• Nenhum resultado encontrado

UM BLOG NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO CEFET- MG SOBRE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NUMA PERSPECTIVA CTS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "UM BLOG NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO CEFET- MG SOBRE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NUMA PERSPECTIVA CTS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UM BLOG NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO CEFET- MG SOBRE

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

NUMA PERSPECTIVA CTS

A BLOG IN THE CEFET-MG STUDENT´S DAILY LIFE ABOUT SOLIDARY SELECTIVE COLLECTION

IN A STS PERSPECTIVE

Beatriz Pinheiro Pinto

Universidade Cruzeiro do Sul/Departamento de Pós-Graduação, CEFET/MG,

biappinheiro@hotmail.com

Sandra Mara Mourão Cardinali

Universidade Cruzeiro do Sul/Departamento de Pós-Graduação, CEFET/MG,

sandracardinal@yahoo.com.br

Teresa Cristina Melo Garcia

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/Escola Municipal Luiz Gatti

teresagarciabio@yahoo.com.br

Rita de Cássia Frenedozo

Universidade Cruzeiro do Sul/ Departamento de Pós-graduação,

ritafrenedozo@yahoo.com.br

Resumo

A criação de um blog para divulgar o programa de Coleta Seletiva Solidária nas Instituições Federais de ensino no Brasil teve como objetivo elaborar estratégias de

ensino em uma perspectiva CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, preparando os

alunos para o exercício da cidadania, tornando-os críticos, reflexivos, responsáveis e

capazes de fazerem conexões com o mundo. O estimulo ao desenvolvimento de projetos

sobre Coleta Seletiva nas Instituições Federais de Ensino atende ao cumprimento de uma determinação federal do Decreto Lei nº 5.940/06. Coleta seletiva é um tema relevante dentro de Educação Ambiental e está diretamente ligado ao cotidiano dos cidadãos;

porém ocupa pouco espaço nos livros didáticos. No Brasil os Parâmetros Curriculares

Nacionais e as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio (PCN) enfatizam o ensino contextualizado no cotidiano do estudante e com significado para ele. Neste trabalho, um

blog educativo sobre coleta seletiva está sendo construído pelos alunos, sob a supervisão

dos professores. Algumas características deste blog são: espaço para informações sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem; jogos, competições e galerias de fotos. A capacidade do instrumento digital em sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a coleta seletiva solidária está sendo avaliada.

(2)

Abstract

The creation of a blog about “Solidary Selective Collection” aimed to develop teaching

strategies in an STS perspective - science, technology and society, preparing students for citizenship, making it - the critics, reflective, responsible and able to make connections with the world outside the school,. The stimulus for Selective Collection Projects in Federal Universities is in accordance with the Federal Decree No. 5.940/06. Selective collection is an important issue in Environmental Education and is directly related to citizens' daily lives. In Brazil the National Curricular Parameters and the National Guidelines for Secondary Education (NCP) (Brazil 1999) emphasizes the contextualized teaching supported in student´s everyday life with meaningful to him. Although selective waste collection is a current theme, takes up little space in textbooks. To contribute in solving these problems, an educational blog about selective collection is being built by

students under the teacher´s. Some features of this “in building” educational blog are:

space for information on solid waste, selective collection and recycling, interactive activities such as games, competitions and photo galleries. The ability of the digital instrument to sensitize and mobilize the school community for a solidary selective collection is currently being evaluated.

Key words: blog, solidary selective colection, STS

Introdução

As pessoas envolvidas com ensino atualmente estão constantemente levantando discussões da importância de se construir um ambiente escolar conectado com as mudanças tecnológicas do mundo contemporâneo, utilizando recursos didáticos digitais que fazem parte do cotidiano dos alunos e buscando despertar nos alunos um maior interesse por temas atuais diretamente relacionados com um dos grandes desafios da sociedade moderna que é o problema da Coleta Seletiva.

A Coleta Seletiva é um tema relevante dentro da Educação Ambiental e a inserção de recursos didáticos digitais no ensino tem como finalidade sensibilizar e mobilizar os indivíduos para as questões ambientais, que faz parte dos conteúdos de Biologia, com o objetivo de contribuir para a formação de um cidadão consciente das conseqüências que o avanço do desenvolvimento mundial pode trazer para a sociedade.

Propor mudanças com a utilização da tecnologia da informação como prática didática contribui expressivamente na ação dos professores, fazendo uso de um recurso ou uma estratégia pedagógica baseados em exemplos concretos.

Espaços como blogs, podem surgir como incentivo à reflexão e as produções

escritas sob o comando e orientação de pessoas devidamente qualificadas para esse fim, facilitando a participação de toda a comunidade envolvida e dos alunos sobre temáticas relevantes, como a Coleta Seletiva. Esses ambientes digitais fazem parte do cotidiano dos indivíduos, são espaços que podem ser atualizados freqüentemente, além de divulgarem conteúdos inseridos em ordem cronológica, permitindo ainda, a inserção de mensagens, imagens, textos, entre outros (GOMES, 2005).

Na Educação Ambiental, a utilização de um blog para divulgar questões relativas ao meio ambiente, como Coleta Seletiva, seria de grande relevância na transmissão de

(3)

informações fundamentais para o sucesso do Programa de Coleta Seletiva Solidária, além de promover um intercâmbio entre outras comunidades facilitando a troca de experiências, a mobilização e a sensibilização, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas comuns (GOMES, 2005).

... é minha convicção que não estamos perante uma “moda” passageira mas sim, perante um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino e de aprendizagem ( GOMES, 2005)

Num espaço didático como o blog aberto a debates e troca de idéias entre os indivíduos o aluno pode desenvolver sua criatividade, interação e imaginação, além do seu senso crítico. O professor terá a tarefa de incentivar, desafiar, orientar, estimular os alunos com o objetivo de construir novos conhecimentos (MANTOVANI, s/d).

A inserção da internet, em especial de um blog nos processos de ensino e aprendizagem, constitui um desafio ao papel do professor, que pode aderir ao uso desse

recurso, estimulando a criatividade e envolvimento dos estudantes na aprendizagem

(LOPES, S/D).

Os blogs facilitam o agrupamento de pessoas em torno de um interesse comum,

permitindo aos visitantes registrarem anotações sobre o tema abordado, dando um maior

dinamismo e interatividade (BALTAZAR; AGUADED, 2005).

A criação de um instrumento de educação digital objetiva uma maior sensibilização

e mobilização da comunidade escolar, despertando nos alunos maior interesse pela

temática, utilizando um meio de comunicação que faz parte do seu cotidiano escolar (GOMES, 2005).

O Programa Coleta Seletiva Solidária implantado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET – MG, ainda não alcançou seus objetivos por que não houve uma divulgação ampla desse programa, num espaço que divulgue as questões que envolvem geração de resíduos, reciclagem, destino final e normas.

É vital aproveitar a escola como espaço de mobilização de saberes e conhecimentos para mudanças de olhares e posturas e, é nesse ambiente favorável, que se trabalham os paradigmas sobre os quais se assentam as concepções de mundo.

É fundamental promover Educação Ambiental que supere as barreiras dos valores sociais, das conveniências, das resistências, das crenças, que crie estratégias cognitivas necessárias para que os sujeitos/atores compreendam os verbos escolhidos para mobilizar os indivíduos.

O desenvolvimento desse trabalho solidifica conceitos e pode promover vínculos entre interlocutores da área na comunidade escolar, facilitando o intercâmbio de informações e experiências proporcionando uma participação ativa dos alunos no

processo ensino-aprendizagem, na construção do conhecimento e, consequentemente,

(4)

Ao usarmos como referencial teórico a teoria de Ausubel sobre aprendizado significativo, estamos buscando a construção de um novo conhecimento que é alcançado e construído através da interação com seus conhecimentos prévios para que ocorra o aprendizado significativo (AUSUBEL apud MOREIRA, 2004).

A internet hoje faz parte do cotidiano escolar. Segundo GOMES (2005), a utilização da Web nas escolas é cada vez mais transversal aos diferentes níveis de ensino que vão desde a pré-escola até o nível superior.

Os processos de ensino e aprendizagem pautados em questões do cotidiano, da sociedade e no uso de tecnologias é uma forma de motivar os alunos a vivenciarem o tema abordado e efetuarem conexões com o seu dia a dia, discutindo com os outros alunos e tentando resolver problemas propostos, pois com a vivência e experiência, a educação ambiental torna-se uma forma inovadora nas aulas de Biologia.

Os blogs têm como característica fundamental permitir que ocorram publicações momentâneas, em ordem cronológica, com a divulgação de textos, imagens, músicas, arquivamento de mensagens anteriores, disponível ao leitor, e hiperlinks que podem complementar o assunto debatido e direcionar para outros blogs (FRANCO, s/d).

Dessa forma, a aprendizagem deve ocorrer possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico, de modo que os alunos devem saber dialogar e questionar com base em conhecimentos científicos. Os problemas que envolvem o meio ambiente levam a sociedade questionar e procurar um caminho para que ocorra uma maior participação da sociedade na vida pública e dentro desse contexto é fundamental o papel da escola na construção da cidadania (SANTOS 1999).

Quando nos referimos a Educação Ambiental estamos considerando uma relação homem/ambiente centrada em discussões envolvendo questões prévias desde os gregos com seus mitos e ações éticas e um olhar para o futuro, construído sobre a vulnerabilidade da natureza com a interferência do Homem provocando mudanças profundas ao longo dos tempos, de modo a se estabelecer relações sociais, culturais, econômicas e éticas onde a responsabilidade social é ponto de destaque (SANTOS 1999).

Nas últimas décadas, as preocupações referentes à realidade dos resíduos sólidos urbanos e as questões ambientais vêm se intensificando, e paralelamente a isso setores da sociedade, de modo especial as escolas e universidades, motivam o desenvolvimento de atividades e projetos que tem por intuito educar as comunidades,

procurando sensibilizá-las para as questões ambientais, e mobilizá-las para que

modifiquem as atitudes nocivas ao meio.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) implantou a Coleta Seletiva Solidária, desde junho de 2009 conforme o Decreto nº

5.940/06. Contudo, este Programa ainda não está atingindo a comunidade escolar de

forma satisfatória. Para facilitar a divulgação desse programa na comunidade escolar e despertar o interesse dos alunos pelo tema, será utilizada a tecnologia da informação digital como instrumento de Educação Ambiental, criando um espaço interativo para reflexão e interlocução dentro da comunidade escolar que é um espaço privilegiado de pesquisa, ensino e reflexão.

(5)

Recursos digitais como blogs e aulas interativas podem ser ferramentas utilizadas para contribuir com o desenvolvimento estudantil.

Procedimentos metodológicos

Esse trabalho está sendo desenvolvido no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET com base na criação de um instrumento interativo digital pelos alunos por meio de plataformas para publicação pessoal, com foco na estética, nos padrões Web e na usabilidade, utilizando um software livre e gratuito para a divulgação do Programa da Coleta Seletiva Solidária.

A Coleta Seletiva num ambiente escolar envolve questões e acontecimentos relevantes, propondo-se aqui a realização de uma pesquisa qualitativa para o levantamento do perfil, das concepções e das perspectivas dos indivíduos da comunidade escolar envolvida no processo (OLIVEIRA, 2007).

O levantamento bibliográfico sobre Coleta Seletiva e leituras foi fundamental para compreender as propostas do Decreto Lei nº 5.940/06 sobre o Programa de Coleta Seletiva Solidária

Foi feito um diagnóstico preliminar com a aplicação de questionário para 358

alunos da primeira série do Ensino Técnico Integrado do CEFET - MG, antes da implantação do instrumento interativo digital. O questionário é fundamental para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre Coleta Seletiva e reciclagem, e se os meios de divulgação utilizados pela escola como tabelas de classificação de resíduos e lixeiras adequadas conseguiam promover uma sensibilização e mobilização na comunidade escolar, possibilitando ainda propormos sugestões para aperfeiçoar esses mecanismos.

Este trabalho exige a contribuição constante dos professores e alunos, tendo em vista, a necessidade da formação de um grupo de trabalho comprometido com a obrigação de promover mudanças e melhorias em busca de um aprendizado mais significativo no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados sobre Coleta Seletiva. (ESTEBAN, 2010).

Resultados

Os resultados apresentados pelo questionário aplicado em 358 alunos da primeira série do Ensino Técnico Integrado demonstraram diversos aspectos, que irão contribuir na elaboração de atividades futuras.

A avaliação feita pelos alunos sobre a própria consciência ambiental e da comunidade escolar demonstra (figura 1) que 80% dos alunos consideram que possuem uma boa ou ótima consciência ambiental e 47% dos alunos consideraram que a comunidade escolar apresenta uma boa ou ótima consciência ambiental.

(6)

Figura 1 – avaliação da consciência ambiental dos alunos e da comunidade escolar

Analisando estes resultados, podemos perceber que os alunos consideram-se ambientalmente conscientes, mas avaliam a comunidade escolar onde estão inseridos com baixa consciência ambiental. O aluno tenta se afastar do meio em que está inserido, diminuindo suas responsabilidades e enxergando que as atitudes dos outros são mais prejudiciais do que as suas.

Avaliando as informações que os alunos possuem em relação à diferenciação dos materiais recicláveis e não recicláveis de acordo com o gráfico da figura 2 abaixo, pode-se perceber que mais da metade dos alunos entrevistados não apresenta dificuldades em diferenciar os produtos recicláveis dos não recicláveis.

Figura 2 – avaliação dos alunos sobre produtos recicláveis e não recicláveis

Os dados reforçam a idéia de que embora uma parcela dos alunos saiba distinguir os materiais, estes ainda não estão sensíveis à causa ambiental, pois o que observamos com a análise dos resíduos é o total descompromisso da comunidade perante a coleta. Além disso, vemos que é necessária uma reavaliação sobre a maneira de divulgação das informações sobre o Programa, pois mesmo tendo sido anexadas tabelas em todas as salas de aula, mostrando as diferenças entre os tipos de materiais, 44% dos alunos ainda apresentam dificuldades no reconhecimento desta diferenciação e pelo gráfico da figura 3, 47% dos alunos não lêem as tabelas de classificação de resíduos.

(7)

Figura 3 – avaliação do conhecimento dos alunos sobre a tabela de classificação de resíduos

A questão 15 do questionário aplicado, representada no quadro 1, teve como objetivo sondar junto aos alunos qual a forma que consideravam ideal para a divulgação do Programa de Coleta Seletiva Solidária.

Quadro 1 - Questão 15 do questionário sobre os meios de divulgação

O resultado encontrado nas 562 marcações indicou que 242 optaram por Recursos Digitais, 169 em Visitas Técnicas, 79 para Trabalhos Práticos, 63 para Palestras e nove não fizeram nenhuma marcação, conforme demonstra o gráfico da figura 4

Figura 4 – preferência dos alunos a respeito dos meios de divulgação da Coleta Seletiva

Este resultado comprova a importância do nosso trabalho ao decidir criar um espaço digital interativo, onde o aluno possa estar em contato com as informações e orientações sobre a coleta seletiva de lixo.

Considerações finais

Os cidadãos diante dos problemas que estão relacionados com o ambiente remetem a sociedade um extenso conjunto de questões exigindo um envolvimento mais

15- Você gostaria de estar sendo informado sobre a Coleta Seletiva Solidária, através de: (Marque duas opções)

[ ] Recursos digitais (Internet, vídeos, jogos eletrônicos) [ ] Palestras

[ ] Trabalhos Práticos [ ] Visitas Técnicas

(8)

participativo dos indivíduos, desenvolvendo novas formas de cidadania dentro do contexto ambiental. No conjunto da educação ambiental é fundamental formar um indivíduo para o exercício da cidadania aplicando uma pedagogia estruturada em estratégias preventivas e reconstrutivas para uma política ambiental. Todas essas questões nos permitem desenvolver outras maneiras de olhar os problemas ambientais que interferem na nossa prática didática em que estão relacionadas questões de ciência, tecnologia e sociedade. (SANTOS, 1999)

Os resultados parciais apresentados que avaliam as percepções dos alunos do CEFET-MG sobre o Programa de Coleta Seletiva Solidária comprovou que existe um maior interesse dos alunos na utilização de um recurso digital, como a internet, vídeos e jogos eletrônicos, instrumentos que fazem parte do cotidiano dos alunos e da escola para a divulgação do programa.

Utilizar as tecnologias da web na divulgação de dados, como conceitos sobre resíduos e a importância de desenvolver uma consciência ambiental nos indivíduos levantando questões com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem mais significativa, discutindo conhecimentos essenciais de Educação Ambiental, conceitos relativos ao meio ambiente, reciclagem, disposição final de resíduos, cooperativas de catadores entre tantas outras abordagens, seria fundamental na construção do conhecimento.

Os resultados deixam claro que os alunos na sua maioria possuem uma

consciência ambiental, conseguem distinguir produtos recicláveis de não – recicláveis,

lêem as tabelas de classificação que diferencia materiais recicláveis de não – recicláveis e reconhecem a importância do Programa de Coleta Seletiva Solidária, mas os níveis ideais ainda não foram alcançados.

Os dados apurados deixam claro que o Programa de Coleta Seletiva Solidária ainda não alcançou sua finalidade por que ainda não foi empregado um meio de divulgação que conscientizasse mais o aluno da importância desse programa para a sociedade e permitisse uma maior sensibilização e mobilização dos alunos em relação à coleta seletiva, deixando evidente que recursos que hoje fazem parte do cotidiano da escola, como o uso de um blog, que é um instrumento de divulgação dinâmico, por permitir uma atualização freqüente, divulgando dados que são apresentados em uma ordem cronológica, facilitando a inserção de imagens, mensagens e textos que abordem o tema proposto, despertaria na comunidade um maior interesse pela coleta seletiva e seria mais eficiente para atingir os objetivos do Programa de Coleta Seletiva Solidária.

Referências

BALTAZAR, N.; AGUAGED, I. Weblogs como recurso tecnológico numa nova

educação. 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação,

Aveiro, Portugal, 2005. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/~boccmirror/pag/baltazar-neusa-aguaded-ignaico-weblogs-educacao.pdf. Acesso em: 02 fev 2012.

BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006: Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta,

(9)

na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de

materiais recicláveis, e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004006/2006/Decreto/D5940.htm. Acesso: 07 jul.2011.

ELCIE, F.S.; MOREIRA,M.A. Aprendizagem Significativa. 1. ed., São Paulo, Vetor Editora, 2008.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa Qualitativa em Educação. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2010.

FRANCO, M. F. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. s/d. Disponível em: ceie-sbc.educacao.ws/pub/indexphp/Sbie/article/view/416/402. Acesso em : 02 fev 2012.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informação Educativa. Escola Superior de Educação de Leiria, PP.311-315, Portugal, 2005. Disponível em: www.scribd.com/do/23222649/blogs-um-recurso-e-uma-estrategia-pedagogica-Maria-Joao-Gomes. Acesso em:12 maio 2011.

LOPES, A. M. Integração curricular da Internet na sala de aula o papel das webquest

e dos blogs.Universidade do Minho, Portugal, 2009. Disponível em: www.uminho.pt/pdf.

Acesso em: 18 maio 2011.

MANTOVANI, A. M. Blogs na Educação: construindo novos espaços de autoria na

prática pedagógica. UNILASALLE, Canoas, RS, 2006. Disponível em:<prisma.

cetac.up.pt/artigos/18_ana_margo_montovani_prisma.php. Acesso em: 18 maio 2011. OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007. SANTOS, M. E. V. M. Desafios Pedagógicos para o Século XXI. Lisboa: Livros Horizonte, LDA, 1999.

Imagem

Figura 1 – avaliação da consciência ambiental dos alunos e da comunidade escolar
Figura 3 – avaliação do conhecimento dos alunos sobre a tabela de classificação de resíduos

Referências

Documentos relacionados

Em qualquer hipótese, contudo, o empregador terá que comprovar a real situação perante o sindicato obreiro, quando por este solicitado, não podendo ser o valor fornecido a

• O aparelho possui uma tampa da ranhura que evita a entrada de res- tos da seção na parte interna do aparelho. • O aparelho tem uma função de desbaste mecânico que é ativada por

Considerando que trabalha em uma empresa de tamanho (Média) e sua senioridade (Menos de 3 anos) na posição, o salário bruto anual médio de mercado é de ( Compacto / Premium ), o

A metodologia de cálculo utilizada neste trabalho para a determinação da tenacidade ao fraturamento do concreto a partir de ensaios em nível II com corpos-de-prova do tipo CEV está

alegremente se confiarem a mim, desejarem nascer na minha terra de Buda, e invocarem o meu Nome, ainda que dez vezes, não nascerem nela, que eu não alcance a perfeita Iluminação. 19

Considerando que normalmente os produtos remeti- dos a título de mostruário são destinados a pessoas que não são contribuintes do ICMS e do IPI, portanto não obrigados

Os resultados obtidos indicaram, de uma maneira geral, que: (i) a escolha de determinado modelo de avaliação de custo de capital próprio por parte do investidor influencia

SOCIAL REVISTA DE ENFERMERIA DEL INSTITUTO MEXICANO DEL SEGURO SOCIAL REVISTA DE ENFERMERÍA DEL INSTITUTO MEXICANO DEL SEGURO SOCIAL REVISTA DE ENFERMERÍA DEL INSTITUTO MEXICANO