, 2000).

Características fisico-mecânicas do granito Cinza Telões

(10)

35

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

As explorações do granito de Pedras Salgadas situam-se no maciço granítico de Vila Pouca de Aguiar. Este maciço é constituído por granitos jovens e, por isso, apresenta boas características de fracturação e meteorização. Trata-se de um granito de tonalidade clara, biotítico, com alguns megacristais de feldspato potássico. Estas características, aliadas ao grão médio a fino, conferem-lhe propriedades ornamentais únicas, tornando-o num dos granitos portugueses com melhores qualidades ornamentais. As suas designações comerciais são Cinzento Claro de Pedras Salgadas, Cinzento de Pedras Salgadas e Pedras Salgadas.

As heterogeneidades observadas, sobretudo encraves e lineações biotíticas, existem em pouca quantidade e com tamanho reduzido, e não afectam o seu aspecto ornamental. Contudo, eventualmente, estas heterogeneidades podem inviabilizar a utilização de algumas zonas pontuais do maciço.

São raros os afloramentos pouco alterados deste granito; com excepção das zonas topograficamente mais baixas, onde é possível observar algumas lajes, nas restantes apresenta uma cobertura de solo. Na vertente este da elevação onde se situam as pedreiras, mais próximo da falha Verin-Régua-Penacova, afloram pequenos blocos devido à maior erosão nessa encosta.

A cartografia da fracturação regional à escala 1:10000 mostra a existência de três famílias de falhas: N10º-30ºE, N40º-50ºW e N60º-80ºE (Sousa, 1995). A família de falhas N10º-30ºE é a mais importante e aquela que mais afecta o maciço; as falhas que a englobam são paralelas ao importante acidente tectónico situado 1000 m a Este da área, a falha Verin-Régua-Penacova. Estas falhas originaram faixas de alteração subparalelas e de largura variável, podendo atingir os 50 metros.

Outra importante família de fracturas possui direcção N40º-50ºW. Em termos de alteração é menos importante que a família anterior; as falhas possuem menor extensão e intensidade de

graNITO DE PEDraS SaLgaDaS

(11)

36

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL alteração decamétrica. A terceira família mais importante possui direcção N60º-80ºE, é menos frequentemente observada e produz alteração em bandas com largura de alguns metros.

Foram também identificadas algumas fracturas N40º-60ºE, que constituem uma família de fracturas com menor importância. Em termos de alteração é menos importante que a família anterior; as falhas possuem menor extensão e intensidade de alteração métrica.

As pedreiras estão localizadas nos compartimentos entre as bandas alteradas, ou “corredores de fracturação”, definidas pelas várias falhas. Uma das consequências da presença destes

(12)

37

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

corredores de fracturação é a localização das pedreiras em zonas estreitas e a sua evolução preferencialmente em comprimento e ao longo da zona menos fracturada ou em profundidade. Contudo, a presença de zonas muito fracturas e/ou meteorizadas não significa que a alguns metros não seja possível obter grandes massas de granito intactas. São observadas situações onde é possível extrair blocos comerciais ao lado de zonas de falha. Aqui, as zonas de falhas poderão ter funcionado como “almofada” ao protegerem a rocha das acções tectónicas.

As principais famílias identificadas em cada uma das pedreiras englobam-se nas três famílias atrás referidas, sendo o reflexo das falhas regionais que afectam o maciço granítico. A totalidade das diaclases observadas nas pedreiras apresenta uma distribuição com três famílias principais, com orientação idêntica às três principais famílias de falhas atrás referidas (Sousa, 1995; 2000).

A distribuição da totalidade dos espaçamentos medidos nas pedreiras durante as campanhas de estudo da fracturação mostra o predomínio dos espaçamentos inferiores 1,5 m.

Nas pedreiras do granito de Pedras Salgadas é possível observar grandes zonas do maciço com pouca fracturação, tornando possível obter blocos de grandes dimensões.

N N

Diagramas da fracturação observada nas pedreiras do Granito de Pedras Salgadas em tempos diferentes (esquerda: Sousa, 1995; direita: Sousa, 2000; diagrama de Schimdt, hemisfério inferior; contornos de 2%, 5%, 10%, 15%, 20% e 25%).

(13)

38

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Este granito poderá ser utilizado em qualquer aplicação e em qualquer situação ambiental, pois as suas características fisico-mecânicas são excelentes.

O granito de Águas Santas, assim designado por Matos (1991), aflora numa extensa região, perfazendo os seus afloramentos uma área de cerca de 70 km2 (Sousa et al., 1998). É um granito

de grão médio ou médio a grosseiro, de duas micas, com predominância da moscovite, com leve tendência porfiróide e com elevada meteorização que lhe confere uma cor amarelo-acastanhada. A óptima aceitação comercial deste granito fica a dever-se às suas características cromáticas,

Espaçamento das fracturas observadas nas pedreiras do granito de Pedras Salgadas (Sousa, 2000).

Características fisico-mecânicas do granito Cinzento Claro de Pedras Salgadas (fonte: ORNABASE - Base de Dados do Catálogo de Rochas Ornamentais Portuguesas).

(14)

39

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

podendo ser integrado nos chamados “granitos amarelos”. A sua designação comercial é Amarelo Real ou Amarelo de Vila Real.

A zona de exploração do designado granito Amarelo Real localiza-se 5 km a NE de Vila Real e abrange os concelhos de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Sabrosa. A principal zona de exploração localiza-se numa zona de cotas elevadas entre os rios Corgo e Pinhão, designada por serra da Falperra.

É difícil obter grandes volumes de rocha com tonalidade homogénea. Com frequência é possível observar heterogeneidades texturais e cromáticas, como pequenos nódulos de biotite (mulas) e schlierens (gravatas), mas com dimensões centimétricas que pouco afectam o seu aspecto. Menos vulgar é a presença de filões de aplitos (fitas) e de quartzo.

Área de afloramento do granito Amarelo Real. Aspecto do granito Amarelo Real.

(15)

40

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Os lineamentos observados em fotografias aéreas da área têm a orientação preferencial segundo a direcção N30°-60°W, ocorrendo ainda lineamentos de menor expressão com a orientação N20°-40°E e N70°-90°E.

As principais famílias de diaclases, observadas nos locais de exploração, variam ao longo do maciço, e no seu conjunto agrupam-se segundo duas grandes famílias com direcções N20°-60°E e N30°-50°W (Sousa, 2000, 2007; Morais, 2003).

(16)

41

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR Em todas as explorações há zonas intensamente

diaclasadas que inviabilizam a extracção de blocos comerciais. 2/3 das famílias apresentam um espaçamento médio inferior a 1 m, que se reflecte na distribuição dos espaçamentos medidos, e pode ser observado na maioria das explorações (Morais, 2003). Este facto impossibilita a obtenção de blocos de elevado volume.

Diagrama de roseta do diaclasamento observado nas pedreiras do granito Amarelo Real.

Espaçamento das fracturas no granito Amarelo Real.

(17)

42

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Dadas as características específicas deste granito, em especial a sua elevada meteorização que condiciona as suas características fisico-mecânicas, é conselhável alguma precaução na sua utilização em zonas húmidas e/ou em pavimentos (quando o acabamento superficial for o polido). No entanto, e devido às variações na qualidade do granito de pedreira para pedreira e mesmo em cada pedreira, as características apresentadas na tabela devem ter apenas carácter indicativo.

Características fisico-mecânicas do granito Amarelo Real

Referências

Documentos relacionados

transporte de concreto, devendo obedecer às normas brasileiras de trânsito. B) É um caminhão com carroceria adaptada para o transporte de, entre outros, concreto, devendo

Artigo 84.º - Responsabilidade do sócio único CAPÍTULO VIII - Alterações do contrato SECÇÃO I - Alterações em geral Artigo 85.º - Deliberação de alteração Artigo 86.º

15% de desconto em alojamento e uma garrafa de vinho “Pousadas” ao jantar ou uma bebida regional. 15% off accommodation

no Decreto 27.048/49, sendo, portanto, inexigível a negociação coletiva para autorizar a prestação de serviços em dias de domingo e feriado, apenas deu a exata subsunção dos fatos

No desenvolvimento da presente reavaliação foram utilizadas as premissas e hipóteses atuariais relacionadas no relatório de avaliação atuarial, bem como a

(COLEÇÃO HIS- TÓRIA TEMÁTICA, 5ª série, p.. Considere-se que a narrativa destaca a passi- vidade indígena perante a colonização, reforçando uma visão polarizada sobre índios

A partir dos resultados estatísticos obtidos, foi possível observar que o número de folhas totais para a variedade “Americana” apresentou uma diferença

51 Tabela 11 - Ingestão diária estimada (IDE) em μg/kg de peso corpóreo por dia calculada para as amostras em que o acetaldeído, acroleína, furfural e furfuril álcool